sexta-feira, 3 de novembro de 2023

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, efectuou a reza de sexta-feira, nos jardins da Presidência da República.

Presidência da República da Guiné-Bissau

EUA sancionam cidadã russa por branqueamento de capitais de elites russas

© Getty Images

POR LUSA  03/11/23 

O Gabinete de Controlo de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Tesouro dos Estados Unidos sancionou hoje uma cidadã russa por branqueamento de capitais e movimentação de fundos através de moeda virtual, beneficiando elites russas e cibercriminosos.

O Departamento do Tesouro afirmou num comunicado que Ekaterina Zhdanova facilitou o acesso de cidadãos russos aos mercados financeiros ocidentais.

A mesma recorreu a entidades com fraco controlo contra branqueamento de capitais e contra o financiamento do terrorismo, como a bolsa russa de criptomoedas Garantex Europe OU (Garantex).

Este tipo de atividade financeira ilícita que utiliza moedas virtuais permitiu contornar sanções multilaterais internacionais e dos EUA impostas à Rússia após a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.

"Continuamos focados em proteger os EUA e o sistema financeiro internacional contra aqueles que procuram explorar esta tecnologia (moedas virtuais), entre outros riscos financeiros ilícitos no ecossistema de ativos virtuais", disse o subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira, Brian E. Nelson.

Zhdanova, de acordo com o comunicado, fez transferências de moedas virtuais em nome de oligarcas russos noutros países. Um indivíduo utilizou o nome da esposa para transferir mais de 100 milhões de dólares em seu nome para os Emirados Árabes Unidos.

Zhdanova forneceu também aos seus clientes domicílio fiscal nos EUA, um cartão de identificação e uma conta bancária que foi utilizada para receber os fundos e transferi-los para contas bancárias 'offshore'.

O Departamento do Tesouro acrescentou ainda que Zhdanova prestou serviços a indivíduos associados ao grupo russo Ryuk, identificado pelas autoridades policiais dos EUA como uma ameaça cibercriminosa iminente e crescente para os prestadores de cuidados de saúde no país.

Como resultado das sanções impostas hoje pelos EUA, todos os ativos e propriedades dos envolvidos nos EUA estão bloqueados e os cidadãos e empresas norte-americanas estão proibidas de transacionar com os mesmos.


Leia Também: Câmara de Representantes dos EUA aprova endurecimento de sanções ao Irão

EUA fornecem novo pacote de armamento à Ucrânia de 125 milhões de dólares

© Reuters

POR LUSA   03/11/23 

Os Estados Unidos forneceram um novo pacote de armas e equipamento à Ucrânia no valor de 125 milhões de dólares (116 milhões de euros), para fazer face à invasão da Rússia, anunciou hoje em comunicado o Departamento de Estado.

Este pacote em armas e equipamentos militares é consistente com apoios anteriores, segundo a diplomacia norte-americana, e acompanhado por um anúncio da Iniciativa de Assistência à Segurança da Ucrânia do Departamento de Defesa sobre o reforço das defesas aéreas da Ucrânia.

O novo pacote de ajuda a Kiev, que enfrenta desde 24 de fevereiro de 2022 o exército invasor russo, foi anunciado durante uma visita do secretário de Estado, Antony Blinken, a Telavive, em plena guerra na Faixa de Gaza, desencadeada em 07 de outubro por um ataque das milícias do movimento islamita palestiniano a solo israelita.

Em 20 de outubro, o Presidente norte-americano anunciou que ia enviar ao Congresso um pedido urgente para financiar "necessidades de segurança nacional", defendendo que os Estados Unidos estarão mais seguros se ajudarem a Ucrânia e Israel, que desde o ataque surpresa do Hamas desencadeou uma vasta operação militar na Faixa de Gaza.

"É um investimento inteligente que pagará dividendos à segurança americana durante gerações", disse na altura Joe Biden num raro discurso na Sala Oval da Casa Branca, transmitido em direto pelas principais redes de televisão do país, a respeito dos financiamentos que envolvem montantes acima dos cem mil milhões de dólares.

O início da guerra no Médio Oriente levantou dúvidas da ala conservadora do Congresso sobre a continuação do volume de apoio dos aliados a Kiev, sobretudo desde que os Estados Unidos afirmaram desde o primeiro momento estar "ao lado do povo de Israel diante dos ataques terroristas" do Hamas.

