domingo, 4 de fevereiro de 2024

Resoluções Finais!


 Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

DISCURSO DO COORDENADOR NACIONAL DE MADEM-G15 BRAIMA CAMARÁ DURANTE A REALIZAÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DO MADEM G-15...

Discurso do Ex-Presidente da República da Guiné-Bissau e Presidente de honra do Madem-G15, José Mário Vaz durante a realização do Conselho Nacional.

 


UE fala em incerteza no Senegal e pede eleições credíveis e rápidas

© Lusa 

POR LUSA    04/02/24 

A União Europeia (UE) defendeu hoje que o adiamento indefinido das eleições no Senegal abre um "período de incerteza" e pediu que as presidenciais se realizem, o "mais rapidamente possível", de forma transparente e credível.

"O anúncio pelas autoridades senegalesas de um adiamento indefinido das eleições presidenciais, marcadas para 25 de fevereiro, abre um período de incerteza no Senegal", defendeu, em comunicado, a UE.

O Presidente do Senegal, Macky Sall, anunciou, no sábado, a revogação do decreto que convoca as eleições presidenciais, marcadas para 25 de fevereiro, a poucas horas do início da campanha eleitoral.

Na sequência desta revogação, o processo eleitoral foi adiado por tempo indeterminado, face à polémica levantada em torno da lista final de candidatos.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) já pediu a promoção do diálogo para garantir eleições inclusivas no Senegal.

"A União Europeia apoia a posição expressa pela CEDEAO e apela a todas as partes interessadas para que trabalhem, num clima pacífico, para realizar eleições transparentes, inclusivas e credíveis, o mais rapidamente possível e com respeito pelo Estado de direito, a fim de preservar a longa tradição de estabilidade e democracia no Senegal", referiu a UE.

A suspensão eleitoral é motivada por um "conflito aberto no contexto de um alegado caso de corrupção de juízes", referiu Sall, numa declaração televisiva.

O Presidente do Senegal disse ainda que a Assembleia Nacional avançou com uma investigação sobre o processo de seleção de candidatos.

Em causa poderá estar também a candidatura de Rose Wardini do partido Novo Senegal, que poderá ter nacionalidade francesa e senegalesa, o que irá contra as regras do país.

Esta é a primeira vez desde 1963 que uma eleição presidencial por sufrágio universal direto é adiada no Senegal, país vizinho da Guiné-Bissau.



Leia Também: França quer eleições no Senegal "o mais rápido possível"

REUNIÃO DA COMISSÃO POLÍTICA E DO CONSELHO NACIONAL DO MADEM G-15



Em atualização...

"Não podemos permitir que a ditadura seja implantada na Guine-Bissau, a democracia esta ser posta em causa na Guiné-Bissau mas a comunidade internacional está em silêncio mas vamos fazer uma frente única para salvação da democracia da Guiné-Bissau. Disse o líder do PRS Fernando Dias

 

 Radio Voz Do Povo

ALIANÇA KOUMBA LANTA: COMUNICADO DE IMPRENSA

Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15 : COMUNICADO DE IMPRENSA


Coordenador Nacional do MADEM-G15, camarada Braima Camará, recebeu hoje (4), na sua residência, os militantes do partido detidos ontem no aeroporto.

Faleceu o jornalista Seco Balde Vieira

 
Jornal no pintcha   4 Fevereiro 2024 

A Comunicação Social guineense está de luto. Faleceu esta madrugada o jornalista Seco Baldé Vieira, dos quadros do Jornal Nô Pintcha, vítima de doença.

A morte desse profissional apanhou toda a classe de surpresa, pois o jornalista esteve no seu local de serviço, na quinta-feira, dia 1 de fevereiro corrente, antes de se internar no hospital Simão Mendes na última sexta-feira.

Neste momento de dor e consternação, a Direção do Jornal Nô Pintcha apresenta as suas mais sentidas condolências a toda a família enlutada e roga a Todo-Poderoso que lhe dê um canto no paraíso.

NIGÉRIA: Grupo de homens armados sequestra 30 mulheres na Nigéria

© ShutterStock

POR LUSA   04/02/24  

Um grupo de homens armados raptou 30 mulheres em Katsina, no Norte da Nigéria, anunciaram hoje as autoridades locais.

