sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

DECLARAÇÕES DO REPRESENTANTE DA CEDEAO NÃO ENGAJAM A COMUNIDADE INTERNACIONAL – diz P5

O Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá pediu hoje dia 09 de dezembro em Bissau, a Comunidade Internacional para ajudar a apaziguar os ânimos no seio da classe política guineense.


O Conselheiro Político do Presidente da ANP, informou que Cipriano Cassamá pediu as organizações internacionais para servirem de mediador e trabalharem para conter as partes desavindas.

António Óscar Barbosa disse que o líder do hemiciclo convocou os embaixadores do chamado “P5”, ou seja a ONU, a CEDEAO, a União Africana, União Europeia e a CPLP na Guiné-Bissau tendo-os informado do conteúdo e os resultados da sua missão de auscultação junto ao Presidente Alpha Conde, mediador da CEDEAO para a crise guineense.

“Convido-vos a falarem com todos os políticos nacionais no sentido de haver contenção e resfriamento de posições para facilitar as tarefas da CEDEAO e do seu mediador na próxima cimeira da organização em Abuja Nigéria no dia 17 do mês em curso “, informou o porta-voz, citando o Presidente da ANP.

Segundo o mesmo, o Chefe de Estado da Guiné Conacri teria aconselhado o Presidente da ANP para não revelar o conteúdo das reuniões entre ambos, uma vez que, conforme exige o protocolo, ele, enquanto medidor designado pela organização sub-regional, deve, em primeiro lugar, apresenta-lo a CEDEAO e, só depois, faze-lo as autoridades nacionais com vista a correcta aplicação do Acordo de Conacri.

Por outro lado, Óscar Barbosa vulgpo Cancan frisou que o “P5” informou a Cipriano Cassamá de que a declaração do representante da CEDEAO no país, não vai de acordo com as dos países membros da referida organização e da comunidade internacional em geral.

“Isto deixou-nos muito mais claro e o Presidente da ANP pediu aos embaixadores presentes na reunião para que fizessem o papel de mediadores com o objectivo de acalmar os ânimos dos guineenses e procurar uma saída airosa da crise vigente “ concluiu Óscar Barbosa.

Notabanca

Cipriano Cassama mal assessorado

Afinal António Óscar Barbosa (KANKAN), é conselheiro político de Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, razão pelo qual talvez o rapaz está cometer disparates que lhe tem gastado politicamente
.
Cipriano Cassamá não esta minimamente preparado para lidar com situação de género, só pensa no dinheiro e vai ter explicar depois quanto é que terá recebido do Presidente Macky Sall para fazer aquelas declarações que fez a quando da viagem de Dakar e que uma semana depois já mudou de opinião talvez pelo facto de Alpha Konde não lhe ter oferecido nada em troca. 

Voltando ao Kankan o homem que sempre bajulou continua a assumir falso protagonismo no meio de equipa fraca que o Cassamá montou no hemiciclo. 

O Cipriano Cassma, quando abre a boca ou entra moscas ou sai disparate, por isso deve ficar calado que este vento que agora chegou é capaz de arrastar todos os mal-intencionados no processo político Guineense. 
  
O governo de General Umaro Cissoko Embalo é para valer e vai ate as eleições.

Publicada por Gabu Sara 

General Umaro Sissoko Embalo (USE) participa na cimeira de ABUJA

O primeiro-ministro de consenso da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoko Embalo (USE) é convidado a participar na cimeira de chefes de estado e de governo da Comunidade Económica Dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que terá lugar em Abuja no próximo dia 17 de dezembro.


A participação de chefe de governo Guineense na cimeira dos chefes de estado e de governo da CEDEAO, provavelmente na companhia de Presidente José Mário Vaz, vem assim desmentir as declarações infelizes de Cipriano Cassama, o ainda presidente da ANP, que por pressão de DSP, afirmou que o Presidente Alpha Konde, vai apresentar o relatório da mediação em Abuja. Desde quando?

Cipriano Cassamá corre riscos de ser destituído como Presidente de ANP e ser preso de seguida tendo em conta a sua postura e a sua conivência na operação de resgate aos bancos que prejudicou a economia da Guiné-Bissau.

