segunda-feira, 11 de junho de 2018

NO COMMENT!


DROGA - Cabo Verde. PJ apreende 2,7 kg de cocaína e 6,9 kg de canábis em 10 dias

A Polícia Judiciária (PJ) de Cabo Verde anunciou hoje que apreendeu em 10 dias um total de 2.702 gramas de cocaína e 6.940 gramas de canábis em duas ilhas do arquipélago e deteve duas pessoas.


Segundo a PJ, a primeira apreensão de 2.702 gramas de cocaína aconteceu em 31 de maio.

Aquela polícia disse ainda que na sexta-feira foi detida em flagrante delito, no bairro da Várzea, cidade da Praia, uma mulher, de 32 anos, acusada da prática de um crime de tráfico de estupefacientes.

A detida foi apresentada no mesmo dia ao Tribunal da Comarca da Praia, que lhe aplicou como medida de coação Termo de Identidade e Residência (TIR).

A polícia científica cabo-verdiana referiu ainda que no sábado apreendeu 6.940 gramas de canábis no cais do Porto Novo, na ilha de Santo Antão.

Na sequência da operação, um homem, de 29 anos, foi detido em flagrante delito na posse de uma mala contendo 18 bolotas de produtos estupefacientes.

De acordo com a PJ, caso chegasse ao mercado de venda ilícita de estupefacientes, o produto dava para 23.133 doses individuais, avaliadas em 1.115.650 escudos (cerca de 10 mil euros).

O detido deverá ser apresentado hoje ao Tribunal para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação pessoal.

Por Lusa

SABIA QUE os ratos são animais limpos e arrumados?

Os ratos, animais frequentemente associados à sujidade, são animais muito limpos, arrumados e organizados. Têm nas suas tocas locais específicos, separados uns dos outros, para armazenar comida, para dormir e para os dejetos.


Os ratos comunicam uns com os outros através de sinais vocais e odoríferos e utilizam diferentes expressões faciais para transmitir o que estão a sentir. Sentem empatia pelos seus companheiros, sendo também afetados pelas situações que causam sofrimento e medo a outros ratos.

Estes animais fantásticos são frequentemente alvo de todo o tipo de atrocidades, desde veneno a armadilhas. São também dos animais usados em maior número pelos laboratórios que testam os seus produtos em animais, onde são torturados em experiências absolutamente cruéis e arcaicas.

Rita Lavado
Sociedade Protectora dos Animais

NAOM

Empresários portugueses poderão ter papel importante no turismo da Guiné-Bissau

O líder do PSD, Rui Rio, destacou hoje o potencial do setor do turismo na Guiné-Bissau, salientando que com estabilidade no país os empresários portugueses podem vir a ter um "papel importante".


"Portugal tem neste momento um conhecimento muito profundo na área do turismo, é o setor que mais está a crescer em Portugal, há bons empresários na área do turismo em Portugal que terão também necessidade de expandir as suas atividades e a Guiné-Bissau é efetivamente um país com esse potencial e onde os empresários portugueses podem vir a ter um papel importante", afirmou Rui Rio.

O líder do PSD falava em Bissau, onde se encontra a realizar uma visita de três dias, após uma audiência com o Presidente guineense, José Mário Vaz.

Nas declarações aos jornalistas, Rui Rio afirmou que está disponível para "convencer empresários portugueses a investir na Guiné-Bissau", mas, disse, é necessário estabilidade.

"Para nós é muito importante que a Guiné-Bissau consiga encontrar a estabilidade política que tem vindo a encontrar, uma vez que para o desenvolvimento da Guiné-Bissau, o investimento, particularmente o investimento estrangeiro, é fundamental", disse.

Rui Rio, que iniciou no domingo uma visita a Bissau para participar nas comemorações do 10 de junho, vai reunir-se ainda hoje com empresários portugueses e com o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes.

Na terça-feira, último dia de visita, o presidente do PSD vai ter um encontro com o presidente do parlamento guineense, Cipriano Cassamá, e com representantes do Partido de Renovação Social (PRS) e Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

MSE // ZO
Lusa/Fim

Central sindical da Guiné-Bissau confirma greve geral entre terça e quinta-feira

A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau (UNTG) confirmou hoje, em comunicado, que vai realizar uma greve geral entre terça-feira e quinta-feira para reivindicar um reajuste salarial nos funcionários da função pública guineense.


