segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Jornada Parlamentar do MADEM-G15, sobre Orçamento Geral de Estado e Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2020-2023

GUINÉ-BISSAU: FERNANDO TAVARES ACATA DECISÃO DA FIFA SOBRE CONTENCIOSO ELEITORAL NA FFGB

O candidato à presidência da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Fernando Tavares, anunciou que vai acatar a decisão da FIFA, organismo que gere o futebol mundial, que considera de ilegal o processo eleitoral da FFGB, realalizado no passado dia 08 de agosto.

"A decisão da FIFA é uma disposição inquestionável, indiscutível e temos que procurar meios legais para ir ao encontro das decisões do órgão que gere o futebol mundial", justificou Fernando Tavares.

Tavares foi eleito presidente do organismo naquele ato eleitoral por alguns associados e clubes filiados na FFGB, mas agora vê a FIFA justificar a nulidade do processo por causa da violação dos estatutos da instituição federativa do país.

Em reação à decisão da FIFA, esta segunda-feira, 07 de setembro, Fernando Tavares fez lembrar aos seus adversários que a intenção do organismo é no sentido encontrar melhorias para o futebol nacional nos próximos 4 anos.

Conhecido no seio dos guineenses por "Bené", o dirigente desportivo falava à Rádio Jovem no final da conferência de imprensa conjunta dos 5 candidatos à presidência da instituição, num dos restaurantes em Bissau, onde abordaram últimos acontecimentos ligados ao futebol nacional.

Na ocasião, Tavares mostrou-se disponível a participar novamente nas eleições do órgão, mas pede a Comissão Eleitoral total transparência à volta da assembleia geral para escolha do novo presidente da FFGB.

"Evidentemente, vou marcar presença na assembleia geral, mas quero salvaguardar uma situação, neste caso temos que ser transparentes uns com outros, porque na busca de agarrar o poder a Comissão Eleitoral não pode aceitar mais uma vez que o processo eleitoral seja realizado nas instalações da FFGB, uma vez que no passado o Alto Comissariado de Luta Contra Covid-19, proibiu que o ato tenha lugar naquelas instalações", referiu Tavares.

Na sua curta declaração à nossa estação emissora, Fernando Tavares acusa a Comissão Eleitoral liderada por Lino Lopes de trabalhar a reboque do Comité Executivo cessante da FFGB, devido a interesses obscuros, mas devidamente identificados pela estrutura da sua candidatura.

Embora preocupado com a situação, Bené disse que continua a acreditar nos elementos que fazem parte da Comissão Eleitoral, mas alerta a estrutura a distanciar-se das ações que podem levar o processo eleitoral chegar às instanciais judiciais.

Questionado sobre a readmissão da candidatura de Caíto Teixeira, o candidato escusou-se a comentar o assunto e mostrou-se confiante na sua eleição como novo presidente do órgão.

Seis dirigentes desportivos vão disputar a presidência da FFGB, no dia 30 de setembro do ano em curso, de acordo com informação disponível.

Tratam-se de Fernando Tavares, Benelivio Cabral Nancassa Insali, Mutaro Bari, Antônio Patrocínio, Paulo Mendonça e Caíto Teixeira.

A Comissão Eleitoral confirmou a participação de Teixeira, que chegou a manifestar intenção de apoiar a candidatura do presidente cessante da FFGB, Manuel Nascimento Lopes, que agora foi vedado pela FIFA a participar no próximo congresso eletivo.

O país vive uma situação bastante complexa no que concerne à transição de poder. A cíclica crise política reinante no país parece atingir com gravidade a federação de futebol, que está debaixo de fogo devido à polémica instalada com a realização da eleição.

Por: Alison Cabral

Rádio Jovem Bissau

II JORNADAS PARLAMENTARES PARA OS DEPUTADOS DA BANCADA DE MADEM-G15, de 7 à 8 de Setembro 2020.

Tema Geral: RECICLAGEM DOS DEPUTADOS DA BANCADA PARLAMENTAR DE MADEM-G15 e contempla 3 PAINEL.

Depois da Recepção e Instalação dos Deputados o Lider do Grupo Parlamentar de MADEM-G15, ABDÚ MANÉ deu Boas vindas aos Deputados, desejando que haja uma boa participação no analise destes dois documentos importantes da governação do país - o Plano Nacional do Desenvolvimento e o Orçamento Geral de Estado para o Ano Económico 2020.

Posto isto, foi passado a palavra o Sr. Luis Oliveira Sanca, Primeiro Vice-Coordenador de MADEM G15, para dar abertura a Jornada Parlamentar, tendo exaltado o grau e nivel de responsabilidades dos Deputados nesta fase do desenvolvimento da nossa democracia.





