terça-feira, 8 de março de 2022

A GUINÉ-BISSAU EM BUSCA DA PAZ MUNDIAL ...QUEM FEZ FARÁ!

Por Rogerio G. Dias

A GUINÉ-BISSAU EM BUSCA

DA PAZ MUNDIAL

QUEM FEZ FARÁ!

EM ABONO DA VERDADE O GENERAL PRESIDENTE SISSOCÓ EMBALÓ TEM NO SEU ADN A CULTURA DE MEDIAÇÃO, DAÍ SER MEDIADOR NATO.

FAZEDOR DE CONSENSOS E BUSCADOR DE ACORDOS ENTRE AS PARTES E PAÍSES EM CONFLITOS O GENERAL SISSOCÓ EMBALÓ TEM SIDO CONHECIDO NA ARENA INTERNACIONAL COMO BUSCADOR DE PAZ INTERNACIONAL.

É nesta base, que o Presidente da Turquia, em Franco reconhecimento das suas qualidades de lobista e de mensageiro de Paz por este mundo fora convidou o Chefe de Estado da Guiné-Bissau para facilitar o primeiro encontro entre os chefes das diplomacias dos dois países em guerra desde o final do mês passado.

Assim, Serguei Lavrov e Dmytro Kuleba vão encontrar-se à margem da segunda edição do Fórum Diplomático de Antalya-Turquia, onde igualmente participam vários chefes de Estado Africano.

A este propósito, importa referir, que há uma semana na capital Guineense, Umaro Sissoco Embaló, faltando aos jornalistas por ocasião da tomada de posse de novo Chefe de Estado-Maior da Armada e Vice-chefe de Estado-Maior do Exército, anunciou a disponibilidade da GUINÉ-BISSAU em facilitar o entendimento entre Moscovo e Kiev.

A guerra entre Russia e Ukrania ja está a provocar a subida de preço de petróleo e derivados a nível mundial, bem assim a escassez de trigo no mercado.

É caso para se felicitar os esforços da diplomacia da Guiné-Bissau.

Parabéns!

GUERRA NA UCRÂNIA - "Guerra" e "invasão". As palavras desaconselhadas pelas Nações Unidas ???

© iStock

Notícias ao Minuto  08/03/22 

A política justifica-se com a necessidade de evitar um “risco de reputação” e ser “imparcial”. “Este é um lembrete importante de que nós, enquanto funcionários públicos internacionais, temos a responsabilidade de ser imparciais”, lê-se num e-mail enviado aos funcionários.

Os funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU) estão impedidos de se referir ao conflito entre a Ucrânia e a Rússia como “guerra” ou “invasão”, revela o jornal The Irish Times.

Segundo a publicação, que teve acesso a um e-mail da organização, os funcionários foram instruídos a utilizar os termos “conflito” ou “ofensiva militar” para descrever a invasão da Ucrânia e a não acrescentar a bandeira ucraniana às suas contas pessoais nas redes sociais. 

“Alguns exemplos específicos de linguagem para usar/não usar neste momento”, lia-se no e-mail. E acrescenta: “[Use] ‘conflito’ ou ‘ofensiva militar’ e NÃO ‘guerra’ ou ‘invasão’ quando se referir à situação na Ucrânia”.

Sobre a utilização da bandeira ucraniana, um ato considerado de solidariedade para com o país, a ONU pede que “não se adicione” o símbolo nas “contas ou sites, pessoais ou oficiais, de redes sociais”.

Segundo explicou a organização no mesmo e-mail, a política justifica-se com a necessidade de evitar um “risco de reputação” e ser “imparcial”. “Este é um lembrete importante de que nós, enquanto funcionários públicos internacionais, temos a responsabilidade de ser imparciais”, lê-se.

“Existe uma séria possibilidade de risco de reputação, que foi sinalizada por altos funcionários recentemente”, acrescenta.

A ofensiva militar russa na Ucrânia vai já no 13.º dia. Segundo Kyiv, mais de dois mil civis ucranianos morreram. Há ainda mais de 1,7 milhões de refugiados.

Leia Também:👇

Biden anuncia "duro golpe na máquina de guerra" e bane petróleo russo

© Getty Images

Notícias ao Minuto  08/03/22 

"Declaramos que não iremos subsidiar a guerra de Putin", informou o presidente dos Estados Unidos da América.

