sábado, 14 de outubro de 2023

Exército terá encontrado cadáveres de reféns israelitas na Faixa de Gaza

© Ahmad Hasaballah/Getty Images

POR LUSA    14/10/23 

O exército israelita disse hoje ter encontrado na Faixa de Gaza cadáveres de reféns do seu país raptados por comandos do Hamas, durante o ataque de 07 de outubro em Israel.

"Realizámos alguns ataques na Faixa de Gaza para localizar reféns e sequestrados", disse o tenente-coronel Peter Lerner, porta-voz do exército israelita.

Durante estes ataques, foram encontrados "cadáveres de israelitas que tinham sido raptados", acrescentou o militar, num 'briefing' no Ministério dos Negócios Estrangeiros, sem adiantar mais detalhes.

O ataque do Hamas em 07 de outubro, no território israelita, provocou mais de 1.300 mortos, a maioria civis, incluindo crianças.

O exército israelita confirmou hoje que identificou "mais de 120 civis" mantidos como reféns em Gaza, onde o Hamas ameaça executá-los. Centenas de pessoas continuam desaparecidas e os corpos das que foram dadas como mortas ainda estão a ser identificados.

O exército israelita bombardeia há dias a Faixa de Gaza como retaliação, um pequeno e pobre território sitiado entre Israel e o Egito, e já matou mais de 2.200 palestinianos do lado palestino, a maioria deles civis, incluindo 724 crianças, segundo as autoridades locais.

Pelo menos cinco israelitas e quatro estrangeiros mantidos reféns pelo Hamas na Faixa de Gaza foram mortos durante os ataques israelitas nas últimas 24 horas, disse hoje o braço militar do movimento islâmico palestiniano.

Estas novas mortes elevam para 22 o número de reféns do Hamas mortos em ataques desde o início da guerra, há uma semana, segundo o Hamas.

O exército israelita atingiu "vários milhares" de alvos em Gaza, disse o tenente-coronel Peter Lerner.

Se o grupo islâmico que controla a Faixa de Gaza está, segundo ele, "em desordem", sem "nenhuma ideia da situação à superfície" desde que "escapou para os túneis", o porta-voz militar afirmou que a ofensiva contra este território não começaria no domingo, por razões humanitárias.

"Continuamos a dar tempo aos civis para deixarem locais que acreditamos que o Hamas está a utilizar para a sua infraestrutura terrorista", comentou.

O grupo islamita Hamas lançou há uma semana um ataque surpresa contra Israel com milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar.

Em resposta, Israel bombardeou a partir do ar várias infraestruturas do Hamas na Faixa de Gaza e impôs um cerco total ao território com corte de abastecimento de água, combustível e eletricidade.

Os ataques já provocaram milhares de mortos e feridos nos dois territórios.


AN Chumba Iniciativa De Destituição Do PR

 Portalangoline.com 14 de outubro, 2023 

O Plenário da Assembleia Nacional (AN) chumbou, este sábado, o processo de iniciativa de acusação e destituição do Presidente da República, João Lourenço, formalizado pelo Grupo Parlamentar da UNITA.

O Plenário votou pela não criação de uma Comissão Eventual sobre o Processo de Acusação e Destituição do Presidente da República”, subscrita por 90 deputados do Grupo Parlamentar da UNITA, que deveria elaborar um relatório parecer para dar sequência ao processo.

A Reunião Plenária Extraordinária da 2.ª Sessão Legislativa da V Legislatura da Assembleia Nacional obedeceu a alínea c) do artigo 42.°, conjugado com a alínea do artigo 44.°, ambos do Regimento da Assembleia Nacional.

A iniciativa da UNITA foi rejeitada com 123 votos contra (MPLA e PHA) e uma abstenção do PRS. A UNITA, proponente da iniciativa, não participou no processo de votação, por alegadas irregularidades processuais. A reunião Plenária extraordinária decorreu num ambiente de muita crispação.

