segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Fenómeno estranho nos céus de Portugal? Exército francês esclarece... No sábado, houve quem visse clarões no céu.

© Twitter/Márcio Santos - Meteorologia e Ambiente

Notícias ao Minuto    20/11/23 

No sábado surgiram nas redes sociais alegações de que se estavam a assistir a clarões no céu. O fenómeno parecia ter sido avistado no sudoeste da Europa, com Portugal incluído.

Por cá, o meteorologista Márcio Santos era um dos primeiros a dar conta de uma situação estranha nos céus nacionais e questionava outros internautas se tinham assistido à situação. 

"Vários relatos de vários pontos do país dão conta de algo que parece ter explodido na atmosfera e há imagens. Alguém sabe do que se tratou?", questionou.

O mesmo fenómeno teria sido visto na Itália e em França. E a explicação para o sucedido surgiu mais tarde.

O Exército francês viria a esclarecer que havia lançado um míssil de uma das suas bases no sudoeste do país.

"Este foi o primeiro disparo de uma versão do míssil M51 na sua versão M51.3", esclareceu.



Israel bombardeia posições do Hezbollah no Líbano em resposta a ataques

© Lusa

POR LUSA    20/11/23 

O exército israelita atacou hoje alvos do grupo xiita libanês Hezbollah em resposta ao disparo de vários obuses a partir do sul do Líbano, em mais um dia de troca de tiros na zona fronteiriça.

Um comunicado militar israelita indicou que o exército utilizou "tanques, um avião de combate e um helicóptero" para atacar "as infraestruturas terroristas do Hezbollah no Líbano", em resposta ao bombardeamento de várias comunidades fronteiriças e ao incêndio de uma base militar.

O exército anunciou também que registou uma tentativa de ataque a partir do Líbano com três 'drones' (aparelhos voadores não tripulados) e 25 outros projéteis, alguns dos quais foram intercetados pelos sistemas de defesa aérea, enquanto outros atingiram zonas despovoadas.

Segundo o comunicado, as tropas israelitas também atacaram "uma célula terrorista que tentava lançar mísseis antitanque".

Os ataques de hoje marcam um novo dia de violência na zona fronteiriça, onde os confrontos armados entre Israel e as milícias palestinianas do Líbano e do Hezbollah têm ocorrido diariamente desde 08 de outubro, um dia depois do início da guerra entre o exército israelita e o Hamas na Faixa de Gaza, que levou a uma escalada de tensão em toda a região.

Segundo os números divulgados domingo pelo ministro da Defesa israelita, Yoav Galant, o Hezbollah disparou mais de mil projéteis contra Israel desde a atual escalada de tensão na fronteira, a mais grave desde a guerra de 2006 entre o exército israelita e o grupo xiita.

Desde o início das hostilidades na região, pelo menos 103 pessoas foram mortas: 10 em Israel - sete soldados e três civis - e pelo menos 93 no Líbano, incluindo 72 membros do Hezbollah, oito membros das milícias palestinianas e 13 civis, contando com um operador de câmara da Reuters e três crianças. 

As trocas de tiros provocaram também a retirada de dezenas de milhares de habitantes de cidades de ambos os lados da fronteira.



Leia Também: Gaza. Israelitas terão extraído importantes informações a 300 capturados

Guterres rejeita que "protetorado" da ONU em Gaza seja solução

© Abed Rahim Khatib/picture alliance via Getty Images

POR LUSA    20/11/23 

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, rejeitou hoje que Gaza se torne "protetorado da ONU" depois da guerra, defendendo em alternativa uma "transição" envolvendo múltiplos atores, nomeadamente os Estados Unidos e os países árabes.

"É importante poder transformar esta tragédia em oportunidade e, para que isso seja possível, é essencial que depois da guerra avancemos de forma decisiva e irreversível em direção a uma solução de dois Estados", disse António Guterres à imprensa na sede da ONU.

