quarta-feira, 20 de outubro de 2021

NO COMMENT! ...20 de outubro de 2021


EMBAIXADA DA GUINÉ- BISSAU EM CABO VERDE DA APOIO E ASSESSORIA AOS GUINEENSES RESIDENTES NAQUELE PAÍS LUSÓFONO.


Rádio Jovem Bissau

A Embaixada da República da Guiné-Bissau em Cabo Verde informa à todos os seus cidadãos residentes em Cabo Verde que no seguimento da decisão do Governo de Cabo Verde em aprovar no passado dia 17 de Setembro o Diploma que estabelece o regime excepcional de regularização extraordinária aos cidadãos da CEDEAO e de CPLP, esta Missão Diplomática abriu um Gabinete do Núcleo de apoio e assessoria aos guineenses, que já começou a funcionar na Embaixada desde Segunda-feira, dia 18 de Outubro.

O objectivo do Gabinete que passará a funcionar 24h por dia é prestar apoio e assessoria aos cidadão guineenses residentes em Cabo Verde no que tange ao processo de regularização 

Com este pojecto, os utentes terão melhor acompanhamento e mais suporte para resolverem os problemas ligados à residência.

Para mais informações, favor contactar os serviços da Embaixada através dos contactos  disponíveis em anexo ou dirigir-se às instalações da Embaixada sita em Meio Achada Santo António.

Tudo para o bem do povo guineense!

De 22 de Outubro a 5 de Novembro de 2021, a equipa médica " saúde Sabe Tene" estará no país, mais concretamente no HNSM, com 49 profissionais de várias especialidades, para fazer consultas e cirurgias de doentes urgentes, rastreio de cancro da mama, workshop sobre patologia mamária entre outras atividades.

# Tudo para o bem do povo guineense #

 Hospital Nacional Simão Mendes


Avião Da TAP Novamente Retido Em Bissau Devido A Colisão Com Aves

Newsavia.com   20/10/2021

Um avião da TAP Air Portugal ficou retido nesta terça-feira, dia 19 de outubro, no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, na cidade de Bissau, devido a um incidente resultante da ingestão de uma ave de grande porte por um dos motores da aeronave, o que na gíria aeronáutica se denomina por bird strike ou colisão com pássaros, confirmaram ao ‘Newsavia’ fontes aeronáuticas na capital da República da Guiné-Bissau.

A aeronave, um Airbus A321neo, matrícula CS-TJI, fazia o voo TP1477, entre Lisboa e Bissau. O avião descolou pelas 17h43 locais da capital portuguesa e o incidente terá acontecido momentos antes da aterragem na capital da República da Guiné-Bissau, que se verificou pelas 20h35 locais. Desconhecem-se outros pormenores. O aparelho e os passageiros que deveriam embarcar para Lisboa no voo de regresso, ficaram retidos em Bissau. A TAP alojou os seus clientes e tripulantes em hotéis da cidade, onde aguardam novas notícias da companhia.

A TAP deverá escalar um outro avião para Bissau, que deverá chegar nesta quarta-feira à capital guineense, com uma equipa técnica para avaliar a situação e decidir sobre uma eventual reparação por técnicos da companhia. Este avião, como tem acontecido em ocasiões anteriores, embarcará os passageiros que ficaram retidos na Guiné-Bissau.

Esta é a quarta vez, desde 24 de setembro passado, que um avião da TAP Air Portugal fica retido em Bissau devido a avaria. Três vezes devido a bird strikes e outra, que ocorreu na semana passada, devido a um problema hidráulico. São situações imprevistas e desagradáveis, cuja culpa não pode ser assacada à companhia, que têm ocorrido com frequência e que têm custos para a empresa, além dos constrangimentos que causam aos passageiros.

Desde há algum tempo que diversas pessoas, em Bissau, têm chamado a atenção das autoridades nacionais da aviação para a existência de uma indústria de abate de suínos localizada a poucos metros de uma das cabeceiras da pista do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, próximo da estrada que segue para norte da cidade. A sua existência, denunciada sobretudo através das redes sociais, tem trazido para junto do aeroporto bandos de abutres que são uma ameaça ao tráfego aéreo. Uma situação agravada pela existência de uma lixeira municipal a cerca de seis quilómetros do aeroporto.