A esse respeito, o primeiro secretário da Mesa da Assembleia Nacional, Manuel Lopes Dembo, lamentou a atitude dos deputados do Grupo Parlamentar da UNITA, pela inobservância da ética e decoro parlamentar. “Devemos pautar a nossa actuação por uma profunda vinculação à Constituição, ao regulamento e à ética parlamentar”, disse o deputado.

Conforme o parlamentar, os deputados do Grupo Parlamentar da UNITA têm deveres e obrigações e não apenas direitos “como procuram alegar, pelo que apela ao sentido de Estado e respeito pelas regras democráticas consagradas na Constituição.

À luz do artigo 284º do Regimento parlamentar, a iniciativa do processo de acusação e destituição do Presidente da República compete à Assembleia Nacional, sendo que a Proposta de iniciativa é apresentada por 1/3 dos deputados em efectividade de funções. Recebida a proposta de iniciativa do processo de acusação e destituição do Presidente da República, o plenário da Assembleia Nacional reúne-se de urgência e cria, por maioria absoluta dos deputados em efectividade de funções, uma Comissão Eventual, a fim de elaborar o relatório parecer sobre a matéria, no prazo que lhe for fixado.

A composição da Comissão Eventual, de acordo com o Regimento da Assembleia Nacional, deve atender às regras da representação proporcional. Concluído o Relatório Parecer sobre o processo de acusação e destituição do Presidente da República, a presidente da Assembleia Nacional convoca uma reunião Plenária Extraordinária, no prazo de 72 horas, para se pronunciar sobre o assunto. Discutido o Relatório Parecer, o Plenário aprova a resolução sobre a matéria por maioria de 2/3 dos deputados em efectividade de funções, devendo, por isso, ser enviada a respectiva comunicação ou petição de procedimento ao Tribunal Supremo ou Tribunal Constitucional, conforme o caso.

À luz do artigo 129º da Constituição, o Presidente da República só pode ser destituído por crimes de traição à Pátria e espionagem, por crimes de suborno, peculato e por incapacidade definitiva para continuar a exercer o cargo. João Lourenço cumpre o seu segundo mandato, legitimado pela vitória do seu partido (MPLA) nas eleições gerais de 2022, por maioria absoluta.

Fonte: Angop/AN

Gaza. ONU alerta para situação catastrófica e pede levantamento do cerco

© Abed Rahim Khatib/Anadolu via Getty Images

POR LUSA  14/10/23   

Segundo a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA), mais de dois milhões de pessoas na Faixa de Gaza estão a ficar sem água potável, uma vez que Israel impede a entrada de ajuda humanitária no enclave.

"Tornou-se uma questão de vida ou de morte. É imperativo: O combustível tem de ser entregue agora em Gaza para que haja água disponível para dois milhões de pessoas", afirmou o Comissário Geral da UNRWA, Philippe Lazzarini, num comunicado.

E acrescentou: "O combustível é a única forma de as pessoas terem água potável. Caso contrário, as pessoas começarão a morrer de desidratação grave, incluindo crianças pequenas, idosos e mulheres. A água é atualmente a última tábua de salvação que resta. Apelo a que o cerco à assistência humanitária seja levantado agora", disse o representante da UNRWA.

Por seu lado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje que o material médico necessário para satisfazer as necessidades de 300.000 pessoas na Faixa de Gaza foi transportado para um aeroporto egípcio perto do enclave palestiniano, enquanto se aguarda o acesso humanitário.

Segundo a OMS, o material poderá ser entregue logo que seja estabelecido o acesso humanitário através do posto fronteiriço de Rafah com o Egito, no sul da Faixa de Gaza.

Um avião transportando 78 m3 de equipamento do centro logístico da agência da ONU no Dubai aterrou no aeroporto de El-Arich, no Egito, informou a OMS em comunicado.

"A cada hora que passa com o equipamento estacionado no lado egípcio da fronteira, raparigas e rapazes, mulheres e homens, especialmente os vulneráveis e deficientes, continuarão a morrer, enquanto o equipamento que os pode salvar está a menos de 20 km de distância", continuou a OMS.