A decisão de manter a greve foi anunciada após a realização, na semana passada, de um encontro de negociação com o Governo guineense.

A central sindical pretende o cumprimento da nova grelha salarial já promulgada pelo Presidente da República e que visa, segundo a UNTG, reajustar o salário dos funcionários, que, passadas quase duas décadas, não beneficiaram de promoções na carreira, nem de aumentos salariais.

No comunicado distribuído à imprensa, a UNTG apela aos trabalhadores guineenses para se "manterem firmes e serenos na luta e defesa dos seus legítimos interesses laborais".

A UNTG exorta o Governo guineense a "tomar medidas sérias e urgentes tendo em consideração o compromisso assumido" com a central sindical.

A central sindical refere também, no comunicado, que se reserva o "direito de mobilizar os trabalhadores para desencadear uma greve semanal e sucessivamente até que seja tomada uma posição a favor dos trabalhadores".

O ordenado mínimo pago na Função Pública guineense é de cerca de 30.000 francos cfa (cerca de 45 euros). Um saco de 50 quilogramas de arroz, base alimentar dos guineenses, ultrapassa os 20 euros.

A UNTG realizou entre 07 e 09 de maio uma greve de três dias a exigir o reajuste salarial e teve uma adesão de cerca de 85% em todo o país.

Dn.pt

Não é fugindo à justiça que um líder dá exemplos

Jorge Herbert:

Cabral Ka Murri, mistura as coisas! 

O que tem o caso FUNPI (e de que caso fala?). Mostra uma autorização da transferência como se isso provasse a utilização incorrecta desse fundo! Pessoalmente desconheço a legalidade dessa transferência. 

Segundo, Jomav não é o meu ídolo. É um guineense que respeito e muito, por partilharmos do mesmo amor a pátria e a forma mais dedicada à pátria por parte dele, mesmo nas adversidades, faz-me nutrir alguma admiração por ele sim. 

Terceiro, nunca acusei o seu ídolo (DOMINGOS SIMÕES PEREIRA) como culpado no caso do falso resgate aos bancos (quanto a esse assunto, relacionado com a sua Nota de Imprensa, publicarei um texto a breve prazo). 

No entanto, não considero normal, em qualquer parte do mundo, que alguém queira liderar um país, mas não aceita ser chamado e responder pela justiça do próprio país

Se não deve nada, nada deve temer. Que dê a cara, enfrente a justiça, mesmo que na sua opinião esta esteja manipulada ou condicionada. 

Cabral, mesmo depois de levar uns tiros, levantou e pediu justificações aos seus executantes, não fingiu de morto para fugir aos seus executores! 

O problema é que até hoje, nem o seu ídolo, (DOMINGOS SIMÕES PEREIRA), nem o seu Ministro da Economia, conseguiu explicar aos guineense e ao mundo, de que forma esse pseudo-resgate beneficiaria o Estado guineense

Quem quiser liderar um país, tem de estar no terreno e enfrentar todas as adversidades e limitações do país. Não é fugindo à justiça que um líder dá exemplos...

OUTRA GUERRA CIVIL EM GUINÉ BISSAU, DIONISIO SIMÕES PREIRA? NÃO! OBRIGADO.

É impossível ser indiferente ante todas as tropelías que comete a família de DOMINGOS SIMÕES PEREIRA contra as leis, a economia, a justiça, e agora com os direitos humanos. Uma família que num ano de mandato tem saqueado o país e o levou a miséria e a fractura social.

Agora no cúmulo, o irmão maior de DOMINGOS SIMÕES PREIRA, DIONISIO SIMÕES PEREIRA exiliado em Cabo-Verde des de 1979, fugindo do regime de PAIGC depois da estranha morte num suposto acidente vial do seu irmão Bartolomeu Simões Preira (ex- ministro do regime), está a ameaçar com uma GUERRA CIVIL no país em caso de que o procurador geral de república proceder-se-á com acção de deter ao seu irmão por casos da corrupção.

Eis aqui trecho da declaração do DIONISIO SIMÕES PREIRA: 
“Caso leve adiante seu plano de detenção do Presidente do PAIGC para que não lidere a campanha dás legislativas de 18 de Novembro próximo, haverá nova guerra civil na Guiné-Bissau”. 