Publicada por Gabu Sara

Ataque suicida do Boko Haram na Nigéria faz 30 mortos e quase 70 feridos

Pelo menos 30 pessoas morreram e 67 ficaram feridas hoje na Nigéria quando duas mulheres se fizeram explodir num mercado em Madagali (norte), num ataque atribuído ao grupo extremista Boko Haram.

De acordo com as autoridades, citadas pela AFP, as duas mulheres vestiam coletes-bomba e fizeram-se explodir ao mesmo tempo, em lados opostos do mercado alimentar.

O ataque ocorreu esta manhã, perto da fronteira com os Camarões e nos arredores de Sambisa, um local perto de um bastião do Boko Haram que as forças armadas da Nigéria têm bombardeado recentemente.

Os ataques do Boko Haram já mataram mais de 20 mil pessoas nos últimos sete anos, tendo criado 2,6 milhões de refugiados e levaram a uma enorme crise humanitária.

Por Lusa

Presidente do Parlamento guineense pede à comunidade para resolver crise

O presidente do Parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, reuniu-se hoje com os representantes da comunidade internacional para lhes pedir que ajudem a resolver a crise política no país.


Casamá pediu aos diplomatas que intervenham junto dos atores políticos guineenses para lhes solicitar "contenção e resfriamento" de posições.

O presidente do parlamento diz que está a procurar a melhor forma de acabar com a crise política que assola o país há mais de 15 meses e hoje reuniu-se hoje com os elementos do chamado 'P5', espaço de concertação que junta ONU, União Europeia, União Africana, CEDEAO e CPLP.

"O presidente do Parlamento pediu contenção e resfriamento de posições entre as partes para facilitar a tarefa da CEDEAO", na mediação da crise política guineense, disse Óscar Barbosa, conselheiro político do líder do hemiciclo da Guiné-Bissau.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) mandatou o Presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé, para que medie a crise política na Guiné-Bissau e este prometeu anunciar, no próximo dia 17, os resultados das consultas que conduziu na capital do seu país, em outubro.

Cipriano Cassamá quer que as partes envolvidas na crise política guineense não tomem nenhuma posição até dia 17, altura em que Condé irá pronunciar-se sobre a figura de consenso que teria sido escolhida para primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

Para clarificar o que teria ficado decidido no chamado Acordo de Conacri, Cassamá deslocou-se até a Guiné-Conacri na semana passada e hoje transmitiu aos elementos da comunidade internacional o que falou com Alpha Condé.

O líder do parlamento guineense pediu também aos representantes da comunidade internacional que aguardem pela cimeira de chefes de Estado da CEDEAO, a ter lugar na cidade nigeriana de Abuja, para se posicionarem sobre se apoiam ou não o governo que for instituído na Guiné-Bissau.

O Presidente guineense, José Mário Vaz, nomeou o general na reserva Umaro Embaló como primeiro-ministro, mas três dos cinco partidos com representação parlamentar recusam-se a integrar o governo que Embaló vai formar.

Acusam o chefe de Estado de ter furado o Acordo de Conacri ao nomear Embaló sem que este tenha merecido o consenso das partes signatárias do acordo.

NAOM

CONTINUA LISONJA FÚTIL

Para guineenses a democracia é fazer eleição, ganhar eleições e estar na campanha de eleições, todavia, querem ser democratas mais que assumem ser (...)

Os outros fatores não contam, e nem constam no significado da verdadeira democracia: hospitais, estradas , água, luz, emprego e prosperidade, estes não são conotados com a democracia, somente eleição.

Mais o que eles chamam da democracia é intrinsecamente uma trapaça, um modelo encontrado para roubar, para si dar bem na vida, uma insana ambição declarado de saque de erário público, e cinicamente chamam isso da democracia.

Um país onde falta quase tudo, ser intelectual é pecado capital, internet virou uma nova terreno fértil, contra os que tentam mudar esse inverdade, tratam-lhes com outracismo, para poder sustentar a inverdade propalada que estamos bem, e so precisamos renovar eleições que vai estar tudo bem , quantos eleições fizemos e sempre deu tudo mal?

