quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Quem é que não sabe que a Guiné-Bissau é um Estado-membro de todas essas Organizações, e por isso, deve ser tratada com respeito, e não, com humilhação?

Por Fernando Casimiro

Quem, enquanto Guineense, comprometido com o seu País, pode ter receio de sanções da CEDEAO, da União Africana, da CPLP e da ONU...?

Quem é que não sabe que a Guiné-Bissau é um Estado-membro de todas essas Organizações, e por isso, deve ser tratada com respeito, e não, com humilhação?

Um Estado-membro; um País que conquistou a sua Independência Política, o primeiro passo de um longo percurso e processo, visando o desenvolvimento e a Independência Económica, com Sangue, Suor e Lágrimas, de forma heróica, histórica, e exemplar para todo o Mundo, na aprendizagem do conceito e do espírito do slogan "Unidade e Luta" de Amilcar Cabral?

Se a CEDEAO se atreve a intimar e a intimidar Cidadãos Guineenses, por via de suas nomeações para o Governo (por parte do Presidente da República da Guiné-Bissau, eleito democraticamente, independentemente de término do seu mandato, mas tendo em conta que até novas eleições presidenciais, continua a ser o Presidente da República da Guiné-Bissau, mormente as limitações constitucionais e não as imposições da CEDEAO ou da ONU), para apresentarem suas demissões para os cargos que foram nomeados, então, todos os princípios do Direito Internacional estão a ser violados relativamente à Guiné-Bissau, enquanto Estado Independente e Soberano, mesmo que, apenas, repito, apenas, politicamente!

Não devemos aceitar nenhum ultimato, nenhuma chantagem, de nenhuma Organização Internacional ou Países terceiros, tendo em conta, decisões soberanas!

A CEDEAO, a União Africana e a ONU, querem de facto, eleições presidenciais pacíficas, livres e transparentes na Guiné-Bissau?

Querem de facto a Paz para a Guiné-Bissau e para o Povo Guineense?

Querem de facto um novo rumo para a Guiné-Bissau depois da realização das eleições presidenciais?

Ou querem ser os principais protagonistas para a não realização das eleições presidenciais na data marcada, e promotores de um clima de tensão que pode ter consequências trágicas para o presente e o futuro da Guiné-Bissau?

Onde está o espírito da Mediação, da Tolerância, da Imparcialidade, do saber auscultar todas as partes desavindas e, a sugestão do Diálogo e da Paz, como continuação da Lição, de todas as lições anteriores...?

Porquê a Guiné-Bissau como "bode expiatório", e exemplo de imposições e humilhações, quando, independentemente das suas crises políticas, alicerçadas no seu sistema de organização política, o País não vive uma situação de instabilidade social grave/volátil, nem mesmo de guerra; de promoção e cumplicidade com o terrorismo; de ausência de autoridade do Estado, por via da subordinação das suas Forças de Defesa e Segurança, à Constituição da República e aos Órgãos de Soberania do Estado?

Porquê a Guiné-Bissau e não outros Países da nossa sub-região, com mais problemas do que a Guiné-Bissau?

Não Aceito e creio que Amilcar Cabral não aceitaria!

Positiva e construtivamente.

Didinho 06.11.2019

Neusa Carina Sanha escreveu - QUEM É O PAIGC?

QUEM É O PAIGC?

O paigc é:
Uma fonte de INSTABILIDADE PERMANENTE e irreversível que só muda de figura quando substitui uns protagonistas por outros bem piores o que explica os sucessivos retrocessos de 46 anos em que corruptos amadores foram alternando turnos com corruptos Doutorados;

Paigc é:
O orgulhoso construtor e cuidadoso voluntário do SISTEMA POLITICO Guineense, mãe da maldição politica do país, que como tenho vindo a alertar e muito bem, enquanto existir e persistir, o país #jamais_conhecerá_o_progresso ao contrario do que alguns guiões-políticos pretendem fazer crer.
Jamais... NUNCA!

Existe e existirá o system, então não há e nem haverá progress!
Sei, por lógica matemática, do que falo; por isso não admito que me falem de projetos pecuários em que leões famintos irão coabitar com gado-indefeso sem que me apresentem medidas (não apresentam porque nada têm de certeza) concretas como pensam vir proteger o gado. Aliás, se os leões são vocês 🤔🤔🤔 fica tudo explicado.

Paigc é:
Nino Vieira e o seu legado.
Disse Nino?
Só quis ilustrar uma historia que vai de 1974 até a dinastia de Kumba Yala.

