sexta-feira, 22 de outubro de 2021

No Spin Zone? Podium pressures mount

Carl Sandburg once said, "If the facts are against you, argue the law. If the law is against you, argue the facts. If the law and the facts are against you, pound the table and yell like hell.”  It’s not a precise description of  White House Press Secretary Jen Psaki’s daily briefings, but as Doug McKelway reports, she is facing increasing scrutiny as the Administration tries to spin unflattering policy results in its favor.

Sua Excelência Presidente da República General do Exército Umaro Sissoco Embaló, recebeu hoje em visita de cortesia, o Chefe de Estado Maior General do Senegal que se encontra de visita à Guiné-Bissau.

O General Cheik Wade, fez-se acompanhar pelo Ministro da Defesa e dos Antigos Combatentes, General Sandji Fati e pelo seu homólogo Guineeense, Biague Nantam.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 

TREINADOR RUI AMADO LOPES ASSINA POR DOIS ANOS COM AJUDA SPORT CLUBE

© O Golo GB

POR O GOLO GB OUTUBRO 22, 2021

A direção de Ajuda Sport Clube, apresentou esta sexta-feira (22.10), na sua sede em Bissau, o novo treinador que, durante dois anos, vai liderar o comando técnico do histórico clube do futebol nacional. 

Trata-se de Rui Amado Lopes, técnico que recentemente desvinculou-se com os Cavalos Brancos de Cuntum. 

O jovem técnico, Rui Costa, como é vulgarmente conhecido, substituiu nas funções, Dominguinho Fernandes, que, de acordo com dirigentes de Ajuda Sport Clube, rescindiu o vínculo contratual de forma amigável. 

Depois de assinatura do acordo, assistido por alguns dirigentes do clube e sócios, em declarações à imprensa, Quinzinho Miranda, um dos vice-presidentes do clube começou por esclarecer que a rescisão do contrato com o antigo treinador ‘é de forma amigável’, porque o técnico achou que não está com moral de continuar na equipa, uma vez que o seu trabalho não está a surtir efeito, no tocante aos objetivos do clube. 

Sobre a contratação de Rui Costa, Quinzinho, afirmou que sendo o conhecedor da casa, o seu nome foi a prioridade no seio dos dirigentes para ajudar o clube a atingir o seu objetivo que é subir de divisão e chegar mais longe na Prova Rainha (Taça de Guiné), embora salienta que a contratação não significa que obrigatoriamente o novo treinador tem que cumprir. 

Para o dirigente, a segunda liga nacional, não é o lugar de Ajuda Sport Clube, sendo um clube histórico, tem que voltar ao convívio dos maiores do futebol guineense. 

Perguntado sobre outras estratégias para a época desportiva 2021-22, o dirigente escolheu não revelar, alegando que: “é segredo da casa”, mas prometeu um clube cheio de força, determinação e coragem na luta para chegar à primeira divisão. 

O novo técnico, Rui Lopes (Rui Costa), na sua comunicação disse que decidiu de forma tranquila e analisada, deixar o FC Cuntum da primeira liga para assumir o comando técnico de Ajuda Sport Clube, da segunda liga, frisando que a sua contratação não é para ser um “Salvador”, embora prometeu fazer tudo o que é possível para dar alegria aos adeptos e simpatizantes do clube, que diz ser um clube histórico que merece um bom trabalho para levar avante o projeto. 

Rui Costa, aproveitou a ocasião para lançar um desafio a todos os moradores do Bairro de Ajuda no sentido de envolverem seriamente para levar o clube à primeira divisão nacional, com o lema do Sporting Clube de Portugal “ONDE VAI UM VÃO TODOS”. 

Importa salientar que, de acordo com os dirigentes de Ajuda Sport, o clube vai iniciar brevemente a pré-época para a temporada 2021-22.

Sua Excelência Presidente da República General do Exército Umaro Sissoco Embaló, presidiu nesta sexta-feira o lançamento oficial da Contribuição Determinada Nacionalmente (CDN) da Guiné-Bissau, uma iniciativa do Ministério do Ambiente e da Biodiversidade.

 O acto contou com a presença dos membros de governo e perceiros do sector de Ambiente.


Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló /radiobantaba

Sua Excelência Presidente da República, General do Exército Umaro Sissoco Embaló, recebeu hoje o próximo representante da Guiné-Bissau no Tribunal de Justiça da UEMOA.

Após a audiência, o Chefe de Estado anunciou à imprensa que o Juiz Conselheiro Ladislau Clemente Embassa vai substituir o saudoso Venerando Augusto Mendes falecido há 3 meses.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 

Portugal mantém terceira maior dívida pública da União Europeia no segundo trimestre

▲Os rácios mais elevados da dúvida pública em relação ao PIB foram registados, no segundo trimestre, na Grécia (207,2%), em Itália (156,3%) e em Portugal (135,4%)
Por observador.pt   22 out 2021

Portugal apresenta a terceira maior dívida pública entre o Estados-membros da União Europeia, apenas atrás da Grécia e de Itália, segundo dados do Eurostat.