Vejam a horda de incompetência que abunda em todos sectores, fruto de politiquece, ainda na função pública , graças , é que somos muito bons em empregar, amigos , sobrinhos, primos e namorada/os ,entretanto, ainda continuamos a nomear eleição como saida viável? 

E país a caminhar para autodestruição e pessoas querem se dar bem através de eleição, portanto, fazem congressos nos vossos partidos e deixam este país em paz.

Carlos sambu / foto Bill Vieira Uffe

'Mulher gato' atacou namorado com tesoura e atirou-lhe cera quente

A imprensa britânica já divulgou as primeiras fotografias da cara do ex-namorado de Joceylyn Wildenstein.


Joceylyn Wildenstein, mais conhecida por ‘mulher-gato’, foi acusada de atacar a cara do seu namorado Lloyd Klein com uma tesoura, cera quente e com as suas unhas. A mulher bilionária, de 76 anos, ficou conhecida por este nome depois de gastar milhões em cirurgias faciais que lhe permitissem ter expressões felinas.

Lloyd Klein, conhecido designer de moda, foi atacado no apartamento de ambos na Trump Tower, em Nova Iorque, Estados Unidos, noticia o Standard. Segundo relatos, o homem – cujos clientes incluem famosos como Nicki Minaj ou Joan Collins – terá fechado a mulher dentro do armário para a tentar acalmar até a polícia chegar ao local.

Esta semana Wildenstein já compareceu num tribunal em Manhattan, acusada pelo ataque. Alegadamente a discussão terá começado quando Joceylyn se queixou ao marido de que ele passava demasiado tempo nas redes sociais e terá atirado uma vela contra o homem.

“Eles tiveram um jantar calmo, estava tudo normal, até Joceylyn se irritar”, disse fonte próxima. “O Lloyd estava no portátil e não lhe estava a prestar atenção suficiente. Ela começou a gritar para ele largar o computador, depois pegou numa vela e atirou a cera contra ele”, acrescentou.

Afirmando ainda que Klein terá pedido à namorada para se acalmar, a mesma continuou irritada e “atacou-o na cara com as unhas, que são bastante afiadas, antes de pegar na tesoura e atacá-lo”. Depois de negar receber ajuda médica, o namorado também garantiu que não trancou a namorada dentro armário.

NAOM

“TRÊS MILITARES DA ESCOLTA PRESIDENCIAL ACIDENTADOS CORREM RISCO DE VIDA EM LISBOA”

Os três dos onze militares da Escolta Presidencial acidentados na rotunda de Aeroporto de Bissau a quando do regresso da comitiva do Presidente Mário Vaz à Bissau, proveniente de Calequisse, encontram-se em Lisboa sem assistência médica e medicamentosa e nem alimentação.



“Tratam-se de Oliveira Binaté Biaia, amputado o pé no local do acidente, devia ser submetido ao tratamento prótes, Tcherno Djaló e Mussá Caifa Djabam fraturas dos pés deviam ser submetidos operação cirúrgica ambos na Fundação Ricardo Sanhá, mas por agora, a referida “fundação não assume nada e foram abandonados a sua sorte”, disse familiar.


Em conferência de imprensa sexta-feira 09 de dezembro em Bissau, o porta-voz dos familiares das vítimas considera o ato de “falta de vontade e responsabilidades do Estado guineense para com os seus servidores”. Uma vez que os militares foram sinistrados no pleno exercício das suas funções em defesa do Presidente da República.

José Biaia disse ainda que, cada militar sinistrado recebeu do Presidente da República cem mil francos CFA, do ex-primeiro-ministro, Carlos Correia oitenta mil francos cfa e do general Biaguê N’tantan, cem mil francos cfa, Para efeito de tratamento e alimentação.   Os três militares foram evacuados dois meses após o acidente no âmbito de acordo entre as autoridades guineenses e a Fundação Ricardo Sanhá, agora, “colocados num estado de abandono em Lisboa, entre a vida e a morte”.


De acordo ainda com os familiares, o filho de um dos militares em causa, está gravemente doente no Hospital Militar sem tratamento adequado devido a falta de dinheiro para o efeito.