Este equipamento cobre "as necessidades de 300.000 pessoas", incluindo mulheres grávidas. Inclui equipamento para tratar 1.200 feridos e 1.500 pessoas que sofrem de problemas cardíacos, hipertensão, diabetes e problemas respiratórios.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) alertou que centenas de milhares de crianças em Gaza se encontram numa situação "catastrófica" após uma semana de contra-ataques israelitas ao enclave palestiniano, em resposta à ofensiva lançada pelo Hamas no passado sábado.

"As crianças e as famílias de Gaza ficaram praticamente sem alimentos, água, eletricidade, medicamentos e acesso seguro aos hospitais, após dias de hostilidades e cortes em todas as vias de abastecimento", denuncia a UNICEF.

Para a diretora-geral da UNICEF, Catherine Russell, "a situação é catastrófica, com bombardeamentos incessantes e um aumento maciço da deslocação de crianças e famílias". Russell apela a "um cessar-fogo imediato e ao acesso humanitário como prioridades máximas para permitir que as crianças e as famílias de Gaza recebam a tão necessária ajuda".

A UNICEF estima que mais de 423.000 pessoas já fugiram das suas casas em Gaza para procurar refúgio em escolas ou hospitais e algumas instalações educativas foram danificadas pelos ataques.

O grupo islamita Hamas lançou no sábado passado um ataque surpresa contra Israel, com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar.

Em resposta, Israel bombardeou a partir do ar várias infraestruturas do Hamas na Faixa de Gaza e impôs um cerco total ao território com corte de abastecimento de água, combustível e eletricidade.



Leia Também: Líder supremo iraniano apela ao mundo muçulmano para apoiar Palestina

Israel anuncia morte do comandante da força do Hamas que entrou no sul

© JACK GUEZ/AFP via Getty Images

POR LUSA    14/10/23 

Israel anunciou hoje a morte de Ali Qadi, comandante da força de elite do Hamas, conhecida como "Nukhba", considerado o principal líder do ataque terrestre de há uma semana no sul do país e que desencadeou o atual conflito.

Num comunicado, e com base em informações fornecidas pelos serviços secretos de Israel (o Shin Beth), o exército israelita adiantou que Qadi, um dos principais comandantes do movimento islamita que governa a Faixa de Gaza desde 2007, foi abatido na sequência de um bombardeamento perpetrado por um 'drone' (aparelho voador não tripulado).

Segundo o exército israelita, o comandante da unidade "Nukhba" ("elite" em árabe) do Hamas, movimento considerado terrorista pela União Europeia (UE) e pelos Estados Unidos, já tinha sido preso em 2005 após o rapto e assassínio de civis israelitas e foi libertado como parte de uma troca de prisioneiros em 2011.

Um porta-voz do exército israelita lembrou que Qadi foi libertado pelas autoridades israelitas no âmbito da troca de detidos após a libertação do soldado franco-israelita Gilad Shalit, raptado em 25 de junho de 2006 pelo Hamas e libertado em 18 de outubro de 2011, após cinco anos e meio de cativeiro na Faixa de Gaza.

Uma fonte do Hamas, contactada pela agência noticiosa France-Presse (AFP), escusou-se a comentar a alegada morte do comandante apresentado como "Ali al-Qadi", e não deu qualquer informação sobre o seu destino. No entanto, o Hamas confirmou tratar-se de um comandante da unidade "Nukhba".

Segundo esta fonte, Qadi, de 37 anos, era natural de Ramallah, na Cisjordânia, e tinha sido expulso para Gaza.

O sangrento ataque perpetrado pelo movimento islamita Hamas no sábado passado provocou a morte de mais de 1.300 israelitas, na sua grande maioria civis, incluindo mulheres, crianças e idosos, e 3.200 feridos, além de 120 civis feitos reféns na Faixa de Gaza, segundo as autoridades israelitas.

Do lado palestiniano, segundo os dados mais recentes apresentados hoje pelo Ministério da Saúde local, o número de mortos nos bombardeamentos israelitas na Faixa de Gaza subiu de 1.900 para 2.215, incluindo 724 crianças.

