12 de dezembro de 2022

UCRÂNIA/RÚSSIA: Kyiv ameaça Moscovo com mais ataques em território russo

© Getty Images

POR LUSA  12/12/22 

As autoridades ucranianas advertiram hoje que não necessitam de autorização para atacar objetivos em território russo, enquanto na Rússia surgem apelos para o reforço da defesa antiaérea na retaguarda profunda numa admissão dessa capacidade militar de Kyiv.

"Atacaremos onde seja necessário, onde tenhamos de atacar o inimigo, porque o inimigo está ali, desde a fronteira até Vladivostoque", declarou na televisão ucraniana o secretário do Conselho nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia (SNBO), Oleksiy Danilov.

"Não pediremos autorização a ninguém" quando estiveram em causa os interesses da Ucrânia, frisou o responsável ucraniano,

E acrescentou: "Não temos a intenção de perguntar onde e como devemos aniquilar o inimigo".

Na sequência dos ataques de 'drones' (aparelhos aéreos não tripulados) ucranianos a aeródromos russos situados a centenas de quilómetros da fronteira ucraniana, os 'media' norte-americanos têm referido que Washington autorizou Kyiv a utilizar "da forma que entender" o armamento que tem fornecido, tendo apenas exigido o respeito "pelas leis da guerra e as convenções de Genebra".

De acordo com o analista miliar russo Mikhail Khodaryonok, que tem acompanhado as capacidades do Exército ucraniano em alcançar objetivos em território russo, trata-se de uma ameaça real.

"O complexo militar industrial da Ucrânia possui todas as possibilidade e qualidades necessárias para desenvolver mísseis e 'drones' de longo alcance", apontou o analista, citado pela agência noticiosa EFE, para recordar que a Ucrânia possui empresas em Pavlodar e em Kharkiv com capacidade para fabricar mísseis Grom, com alcance até 500 quilómetros.

Uma situação que se poderá tornar mais grave para a Rússia pelo facto de estas empresas terem capacidade para aumentar o raio de ação destes projéteis.

"Não existem dificuldades insuperáveis que obstaculizem a reconversão dos Grom em mísseis de alcance médio, capazes de atingir objetivos a 1.000-5.500 quilómetros", alertou em declarações ao diário digital Gazeta.ru, citadas pela EFE.

O especialista em assuntos militares assinalou ainda que a Ucrânia poderia alcançar objetivos em território russo com mísseis de cruzeiro de fabrico soviético do tipo X-55 e X-55SM.

Segundo o perito, a este cenário junta-se a ameaça do fabrico de 'drones' ucranianos, uma possibilidade a curto prazo.

"Na exposição 'Armas e segurança 2021' realizada em Kyiv foram apresentados vídeos, fotos, e anunciadas as características técnicas e táticas de um 'drone' multifuncional de assalto ACEO ONE", com um alcance de 1.500 quilómetros, recordou.

Perante estas ameaças, Mikhail Khodaryonok frisou a necessidade de reforçar a defesa antiaérea nas principais bases aéreas da parte europeia da Rússia.

Nessa perspetiva, recomendou a instalação em todos os aeródromos da aviação estratégica russa de um conjunto de mísseis antiaéreos S-400 integrado por duas divisões, uma ou duas baterias antiaéreas Pantsir-S ou Tor-M2 e artilharia antiaérea de baixo calibre para combater os 'drones' de menor dimensão.

"O mais importante, o sistema de radares nas zonas de acesso aos objetivos devem abranger todas as altitudes, em particular as baixas e extremamente baixas, para garantir a ativação oportuna das defesas antiaéreas", assinalou.

Khodaryonok também defendeu que os bombardeiros estratégicos devem ser dispersos por diversas bases aéreas para evitar maiores danos caso um ataque ucraniano consiga atingir essas instalações.