Como se não bastasse, conforme explicaram familiares, está em curso a distribuição de género alimentícios nas instalações da Marinha de Guerra Nacional, mas os três militares não foram contemplados e os seus “filhos abandonados em Bissau”.

José Biaia estranha-se o acordo celebrado pelas autoridades guineense e a Fundação Ricardo Sanhá que segundo disse os pacientes foram evacuados para Lisboa sem junta-medica e colocados num hospital civil e não militar.

Notabanca

CHIMPANZÉS VOLTAM ATACAR PROVOCANDO FERIMENTOS GRAVES AOS VITIMAS EM EMPADA

Três meses depois, os chimpanzés voltaram a atacar na última segunda-feira, 05 de dezembro, no setor de Empada, região de Quinara. 

Desta vez a vítima foi uma criança de 10 anos, O animal selvagem feriu gravemente o menor, que além de levar sessenta (60) pontos de costuração, perdeu ainda um dedo inferior do pé direito.Geralmente, as vítimas dos ataques dos chimpanzés são crianças de idades compreendidas entre os cinco (5) a dez (10) anos. Este último caso aconteceu mesmo dentro da cidade de Empada, ou seja, a menos de setenta (70) metros do centro de saúde setorial e a escassos metros da missão católica local, assim como da Escola Comunitária Ambiental (ECA). 

Segundo os relatos do professor Cesário Quartel da Silva, a criança foi atacada barbaramente pelo chimpanzé por volta das onze (11) horas de manhã, quando a vítima e três outros colegas foram à procura de calabaceira (fruto silvestre) e de regresso, a criança foi agredida por Chimpanzé que os seguia de volta à casa. Depois de um grito de socorro, vítima, foi socorrido por um dos jovens que estava na zona de agressão.

“As crianças estavam numa limpeza na ECA, inaugurada no último fim-de-semana. As salas estavam sujas e era necessário deixa-las num ambiente confortável. Despois dos trabalhos na escola decidiram ir buscar calabaceira, o sítio onde foram procurar calabaceira não dista da ECA. De volta foram seguidos por chimpanzé, que acabou por atingir gravemente a vítima. O resto de outras se dispersou do animal e conseguiu escapar-se do perigo. Bacar N´tchassó que ficou no local por conta própria não conseguiu e foi dominado pelo animal, que deixou ferimentos um pouco por todo corpo do menor”, explicou Cesário Quartel da Silva numa entrevista telefónica ao jornal ‘O Democrata’.

A gravidade das lesões sofridas pelo menor foram reportadas pela equipa médica do centro de saúde de Empada (Hospital Rui Djassi). Segundo as informações médicas, Bacar N’tchassó vai precisar de uma intervenção cirúrgico-plástica devido às lesões graves, sobretudo na parte direita do rosto, se não ficaria com uma enorme cicatriz traumatizante.

Setor de Empada já registou, de outubro a 5 dezembro de 2016, sete agressões de chimpanzés, apenas uma não foi grave, as seis outras todas foram graves, conforme relatos médicos.


Depois de 3 meses de silencio de ataque dos chimpamzes no sector de empada,uma crianca de 10 anos de idade foi alvo de ataque de chimpamze por volta de 11horas de manha segunda-feira, 05 de dezembro, quando foram a procura da cabalaceira ao regresso uma dessa crianca ficou gravimente virito com 60 pontos secundo medico. Fotos: Cesario Da Silva

Conosaba com Notabanca

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR INFORMA O "P5" DA SUA MISSÃO À CONAKRY.





Fonte: António Oscar Barbosa                                                        Ver mais fotos:

Cabo Verde assume presidência do programa de cooperação PALOP e Timor-Leste/UE

Cabo Verde vai assumir a presidência política rotativa do programa de Cooperação PALOP e Timor-Leste com a União Europeia, anunciou hoje, na cidade da Praia, a presidência cessante, assegurada por São Tomé e Príncipe.


Representantes do Fundo Europeu de Desenvolvimento dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste estão reunidos hoje em Cabo Verde com representantes da União Europeia.