Fonte: Rogerio Dias

Hoje dia 07 de Setembro de 2020, a Ministra da Administracao Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social Dra. Maria Celina Vieira Tavares delegou a sua chefe de Gabinete Dra. Assucenia Seidi Donate à presidir as passaçoes dos postos do Secretário Geral, Dr. Suleimane Djalo para Dr. Augusto Alberto e de Assessor de Imprensa e relações Institucionais, a Sra. Wcenia De Sousa Martins Silva, para o Sr. Juvenal Lopes Imponque.



Gabinete de Comunicação e Informação do MAPTESS.

Ministério da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social

Fanatismo exacerbado

Fonte:  Estamos a Trabalhar

Este setembro, será divisor da água e, é desta que o PAIGC assaltado por DSP, irá convencer-se de que, não tem nada com PAIGC de cabral. Vão somando derrotas que definitivamente so restará caminho para demissão do seu liderzinho

O acórdão do STJ sera pífio do que virá, para semana. Pois os restantes seguidores de Cabral, irão abandonar projecto falhado de DSP que só sabe promever FANATISMO no lugar de nacionalismo que sempre foi linha do pensamento de Amílcar. Hoje atual PAIGC esta confundindo militancia e obsessão à um líder cujo no seu íntimo, se pensa que é maior que próprio partido. E, vem trocando fies e tradicionais servidores de PAIGC com claqueiros de facebook.

Mais de 12 deputados comprometidos com à nação, irão deixar de vez o compromisso do liderzinho com comunidade internacional, por isso, vem promovendo marchas e apelar sanção e intervenção militar contra irmãos Guineense, so porquê perdeu eleição e não tem coragem e sentido democrático de reconhecer derrota. Apostou em dividir família Guineense, criando milícias fanaticos que o seguem nas suas loucuras pela Europa fora.

Guiné-Bissau: Tribunal de contas detecta, em diferentes instituições estatatis, mais de 18 bilhões de francos cfa sem justificativos; o desfalque encontrado vem do relatório da auditoria dos anos económicos 2016, 2017 e 1º simestre de 2018

Bissau, 7 de Setembro de 2020

Dezoito bilhões, quatrocentos e setenta e quatro milhões, quatrocentos e sessenta e um mil e quatro francos cfa é montante considerado injustificável por alguns gestores de fundos públicos.

Assim consta no relatório de auditoria financeira de Tribunal de Contas de 2016 ao primeiro semestre de 2018, entregue esta segunda-feira (07.08) pelo presidente da Corte Suprema de Contas ao Procurador Geral da República.

A ocasião serviu para Dionísio Cabi, presidente do Tribunal de Contas da Guiné-Bissau denunciar desvios de procedimentos legais e administrativos, por alguns gestores de fundos públicos.

" Gostaria de assegurar-vos que as auditorias em causa vão proseguir as tramitações processuais no Tribunal de Contas, donde os Magistrados do Ministério Público, junto da Corte Suprema de Conta intervirão para apurar responsabilidade aos gestores pela não justificação de valores que ascendem ao montante global de dezoito bilhões, quatrocentos e setenta e quatro milhões, quatrocentos e sessenta e um mil e quatro francos cfa". assegurou Dionísio Cabi.

Por sua vez, Procurador Geral da República, Fernando Gomes garantiu que a instituição que dirige vai encaminhar e instaurar processos criminais aos gestore de fundo em causa.

"Quero em nome da instituição que dirijo garantir ao Sr. Presidente que esse relatório síntise, vai ser bem analisados e vamos dar devido encaminhamento a todos os casos que foram levantadoa aí, são mais de dezoito bilhões, como disse o Sr. Presidente, é um valor muito elevado para um país como nosso, que não dispõe de nada, a começar pela educação, saúde, infraestruturas rodoviárias, não é de permitir, não é de aceitar que esses casos, não digo de desvios, mas digo de negligência, mesmo sendo isso é crime, como eu digo e repito, vamos dar devido encaminhamento a esse caso, logo, logo a começar pelo instauração de procedimentos criminais contra os responsáveis desses atos ". Garantiu.

São sete instituições visadas pelo Tribunal de Contas, a Direção Geral de Floresta e Fauna, Hospital Nacional Simão Mendes, Agência Nacional de Cajú, Direção Geral de Transportes Terrestres, Empresa Nacional de Exploração Petrolífera (PETROGUIN), Direção Geral de Geologia e Minas e o Conselho Nacional de Carregadores.


Por  Mamandin Indjai

Fonte: RadioBantaba

Guiné-Bissau: Atualização semanal do Alto Comissariado para o COVID 19




RadioBantaba


57ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) realizada em Niamey, República do Níger.






Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

STJ julga improcedente o recurso interposto por Domingos Simões Pereira, candidato à segunda volta das presidenciais-2019, pedindo a recontagem dos votos das mesas da Assembleia ou em alternativa a anulação de todo o processo eleitoral.