Assim proclamou com toda soberba o irmão mais velho do presidente de PAIGC na sua página de Facebook, num post cheio de barbaridades, ameaças e insultos contra o povo da Guiné-Bissau.
Não se pode ser indiferente ante essa INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA, tem que existir uma resposta contundente do bravo povo guineense que ponha a listra ao desenfrenado ambições da família Simões Pereira que pretende se enriquecer a todo custo em detrimento de bem-estar do povo guineense, DIGA NÃO À VIOLÊNCIA!!

Fonte: ESTAMOS A TRABALHAR

Raparigas grávidas e mães jovens impedidas de frequentar escolas em África - ONG


Dezenas de milhares de raparigas grávidas e mães adolescentes estão impedidas ou são desencorajadas de frequentar a escola em vários países de África, denunciou hoje, num relatório, a organização internacional Human Rights Watch (HRW).

No documento, destinado a assinalar o Dia da Criança Africana, que se celebra a 16 de junho, a organização de defesa e promoção dos direitos humanos apela à necessidade de os governos do continente garantirem o direito à educação de todos os jovens, sem qualquer discriminação, dando como piores exemplos os existentes na Guiné Equatorial, Serra Leoa e Tanzânia.

Intitulado "Não Se Deixa Nenhuma Rapariga para Trás em África: A Discriminação na Educação contra as Alunas Grávidas e as Mães Adolescentes", o relatório da HRW é fruto de uma "intensa investigação" da organização sobre a situação das jovens no continente africano.

Os critérios passaram por uma análise exaustiva das leis de cada país, das políticas e das práticas que bloqueiam ou apoiam o acesso das "jovens grávidas" e das "mães adolescentes" no direito ao ensino primário e secundário nos 55 Estados-membros da União Africana (UA).

África tem um dos maiores índices de gravidezes na adolescência do mundo, pelo que os governos do continente devem, "com urgência", aprovar legislação e políticas para garantir que as escolas permitam e apoiem as raparigas grávidas para que se mantenham nos estabelecimentos escolares, advoga a HRW.

Outra ideia defendida no relatório é a aprovação de medidas que incentivem as jovens mães a regressar à escola depois de parirem.

"Em muitos países africanos, as raparigas grávidas e as mães adolescentes são forçadas a abandonar a escola, ficando privadas do direito à educação", salientou Elin Martinez, investigador dos direitos das crianças na HRW.

"Apesar de se ter registado algum progresso, os países da União Africana necessitam de trabalhar em conjunto para garantir que não seja negado a nenhuma rapariga o direito à educação por causa de estar grávida", acrescentou.

Nos últimos anos, vários governos africanos mostraram grandes progressos na inserção no ensino e no direito das jovens grávidas e mães adolescentes de frequentarem a escola, mas a Guiné Equatorial, Serra Leoa e Tanzânia ainda proíbem as raparigas nessas circunstâncias de acederem aos estabelecimentos escolares públicos.

No relatório, a HRW lembra as declarações do chefe de Estado da Tanzânia, John Magufuli, proferidas a 22 de junho do ano passado: "Enquanto for Presidente, nenhuma estudante grávida terá autorização para frequentar a escola".

A decisão levou à detenção de dezenas de raparigas tanzanianas nessas circunstâncias.

Em maio deste ano, o Tribunal de Justiça da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) deferiu uma queixa contra o Governo da Serra Leoa, por Freetown recusar o acesso de jovens grávidas às escolas públicas.

Segundo o relatório, muitos países africanos não têm políticas de incentivo ao regresso à escola depois de as jovens darem à luz, enquanto outros com elevadas taxas de adolescentes grávidas, como Angola e Burkina Faso, continuam sem legislação de apoio às raparigas nestas circunstâncias quando estas as frequentam.

Nalguns países, denuncia o HRW, as direções das escolas recorrem a meios "indignos" para identificar as raparigas grávidas, que incluem testes forçados de gravidez, estigmatizando-as também, através de uma humilhação pública ou da expulsão pura e simples do estabelecimento escolar.

Para o HRW, os testes de gravidez sem autorização da visada violam o direito à privacidade e à dignidade, havendo casos de raparigas que, temendo a humilhação, abandonam a escola ou acabam por abortar em condições precárias, pondo em risco a sua própria vida.