Isto requer que "a responsabilidade por Gaza seja assumida por uma Autoridade Palestiniana fortalecida", mas esta "não pode ir para Gaza com os tanques israelitas", pelo que "a comunidade internacional deve considerar um período de transição", adiantou.

"Não creio que um protetorado da ONU em Gaza seja uma solução. Penso que precisamos de uma abordagem multilateral, onde diferentes países, diferentes entidades, irão cooperar", disse Guterres.

Guterres mencionou entre estes atores os Estados Unidos, "fiadores" da segurança de Israel, e os países árabes da região, "essenciais" para os palestinianos.

"Todos devem unir-se para criar as condições para uma transição", afirmou.

Guterres também denunciou, mais uma vez, "violações do direito humanitário internacional e violações da proteção de civis em Gaza".

O secretário-geral frisou que o assassínio de crianças na Faixa de Gaza na guerra entre Israel e o Hamas "não tem precedentes" em nenhum outro conflito desde que assumiu a liderança das Nações Unidas.

Guterres respondia a uma pergunta da imprensa sobre se os ataques de fim de semana a duas escolas da agência das Nações Unidas para os refugiados palestinianos (UNRWA) constituem crimes de guerra.

O ex-primeiro-ministro português disse que não é da sua responsabilidade fazer esse tipo de avaliação, mas que, olhando apenas para o número de menores mortos durante as hostilidades, as crianças em Gaza morrem a um ritmo superior a qualquer outro conflito.

Guterres apontou para os relatórios da ONU sobre crianças mortas em conflitos ao longo de um ano, que teve de apresentar em diversas ocasiões, e disse que, até agora, o número mais elevado correspondia ao Afeganistão, onde mais de 900 crianças morreram em 2018.

"Sem entrar em discussões sobre a precisão dos números publicados pelas autoridades 'de facto' em Gaza, o que fica claro é que em poucas semanas tivemos milhares de crianças" mortas, disse o secretário-geral.

O grupo islamita do Hamas lançou em 07 de outubro um ataque surpresa contra o sul de Israel com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados, fazendo duas centenas de reféns.

Em resposta, Israel declarou guerra ao Hamas, movimento que controla a Faixa de Gaza desde 2007 e que é classificado como terrorista pela UE e Estados Unidos, bombardeando várias infraestruturas do grupo na Faixa de Gaza e impôs um cerco total ao território com corte de abastecimento de água, combustível e eletricidade.

O conflito já provocou milhares de mortos e feridos, entre militares e civis, nos dois territórios.


Líder da União Africana quer "competição positiva" entre Europa e China

© Getty Images

POR LUSA    20/11/23 

O presidente da União Africana, Azali Assoumani, defendeu hoje uma "competição positiva" entre a Europa e a China pelos investimentos em África, alertando que o elevado nível de endividamento está a impedir os países de investirem.

"Sinceramente, temos um passado bastante difícil com os nossos vizinhos europeus, gerimo-lo com alguma dificuldade, e quando a China apareceu, aprendeu todas as lições e foi assim que passou a desempenhar um papel muito importante" em termos de investimento, disse Assoumani durante o conjunto de reuniões no âmbito do Compacto do G20 com África.

"No entanto, agora posso assegurar-vos que tudo está a mudar, e estamos a tentar corrigir os erros", acrescentou o responsável, que é também Presidente das Comores.

Azali Assoumani disse, numa conferência de imprensa em Berlim, citado pela agência francesa de notícias, a France-Presse (AFP), que é preciso "uma concorrência positiva [entre a China e a Europa]", considerando que "não existe monopólio em lado nenhum, todos têm o seu lugar".

"O problema que por vezes temos em África é que não podemos investir porque estamos a pagar dívidas", vincou, alertando que a causa é a dívida estar "tão elevada".

Assoumani falava durante uma conferência de imprensa à margem do fórum Compacto do G20 com África, dedicado à promoção do investimento privado neste continente, uma iniciativa lançada pela Alemanha em 2017, durante a sua presidência do G20.

