sexta-feira, 28 de abril de 2017

DONALD TRUMP - "Grande, grande conflito" com a Coreia do Norte é uma "possibilidade"

Em causa estão as constantes ameaças nucleares ao país.


No rescaldo dos seus cem dias como presidente dos Estados Unidos, que se assinalam este sábado, Donald Trump concedeu uma entrevista à Reuters em que afirma que manter uma "relação pacífica" com a Coreia do Norte não tem sido uma tarefa fácil.

De acordo com a imprensa internacional, o multimilionário terá afirmado que o uma guerra entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte é absolutamente possível, atendendo ao programa de mísseis nucleares constantemente testados pelo país liderado por Kim Jong-un.

“Existe a possibilidade de acabarmos num grande, grande conflito com a Coreia do Norte. Absolutamente”, atirou, ao referir-se à constante ameaça de um ataque nuclear aos Estados Unidos.

Trump terá dito que gostaria de resolver a situação através da aplicação de novas sanções monetárias, mas que recorrer à força militar não está fora de questão.

"Adorávamos resolver as coisas de forma diplomática mas está a ser muito difícil", rematou.

Noticiasaominuto


Governo guineense determinado a cumprir Acordo de Conacri


O Governo da Guiné-Bissau destacou os esforços da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para a estabilização do país e manifestou a sua determinação para cumprir o Acordo de Conacri, refere um comunicado hoje divulgado.

"O Conselho de Ministros manifestou a sua congratulação com os incessantes esforços da CEDEAO para a estabilização do nosso país e reiterou a sua firme determinação em empreender os esforços necessários com vista ao cumprimento do Acordo de Conacri, a partir de um diálogo sério e franco com todas forças vivas da Nação em geral e com os signatários do aludido acordo, em especial", refere o comunicado relativo à última reunião do Conselho de Ministros, realizada na quinta-feira.

Depois de uma missão de avaliação da CEDEAO realizada entre domingo e terça-feira a Bissau, a organização da África Ocidental admitiu aplicar sanções aos políticos guineenses que coloquem entraves à "implementação" do acordo para acabar com o impasse político no país.

Segundo a CEDEAO, os atores políticos guineenses têm 30 dias, contados a partir do passado dia 25, para aplicarem as diretrizes do Acordo de Conacri, que prevê a formação de um governo consensual integrado por todos os partidos representados no parlamento.

Quatro dos cinco partidos com assento parlamentar não reconhecem o atual Governo, que dizem ser de iniciativa do Presidente do país, José Mário Vaz, a quem exigem que demita o primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló.

A organização referiu também que a força de interposição estacionada em Bissau na sequência do golpe de Estado de abril de 2012 vai sair do país até 30 de junho.

O início da retirada da força estava previsto para hoje, mas ainda não começou porque não foram recebidas ordens do comando-geral.

NAOM

Saúde Pública - Equipa médica do Porto presta assistência em Bissau

Bissau, 27 Abr 17(ANG) - Uma equipa de médicos e enfermeiros de vários hospitais do Porto que chegou quarta-feira à Bissau já presta assistência   à população em vários domínios, incluindo o cirúrgico.

A equipa de médicos deslocou-se à Guiné-Bissau no âmbito de uma missão da Fundação Ricardo Sanhá e vão permanecer no país até 05 de maio.

Até àquela data, os médicos vão estar no Hospital de Cumura a prestar serviços clínicos à comunidade, incluindo cirurgias pré-programadas com a equipa médica local, consultas de medicina interna, distribuir medicamentos, capacitar técnicos locais e dar assistência técnica aos equipamentos médicos existentes.

«A missão é continuar o que tem sido feito no passado, dando assistência a pacientes que não conseguem receber tratamentos num outro local», disse Ricardo Sanhá.

Segundo o presidente da Fundação Ricardo Sanhá, o ano passado a missão conseguiu dar assistência a quase 300 pessoas.

«São todos voluntários que estão na Guiné-Bissau para ajudar na saúde», salientou.

O cirurgião José Flávio Videira, coordenador da equipa, explicou que a presença em Bissau visa tratar o maior número de pessoas na área da pediatria, cirurgia e na medicina interna.

