sábado, 3 de setembro de 2022

Os professores sem formação inicial a área pedagógica receberam certificados da participação.

Nesta cerimónia, participaram professores das escolas da intervenção do projeto da Melhoria do Rendimento Escolar e Económico das Comunidades Educativas MEREECE das regiões de Gabu, Bafata e Quinara.

Por: Radio TV Bantaba

União Europeia "preparada" para enfrentar paralisação total de gás russo

© Getty Images

Por LUSA  03/09/22 

O comissário europeu para a Economia, Paolo Gentiloni, garantiu hoje que a União Europeia (UE) está "bem preparada" para enfrentar uma paralisação total no fornecimento de gás russo, mercê de medidas de armazenamento e economia de energia.

"Estamos bem preparados para resistir ao uso extremo do gás da Rússia como arma. Não temos medo das decisões de Putin, pedimos aos russos que respeitem os contratos, mas se não o fizerem, estamos prontos para reagir", declarou Paolo Gentiloni à margem do Fórum Económico organizado pela Casa Europeia-Ambrosetti, em Cernobbio, no Lago Como, Itália.

A empresa russa de gás Gazprom divulgou na sexta-feira que o gasoduto Nord Stream, entre a Rússia ao norte da Alemanha e que deveria retomar hoje o serviço após uma interrupção de três dias para trabalhos de manutenção, ficará parado e inoperacional até que haja a reparação de uma turbina, sem avançar prazo para o efeito.

De acordo com analistas, Moscovo decidiu arranjar este pretexto para reagir à decisão anunciada na sexta-feira pelos países do G7 em limitar os preços do petróleo, atingindo assim os lucros da Rússia.

Por outro lado, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse na sexta-feira que "estava na hora" de colocar um teto no preço do gás importado através do gasoduto da Rússia, apoiando assim uma solução defendida pelo primeiro-ministro italiano, Mario Draghi.

Na UE, "o armazenamento de gás está atualmente em cerca de 80%, graças à diversificação de fornecimento", embora a situação seja diferente de país para país, referiu Gentiloni.

Guiné Conacri. Investigado acidente com avião da TAP que causou 2 mortos

© Reuters

Por LUSA 03/09/22 

A Autoridade Guineense de Aviação Civil está a investigar o acidente ocorrido na sexta-feira à noite entre um avião da TAP e uma motorizada na pista do aeroporto da Guiné Conacri, que vitimou os dois ocupantes da viatura.

"Uma investigação conduzida pela Autoridade de Aviação Civil da Guiné (AGAC), com o apoio do Departamento de Segurança e Proteção (SOGEAC), está em curso para averiguar as causas e as responsabilidades das partes envolvidas", lê-se uma nota do Aeroporto Internacional Ahmed Sékou Touré publicada na rede social Twitter.

Segundo esta mensagem, o acidente ocorreu pelas 23:40 (hora local) de sexta-feira, quando "o voo TP1492 da companhia TAP Portugal, com origem em Lisboa, atingiu dois indivíduos que circulavam numa motorizada na pista de aterragem".

"O condutor identificado era um agente de segurança, funcionário de uma empresa encarregada de proteger as instalações do aeroporto", precisa o texto, expressando "sinceras condolências às famílias enlutadas".

Num comunicado divulgado esta madrugada, a TAP informou que "o voo TP1492 registou um acidente na aterragem no aeroporto da Guiné-Conacri, quando uma moto tentou atravessar a pista nesse momento, tendo o ocupante do veículo perdido a vida".

Entretanto, fonte oficial da companhia confirmou à agência Lusa que foram duas as vítimas mortais do acidente.

"Passageiros e tripulantes estão todos bem", assegurou, asseverando que "foram cumpridos todos os procedimentos de segurança, mas, ainda assim, não foi possível evitar o referido acidente".

"A TAP está naturalmente a colaborar com as autoridades locais para se apurarem as circunstâncias que levaram a esta lamentável situação", lê-se ainda no comunicado da companhia portuguesa, que lamenta "profundamente o sucedido" e apresenta "as suas sentidas condolências" às famílias das vítimas.