A reunião visa fazer um ponto de situação do programa de cooperação da UE com Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste bem como identificar e sinalizar projetos a serem financiados no âmbito do 11º Fundo de Europeu de Desenvolvimento, a vigorar até 2020 com uma dotação orçamental de 30 milhões de euros.

O ministro das Finanças Olavo Correia, representante de Cabo Verde neste programa, adiantou que as "linhas fundamentais" da presidência cabo-verdiana passam pelo "aprofundamento dos valores da democracia, do estado de direito, da tolerância, do combate ao terrorismo e ao tráfico e a mobilidade das pessoas no espaço da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), mas também na sua relação com União Europeia".

Olavo Correia assumiu ainda a orientação de "aproveitar todos os fundos que existem para suportar as estratégias de desenvolvimento" de cada um dos países.

"Estaremos todos juntos, organizados para que possamos aproveitar estar oportunidades e colocá-las ao serviço do desenvolvimento dos nossos países", acrescentou Olavo Correia.

O ministro cabo-verdiano admitiu que em quadros de apoio anteriores nem sempre se conseguiu aproveitar todos os fundos disponíveis, mas mostrou-se otimista quanto aos níveis de execução do atual quadro de financiamento.

"É sempre difícil quando temos países com estádios diferentes de desenvolvimento, funcionamento diferente ao nível da administração pública, em espaços geográficos diferenciados. Há sempre dificuldades de coordenação e isso dificultou em alguns momentos os desenvolvimentos dos projetos, mas neste momento estamos já com um quadro ajustado e moderno que permita que os projetos sejam executados com normalidade", disse.

CFF // JMR
Lusa/Fim

Energia elétrica - EAGB promete fornecimento permanente a partir da próxima semana

(ANG) – A Empresa da Eletricidade e Àguas da Guiné-Bissau(EAGB) assegurou quarta-feira que vai fornecer a energia elétrica 24/24 horas a partir da próxima semana aos seus clientes.

A garantia do director geral da EAGB em conferencia de imprensa para explicar a situacao de fornecimento irregularidade da electricidade que se tem verificado nos ultimos tempos em Bissau. 

“O apagão registado na cidade de Bissau nos primeiros dias deste mês foi devido a uma avaria no grupo de geradores, motivada pela sobre-carga, uma vez que neste momento a procura é superior a oferta”, René de Barros esclareceu. 

René Barros acrescentou a situacao dos ultimos dias relaciona-se tambem com ensaios que se efectua num dos grupos de geradores que a EAGB acabou de alugar de uma empresa estrangeira, a qual nao referiu e muito menos citou as condicoes, para desta forma fazer face a procura que "neste momento está acima da capacidade de produção da EAGB". 

“Com instalação destes grupos e até o final da semana a EAGB estará em condições de aumentar a sua capacidade de produção de 10 para 15 mega”, assegurou o Director geral. 

Aquele responsável reconheceu, contudo, que o serviço que a empresa oferece aos seus clientes em termos de fornecimento de energia, fica aquem do desejado, pelo que deixou promessa de que a EAGB se empenhara mais no sentido de melhorar os seus serviços. 

René Barros perspectiva melhores dias em termos de fornecimentos, sobretudo ao referir-se ao início das obras de construção da nova Central Elétrica em Bôr com capacidade de produção de 15 mega, financiada pelo Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD). 

Garantiu tambem o projecto de energia electrica enquandrado pela Organização para Aproveitamento da Bacia do Rio Gâmbia(OMVG). Assim, afirmou que a barragem de Kaleta se encontra pronta a funcionar, restando a parte guineense criar condições para receber a corrente eléctrica a partir da mesma. 

ANG/LPG/ÂC/JAM

Economia - Conselho Nacional de Crédito sugere o reforço do financiamento da economia

(ANG) – O Conselho Nacional de Crédito sugeriu aos Bancos Comerciais do país no sentido de reforçar o financiamento da economia nacional, particularmente o sector agrícola.

O pedido teve lugar hoje Durante o quarto encontro trimestral do CNC com a Direcção Nacional do Banco Central dos Estados da África Ocidental(BCEAO). 

