terça-feira, 13 de setembro de 2022

A Rubrica Visão continua carimbar as suas edições com os olhos postos na Guiné-Bissau e na vida dos guineenses. Um espaço onde tudo e todos contam.

Estamos a Trabalhar

Para a edição desta semana, a Visão convida Carlos Sambu, alto dirigente da juventude do Movimento para Alternância (MADEM G15), mais um jovem guineense para deixar o seu olhar sobre o rumo do país e da Juventude. 

Assuntos em análise:

1. Um olhar sobre os preparativos do ll congresso Ordinária de MADEM G15;

2. Participação e posicionamento dos jovens nas fileiras dos Partidos;

3. Desempenho e balanço do Coordenador do MADEM G15 (Divergências e reconciliação com o Presidente da República);

4. Situação e afirmação de jovens políticos guineenses; 

5. A Juventude partidária no actual contexto político do País; 

6. Um olhar sobre actualidade política ( Entradas do dirigentes no Partido de Renovação Social no MADEM G15, autorização de viagem ao Presidente do PAIGC, escolha do Florentino Mendes Pereira como cabeça de lista do PRS e instalação das estruturas do PTG na Europa)

7. Um olhar sobre a situação actual do país (económica e social);

8. Opinião sobre o desempenho do presidente da República e do governo da iniciativa presidencial.

9. Uma avaliação sobre a liberdade de expressão e de opinião 

São estes e outros assuntos ligados a MADEM G15, situação da juventude e vida do país, com o Sr. Carlos Sambu, jovem dirigente do MADEM G15.

Não perca esta quinta-feira, dia 15 de setembro, a partir das 20 horas na Rádio Jovem.

Qual é a pergunta que gostaria de colocar ao Carlos Sambu?

Acompanhe a radio da juventude guineense, em 102.8Mhz, em www.radiojovem.info e na nossa página do Facebook.

Guiné-Bissau: CEMGFA adverte os Fuzileiros Navais para abdicarem de criar instabilidade no país

Bissau, 13 Set 22(ANG) – O Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas(CEMGFA) advertiu  esta segunda-feira aos fuzileiros navais para abdicarem de criar instabilidade  no país.

Biaguê Na Ntan falava na cerimônia comemorativa do 53º aniversário dos Fuzileiros Navais sob lema “Fuzileiro presente no mar para combate a criminalidade Marítima e em terra para garantir a segurança interna”.

Na ocasião, acusou os Fuzileiros Navais de serem mentores de mais de cinquenta por cento dos golpes perpretrados no país, tendo afirmado a título de exemplo que o  caso 1 de fevereiro foi perpetrado  pelos Fuzileiros.

 Biaguê  Na Ntan pediu aos mesmos para lhe acompanhar na mudança de mentalidade e optar pela formação a fim de estarem mais aptos e preparados para participarem em missões de paz.

Por sua vez, o Chefe de Estado Maior da Armada(CEMA), disse que todos os percursos têm momentos altos e baixos, tendo prometido que os Fuzileiros Navais vão empenhar-se na salvaguarda dos interesses superiores da Nação no mar.

Hélder Nhanque lamentou o estado de degradação físico em que se encontra o aquartelamento da Marinha, frisando contudo esperar que o representante do Governo na cerimônia vai levar em conta as necessidades e dificuldades com que a Marinha e os Fusileiros debatem.

Revelou que o Corpo da Marinha debate com falta de meios materiais para fiscalizar as águas, afirmando que, tudo tem haver com a conjuntura do país.

Helder Nhanque aconselhou o Governo a envidar mais esforço para equipar a Marinha de Guerra.

Questionado sobre a acusação do CEMGFA de que  os Fuzileiros são factor de instabilidade no país respondeu que não tem nada para contrariar ao admitir, frisando que,  Biaguê Na Ntam conhece muito bem as Forças Armadas.

No final da cerimônia foram entregues certificados de louvor a cinco antigos Fuzileiros sendo quatro homens e uma mulher.

De recordar que o corpo de “Fuzileiros Navais” foi fundado em 1969 por Amílcar Lopes Cabral fundador da nacionalidade guineense, onde enviou  76 militares para a ex. União Soviética e Portugal para se formarem na área de Mar e Guerra.

ANG/JD/ÂC  

O CHEFE DE ESTADO GUINEENSE, GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ JÁ CHEGOU A LUANDA, PROCEDENTE DE NAIROBI PARA ASSISTIR A TOMADA DE POSSE DO PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

UCRÂNIA/RÚSSIA: Vídeo mostra emboscada de soldados ucranianos a veículo russo

© Reprodução

Notícias ao Minuto  13/09/22 

Ficou captado em vídeo o momento em que soldados ucranianos deslocam-se a pé e atingem um tanque numa estrada em Kreminnaya.

A ofensiva ucraniana avança, desta vez em Kreminnaya, na autodeterminada República de Luhansk, onde o conflito prossegue.

Entre a recuperação de inúmeros territórios, em especial no leste do país, surge esta terça-feira, um vídeo que mostra uma emboscada que parece ser preparada por soldados ucranianos a um tanque russo. 

No vídeo, que pode ver na galeria, os soldados que se deslocam a pé atingem um tanque numa estrada, nesta localidade de Kreminnaya, depois aproximam-se e constatam que o veiculo foi efetivamente eliminado. 

Contentes, tiram fotografias do momento e afastam-se da cena a correr, continuando as operações de combate.


Leia Também: Ataques a infraestruturas são "sinais de desespero" por parte da Rússia

O Presidente da República da Guiné-Bissau e Presidente em Exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO esteve presente na cerimónia em que William Ruto, 55 anos, tomou posse como novo Presidente do Quénia




William Ruto, durante a sua investidura como Presidente do Quénia, em Nairobi, neste dia 13 de Setembro de 2022.
William Ruto, novo Presidente eleito do Quénia tomou hoje oficialmente posse perante 60 mil pessoas reunidas no estádio de Kasarani, o maior de Nairobi, a capital. Aos 55 anos, William Ruto é o quinto responsável político a chegar ao cargo supremo desde a independência do Quénia em 1963. Ele chega ao poder ao cabo de um processo eleitoral marcado pela contestação e tem pela frente a tarefa de unir um país profundamente dividido e em situação económica precária.