O rácio da dívida pública situou-se, no segundo trimestre, nos 98,3% do PIB na zona euro e nos 90,9% na União Europeia (UE), mantendo Portugal o terceiro maior entre os Estados-membros (135,4%), segundo o Eurostat.

A zona euro apresentou, entre abril e junho, um peso da dívida pública de 98,3% do Produto Interno Bruto (PIB), um recuo face aos 100% do trimestre anterior, mas acima dos 94,4% homólogos.

Na UE a dívida pública foi, no segundo trimestre, de 90,9% do PIB, um recuo em cadeia (98,3%) mas uma aceleração homóloga (87,2%).

Tanto para a zona euro como para a UE, explica o Eurostat, o declínio do rácio da dívida pública no final do segundo trimestre deveu-se à recuperação do PIB ligada à retoma económica, tendo a dívida continuado a aumentar para financiar as medidas postas em prática para mitigar o impacto económico e social da pandemia da Covid-19.

Os rácios mais elevados da dúvida pública em relação ao PIB foram registados, no segundo trimestre, na Grécia (207,2%), em Itália (156,3%) e em Portugal (135,4%) e os mais baixos na Estónia (19,6%), na Bulgária (24,7%) e no Luxemburgo (26,2%).

A dívida pública portuguesa teve a quarta maior descida (-3,7 pontos percentuais) em cadeia e a quarta maior subida (9,1 pontos), entre os Estados-membros, quando comparada com o segundo trimestre de 2020.

Face ao trimestre homólogo, entre abril e junho, 24 Estados-membros viram o peso da dívida aumentar em relação ao PIB, com os maiores avanços a serem registados na Grécia (15,9 pontos percentuais), em Espanha (12,5 pontos), em Malta (10,8 pontos) e em Portugal (9,1 pontos).

Três países viram a dívida pública recuar face ao segundo trimestre de 2020: Irlanda (-3,1 pontos percentuais), Dinamarca (-1,5 pontos) e Países Baixos (-0,8 pontos).

UEMOA - Ladislau Clemente Embassa é o novo representante da Guiné-Bissau no Tribunal da organização


Bissau, 22 Out 21 (ANG) – O Presidente da República indigitou hoje o Juíz Conselheiro, Ladislau Clemente Embassa como novo  representante do país no Tribunal da União Económica Monetária Oeste Africana (UEMOA), substituindo no cargo o Augusto Mendes, falecido recentemente.

“Como é do conhecimento do público em geral, infelizmente perdemos o nosso irmão que ocupava aquele cargo, e que era um distinto magistrado, um homem de bem Venerando Juíz Conselheiro, Augusto Mendes”, salientou.

Embaló informou ainda que o Ladislau Embassa vai concluir o mandato do referido malogrado e depois começar o seu,em cumprimento das regras da  UEMOA .

O Chefe de Estado desejou tudo de melhor ao Embassa, aconselhando a desempenhar as suas novas funções no tribunal de oito estados membros  com dignidade, competência e zelo.

Ladislau Embassa, ao usar de palavra, disse que é uma função de muita responsabilidade porque para além de ser um juíz de Tribunal de UEMOA também tem a responsabilidade de representar a imagem do país.

Disse   que está consciente dessas  responsabilidades e prometeu dar  o seu máximo para  dignificar a função normal de um juíz dessa organização e a imagem da Guiné-Bissau.

Prometeu ainda trabalhar com independência e isenção necessária fazendo com que as leis da UEMOA sejam cumpridas pelos  Estados membros, empresas e cidadãos.

 São membros da UEMOA -  União Económica e Monetária Oeste Africana, o Burquina-faso, Benin, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Mali, Niger, Senegal e Togo. 

ANG/DMG/ÂC//SG 

Itchacénia Cabral vai representar a Guiné-Bissau no concurso do Miss Mundo a realizar-se em São João, Porto Rico.


 TGB Televisão da Guiné-Bissau

Última Hora: Ministério Público da Guiné-Bissau mandou deter dois líderes sindicais dos profissionais de saúde pública.

Trata-se Yoyo João Correia e João Domingos da Silva.

Em atualização....
👇👇👇

MINISTÉRIO PÚBLICO DA GUINÉ-BISSAU ORDENA A DETENÇÃO DE LÍDERES SINDICAIS DA SAÚDE PÚBLICA

A Vara Crime do Ministério Público da Guiné-Bissau (MP) ordenou, através de um despacho, a detenção de dois líderes dos sindicatos dos profissionais da saúde pública do país por terem cometido "crime de omissão", alegando que cometeram a ilegalidade em convocar a paralisação por tempo indeterminado nos hospitais públicos a nível do território nacional. 

