domingo, 18 de novembro de 2018

Como se pode falar, com tanta hipocrisia, no cumprimento da Constituição e das Leis da República, quando os órgãos de soberania são os principais violadores da soberania do Estado?

Por: Fernando Casimiro

Nenhum Estado de Direito Democrático deve ser gerido por consensos, na ausência duma ruptura constitucional, quiçá, perante a manutenção efectiva da legalidade democrática!

A crise política e social que assola a Guiné-Bissau não atingiu nenhuma amplitude que não tivesse solução, repito, que não tivesse solução, através da Constituição e das Leis da República!

A perda de soberania que se assiste a passos largos na Guiné-Bissau assenta precisamente na desvinculação, no divórcio, dos órgãos de soberania (Presidente da República, Assembleia Nacional Popular, Governo e Tribunais) com os seus compromissos, as suas competências/atribuições, constitucionais, enquanto servidores do Estado!

Deixamos de ter um Estado Constitucional de Direito e Democrático e passamos a ter um País dirigido por um punhado de indivíduos que, tendo sido legitimados no poder do Estado, pelo poder do Estado, não aceitam mais, submeter-se à Constituição e às Leis do Estado que deveriam respeitar e representar, com honra, lealdade e dignidade, enquanto seus servidores.

Um punhado de indivíduos imbuídos de ambição desmedida e organizados em grupos de interesses, que descobriram no consenso, a forma mais fácil de violar e descredibilizar a Constituição e as Leis da República, para que, desta forma, suas vontades, seus interesses, estejam acima da vontade de Todos e do próprio Estado!

Como se pode falar, com tanta hipocrisia, no cumprimento da Constituição e das Leis da República, quando os órgãos de soberania são os principais violadores da soberania do Estado?

Para que servem: a Constituição e as Leis da República, se, para tudo, é preciso promover consensos para resolver seja o que for entre divergências e crises políticas e chamar organizações internacionais para resolver o que só os Guineenses podem resolver?

Já agora, para que servem os órgãos de soberania da Guiné-Bissau (Presidente da República, Assembleia Nacional Popular, Governo e Tribunais), desvinculados que estão dos seus compromissos constitucionais?

Positiva e construtivamente, Guiné ka na maina!

Didinho 18.11.2018

MUNDO DÍLI - Três mortos e três feridos graves após disparos de polícia em festa

Três jovens morreram e três estão em estado grave no hospital nacional Guido Valadares, em Díli, alvejados por um polícia fora de serviço durante uma discussão numa festa, disse fonte hospitalar.


O novo balanço, confirmado à Lusa por fonte oficial daquela unidade de saúde, revê em baixa os números inicialmente divulgados por uma fonte policial, que referia cinco mortos no mesmo incidente.

A fonte hospitalar explicou que cinco pessoas foram hospitalizadas, das quais três estão em situação "muito grave" e duas já tiveram alta.

A mesma fonte explicou que dois dos feridos ainda internados foram submetidos a intervenções cirúrgicas e que o terceiro aguarda entrada para o bloco operatório.

O incidente ocorreu durante a madrugada numa festa no bairro de Culuhun, onde residiam tanto as vítimas como os agressores, desconhecendo-se o que esteve na origem da discussão.

Até ao momento, não houve qualquer declaração oficial do Governo timorense ou da polícia.

O caso está a suscitar críticas nas redes sociais em Timor-Leste, nomeadamente por os polícias usarem a arma de serviço quando não estão a trabalhar.

Incidentes envolvendo agentes ou efetivos militares fora de serviço ocorrem com alguma regularidade em Timor-Leste.

Na semana passada, uma discussão numa festa, envolvendo pelo menos um polícia fora de serviço obrigou a uma intervenção policial e pelo menos duas pessoas ficaram feridas.

NAOM

POLÍTICOS AFRICANOS SÃO OS PIORES CRIMINOSOS DO CONTINENTE AFRICANO...

ESTES IDIOTAS GASTARAM CERCA DE 6 MILHÕES DE DOLARES DO DINHEIRO DO POVO NESTA PONTE...DESGRAÇADOS.


Fonte: Emanuel Fernandes

DISCURSO DO PR JOSÉ MARIO VAZ 18 NOVEMBRO 2018

Irmãos Guineenses, 

Aceitem os meus respeitosos cumprimentos.

Hoje dia 18 de Novembro, data marcada para a realização das nossas eleições legislativas. 
Lamentavelmente, não foi possível cumprir com a data marcada, por razões varias.