"Até que a Rússia termine esta guerra, retirando as suas forças da Ucrânia e cessando os seus ataques brutais, os Estados Unidos e a coligação que construímos com mais de 50 países continuarão a apoiar a Ucrânia", declara hoje o Departamento de Estado.

O texto indica que o executivo de Washington vai continuar a trabalhar com o Congresso "para promover os interesses de segurança nacional, ajudando a Ucrânia a defender-se e a garantir o seu futuro -- um futuro em que o seu povo se reconstrua e viva em segurança numa democracia resiliente e próspera".

Ao fim de 20 meses de guerra, baixas estimadas na grandeza de centenas de milhares entre militares e civis e na iminência da chegada do inverno, a situação na Ucrânia permanece num impasse. As duas partes beligerantes se encaixaram no teatro de operações em duras batalhas sangrentas, mas com avanços territoriais pouco significativos nas últimas semanas no leste e no sul do país.


Leia Também: Blinken defende que é preciso "fazer mais" para proteger civis em Gaza

O PR desbloqueia a situação da CCIAS... CCIAS vai procurar reconciliação interna e organizar eleições.


O encontro de mediação da crise instalada entre o Governo através do Ministro do Comércio e a direção em exercício da CCIAS decorreu no Palácio da República na presença do Primeiro-ministro, Geraldo Martins. O despacho do Ministro do Comércio, João Handem Jr. que instituiu a Comissão Ad-Hoc, para realização da Assembleia-geral, deu lugar ao diálogo interno na CCIAS.
 

O secretário geral da CCIAS garantiu que a situação já foi superada e, a atual direção liderada por MamaSamba Embaló vai procurar reconciliação, para depois realizar a Assembleia.👇

 Radio Voz Do Povo

Guiné-Bissau: Homens armados invadem edifício do Supremo Tribunal da Justiça

Edifício do Supremo Tribunal de Justiça, Guiné-Bissau

Lassana Cassamá  voaportugues.com

Ação acontece no dia em que o Conselho Superior da Magistratura Judicial emite uma nota a reiterar a suspensão do vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

BISSAU — A sede do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) da Guiné-Bissau foi invadida na manhã desta sexta-feira, 3, por homens armados trajados de preto.

Com a presença da força no edifício, segundos fontes seguras, o vice-presidente do STJ, Lima André, apoderou-se do Gabinete do presidente do órgão, José Pedro Sambu, alvo de suspensão por um grupo de juízes conselheiros sob alegação de obstrução da justiça.

Sambu foi denunciado pelo Sindicato dos Magistrados Judiciais num processo que envolve um cidadão e a empresa de telecomunicões MTN.

A Voz da América tentou obter reações do Ministério do Interior, do presidente do STJ, José Pedro Sambú, e do vice-presidente, Lima André, mas sem sucesso.

Entretanto, uma fonte do Ministério do Interior e um alto oficial militar negram ser homens daquelas forças.

No dia 19 de outubro, o Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) suspendeu por deliberação suspender o presidente do STJ por "alegada obstrução de justiça” na vara laboral do Tribunal Regional de Bissau.

Na deliberação, o CSMJ informou ter decidido “suspender preventivamente e instaurar o competente procedimento disciplinar ao venerando conselheiro, José Pedro Sambú, presidente do Supremo Tribunal de Justiça e do Conselho Superior da Magistratura Judicial”.


Em resposta, no dia 25, José Pedro Sambú emitiu uma nota a suspender das suas funções quatro magistrados que participaram na reunião do dia 19, Lima António André, vice-presidente do STJ, oo juiz-conselheiro Arafam Mané, a juíza desembargadora Elyanne dos Reis Rodrigues e a juíza de direito Mirza Akiss Bamba.

Lima André, igualmente vice-presidente do CSMJ, é acusado por José Pedro Sambu de usurpação das suas competências.

Nesta sexta-feira, 3, José Pedro Sambu divulgou uma nova deliberação do CSMJ em que reitera a suspensão dos juizes.

A polémica à volta do STJ começou quando o Sindicato dos Magistrados Judiciais acusaram o presidente do STJ José Pedro Sambu de obstrução a Justiça no Tribunal Regional de Bissau.

A Voz da América continua a acompanhar o evoluir desta situação.