Nas últimas horas, Israel anunciou também a morte, sexta-feira à noite, num ataque na Faixa de Gaza, do chefe das operações aéreas do movimento islamita, Murad Abu Murad, também considerado um dos organizadores do ataque de sábado passado contra Israel.

"Murad Abu Murad, o chefe das operações aéreas na cidade de Gaza, que esteve fortemente envolvido e liderou os terroristas no ataque assassino de sábado [07 de outubro], foi morto durante o ataque", declarou o exército israelita, numa mensagem acompanhada por um vídeo que mostrava um edifício a ser destruído por um míssil.


Leia Também: Número de mortos em Gaza sobe para 2.215

Visita a Bafata do Presidente da Republica

Trabalhadores da RTP iniciam uma greve de sete dias

Por cnnportugal.iol.pt,  14/10/23

Paralisação já retirou do ar vários programas da grelha informativa da estação

Os trabalhadores da RTP cumprem este sábado o primeiro de sete dias de greve em protesto contra a falta de progressão nas carreiras e de aumentos, anunciou o sindicato Sinttav, na quinta-feira.

Assim, de acordo com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisuais (Sinttav), "na sequência de uma greve ao trabalho suplementar na RTP que já retirou do ar vários programas da grelha informativa da estação" a entidade enviou "à administração da empresa, um pré-aviso de greve com a duração de sete dias, iniciando-se às 00:00 horas de dia 14 [hoje] e terminando às 23:59 de dia 20 de outubro", lê-se na mesma nota.

O Sinttav explicou que "esta greve surge após a decisão do Conselho de Administração da RTP, em fazer apenas 53 reenquadramentos profissionais (progressões de carreira) num universo de 1.800 trabalhadores, não proceder a qualquer aumento intercalar para combater a inflação, contrariando as indicações do próprio Governo, e recusar sequer negociar estas matérias com os sindicatos".

Segundo a estrutura sindical, os trabalhadores estão "fartos de uma situação aberrante, que consiste no facto de uma empresa pública como a RTP, não ter sequer um procedimento de avaliação de desempenho e de promoções", indicando ainda que, no canal público, "abunda repetidamente o recurso à precariedade laboral e à falta de transparência na gestão de recursos humanos".

A paralisação, prevê, tem "o potencial de afetar fortemente o serviço público de media", contando ainda com a adesão de outro sindicato.

Segundo o Sinttav, a greve "prosseguirá até que o Conselho de Administração se sente à mesa, disponível para negociar as matérias prioritárias para os trabalhadores da RTP, com espírito de diálogo construtivo e sem a habitual postura de adiar problemas e decisões para ganhar tempo".

O sindicato referiu que "esta, aliás, tem sido sistematicamente a estratégia de todas as administrações durante as últimas duas décadas e teve como resultado final a perda de 85% do valor da tabela salarial dos trabalhadores da empresa".

A greve ao trabalho suplementar convocada pelo Sinttav teve início a 05 de outubro, por tempo indeterminado.

ISRAEL/PALESTINA: Hamas demonstra poder de fogo contra cidade deserta de Sderot

© THOMAS COEX/AFP via Getty Images

POR LUSA   14/10/23 

 A cidade israelita de Sderot, junto à fronteira com a Faixa de Gaza, regista hoje uma presença mais visível das forças de segurança de Israel, sobretudo na periferia, enquanto o movimento islamita Hamas continua a disparar foguetes.

Ao contrário dos últimos dias, é mais visível a presença de militares e de unidades especiais de polícia, que não condicionam o pouco trânsito automóvel, mas intensificaram as operações de controlo.

No dia em que se assinala uma semana do ataque de grande envergadura do Hamas, o movimento que controla Gaza demonstrou nas últimas horas que ainda tem poder de fogo, disparando foguetes contra Sderot, a leste do enclave.

Nos últimos minutos era visível no céu o disparo de projéteis a partir de Gaza para o norte, onde se situa a cidade de Ashkelon, junto à costa.

Os foguetes são geralmente neutralizados pelo escudo de defesa Israelita, mas devido à proximidade de Gaza as pessoas têm de encontrar abrigo em apenas 15 segundos, devido à queda de estilhaços.