Este grupo agrediu cerca de 70 mulheres, residentes na localidade de Dandume, quando estavam a regressar do município de Sabuwa.

O rapto ocorreu esta quinta-feira e foi confirmado ao jornal nigeriano Vanguard pelo presidente do Conselho Governamental de Dandume, Alhaji Basiru Musa.

Os residentes acreditam que o número de mulheres raptadas poderá chegar a 55.

O jornal 'Punch' noticiou que três mulheres, que estavam a trabalhar como guarda-costas desta delegação, morreram na sequência do ataque.

Dandume e Sabuwa são zonas consideradas como muito perigosas devido à atividade de grupos criminosos, que se dedicam à extorsão e sequestro.


Guiné-Bissau : Coordenador do Madem-15, Braima Camará recebe visita de solidariedade dos líderes do PRS e APU PDGB, Fernando Dias e Nuno Gomes Nabiam, divido aos acontecimentos que levaram (ontem) a detenção por algumas horas dos militantes do Madem G15.

Líderes do PRS e APU-PDGB, Fernando Dias e Nuno Gomes Nabiam respectivamente, reuniram-se, hoje (04/02/2024), com Coordenador nacional do MADEM-G15, Braima Camará para solidarizar com este face ao acontecimento ocorrido ontem no aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, que culminou na detenção de alguns militantes do MADEM-15 pela policia da ordem pública.

 Radio Voz Do Povo  / Malafi  Cámara

ONG: Mutilação Genital Feminina "diminuiu muito" na Guiné-Bissau, mas persiste

© Lusa

POR LUSA   04/02/24 

A Mutilação Genital Feminina (MGF) "diminuiu muito" na Guiné-Bissau desde a adoção, em 2011, da lei que a criminaliza, "mas ainda existe às escondidas" nalgumas comunidades, defendeu Aissatu Indjai, líder de uma organização que luta contra esta prática.

Presidente da Rede Nacional de Luta Contra a Violência (Renluv) baseada no género e visando a criança, Indjai disse à Lusa que a prática ainda persiste "em certas comunidades islamizadas", nomeadamente nas regiões de Quinara, sul, Bafatá e Gabú, no leste, e nalguns bairros urbanos de Bissau.

A responsável apontou os naturais da Guiné-Conacri, residentes nesses bairros periféricos da capital guineense, como os que praticam a MGF "com maior regularidade".

Por saberem que a prática é criminalizada, os adultos aproveitam-se de situações em que a criança é vacinada para ser submetida à MGF, notou Aissatu Indjai, chamando a atenção aos técnicos da Saúde Pública.

"Aproveitam-se da vacina de rotina, que, por norma, faz febre alta na criança, para se esconderem nessa sua condição febril para submeter a criança à excisão. Quando questionados, dizem que a criança chora daquela forma por estar com muita febre", notou a responsável da Renluv.

Aissatu Indjai referiu que, no passado, antes da existência da lei, a prática era feita de "forma aberta", que "até chegava a juntar, numa 'barraca', mais de 100 crianças", e que hoje, "se é feita, acontece às escondidas", frisou.

A líder da Renluv, uma das mais destacadas Organizações Não Governamentais (ONG) guineenses que lutam contra a MGF, notou que a sensibilização "tem dado resultados", ao ponto de várias 'fanatecas' (mulheres que praticam o ritual do corte nos órgãos genitais das vítimas) se terem virado animadoras comunitárias.

"Elas mesmas ajudam-nos a demonstrar as consequências dessa prática", destacou Indjai.

A dirigente associativa enalteceu o facto de a lei que criminaliza a MGF "estar a ajudar a meter medo às pessoas", mas gostaria que mais autores da prática fossem julgados e condenados na Guiné-Bissau.

Desde a existência da lei, algumas pessoas -- menos de uma dezena -- foram condenadas por causa da prática da excisão, mas quase todas acabaram com pena suspensa.

Olhando para os números, Aissatu Indjai cita os dados do último MICS (Inquéritos aos Indicadores Múltiplos, em sigla inglesa), elaborado entre o Governo guineense e a UNICEF, para referir que aquele documento diz que cerca de 52% das mulheres do país, com idades dos 15 aos 49 anos, foram excisadas.