A UNTG- Central Sindical, liderado por Laureano Pereira da costa , acusa a Ministra da Função Pública de interfêrencia nos assuntos sindicais


 Radio TV Bantaba 

Conselho Superior da Magistratura Judicial: Deliberação 05/CSMJ/2023

 

Da próxima vez que beber um café com açúcar, lembre-se disto... Pode afetar o seu metabolismo.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  03/11/23 

Pense duas vezes antes de adicionar açúcar ao café. "Devido à cafeína, o café pode acelerar temporariamente o metabolismo. O café é termogénico, o que pode aumentar o gasto de energia, por pouca que seja e apenas num curto período de tempo", começa por explicar a nutricionista Diana Dinis, num vídeo partilhado na rede social Instagram.

No entanto, avisa: "Adicionar açúcar no café pode contrabalançar esses benefícios". "O açúcar consumido regularmente em dois, três cafés por dia, adiciona calorias vazias e pode levar ao ganho de peso e a uma maior resistência à insulina", diz.

Por isso, a especialista partilha uma dica. "Se gosta de café, comece a tomá-lo sem açúcar, como se fosse um xarope prescrito pelo seu médico. Vai custar os três, quatro primeiros dias, mas depois não custa mais."

INCIDENTE: Os três tiros ouvidos esta manhã foram acidentalmente disparados. O militar que disparou foi detido para ser ouvido.

Fonte: AAS

PRESIDENTE CONDECORA O REPRESENTANTE DA CEDEAO NA GUINÉ-BISSAU

PR Umaro Sissoco Embalo Condecora representante residente da CEDEAO na Guine-Bissau com medalha de mérito e cooperação.  @ Radio Voz Do Povo 

O Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, condecorou hoje, com a medalha Ordem Nacional de Mérito, Cooperação e Desenvolvimento, o Representante da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO)na Guiné Bissau, Sr. Hamidou Boly.


Cessar-fogo "seria um erro para Israel" e "uma vitória para o Hamas"

© REUTERS/Raneen Sawafta

POR LUSA   03/11/23 

O analista de política externa Max Boot acredita que se Israel parasse agora os seus combates em Gaza, "o Hamas declararia vitória" e isso geraria uma enorme crise de confiança na liderança israelita e nas suas forças armadas.

Num encontro com a imprensa organizado pelo Council on Foreign Relations, um instituto de análise em Nova Iorque, vários especialistas discutiram a guerra em curso entre Israel e o Hamas e as implicações para Gaza e para o Médio Oriente, com Boot a defender que um cessar-fogo neste momento "seria um erro para Israel".

"Precisamos de ser claros sobre o que significa um cessar-fogo: seria uma vitória para o Hamas. Daria continuidade à ameaça do Hamas contra Israel (...), mas também seria uma vitória para o Irão, porque o Hamas faz parte do eixo de resistência com a estratégia de procuração do Irão em torno da região", disse o historiador, que acredita que é por esses motivos que o Governo de Joe Biden não está a pedir por um cessar-fogo.

"Acho que os líderes árabes entendem isso. Acho que, em privado, muitos deles apoiam bastante a ofensiva israelita, embora não o façam publicamente", avaliou.

De acordo com o analista, Israel precisa de ter mais cuidado com os seus alvos, algo que não considera fácil, num momento em que se acumulam as acusações de crimes de guerra cometidos durante a ofensiva israelita.

A especialista em assuntos internacionais e segurança nacional Linda Robinson considera que a destruição, a falta de refúgio para civis e a escassez de ajuda a Gaza são problemas que continuarão a aumentar e a prejudicar quer o Governo de Israel, quer o executivo norte-americano.

Na quinta-feira, dia em que Joe Biden anunciou que 74 norte-americanos com dupla nacionalidade deixaram a Faixa de Gaza, Linda Robinson considerou positivo que haja movimentos na libertação de cidadãos retidos no enclave, mas sublinhou que há um "contrapeso" na "preocupação crescente" expressada por países que defendem o direito de Israel à autodefesa e que denunciam o Hamas como uma organização terrorista, mas que não apoiam o impacto desta ofensiva nos civis palestinianos.

De acordo com a analista, as reações diplomáticas começam a aumentar e as preocupações imediatas não se ficam pela possível falta de proporcionalidade e pelas significativas vítimas civis, mas também pelo facto de os ataques israelitas não estarem restritos aos norte de Gaza, mas aconteçam também no sul e no centro da Faixa.

"Isto está a criar questões sobre que tipo exato de refúgio está disponível para os civis que ali se encontram", disse Linda Robinson, salientando que a questão dos reféns detidos pelo hamas continua a ser uma questão de máxima importância para os israelitas.