Nos países do Norte de África, acrescenta-se no documento, faltam políticas relacionadas com o tratamento dado às jovens grávidas nas escolas, havendo casos em que são impostas medidas de exclusão e castigos pesados às raparigas e mulheres que têm relações sexuais fora do casamento.

Por outro lado, as mães adolescentes, que são frequentemente acusadas de trazer a desonra para as suas comunidades, são ridicularizadas, isoladas e até detidas, não havendo qualquer perspetiva de permanecer ou de frequentar a escola.

No entanto, segundo a HRW, nem tudo é mau no continente africano, onde se registaram progressos em 26 dos 55 países, com a elaboração de legislação e a criação de políticas de proteção à educação das jovens grávidas e das mães adolescentes, com a organização a destacar Cabo Verde, Benim e Senegal, que revogaram as políticas repressivas e punitivas, garantindo e protegendo o acesso ao ensino.

Para a HRW, todos os países africanos têm de aprovar medidas para melhorar a situação das jovens mães e das adolescentes grávidas, pelo que cabe também aos governos adotar medidas para combater as causas das gravidezes precoces e indesejadas, garantindo acesso aos serviços de saúde, a consultas de planeamento familiar, a métodos contracetivos e à realização de abortos legais e em segurança.

"Punir as jovens grávidas retirando-as da escola não vai resolver a gravidez entre as adolescentes. Muitos países africanos vão falhar a promessa de não deixar nenhuma criança para trás se continuarem a excluir as raparigas grávidas. Todo o continente irá beneficiar se todas foram autorizadas a regressar à escola", concluiu Martinez.

dn.pt

Dr. Rui Rio, Presidente do PSD Portugal em Bissau.


O presidente do Partido Social Democrata (PSD) de Portugal, Rui Rio visitou hoje, 10 de Junho 2018, as campas dos soldados portugueses sepultados no Cemitério Municipal de Bissau, onde depositou igualmente coroas-de-flores em jeito de homenagem.


A visita realizada no âmbito da comemoração do ‘Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas’, 10 de Junho. O líder do PSD e demais personalidades que lhe acompanhavam na visita de homenagem aos soldados portugueses, participaram da Missa celebrada na Capela do Cemitério Municipal de Bissau.

Depois da deposição da coroa-de-flores, entoou-se o Hino Nacional Portuguesa “Heróis do Mar”.



Na sua declaração à imprensa, Rui Rio disse que a homenagem abrange também os combatentes guineenses que morreram na luta de libertação nacional.

Para Rui Rio, a luta armada de libertação travada na Guiné-Bissau, ” não foi entre dois países”, mas entre um regime e um país que queria se tornar livre.



Na visita a Casa de Acolhimento ‘Bambaram’, Rui Rio percorreu toda a dependência do orfanato e a escola que fica do outro lado da vedação.

De regresso ao lar, Rio observou as crianças que se encontram no pátio da Casa Bambaram, onde as crianças fizeram uma animação cultural, na qual desafiaram o líder do PSD para dançar com elas. E dançou.



No final, Rui Rio entregou um donativo à Casa de Acolhimento ‘Bambaram’. O presidente do PSD, visitou igualmente a Clínica de Bôr, nos arredores da capital Bissau.

Finalmente, Rui Rio completou a sua primeira parte da agenda na Guiné-Bissau antes da recepção, com um encontro com o Embaixador de Portugal no país, António de Carvalho que lhe abordou de enúmeros projetos que Portugal desenvolve no país, nomeadamente nos setores de ensino e empresarial, destacando o impacto em postos de emprego criados pelas empresas portuguesas.



De acordo com agenda disponibilizada no site do PSD, consultada pela redação do semanário O Democrata, a noite Rio estará numa recepção alusiva a celebração do dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, prosseguindo amanhã e depois de amanhã com as visitas.

Imagens sobre visita do Presidente do Partido Social Democrata (PSD) de Portugal, Rui Rio, ontem 10 de Junho 2018, a casa de Acolhimento BAMBARAM sito no Bor, arredores de Bissau.

Secretário-geral do Partido da Renovação Social (PRS), Florentino Mendes Pereira acompanhou Rui Rio em todo seu percurso de visita. Os renovadores são parceiros do PSD.











Prs Bissau