"Eu considero que esses dados são relativos ao período antes da existência da lei", notou Indjai.

Olhando para o MICS, nota-se que as regiões de Gabu e Bafatá apresentam as maiores percentagens de prevalência da MGF entre mulheres 15-49, com 96% e 87%, respetivamente, e que 59% das mulheres das comunidades rurais em toda a Guiné-Bissau foram submetidas à excisão.

O documento destaca ainda que três em cada quatro mulheres guineenses, de 15 a 49 anos, é da opinião de que a prática deve ser abolida no país.

De acordo com as conclusões do último MICS, nota-se uma clara diminuição da prática entre as mães escolarizadas, que não admitem que as suas crianças sejam vítimas da MGF.

"Por ser uma prática secular, apesar de grandes avanços na Guiné-Bissau, ainda vai levar algum tempo até ser totalmente banida na nossa sociedade", disse Aissatu Indjai, que pede uma "colaboração contínua" dos ativistas, professores, pessoal da saúde e agentes da justiça e a aplicação da lei.

Na próxima terça-feira, 06 de fevereiro, assinala-se o Dia Internacional da Tolerância Zero à MGF, uma data instituída pelas Nações Unidas em 2003.



Leia Também: Instituto nota avanços na condição das mulheres e meninas na Guiné-Bissau

Chinesas culpam expetativas tradicionais pela queda da natalidade

© Reuters

POR LUSA   04/02/24 

Uma maior consciência sobre desigualdade de género e os altos custos associados a criar um filho explicam a queda abrupta no número de nascimentos na China, apesar dos esforços de Pequim para incentivar a natalidade.

"As mulheres estão mais conscientes", explicou Zhao Hua, uma chinesa de 28 anos natural de Pequim, à agência Lusa. "A desigualdade de género continua a ser profunda na China: os homens querem uma família tradicional, na qual a mulher toma conta dos filhos e das tarefas domésticas", acrescentou.

Várias jovens mulheres chinesas ouvidas pela Lusa sublinharam essa discrepância nas expectativas, numa sociedade que se modernizou a um ritmo sem paralelo na História moderna. Segundo o Banco Mundial, em 1980, apenas 19,4% da população chinesa vivia em zonas urbanas. Em 2023, a taxa ascendeu a cerca de 66%.

As expectativas sobre o papel da mulher na sociedade, no entanto, mantiveram-se.

"Muitas das minhas amigas que casaram e têm filhos queixam-se que acabam por ter que criar os filhos e o marido", explicou Yang Qian, chinesa natural da província de Hebei, adjacente a Pequim, à Lusa.

"Mas as mulheres têm agora a sua própria carreira e rendimentos e não querem desempenhar esse papel", notou.

Outra razão "importante" é uma maior sensibilização sobre o desgaste físico causado pela gravidez e trabalho de parto, disse à Lusa uma chinesa natural da província de Guangdong, no sudoeste da China. "Com as redes sociais as mulheres passaram a partilhar mais informação sobre o impacto da gravidez. É um tema de grande importância", vincou.

Segundo dados oficiais, em 2023, a população chinesa diminuiu em dois milhões de pessoas, a segunda queda anual consecutiva, face à descida dos nascimentos e aumento das mortes, após o fim da estratégia 'zero casos' de covid-19.

O número marca o segundo ano consecutivo de contracção, depois de a população ter caído 850.000 em 2022, quando se deu o primeiro declínio desde 1961.

A queda e o envelhecimento da população estão preocupar Pequim, à medida que privam o país de pessoas em idade ativa necessárias para manter o ímpeto económico. A crise demográfica, que chegou mais cedo do que o esperado, está já a afetar o sistema de saúde e de pensões, destacaram observadores.

A China acelerou o problema com a política do filho único, que reprimiu a taxa de natalidade, entre 1980 e 2015.

"Era inevitável", comentou à Lusa o funcionário de um órgão estatal chinês sobre o fim daquela política, aludindo à crescente pressão no sistema de pensões do país, fruto do rápido envelhecimento da sociedade. "A questão é saber quem é que tem tempo e dinheiro para criar duas crianças", acrescentou.

