quinta-feira, 14 de maio de 2020

Coordenador Madem-G15, Braima Camará solidariza-se com um grupo de cidadãos cabo-verdianos retidos em Bissau devido a pandemia COVID-19.

À pedido do Deputado Cabo-verdiano, Orlando Dias, eleito pelo círculo da África, o coordenador do Movimento para Alternância Democrática, MADEM G-15, Braima Camará oferece géneros alimentícios e um apoio monetário ao cidadãos Cabo-verdianos retidos em Bissau por fecho das fronteiras em consequência da observação do Estado de Emergência para travar a propagação do coronavírus na Guiné-Bissau.

Ao todo são cerca de 10 cabo-verdianos. Alguns viajaram para Bissau em tratamento médico e outros em trânsito. Todos estão retidos em Bissau devido a pandemia COVID-19.

O Coordenador do Madem-G15 Braima Camará efectou uma visita de solidariedade a este grupo à pedido do seu amigo deputado, tendo deixado o seu contributo para minimizar as dificuldades com que se debatem estes nossos irmãos cabo-verdianos.

Obrigado Deputado Braima Camará!



Rei David (Dauda Sanó).

RECORDAR PASSADO RECENTE - Abertura da Reunião! Intervenção do Coordenador Nacional do Madem-G15 B...

GUINÉ-BISSAU: PARA O DOMÍNIO PÚBLICO, O MOVIMENTO EMITE UM COMUNICADO DE IMPRENSA REFERENTE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA COMISSÃO TÉCNICA PARA REVISÃO DA CONSTITUIÇÃO



Guiné-Bissau: Conflito intercomunitário culminou com perdas de vidas humanas!

Por LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

Um conflito de posse da terra entre os populares das aldeias de Cufongo e Bijimita ambas do sector de Quinhamel região de Biombo, degenerou em atos de violência gratuita que culminou com a morte de duas pessoas.

De acordo com as informações recolhidas pelas células de alerta precoce da LGDH, tudo aconteceu ontem dia 13 de Maio de 2020, quando os membros das duas aldeias se envolveram em discussões violentas sobre a posse de uma plantação de cajueiros tendo provocado o disparo de uma Espingarda de caça tradicional que vitimou mortalmente os senhores Nfama Augusto Malú e Nteque Indi de 20 e 28 anos de idades.

A LGDH lamenta profundamente este triste acontecimento e apela ao Ministério Público a abertura de um inquérito urgente, tendente a identificação e consequente tradução à justiça dos autores morais e materiais destes atos hediondos, os quais continuam ainda a monte.

Os confrontos intercomunitários com desfechos dramáticos, têm sido frequentes na Guiné-Bissau sobretudo nos períodos de campanha de caju, alimentados pelo ciclo vicioso da impunidade reinante no país.

Guiné-Bissau: Técnicos do Ministério da Educaçăo Nacional e Ensino Superior Reunidos com Plan GB para analisar Plano de Resposta ao Covid_19 no sector do ensino.




Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Cerimonia de entrega das cartas credenciais do novo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Cuba, acreditado na Guiné-Bissau - Sr. Raul de La Penã Silva.














Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Guiné-Bissau: Corpo na avenida dos combatentes - Cidadão encontrado morto, na avenida dos cambatentes, teria sido transportado no Moto-carro; a vitima chama-se Ussumane Djaló e terá morrido por falta do dinheiro para comprar medicamento.



TGB Televisão da Guiné-Bissau


Guiné-Bissau: Diário covid-19 - Regista-se mais 77 novos casos de coronavírus no país totalizando 913 dos infectados no país; o COES acaba de actualizar o boletim epedimiológico na tarde do dia 14 de Maio.



TGB Televisão da Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Madagascar covid-19 - Emissário do Presidente da República explica os contornos do medicamento denominado covid organic que trouxe de Madagascar; Califa Cassamá confirma que o medicamento está a fazer efeito no país onde foi fabricado.



TGB Televisão da Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: PR posse Conselho Superior da Magistratura - Ao conferir posse aos novos membros do Conselho superior da Magistratura o Presidente da República, Umaro S. Emabaló, define três prioridades que quer ver alcanda, durante a sua magistratura: luta contra a corrupção, tráfico de droga e crime organizado, campanha de retorno de bens públicos, que se encontram no exterior, para o país.