Trata-se do presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Técnicos de Saúde e Afins, Yoio João Correia, e o presidente da comissão negocial da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné  (UNTG), João Domingos da Silva, após uma longa audição, esta sexta-feira, 22 de Outubro, nas instalações da instituição, onde foram ouvidos na sequência da paralisação decretada no mês passado.

A informação foi transmitida à imprensa por um dos advogados dos líderes sindicais no final da audição que durou quase 5 horas de tempo. Fodé Mané acusa o Procurador-Geral da República (PGR), Fernando Gomes, do seu envolvimento no caso da detenção dos dois sindicalistas.

"Estamos perante uma tentativa de intimidação e de desencorajar os sindicalistas, porque se foram acusados todos os profissionais de saúde pública que não compareceram ao serviço, o porquê da detenção de Domingos e Yoio, questionou o causídico. Porque ser dirigentes sindicais não é crime, é violação", afirmou Fodé Mané, rodeado por multidão de técnicos que estava no local desde manhã em solidariedade com os líderes sindicais.

"Segundo a nossa lei, no artigo 144 do Código Civil, a omissão de auxílio é um crime semi público, uma vez que depende do procedimento criminal quando alguém apresentar a queixa, mas aqui não houve apresentação da queixa. Depois a contradição com a próprio denúncia da procuradoria geral adjunta, que foi a pessoa quem escreveu e assinou aquela denúncia", disse.

Embora os seus clientes foram levados a instalação do centro prisional da Policia Judiciaria em Bissau, Mané tranquilizou aos profissionais de saúde presente no local, que vai entrar com um processo para pedir a soltura dos sindicalistas, o causídico afirma que tudo aconteceu, mas menos justiça neste caso.

"Porque mesmo nos casos da investigação não houve requisitos para deter os sindicalistas, porque não houve uma moldura que supera três anos. Aquele que foi invocado é de apenas um ano, por isso, mesmo não sendo especialista, sabe que foram cometidas várias aberrações, porque o magistrado já tinha orientações para cumprir", acrescenta.
Segundo explicação de Mané, nos instrumentos jurídicos do país não se prevê a detenção de pessoa quando houver boicote e acusa PRG, Fernando Gomes, de ser o responsável da denúncia contra os sindicalistas.

Ouvido pela reportagem da Rádio Jovem, o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Alberto Oliveira Lopes, classifica audição como uma tentativa de silenciar os profissionais de saúde pública que estão somente a exigir os seus direitos laborais.

Após a denúncia de detenção dos líderes sindicais, os profissionais da saúde pública bloquearam por completo a rua que dá acesso às instalações da Vara Crime do Ministério Público e foi desbloqueado pela intervenção da força de segurança. Os técnicos não desistiram e caminharam diretamente para as instalações do centro da detenção em Bandim.

Há quase 10 meses que a Administração Pública guineense não está a funcionar plenamente, devido às constantes paralisações convocadas pela UNTG para exigir melhores condições de trabalho e o aumento do salário mínimo dos atuais 50.000 XOF para 100 000 XOF.

A greve tem tido impacto negativo nos sectores sociais, nomeadamente, saúde e educação.



Detidos o Presidente e vice Presidente do SINETSA

O Ministério Público ordenou hoje a detenção do Presidente e vice presidente do Sinetsa. João Domingos da Silva e Ioio João Correia, foram detidos após 4h e 30 m de audição na Vara Crime do Ministério Público.

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO NACIONAL DA GUINÉ BISSAU - Comunicado


Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Câmara municipal de Bissau, por favor, remova o carro dessa posição, para evitar um acidente fatal com um pedestre.





Afeganistão. Rússia considera retirar talibãs da lista de terroristas

© Getty Imagens

Notícias ao Minuto  21/10/21 

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse hoje que a Rússia está a considerar em retirar os talibãs da lista de organizações terroristas, embora esclarecendo que deve ser a Organização das Nações Unidas (ONU) a dar o primeiro passo.

Durante o seu discurso na reunião anual do clube de debates Valdai, em Sochi, Putin enfatizou que Moscovo "está a dirigir-se nessa direção".

"Todos esperamos que essas pessoas, os talibãs, que agora -- sem dúvida -- controlam a situação no Afeganistão, façam com que a situação evolua positivamente", adiantou.

No caso de os talibãs cumprirem as promessas -- governo inclusivo, respeito pelos direitos humanos, luta contra o terrorismo e o tráfico de drogas --, Moscovo "vai tomar a decisão sobre sua retirada da lista de organizações terroristas".