Hoje de manhã, depois das 09:30 (07:30 em Lisboa) uma forte barragem foi disparada de Gaza para a periferia de Sderot, mas não se verificaram vítimas apesar de um dos projéteis ter atingido uma zona perto de casas.


Leia Também: Mais de 1.300 edifícios foram completamente destruídos na Faixa de Gaza, anunciou hoje a ONU, após uma semana de intensos bombardeamentos pelas forças israelitas.

Dirigente do PRS: “PRESIDENTE FERNANDO DIAS LEVA O PRS A QUEDA LIVRE E VIOLA CONSTANTEMENTE OS ESTATUTOS”

Por: Assana Sambú e Filomeno Sambú  JORNAL ODEMOCRATA  13/10/2023  

O Coordenador do Movimento Político Herdeiros de Koumba Yalá e dirigente do Partido da Renovação Social (PRS), Roberto Metcha, criticou a liderança de Fernando Dias da Costa à frente dos renovadores, que diz que estar a conduzir o partido para a queda livre, violando constantemente os estatutos, sobretudo com nomeações nas estruturas de massas, sem, no entanto, ter o poder estatutariamente para fazê-lo.

 “O presidente Fernando Dias tem afirmado que o partido tem a sua agenda própria, mas na verdade essa agenda foi transformada agora numa agenda pessoal do presidente interino do partido, de alguns vice-presidentes e seus apoiantes. Hoje não se verifica uma coesão interna no presídio do partido, porque os restantes elementos compreenderam que o partido está a ser dirigido por duas pessoas, Fernando Dias, e o vice-presidente, Mário Siano Fambe. O partido está numa queda livre e constata-se todos os dias a violação dos estatutos com nomeações de presidentes de conselhos regionais e das estruturas de massas”, disse, afirmando que os presidentes do conselho regional são eleitos nos congressos regionais, bem como os presidentes das organizações de massas são eleitos nas suas assembleias. 

“QUEREMOS RESGATAR O PARTIDO DA QUEDA LIVRE E PARA ISSO EXIGIMOS A REALIZAÇÃO DO CONGRESSO”

Roberto Metcha é membro da Comissão Política e do Conselho Nacional do PRS, que agora coordena o Movimento Político Herdeiros de Koumba Yalá, que reivindica a convocação do congresso extraordinário para eleger a nova liderança dos renovadores.

O político fez essas críticas a liderança de Fernando Dias da Costa à frente do Partido de Milho e Arroz, numa entrevista exclusiva ao semanário O Democrata (12.10.2023) para falar da situação interna do partido e as razões das reivindicações do movimento e do falhanço da iniciativa do diálogo que a direção encetou com os responsáveis do movimento no sentido de ultrapassar as divergências.

 Questionado se a sua revolta contra a direção do partido tem a ver com a sua não nomeação enquanto dirigente dos renovadores, respondeu que na verdade, presume-se que o presidente interino do partido está a particularizar a sua situação, dado que no passado tinham um diferendo no período em que faziam parte das estruturas juvenis.

 “Falei diretamente com o presidente do partido que não pode usar o seu privilégio hoje para me sacrificar por causa da divergência que tivemos no passado, quando estávamos todos nas estruturas juvenis.  Disse-lhe que não vou pegar nisso até agora para me sacrificar e tirar os meus direitos”, disse, afirmando que o grupo ligado à direção tem reclamado que não se pode criar gado para depois passá-lo ao lobo.

 O político assegurou que o movimento que coordena tem o único propósito de resgatar o partido da situação de queda livre para qual está a ser conduzido pela direção de Fernando Dias da Costa, razão pela qual exigiu a realização de um Congresso Extraordinário para eleger a nova liderança. Acrescentou que “hoje regista-se um descontentamento generalizado no partido a nível do presídio”.

Solicitado a pronunciar-se sobre a iniciativa de negociação encetada pela direção do partido com o movimento e que obrigou o adiamento da conferência de imprensa na semana passada, explicou que recebeu um telefonema um dia antes daquela conferência de imprensa do vice-presidente do partido, Mário Siano Fambe, que lhe pediu para cancelar a conferência de imprensa e que quando regressasse ao país iria reunir os dirigentes e encontrar uma saída à situação que opõe o grupo à direção do partido.