Os membros do CNC recomendaram ainda a melhoria do ambiente de negócios nomeadamente uma melhor organização do circuíto de produção e da comercialização, por forma a permitir o Estado a aumentar a receita fiscal. 

No encontro, os membros desta colectividade foram informados que a taxa de inflação registada pelo Índice Harmonizado dos Preços ao Consumidor(IHPC), estabilizou-se à volta dos 2,6 por centos nos finais do mês de setembro findo, o mesmo registado no final de Junho de 2016. 

Portanto, comparado com o ano passado, a inflação baixou de 1,1 por cento. 

Os membros concluiram ser necessaria a diversificação da produção local, com vista a reduzir os factores de riscos. Tomaram ainda conhecimento do nível de crescimento económico projectados para 2016 e 2017 estimados em 5,4 por cento respectivamente. 

ANG/ÂC/JAM

Violencia e Genero - "Não se pode falar da paz enquanto metade da população sofre de violência", diz Primeira-Dama


(ANG ) – A Primeira Dama afirmou quarta-feira que não se pode falar da paz quando mais de metade da população na Guiné-Bissau sofre com a desigualdade e violência baseada no género.

Mária Rosa Vaz, que falava no acto de encerramento de um seminario organizado pela Rede de Mulheres Mediadoras disse que mais metade das mulheres guineenses continua ainda sujeita a várias formas de violências, nomeadamente estrutural, social, física e psicológica. 

"Tudo isso contribui para a exclusão ou afastamento das mulheres na esfera de decisão", enfatizou a Primeira-Dama, que advogou para a paz entre homens e mulheres, pois, como disse, este conceito nao pode ser separado do do desenvolvimento. 

Rosa Vaz adiantou que a criacao da nova Rede significa uma esperança de que é possível por cobro barreiras culturais, sociais e religiosas e promover igualdade de género e o direito humano das mulheres. 

A concluir, prometeu apoiar a nova Rede, a qual espera que venha a contribuir na consolidação da paz no país rumo ao desenvolvimento. 

ANG/Radio Jovem

O novo primeiro Ministro General UMARO ISSOKO mostrando como sempre o seu lado humano. SISSOKO recebeu a ex primeira dama Mariama SANHA no seu gabinete ouvindo a preocupação da mesma relacionado com a fundação NINHO DA CRIANÇA.


Fonte: dokainternacionaldenunciante

Angola e Guiné-Bissau estiveram sob escutas

O jornal francês Le Monde revelou, hoje, que 20 países africanos estiveram na mira dos serviços secretos ingleses entre 2008 e 2010, nomeadamente Angola e Guiné-Bissau. Eugénio de Costa Almeida, investigador associado do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL, considera que as escutas são habituais entre as grandes potências, ainda que sublinhe que se trate “indiscutivelmente” de uma violação da soberania politica, estratégica e económica dos países africanos. 

A investigação do Le Monde, em colaboração com o "site" norte-americano "The Intercept", baseou-se nos arquivos fornecidos por Edward Snowden, antigo consultor da NSA, Agência Nacional de Segurança norte-americana, que se encontra refugiado na Rússia desde que revelou o escândalo das escutas planetárias, em 2013.

Nesta entrevista, Eugénio de Costa Almeida, investigador associado do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL, analisa as razões e as eventuais consequências das escutas a líderes de 20 países africanos, nomeadamente de Angola e Guiné-Bissau.

De acordo com o Le Monde, Angola teria sido alvo de uma "escuta política e estratégica", ou seja, os alvos das escutas teriam sido o presidente e os seus conselheiros. Quanto à Guiné-Bissau, ter-se-ia tratado de uma "escuta diplomática", isto é, teriam sido gravadas as comunicações do chefe da Diplomacia e/ou conselheiros diplomáticos, embaixadas guineenses em outros países e personalidades a trabalhar para a ONU e para a União Africana.

RFI

Naquela que é a minha primeira aparição pública enquanto Primeiro-ministro de consenso, presidi hoje e com satisfação, a cerimónia do encerramento de VI Fórum sobre a justiça criminal, cujo a organização foi apoiada técnica e financeiramente pelas Nações Unidas.

