sábado, 20 de abril de 2019

«MADEM-G15» COMUNICADO À IMPRENSA

O Movimento para Alternância Democrática, MADEM-G15, reuniu a sua Comissão Permanente alargada ao Secretariado Nacional e aos seus Deputados, com carácter de urgência sob a presidência do seu Coordenador Nacional, Camarada BRAIMA CAMARA, para analisar a primeira sessão parlamentar, do dia 18 de Abril de 2019, da décima legislatura.

Considerando as irregularidades e vícios verificados durante o processo da constituição da Mesa da Assembleia Nacional Popular, nomeadamente:

1- A forma de designação da comissão de candidaturas;

2- A não apresentação das candidaturas e da aceitação destas pelos deputados candidatos perante o plenário, em flagrante violação do preceituado no artigo décimo primeiro do Regimento da Assembleia Nacional Popular;

3- A alteração da forma de votação, violando assim, os artigos vigésimo sétimo conjugado com o nonagésimo primeiro, ambos do Regimento da Assembleia Nacional Popular, relativo ao voto secreto que não foi observado;

4- A introdução de urnas separadas para a votação do primeiro e segundo vice-presidentes contrariamente aquilo que tem sido pratica nas legislaturas anteriores;

5- A retirada de votos válidos na urna destinada ao candidato ao lugar de segundo vice-presidente, que a comissão de candidaturas não foi capaz de justificar;

6- A usurpação das competências pela comissão de candidaturas ao presidir a sessão do Plenário;

7- A produção e utilização de boletins de voto com total desconhecimento dos deputados e fora do âmbito da Assembleia Nacional Popular.

Não obstante todas as irregularidades constatadas, movidos de boa fé e de espírito de salvaguarda dos superiores interesses do País, para a viabilização da décima legislatura da Assembleia Nacional Popular e da governação, os Deputados do Movimento para Alternância Democrática, seguindo as orientações superiores do MADEM-G15, apoiaram e votaram os candidatos apresentados pelo PAIGC, aos lugares de Presidente e primeiro Vice-Presidente da ANP, tendo sido determinante na sua eleição.

O PAIGC, ao contrário, adotou uma atitude antipatriótica, antidemocrática e antirregimental ao votar contra a candidatura apresentada pelo MADEM-G15, ao lugar de segundo vice-presidente da ANP nos termos do numero dois do artigo vigésimo sétimo do Regimento.

Atendendo a estes factos, a Comissão Permanente do MADEM-G15 alargada ao Secretariado Nacional e a seus Deputados, apos uma uma profunda análise das vicissitudes acima elencadas, deliberou:

· Manifestar a sua indignação pela forma como os Deputados do PAIGC sob a orientação da direção deste partido, inviabilizou a constituição da Mesa da Assembleia Nacional Popular, agindo contra o preceituado no Regimento da ANP;

· Responsabilizar o PAIGC pelas consequências que resultaram na suspensão da sessão;

· Ponderar avançar com a impugnação do ato da constituição da mesa da ANP, nos termos em que os seus Deputados manifestaram durante a sessão;

· Reafirmar a sua determinação em viabilizar todos os pacotes legislativos para o bem da Guiné-Bissau à semelhança do que demostrou na viabilização da eleição para os lugares de presidente e primeiro vice-presidente da ANP propostos pelo PAIGC;

· Congratular-se com atitude patriótica dos deputados eleitos do MADEM-G15 ao longo da sessão parlamentar;

· Manter a candidatura do deputado, CAMARADA BRAIMA CAMARA, Coordenador Nacional, ao lugar de segundo Vice-Presidente da Assembleia Nacional Popular nos termos da deliberação da quinta sessão da Comissão Permanente alargada ao Secretariado Nacional ao abrigo do número dois do artigo vigésimo sétimo;

· Apoiar a proposta de candidatura apresentada pelo Partido da Renovação Social (PRS), ao lugar do primeiro Secretário da ANP, conforme previsto no número dois do artigo vigésimo sétimo;

· Chamar atenção da opinião pública nacional e internacional, sobre as manobras do PAIGC, visando provocar, mais uma vez, uma crise político institucional no hemiciclo Guineense.

· Agradecer ao Partido da Renovação Social pela solidariedade com que acompanhou o MADEM-G15 no processo de votação, aliás tal como tem sido ao longo deste processo;

· Apelar a serenidade e a calma aos militantes do Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15, e ao povo Guineense no sentido de preservação da Paz social;

· Condenar com veemência a presença das forças policias e militares no interior no hemiciclo o que contraria todas as normas previstas na lei.

Feito em Bissau, aos 20 de Abril 2019

Fonte: conosaba

MADEM-G15 - CONFERÊNCIA DE IMPRENSA - Sobre a 1° Sessäo da X Legislatura na ANP



O cargo de Segundo Vice-Presidente da ANP é atribuído por lei ao segundo partido mais votado, que pode e deve indicar quem entender que deva ocupá-lo.