A China é um dos principais investidores no continente africano, sendo Angola um dos principais beneficiários deste investimento, e é, ao mesmo tempo, um dos maiores fornecedores de petróleo para o gigante asiático.

Com o avultado investimento das últimas duas décadas, a China tornou-se no maior credor africano, sendo, por isso, incontornável no âmbito dos processos de reestruturação da dívida pública dos países africanos mais endividados.


AFROBARÓMETRO: Jovens africanos estão mais instruídos, mas enfrentam desemprego

© Reuters

POR LUSA   20/11/23 

Os jovens africanos são atualmente mais instruídos que as gerações anteriores, mas enfrentam problemas maiores de empregabilidade, segundo o estudo do Perfil Pan-Africano do Afrobarómetro hoje divulgado, que inquiriu 39 nações africanas.

O estudo, preparado entre 2021 e 2023, mostra também que os jovens estão muito menos empenhados do que os mais velhos em atividades cívicas e políticas suscetíveis de provocar mudanças, incluindo o voto nas eleições, mas o seu contacto com os líderes locais tem aumentado.

O desemprego é a principal prioridade política que os jovens entre os 18 e os 35 anos querem que os seus Governos abordem, seguido da gestão económica.

Em ambas as questões, de acordo com o estudo, a maioria dos jovens, na maior parte dos países abrangidos, considera que o seu Governo não está a ter um bom desempenho.

Em comparação com as gerações mais velhas, os jovens têm menos confiança nas instituições e nos líderes governamentais e são mais suscetíveis de os considerar corruptos, segundo a investigação divulgada.

Apesar disso, o estudo indica que os jovens africanos estão empenhados na democracia e opõem-se a alternativas não democráticas, incluindo o regime militar, como os mais velhos, mas estão particularmente insatisfeitos com a forma como a democracia funciona nos seus países e, no caso hipotético de os líderes eleitos abusarem do seu poder, é mais provável que aceitem uma intervenção militar do que os mais velhos.

Os resultados indicam que cerca de dois terços (64%) dos jovens entre os 18 e os 35 anos têm pelo menos o ensino secundário, em comparação com 35% dos que têm 56 anos ou mais.

Relativamente aos países da África lusófona, 67% dos jovens de Angola e de São Tomé e Príncipe estão desempregados ou à procura de emprego. Em Moçambique a taxa é de 60% e em Cabo Verde são 41% dos jovens.

Nos 39 países inquiridos, em média, apenas 19%, dois jovens em cada 10, dizem que o seu Governo é bom a criar empregos.

Tal como os mais velhos, 64% dos jovens africanos apoiam a democracia, 80% rejeitam alternativas autoritárias como um Governo de um só homem, 78% rejeitam um Governo de um só partido e 65% rejeitam um Governo militar.

No entanto, 60%, seis em cada 10 jovens, não estão satisfeitos com a forma como a democracia funciona no seu país.

Cerca de 56% dos jovens estão também mais dispostos a tolerar uma tomada de poder pelos militares se os líderes eleitos "abusarem do seu poder".

Os jovens têm menos probabilidades do que os cidadãos mais velhos de votar nas eleições (63% contra os 84% das pessoas mais velhas), de se identificar com um partido político (37% contra 45%), de participar numa reunião comunitária (43% contra 54%) e de se juntar a outros para discutir um problema (39% contra 45%).

Todavia, o estudo indica que, embora sejam baixas, as taxas de contacto dos jovens com chefes tradicionais, conselheiros comunais, líderes de partidos políticos e membros do parlamento aumentaram desde 2014/2015.

O Afrobarómetro é uma rede de investigação pan-africana e apartidária que produz dados sobre as experiências e avaliações dos africanos em matéria de democracia, governação e qualidade de vida. Desde 1999, foram realizadas nove rondas de inquéritos.


Guiné-Bissau quer retomar fiscalização de pesca com países vizinhos

© Lusa

POR LUSA  20/11/23 

O ministro das Pescas da Guiné-Bissau, Dionísio Pereira, disse hoje à Lusa que o país "está ansioso" para que seja retomada a fiscalização da atividade de pesca ilegal conjuntamente com países vizinhos, nomeadamente Senegal e Guiné-Conacri.