A seguir, o acórdão número-6/2020 do processo n-5 do contencioso eleitoral.











Contencioso eleitoral: Supremo tribunal de justiça julga improcedente o pedido do candidato derrotado nas últimas eleições presidenciais na Guiné-Bissau.
Não era segredo para ninguém que a primeira e segunda volta das eleições presidenciais de 2019 foram livres, justas, transparentes e credíveis. Lamenta-se todo esse imbróglio causado pela irresponsabilidade do candidato derrotado do PAIGC.

Foi um péssimo exemplo do candidato derrotado, que contra todos as evidências teimava em lançar confusão com a recusa dos resultados publicados pela entidade que ele mesmo reconhece como o único credenciado para publicar o veredicto final de uma eleição


Leia Também:

Supremo Tribunal da Guiné-Bissau considera improcedente recurso de DSP sobre presidenciais
Supremo Tribunal de Justiça da Guiné Bissau considerou improcedente recurso de Domingos Simões Pereira sobre últimas presidenciais Getty Images/ Romilly Lockyer 
Texto por: Mussá Baldé   RFI

Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau considera improcedente recurso apresentado por Domingos Simões Pereira. O órgão diz que o candidato do PAIGC, à segunda volta das presidenciais de dezembro passado, não cumpriru com o que recomenda a lei em relação ao recurso de um contencioso eleitoral. 
Os juízes do Supremo Tribunal dizem, num acórdão publicado esta segunda-feira que Domingos Simões Pereira devia ter apresentado antes as reclamações nas assembleias do voto.

Não o tendo feito, os magistrados do Supremo Tribunal afirmam que não poderão agora atender o seu pedido de recontagem de votos ou nulidade do todo o processo eleitoral, relativo à segunda volta das presidenciais.

Os juízes do Supremo Tribunal dizem ainda que Domingos Simões Pereira não apresentou provas de ter feito reclamações ou protestos nas assembleias do voto.

Argumentaram ainda no seu acórdão que não podem conhecer da matéria de facto sob pena de estarem a violar a lei no que diz respeito ao princípio de esgotamento de intervenções das instâncias competentes.

Assim sendo, concluíram que as irregularidades invocadas por Simões Pereira junto ao Supremo Tribunal não podem ser conhecidas por serem extemporâneas, ou seja, não foram suscitadas e decididas" em sede própria, isto é nas assembleias do voto.

Por tudo isso, declaram improcedente o recurso apresentado por Domingos Simões Pereira.

Dos sete juízes do Supremo Tribunal que apreciaram o dossiê depositado naquela corte, desde janeiro passado, apenas um votou contra a decisão.

O juiz conselheiro Rui Nené, vice-presidente do órgão, disse, numa declaração pública do seu voto vencido, que grosso modo, continua a achar que a Comissão Nacional de Eleições não cumpriu com o que lhe foi solicitada pelo tribunal em relação ao processo eleitoral das presidenciais de dezembro.

Ato Solene Níger 🇳🇪! - O Primeiro Magistrado de Nação, Presente na abertura do ato Solene da 57 sessões Ordinárias da Cimeira da Cedeao, hoje 07 de Setembro de 2020;



ÁFRICA OCIDENTAL/CEDEAO! - Momentos de portas fechadas, antes de Abertura Oficial da 57 sessões Ordinárias da Cimeira da Cedeao; - Níger 🇳🇪 07 de Setembro de 2020.

O Presidente da República

General Umaro Sissoco Embaló

Comandante Supremo das forças

Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

PRS - EM CURSO A JORNADA PARLAMENTAR DO PRS


O Acto de Abertura foi presidido pela Sua Excelência Sr Vice- Presidente LASSANA FATI.

Neste evento serão apresentados os seguintes temas:

• O OGE( Orçamento Geral do Estado ) a ser orado pelo o Dr. HENRIQUE HORTA DOS SANTOS , Ex- Ministro das Finanças ( PRS) e moderado pelo o Deoutado Dr. JOÃO ALBERTO DJATA, Ex - Secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais ( PRS);

• O PND (Plano Nacional do Desenvolvimento) a ser orado pelo. SUANDE CAMARÁ (PRS) e moderado pelo o Secretário Geral do PRS Dr. FLORENTINO MENDES PEREIRA Ex- Secretário de Estado do Plano e Integracão Regional em 2000.



Leia Também: 

A Bancada Parlamentar do Partido da Renovação Social - PRS, organiza entre hoje e amanhã a sua jornada parlamentar para melhor participar na sessão extraordinária para discutir o orçamento geral de Estado e Plano Nacional do Desenvolvimento.

Eng. Daniel Suleimane Embaló líder da bancada parlamentar do PRS também Deputado da Nação afirma que o PRS está cada vez mais preparado para enfrentar os desafios presentes e futuro do país.

