7 de agosto de 2017

Atual situação política na Guiné-Bissau põe em causa desenvolvimento -- presidente do parlamento

O presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, afirmou hoje que a atual situação política do país põe em causa o desenvolvimento económico e social.

"A manutenção da atual situação política-governativa tem imensos custos económicos e sociais, quer para a presente geração, quer para as gerações vindouras", disse o presidente do parlamento guineense.

Cipriano Cassamá falava na sessão de abertura da conferência "Seguimento e Fiscalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Ajuda Externa - Papel do Parlamento", organizada no âmbito do Projeto Pro-Palop-Timor-Leste para o reforço das competências técnicas e funcionais das instituições superiores de controlo, financiado pela União Europeia.

"Quando se persiste em sustentar presidencialmente um governo eivado de ilegalidade e de ilegitimidade não se augura desenvolvimento económico e social, nem direitos, liberdades e garantias fundamentais", salientou Cipriano Cassamá.

Para o presidente do parlamento, a "relutância" do Presidente da República (José Mário Vaz) em "cumprir os acordos de Bissau e de Conacri (...) com o único propósito de continuar a beneficiar-se economicamente, bem como a um grupo de políticos, revela quão desnatural é a perceção do compromisso político de muitos políticos e governantes com os cidadãos guineenses em geral, de um lado, e o propósito de perpetuar a crise política e instabilidade política-governativa no país".

"A estabilidade política é fundamental para qualquer agenda de desenvolvimento, mas enquanto os políticos continuam em jogos falsos de poder os pobres continuam pobres, muitas das nossas crianças, em especial meninas, não têm acesso à educação formal", salientou.

Segundo Cipriano Cassamá, nas atuais circunstâncias "dificilmente são concretizadas as ações tendentes à criação de condições objetivas para o desenvolvimento económico e social na Guiné-Bissau".

A Guiné-Bissau tem vivido uma situação de crise institucional desde as últimas eleições, com um afastamento entre o partido vencedor das legislativas e o Presidente da República, também eleito.

MSE // EL
Lusa/Fim

Por causa da comida!

No funeral da mãe do kofi!!

O Kofi estava a servir comida e bebidas, mas continuou a passar pelo seu amigo James e nunca o serviu.

Quando ele passou por ele outra vez não o serviu. O James disse, " ei kofi, eu também, a minha mãe vai morrer oooooooo........

Haha hoho.........

Because of Food:

At Kofi's mother's funeral!!

Kofi was serving food and drinks but kept passing by his friend James and never served him. 

As he passed by him again not serving him. James said, "Eiiii Kofi, me too my mother will die oooooooo........

Hahahahahahahahaha hohohohohoho

UGONWA

O Sindicato de base dos Funcionários da Guiné Telecom e da Guinétel projectam, para esta terça-feira (08/08), uma marcha pacífica para exigir do governo a renovação do acordo para a atribuição e 51 por cento da assinatura do memorando de pré-acordo com o Banco Mundial em detrimento das sociedades das telecomunicações no país

A Guiné Telecom deixou de operar desde o início dos anos de 2000 devido a problemas de gestão da empresa e para o sindicato a atribuição desta percentagem significa entrega do poder da decisão às operadoras estrangeiras.

Entretanto, numa entrevista, esta segunda-feira (07/08), á Rádio Sol Mansi (RSM), o presidente do sindicato de base das duas empresas supra-citadas, David Mingo, diz que desconhecem a razão da atribuição da percentagem às operadores multinacionais e ainda da criação da nova empresa denominada “Guiné Cabo” “uma vez que existe outra empresa nacional e com infraestrutura capaz de operar”.

Questionado se já existem condições para a realizar da marcha pacífica desta terça-feira, David Mingo garante ter dado informação ás autoridades de segurança.

“Acho que em qualquer Estado de direito a marcha não é impedida desde já que existem objectivos que não colocarão em causa a ordem pública. A nossa marcha será pacífica e para demonstrar o nosso desagrado em relação ao procedimento do governo”, explica Mingo que, no entanto, afirma que o governo está a fazer esforços mas não está a beneficiar a Guine Telecom e Guinétel.

“Tirando os requisitos ou elementos que fortificam a Guiné Telecom em benefícios de outras demonstra a intenção em acabar com a única empresa de telecomunicação pública”, acusa.
O Governo e as sociedades das telecomunicações no país assinaram, no dia 17 de Julho último, memorando de entendimento para a criação da sociedade “Cabos da Guiné-Bissau”.

A Criação da sociedade foi aprovada no conselho de ministro no primeiro semestre deste ano e a sociedade terá a competência de fazer a gestão e a manutenção do cabo submarino e a venda da capacidade de telecomunicações.