TGB Televisão da Guiné-Bissau

Leia Também:

Proposta de revisão da Constituição de PR guineense é para ser apresentada no parlamento

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse hoje que a proposta de revisão constitucional que pediu é para ser apresentada pelos partidos que o apoiam no parlamento.

"A iniciativa da revisão constitucional, todos sabemos que é da competência dos deputados e não do Presidente da República", afirmou Umaro Sissoco Embaló, na cerimónia de tomada de posse da comissão de revisão constitucional, que criou esta semana por decreto presidencial.

Segundo o chefe Estado, a comissão vai apresentar um "esboço de um projeto de revisão da Constituição" para "posterior envio para discussão e adoção por órgãos competentes, sem prejuízo da sua subscrição por um terço dos deputados do Madem-G15, do Partido da Renovação Social e da Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau".

O Madem-G15 (Movimento para a Alternância Democrática), o Partido da Renovação Social (PRS) e o líder da Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), Nuno Nabian, nomeado primeiro-ministro por Umaro Sissoco Embaló, apoiaram a sua candidatura à presidência do país.

A Constituição da Guiné-Bissau estabelece que os "projetos de revisão serão submetidos à Assembleia Nacional Popular por pelo menos um terço dos deputados em efetividade de funções".

O Presidente guineense nomeou terça-feira os elementos para integrar e apoiar a Comissão Técnica para a Revisão Constitucional, que será coordenada pelo jurista e advogado guineense Carlos Joaquim Vamain, e pela antiga presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Maria do Céu Monteiro.

No seu discurso de hoje, Umaro Sissoco Embaló disse que "há uma necessidade urgente de estabilização" das instituições do país e que isso passa pela "revisão" da Constituição da República, "racionalizando-a com a criação de mecanismos que permitam a estabilidade governativa".

"Isto porque, segundo várias opiniões, a nossa Constituição da República tem constituído um dos obstáculos para a nossa descolagem rumo ao desenvolvimento", frisou.

Em abril, a Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) reconheceu Umaro Sissoco Embaló como Presidente da Guiné-Bissau e instou as autoridades e classe política guineenses no sentido de encetarem diligências para promover a revisão constitucional dentro de seis meses, antecedida de um referendo.

A Guiné-Bissau tem vivido desde o início do ano mais um período de crise política, depois de Sissoco Embaló, dado como vencedor das eleições pela Comissão Nacional de Eleições, se ter autoproclamado Presidente do país, apesar de decorrer no Supremo Tribunal de Justiça um recurso de contencioso eleitoral apresentado pela candidatura de Domingos Simões Pereira.

Na sequência da sua tomada de posse, o Presidente guineense demitiu o Governo liderado por Aristides Gomes, apesar deste manter a maioria no parlamento, e nomeou para o cargo Nuno Nabian, que formou um Governo com o Madem-G15 (líder da oposição), PRS e elementos do movimento de apoio ao antigo Presidente guineense, José Mário Vaz, e do antigo primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior.

A CEDEAO, que tem mediado a crise política na Guiné-Bissau, reconheceu Umaro Sissoco Embaló como vencedor da segunda volta das eleições presidenciais do país e pediu a formação de um novo Governo até 22 de maio com base na Constituição e nos resultados das legislativas de março de 2019.

Domingos Simões Pereira, líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), não aceitou a derrota na segunda volta das presidenciais de dezembro e considerou que o reconhecimento da vitória do seu adversário é "o fim da tolerância zero aos golpes de Estado" por parte da CEDEAO.

A União Europeia, União Africana, ONU, Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e Portugal elogiaram a decisão da organização sub-regional africana por ter resolvido o impasse que persistia no país, mas exortaram a que fossem executadas as recomendações da CEDEAO, sobretudo a de nomear um novo Governo respeitando o resultado das últimas legislativas.

O Supremo Tribunal de Justiça remeteu uma posição sobre o contencioso eleitoral para quando forem ultrapassadas as circunstâncias que determinaram o estado de emergência no país, declarado no âmbito do combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

MSE // LFS


Lusa/Fim

Guiné-Bissau: Viaturas privadas e motorizadas estão a transportar passageiros de forma ilegal e sem precaução; a declaração é do Director geral da Viação, André Deuna;



TGB Televisão da Guiné-Bissau


Cruz vermelha donativo covid-19 - Cruz vermelha internacional doa produtos desinfectantes ao centro prisional de Bissau; para Ibraima Djaló o gesto é significante visto que é a segunda vez que os reclusos estão a ser lembrados, desde o início da pandemia.



