quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Guiné-Bissau: Região de Oio com maior número de eleitores registados


Bissau - A região de Oio, no norte da Guiné-Bissau, zona com influência nas actividades do Partido da Renovação Social
(PRS), apresenta o maior número de eleitores já recenseados pelo Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) com vista às eleições Gerais agendadas para 16 de Março.

De acordo com os dados da Direcção do Serviço de Informática Estatístico e Logística Eleitoral do GTAPE, datados de 29 de Janeiro e enviados à PNN, nesta região já foram recenseados 112.448 eleitores dos 117.171 potenciais, faltando apenas inscrever 4.723 cidadãos guineenses com capacidade eleitoral.

Guiné-Bissau: Antigo primeiro-ministro pede à ONU, segurança e garantia eleitoral


Carlos Gomes-Júnior, exigiu acção do Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon para pôr fim aos riscos que pairam sobre as eleições de 16 Março.

Gomes-Júnior que se encontra actualmente exilado em Cabo-Verde, mas onde cumpre as tramitações para participar nas eleições, endereçou uma carta as Nações Unidas e demais organizações internacionais e regionais integrantes do processo de normalização política do seu país, exigindo a criação de condições para eleições livres, justas e transparentes.

Na entrevista a Voz da América, o antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau disse que na impossibilidade de se encontrar directamente com o secretário-geral das Nações, Ban Ki-moon decidiu lhe enviar esta carta, que teve como portador o subsecretario para Assuntos Politicos, Jeffrey Feltman.

Guiné-Bissau: Abudu Mané desviou 23 mil euros do Tesouro Público


Bissau - O Procurador-Geral da República, Abudu Mané, desviou 23.135 euros do Tesouro Público guineense, valor que o Ministério do Interior restituiu junto do Ministério das Finanças a 4 de Abril de 2013.

Conforme revelou à PNN fonte do Ministério das Finanças, o valor em causa é resultante de uma apreensão efectuada no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira pelas autoridades policiais da Guiné-Bissau, que estava na posse de um cidadão oriundo da Guiné-Conacry.