O fim da política de filho único resultou num leve repique no número de nascimentos em 2016, mas, nos anos seguintes, as cifras continuaram a cair.

O número de nascimentos no país asiático caiu de 17,86 milhões, em 2016, para 9,02 milhões, em 2023, uma queda superior a 50%.

Estas tendências demográficas tornam duvidosas as perspectivas económicas a longo prazo da China, indicou num relatório o grupo de reflexão ('think tank') Peterson Institute for International Economics, que tem sede em Washington.

"Até que ponto é credível aumentar o consumo das famílias chinesas quando o número real de consumidores está a diminuir em milhões todos os anos e o grupo de consumo mais intensivo, os recém-nascidos, está a diminuir tão rapidamente", questionou.

"A longo prazo, as perspetivas de que a China ultrapasse a dimensão da economia dos Estados Unidos devem ser descartadas", vincou.


Na pidi Deus pa i frianta bô corações, pa bô pudi continua n'dianta até fim sem ódio i intriga... Politólogo Rachide Gorel Candé!

Nô morança ka mereci é atitude impulsiva. 

Nka cri sibi si culpa sta na B OU U, ma keki certo i di kuma és ika necessário na bô metadi.

Na pidi Deus pa i frianta bô corações, pa bô pudi continua n'dianta até fim sem ódio i intriga.

Politólogo Rachide Gorel Candé!

EUA e Reino Unido atacam mais de 30 alvos Hutis no Iémen... Alvos estarão espalhados por 13 localizações diferentes.

© Mohammed Hamoud/Anadolu via Getty Images

Notícias ao Minuto   03/02/24 

Os Estados Unidos e o Reino Unido atacaram 36 alvos do movimento rebelde Huti no Iémen, avançaram vários meios de comunicação social e confirmou este sábado o Pentágono, citado pela BBC.

Os alvos, espalhados por 13 localizações no país do Médio Oriente, estarão relacionados com "infraestruturas de armazenamento de armamento enterradas em profundidade, sistemas de mísseis e de lançamento, sistemas de defesa aérea e radares".

"Esta ação coletiva envia uma mensagem clara aos Hutis de que continuarão a sofrer novas consequências se não acabarem com os seus ataques ilegais a navios internacionais e navios de guerra", disse o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, em comunicado. "Não hesitaremos em defender vidas e o livre fluxo do comércio numa das vias navegáveis mais críticas do mundo", reiterou.

"Estes ataques têm como objetivo interromper e degradar ainda mais as capacidades dos Huthis, apoiados pelo Irão, para levarem a cabo os seus ataques imprudentes e desestabilizadores contra navios norte-americanos e internacionais que transitam legalmente no Mar Vermelho", afirmou o Pentágono em comunicado.

O Pentágono afirmou que foi apoiado nesta ação militar pela Austrália, Bahrein, Canadá, Dinamarca, Países Baixos e Nova Zelândia.

Neste sábado, os EUA anunciaram a realização de ataques a seis mísseis antinavios dos Hutis no Iémen, que estariam "prontos a ser lançados" contra navios no Mar Vermelho, em "legítima defesa".

O CENTCOM disse que identificou os mísseis de cruzeiro em áreas controladas pelos Huthis no Iémen, às 19h20 locais (16h20 em Lisboa) e "determinou que representavam uma ameaça iminente para os navios da Marinha dos Estados Unidos e navios mercantes na região".

"Esta ação protegerá a liberdade de navegação e tornará as águas internacionais mais seguras para a Marinha dos Estados Unidos e os navios mercantes", acrescentou.

O comando referiu ainda que sexta-feira, às 10h30 locais (07h30 em Lisboa), o contratorpedeiro USS Carney da Marinha dos Estados Unidos atacou e abateu um veículo aéreo não tripulado sobre o Golfo de Aden, uma operação em que "não foram registados feridos ou danos".

Algumas horas mais tarde, às 16h40 locais (13h40 em Lisboa), as forças do Comando Central dos Estados Unidos efetuaram ataques contra quatro UAVs Huthis que estavam prontos a ser lançados.