Por : Dr Carlos Vamain

Os restantes, por bom senso e, pelo respeito dos princípios democráticos, devem sufragá-lo tão-só, numa perspectiva da estabilização do país. Foi este o sentido do voto do eleitorado. Deixemos de lado caprichos. Pode o nome dele ser chumbado mil vezes, mas quem indica o nome para esse posto é o segundo partido mais votado.

A persistir p impasse, pode-se simplesmente ficar esta legislatura sem segundo Vice-Presidente. Pois não cabe a nenhum partido impor a sua opção ou estratégia a outro. Tenho dito. E não admito insultos de quem que que seja.

Na democracia devemos saber respeitar e discutir problemas do nosso país com urbanidade. E se o PAIGC estivesse nesta situação, qual seria o nosso comportamento: respeito pela lei e pelos princípios democráticos.

Madem-G15/Sector Autónomo Bissau

Secretário-geral da JAAC participa no Quinto Fórum Internacional Económico na Russia


Dionisio Pereira falou hoje sobre a diplomacia econômica digital como um instrumento para combater o isolamento criado artificialmente e as decisões injustas tomadas por certos grupos de pessoas que prejudicam a economia de mais de um país. 
No painel, Pereira realça que a economia “digital” e de dados facilita a defensa contra barreiras artificiais ao longo do tempo.

O Quinto Fórum Econômico Internacional de Yalta decorre com o apoio da Administração do Presidente da Federação Russa, de 17 a 20 de abril de 2019.

O tema principal do Fórum é “Realidade do Novo Mundo ». Desde o primeiro ano do Fórum, tornou-se uma plataforma para um diálogo significativo entre representantes de empresas e círculos políticos, cujos nomes e realizações fazem parte da elite empresarial global e definem as tendências econômicas.

O Fórum junta mais de 3000 participantes de 100 países, a fim de projetar o futuro da economia mundial e expandir a cooperação internacional através de um diálogo aberto com os países da Europa, Ásia e Pacífico, África, Oriente Médio, América latina. 
O presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, é convidado a participar do V Fórum Econômico Internacional.

O Programa do Fórum inclui mais de 60 eventos de negócios e discussões sobre as questões mais prementes do nosso tempo - desde a digitalização da economia mundial até o desenvolvimento da atratividade de investimentos das regiões, a formação da estratégia de desenvolvimento socioeconômico do estado e governação eletrónica.




#Yalta #transformação digital de negócios

Aliu Cande

Cancro do pulmão: Os seis sinais de alarme que jamais pode ignorar

É fumador? Esteja atento a estes sintomas - pela sua vida.
  

Tosse persistente ou a fraqueza muscular, podem passar despercebidos por serem considerados normais, mas poderá tal poderá ser indicador de que algo mais sinistro se passa com a sua saúde.

O cancro do pulmão é um dos que mais causa mortes em todo o mundo. E infeliz e surpreendentemente não se manifesta apenas em fumadores.

Os não fumadores podem desenvolver este tipo de tumor devido à poluição atmosférica, serem fumadores passivos, ou devido à exposição a químicos como o amianto.

A dor no peito é um dos principais sintomas, mas não devemos ignorar os demais sinais e cancro do pulmão.

Eis os sinais de alarme a que deve estar atento:

1. Tosse persistente

Costuma ser uma tosse seca que às vezes vem acompanhada de sangue. Em algumas ocasiões apresenta um muco espesso de cor avermelhada.

Se a tosse durar mais de um mês e gerar rouquidão ou voz profunda, recomenda-se que consulte um médico.

2. Infeções crónicas

Sofre constantemente de bronquite? Neste caso, peça ao seu médico que realize um check up completo.

Algo que deverá de imediato fazer soar o alarme são as dores no peito. Estas não são comuns em nenhum caso.

3. Perda de peso

Caso tenha perdido peso sem fazer mudanças na dieta e nem ter incorporado uma rotina de exercícios, deverá perceber através da realização de exames médicos se algo mais se passa.

4. Dor nos ossos

Trata-se de um sintoma de cancro do pulmão que costuma surgir quando este já se disseminou para outras partes do corpo. No geral, as costas e as ancas são as áreas mais afetadas.

5. Inflamação no pescoço e no rosto

Ocorre quando o tumor pressiona a veia cava, aquela que transporta o sangue desde a cabeça e os braços até ao coração.

A inflamação ocorre por que o fluxo de sangue é mais lento do que o devido.

6. Fraqueza muscular

É um sinal de cancro do pulmão que afeta a zona do abdómen e ancas, braços, ombros e pernas. Além disso, é comum sentir fraqueza e falta de força, fazendo com que as atividades simples do dia a dia se tornem difíceis de realizar.

NAOM