A ONU é um parceiro incontornável da Guiné-Bissau, desde os primórdios da nossa independência por isso, o meu muito obrigado as Nações Unidas em particular o representante especial do Secretário-geral na Guiné-Bissau meu amigo e irmão DR. Módibo Toure. 
Umaro El Mocktar Sissoko Embaló
Quero vos assegurar por esta ocasia que, enquanto eu ser chefe de governo na Guiné-Bissau as decisões judiciais são para cumprir.

Muito obrigado.





Fotos: Umaro El Mocktar Sissoko Embaló via facebook

Trump diz que quando tomar posse a China começará a "respeitar as regras do jogo"

O Presidente eleito dos Estados Unidos da América, Donald Trump, disse na quinta-feira que quando tomar posse, a 20 de janeiro, a China começará a "respeitar as regras do jogo".


"A China é responsável por quase metade do nosso défice comercial e a China não é uma economia de mercado, eles não respeitam as regras do jogo e chegou a hora de o começarem a fazer. Têm de o fazer", disse Trump em Des Moines, Iowa, num comício.

Segundo Trump, a China tem "uma dívida massiva em propriedade intelectual", "impõe impostos injustos" às empresas norte-americanas, "não ajuda com a Coreia do Norte como deveria" e também não respeita as regras do jogo quando desvaloriza a sua moeda e faz 'dumping' (venda de produtos abaixo do preço de custo) ou concorrência desleal.

"Fora isto, [os chineses] têm sido maravilhosos", ironizou.

Trump surgiu neste comício, com que celebrou a sua eleição há um mês, ao lado do governador do estado do Iowa, Terry Branstad, que na quarta-feira escolheu para ser o próximo embaixador dos Estados Unidos na China.

Branstad considera o Presidente da China, Xi Jinping, um "velho amigo".

"Muita gente queria esse cargo [de embaixador em Pequim]. Já sabem, não é um cargo mau, vive-se como um rei. Mas ele [Branstad] não quer viver como um rei, quer trabalhar nessa relação [dos EUA com a China]", disse Trump.

As relações entre Trump e Pequim começaram mal, depois de o Presidente eleito dos EUA ter falado por telefone com a Presidente de Taiwán, Tsai Ing-wen, naquele que foi o primeiro contacto de alto nível entre Washigton e Taipe desde 1979.

A China pediu explicações à Casa Branca e a Administração do ainda Presidente Barack Obama acabou por lembrar que o único Governo chinês que Washington reconhece é o de Pequim.

MP
Lusa/fim

UNICEF - Mais de 530 milhões de crianças vivem em países afetados por conflitos

Cerca de 535 milhões de crianças, quase uma em cada quatro, vivem em países afetados por conflitos ou catástrofes muitas vezes sem acesso a cuidados médicos, educação de qualidade, nutrição e proteção adequada, divulgou hoje a UNICEF.


Na África Subsaariana vivem perto de três quartos, 393 milhões, do total de crianças que vivem em países afetados por situações de emergência, a que se segue o Médio Oriente e o norte de África, onde residem 12% destas crianças, indicou o Fundo das Nações Unidas para a Infância.

Os novos dados serão divulgados no domingo pela UNICEF, data em que a organização assinala 70 anos de trabalho sem interrupção nos lugares mais difíceis do mundo para levar ajuda vital, apoio a longo prazo e esperança às crianças cujas vidas e futuros são ameaçados por conflitos, situações de emergência, pela pobreza, pelas desigualdades e pela discriminação.

O documento, "For Every Child, Hope -- UNICEF@70: 1946-2016", faz ainda uma retrospetiva do trabalho da organização.

Segundo o organismo da ONU, o impacto dos conflitos, das catástrofes naturais e das alterações climáticas estão a obrigar as crianças a abandonar as suas casas, a encurralá-las por detrás de linhas de confrontos e em risco de doenças, violência e exploração.

Perto de 50 milhões de crianças foram deslocadas, das quais mais de metade foram forçadas a abandonar as suas casas devido a conflitos.

Com a escalada da violência na Síria, o número de crianças que permanece em zonas sob cerco duplicou em menos de um ano, referiu a organização.

