quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Peregrinação à Meca - “Dois guineenses morreram em Meca”, diz o Comissário Nacional de Peregrinação

Bissau, 13 Set 18 (ANG) – O Comissário Nacional de Peregrinação à Meca, confirmou hoje a morte de dois fiéis muçulmanos guineenses, durante a peregrinação do ano em curso. 


Em declarações aos jornalistas após a recepção do segundo grupo dos peregrinos que regressou ao país, o Comissário Nacional de Peregrinação Botche Candé, afirmou que “foi Deus quem levou os dois peregrinos e que não dependeu da vontade de nenhum ser humano”.

“Todos os restantes peregrinos estão de boa saúde. Hoje dia 13, voltaram ao país 245 peregrinos e os próximos grupos constituídos por 751 fiéis muçulmanos voltarão na sexta-feira e sábado respectivamente”, informou.

Botche Candé sublinhou que, com a colaboração de todo o povo guineense, tanto de muçulmanos como de outras religiões a peregrinação do presente ano foi um sucesso.

“Foi uma proeza alcançada pelos guineenses em geral, desde o Presidente da República, Primeiro-ministro, Sociedade Civil, Comissariado e jornalistas”, disse.

Aquele responsável salientou que receberam  orientações do Presidente da República para que o Comissariado Nacional de Peregrinação continuasse a fazer os seus trabalhos de forma a evitar futuros estrangulamentos.

“Se prosseguirmos com os preparativos  isso nos permitirá em meados de Janeiro do próximo ano, ir apenas assinar contratos de alojamento, alimentação e transporte internos dos peregrinos bem como com as companhias aéreas”, explicou Candé.


Declarou que o Comissariado Nacional de Peregrinação sempre se atrasou no processo de organização da viagem ao lugar santo de Meca porque depende de apoios de países amigos.

Em nome dos peregrinos, o Mestre Causo Baldé afirmou que foram e voltaram com saúde, “graças à Deus”. 

“Durante a nossa estada na Arábia Saudita visitamos as cidades de Jida, Meca, Arafa, Mina e Madina,  onde cumprimos os rituais do quinto pilar islâmico”, disse.

Aquele líder religioso fez questão de salientar que pediram a paz em  lugares santos  para a Guiné-Bissau e não para um determinado partido político. 

“Quem Deus der o poder para governar, deve ter a ambição de construir o país rumo ao progresso”, disse.  

ANG/ÂC//SG

GUARDA NACIONAL (GN) DETEVE BANDO QUE ROUBA PAINÉIS SOLARES


Uma patrulha da Guarda Nacional (GN), com o apoio de soldados da Armada guineense, envolveu-se, recentemente, no tiroteio com o bando que, nos últimos anos, tem roubado painéis solares na estrada de volta de Bissau, entre Cuntum Madina e a Marinha Nacional, junto ao edifício central das Nações Unidas.

Segundo fontes militares, os assaltantes, na sua maioria estrangeiros, foram abordados, enquanto desmontavam os países, tendo, por isso, resistido a detenção, por parte dos homens da Guarda Nacional, “alertados pelos homens da marinha nacional”.

Conforme ainda as mesmas fontes, o grupo estava armado, o que justificou alguns disparos, sem que houvesse, todavia, algum ferido ou morto.

Os presumíveis autores estão detidos no quartel general da Guarda Nacional, em Bissau.

cfm87.net

VITOR MANDINGA ANUNCIOU A COLIGAÇÃO AO PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL


Vitor Mandinga, antigo líder de PCD, anunciou esta quinta-feira, 13-09, a coligação ao Partido da Renovação Social. Uma aliança política voltada às eleições legislativas próximas. “Nado Mandinga” sustenta a coligação a ser efetivada com o PRS por ser o partido com ideologia política direcionada ao desenvolvimento “real” direcionados a reforma do estado. Sobre o processo eleitora, antigo ministro das finanças chama atenção pelo respeito às leis que dizem respeito sobre o processo.

Recorda se que, Vítor Mandinga foi militante do PCD, tendo sido castigado para quatro anos pela atual direção liderada por Vicente Fernandes, acusado de desobediência às normas estatutárias do partido.

Vítor mandinga disse anida que organizar eleições dia 18 de novembro ” arranjar mofuneça para o país”.

cfm87.net

PM guineense explica a partidos políticos atrasos no início do recenseamento

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, explicou hoje aos partidos políticos com assento parlamentar os atrasos no recenseamento eleitoral, numa reunião de mais de três horas.

Guiné-Bissau tem eleições legislativas marcadas para 18 de novembro, mas o recenseamento eleitoral, que devia ter começado a 23 de agosto, ainda não arrancou devido a atrasos na chegada dos 'kits' de registo biométrico.