Paigc é:
O Kumba Yala e o seu PRS.
Apresenta-los? Dispensam apresentação.

Paigc é:
O Madem G15 que provou o mel da impunidade e que ja não quer outra coisa na ementa da sua vida se não mel.

Paigc é:
Essa corrupção inteligente para uso, leitura e compreensão de Doutorados em Gestão e Contabilidade que se pratica via «resgate de bancos» em que vês mas não percebes porque os números são Romanos e os gráficos legendados em Hebreu.

Paigc é:
Esse provocador /manipulador que efectua um recenseamento eleitoral a figura do seu instinto manipulador, conferindo assim alguma legitimidade ao des-norte dum Presidente da Republica consumido por ressentimentos e rancores dum superior hierárquico sistematicamente ignorado e vexado por supostos subordinados.
Se bem que não podia ser doutra maneira, porque também são essa INDISCIPLINA!

Paigc é:
Essa força mediática Guineense que colocou (literalmente) nas nuvens a um semi-anarquista como o DSP, um desnorte democrático que ousou fechar o parlamento do seu país (reconheceram-lhe e aplaudiram-lhe o gesto), foi negociar para depois rubricar um acordo anticonstitucional num país estrangeiro (palmas porque o Jomav era o culpado como se o também (in)-constitucionalista PR lhe tivesse apontado uma pistola para obriga-lo), chefe-ia na sombra um governo com amizades suspeitas que desonra o Estado concedendo passaportes diplomáticos a figuras ligadas ao narcotráfico internacional e, para o cumulo dos cúmulos, passa um cheque branco a policia para travar como bem entender a manifestações pacificas dum povo pacifico.

Paigc é:
A razão da raiva (in)-contida, da impotência, da perplexidade da Neusa Carina Sanha que não se deixa enganar por retórica superficial carente de substancia patriótica sumida em desespero, mas que é, e continuará sendo implacavel na senda das denuncias!

Fonte: Dara Fonseca Ramos

Primeiro Passo de Passeata - Bairro de Hafia l recebe o nosso grande Canditado às leições presidenciais previstas no dia 24 de Novembro, José Mário Vaz Presidente di Paz.








Jomav Presidente di Paz recebido no Bairro de São Paulo Bissau


Entrada Bairro Militar




Bissau 06 de Novembro 2019.

JOMAV Presidente di PazFrancisco Jose Gomes Fernandes /Junior Gagigo

Guiné-Bissau: Jorge Santos diz que os guineenses devem resolver seus problemas dentro do quadro constitucional do país


Cidade da Praia, 05 Nov (Inforpress) – O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, considerou “difícil” a situação por que passa a Guiné-Bissau e exortou os guineenses a encontrarem as melhores vias e soluções para resolver os seus problemas dentro do quadro constitucional do país.

Jorge Santos, que falava aos jornalistas, esta tarde, depois de ser recebido pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, disse que se trata de um assunto interno que deve ser resolvido pelos guineenses e que não caberá a ele emitir qualquer opinião em relação a questão.

“Guiné-Bissau tem uma Constituição da República, que é o quadro legal para a resolução de qualquer problema, e nós somos defensores que têm de ser criadas todas as condições para as eleições presidenciais que se avizinhem”, sublinhou o presidente do Parlamento cabo-verdiano, que não quis adiantar qual dos governos reconhece como legítimo.

Para Jorge Santos, os guineenses têm que acatar com as directrizes da Constituição da Guiné-Bissau, que tem um Tribunal Constitucional, tribunais e um Parlamento e “é nesse quadro das instituições democráticas que essas questões têm que ser resolvidas não no quadro da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), nem de outras instâncias”.

“O que eu quero é a paz na Guiné-Bissau a concórdia e, acima de tudo, o respeito pela Constituição da República. Existem instrumentos instituições legais e que nós todos temos que respeitar, quer sejamos da CPLP, da CEDEAO ou das Nações Unidas, temos que analisar”, afirmou frisando que cabem aos guineenses, actores políticos encontrar a melhor via para resolução desta questão.

A Guiné-Bissau está mergulhada numa crise politica institucional, com o chefe de Estado, José Mário Vaz, a demitir o Governo de Aristides Gomes saído das eleições legislativas recentemente realizadas e a nomear um novo Governo, liderado por Faustino Imbali, dirigente do PRS.

Aristides Gomes e o seu Governo mantêm-se em funções e grande parte da comunidade internacional reconhece o seu Governo como “único e legitimo” na Guiné-Bissau, a quem pedem que organize as eleições presidenciais marcadas para 24 do corrente.