O governante guineense falava à Lusa à margem de um simpósio científico internacional sobre a gestão sustentável do chamado Grande Ecossistema Marinho da Corrente Canária (CCLME), que decorre em Bissau até quarta-feira.

O encontro junta especialistas de pesca de países da comissão sub-regional africana do setor, nomeadamente da Guiné-Bissau, Cabo Verde, Gâmbia, Senegal, Guiné-Conacri, Mauritânia e Marrocos.

O ministro guineense considerou que a pesca não regulamentada - entre outras práticas, captura sem licença ou em zonas proibidas -- como a pesca ilegal, constitui "um verdadeiro problema", não só para a Guiné-Bissau como para os países da comissão sub-regional.

Dionísio Pereira adiantou que ainda hoje vai ter lugar uma reunião com o secretário permanente da comissão sub-regional de pesca, Khallahi Brahim, que se encontra em Bissau para assistir ao simpósio.

A Lei Geral de Pesca da Guiné-Bissau considera como pesca não regulamentada ou ilegal, a captura de recursos haliêuticos, sobretudo peixe e camarão, sem licença, em zona proibida, de espécies proibidas ou para além da quota fixada numa determinada zona das águas do país.

O ministro guineense assinalou que aquela prática preocupa todos os países que integram a subcomissão regional de pesca e que operações de fiscalização conjuntas poderiam ajudar a combatê-la.

"É um problema que não depende apenas da Guiné-Bissau. É uma prática que ocorre mais a partir de navios estrangeiros, muitas vezes não é feita por pescadores nacionais", observou Dionísio Pereira.

O governante guineense indicou ainda que o seu país "está pronto" para, logo que a comissão sub-regional desencadear operações de fiscalizações conjuntas, participar e apresentar propostas de combate ao fenómeno.

Dionísio Pereira observou ser urgente a retoma de operações, já iniciadas no passado, entre a Guiné-Bissau, Senegal e a Guiné-Conacri, países que partilham vastas costas, mas desta feita entre outros estados.

"A pesca não regulamentada e a pesca ilegal têm uma grande incidência negativa no ecossistema, mas também na própria economia dos nossos países", afirmou o ministro das Pescas da Guiné-Bissau.

Iça Bari, diretor geral do Instituto Nacional de Investigação das Pescas e Oceanografia, do ministério das Pescas, acrescentou que a fiscalização da pesca fora de normas é uma atividade que requer meios tecnológicos e no caso da Guiné-Bissau disse ser praticada "mais por estrangeiros".

"Apesar de partilharmos maior costa com a Guiné-Conacri, ao sul do nosso país, partilhamos maiores recursos, a norte, com o Senegal, daí que a fiscalização conjunta com estes dois países seja crucial para quaisquer operações de combate à pesca fora de regras estabelecidas", notou Iça Bari.



Leia Também: 'Motards' portugueses oferecem carrinha a lar com 54 crianças em Bissau

Visita do PM Geraldo Martins ao Hospital Nacional Simão Mendes.

Rádio Capital Fm  20.11.2023. 

"O Hamas é que devia ser responsabilizado pelos danos e pelos problemas que os hospitais estão a ter"

 Em entrevista à CNN Portugal, Daniel, tenente-coronel do Exército Israelita, afirmou que fica "muito triste ao ver o Hamas usar de forma cínica e maliciosa os hospitais como sítios onde instalam as suas bases".



Veja Também:  "Se o Hamas e Hezbollah pousarem as armas, o Médio Oriente será o sítio mais próspero do mundo"


Veja Também: "Alguém dedicou muito trabalho a esta questão específica". Major do exército israelita explica como são os túneis usados pelo Hamas


Veja Também: "O país vai fazer tudo para as trazer para casa". Militar garante que Israel fará "o que for preciso" para libertar reféns