O portal de notícias Guineenews.org avança que os dois seguranças que circulavam na motorizada "tentavam atravessar a pista quando foram sugados por um dos motores da aeronave que acabara de aterrar".

Segundo refere, "a tragédia e a abertura de um inquérito impediram a companhia portuguesa de embarcar os passageiros que deveriam partir para Lisboa".

A vitória está na união das forças! - O MADEM-G15 é um partido de concórdia nacional, com o objetivo de conquistar uma Guiné-Bissau próspera para todos os seus filhos.

Juntos somos mais fortes !

#HoraTchiga

Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

Guerra na Ucrânia provocou a morte a mais de sete mil civis

© Getty Images

Por LUSA  03/09/22 

O Ministério do Interior Ucraniano estima que a guerra de agressão russa tenha provocado, até ao momento, a morte a mais de sete mil civis e outros 5.500 feridos.

"Quero sublinhar que os bombardeamentos estão a tirar a vida aos civis. O número de civis mortos durante esta guerra ultrapassa agora os sete mil. E mais 5.500 civis foram feridos", disse hoje na televisão Ukrinform o primeiro vice-ministro do Interior, Ucraniano Yevhenii Yenin, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

Yenin acrescentou ainda que, desde o início da guerra, a polícia ucraniana registou 22 mil bombardeamentos por tropas russas que atingiram mais de 24 mil objetos civis.

"Os russos continuam a bombardear o território da Ucrânia independente com paixão maníaca, sem parar por um momento em 191 dias. Só no último dia, a polícia recebeu informações sobre o bombardeamento de 28 centros populacionais", disse o responsável, sublinhando que nestes "impiedosos bombardeamentos" são mortos civis.

Até agora, a ONU deu como confirmada a morte de 5.663 civis e 8.055 feridos, embora admitindo que estes números estão muito aquém dos reais.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que provocou a fuga de mais de oito milhões de pessoas, das quais mais de 6,6 milhões para fora do país, segundo estimativas da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

CÉREBRO: A posição de 30 segundos que o vai ajudar a 'acordar' o cérebro... Vai sentir-se logo melhor.

© ShutterStock

Notícias ao Minuto

Ao fim de vários dias seguidos a trabalhar em frente ao computador é normal que se sinta cansado. Por vários momentos deve sentir-se menos desperto e com vontade de fazer uma pequena sesta. Para o evitar e ficar logo desperto, só precisa de fazer esta posição na cadeira. Muito simples.

A médica Taz Bhatia deu várias dicas para o regresso ao trabalho. Uma delas passou por fazer uma posição que ajuda a 'acordar' o cérebro. “É adequado para adultos, mas as crianças também o podem fazer.”

Só tem de sentar-se direito na cadeira e inclinar a cabeça para trás. Com calma, sem que seja um movimento brusco. “Assim que estiver confortável, mantenha a postura durante 30 segundos”, continuou.

O objetivo é acordar o cérebro e não ter picos de cansaço. “Esta inversão faz com que o fluxo sanguíneo regresse ao cérebro, traz de volta e faz com que volte a estar ativo novamente”, concluiu.


Leia Também: Alimentos processados aumentam o risco de cancro colorretal (e não só)

Hackers atacam empresa de táxis da Rússia e causam engarrafamento

© Twitter

Notícias ao Minuto 03/09/22 

Yandex Taxi foi hackeado e sistema enviou dezenas de táxis para o centro de Moscovo.

A Yandex Taxi, a maior empresa de táxis da Rússia, foi alvo de um ciberataque esta quinta-feira. 

Dezenas de carros receberam pedidos falsos para serviços no centro de Moscovo, ao qual se deslocaram, causando um engarrafamento na capital.

O ataque foi confirmado pela Yandex Taxi à Forbes.

Kutuzovsky Prospekt, uma importante avenida na região oeste da capital russa, ficou cheia de motoristas de taxi, refere um comunicado da Yandex Taxi. Os carros ficaram ali paralisados durante 40 minutos, mas o trânsito prolongou-se por duas horas.