Peço aos guineenses compreensão e serenidade para que possamos concluir este processo eleitoral, em paz e tranquilidade, permitindo a todos os guineenses, maiores de 18 anos se recensearem.

Até hoje o recenseamento eleitoral não foi concluído.

Encorajo o Primeiro-Ministro Dr. Aristides Gomes, a prosseguir o dialogo com todos os partidos políticos, com a GTAPE e CNE de modo a sugerirem em consenso uma nova data para as eleições legislativas, após a conclusão do recenseamento, sem desconfianças entre actores políticos.

Porque bom recenseamento, significa boas eleições.

Que Deus abençoe a Guiné-Bissau e ao seu Povo!

José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau

Sonhou que teve relações sexuais com o chefe ou um amigo? Eis o motivo

Será que é normal?


Quer sonhe com o seu chefe, melhor amigo ou com uma celebridade, essas fantasias têm um significado.

Em declarações à revista Cosmopolitan, a terapeuta de casais Hilda Burke, revelou o significado daqueles que são os mais populares sonhos sexuais.

Sexo com uma celebridade

Todos temos uma paixão por alguma celebridade .

“São simpáticos, ou antipáticos, frios, calculistas ou ambiciosos. A maioria de nós tem um instinto natural para as celebridades – verdadeiro ou falso – e tendemos a imaginá-los de uma certa forma”, explica Burke.

“Tal significa que quando sonha com alguém conhecido poderá ser a sua mente que deseja que essas qualidades subjetivas se manifestem no seu parceiro”.

Sexo com o chefe

Este é o tipo de sonho que pode tornar o próximo dia de trabalho no mínimo... embaraçoso

Ainda assim, a especialista garante que sonhar com o chefe é algo extremamente comum e que revela afinal mais sobre a sua carreira do que sofre o seu superior.

“Talvez na vida real esteja a pensar em progredir no trabalho e este sonho pode ser um tipo de conexão com uma parte de si que está disposto a fazer tudo o que for preciso para o conseguir”.

“O seu chefe pode ser um símbolo de que está pronto para uma etapa nova”, explica Burke.

Sexo com um amigo

Poderá nunca ter sentido qualquer tipo de atração ou interesse sexual pela pessoa em questão – até esse momento.

Esse amigo poderá, aliás, não ser de todo o seu tipo, mas tal não o impede de ter sonhos mais picantes com ele.

Burke elucida e alerta: “Por vezes quando temos este tipo de sonho queremos literalmente varrer o pensamento da vista… Ainda assim, é verdade que por vezes as relações de amizade são extremamente profundas. E quando são com o sexo oposto muitas vezes os sentimentos evoluem inadvertidamente para o nível romântico – mesmo quando tentamos reprimir esses desejos. Pense: Será que está apaixonado?”.

NAOM

Presidente confirma atual primeiro-ministro até realização de eleições

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, confirmou hoje que o atual primeiro-ministro, Aristides Gomes, é quem vai organizar eleições legislativas, ainda sem data marcada.


As declarações do Presidente guineense ocorrem numa altura em que se adensam indicações nos círculos políticos de que José Mário Vaz estaria na iminência de derrubar o atual Governo, com a justificação de não ter conseguido organizar eleições.

Em abril, José Mário Vaz marcou a data do escrutínio para 18 de novembro, mas dificuldades admitidas pelo Governo fazem com que as eleições não tenham lugar na data marcada.

Num encontro hoje com os régulos (líderes tradicionais) na localidade de Bula, norte da Guiné-Bissau, e respondendo aos jornalistas, José Mário Vaz garantiu que não tenciona demitir o primeiro-ministro, Aristides Gomes e será este quem vai organizar eleições.

"Não se justifica, de forma alguma, dizer, neste momento, que vamos derrubar este Governo. Não é possível", afirmou o Presidente guineense.

José Mário Vaz exortou apenas Aristides Gomes a reforçar o diálogo com os atores políticos para a busca de consensos sobre o recenseamento eleitoral, que tem sido contestado por vários setores.

"Apenas apelamos para que haja entendimento entre o primeiro-ministro e todos os partidos políticos para termos um recenseamento eleitoral limpo e termos umas eleições livres, justas e transparentes", observou José Mário Vaz.

Quanto à marcação de uma nova data do escrutínio, o Presidente guineense disse não depender apenas de si, mas também das negociações entre o primeiro-ministro e os partidos políticos.

"Não devemos ter nenhuma precipitação. Façamos as coisas com calma para que possamos ter um bom recenseamento para que não voltemos a ter problemas na nossa terra", sublinhou José Mário Vaz.

POR LUSA