O grupo islamita Hamas - classificado como organização terrorista pelos Estados Unidos, a União Europeia e Israel - lançou em 07 de outubro um ataque surpresa contra o sul de Israel com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados, assassinando cerca de 1.400 pessoas e fazendo mais de duas centenas de reféns.

Em resposta, Israel declarou guerra ao Hamas, movimento que controla a Faixa de Gaza desde 2007 e que é classificado como terrorista pela União Europeia e Estados Unidos, bombardeando várias infraestruturas do grupo na Faixa de Gaza e impôs um cerco total ao território com corte de abastecimento de água, combustível e eletricidade.

O conflito já provocou milhares de mortos e feridos, entre militares e civis, nos dois territórios.



Leia Também: O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan pediu hoje o estabelecimento de um "cessar-fogo humanitário" o mais rapidamente possível na Faixa de Gaza.


𝗡𝗢𝗧Í𝗖𝗜𝗔 𝗗𝗘 Ú𝗟𝗧𝗜𝗠𝗔 𝗛𝗢𝗥𝗔‼️: 𝗝𝗢𝗦É 𝗣𝗘𝗗𝗥𝗢 𝗡𝗔 𝗠𝗜𝗥𝗔 𝗗𝗢𝗦 𝗙𝗔𝗥𝗗𝗔𝗗𝗢𝗦

Por Rádio Jovem Bissau

Duas viaturas de homens armados estavam estacionados frente da casa do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, José Pedro Sambú, esta manhã com suposta intenção de sequestro do mesmo.

Segundo uma fonte segura junto do magistrado, a presença dos fardados obrigou o impedimento de saída do José Pedro Sambú que está bloqueado na sua casa para ir ao local de serviço. 

Ainda a mesma fonte informou a Rádio Jovem que neste momento estão colocados polícias no Supremo Tribunal de Justiça e se desconhece para que missão.

Rádio Jovem apurou ainda que, ainda hoje, o Presidente do Supremo Tribunal estaria na conclusão de deliberação da última reunião de Conselho Superior de Magistratura que decorreu na última sexta-feira.

Foto: arquivo

Forças israelitas dizem que mataram comandante do Hamas Mustafa Dalul

© BASHAR TALEB/AFP via Getty Images)

POR LUSA   03/11/23 

O Exército de Israel declarou hoje que os militares mataram o comandante do Hamas Mustafa Dalul, enquanto as forças terrestres, aéreas e navais mantêm a ofensiva contra a Faixa de Gaza.

"Os aviões de combate das Forças de Defesa de Israel mataram Mustafa Dalul, comandante do Batalhão Sabra Tel al Hawa e que, desde o início da guerra, desempenhou um papel central na organização do combate contra as tropas israelitas na Faixa de Gaza", disse o porta-voz do Exército. 

Segundo Israel, Dalul manteve vários postos no batalhão e na brigada do Hamas na cidade de Gaza, perto dos pontos alcançados pela incursão das tropas israelitas. 

Por outro lado, os aviões de combate e das forças de artilharia "mataram vários terroristas que operavam contra as forças terrestres", disse o mesmo responsável militar israelita.

O movimento Hamas é apontado como grupo terrorista pelos Estados Unidos e a União Europeia. 

A morte de Dalul ocorre no 28.º dia de guerra e na altura em que o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, se encontra em Israel para uma visita oficial. 

Na primeira semana da ofensiva terrestre o Exército de Israel regista 24 baixas.

A guerra começou após o ataque do Hamas contra Israel no passado dia 07 de outubro provocando 1.400 mortos e 5.400 feridos.

Segundo Israel, o Hamas, que governa o enclave, mantém sequestradas 242 pessoas.

A resposta militar de Israel contra Gaza fez nove mil mortos e 30 mil feridos.


Cientistas descobrem primeira evidência de uso de imaginação em animais

© Shutterstock

POR LUSA   03/11/23 

A capacidade de se transportar para outros locais ou momentos com o pensamento era, até agora, uma capacidade que se acreditava estar reservada aos humanos, mas um grupo de investigadores detetou que os ratos também têm imaginação.

Para alcançar esta descoberta, cientistas do Janelia Research Center do Howard Hughes Medical Institute, na Virgínia (Estados Unidos), desenvolveram uma espécie de "detetor de pensamento", capaz de medir, em tempo real, a atividade neuronal de ratos e traduzir seu significado, revelou esta quinta-feira este instituto médico.