No entanto, Vladimir Putin especificou que "essas decisões são tomadas na ONU".

Em 2003, a Rússia baniu os talibãs, embora tenha recebido representantes do movimento radical islâmico várias vezes antes de assumir o poder em Cabul em agosto passado.

Putin destacou que a Rússia colabora com os talibãs e lembrou que os convidou a comparecerem, na quarta-feira, em Moscovo, numa conferência internacional, pedindo à ONU que convocasse uma reunião para ajudar o Afeganistão.

"Para que a normalização prossiga no ritmo certo, é claro, é preciso ajudar o Afeganistão a restabelecer a sua economia", atentou.

O chefe de Estado russo ressalvou que o Kremlin sabe que os talibãs estão a tentar "livrar-se" de elementos radicais em território afegão, "incluindo o Estado Islâmico [grupo 'jihadista']".

Todavia, Putin também estimulou os talibãs a estabelecerem relações com todos os grupos étnicos, políticos, sociais e religiosos do país da Ásia Central e recordou as importantes minorias tajiques e uzbeques.

"Gostaríamos que fossem concertados compromissos aceitáveis e que as questões não fossem resolvidas apenas com a ajuda das armas, como nos últimos tempos, e que os interesses das mulheres fossem respeitados", realçou.

Por sua vez, Putin considerou "correta" a decisão do Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, de retirar as suas tropas do Afeganistão.

"É claro que, de uma forma ou de outra, isso vai afetar a confiança nos EUA, principalmente dos países que os veem como aliados. Mas acho que o tempo vai passar e tudo voltará ao seu lugar", sustentou.

Vladimir Putin disse ainda que certamente Joe Biden desconhecia os detalhes da retirada, mas estava ciente das repercussões políticas dessa decisão em Washington.

"Não obstante, tomou essa decisão, assumiu a responsabilidade", acrescentou.

O reconhecimento dos talibãs, que advertiu que o isolamento do Afeganistão é contraproducente, foi abordado na conferência internacional em Moscovo, na qual os participantes pediram ao movimento radical islâmico que cumprisse a maior parte dos compromissos assumidos com a comunidade internacional".

O governo provisório dos talibãs não inclui mulheres e é composto principalmente por religiosos do grupo étnico pastó, a maioria entre os fundamentalistas.

GOVERNO ORDENA A EXTINÇÃO DO MATADOURO DE PORCOS IMPROVISADO AO LADO DO AEROPORTO INTERNACIONAL OSVALDO VIEIRA

 Rádio Jovem Bissau

O Governo ordenou esta Quinta-feira (21.10.2021) a extinção do matadouro de porco improvisado ao lado do aeroporto internacional Osvaldo Viera, alegando ser motivo de frequentes colisões de aves (abutres) com aviões no aeroporto e arredores.

Em declarações à imprensa após o encontro mantido esta Quinta-feira com os proprietários do referido matadouro, o ministro da administração territorial e poder local Fernando Dias, diz que o governo não pode permitir conflito com os operadores económicos que atuam no país.

"Podemos resolver esta situação internamente, pedimos os nossos irmãos que desloquem mais rápido até segunda-feira para outra localidade apropriada, porque se a situação continuar, o nosso aeroporto pode correr risco de ser interditado, caso as companhias aéreas sentirem-se inseguras com a situação e queixarem junto à Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), alegando a falta de condições do aeroporto, a organização poderá tomar medidas de interdição do aeroporto" disse Dias.

Em representação dos abatedores e comerciantes de carne do matadouro em causa, Augusto Sá, disse que compreenderam a situação, mas esperam apoio do executivo para as suas deslocações.

Administrador do sector de Safim, Libáno Gomes Dias, garante que a sua administração vai colaborar com a câmara municipal de Bissau, para poderem encontrar um espaço adequado para a continuidade das suas actividades comercias. 

A transportadora aérea portuguesa (TAP) tem sido a principal vítima dos abutres mais de duas vezes devido a colisão com os mesmos.

De acordo com o governo a transferência do matadouro que fica a escassos metros do aeroporto internacional Osvaldo Viera, deve-se a frequentes colisões de aves com aviões, no aeroporto e arredores na sequência de abutres pousarem lá para aproveitarem restos de carne, o prazo dado pelo executivo termina já na próxima segunda-feira (25.10.2021) embora sem um local específico para continuidade da atividade dos mesmos.

De salientar que em diversas ocasiões, em 2018 a Organização da Aviação Civil Internacional chamou atenção as autoridades nacionais param a necessidade de serem adotadas medidas que garantissem segurança no aeroporto, sob pena de lhe ser retirado o estatuto internacional.

Por: Mamadi Sene Sissé