Em plena campanha eleitoral para as presidenciais, uma missão da Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) chegou a Guiné-Bissau para mediar a crise no país.

AV/CP

Inforpress/Fim

Estamos a Trabalhar - Ban..di..d..o tem medo de arrumar botas para fora de Bissau, porque ganha com ex-governo de Aristides Gomes, volta 30 milhões mensais! E, no calor de desespero bota boca no trombone ...

Mas afinal se o governo é ilegal porquê tem que demitir? Frustração ka Bali

Fonte: Estamos a Trabalhar




ÚLTIMA HORA: A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) acaba de exortar aos membros do Governo de Faustino Fudut Imbali, a apresentarem, num prazo de 48 horas, a sua demissão. Caso contrário, serão “severamente sancionados”, informa BLAISE Diplo, representante da CEDEAO em Bissau.





ÚLTIMA HORA: O Governo liderado por Aristides Gomes condena a convocação da reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional e diz que o facto confirma a tese de tentativa de Golpe de Estado denunciado, em tempo útil, pelo primeiro-ministro.


Última hora: Governo demissionário e subversivo, ataca povo de Guiné-Bissau, presidente da república e forças armadas num comunicado que acaba de ser divulgado! 

No comunicado o ex-governo contra-ataca decisão do CSD









Fonte: Braima Darame / Notícias ao minuto GB

AINDA SOBRE AS ESPECULAÇÕES NAS REDES SOCIAIS



Belmiro Pimentel

General esta em contacto com povo e os seus apoiantes

Le Général du peuple en contact ce matin avec son peuple
The General of the people in contact this morning with his people





Viva Democracia
Viva Povo Da Guiné Bissau
Fonte: Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo / Mutaro Djalo


Watch also...

La rentrée triomphale du Général Umaro Sissoco Embaló à Bissau ce matin

A REENTRADA TRIUNFAL DO GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ EM BISSAU ESTA MANHÃ




Chegada triunfal do General de povo, a luz do dia como prometeu!


Fonte: Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo

Sarathou Nabian - Presidencisis 2019 - Com o General UMARO SISSOCO EMBALO na Presidência.da Guiné-Bissau, as nossas crianças voltarão a sorrir❤


























Aristides Gomes - Caros compatriotas,

Esta manhã, tendo em conta as ameaças proferidas contra o Comissário Nacional da Polícia de Ordem e Comandante Geral da Guarda Nacional na reunião do Conselho Superior da Defesa Nacional no sentido de cumprirem os dois pertenços Decretos presidenciais do Candidato às eleições Dr. José Mário Vaz, onde este tenta demitir o governo Legítimo da Guiné-Bissau, demos instruções para aumentar o dispositivo de segurança em todas as instituições governamentais, sobretudo no Palácio do governo como medida de precaução.

Por isso, apelamos a população geral à calma e serenidade.



Viva a Guiné-Bissau
Viva o povo guineense

Fonte: Aristides Gomes 

Sarathou Nabian - ESTADO DA NAÇÃO

AFINAL NA KÉ KU NO NA FICA?!
Aristides Gomes faz rally no Palácio do Governo em clara desobediência ao Comunicado do CONSELHO SUPERIOR DA DEFESA NACIONAL




Fonte: Sarathou Nabian

O Democrata em Ação



O Democrata Osvaldo Osvaldo

Estamos a Trabalhar - No calor de desespero o Aristides Gomes ministro demitido (que recusou sair, com medo de ir para prisão e DSP perder eleição) convoca à revelia da decisão do conselho superior da segurança, um dito conselho de ministros extraordinário para atacar decisão tomada por comandante em chefe das forças armadas em unanimidade com chefe de Estado maior e dos ramos.

Aristides arisca comprar Guerra civil a qual, será primeiro vítima


Fonte: Estamos a Trabalhar

13:00 - Aristides Gomes preside, neste momento, no Palácio do Governo, Conselho de Ministros extraordinário convocado com caráter de urgência para avaliar a tensão política na Guiné-Bissau. Refira-se que o Conselho Superior de Defesa Nacional recomendou ao Presidente cessante, José Mário Vaz, que instrua "a força conjunta" para facilitar a entrada dos membros do Governo de Faustino Imbali nos departamentos governamentais, anunciou hoje a Presidência da República guineense.