No entanto, e apesar de considerar muito pouco provável que se tornem massivos os ataques em profundidade à Rússia anunciados por Kyiv, "caso os 'drones', mísseis de cruzeiro ou balísticos do inimigo não sejam intercetados pela defesa antiaérea, os danos morais deste género de ataques será mais que considerável", concluiu.

No terreno, a situação na linha da frente parece manter-se estabilizada, com as duas partes a acusarem-se mutuamente de atacar objetivos civis.

Hoje, Yaroslav Yanushevych, chefe da administração militar da região de Kherson, parcialmente recuperada pela Ucrânia, indicou que "os ocupantes russos bombardearam 57 vezes o território de Kherson".

"Zonas pacíficas da região foram atacadas com lança-foguetes múltiplos, artilharia e morteiros (...). Uma pessoa ficou ferida", acrescentou o representante, antes de precisar que os bombardeamentos se centraram em instalações de infraestruturas, edifícios e apartamentos.

Por sua vez, as autoridades russófonas que controlam Donetsk acusaram hoje o Exército ucraniano de ter disparado 50 projéteis de artilharia de calibre 155 milímetros contra várias localidades, e cinco projéteis Grad contra a capital da região.

Perante esta situação, o líder interino de Donetsk, Denis Pushilin, insistiu hoje que os trabalhadores da região devem começar a aderir ao trabalho à distância, decretado no domingo, e manter abertas as portas dos edifícios para que a população possa proteger-se em caso de ataque.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas -- 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões para países europeus --, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Neste momento, 17,7 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia -- foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.755 civis mortos e 10.607 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Caso CNE: Os partidos políticos voltam reunir na quarta-feira para busca de consenso.

A fonte junto da ANP disse a Rádio TV Bantaba que o encontro desta segunda-feira teve passos positivos, sendo inclusivo está adiado para dia 14 de Dezembro de ano em curso.

Radio TV Bantaba

O Embaixador da África do Sul na Guiné-Bissau, Mpakhama Mbete, efetuou nesta segunda feira, 12 de dezembro, uma visita de cortesia à sede nacional do Movimento para alternância democrática (MADEM-G15), onde foi recebido em audiência pelo coordenador nacional do MADEM-G15, Sr. Braima Camará, na presença de alguns altos dirigentes do partido.

Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

"A cabeça de peixe está completamente podre", veterano de guerra russo critica Putin e Shoigu

PAVEL GOLOVKIN


A evolução da guerra na Ucrânia foi analisada por Igor Girkin, um homem procurado pelas autoridades ucranianas e neerlandesas pela queda do avião da Malaysia Airlines, em 2014.

O ex-veterano e influente do exército russo, Igor Girkin, indicou que as tropas russas na Ucrânia estão descontentes com o Ministério da Defesa e com o Presidente Vladimir Putin pela forma como estão a conduzir a guerra em território ucraniano.

Girkin é um blogger influente e um nacionalista russo que, após uma visita à zona de conflito, disse que alguns oficiais estão descontentes com os altos escalões militares, assim como com o Presidente Putin.

De acordo com a Reuters, o também ex-oficial do Serviço Federal de Segurança (FSB) ajudou a Rússia a anexar a Crimeia em 2014 e a organizar milícias pró-russas na Ucrânia oriental.

Num vídeo de 90 minutos, Girkin disse que a "cabeça de peixe está completamente podre" e que as forças de Moscovo precisam de uma reforma e de recrutar pessoas competentes, que pudessem liderar uma campanha militar bem-sucedida.

Os militares de nível médio dizem estar insatisfeitos com o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, e com Putin.
"Não sou só eu...as pessoas não são cegas nem surdas de todo. As pessoas ao nível médio já nem sequer escondem as suas opiniões - o que não são totalmente elogiosos ao Presidente ou ao ministro da Defesa", dissse Girkin.
O Ministério da Defesa russo ainda não se pronunciou sobre as declarações de Igor Girkin, apesar do ex-oficial do FSB ter sido uma voz crítica de Sergei Shoigu.