"Nós ouvimos explicações nos atrasos que se têm registado não só na chegada dos kits ao país, mas no próprio início do processo de recenseamento e essas explicações apontam para o facto de já só serem questões burocráticas que estão a atrasar a saída dos kits", afirmou Domingos Simões Pereira, presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Domingos Simões Pereira disse que se espera que os 'kits' possam estar no país "nas próximas horas" e que o PAIGC recebeu garantias do Governo de que será apresentado um novo cronograma eleitoral assim que aqueles aparelhos de registo biométrico dos eleitores se encontrarem na Guiné-Bissau.

"Nós aproveitamos para exortar os nossos colegas dirigentes de partidos políticos para não fazer uso em termos de tirar benefícios. É preciso ter algum 'fair play' e reconhecer que este Governo é uma consequência do bloqueio político que se estabeleceu no país e portanto basta de jogar vantagens partidárias", afirmou Domingos Simões Pereira.

Para o antigo primeiro-ministro, agora é preciso criar "condições objetivas para a ida às urnas no prazo mínimo possível para esse efeito".

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau defendeu na sexta-feira, em comunicado à imprensa, um novo cronograma eleitoral por causa da lei sobre a inalterabilidade dos cadernos eleitorais.

O vice-presidente do Partido de Renovação Social (PRS), Certório Biote, disse aos jornalistas que se aguarda a chegada dos 'kits' para ser feita uma atualização do cronograma eleitoral.

"Depois de recebermos os 'kits', o Governo vai analisar e propor um novo cronograma", disse.

Questionados pelos jornalistas sobre a possibilidade de as eleições serem adiadas, ambos os dirigentes políticos afirmaram que primeiro é preciso os 'kits' de recenseamento biométrico chegarem ao país e só depois essa possibilidade poderá ser analisada.

dn.pt/lusa

A visita de alunos e professores do setor de Suzana e outros vindos de duas escolas do Senegal

O Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), acolheu no dia 12 de setembro, nas suas instalações no bairro de Penha, em Bissau, um grupo de alunos e professores de mais de 17 escolas da zona norte do país, mais concretamente, do setor de Suzana e outros vindos de duas escolas do Senegal. A visita deste grupo de alunos e professores teve como objetivo a recolha de informações sobre a existência da Organização das Nações Unidas no mundo e, sobretudo, do UNIOGBIS na Guiné-Bissau.


A iniciativa reuniu mais de 30 alunos que se deslocaram para Bissau. Durante sua permanência na sede do UNIOGBIs, foi-lhes apresentado três filmes documentários, nomeadamente, um sobre as Nações Unidas na Guiné-Bissau, um sobre “Os Cidadãos e o Estado” e um outro sobre “No Firmanta Paz”. Todos esses filmes abordam os princípios da ONU, os direitos e deveres dos cidadãos e o funcionamento das instituições do Estado da Guiné-Bissau.

Resta constar que, quer os alunos, quer seus professores, manifestaram interesse em conhecer mais a história, missão e os Estados-membros da organização.




ONU na Guiné-Bissau

SINJOTECS PEDE AUDITORIA ÀS CONTAS DA DIREÇÃO ANTERIOR

A direção do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social da Guiné-Bissau, (SINJOTECS,) solicitou quarta-feira (12.09), ao Tribunal de Contas para fazer auditoria às contas da direção cessante do sindicato liderado pelo jornalista Mamadu Candé.

A intenção do SINJOTECS foi transmitida a imprensa pelo secretário-geral, Diamantino Lopes, após uma audiência que a direção do sindicato manteve com o juiz Conselheiro da Instituição que controla a gestão de contas do Estado guineense.

Aos jornalistas, Lopes, assegurou que a nova direção herdou o sindicato com muitas dúvidas sobre a gestão dos fundos, por isso, está determinado em marcar diferença, sobretudo no que tange as questões da transparência.

“Nós herdamos o sindicato (SINJOTECS) e queremos marcar a diferença, sobretudo no que tange as questões de transparência, por isso, viemos cá solicitar ao Tribunal de Contas o apoio neste sentido, como podemos ter melhor gestão das nossas contas. Solicitamos também a instituição para que de certo modo faça uma auditoria a direção cessante do sindicato”, explicou Lopes.

O encontro que teve lugar no palácio da justiça em Bissau visa simplesmente solicitar uma cooperação com a instituição liderada por Dionísio Kabi, uma vez que o Tribunal de Contas é uma estrutura estatal que trata da gestão de contas públicas e também das entidades particulares, como o SINJOTECS.

Na sua breve declaração, Lopes, revelou que o Tribunal de Contas está disponível a trabalhar com a direção do sindicato na gestão das contas da classe jornalística guineense.