Outro ataque ocorreu às 21h20 horas (18h20 em Lisboa), quando o contratorpedeiro USS Laboon e os F/A-18 do Carrier Strike Group Dwight D. Eisenhower atacaram e abateram sete UAVs sobre o Mar Vermelho, sem registo de feridos ou danos.

Os Huthis, um grupo apoiado pelo Irão e considerado terrorista por Washington, levaram a cabo dezenas de ataques a navios comerciais no Mar Vermelho, em retaliação pela ofensiva de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza.

Os últimos ataques de retaliação contra o grupo iemenita, que aumentam as tensões no Médio Oriente, ocorreram no mesmo dia em que os Estados Unidos bombardearam dezenas de alvos no Iraque e na Síria, alegadamente ligados ao Irão, em retaliação pelo ataque com drones que matou três soldados americanos na semana passada.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse em comunicado que não procura um conflito no Médio Oriente, mas avisou que o seu país responderá com força a qualquer ataque.


Ilegalidade no PRS x Dias está tramado

Por Eng Santos Pereira

O presidente do Conselho nacional de jurisdição do Partido da Renovação Social (PRS), senhor Ilídio Viera Té, exige a realização do Congresso.

"O prazo da interinidade já passou há muito tempo, não podemos admitir esta tamanha ilegalidade" realçou.

Num comício popular com os militantes, simpatizantes e dirigentes do partido, residentes da região de Biombo, IVT apela os membros fundadores para não deixarem cair o PRS por causa da falta de maturidade política do presidente interino ultrapassado, Fernando Dias.

Em reação às acusações e ameaças proferidas pelo Fernando Dias, o presidente do Conselho de jurisdição alerta que cabe este órgão a competência de sancionar ou expulsar qualquer membro do partido.

"Até porque o conselho de jurisdição pode sancionar ou expulsar Fernando Dias por estar a cometer ilegalidades, sem reunir órgãos para tomar qualquer posição política" vincou.

Por último, Ilídio Viera Té, Deputado da Nação, igualmente Ministro das Finanças, afirma que 3 membros fundadores do PRS são da etnia papel, portanto, nada justifica a constante balantalização do partido.

Fernando Dias está sem saída, a única solução é o congresso, do contrário será brevemente expulso ou demitido pelo Conselho nacional de jurisdição.

Tudo indica que é o caminho que os membros fundadores têm para estancar a brutalidade da liderança de  Dias sem visão construtiva.

Eng. Santos Pereira

03/02/2024

SENEGAL: Demite-se secretário-geral do governo do Senegal

© Getty Images

POR LUSA   03/02/24 

O ministro secretário-geral do Governo senegalês, Abdou Latif Coulibaly, apresentou hoje a sua demissão, depois do chefe de Estado ter anunciado o adiamento indefinido das eleições presidenciais de 25 de fevereiro.

"Depois de tomar nota com muito cuidado do discurso [do Presidente do Senegal] dirigido ao povo senegalês, tomei a decisão de retirar todas as consequências disto tudo e de deixar o Governo", disse Coulibaly, em comunicado.

Coulibaly, um antigo jornalista de renome no Senegal e irmão de um dos juízes suspeitos de corrupção no caso invocado por Sall para adiar as eleições, referiu ter-se demitido para poder defender as suas opiniões e as suas convicções políticas.

E acrescentou: "Essa liberdade é essencial para mim neste momento".

O chefe de Estado senegalês, Macky Sall, anunciou hoje a revogação do decreto que fixava o dia 25 de fevereiro como data das eleições presidenciais no país, adiando "sine die" o ato eleitoral.

"Assinei o decreto de 03 de fevereiro de 2024 que revoga o decreto" de 26 de novembro de 2023 que fixava as eleições presidenciais para 25 de fevereiro de 2024, disse o Presidente senegalês num discurso à Nação, poucas horas antes do início da campanha eleitoral.

A decisão surge após a criação de uma comissão parlamentar que investiga dois juízes do Conselho Constitucional cuja integridade é contestada.



Leia Também: O líder da oposição senegalesa, Khalifa Sall, um dos principais candidatos anunciados à presidência do país, apelou hoje a todo o país para "se insurgir" contra o adiamento das eleições de dia 25, decretado pelo Presidente Macky Sall

GUINÉ-BISSAU: Líder do partido MADEM denuncia ditadura na Guiné-Bissau

© Lusa

POR LUSA  03/02/24 

O coordenador do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM -- G15), Braima Camará, denunciou hoje a ditadura na Guiné-Bissau ao reagir a uma situação com a polícia e militantes do seu partido no aeroporto de Bissau.