Braima Darame

Representação da Embaixada dos Estados Unidos em Bissau



Representação da Embaixada dos Estados Unidos em Bissau

12:35 - Os membros do Governo liderado por Aristides Gomes estão reunidos, neste momento, no palácio do Governo em Bissau, para analisar a situação política. Aristides Gomes agendou para hoje uma conferência de imprensa.



Braima Darame

ÚLTIMA HORA: O primeiro-ministro, Aristides Gomes convoca os jornalistas para uma conferência de imprensa sobre os últimos desenvolvimentos da crise política na Guiné-Bissau. A conferência de imprensa decorrerá dentro de instantes no Palácio do Governo, sob fortes medidas de segurança.



Braima Darame

NÃO HÁ ENTRADAS NO PALÁCIO DO GOVERNO E NO MINISTÉRIO DO INTERIOR DA GUINÉ-BISSAU


Não vai ao Palácio do Governo, porque a policial ali instalada impede hoje a entrada nas instalações dos edifícios que albergam maior parte dos Ministério e Secretarias de Estado.

A polícia alega “segurança maior”.

Tudo está bloqueado sob alta tensão: Porque é eminente força oculta: "ordem de alta personalidade do país que pretende mudar o xadrez político da Guiné-Bissau."

No Ministério do Interior a situação é igual. A entrada é restrita.
Com isto, A função publica guineense que funcionava a meio gás, doravante fica completamente paralisada.

Atenção!... Todo o cuidado é pouco. porque " o sapateiro nunca anda de sapatos limpos"


notabanca

Presidente, embora esteja em fim de mandato, não deixa de exercer os poderes que tem. Não há nada na Constituição que proíba demitir um Governo pelo facto de estar em fim de mandato."

Por juiz angolano👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻 



ÚLTIMA HORA: Confira a decisão do Conselho Superior da Defesa Nacional, divulgada hoje pela presidência da República


Belmiro Pimentel - HORA K DJINTIS FALA DI KUMA, KI DROGA K PANHADU NA GUINÉ-BISSAU, PAIGC K LEBAL, DJINTIS KA TA FIA.

Fonte: Belmiro Pimentel

É HOMI NA FOTOGRAFIA K POLICIA NA BUSCA, BÔ SIBI NUNDÉ KI MORA BA NEL NA BISSAU?
BÔ SIBI NUNDÉ KI SEDE DI “GERAÇÃO POSITIVA”?
LÁ PROPI NHA ERMONS. 
CASA NUNDÉ K RAMON MORA BA NEL, LÁ KI SEDE DI “GERAÇÃO POSITIVA” DIA DI AHÓS. 
BÔ SIBI KIM KI DUNU DI KI CASA?
CASA I DI UM TAL DI “FRÉ”, TESTA DI FERRO DI TCHITCHI KU DSP. 
PJ DI GUINÉ... ABÓS SÓ BRINCADERA K BÔ STA NEL, KUMA BÔ STA NA INVESTIGA!
SINCERAMENTE.
EL KU MANDA D.E.A FALA BÔ STA TUDO KUMPRADO.

O Democrata Osvaldo Osvaldo - Guiné-Bissau: Cidadãos Guineenses, inocentes, inconscientes, renegados, desesperados, frustrados, e meramente equívocados, de mais a mais desvairados, já não há a visibilidade do Governo ladrão e narco-traficante!


O desinteresse pelo assunto já seria um descanso dos Cidadãos, atrás dos argumentos levianos sem decência, sem vocação e muito menos caráter. O PAIGC, está derrotado e morto, e o miserável se encontra no estado de DECOMPOSIÇÃO.

A vitória da conquista do nosso povo é a nova independência com brilhos e celinhos estampados nas caras da sociedade, conquistado pela Sua Excelência Mário Vaz, significa, trazer de volta a esperança, o futuro e o desejo dos irmãos inocentes como os seus futuros assassinados na guerra política Nacional pelo PAIGC!

Agora, a prosperidade chegou e o deserto acabou, a Guiné-Bissau ressuscitou na zona leste do país, um encontro histórico, um ato democrático, e singular como inesquecível é, para contar os nossos filhos amanhã quando Guiné-Bissau resgatou a sua soberania nacional de volta.

A nossa pátria amada querida, sofrida e miserável, Mário Váz é o único presidente da República Guineense que deixou o País repleto de acções carismáticas de dignificar e valorizar os homens e mulheres da nossa República com princípios de dignidade e integridade física da nossa soberania resgatada isso, chama-se a consquista estrondosa e, é meramente extraordinário.

Afirma o Democrata em ação.

Fonte: O Democrata Osvaldo Osvaldo