“Solicitamos o acompanhamento e houve uma abertura  por parte do tribunal na formação não só dos membros do sindicato sobre as matérias da gestão das suas contas, como também a outras estruturas conexas ao sindicato, nomeadamente os sindicatos de base, que têm suas contas porque cobram cotas aos seus associados, por isso, esse dinheiro tem que ser bem gerido”, sublinhou Lopes.

Questionado pela Rádio Jovem sobre o comportamento de alguns jornalistas que desempenham a função de assessor de imprensa e de jornalistas, o secretário-geral assegurou que a nova direção está a trabalhar para pôr fim a esta prática.

Lopes fez lembrar aos jornalistas em causa que é uma situação já vedada pela lei do país, nomeadamente os estatutos dos jornalistas guineenses.

De sublinhar que a nova direção do SINJOTECS, liderada por Indira Correia Baldé, foi eleita no II Congresso ordinário da organização que decorreu entre os dias 26 e 27 do mês de Março de 2018 em Bissau.

O repórter do canal português na Guiné-Bissau, RTP-AFRICA, obteve 57 votos dos delegados contra 40 do seu adversário Assimo Baldé, igualmente o seu colega de serviço no órgão.

O congresso ordinário que decorreu sob o lema “Por um jornalismo profissional e independente”, contou com apoio das Nações Unidas, no âmbito de apoio ao sector dos média. Tomaram parte no congresso 100 delegados de todos os órgãos de Comunicação Social da Guiné-Bissau.

Por: Alison Cabral

radiojovem.info

Bom trabalho; mas o problema é o valor envolvido neste projeto. Porque, eu vou me sentir mal ao ouvir que milhares ou milhões de dólares foram gastos nesses dois edifícios!

Ja estão quase a terminar dois pavilhôes de centro de Saude, maternidade e medicina geral, construidos de raiz pela Associação dos amigos e filhos de Bigene, com apoio económico de deputado Adulay Sow (Sow y Sow) natural de referida Cidade.

AFABU, Associaçao dos filhos e amigos de Bigene em parceria no âmbito de desenvolvimento local com ONG Espanhola de provincia de Soria, Tierra Sin Males, estão desenvolver varios projectos, no sector da Saude, Educaçao, agricultura, autogestão e promoçao feminina para o desenvolvimento local dentro da comunidade.

Para dar resposta concreta, a estes projectos cada viajam para Bigene voluntarios Espanhois da referida ONG para dar formações a comunidade local, para poder enfrentar os desafios do mundo actual.


Fonte: Braima Camara

DIONISIO PEREIRA: “A JUVENTUDE TEM A RESPONSABILIDADE DE TRAZER O DESENVOLVIMENTO TÃO ALMEJADO PELA GUINÉ-BISSAU”

O Secretário-geral da Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC), Dionísio Pereira, afirmou esta quarta-feira (12.09) que a juventude guineense tem a responsabilidade de contribuir para no processo de desenvolvimento da Guiné-Bissau para acabar com a pobreza e organizar o povo.


De acordo com Pereira, essa juventude guineense deve encarnar o princípio do líder fundador do Partido da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), Amílcar Cabral, que é a unidade, luta e progresso.

“O PAIGC foi fundado por um jovem na altura com 32 anos (Amílcar Cabral) e não só, a nossa independência foi proclamada por um jovem na altura com 34 anos (Nino Vieira), por isso, entendemos que hoje o desenvolvimento tão sonhado da Guiné-Bissau deve ser trazido pela juventude”, vincou Pereira.

O jovem dirigente da organização juvenil do PAIGC discursava na abertura dos trabalhos da primeira “Convenção Nacional da JAAC”, nas instalações do polivalente da Escola Superior da Educação e dos Desportos (ENEFD), em Bissau, na qual pediu união entre os guineenses.

Na Convenção sob o lema: “Juventude- Desafios de Governação e Desenvolvimento”, os membros da JAAC analisaram a visão estratégica da organização juvenil de 2018-2022, política antifraude e corrupção e a situação socio-político do país, numa altura em que avizinha as eleições legislativas.

Na presença de altos dirigentes do PAIGC, incluindo o líder do partido, Domingos Simões Pereira, o líder da JAAC pediu a juventude do partido que mobilizem as populações para votarem no partido fundado por Amílcar Cabral nas eleições de 18 de Novembro próximo.

“Devemos alertar a cada um para trabalhar nessas eleições e mobilizar as populações para votarem no PAIGC, isso não se trata de um favor ao partido, mas sim do nosso futuro”, referiu Pereira.

Presidindo a abertura dos trabalhos, o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, afirmou que caso partido vença as próximas eleições legislativas, o governo indicado pelo partido vai ser de jovens  para poder governar o país com  responsabilidade.