Com o projecto a Guiné-Bissau terá, num prazo de dois anos, internet mais segurança e rápida.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos
Rádio Sol Mansi

JAMAIS JULGAR UM LIVRO PELA CAPA.

O MINISTRO DO INTERIOR GUINEENSE BOTCHÉ CANDÉ MARCA E MOSTRA A DIFERENÇA NO DESEMPENHO DAS SUAS FUNÇÕES PONDO EM PRACTICA ALGO SEM PRECEDENTES NA GUINÉ BISSAU.


PROMOÇÕES DE PATENTES NO MINISTÉRIO DO INTERIOR 

O Ministro do Estado e do Interior da Guiné-Bissau, Senhor Botché Candé tem feito um grande trabalho a nível de segurança interna e desmantelamento de redes da corrupção no País.

E, na sequência deste brilhante tarefa foi igualmente promovido alguns oficiais paramilitares pela disciplina, comportamento exemplar e patriotismo, facto que outrora foi questionado pela equipe do Doka Internacional que, depois de receber informações de uma das fontes deste Ministério, ficou esclarecido este assunto.

Mas também, através da mesma fonte a equipa do Internacional soube que existem pressão ao Ministro para fazer mais promoções de outros agentes, o que não pode acontecer visto que violaria regulamento que disciplina este sector. Se não vejamos, como um simples agente da polícia transito entende que deve ser promovido à oficial superior?

Quando se diz agente da polícia trânsito serve igualmente para outros agentes, porque se não, teríamos uma força paramilitar sem soldados.

Botché Candé quer e vai mostrar como separar a agua do azeite, ou o trigo do jóio.

O saber diferenciar ou promover as forças vivas de segurança no bom sentido, é uma tarefa difícil e delicada e para isso é preciso um certo nivél de conhecimento da mesma.  Nunca desprezar ou menosprezar seja lá quem fôr, mas sim respeitar a tudo e a todos no seu campo de trabalho e faze-los entender e perceber o significado da HIERARQUIA.  Mostrar a cada qual aonde começa e aonde termina o seu limite.


Botché Candé desde que assumiu o cargo de ministro desta area, tem vindo a implementar métodos correctos e necessários em defesa de um bom funcionamento do Ministério do Interior.

É um homem sério, justo, de dialógo e opta sempre pelo entendimento, evitando a violência e ao maltrato físico, neste caso a torturas ou a perseguições.

Esta cerimónia vai ter lugar hoje 2ª feira, 7 de Agosto do corrente ano, por volta das 11:30 até as 12:30.    Apoiar e aplaudir a este homem chamado Botché Candé.

Fonte: Publicada por didi lopes à(s) 11:42 

Cientistas dizem que a cura para a constipação está para breve

"É uma descoberta animadora", diz o estudo escocês.


A história repete-se de ano para ano. Um pouco de pingo no nariz, uma tosse teimosa, dores no corpo, espirros atrás de espirros e ainda um quê de febre que faz com que tudo pareça um pequeno inferno. Assim que as temperaturas voltam a baixar, eis que as constipações se fazem sentir... mas não por muito mais tempo.

Um recente estudo da Universidade Napier de Edimburgo, na Escócia, diz ter encontrado a possível cura para as constipações, defendo que "é uma descoberta animadora", embora esta ainda esteja "na fase inicial".

Conta a BBC que os investigadores escoceses conseguiram aumentar com sucesso a resposta do organismo à infeção causada pelo rinovírus (o tipo de vírus mais comum nas constipações) após terem sintetizado os peptídeos antimicrobianos que se encontram em porcos e ovelhas.

Na prática, estas biomoléculas (que se encontram também no organismo humano) são capazes de fazer frente à ação do vírus, uma descoberta que poderá vir a dar origem - muito em breve - a novos fármacos contra constipações e de uma forma mais natural do que o até agora esperado. Doenças do foro respiratório, como a doença pulmunar obstrutiva crónica, ou outras patologias virais que afetem o sistem respiratório também podem beneficiar desta descoberta, diz a publicação.

Nesta primeira fase do estudo, os peptídeos antimicrobianos conseguiram travar a ação do vírus, mas a equipa de cientistas espera conseguir eliminá-lo.

Esta não é, porém, a primeira vez que a ciência diz estar perto do fim das constipações. No início deste ano, cientistas das universidades de York, Leeds e Helsínquia dizem estar mais perto de descodificar o vírus da comum constipação, responsável também pela pólio e febre aftosa.

Enquanto a cura da constipação não é ainda uma realidade, veja como atenuar os sintomas através da alimentação.