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos da América (EUA), discursou na tarde desta terça-feira, na Casa Branca, em Washington D. C., onde revelou que serão proibidas "todas as importações de petróleo e gás da Rússia", assim como energia, o que significa que "o petróleo russo já não entrará nos portos americanos". "Os americanos vão dar mais um duro golpe nesta máquina de guerra", disse o líder democrata.

Nas palavras do presidente, "os americanos têm vindo a apoiar os ucranianos e declaramos que não iremos subsidiar a guerra de Putin", frisou, justificando: "Tomamos esta decisão em consulta estreita com os nossos aliados e parceiros em todo o mundo, nomeadamente na Europa, porque uma resposta unida à agressão de Putin tem sido a minha principal preocupação".

O presidente dos EUA garantiu: “Vamos avançar com esta proibição”. Contudo entende que muitos dos aliados e parceiros europeus poderão “não estar em condições de se juntar” a esta medida, visto que os EUA “produzem muito mais petróleo domesticamente do que todos os países da União Europeia juntos”.

Admitiu ainda que os Estados Unidos estão a trabalhar em conjunto com os parceiros europeus de forma a “desenvolver uma estratégia de longa duração para reduzir a dependência da energia russa”.

[Notícia em atualização]...

Leia Também:👇

A ONU negou hoje ter pedido aos funcionários que evitassem usar os termos "guerra" e "invasão" a propósito do conflito na Ucrânia, após uma mensagem da organização com essa recomendação ter sido reencaminhada para alguns meios de comunicação.

A Comissão Europeia garantiu hoje que a União Europeia (UE) tem planos de contingência em vigor perante eventual interrupção do fornecimento de gás russo, numa altura em que o ocidente sanciona a Rússia devido à invasão da Ucrânia.

"Temos planos de contingência em vigor para o caso, se houver uma interrupção total do fornecimento de gás da Rússia. Isso significa que poderíamos substituí-lo parcialmente por entregas de outros fornecedores, substituir em parte o gás natural por outras fontes de energia e melhorar, também parcialmente, a nossa eficiência energética", disse a comissária europeia da Energia, Kadri Simson...Ler Mais


O Presidente da República visitou hoje, a Zona Económica Especial de Kigali, e algumas das instalações fabris e instituições de ensino que operam na área.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Putin assumiu duas filhas, mas esconderá uma segunda família na Suíça

© Kremlin

Notícias ao Minuto   08/03/22 

Putin é pai de duas raparigas, talvez mais, e já é avô. Eis o que se sabe sobre a vida privada da peça central da guerra na Ucrânia.

Quem são e onde estão os familiares de Putin? Que relações tem com eles o homem cujo estado mental é colocado em causa após iniciar uma guerra contra a Ucrânia?

Vladimir Putin, de 69 anos, encetou, ao longo dos últimos anos, esforços para evitar que a comunicação social publicasse informações sobre a sua vida pessoal. Apesar de em tempos ter surgido com a mulher - de quem já está divorciado - Lyudmila Shkrebneva, apesar das filhas - as duas assumidas - e da vida amorosa atual, pouco se sabe. Há rumores de que terá mais filhos, fruto de uma relação escondida.

Mas quem é e de onde vem Vladimir Putin, ex-agente da KGB, presidente da Rússia e peça central de uma guerra que já vai no 13º dia?

Nasceu no dia 7 de outubro de 1952, em Leningrado (atual São Petersburgo). Vivia com a família num apartamento comunitário e em criança já era fã de filmes soviéticos e de espionagem. 

Os pais foram gravemente feridos na Segunda Guerra Mundial e não se conhece muito do que seria a relação com estes. O avô era um reconhecido chef de cozinha, que trabalhou para diversas autoridades como Lenin e Stalin. Vladimir Putin era o terceiro filho da família, mas os irmãos mais velhos morreram ainda na infância.

Em 1966, aos 14 anos ingressou em um instituto técnico, onde estudou química, terminando os seus cursos em 1970. Estudou na faculdade de direito da Universidade Estatal de Leningrado e foi lá que conheceu Ludmila Putina, com quem foi casado. Viveram na Alemanha entre 1985 e 1990 e, pouco antes de voltar à União Soviética, houve rumores de que Putin estaria envolvido com uma espia alemã e que teria, inclusive, deixado uma criança para trás.

A 6 de junho de 2013, Putin e Ludmila anunciaram o divórcio ao vivo na televisão russa, mas vários anos antes a mulher já tinha deixado de comparecer em eventos oficiais. 

