sexta-feira, 1 de março de 2024

União Europeia, garante apoiar a segunda fase de semana de qualidade


 Radio TV Bantaba

Lider do Madem G-15, Braima Camará responde as declarações do Presidente da República General Umaro Sissoco Embalo durante a reunião de estruturas regionais do seu partido.


 Radio Voz Do Povo 

Foi detectada uma fuga de ar na Estação Espacial Internacional... A NASA já fez saber que se encontra a comunicar com a agência espacial russa.

© NASA

Notícias ao Minuto   01/03/24 

A NASA deu conta que foi detectada uma fuga de ar no módulo da Rússia na Estação Espacial Internacional, notando todavia que os astronautas no interior da estrutura não correm qualquer risco.

Como conta o site Digital Trends, a informação foi partilhada numa conferência organizada no âmbito da missão Crew-8, que tem lançamento previsto para este sábado, dia 2. A agência espacial norte-americana contou que a fuga de ar tem sido observada desde que foi detectada em fevereiro, quando módulo russo foi reabastecido.

Não é incomum que sejam detectadas este tipo de fugas mas, reconhece a NASA, a frequência tem aumentado. Além disso, também se verificou que a situação tem ficado cada vez mais grave.

Ainda não se sabe como a questão será resolvida, mas a NASA adiantou que se encontra a comunicar com a agência espacial russa Roscosmos de forma a saber que passos dar a seguir.


Leia Também: Astronauta capta fotografia do Grand Canyon a 400km de distância 

Conferência de imprensa do partido Luz da Guiné-Bissau


 Radio TV Bantaba 

Presidente da Liga Guineense Dos Direitos Humanos, denúncia o aumento de violação dos direitos humanos na Guiné-Bissau


 Radio TV Bantaba

MADEM G15 - Reunião de Informação com Organizações Sociopolíticas e Estruturas Regionais


 Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15 



Religião: UNIÃO NACIONAL DOS IMAMES QUER QUE TODOS OS GUINEENSES SEJAM PORTADORES DE MENSAGEM DE PAZ

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos Camará  radiosolmansi.net  

A União Nacional dos Imames da Guiné-Bissau pede que cada guineense partilhe a mensagem de paz e de irmandade com vista ao respeito da boa convivência inter-religiosa no país.

O apelo da União Nacional dos Imames da Guiné-Bissau foi feito, hoje, durante uma leitura de mensagem do presidente da mesma organização em relação ao atual momento sóciopolítico da Guiné-Bissau caracterizado por trocas de acusações e agressões verbais entre os guineenses, incluindo nas redes sociais.

O porta-voz dos imames da Guiné-Bissau, Ustas Mussa Buaro, pede que todos trabalhem para o bem-estar do país.

"A União Nacional dos Imames pede que cada um de nós, no seu trabalho, na sua profissão e nas suas relações pessoas, partilhem a mensagem de paz", exorta.

Os imames da Guiné-Bissau partilham ainda a preocupação em relação à violação verificada nos lugares de cultos na Guiné-Bissau, com recentes acontecimentos da queima de local de culto tradicional e de uma igreja na cidade de Bissau.

Mussa Buaro diz que esta é uma violência que não existe na religião islâmica.

"Ninguém em nenhuma circunstância, mesmo que seja violado, deve fazer a justiça com as suas próprias mãos. A religião islâmica não coabita com a violência e por isso apela que quem se sentir injustiçado que recorra às vias legais", sustenta.

A União Nacional dos Imames alerta ainda pelas consequências que podem advir destas situações.

"Quando começa um problema, depois disso poderão acontecer coisas que se não forem prevenidas pode ser o que ninguém deseja", adverte.

O aumento da violência inter religiosa e a profanação nos lugares de culto está a preocupar diferentes franjas da sociedade guineense.

Sobre esta situação a Igreja Católica da Guiné-Bissau pediu que seja preservada a irmandade na Guiné-Bissau e que seja feita uma investigação séria para descobrir os culpados.

Igualmente, a Liga Guineense dos Direitos Humanos considera esta situação de afronta a princípio de liberdade religiosa no país e exige que seja feita uma investigação célere do caso.


Lider interino insta aos autoridades a não priorizar a realização das eleições em detrimento da comercialização da castanha de Cajú


  Radio TV Bantaba