Na Rússia, sob o regime de Vladimir Putin, a crítica pública é rara, embora os bloggers nacionalistas tenham sido críticos da condução da guerra, abordando especialmente as dispendiosas guerras na região de Kharkiv.

Igor Girkin, também conhecido como Strelkov, é procurado pelas autoridades ucranianas e neerlandesas pela queda do avião MH17 da Malaysia Airlines, em 2014. Na última semana regressou à Rússia depois de quase dois meses ao lado das forças pró-russas, na região do Donbass.

Convite - Mesquita da Geba, construído de raiz pelo coordenador Nacional de Madem-G15 Braima Camara, o próprio filho da terra, será inaugurada no dia 16 do corrente mês…

 Estamos a Trabalhar

ONU insta Guiné-Bissau a adotar modelo de economia verde

© Lusa

POR LUSA  12/12/22 

O representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento na Guiné-Bissau, Tjark Engehoff, instou hoje o país a adotar o modelo de economia verde e a envolver a sociedade civil e os jovens.

O responsável da ONU falava na abertura de um seminário para restituição nacional dos compromissos assumidos na 27.ª sessão da conferência das partes da convenção das Nações Unidas sobre as alterações climáticas, ocorrida no Egito, no passado mês de novembro.

O encontro, promovido pelo Ministério do Ambiente e da Biodiversidade, juntou membros do Governo, representantes de organizações da sociedade civil e parceiros internacionais da Guiné-Bissau.

Tjark Engenhoff considerou que a Guiné-Bissau e todos os países da sub-região africana deviam apostar num novo modelo económico-social, "com base na economia verde/azul" a partir de algumas vantagens que possuem, disse.

O representante do PNUD afirmou que a meta pode ser atingida se a Guiné-Bissau apostar num diálogo permanente sobre os compromissos assumidos pelo país no Acordo de Paris, envolvendo a sociedade civil e os jovens.

Também sugeriu a melhoria da coleta e produção de dados sobre metas e ganhos alcançados pelo país em questões de adaptação e mitigação das alterações climáticas, nomeadamente no âmbito das áreas protegidas e ainda propôs a utilização de meios tecnológicos para controlo das florestas e corte de madeiras.

Tjark Engehoff vê a Guiné-Bissau a angariar recursos para fazer face à mitigação e adaptação às alterações climáticas a partir do mercado do carbono, mas instou o país a abrir um "debate profundo para forjar uma agenda verde".

O vice-primeiro-ministro guineense, Soares Sambu, anunciou que o país eleva como "prioridades imediatas a implementação das recomendações e compromissos assumidos na COP27".

Sambu anunciou para 2023 a realização de um diálogo nacional sobre as áreas protegidas para auscultar da população sobre quais os caminhos a seguir em questões de conservação e valorização dos recursos naturais, disse.

Imagens de satélite comprovam construção de cidade futurista... A The Line será uma cidade com 170km de construção, com os edifícios a serem organizados numa única linha.

© MIT Technology Review

Notícias ao Minuto  12/12/22

O site MIT Technology Review partilhou novas imagens de satélite que comprovam que o projeto futurista da Arábia Saudita começou, de facto, a ser construído. O projeto em questão dá pelo nome de The Line e consiste numa cidade com 170km de comprimento.

Recordar que imagens captadas por drone já haviam indicado que o projeto estaria em construção, com estas fotografias de satélite. Neste momento parece que as equipas de construção estão a tratar de escavar as fundações da cidade, com as imagens a também indicarem onde estão localizadas as acomodações dos trabalhadores (em rosa), assim como a localização dos painéis solares (em verde).

Serve recordar que a The Line não ficará pronta nos próximos anos, com as previsões a apontarem a conclusão do projeto para o ano 2030. Resta aguardar por mais imagens e vídeos de drone para termos uma ideia do progresso da obra.


Ministério do Turismo e Artesanato assina memorando de entendimento com a Empresa Costa_marfinensa da Promoção de Eventos "MOON DRIVE SARL".