Noticiasaominuto

Pelo menos 11 mortos em ataque contra em igreja na Nigéria

Pelo menos 11 pessoas foram mortas, no domingo, no sudeste da Nigéria, na sequência de um ataque armado contra uma igreja, indicaram fontes oficiais.



O ataque, que ocorreu na igreja católica de St Philippe, em Ozubulu, perto de Onitsha, fez 11 mortos e 18 feridos, indicou o chefe da polícia do estado de Anambra, Garba Umar.

"De acordo com as nossas informações, um homem armado, vestido de preto e com a cabeça coberta, entrou na igreja durante a missa das 06:00 e abriu fogo", afirmou.

Segundo as informações da polícia, o homem terá sido contratado para matar uma pessoa em particular que estaria entre os fiéis, indicou Garba Umar, apontando que ter-se-á tratado de uma tentativa de assassínio relacionada com rivalidades no seio da comunidade local.


Testemunhas relataram, porém, a existência de pelo menos cinco atacantes.

Fonte do hospital universitário Nnamdi Azikiwe, para onde foram transferidas as vítimas, indicou, por seu turno, também em declarações à agência noticiosa francesa AFP, que foram contabilizados 12 mortos.

Inúmeros fiéis foram baleados, segundo o mesmo responsável, que não precisou, porém, o número nem a gravidade dos ferimentos.

O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, condenou o ataque, qualificando-o como um "terrível crime contra a humanidade" e de "sacrilégio indiscritível".

A Nigéria, o país mais populoso de África, encontra-se dividido em dois: entre um sul maioritariamente cristão e um norte predominantemente muçulmano.

Os ataques contra igrejas são raros no sul do país, ao contrário do que sucede no norte, onde o grupo extremista Boko Haram tem visado igrejas e mesquitas.

Fotos: Ugo P. Terrific Increase
Por Lusa

Cuidado com nossos filhos!


1. avisar a filha, pra ela não se sentar no colo de ninguém, não importa a situação, incluindo os tios.

2. Evite se vestir na frente de seu filho a partir dos 2 anos de idade dele.

3. Nunca permita que qualquer adulto refira-se ao seu filho como " minha esposa " ou " meu marido "

4. Sempre que o seu filho sai para jogar com os amigos, certifique-se de que você está procurando uma maneira de descobrir que tipo de jogo que eles fazem, porque os jovens agora abusam sexualmente de si mesmos.

5. Nunca faça seu filho visitar qualquer adulto que ele ou ela não se sente confortável com, e também estar atento se o seu filho chega a ser muito fã de um adulto em particular.

6. Uma vez que um menino muito alegre de repente se torna acanhado. É possível que tenha que pedir paciência e esclarecer algumas perguntas sobre o porque da sua conduta.

7. Educar cuidadosamente sobre os valores corretos da sexualidade. Se não o fizer, a sociedade vai ensinar-lhes os valores errados.

8. É sempre aconselhável ir através de qualquer novo material como os desenhos animados que acabou de comprar para eles antes de começar a ver eles mesmos.

9. Certifique-se de ativar os controles parentais em suas redes de cabo e conselhos aos seus amigos, principalmente os de sua criança (s) Visita (s) muitas vezes.

10. Ensine seus filhos a partir dos 3 anos como lavar suas partes íntimas corretamente, e avisá-los para não permitir nunca que ninguém toque nessas áreas (lembre-se, a caridade começa em casa e com você).

11. afaste alguns materiais associados que você acha que poderia pôr em perigo a saúde mental do seu filho (isso inclui música, filmes e até mesmo amigos e famílias).

12. uma vez que seu filho se queixa de uma pessoa em particular, não mantenha silêncio sobre o assunto.

Lembre-se, nós somos os pais criando futuros pais.

E lembre-se: "a dor dura toda a vida"

Projeto MOM NA LAMA, a necessidade de os Guineenses apostarem na agricultura como a única forma de garantir a nossa auto suficiência alimentar e criar mais riquezas


O presidente da Republica da Guiné-Bissau, líder e do grande projeto MOM NA LAMA, recebeu no final desta tarde em Calikis, a visita do chefe do governo EL.M. SISSOKO EMBALO, acompanhado pelo Ministro do Estado Botché Candé , do seu conselheiro Politico e diplomático, Soares Sambu.

Na companhia do Presidente da Republica percorreram todo o espaço cultivado onde ouviram do líder do projeto MOM NA LAMA, a necessidade de os Guineenses apostarem na agricultura como a única forma de garantir a nossa auto suficiência alimentar e criar mais riquezas.

Também o Presidente da Republica apelou aos mais jovens a regressarem as tabancas ajudando aos pais na agricultura.






 


Fonte: Antonio Iaia SEidi