A TAP tem sido a principal vítima dos abutres, nomeadamente por voar à noite, com menor visibilidade para controlar essa ameaça, comentaram fontes aeroportuárias contactadas pelo ‘Newsavia’.

A foto de abertura é de arquivo e mostra um Airbus A320 da TAP estacionado em Bissau, no passado dia 24 de setembro, quando também sofreu um bird strike no Aeroporto Osvaldo Vieira. Foto © Albano Barai.

POLÍCIA INTERROMPEU HOJE (20 10 2021) A VIGÍLIA DOS TÉCNICOS DE SAÚDE DE REGIÃO DE TOMBALI EM FRENTE À DIRECÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DA MESMA REGIÃO.

A vigília que deveria ter lugar esta quarta-feira  ficou interrompida por um grupo de Polícias e de Guarda Nacional de sector de Catió, que alegaram Ordem superior para interromper a manifestação, que segundo eles não está autorizada.

Os técnicos de saúde estão em greve decretado por União Nacional dos Trabalhadores da Guiné UNTG central sindical a mais de 09 meses, exigindo do governo a melhoria das condições do trabalho, pagamento das dívidas, efectivação dos técnicos, aprovação de carreira dos técnicos de saúde entre outros pontos constantes no caderno reivindicativo entregue ao patronato.

Fonte: LT

Rádio Jovem Bissau

Imagens que marcam a visita de trabalho e de amizade de Sua Excelência Senhor Presidente da República General do Exército Umaro Sissoco Embaló esta quarta-feira à vizinha República da Guiné.









 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 

A UNTG DENÚNCIA AUDIÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE PÚBLICA PELA POLÍCIA JUDICIÁRIA

Por: Djariatú Baldé. Rádio Jovem Bissau  20/10/2021 

O gabinete jurídico da União Nacional dos Trabalhadores, (UNTG) denunciou esta terça-feira que, alguns profissionais da saúde pública estão a ser ouvidos nas instalações da Polícia Judiciária (JP), em Bissau, na sequência de uma queixa-crime instaurada pelo governo.

Em causa está a paralisação por completo de todos os serviços da saúde pública a nível nacional, nos dias 21 e 22 do mês passado, situação que provocou uma tensão pública e perda de vidas humanas.

A informação, foi transmitida aos jornalistas por um dos membros do gabinete jurídico da UNTG, Erineu Domingos Nancassa. 

"Já assistimos algumas audições, mas como é um processo deve haver ainda alguns elementos para atribuir a culpa afim de tomarem qualquer medida. Mas podemos afirmar que não existe nenhum elemento que pode culpar qualquer profissional, porque a greve é um direito  que assiste um funcionário perante a lei da nação. Por isso, quero pedir a todos os profissionais que foram notificados para ficarem tranquilos", disse.

Domingos Nancassa falava em conferência de imprensa semanal da UNTG, com o objetivo de atualizar a situação da greve geral na função pública do país. 

Na ocasião, o vice-secretário geral da UNTG, Yasser Turé, disse que o atual executivo não está na altura de garantir o bem-estar social básico aos cidadãos, por isso quer assassinar a liberdade sindical.

"Este governo de subsídio bilionário criou uma situação sócio política catastrófica e, é impensável pensar que a UNTG irá ficar de silêncio e ser um cúmplice desta situação", sublinhou Yasser Turé.

Perante toda esta situação, o sindicalista  anunciou que no próximo mês de Novembro, a UNTG vai desencadear uma manifestação radical com vista a exigir do executivo o cumprimento das suas obrigações.

Importa referir que, na sequência da paralisação que decorreu no mês passado, o Presidente da República, Úmero Sissoco Embaló garantiu que haverá consequências para os responsáveis da referida ocorrência. 

Neste sentido, o Procurador-Geral da República, Fernando Gomes, ordenou que sejam abertos inquéritos para apurar eventual responsabilização criminal de líderes sindicais.

Há quase um ano que persiste a paralisação na função pública do país e a situação parece não ter um fim, devido o comportamento do executivo.

LIFESTYLE ENTREVISTA - Dor crónica? "É para tratar e ser erradicada"

© Shutterstock

Por ANA RITA REBELO  Notícias ao Minuto  20/10/21 

O Lifestyle ao Minuto falou com o médico Almeida Nunes, especialista em Medicina Interna no Hospital Lusíadas Lisboa, para perceber as respostas que existem em Portugal para o tratamento da dor crónica.