Radio Voz Do Povo

Governo e os parceiros da fileira de caju procuram saídas para exportar cerca de cem mil toneladas da castanha estocadas em Bissau. O Ministro do Comércio, Abás Djaló visitou armazéns e, deu tempo para ouvir exportadores, intermediários e Câmara do Comércio.

Radio Voz Do Povo

Coletivo de técnicos de Saude envolvidos na luta contra Covid-19 exige do estado pagamento de sete meses de subsídios.

Esta segunda-feira (12.12), realizaram uma vigília passifica em frente do Ministerio da Saúde.

Radio TV Bantaba

Cipriano Cassamá Presidente da Assembleia Nacional Popular, volta reunir com os partidos políticos com assento parlamentar, na segunda ronda para encontrar soluções sobre a situação da Comissão Nacional de Eleições.

Mas antes, abriu a reunião com uma mensagem apreço para  partes, com vista a encontrarem  soluções possíveis.

Radio TV Bantaba

GUINÉ-BISSAU: Missão da União Africana em Bissau prevê discutir próximas legislativas

© Lusa

POR LUSA  12/12/22 

Uma missão da União Africana chegou este fim de semana à Guiné-Bissau para discutir com as autoridades e outros intervenientes o estado e preparação das eleições legislativas, ainda sem data marcada, refere a organização, em comunicado hoje divulgado.

A missão da União Africana vai permanecer uma semana no país com o "objetivo de discutir com as autoridades nacionais, parceiros, sociedade civil, partidos políticos e outros atores da vida política guineense o estado de preparação do país para a realização das próximas eleições legislativas", pode ler-se no comunicado, assinado pelo representante da União Africana na Guiné-Bissau, Ovídeo Pequeno.

Segundo o comunicado, a decisão de envio da missão da União Africana enquadra-se nos "objetivos definidos pela organização no quadro da preparação eleitoral e dos princípios que regem a declaração sobre a realização de eleições democráticas em África e as linhas de ação de preparação das missões de observação eleitoral".

"A missão faz parte igualmente dos princípios da Agenda 2063 com o fim de garantir a boa governação, democracia, o respeito pelos direitos humanos e o regime de leis em África", acrescenta-se no comunicado.

O Presidente guineense dissolveu a Assembleia Nacional em maio e marcou legislativas antecipadas para 18 de dezembro, mas o Governo, após encontros com os partidos políticos, propôs que as eleições fossem adiadas para maio.

Umaro Sissoco Embaló prometeu na sexta-feira que em breve vai marcar a nova data das legislativas.

O país iniciou o recenseamento eleitoral no sábado. O chefe de Estado foi o primeiro cidadão a realizar o recenseamento numa cerimónia, que decorreu na sexta-feira, na cidade de Gabu, no leste do país.

MOUSSA DADIS CAMARÁ: Ex-ditador nega responsabilidades no massacre de 2009 na Guiné-Conacri

© Lusa

POR LUSA  12/12/22 

O antigo ditador guineense Moussa Dadis Camará negou hoje responsabilidades durante o seu primeiro testemunho perante o tribunal que está a julgar os alegados responsáveis pelo massacre de setembro de 2009.

"Senhor Camará, durante a sua primeira audiência neste tribunal, foi notificado dos factos pelos quais está a comparecer perante este tribunal e à questão de saber se os reconhece, respondeu negativamente", afirmou o presidente do tribunal, Ibrahima Sory Tounkara, ao principal arguido.

"Exatamente", respondeu Dadis Camará antes de começar um monólogo longo e divagante, invocando os filósofos Heraclitus e Immanuel Kant e os faraós egípcios.

O testemunho do ex-Presidente foi o momento mais esperado do julgamento que teve início em 28 de setembro, 13 anos depois dos acontecimentos na Guiné-Conacri, país que faz fronteira com a Guiné-Bissau. A aparição de Moussa Dadis Camará foi interrompida há uma semana quando o tribunal aceitou o pedido para que o antigo autocrata fosse enviado de volta por razões de saúde.