«A Guiné-Bissau ainda tem um sistema deficitário de saúde, em termos de apoio, e nós vamos tratar de quase todos os problemas cirúrgicos que não exigem cuidados complicados. Vamos tratar casos que as pessoas não precisem de internamento prolongados e assistência médica prolongada», explicou.

A Fundação Ricardo Sanhá tem como principal objetivo a resolução de necessidades existentes nas áreas da educação e saúde da população da Guiné-Bissau. 

 ANG/Lusa

Editorial: CEDEAO VERSUS “NEGLIGÊNCIA” DO HOMEM POLÍTICO GUINEENSE

A crise política e parlamentar que se vive no país há cerca de dois anos deixa transparecer a real (in)capacidade do homem político guineense, que nutre a sua tese do bom político com o ‘populismo barato’, conseguido através da compra de consciência dos cidadãos aniquilados pelo podre sistema político que fustiga o solo pátrio de Amílcar Cabral.

Esta crise política leva cada cidadão a interrogar-se: até quando o homem político guineense tomará a consciência que somos nós a resolver os nossos próprios problemas? E sem ficar a espera que os outros que apenas podem fazer o papel de facilitador e nada mais…somos nós a sofrer na pele com a crise que parou todo o país há dois anos e da qual seguramente ninguém sairá como o grande vencedor ou derrotado!? Aliás, as organizações internacionais e os nossos parceiros, através dos seus responsáveis, sublinharam isso em várias ocasiões, que são os guineenses a resolverem os seus problemas.

É claro que a CEDEAO apenas está a servir de facilitadora neste processo, mas infelizmente não conseguiu e nem conseguirá ter sucesso, tendo em conta as divergências de posições a nível da própria organização no concernente à questão da crise guineense. Enquanto a CEDEAO continuar dividida sobre a questão da Guiné-Bissau por causa dos interesses geoestratégicos e geopolíticos obscuros, é impossível esperar uma solução da crise da parte daquela organização regional.

A CEDEAO não pode e nem deve ter posições antagónicas sobre a crise guineense. Os métodos e as estratégias de negociações protagonizados pela CEDEAO já não funcionam, por isso é preciso mudar as estratégias. (In)felizmente a organização decidiu desta vez endurecer a posição através de ameaças de sanções contra os que estão a impedir a implementação do acordo, bem como a retirada da sua força militar.

Intimidação ou não, a verdade é que a organização conseguiu mudar a estratégia e mostra que já está cansada da teimosia do homem político guineense. Outra questão que se coloca é: até que ponto a CEDEAO estará disposta a prosseguir com a sua decisão? Agora é mais de que evidente que a CEDEAO deixou-nos resolver os nossos problemas. Como é que vamos resolvê-los?… através de um diálogo franco numa mesa como gente civilizada ou usando a violência (conflito) e que sem dúvida é do melhor que sabemos e podemos fazer! Isso certamente exigiria de novo uma intervenção da comunidade internacional.

Este povo martirizado já está fustigado e não pode esperar mais nenhum segundo, por isso a única saída que nos resta é levantarmo-nos e deixarmos o ‘orgulho barato’ de fora, de forma a sentarmo-nos à mesma mesa e encontrarmos uma solução na base da nossa realidade.

É bom que nós nos inspiremos dos exemplos do Ruanda, da África do Sul e de outros países que passaram por situações difíceis e conseguiram unir-se para o bem-estar dos seus povos.

Aliás, os nossos gloriosos combatentes conseguiram unir-se na base do slogan ‘Unidade e Luta’ para libertar-se do jugo colonial. Cabral dizia naquele período o seguinte: nós avançamos para a nossa luta seguros da realidade da nossa terra – com os pés fincados na terra!

Acreditamos que é possível tirar o país desta constante instabilidade política e governativa. E milhares de guineenses acreditam que é possível, mas para isso é preciso que sejamos capazes de deixar de lado as nossas diferenças para que possamos nos entender numa mesa de negociações, através de cedências mútuas em nome do interesse nacional. Porque é bom que se saiba de uma vez por todas que nem o PAIGC e muito menos o PRS ou qualquer que seja a formação política não conseguirá jamais, sozinha e nestas condições, tirar a Guiné-Bissau desta lamaçal.

