quinta-feira, 30 de setembro de 2021

COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS DE 30 DE SETEMBRO DE 2021

CONFIRA AS DECISÕES DA REUNIÃO SEMANAL DO CONSELHO DE MINISTROS.👇👇

 Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

Termina a segunda reunião da Câmara Consular Regional da UEMOA.

Por vídeo conferência, o Corpo Técnico do Fundo se reuniu com a equipa das Alfândegas, onde fez uma apreciação positiva dos progressos registrados. A primeira avaliação geral começa esta quinta-feira com o Ministério das Finanças.

FMI realiza a primeira avaliação à Guiné-Bissau do Programa de referência, entre os dias 28 /09 a 11/10/2021

Teste bem-sucedido do míssil hipersônico na R. P. D. da Coréia

Na manhã de 28 de setembro, a Academia de Ciências da Defesa da República Popular Democrática da Coréia conduziu um teste de disparo do míssil hipersônico "Hwasong-8" recém-desenvolvido.

O desenvolvimento do referido míssil, uma das cinco tarefas prioritárias do plano quinquenal no campo de armas estratégicas, avançou seguindo o processo de desenvolvimento gradual, científico e confiável.

Durante o primeiro teste de tiro, os cientistas da defesa nacional confirmaram o controle de navegação e estabilidade do míssil na sequência ativa, bem como suas especificações técnicas, incluindo a manobrabilidade de guia e as características de deslizamento da ogiva. Eles também verificaram a estabilidade do motor, bem como o bulbo de combustível do míssil, introduzido pela primeira vez.

Os resultados do teste provaram que todos os índices técnicos atenderam aos requisitos do projeto.

Pak Jong Chon, membro do Presidium do Bureau Político e secretário do Comitê Central do Partido Trabalhista Coreano, testemunhou o teste de disparo de mísseis com oficiais de ciência da defesa nacional.

Ele falou da importância estratégica do desenvolvimento e implantação para a ação de mísseis hipersônicos. Ele também observou a importância militar de transformar todos os sistemas de combustível de mísseis em lâmpadas.

Ele ressaltou a necessidade de maior sucesso no trabalho de aumentar em mil vezes as capacidades de defesa do país.

Agência Central de Notícias da Coréia

Guiné-Bissau e três países vizinhos vão cooperar para sustentabilidade de águas subterrâneas

Sapo.pt

Quatro países africanos, entre os quais a Guiné-Bissau, comprometeram-se hoje a cooperar na gestão sustentável das suas águas subterrâneas, destacando a vontade de as tornarem numa "fundação para a estabilidade regional".

Os ministros responsáveis pela água de Guiné-Bissau, Gâmbia, Mauritânia e Senegal acordaram hoje, em Genebra, estabelecer um "quadro jurídico e institucional de cooperação transfronteiriça para a gestão sustentável" do aquífero senegalo-mauritano, uma reserva de águas subterrâneas da qual dependem 80% dos seus habitantes.

A informação foi noticiada pela agência France-Presse (AFP), que cita uma declaração da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa.

Numa declaração conjunta publicada no final de uma mesa-redonda iniciada na terça-feira, os quatro Estados decidiram lançar um processo de negociação para definir o quadro jurídico e institucional, tendo em conta os quadros existentes da Organização para o Desenvolvimento do Rio Senegal e da Organização para o Desenvolvimento do Rio Gâmbia.

De acordo com a mesma fonte, os governantes comprometeram-se a "fazer avançar as reformas, leis e regulamentos nacionais do setor da água e a reforçar a sua implementação" a nível nacional.

O aquífero senegalo-mauritano estende-se por cerca de 1.300 quilómetros desde o sudeste da Mauritânia até ao sudeste da Guiné-Bissau, atravessando Gâmbia e Senegal.

Com uma área de 331.450 quilómetros quadrados, este aquífero comporta uma população estimada de mais de 15 milhões de habitantes.

JYO // VM

Lusa/Fim

REPRESENTANTE ESPECIAL DA ONU EM BISSAU PARA ANALISAR SITUAÇÃO POLÍTICA

odemocratagb.com

O Representante Especial do Secretário Geral da Organização das Nações Unidas para a África Ocidental e Sahel, Mahamat Saleh Annadif, encontra-se na Guiné-Bissau para falar com as autoridades nacionais sobre a evolução da situação política no país, um ano depois da retirada do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).

Esta quarta-feira, 29 de setembro de 2021, Mahamat Saleh Annadif reuniou-se com o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, com quem abordou a situação política no país.

À saída, o Representante Especial de António Guterres não quis prestar declarações à imprensa. Contudo, o semanário O Democrata soube, através de uma fonte junto do gabinete do Presidente da ANP, que Annadif informou que a ONU continua a acompanhar a situação política da Guiné-Bissau, tendo apelado aos atores políticos a trabalharem para consolidar a situação política interna, através de soluções internas, com vista a estabilização definitiva da Guiné-Bissau.

Cipriano Cassamá, fez o ponto de situação política do país, alertando para o respeito à Constituição da República sobretudo no que tange à separação de poderes, para evitar o açambarcamento de poderes de um órgão sobre outros poderes, porque  ‘’isso traz conflitos e crises”. 

A informante de O Democrata disse ainda que o Presidente do Parlamento chamou a atenção da comunidade internacional, sobretudo a ONU, sobre as promessas que têm sido feitas para o apoio à revisão Constitucional, no país, lembrando que a reforma Constitucional faz parte de pacotes de recomendações do acordo de Conacri e constitui a “bandeira de comunidade internacional para a estabilização do país”.

Cipriano Cassamá transmitiu o desejo de ter  apoio das Nações Unidas no exercício das suas funções de Presidente da Assembleia Parlamentar da CPLP, nos próximos dois anos.

Por: Tiago Seide