Somos dos países onde o consumo de medicamentos analgésicos opióides aumenta de ano para ano. A preocupação com estes fármacos, obtidos a partir do ópio e que são usados para disfarçar uma dor que teima em não desaparecer, não é de agora, mas a discussão - que tem estado engavetada - ainda só está a aquecer. 

Almeida Nunes, especialista em Medicina Interna no Hospital Lusíadas Lisboa, considerou, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto, que é preciso avaliar se está a haver uma prescrição adequada desta classe de medicamentos. Ainda assim, perante a dor, o  médico é perentório: "É para tratar e ser erradicada".

Devemos encarar a dor crónica como uma doença ou como um sintoma?

Depende do 'timing'. Isto porque depois de três meses deixa de ser sintoma passando a ser considerada uma doença. Contudo, também é um sintoma e extraordinariamente importante. É talvez o sintoma mais comum que o ser humano refere e aquele que é um dos menos bem tratados. Mas independentemente disso, devemos encarar a dor crónica como uma situação a tratar. É um sintoma normalmente inserido numa outra doença, para o qual temos de estar muito atentos, pois é um sinal de alerta do nosso corpo.

Almeida Nunes © DR
Um doente com dor crónica é uma pessoa que tem baixa qualidade de vida e, portanto, não faz normalmente as tarefas que deveria executar no seu dia-a-dia e isto acarreta, digamos, um humor depressivo

Quais os fatores de risco e principais sintomas?

A dor tem muito de subjetividade, isto é, não é igual para todos. Há pessoas com um linear muito superior à dor e outras com inferior. Daí que tenhamos de adaptar a realidade da dor a cada caso. Os fatores de risco que pode acarretar são muitos, quer na esfera física como na psíquica. E na esfera física o fator de risco ou de consequência mais importante é a impotência funcional, porque obviamente quem vive com dor crónica na coluna ou no joelho tem dificuldade de mobilidade.

Em termos psicológicos, a dor é um fator determinante e importante para uma certa depressividade: um doente com dor crónica é uma pessoa que tem baixa qualidade de vida e, portanto, não faz normalmente as tarefas que deveria executar no seu dia-a-dia e isto acarreta, digamos, um humor depressivo. 

Quais são as queixas mais frequentes dos doentes?

Além da própria dor em si, o mau estar. Isto é, o indivíduo sentir que não consegue fazer a sua vida normal, que não tem mobilidade, não consegue exercer as suas tarefas… Sentem uma impotência funcional que determina e, naturalmente, a tristeza e o sentimento de incapacidade.

Julgo que o Serviço Nacional de Saúde está devidamente capacitado para responder a esta situação, quer na sua forma aguda como na sua forma crónica

De que forma é que a dor aguda pode ser controlada?

A dor, seja aguda, crónica ou subaguda, deve ser sempre controlada porque, hoje, já assiste ao doente o direito de viver sem dor. Mesmo um indivíduo com dor aguda, por exemplo, uma cólica renal, obviamente tem de ser tratado e nós, médicos temos atualmente meios farmacológicos e outros capazes de tratar a dor. Portanto, a dor é para tratar, para ser erradicada. 

E quando não é tratada de modo adequado?

Há várias consequências para o doente com dor crónica não controlada. Uma mulher com fibromialgia, por exemplo, se tiver um episódio de dor, pode ficar impedida de sair naquele dia para jantar e, portanto, isto é uma limitação muito grande do movimento, da liberdade, do indivíduo e que acarreta muitas vezes um mau estar do ponto vista psicológico, com depressão e ansiedade associadas. E é evidente que um indivíduo deprimido e ansioso não tem um desempenho cognitivo que deveria ter. Portanto, uma coisa acarreta a outra. 

Portugal é um dos países da Europa onde mais se prescreve determinado tipo de fármacos, nomeadamente anti-inflamatórios, mas nem sempre terão o seu papel

Que tipo de respostas é que o sistema nacional de saúde consegue oferecer aos doentes?

Julgo que o Serviço Nacional de Saúde está devidamente capacitado para responder a esta situação, quer na sua forma aguda como na sua forma crónica. Muitas vezes, um doente com dor crónica é um doente de foro oncológico e, como sabemos, existem não só hospitais de dia que dão resposta a esta situação, mas também consultas de especialidade. Nos grandes centros hospitalares existem consultas vocacionadas para a dor. De recordar que Portugal é um dos países da Europa onde mais se prescreve determinado tipo de fármacos, nomeadamente anti-inflamatórios, mas nem sempre terão o seu papel.

