14 de junho de 2019

TESTE - Zomato completa primeira entrega de comida com drone

A empresa indiana continuará a testar o serviço.


A Zomato pode muito bem estar prestes a entrar na área de entrega de comida através de drones, tendo completado com sucesso o primeiro teste do serviço. Diz o TechCrunch que o objetivo da empresa indiana é proporcionar um modo alternativo de entrega em zonas mais densamente populadas.

Com este serviço de entrega por drones a Zomato pretende completar as entregas no espaço de 15 minutos, sendo que neste teste o drone conseguiu carregar por 5km uma encomenda de 5kgs em apenas 10 minutos.

“Quinze minutos só são possíveis se tomarmos a rota aérea – as estradas não são eficientes para entregas rápidas. A nossa frota de motas consegue uma média de 30.5 minutos (que é a mais rápida que conhecemos da indústria) e todos os minutos são mais difíceis uma vez que mantêm os utilizadores longe da comida que encomendaram”, apontou o CEO da Zomato, Deepinder Goyal.

O líder da Zomato explicou ainda que o plano é que os drones sejam completamente autónomos, sendo que durante os testes são supervisionados por pilotos para garantir segurança. De momento a empresa planeia continuar com os testes, desconhecendo-se ainda os planos para implementar e expandir o serviço.

Leia mais: Amazon desvenda drone destinado a realizar entregas

We successfully tested a hybrid drone  – fusion of rotary wing and fixed wings on a single drone; covered 5 kms in 10 mins with a peak speed of 80 kmph; with a payload of 5kgs.Exciting times ahead! For more details – https://t.co/e9qgGQy9ex pic.twitter.com/DbrUCmK2AW
— Deepinder Goyal (@deepigoyal) June 12, 2019

NAOM

NANOMED EUROPE2019 - E se uma cápsula pudesse diagnosticar e ao mesmo tempo tratar doenças?

Uma "cápsula" para diagnosticar e simultaneamente tratar doenças, técnicas para detetar cancros e tratá-los "à medida" e com menos custos são algumas das capacidades da nano medicina que vão ser apresentadas no NanoMed Europe2019, em Braga.


O evento acontece no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, entre a próxima segunda e quarta-feira, contando com mais de 300 participantes de 30 países, entre cientistas, fornecedores de tecnologia, empresários, médicos e decisores políticos.

Em declarações à Lusa, Manuel Banobre, investigador e um dos organizadores, explicou que a nano medicina tem vantagens clínicas, de diagnóstico, de alívio da dor, de custos mas que ainda "emperra" na passagem dos laboratórios para a prática clínica pelo "excesso de burocracia" e exigências técnicas.

"Existem sistemas já muito avançados, tanto de diagnóstico, como terapêutico, com boas performances, mas existe uma falha na passagem para a prática clínica. É o principal entrave, demora muito tempo a chegar do laboratório ao doente. Era importante uma translação mais rápida para a utilização clínica", apontou.

Segundo acredita o investigador, a nano medicina pode mudar a forma como se encontra, trata e se vive com a doença, provocando "uma revolução no sistema de saúde tal como se conhece agora", na procura de sistemas de diagnóstico e tratamento mais eficientes, que permitam um "tratamento mais específico" de certas doenças com "efeitos secundários gravosos".

Além dos benefícios médicos e de bem-estar, o investigador realçou a mais-valia para a sustentabilidade dos sistemas de saúde: "Se se ajustar as doses, não só para serem mais eficazes, como para diminuir os efeitos secundários, vai-se poupar na quantidade de drogas e no tratamento dos efeitos secundários, que, na maior parte dos casos, é o que fica mais caro tratar.

Tendo o cancro por base, poderá vir a ser possível, no futuro, criar cápsulas comandadas como mísseis nucleares, exemplificou o investigador.

"Ainda não conseguindo isso, vamos conseguindo tratamentos mais eficazes pelo facto de dirigir o medicamento ao seu alvo, como se tivesse um GPS", apontou.

Com isto, "será possível reduzir os dias de internamento do doente, a dor e isso terá como vantagem libertar verbas".

Quanto ao diagnóstico, Manuel Banobre salientou que a nano medicina se está a debruçar no "desenvolvimento de técnicas não invasivas de diagnóstico, imagens clínicas, diagnósticos precoces, mais precisos, com mais contraste, por exemplo, nas tecnologias que envolvem imagem".

O NanoMed Europe2019, considerado o maior e "principal evento europeu de nano medicina", pretende ainda "ajudar a preparar o "Horizon Europe", o próximo Programa de Trabalho da Comissão Europeia, a partir de 2021.

Organizado em parceria com a Plataforma Tecnológica Europeia de Nano medicina (ETPN), o evento visa apresentar os mais recentes desenvolvimentos em nanotecnologia aplicados às ciências médicas e à prática clínica, com ênfase para a sustentabilidade dos sistemas de saúde.

NAOM

Presidente da Guiné-Bissau recebe hoje partidos políticos

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, vai receber hoje os partidos políticos com assento parlamentar, mais de três meses depois de realizadas as eleições legislativas, a 10 de março.


Segundo uma nota de agenda da Presidência guineense, o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) vai ser o primeiro a ser ouvido pelo Presidente, seguindo-se o Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), o Partido da Renovação Social (PRS), a Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), União para a Mudança (UM) e Partido da Nova Democracia (PND).

As audiências vão decorrer entre as 10:00 e as 12:00 locais (mais uma hora em Lisboa).

As eleições legislativas na Guiné-Bissau realizaram-se a 10 de março, mas o Presidente José Mário Vaz ainda não tinha ouvido os partidos para indigitar o primeiro-ministro e consequente nomeação do Governo, alegando o impasse que existe para a eleição da mesa da Assembleia Nacional Popular.

Os novos deputados guineenses tomaram posse a 18 de abril, mas não se entenderam quanto à eleição do segundo vice-presidente da mesa.

Cabe ao Madem-G15 indicar o segundo presidente, mas o nome do coordenador nacional do partido, Braima Camará, foi chumbado por duas vezes pela maioria dos deputados.

O Madem-G15 recusa avançar com outro nome.

O PRS, por seu lado, reivindica o lugar de primeiro secretário do parlamento guineense.

O parlamento da Guiné-Bissau está dividido em dois grandes blocos, um, que inclui o PAIGC (partido mais votado nas legislativas, mas sem maioria), a APU-PDGB, a União para a Mudança e o Partido da Nova Democracia, com 54 deputados, e outro, que juntou o Madem-G15 (segundo partido mais votado) e o PRS, com 48.

NAOM