Camará, juntamente com uma dúzia de ex-militares e funcionários governamentais, é acusado de vários assassínios, atos de tortura, violações, envolvimento em sequestros, fogo posto e pilhagem cometidos em massa em 28 de setembro de 2009 e nos dias seguintes.

Na sessão de 19 de outubro, o tenente Aboubacar Sidiki Diakité, conhecido como "Toumba", ex-ajudante de campo de Camará e chefe da sua unidade de proteção, e que também é um dos principais acusadores do antigo ditador, desafiou-o a comportar-se como "um homem" e pedir perdão aos guineenses.

"Foi ele que ordenou tudo. Todos os que o aconselharam disseram-lhe para vir aqui dizer: 'Sou eu, Presidente Dadis, fui eu quem mandou você. Eu estava no comando, comandante-em-chefe das Forças Armadas Guineenses, Presidente da Transição, Presidente da República, fui eu, então o que aconteceu, o que aconteceu, sou eu, peço perdão ao povo da Guiné, e aqui está, mais uma vez perdão'. Isso é ser um homem", afirmou Diakité.

Em 28 de setembro de 2009, os boinas vermelhas da guarda presidencial, polícia e milícias reprimiram, com crueldade desenfreada e frieza desumana, segundo testemunhas, uma concentração de dezenas de milhares de apoiantes da oposição, reunidos num estádio nos subúrbios de Conacri para dissuadir Camará de concorrer às eleições presidenciais de janeiro de 2010. Os abusos continuaram nos dias seguintes.

Camará, levado ao poder por um golpe de Estado nove meses antes, era o então Presidente.

Naqueles dias, pelo menos 156 pessoas foram mortas e centenas feridas, e, pelo menos, 109 mulheres foram violadas, segundo o relatório de uma comissão de inquérito internacional mandatada pela Organização das Nações Unidas.

Diakité acusou no passado Camará de ter ordenado a repressão, mas o antigo ditador argumentou que as atrocidades cometidas foram perpetradas por homens descontrolados.

Já está em curso obra de reconstrução da ESTRADA entre: BULA/SÃO DOMINGOS... SÃO DOMINGOS/VARELA

Foto: Anisa
 Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo MOPHU/12.12/2022

| O SECRETÁRIO DE ESTADO DO ORÇAMENTO E ASSUNTOS FISCAIS, EXPLICA RAZÕES DE SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DAS ISENÇÕES FISCAIS À ONGs E ENTIDADES RELIGIOSAS

João Alberto Djata falava ontem em São Domingos (11.12.2022), nas atividades da primeira Conferência de Quadros do mesmo Setor onde foi um dos oradores do tema, "importância das Autarquias locais para o desenvolvimento", e que no momento foi questionado sobre o despacho em causa.

Rádio Jovem Bissau

O Presidente da República, Comandante Supremo das Forças Armadas, Presidente em Exercício da CEDEAO e Presidente da Aliança dos Líderes Africanos contra a Malária (ALMA), General Úmaro Sissoco Embaló co-presidiu com o Presidente da República do Senegal e Presidente em Exercício da União Africana, Macky Sall à Conferência Internacional a Favor do Combate Contra a Poliomielite que teve lugar com a participação de Representantes dos Países doadores e de Organizações internacionais.

Para além da Conferência ter escutado à mensagem de apelo ao apoio à esta causa pelo Director-Geral da OMS, os Presidentes Sissoco Embaló e Macky Sall lançaram um apelo internacional de apoio à esta justa causa.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

"Os passageiros estão dentro do avião desde as 19 horas". Dezenas de voos cancelados geram confusão no Aeroporto de Stansted

Foram cancelados dezenas de voos no aeroporto de Stansted, em Londres. Três desses voos vinham para Portugal. Há centenas de pessoas retidas, sem água, comida ou soluções das companhias. Entre elas está o repórter da CNN Portugal, Diogo Assunção, que relata o "momento caótico".