Eu próprio, tenho isto na minha prática clínica, temos duvidado muito a nossa orientação terapêutica no sentido dos fármacos opioides. Não só pela sua capacidade superior de erradicação da dor como também pelo facto de terem menos iatrogenia, ou seja, menos efeitos colaterais indesejáveis, nomeadamente a nível renal, cardiocirculatório e também do aparelho digestivo. Vivemos numa época em que existe a  necessidade de repensar no lugar que estes fármacos têm no arsenal terapêutico, incluindo no tratamento da dor crónica. 

Presidente regressa ao País após uma visita de amizade e de trabalho de algumas horas a Conacri.


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 

Cerimónia de despedida do presidente da República General do Exército Umaro Sissoco Embaló no aeroporto internacional de Conacri.


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 

Declaração a imprensa no Palácio Presidêncial da Guiné no âmbito da visita de Trabalho e de amizade do General do Exército Umaro Sissoco Embaló a Conacri. / Comunicado conjunto


 
Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló
 

Leia Também:
Guiné-Conacri defende reforço da cooperação com a Guiné-Bissau

Por LUSA  
20/10/21

O Presidente de transição da Guiné-Conacri, o coronel Mamadi Doumbouya, defendeu hoje um reforço da cooperação com a Guiné-Bissau no âmbito de uma visita que o chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, efetuou ao país.

Numa declaração conjunta à imprensa, em Conacri, o Presidente de transição da Guiné-Conacri, o coronel Mamadi Doumbouya, disse estarem conscientes dos numerosos e complexos desafios, mas estarem determinados a assegurar a sua missão.

Em 05 de setembro, uma junta militar liderada pelo coronel Mamadi Doumbouya derrubou o Presidente Alpha Condé, de 83 anos, que se mantém detido desde então, dissolveu o parlamento e os poderes civis eleitos, tendo ainda suspendido a Constituição.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) decidiu, após uma cimeira extraordinária, suspender a Guiné-Conacri de todas as instituições da organização na sequência do golpe que afastou o Presidente Alpha Condé e exigiu a sua libertação.

Na declaração, Mamadi Doumbouya agradeceu a visita de Umaro Sissoco Embaló ao país, num momento em que as novas autoridades precisam de compreensão, apoio e acompanhamento, salientando que é uma oportunidade de reforçar a cooperação entre os dois países, sendo a questão de segurança a mais premente.

O Presidente da Guiné-Bissau manifestou a sua satisfação em visitar a Guiné-Conacri, terra da sua avó, e salientou que o passado não deve ser esquecido, referindo-se ao apoio dado por Conacri à luta pela independência do seu país.

Umaro Sissoco Embaló disse que não existem golpes de Estado necessários e que o povo da Guiné-Conacri deve viver em paz, reforçando que apesar de não ter boas relações no passado com o Presidente deposto, Alpha Condé, sempre disse que as relações entre países ultrapassam as pessoas.

Insistindo que se deve privilegiar as relações entre os povos e os Estados e não entre homens, o Presidente da Guiné-Bissau, dirigindo-se a Mamadi Doumbouya, disse-lhe também que tinha um grande trabalho pela frente, num país divido do ponto de vista étnico, que deve ser de todos.

Umaro Sissoco Embaló já tinha admitido, em setembro, a disponibilidade pessoal para conversar com os autores do golpe em Conacri.

"A Guiné-Bissau tem experiência e sabe qual é consequência de um golpe de Estado. Aconteceu aqui várias vezes, mas hoje em dia esse ciclo fechou o que permitiu que o Presidente José Mário Vaz tenha completado os cinco anos do seu mandato", enfatizou Embaló, na altura.

O Presidente guineense, que condenou o golpe militar na Guiné-Conacri, disse ser contra as alterações à Constituição, mas também afirmou serem "comportamentos anormais" que um dirigente "com 90 ou 100 anos" fique no poder como Presidente da República.

Para Umaro Sissoco Embaló, a idade máxima no cargo de Presidente da República é 65 anos, sair para a reforma, dar oportunidade aos mais novos, sem pensar num terceiro mandato, frisou.