O vídeo que circula nas redes sociais, e que pode ver na galeria, mostra os carros amarelos ou brancos em longas filas. 

Segundo a empresa, a segurança do sistema já foi revista. 

Rússia não reativa gasoduto Nord Stream que fornece gás à Europa

© Reuters

Por LUSA  03/09/22 

O grupo russo Gazprom concretizou hoje o anúncio feito na sexta-feira de que suspenderia, até novo aviso, o fornecimento à Europa através do gasoduto Nord Stream e não retomou o fluxo de gás esta madrugada, conforme inicialmente previsto.

Segundo dados operacionais recolhidos pela Nord Stream AG, empresa gestora da infraestrutura, com sede na Suíça, todas as indicações para cada faixa horária durante o dia de hoje estão a zero.

A Gazprom, que controla o gasoduto que liga a Rússia à Alemanha sob o Mar Báltico, cumpre assim o anúncio feito na sexta-feira de que pararia "completamente" o fornecimento de gás através do Nord Stream devido a "fugas de óleo" detetadas numa turbina durante a operação de manutenção da única unidade compressora que ainda estava em funcionamento.

Devido a esta operação de manutenção, o gasoduto -- vital para os fornecimentos à Europa - deveria ter ficado inativo durante três dias e retomar hoje a operação, pelas 04:00 de Moscovo (01:00 GMT).

Esta retoma seria feita nos níveis anteriores, ou seja, a 20% da sua capacidade, ou 33 milhões de metros cúbicos por dia, algo que não acabou agora por não acontecer, com a Rússia a alegar que a fuga de óleo não garante uma operação segura.

Segundo assegura a Gazprom, a eliminação completa das fugas de óleo na turbina "só é possível" numa fábrica especializada do fornecedor alemão Siemens.

No entanto, a empresa alemã garantiu que não há motivos técnicos para parar o gasoduto, pois normalmente esse tipo de fugas não afeta o funcionamento de uma turbina e pode ser vedado 'in loco', numa operação de rotina.

Da mesma forma, a União Europeia também não acredita no motivo avançado para o corte de gás, classificando-o como uma "falácia".

A Gazprom tem reduzido o gás fornecido via Nord Stream nos últimos meses e em julho já tinha feito trabalhos de manutenção durante 10 dias, tendo depois retomado as entregas com um nível mais limitado.

No contexto de guerra na Ucrânia, a energia tem estado no centro de um braço-de-ferro entre Moscovo e os países ocidentais, que acusam a Rússia de utilizar o gás "como uma arma".

Avião da TAP colide com moto ao aterrar no aeroporto da Guiné Conacri

© Shutterstock

Por LUSA  03/09/22 

Um avião da TAP colidiu com uma motorizada durante a aterragem no aeroporto da Guiné Conacri, provocando a morte do ocupante do veículo, informou hoje a companhia aérea, garantindo que "foram cumpridos todos os procedimentos de segurança".

Num comunicado divulgado esta madrugada, a TAP refere que "o voo TP1492 registou um acidente na aterragem no aeroporto da Guiné Conacri, quando uma moto tentou atravessar a pista nesse momento, tendo o ocupante do veículo perdido a vida".

"Passageiros e tripulantes estão todos bem", assegura.

O comunicado não precisa o dia e hora do acidente, mas o portal NewsAvia refere que ocorreu na noite de sexta-feira, no Aeroporto Internacional de Conacri, na Guiné, envolvendo um Airbus A320neo da TAP que tinha descolado de Lisboa pelas 20:32.

Segundo a companhia, "foram cumpridos todos os procedimentos de segurança, mas, ainda assim, não foi possível evitar o referido acidente"

"A TAP está naturalmente a colaborar com as autoridades locais para se apurarem as circunstâncias que levaram a esta lamentável situação", afirma, lamentando "profundamente o sucedido" e apresentando "as suas sentidas condolências à família da vítima mortal".