 “Cancelamos a conferência de imprensa na segunda-feira e logo na terça-feira, estou a referir-me a semana passada. Mário Fambé voltou ao país, vindo de Lisboa. Fambé dirigiu a cerimónia de investidura de novos responsáveis das estruturas do partido e nessa cerimónia limitou-se apenas a injuriar-nos, afirmando que havia pessoas por trás da nossa iniciativa. Felizmente, na primeira reunião que tivemos para encontrar uma saída, dissemos-lhe que o seu comportamento não era uma postura de um dirigente que queira uma reconciliação. Disse-nos ainda que não deveríamos dar ouvidos às pessoas de fora para criar crise no partido. Respondi-lhe que somos pessoas idôneas e que ninguém pode influenciar-nos”, notou.

PARTIDO VIVE UM AMBIENTE DE UM ESTADO POLICIAL COM JOVENS RECRUTADOS PARA GRAVAR PESSOAS

Roberto Metcha disse que o grupo está a exigir da direção, a convocação urgente de um congresso extraordinário, porque o partido está a marchar fora da legalidade, sobretudo do presidente interino, Fernando Dias, que acusou de não estar a promover um diálogo para debater questões internas do partido, para encontrar saídas plausíveis para o bem dos renovadores.

O dirigente do PRS acusou ainda Fernando Dias de ter feito mexidas fora do quadro legal e das regras estatutárias do partido, incluído as últimas nomeações nas estruturas da juventude e da organização das mulheres, porque “no caso do PRS, não se faz nomeações, mas sim congresso para legitimar as estruturas do partido e eleger os seus representantes”.

“Temos o congresso nacional, regional e outros congressos”, insistiu e defendeu que o partido deveria definir a sua agenda e não ser arrastado por Fernando Dias e chegar à vice-presidência da ANP e colocar nas pastas ministeriais e secretarias de Estado todos aqueles que seguem as suas orientações, aliás, “o grupo que criou é que foi negociar em nome do partido”.

Admitiu que a assinatura do acordo de incidência parlamentar e estabilidade governativa foi decidido pelas estruturas do partido, mas afirmou que foi todo um plano estratégico de Fernando Dias que conseguiu arrastar todos os dirigentes por engano e “prova disso hoje temos várias violações desse acordo”.

“O partido não deu nenhuma indicação. A comissão criada não teve o aval dos órgãos, foi a ideia de Dias em nome de uma comissão preliminar que assumiria os trabalhos pontuais antes que as estruturas mandatassem a direção a criar uma comissão negocial, com poderes legais de decidir em nome do partido. A comissão não trouxe nada que fosse a substância da negociação e as pessoas que faziam parte da comissão que criou são as mesmas que foram nomeadas depois nas pastas ministeriais que o PRS assumiu no governo da coligação PAI Terra-Ranka”, denunciou.

Admitiu que foi um erro assumir o acordo naqueles moldes e pediu desculpas aos dirigentes e militantes do Partido da Renovação Social e disse que as figuras do partido que assumiram pastas neste executivo de Geraldo João Martins não passaram pela aprovação das estruturas do partido.

“A Comissão Política Nacional reuniu apenas uma vez para analisar a entrada do partido no governo e assinar o acordo, não atribuiu poderes ao Fernando Dias para decidir tudo que decidiu depois”, disse, anunciando que está em curso um plano de subscrição dos membros do Conselho Nacional para a convocação da Comissão Política para realizar um congresso e legitimar o partido.

Interrogado se estaria disponível para apresentar-se a liderança do partido no congresso antecipado, disse que se for entendimento dos militantes e tiver apoio das bases apresentar-se-á ao congresso, porque “conheço o partido e sou um dos seguidores dos ideais de Kumba Yalá, que aposta no diálogo”.

Nos últimos tempos, o grupo tem sido criticado e acusado pela direção do partido de estar ao serviço de um grupo de pessoas que quer perturbar o funcionamento do partido.