Vindo de Lisboa, onde esteve em visita privada nos últimos dias, Camará é visto num vídeo, divulgado nas redes sociais do MADEM-G15, a vociferar e a ser levado para fora do aeroporto por dirigentes do seu partido.

"Isso não é normal, é intolerante, vim para morrer no meu país. Basta, chega, isso é ditadura, não é possível", afirmou Braima Camará, que estava a ser puxado pelos braços por dirigentes do seu partido para uma viatura.

Uma fonte do MADEM disse à Lusa que pelo menos doze militantes do partido se encontram detidos na Segunda Esquadra, em Bissau, entre os quais um deputado.

Aqueles elementos estavam no aeroporto internacional Osvaldo Vieira quando Braima Camará chegou a Bissau.

Fonte da polícia disse à Lusa que aqueles elementos do MADEM "resistiram à ordem de dispersão" que lhes foi dada, momentos antes da aterragem do voo que trouxe o coordenador do partido.

O MADEM, formado na sua maioria por dissidentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), faz parte do Governo de iniciativa do Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, que atualmente está no poder.

O partido, cofundado por Sissoco Embalo em 2018, apoiou o atual chefe de Estado para chegar à presidência da Guiné-Bissau nas eleições presidenciais de 2019.

A polícia guineense emitiu, no dia 16 de janeiro, uma ordem de proibição de quaisquer manifestações ou comícios públicos em decorrência de operações de busca e apreensão de armas de fogo em curso no país.

A Liga Guineense dos Direitos Humanos classifica a medida da polícia como violação "de forma mais vil alguma vez vista" da Constituição da Guiné-Bissau.



Leia Também: Portugal, Brasil, Cabo Verde e Guiné-Bissau juntos em operação antidrogas

As discordâncias e conflitos políticos não devem ser motivo para quebrar uma amizade de longa data... Antonio Iaia Seidi

Por Antonio Iaia SEidi

Caros irmãos;

Estou a apresentar-vos este texto de reflexão sem nenhum interesse, a não ser ver a reconciliação dos dois meus grandes amigos e Irmaos, refiro-me O Lider do MADEM G15, Sr. Braima Camara e a Sua Excelência O Presidente General Umaro Sissoco Embaló.

Um Apelo à União e Reconciliação para o Bem da Nação

Irmãos:

Como amigo próximo de ambos os lados, compreendo a importância de manter a estabilidade e união entre o líder do Madem-G15, Bramia Camara, e o Presidente Embaló. 

Neste texto, gostaria de aconselhar ambas as partes e pedir aos bons amigos de ambas as partes que promovam um encontro com o intuito de restaurar as relações saudáveis que um dia existiram. 

É essencial destacar que a desunião entre esses dois líderes pode trazer consequências negativas para a nação, minando o futuro político de ambos. 

Como um apelo especial, sugiro que o Ex-Presidente José Mário Vaz e o Ex-Primeiro Ministro Carlos Gomes Júnior, que assumam o papel de reconciliar esses dois Irmãos amigos de longa data.

Irmaos trago esta minha reflexão porque é notável que existe uma crispação entre Bramia Camara e o Presidente Embaló. No entanto, é crucial que ambas as partes reconheçam que a desunião apenas trará perdas para a nação da Guiné-Bissau. 

As discordâncias e conflitos políticos não devem ser motivo para quebrar uma amizade de longa data. Os dois líderes possuem um histórico de compreensão, cooperação e sucesso em suas trajetórias políticas, e é extremamente importante que isso seja preservado.

Nesse sentido, apelo aos bons amigos de ambas as partes para agirem como mediadores nesse momento tão delicado. 

Amigos verdadeiros são aqueles que conseguem colocar suas diferenças de lado, em prol de um bem maior. Convido esses amigos a promoverem um encontro entre Bramia Camara e o Presidente Embaló, proporcionando um espaço seguro e propício para a expressão de seus pontos de vista e sentimentos. 