O sistema combina realidade virtual de 360 graus e uma interface cérebro-máquina (IMC) para sondar os pensamentos internos dos ratos, medindo a atividade elétrica do hipocampo, a região do cérebro onde as memórias são armazenadas e geradas.

Quando o cérebro está a recordar, há uma atividade específica no hipocampo relacionada a essa atividade, mas até agora não tinha sido detetada em animais.

O sistema permitiu aos investigadores verificar como, tal como os humanos, quando os roedores vivenciam locais e eventos, padrões específicos de atividade neuronal são ativados no seu hipocampo.

Os cientistas descobriram, assim, que um rato pode ativar a atividade do hipocampo apenas pensando num lugar, sem se deslocar fisicamente, ou seja, imaginando-o.

Como primeira fase da experiência, os investigadores criaram uma espécie de "dicionário de pensamentos" que lhes permitia descodificar os sinais cerebrais do rato quando este experimentasse alguma coisa.

Realizaram depois dois testes, que foram 'batizados' com nomes cinematográficos.

Num destes, chamado "Jumper", em homenagem ao filme e livro cujo protagonista tem a capacidade de se teletransportar, o rato foi introduzido no sistema e enquanto caminhava sobre um cinto esférico, os seus movimentos eram refletidos na tela de 360 graus. Quando alcançou o seu objetivo, foi recompensado.

O sistema registou a atividade do hipocampo do rato e mostrou como os seus neurónios são ativados quando o rato 'navega' para atingir o alvo.

O resultado final é que o animal utiliza os seus pensamentos para alcançar a recompensa, pensando primeiro onde precisa de ir para obtê-la, um processo imaginativo que as pessoas vivenciam regularmente.

Na segunda experiência, chamada "Jedi", em homenagem à saga Star Wars, o rato fica fixado num local virtual e move um objeto para um local apenas pelo pensamento, da mesma forma que alguém sentado pode imaginar a levantar-se para pegar numa chávena de café, sem se mover.

Em seguida, os investigadores mudaram o local alvo, exigindo que o animal produzisse padrões de atividade associados ao novo local.

A equipa descobriu que os ratos podem controlar com precisão e flexibilidade a atividade do hipocampo, assim como os humanos.

Além disso, os animais conseguem manter essa atividade no hipocampo por vários segundos, tempo semelhante ao que os humanos levam para reviver acontecimentos passados ou imaginar novos cenários.

"Imaginar é uma das coisas mais extraordinárias que os humanos podem fazer. Agora descobrimos que os animais também podem fazer isso e encontramos uma maneira de estudá-lo", realçou um dos investigadores, Albert Lee.

O estudo também mostrou que o sistema de interface cérebro-máquina (IMC) pode ser utilizado para sondar a atividade do hipocampo, o que representa um grande avanço no estudo desta importante região do cérebro.


Rússia atingiu com drones infraestruturas críticas em Lviv

© Lusa

POR LUSA   03/11/23 

As forças militares ucranianas disseram hoje que a Rússia lançou aparelhos voadores não tripulados ('drones') contra infraestruturas críticas de Lviv na zona mais ocidental da Ucrânia.

As informações do chefe da Administração Militar ucraniana em Lviv, Maskim Kozitski, referem que se verificaram "cinco impactos contra infraestruturas" da região. 

O ataque contra uma das zonas mais afastadas da frente de combate não fez vítimas, indicou o mesmo responsável que acrescentou que no total a Rússia disparou 16 'drones' Shaed de fabrico iraniano contra a região de Lviv sendo que cinco ultrapassaram a defesa antiaérea. 

A nível nacional, de acordo com as forças ucranianas, foram lançados pela Rússia 24 projéteis do mesmo tipo contra as províncias de Kharkiv, Odessa além de Lviv.

Entretanto, o chefe de Estado da Ucrânia, Volodymyr Zelensky disse que o ataque das últimas horas pode significar o agravamento das ações da Rússia "numa altura em que se aproxima o inverno". 



Leia Também: O líder religioso máximo iraniano afirmou esta madrugada nas redes sociais, numa mensagem em hebraico, que Israel mente sobre a guerra com o Hamas e que vai ser destruída "numa questão de dias" sem apoio norte-americano.

Ultraortodoxos judeus saúdam a morte dos israelitas assassinados pelo Hamas e envolvem-se em confrontos com a polícia e os militares (aviso: imagens sensíveis)

 Este movimento acredita que Israel não tem direito a existir enquanto o "verdadeiro Messias" não descer à terra