Questionado ainda sobre esse assunto, Roberto Metcha disse que na vida o importante são as ações que um homem faz, não aquilo que as pessoas dizem de si ou críticas de terceiros.

“Estamos em democracia e cada um é livre de emitir a sua opinião e ter o seu ponto de vista em relação a um determinado assunto que esteja em jogo. O PRS é um partido que garante a estabilidade no país e é normal que as pessoas estejam preocupadas quando ocorre uma situação desta natureza. O grupo nunca se posicionou fora do partido”, afirmou.

Roberto Metcha disse que o partido está a viver num ambiente de um estado policial e jovens estão a perseguir e a gravar dirigentes que têm opiniões contrárias da direção para denegrir a imagem de alguns dirigentes nas redes sociais.

Considerou essa atitude “grave”, porque pode minar os esforços de diálogo e a imagem do próprio partido e acusou a direção do PRS de estar a fazer uma “limpeza compulsiva” nos diferentes ministérios, tendo apelado aos jovens a absterem-se desse comportamento, porque “um partido não pode funcionar com polícias lá dentro. Na democracia, o diálogo deve ser um instrumento de resolução dos problemas ou diferenças, não policias”.          

Hoje, 13.10.2023, decorreu na região de Farim, a cerimónia de Lançamento da primeira pedra da obra de construção de Estrada fronteiriça entre Farim (Guiné-Bissau) e Dungal (Senegal).

Com Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo MOPHU/13.10.2023 (sexta-feira) 

Descrição: 

O projecto promovido pelos Governos da Guiné-Bissau  é do Senegal, denominado: projecto de Melhoramento dos corredores rodoviários Bissau Dakar 

(fase 1): construção de Estrada Farim- Tanaff-Sandinieri

Contrapartida Nacional: isenção das taxas e dos impostos gerados através da execução do projecto. 

Financiador: BID- 15 800 000 USD (empréstimo).

16km de Estrada.

Lançamento da primeira pedra da obra de construção de Estrada fronteiriça entre Farim (Guiné-Bissau) e Dungal (Senegal)....01 Video by: Tuti Vitoria Iyere CANAL FALADEPAPAGAIO

Lançamento da primeira pedra da obra de construção de Estrada fronteiriça entre Farim (Guiné-Bissau) e Dungal (Senegal)...02 Video by: Tuti Vitoria Iyere CANAL FALADEPAPAGAIO

Lançamento da primeira pedra da obra de construção de Estrada fronteiriça entre Farim (Guiné-Bissau) e Dungal (Senegal)...03 Video by: Tuti Vitoria Iyere CANAL FALADEPAPAGAIO

Lançamento da primeira pedra da obra de construção de Estrada fronteiriça entre Farim (Guiné-Bissau) e Dungal (Senegal)...04 Video by: Tuti Vitoria Iyere CANAL FALADEPAPAGAIO

Lançamento da primeira pedra da obra de construção de Estrada fronteiriça entre Farim (Guiné-Bissau) e Dungal (Senegal)...05 Video by: Tuti Vitoria Iyere CANAL FALADEPAPAGAIO

Lançamento da primeira pedra da obra de construção de Estrada fronteiriça entre Farim (Guiné-Bissau) e Dungal (Senegal)...06 Video by: Tuti Vitoria Iyere CANAL FALADEPAPAGAIO

Lançamento da primeira pedra da obra de construção de Estrada fronteiriça entre Farim (Guiné-Bissau) e Dungal (Senegal)...07 Video by: Tuti Vitoria Iyere CANAL FALADEPAPAGAIO

Lançamento da primeira pedra da obra de construção de Estrada fronteiriça entre Farim (Guiné-Bissau) e Dungal (Senegal)...08 Video by: Tuti Vitoria Iyere CANAL FALADEPAPAGAIO

Lançamento da primeira pedra da obra de construção de Estrada fronteiriça entre Farim (Guiné-Bissau) e Dungal (Senegal)...08 Video by: Tuti Vitoria Iyere☝


Foto/vídeo by: Tuti Vitoria Iyere