TGB Televisão da Guiné-Bissau


Guiné-Bissau: Região de Tombali beneficie do arroz e açucar destinados à população para minimizar o impacto negativo, a nível económico, causado pela covid-19.



TGB Televisão da Guiné-Bissau

COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS

Reunião de Conselho de Ministro de hoje, dia 14 de Maio de 2020, onde foi passado em revista várias medidas e ações em curso no âmbito do combate a Covid-19.

Debatemos e tomamos importantes medidas sobre a presente campanha de comercialização da Castanha de Caju, que ocorre num contexto particularmente adverso, sendo um momento alto da nossa atividade económica medidas excepcionais de seguimento e controlo serão implementadas pelo Ministério do Comércio para proporcionar ótimas condições de comercialização a todos os atores da fileira.





#JUNTOSVAMOSVENCERCOVID19
#CONSELHOMINISTROS
#GOVERNO #GUINÉ-BISSAU 2020

Eng ° Nuno Gomes Nabiam, Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

COVID-19: Mais 77 novas contaminações por coronavírus na Guiné-Bissau, totalizando assim 913 casos confirmados.

O anúncio foi feito esta tarde pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde que cita o Laboratório Nacional de Saúde Pública durante a atualização do boletim epidemiológico diário do país.


Presidente Umaro Sissoco Embalo empossa Comissão Técnica para Revisão Constitucional - RadioBantaba

Dr. Joaquim Batista Coreia, tomou posse hoje, como novo Vogais do Conselho de Administração da Empresa PETROGUIM.

 

A cerimônia foi presidida pela Secretaria Geral do Ministério da Energia e Recursos Naturais, e contou com a presença do Diretor Geral- Empresário NICK GOMES,

Presidente do Conselho de Administração Dr. Mário Pires.





Fonte: Prs Bissau

Guiné-Bissau: Ministério do Interior_ Comunicado no quadro de Estado de Emergência para combater a propagação de virus-corona.



Aliu Cande

A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) apela a um urgente reforço das várias atividades de prevenção e de resposta à pandemia da COVID-19 na Guiné-Bissau, face ao aumento dramático no número de casos confirmados no país.




Rádio Jovem Bissau

Devemos tomar muito cuidado na compra de máscaras No cuida de no saúde🙏 Baiseck Cassama




Por: Fernando Casimiro

Que se faça algo urgentemente na Guiné-Bissau para acabar com esta ignorância relativamente à propagação da COVID-19 e a consequente contaminação de pessoas.

A máscara, bem como qualquer outro equipamento de protecção individual, é para USO PESSOAL, de uma única pessoa!

Não se deve experimentar máscaras, alegadamente, para ver se tem o tamanho ideal para cada cara, para depois não fazer a compra e de seguida, outras pessoas fazerem igualmente a mesma experimentação e assim sucessivamente.

Até que ponto as campanhas de informação e sensibilização, visando a prevenção de Todos, têm chegado às populações menos esclarecidas, sobretudo?

Estamos a presenciar uma autêntica contaminação colectiva, há que tomar medidas. Identificar, responsabilizar e punir quem anda a praticar estes actos criminosos para a Saúde Pública, doa a quem doer!

Acção JÁ, das autoridades da Guiné-Bissau, caso contrário, a tragédia será inevitável!

Divulguem o vídeo, facam-no chegar a quem de direito, mas sobretudo, às populações desinformadas, para sensibilizar os menos esclarecidos a evitarem estas práticas!

É inacreditável, sinceramente, e o pior é que isto não é nenhuma brincadeira!

Sem palavras...!!!

Didinho 14.05.2020

BRAIMA CAMARA O HOMEM DA ATUALIDADE POLÍTICA GUINEENSE


Com toda a humildade na política contemporânea ninguém conseguiu lhe ensombrar. Com a sua capacidade, dinâmica, e competência conseguiu trazer e juntar diferentes figuras para apoiar o seu candidato e ter infligido a maior derrota política ao PAIGC.

Braima Camara tem mostrado as suas competências, sabedoria, para dirigir Guine Bissau, pois Braima Camara e um político diferenciado, busca sempre uma solução para ajudar quem o procura.