Putin é pai e avô, mas sem tempo para brincadeiras

Deste relacionamento, nasceram Maria Vorontsova, 36 anos, e Katerina Tikhonova, de 35. Quando a família se mudou para Moscovo, em 1996, as raparigas frequentaram uma escola de língua alemã, da qual foram afastadas quando Putin se tornou presidente, passando a ser educadas em casa. Ambas frequentaram a faculdade sob identidades falsas. 

De acordo com a sua mãe, Lyudmila, Putin gosta muito das suas filhas. "Nem todos os homens são tão sensíveis com os seus filhos como ele é. Ele mimou-as sempre, e eu tive de os educar", lê-se no site do Kremlin, numa declaração de Ludmila. 

A mais velha estudou Biologia na Universidade Estatal de São Petersburgo e licenciou-se em Medicina pela Universidade Estatal de Moscovo, em 2011. Trabalha como endocrinologista e como investigadora, e acredita-se que seja casada com Jorrit Faassen, um homem de negócios holandês, com quem constituiu família. Katerina Tikhonova, é conhecida pelo nome de família da sua avó materna.

Segundo o Business Insider, Katerina Tikhonova parece estar a construir um perfil público e foi vista no ano passado a falar no Fórum Económico Internacional de São Petersburgo na Rússia - o equivalente do país a Davos.

Mas, tal como nas suas anteriores aparições nos meios de comunicação, bem como nas da irmã, ninguém a ligou explicitamente a Putin.

Katerina perseguiu uma carreira como bailarina e licenciou-se em Estudos Asiáticos. Lidera uma nova e importante iniciativa de inteligência artificial russa, a Innopraktika, um projeto de desenvolvimento de 1,7 mil milhões de dólares, para criar um centro de ciência na Universidade Estatal de Moscovo.

Putin nunca reconheceu que estas mulheres são suas filhas e nem há registos oficiais delas. De acordo com o site de lifestyle americano The List, em 2015, disse-se "orgulhoso" da carreira das filhas, naquele que foi um raro comentário sobre a vida privada. Ainda assim, recusou-se a confirmar a parentalidade: "Eu nunca discuto questões relacionadas com a minha família. Ela não está envolvida em negócios ou política."

Em finais de 2020, Putin anunciou que a Rússia tinha concluído a sua vacina contra a Covid-19, embora ainda não tivesse completado as avaliações clínicas. Putin disse ter dado a vacina a uma das suas duas filhas, mas não quis especificar a qual delas.

Ainda segundo o Business Insider, Maria e Faassen alegadamente têm um filho - Putin disse ao cineasta Oliver Stone em 2017 que era avô. Quando Stone perguntou se ele brincava com o seu neto, Putin respondeu: "Muito raramente, infelizmente".

Putin terá mais filhos, fruto de uma relação que esconde há anos

É na Suíça que viverá a eterna namorada secreta de Putin. A relação com Alina Kabaeva remonta a 2008 - bem antes do anúncio do divórcio com Ludmila. Segundo avança o Page Six, Putin terá com a ginasta Alina Kabaeva quatro filhos – dois rapazes e duas gémeas. 

A esta publicação, uma fonte revela que os gémeos de sete anos terão nascido perto de Lugano em fevereiro de 2015 e que o casal terá outros dois filhos. “Alina tem dois rapazes e duas raparigas gémeas com Putin. As crianças têm passaportes suíços e presumo que ela também tenha”, adiantam. A antiga deputada do parlamento russo, de 38 anos, é uma das mais condecoradas atletas de ginástica rítmica na Rússia e estará albergada com os filhos num chalé privado e seguro na Suíça.

Já a primeira mulher e as filhas, segundo o cientista político Valery Solovey, conhecido pelas teorias da conspiração, estarão numa “cidade subterrânea” na Sibéria, instaladas no bunker com tecnologia de ponta localizado nos Montes Altai, concebido para proteção em caso de ameaça nuclear.

Feliz dia Internacional das Mulheres, em especial à Mulher guineense.

O Madem-G15 Movimento para Alternância Democrática defende a igualdade entre mulheres e homens, e é para isso que iremos continuar a trabalhar  de forma séria para que essa desigualdade seja cada vez menor.

VIVA NÔ MINDJERIS

 Madem-G15 Movimento para Alternância Democrática

 Veja Também:

FELIZ 8 DE MARÇO

FELIZ 8 DE MARÇO
Dia Internacional das Mulheres
Defendo a igualdade entre mulheres e homens e continuarei a trabalhar com todas as minhas forças para que a mulher guineense conquiste o seu lugar na sociedade. 

VIVA NÔ MINDJERIS
Braima Camará.