Essa reunião tem como objetivo principal a reconciliação, recordando os momentos de união e compreendendo a importância de retomar essa amizade para o benefício da nação.

Ao apelar ao Ex-Presidente José Mário Vaz e ao ex-Primeiro Ministro Carlos Gomes Júnior, peço-lhes que assumam o papel de pacificadores e mediadores nesse processo de reconciliação, porque  ambos têm histórico comprovado de liderança e sabedoria política, e seu envolvimento neste momento crítico pode ser a chave para a resolução do conflito.

Sua experiência e conhecimento podem ajudar a reconstruir a confiança e restaurar a amizade entre Bramia Camara e o Presidente Embaló.

Para concluir entendo que, a união e a estabilidade política são fundamentais para o futuro da Guiné-Bissau. Como amigo e irmão  dos líderes Bramia Camará e o Presidente Embaló, sinto a necessidade urgente de aconselhar e apelar a ambos para que reconsiderem suas diferenças e priorizem a união em prol da nação. 

Convoco os bons amigos de ambas as partes para promoverem um encontro de reconciliação e recordarem o valor da amizade de longa data. Aos Ex-Presidente José Mário Vaz e ao ex-Primeiro Ministro Carlos Gomes Júnior, faço um apelo especial para que assumam o papel de mediadores e pacificadores nesse processo. Unidos, podemos garantir um futuro brilhante para a Guiné-Bissau.

Tambem neste texto trago um apelo à classe Política Nacional da Guiné-Bissau.

A amizade de longa data é um tesouro que deve ser valorizado e preservado. Assim como é essencial ter cuidado ao estabelecer novas amizades com interesses obscuros, essa mesma premissa se aplica à esfera política. 

É imprescindível que a classe política nacional da Guiné-Bissau compreenda a importância da estabilidade política para o país e para o bem-estar de sua população. 

Neste texto, realço a relevância de preservar uma amizade de longa data, ter cautela ao acolher novos amigos no cenário político e reconhecer o sacrifício dos verdadeiros amigos nos momentos mais desafiadores.

Uma amizade de longa data é um laço precioso que atravessa o tempo, repleto de experiências compartilhadas, confiança e apoio mútuo, da mesma forma, a estabilidade política é a base que sustenta toda a organização e progresso de uma nação. 

É preciso cautela para não deixar que interesses obscuros de novos amigos políticos minem essa estabilidade, comprometendo o bem-estar coletivo.

Ao adentrar o cenário político, é necessário analisar cuidadosamente as motivações e intenções dos indivíduos que se aproximam. 

É fundamental ter em mente que amigos políticos devem ser escolhidos com base em princípios sólidos e valores compartilhados, priorizando o bem comum da Guiné-Bissau.

Evitar amigos com interesses obscuros e que possam minar a amizade de longa data é uma forma de garantir que a estabilidade política seja preservada, promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento e progresso.

Reconhecer o sacrifício dos amigos verdadeiros nos momentos mais difíceis é essencial para fortalecer a confiança e a continuidade dessas amizades. 

Da mesma forma, a classe política nacional deve valorizar aqueles que se empenham em defender e zelar pela estabilidade política da Guiné-Bissau. São esses amigos verdadeiros que estão dispostos a dar suas vidas pela causa, demonstrando um comprometimento profundo com a nação. 

É crucial que a classe política reconheça e valorize esses sacrifícios, buscando sempre soluções pacíficas e colaborativas para o bem estar da sociedade.

Para finalizar segundo a minha Conclusão, a estabilidade política é um fator fundamental para garantir o desenvolvimento e o progresso da Guiné-Bissau, assim como é importante preservar uma amizade de longa data, devemos ter cuidado ao estabelecer novos contatos políticos, garantindo que seus interesses não minem essa estabilidade tão essencial. 

É imprescindível reconhecer e valorizar os sacrifícios dos amigos verdadeiros que defendem a estabilidade política nos momentos mais desafiadores. 

A classe política nacional da Guiné-Bissau tem o poder de promover a estabilidade política necessária para o progresso do país, e é nosso dever lembrá-los constantemente dessa importância vital.

Obrigado.

Antonio Iaia Seidi.