"Eu e o Presidente Alpha não somos amigos, nem quero ser amigo dele e nem ele quer ser meu amigo, mas fomos homólogos. Condeno o golpe de Estado porque não sou subversivo, portanto não pactuo com aqueles que fazem um golpe", referiu Embaló, salientando que é a favor da libertação do Presidente derrubado.

Chegada do PR a Conacri para visita de trabalho





 

















Parabéns e feliz aniversário!

Presidente, pela ocasião do seu aniversário, o PAIGC formula os melhores votos de saúde e felicidades. Que contes muitos e longos anos de vida, sempre com alegria e harmonia no seio da sua família e da nossa grande família PAIGC.

Que renoves a determinação para a nossa luta para o desenvolvimento e sabedoria para ensinar e inspirar os jovens.

Parabéns e feliz aniversário!

🎂🍾🥂🎁👏👏👏

PAIGC - I Força di Povo!


Fonte: PAIGC 2021

No âmbito da visita do Presidente da República à França, em que o Ministro das Finanças fez parte da comitiva, Mamadú Fadia admite a possibilidade dos empresários franceses virem investir na Guiné-Bissau, em vários domínios.


Ministro da Defesa Nacional encontrou-se com a sua homóloga, durante a visita do Presidente da República à França. Sandji Fati garante a retoma de cooperação, no domínio das Forças armadas, suspensas desde 1998.👇

TGB Televisão da Guiné-Bissau

Presidente da Confederação estudantil da Guiné-Bissau apela ao diálogo, entre o governo e Sindicatos, para que as aulas funcionam, este ano letivo, na normalidade.


 TGB Televisão da Guiné-Bissau

Alguns liceus públicos de Bissau retomam as aulas, para o novo ano letivo, mas com pouca afluência dos alunos.


 TGB Televisão da Guiné-Bissau

Coreia do Norte testa novo míssil balístico a partir de submarino

© Getty Images

Notícias ao Minuto   19/10/21 

A Coreia do Norte testou hoje com sucesso um "novo tipo" de míssil balístico disparado a partir de um submarino, informou a imprensa estatal, adiantando que arma estava equipada com "muitas tecnologias avançadas de controlo e orientação".

De acordo com a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA, o projétil foi disparado do mesmo submarino que o país usou no primeiro teste estratégico de mísseis balísticos há cinco anos.

As forças armadas sul-coreanas anunciaram hoje que a Coreia do Norte tinha disparado um míssil balístico, continuando uma série de testes iniciada há algumas semanas.

De acordo com analistas, o lançamento poderá ter sido efetuado a partir de uma plataforma submersa ou mesmo de um submarino.

O "míssil balístico não identificado" foi lançado de Sinpo para o mar a leste da península coreana, de acordo com um comunicado do Estado-maior Interarmas sul-coreano.

Sinpo é uma localidade portuária no leste da Coreia do Norte e onde se encontra um importante estaleiro naval. Imagens obtidas por satélite mostraram a presença de submarinos no local.

Dotada de armas nucleares, a Coreia do Norte tem efetuado recentemente vários testes de armamento, nomeadamente com um míssil de longo alcance, disparado a partir de um comboio, e com um míssil que Pyongyang identificou como hipersónico.

Sob a liderança de Kim Jong-un, o país reforçou o arsenal militar e efetuou vários progressos, apesar das sanções internacionais em vigor devido aos programas de armamento nuclear e de mísseis balísticos.

Na semana passada, o dirigente norte-coreano responsabilizou os Estados Unidos pela tensão na península coreana e afirmou que Washington é a "causa profunda" da instabilidade na região.

Este teste aconteceu na mesma altura em que o representante especial do Presidente norte-americano para a Coreia do Norte apelou novamente para o reinício das conversações bilaterais.

As forças armadas dos Estados Unidos condenaram hoje o lançamento pela Coreia do Norte de um míssil balístico disparado alegadamente a partir de um submarino e apelaram a Pyongyang para "se abster de novos atos desestabilizadores".

"Estamos cientes do lançamento [feito hoje] de manhã de um míssil balístico norte-coreano para o mar do Japão e estamos em consultas com a Coreia do Sul e o Japão", disse, em comunicado, o comando norte-americano do Indo-Pacífico.

"[O acontecimento de hoje] não constitui uma ameaça imediata ao pessoal norte-americano, ao nosso território ou aos nossos aliados", sublinhou