É urgente deixarmos o orgulho barato de lado para que possamos salvar este país, porque ainda vamos a tempo. É verdade que todos nós temos a esperança que um dia isso vai passar, mas isso dependerá do que fizermos hoje! 

Por: Assana Sambú
OdemocrataGB

Energia e água - Governo lança novo projecto para melhoraria dos serviços em Bissau e arredores

Florentino Mendes Pereira
Bissau, 27 Abr 17 (ANG) – O   ministro de Estado da Energia e Industria, Florentino Mendes Pereira procedeu quarta-feira ao lançamento das primeiras pedras para instalação de condutas de distribução de água potável e construção de reservatorios,reabilitação dos existentes,  e extenção da rede electrica da cidade de Bissau.

O projecto enquadra-se na estratégia do governo,apoiada pelo Banco mundial,cujo objectivo principal é de proteger os mais pobres, visando  a restauração de um nivel mínimo de prestação de serviços básicos e a recuperação económica.

Mendes Pereira acredita que o projecto irá contribuir para redução da pobreza extrema,promover a prosperidade compartilhada, e permitir o  acesso a água potavel  aos  mais correnciados nos aredores da cidade de Bissau, e restaurar os serviços de água e electricidade em condições acessiveis em toda a cidade.

Para o efeito, segundo o ministro já foram construidos três novos furos  de água potável, noemadamente no alto crim e Guiné telecom . 

Mendes Pereira revelou que no quadro desse projecto estão previstas a construção de um novo reservatorio de 750 m3,91 fontenários públicos nos deferentes bairros na zona de intervenção do projecto cuja densidade populacional não justifica a extensão de rede de água e a substituição de tubos fibra cimenetos pelos tubos de PVC E PeHD no centro da cidade.

“A construção da rede de distribuição de água potavel num total 66,4 km e a instalação de mais seis mil ligações domésticas nos bairros  de Bra, Enterramento, Cuntum Quelele. Penha, São Paulo, Plaques 1 e 2 e Bairro Militar e consequentemente o fornecimento à Empresa da Elexctriciade e Àguas da Guiné-Bissau de 3 mil contadores pré-pago e os seus acessorios para instalações de ramais de ligações existentes e facturados por avenças”, acrescentou o ministro de Estado.


No dominio da electricidade, Florentino Mendes informou que o projecto vai reabilitar os cabos de media e alta tensão em mau estado de conservação e restaurar postos de saída, no bairros de Hafia,São Paulo e Cuntum Madina e aquisição de seis transformadores de média e baixa tensão e assegurar o abastecimento da enegia electrica ao centro da cidade.

Assegurou que  com a intervenção do projecto pré-ve-se uma redução considerável das perdas técnicas e uma redução significativa de  água não facturada, contribuindo desta forma para s melhoria na eficiência da EAGB.

Estima-se que mais de 284 mil pessoas serão beneficiários directos do projecto,entre as quais 76 mil  terão acesso a melhor qualidade de água através de ligações domiciliárias e fontenárias e que cerca 208 mil terão acesso aos serviços de electricidade melharados.

Por outro lado o ministro destacou  o acordo assinado com o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África BDEA para a construção de uma central de 20 megas na região de Bafatá,cujas obras vão começar em  Junho, a instalação de um central fotavoltaica de 20 megas na cidade de Bissau, e outro  de 500 megas no sector de Bissorã,na região de Oio.

O Coordenador do projecto Luís Alberto Gomes disse que várias intervenções serão feitas no ambito deste projecto,sobretudo no que diz respeito a construção de reservatórios de água e instalação de novos contadores e no dominio da electricidade instalações de postos de transformações em Djaal,Bissalanca e Antula 1 e 2 para abastecimento da energia nos bairros, em beneficio da população.

Gomes disse que espera receber um fundo adicional para levar a  água e a corrente electrica à região de Biombo,nomeadamente nos sectores de Safim e Prabis numa outra fase.

Informou que o projecto é financiado pelo Banco Mundial no valor de 22 milhões de dólares e que as obras de construção dos reservatórios serão  concluídas dentro de 13 meses ou seja em Setembro de 2018.