De acordo com a UNICEF, cerca de 500.000 crianças vivem atualmente em 16 zonas sob cerco no país, praticamente sem acesso a ajuda humanitária sustentada e serviços básicos.

No nordeste da Nigéria, perto de 1,8 milhões de pessoas estão deslocadas, das quais quase um milhão são crianças e no Afeganistão, cerca de metade das crianças em idade escolar primária não têm acesso à educação.

No Iémen, quase 10 milhões de crianças vivem em zonas afetadas pelo conflito e no Sudão do Sul, 59% das crianças em idade escolar primária estão fora da escola e uma em cada três escolas em zonas de conflito estão encerradas.

Mais de dois meses depois de o furação Matthew ter atingido o Haiti, mais de 90.000 crianças menores de cinco anos continuam a precisar de assistência.

As situações de emergência que as crianças mais vulneráveis enfrentam atualmente ameaçam comprometer os muitos progressos alcançados nas últimas décadas.

Desde 1990, o número de crianças que morrem antes dos cinco anos diminuiu para metade e centenas de milhões de crianças foram retiradas da pobreza.

As taxas de crianças em idade escolar primária sem acesso à educação diminuíram mais de 40% entre 1990 e 2014.

Em 2015, no mundo, a entidade e os seus parceiros trataram 2,9 milhões de crianças com subnutrição aguda grave.

NAOM

País está de «boa saúde financeira» – banco central

O diretor nacional do Banco Central de Estados da Africa Ocidental (BCEAO) para a Guiné-Bissau, João Fadiá, defendeu esta quinta-feira que a saúde financeira do país «é boa» com as reservas cambiais a permitirem pagar as exportações durante 14 meses.

O responsável do BCEAO deu estas indicações numa conferência de imprensa após a reunião de balanço trimestral do desempenho dos bancos comerciais que operam na Guiné-Bissau cujas ações são supervisionadas pela instituição que dirige.

João Fadiá adiantou que o «desempenho foi bom também ao nível da inflação» que acabou por ser situar na ordem de 2,6 por cento quando a meta inicialmente prevista era de 3 por cento.

«Financeiramente a situação do país está boa, em termos das finanças públicas é outra coisa», disse o diretor nacional do BCEAO, remetendo para o Governo guineense uma resposta conclusiva.

O diretor do banco central guineense explicou que para a boa saúde financeira contribuiu a campanha de comercialização da castanha do caju, principal produto de exportação do país.

O país exportou cerca de 200 mil tonadas do caju em 2016.
João Fadiá indicou que perante os dados de que o BCEAO dispõe, o país conseguiu atingir todas as metas em termos da política monetária o que deixa antever boas perspetivas para 2017.

Uma boa campanha agrícola associada à retoma da assistência do Fundo Monetário Internacional (FMI) irão ajudar a Guiné-Bissau a conhecer melhor desempenho, precisou ainda João Fadiá.

Lusa/Faladepapagaio

Falta de governo na Guiné-Bissau aumenta pobreza e corrupção

A falta de governo na Guiné-Bissau tem contribuído para o aumento da pobreza e da corrupção no aparelho do Estado, alertou hoje o presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Augusto da Silva.


O Presidente guineense, José Mário Vaz, nomeou o general na reserva Umaro Sissoco Embaló como primeiro-ministro a 18 de novembro, mas este ainda não formou um governo.

Augusto da Silva afirmou hoje que a crise política que assola a Guiné-Bissau tem levado a que o país deixe de contar com políticas públicas devido a "ausência de um governo legítimo" para as elaborar.

Para o presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, "a culpa é do Presidente da República" que, disse, não consegue convencer os partidos políticos a aderirem o executivo de Sissoco Embaló.

Augusto da Silva diz que "há mais de um ano que não tem havido políticas públicas", um vez que desde agosto de 2015 o país deixou de contar com um governo com legitimidade para apresentar ao Parlamento um orçamento e o plano de ação.

Aquele responsável disse também que o facto tem levado à deterioração do respeito pelos direitos humanos, a um aumento de pobreza e a tem feito com que a corrupção acelere na administração pública por falta de controlo.

NAOM