Para além de Simões Pereira, marcaram presença no encontro vários dirigentes do PAIGC, nomeadamente o presidente honorário do partido, Carlos Correia, a segunda-vice-presidente do partido, Odete Semedo, Octávio Lopes, Teodora Inácia Gomes e entre outros.

A primeira convenção da Juventude do PAIGC contou com a participação dos membros da JAAC vindos de diferentes regiões do país, incluindo o setor autónimo de Bissau.

De referir, que o secretário-geral da JAAC, Dionísio Pereira, foi eleito em novembro de 2017, durante o II Congresso desta organização que decorreu sob o lema: “Congresso para a reestruturação e dinamização da JAAC – Reserva segura e combativa do PAIGC, um sinal de mudança no seio dos libertadores”.

Licenciado em Ciência da Computação e mestre em Geologia pela Universidade Federal do Ceará, Pereira, é membro do Comité Central e Bureau político do partido eleito no último congresso do PAIGC.

Por: Alison Cabral

Foto: Aguinaldo Ampa

radiojovem.info

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA PROMETE MAIS JOVENS NA GOVERNAÇÃO DO PAIGC

O presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e cabo-verde (PAIGC) garantiu que o próximo governo de seu partido terá mais participação dos jovens.


Domingos Simões Pereira falava esta quarta-feira (12 de Setembro) na cerimónia de abertura da primeira convenção nacional da Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC) cujo lema é: juventude: Desafios de governação e desenvolvimento, a decorrer todo o dia de hoje.

“ O próximo governo do PAIGC vai limitar tudo o que são despesas enquanto despesas básicas não forem cumpridas. O que aumenta a responsabilidade da JAAC é que o próximo governo de PAIGC será um governo de jovens para poder governar o país com responsabilidade e assumir o seu destino porque a juventude é o presente e tem que assumir essa responsabilidade de governar”, assumiu o líder do PAIGC.

Por outro lado assegurou que se a juventude do PAIGC fizer um trabalho competente, não haverá nenhum partido político a segurar sua juventude.

“ A partir do momento em que o PAIGC assume traduzir no seu documento estratégico a visão da juventude, têm que se preparar para ir ao terreno para poder resgatar o poder do partido. Se nós fizemos um trabalho competente, reflectivo, não haverá nenhum partido a segurar sua juventude porque vão se rever na juventude do PAIGC” tendo depois assegurado que “não há alternativa ao programa eleitoral do PAIGC. Os próprios partidos da oposição já provaram que não têm alternativa a aquilo que é a proposta do nosso partido”, garante Domingos Simões Pereira.

Entretanto, o Secretário da JAAC Dionísio Pereira sublinhou que o objectivo da organização juvenil partidária não é as eleições mas sim o desenvolvimento do país. As eleições não são nosso objectivo, é apenas um meio. O nosso objectivo é o desenvolvimento da Guiné-Bissau, luta contra a pobreza e organizar o povo”.


(c) Rádio Sol Mansi

Eleições legislativas - “Atraso da chegada dos kits condiciona calendário eleitoral” diz presidente do PAIGC

Bissau, 13 set 18(ANG) – O atraso da chegada dos kits  condiciona o calendário eleitoral disse   quarta-feira o presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).


Domingos Simões Pereira que falava aos jornalistas a saída do encontro que os partidos políticos com assento parlamentar mantiveram com o Primeiro-Ministro  acrescentou  que, com a presença destes materiais na Guiné-Bissau, o executivo vai apresentar um  calendário eleitoral actualizado e que posteriormente será submetido para avaliação dos partidos políticos com assento parlamentar.

O presidente do PAIGC disse que aguarda com muita expectativa a chegada, nas proximas horas dos Kits à Guiné-Bissau, conforme indicação do Primeiro-ministro.

Simões Pereira indicou que é preciso criar as condições objetivas para a ida as urnas no prazo mínimo possível. 

Disse que é prematuro dizer que a data de 18 de Novembro não vai ser uma realidade.

O líder do PAIGC exortou aos responsáveis de outras formações políticas para não fazer o uso da situação para tirar benefícios políticos, acrescentando que o actual governo é consequencia do bloqueio político que se tem registado ao longo dos últimos três anos no país.

Ainda sobre o encontro com o chefe do governo, Certório Biote, vice-presidente do PRS declarou que o partido deu as suas contribuições para que sejam encontradas soluções para a saída do impasse provocado pela atraso da chegada dos kits para o registo biométrico dos eleitores.

Segundo Biote, o  PRS deu as suas contribuições necessárias para que sejam encontradas soluções o mais rápido possível para saída desta situação.

Considerou igualmente ser cedo para se falar do adiamento das eleições legislativas previstas para 18 de Novembro. 

ANG/JD/ÂC//SG