ANG/LPG/SG       

SOCIEDADE CIVIL PEDE PARTES ENVOLVIDAS PARA EVITAREM SANÇÕES DA CEDEAO

O Movimento da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento advertiu os signatários o cumprimento do acordo de Conacri para evitar possíveis sanções internacionais aos políticos que coloquem entraves à implementação deste acordo.

A missão ministerial da CEDEAO que avaliava a aplicação do acordo de Conacri assinado em Outubro por diferentes actores políticos e sociedade civil avisa que se o impasse prevalecer, dentro de um mês, haverá sanções contra a Guiné-Bissau começando com a retirada do ECOMIB.

Ao reagir o comunicado da missão ministerial da CEDEAO, o presidente da Sociedade Civil, Jorge Gomes, adverte os subscritores do acordo de Conacri que deve haver o cumprimento deste acordo para acabar com crise politica que tem vindo a dificultar à população.

Questionado se a possível sanção aos políticos que não cumprirem o acordo se surtirá efeito na resolução da crise, Jorge Gomes admite que produzirá resultado para acabar com a impasse e fazendo voto para cumprimento do documento internacional.

Por outro lado o responsável máximo do Movimento da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento lamenta possível retirada do contingente da Força da CEDEAO dado impedimento de algumas acções que tem vindo a ser verificado no país.

A Rádio Sol Mansi tenta recolher reacções dos signatários do acordo de Conacri a luz do comunicado emitido pela missão ministerial da CEDEAO que encontrava no país para avaliar a aplicação do instrumento assinado em Outubro de 2016.

No dia sábado (29/04), ás 09 horas, no programa da Rádio sol Mansi “Tchintchor na Ronda”, haverá painel sobre as possíveis sanções a serem impostas pela CEDEAO.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi
Radiosolmansi

TÉCNICOS DE TRIBUNAL DE CONTAS DEBATEM PROPOSTA DE REVISÃO DA LEI ORGÂNICA DA JUSTIÇA

O presidente do Tribunal de Contas afirma, esta quinta-feira (27/04), que é inquestionável a importância do tribunal de contas na salvaguarda da democracia e do modelo de Estado social

Dionísio Cabi falava na abertura dos trabalhos da revisão da lei orgânica do tribunal de contas que decorreu num dos hotéis da capital Bissau.

A ocasião serviu para Cabi afirmar que o Tribunal de Contas tem papel importante no controlo da gestão pública e da garantia da boa governação.

“Estas e outras foram as razões que motivam o redimensionamento normativo, particularmente das competências que devem caber ao tribunal de contas enquanto órgão do Estado encarregue de controlar a execução do orçamento, julgar a actuação dos funcionário e demais intervenientes no exercício da actividade financeira publica e de emitir o parecer sobre a conta geral do Estado”, explica.

Segundo Dionísio Cabi o tribunal de contas estava desactualizado a nova realidade, por isso constitui uma nova função desta instituição no contexto democrático a apreciação e fiscalização das actividades financeiras do Estado e das entidades públicas.

Recentemente Jamel Handem membro da comissão política do partido União para Mudanças disse que a presidência aberta é uma demostração clara como o tesouro público, no entanto, é esbanjado. Entretanto, sobre o assunto a RSM tentou mas sem sucesso ouvir a reacção do presidente do tribunal de contas.

A apresentação da lei orgânica do tribunal de contas, propostas e a sua alteração, e debate e sugestões para enriquecimento da proposta de alteração da referida lei, são os pontos debatidos neste encontro.

Entretanto, na ocasião o representante do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), igualmente director do departamento do Estado de direito e instituição da segurança, Antero Lopes, diz que a sua organização apoia a iniciativa no sentido de fortalecer o Estado do direito para a independência do poder judiciário.

“As propostas que vão ser discutidas depois seguirão os seus cursos e dentro do possível e do nosso mandato, mobilizar recursos para que as autoridades nacionais possam ver essas leis orgânicas com as suas novas propostas devidamente implementadas para benefício de toda a população e do prestígio do Estado democrático na Guiné-Bissau”, promete.

Técnicos do tribunal de contas debatem em Bissau a proposta da revisão da lei orgânica desta instituição judicial.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Siga
Radiosolmansi