segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Trump diz que Putin pediu uma reunião o mais rapidamente possível

SIC Notícias  22 dez.2024

O republicano, que voltará para a Casa Branca no dia 20 de janeiro, reiterou que a guerra na Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022 com a invasão da Rússia, é "horrível" e que acabar com o conflito é uma das coisas que quer fazer "rapidamente".

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse este domingo que o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, pediu para se reunir com ele "o mais rápido possível", embora não tenha confirmado se o encontro vai realizar-se.

"O Presidente Putin disse que quer reunir-se comigo o mais rápido possível, por isso temos que esperar, mas temos que acabar com esta guerra", afirmou Trump durante um fórum da organização ultra conservadora Turning Point, em Phoenix (Arizona).

Donald Trump reiterou que a guerra na Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022 com a invasão da Rússia, é "horrível" e que acabar com o conflito é uma das coisas que quer fazer "rapidamente".

"Milhões de soldados já morreram, estamos a ver números que são insanos. Tenho de acabar com isto, é ridículo", acrescentou o republicano, voltando a dizer que se fosse ele o Presidente dos Estados Unidos na altura, a guerra nunca teria começado.

Na quinta-feira, Putin disse estar disposto a encontrar-se com Trump "em qualquer altura", embora desconheça quando tal acontecerá, porque o chefe de Estado norte-americano "não disse nada" sobre o assunto.

"Não nos falamos há quatro anos. Estou pronto a fazê-lo [falar] em qualquer altura e a encontrar-me também", disse o líder russo, na sua última conferência de imprensa do ano.

Com LUSA

Brasil: Avioneta cai em cima de prédio após descolar em Rio Grande do Sul

© o_eduteixeira/ X (antigo Twitter)   Notícias ao Minuto 22/12/2024 

Um avião de pequeno porte que tinha capacidade para dez pessoas caiu em Gramado, uma cidade turística brasileira. O governador estatal adiantou que nenhum dos ocupantes da avioneta sobreviveu.

Uma avioneta despenhou-se em Gramado, no estado brasileiro de Rio Grande do Sul, este domingo.

De acordo com as autoridades, citadas pela Reuters, o avião levaria dez pessoas e não há sobreviventes.

Já segundo o comissário Cléber dos Santos Lima, citado pela agência France-Presse, há para já "nove mortos confirmados pela proteção civil".

Segundo o que é explicado, a aeronave caiu poucos minutos depois de ter descolado e na queda atingiu uma chaminé de um prédio, uma loja de móveis e também uma pousada, causando depois um incêndio.

O Governo de Rio Grande do Sul já se manifestou, lamentando a situação, e indicando que ninguém que seguia no avião sobreviveu. O governador, Eduardo leite, deixou uma mensagem nas redes sociais, que pode ver abaixo:

Outras 15 pessoas terão sido hospitalizadas devido à inalação de fumos, causada pelo incêndio consequente.

A aeronave saía de Gramado, uma cidade turística do estado, em direção a Jundiaí, no interior de São Paulo, de acordo com a CNN Brasil.

Veja o momento da queda na galeria.👇



Leia Também: Lula reage a queda de avioneta em Gramado: "Solidariedade aos familiares"