#GRUPO_PARLAMENTAR - 07.09.2020

Joaquim Batista Correia/ Grupo Parlamentar do PRS


COMUNICADO - EMBAIXADA DA GUINÉ-BISSAU EM FRANÇA

 


CIEMEIRA DA CEDEAO! - O Presidente Guineense, General Umaro Sissoco Embaló no seio dos seus homólogos há trinta minutos. Fim de abertura oficial da cimeira, e único da reunião portas fechadas; depois de eventos os trabalhos de Cimeira da 57* Seções Ordenarias, prosseguem para sua fase;


Níger 07 de Setembro de 2020.

Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

Tufão Haishen provoca estragos na Coreia do Sul, após causar dezenas de feridos no Japão


Sicnoticias.pt 07.09.2020 

É o terceiro tufão a atingir a península coreana em poucas semanas.

A passagem do tufão Haishen na Coreia do Sul danificou prédios, inundou estradas e cortou a energia a milhares de casas, depois de ter causado mais de 20 feridos no Japão, segundo dados oficiais hoje divulgados.

Após ter atingido ilhas no sul do Japão, o tufão Haishen já motivara alertas da Administração Meteorológica da Coreia, devido aos ventos e chuva forte, que atingiram a cidade portuária de Ulsan, no sudeste.

A agência meteorológica informou que o tufão, o terceiro a atingir a península em poucas semanas, está a enfraquecer e provavelmente será classificado como tempestade tropical em 24 horas.

Os carros tiveram dificuldade nas estradas inundadas em Ulsan e outras cidades costeiras, como Busan, Sokcho e Gangneung.

Pelo menos 318 voos de e para a província insular de Jeju e no continente foram cancelados. Algumas pontes e secções de ferrovia foram fechadas, milhares de barcos de pesca e outras embarcações foram enviados para um local seguro e foram retirados mais de 1.600 residentes nas regiões sul do continente.

Esta manhã, as autoridades conseguiram repor o abastecimento de energia para 11.523 das 17.620 famílias que perderam eletricidade nas áreas sul do continente e em Jeju.

VÁRIOS FERIDOS À PASSAGEM PELO JAPÃO

Haishen, que significa "deus do mar" em chinês, passou por Okinawa e outras ilhas do sul do Japão no fim de semana.

O tráfego ainda estava paralisado em alguns lugares, os comboios de alta velocidade foram suspensos e a maioria dos voos domésticos de e para os aeroportos do sudoeste japonês foram hoje cancelados.

A Agência de Gestão de Incêndios e Desastres do Japão disse que pelo menos 20 pessoas ficaram feridas, duas delas gravemente. Esta manhã, cerca de meio milhão de casas ainda estavam sem energia. A emissora pública NHK noticiou que quatro pessoas estão desaparecidas em Miyazaki.

A CAMINHO DA COREIA DO NORTE

Espera-se que a tempestade chegue no final do dia de hoje à região nordeste da Coreia do Norte, que foi atingida pelo tufão Maysak na semana passada, causando ainda mais problemas a uma economia devastada pelas sanções lideradas pelos Estados Unidos, encerramento da fronteira devido à pandemia do novo coronavírus e escassez crónica de alimentos.

Segundo a imprensa estatal, o líder Kim Jong-un visitou áreas atingidas por tufões, demitiu um alto funcionário regional e prometeu enviar 12 mil trabalhadores da capital, Pyongyang, para ajudar nos esforços de recuperação.

O tufão Maysak destruiu mais de mil casas e inundou edifícios públicos e explorações agrícolas.

O Maysak danificou estradas e edifícios e causou pelo menos um morto na Coreia do Sul. Um navio de carga de gado afundou na costa do Japão aquando da passagem do Maysak. Dois dos 43 tripulantes foram resgatados e um corpo foi recuperado antes que a busca fosse interrompida por causa do Haishen. O navio transportava 5.800 vacas da Nova Zelândia para a China.













Apostle Suleman Prays For Governor Obaseki


Gov Godwin Obaseki of Edo State on Sunday made a surprise visit to the anointing church service of the OMEGA Fire Ministries Worldwide in Auchi.

Obaseki thanked the worshippers for their prayers and urged them to continue to pray for Nigeria and the peaceful conduct of the Edo governorship election.

“I am not going to campaign even though the election is near because the General Overseer will not allow his altar to be used for political campaign but I want to tell you to shun violence and pray for peace in the election”, he admonished them.

Following his brief speech for which he received cheers from the worshippers, Apostle John Suleman prayed for peaceful conduct of the election and strength for Obaseki who knelt down before the whole church.

Suleiman also prayed for Obaseki’s deputy, Phillip Shuaib.

Last week Native Reporters shared how governorship candidate of the All Progressives Congress (APC) Pastor Osagie Ize-Iyamu also worshipped with Apostle Suleman.

Native Reporters