sábado, 1 de fevereiro de 2020

H5N1 - Além do coronavírus, China enfrenta novo surto de gripe das aves H5N1

Já foram abatidas cerca de 17 mil galinhas.

© All Rights Reserved/Reddit/Gothicjb via BUZZvideos

Numa altura em que a China é devastada pelo novo coronavírus, que já fez de 259 mortos, o Ministério da Agricultura revela que foi detetado um surto "altamente patogénico da gripe aviária H5N1" numa província do sul de Hunan.

O caso foi detetado numa propriedade rural em Shaoyang, onde eram criadas 7.850 galinhas, 4.500 das quais morreram na sequência do surto, revela a agência Reuters.

As autoridades chinesas já tiveram de abater cerca de 17 mil galinhas, de forma a evitar a propagação do vírus. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, este é um tipo de vírus que causa uma doença respiratória severa e altamente infeciosa em aves. "Casos humanos de gripe aviária H5N1 ocorrem ocasionalmente, mas é difícil transmitir a infeção de pessoa para pessoa. Quando as pessoas são infetadas, a taxa de mortalidade é de cerca de 60%", pode ler-se no site da Organização. 

NAOM

PAIGC exige a União Africana o respeito às leis da Guiné-Bissau.

Em comunicado, os libertadores dizem que a União Africana sabe que o representante legítimo do país na 33a Cimeira Africana em Addis-Abeba deve ser o Primeiro-ministro, Aristides Gomes ou o Presidente do Parlamento, Cipriano Cassama.



Aliu Cande

As 10 Actas, a partir das quais se vão proceder ao novo apuramento (3@ volta🥴😬), os mesmos dados já utilizados nos apuramentos anteriores!











Guiné-Bissau: News - PAIGC acusa CNE, de não compreender comunicado da CEDEAO, e desvia do procedimento ão notificar interessados para apuramento nacional.






Notícias ao minuto GB

Nota de Imprensa - Cerimónia de lançamento da primeira pedra de início da construção do Novo Armazém de Medicamentos Essenciais

Fonte: Lissonia Paquete

Coronavirus em debate no Palacio de Governo.


Albano Barai 

A CEDEAO está tentando fazer o PAIGC se sentir bem?


President Erdoğan meets with President-Elect Embalo of Guinea-Bissau

President Recep Tayyip Erdoğan met with President-Elect Umaro Sissoco Embalo of Guinea-Bissau at Vahdettin Mansion.





www.tccb.gov.tr

PRESIDENTE ELEITO DA REPÚBLICA GUINÉ BISSAU GENERAL UMARO SISSOCO EMBALO EM TURQUIA.

Le Président Turque Recep Tayyip Erdoğan reçoit ce matin son homologue de la Guinée Bissau, le Général Umaro Sissoco Embaló en visite de 48 heures.





Gaitu Balde /Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo

KUMA, REAÇÃO DO HACKER QUANDO VIU FT DSP NO LAPTOP


CORONAVÍRUS - Guiné-Bissau inicia vigilância de passageiros nos postos fronteiriços

O diretor-geral de Epidemiologia e Segurança Sanitária da Guiné-Bissau, Salomão Crima, disse hoje à Lusa que o país iniciou o serviço de vigilância e de controlo de passageiros que estejam a entrar nos postos fronteiriços devido ao novo coronavírus.


Uma equipa composta por 15 agentes de saúde foi destacada, para, em turnos, monitorar os passageiros que cheguem ao aeroporto Osvaldo Vieira, em Bissau, assinalou Salomão Crima.

Munidos de termómetros a laser, os técnicos tentam perceber se o passageiro está com temperatura corporal acima dos 37,7 graus, se tem tosse e ainda se apresenta dificuldades respiratórias.

O passageiro que apresentar esse quadro, é ainda submetido a um inquérito para determinar se, nos últimos 14 dias esteve em viagem para uma das regiões do mundo onde foi declarada a existência do novo coronavirus ou se esteve num espaço físico com alguém infetado com a doença.

Em caso de suspeita e após os procedimentos, a pessoa será imediatamente isolada para a recolha das amostras vitais que serão encaminhadas ou para o laboratório do Instituto Pasteur no Senegal ou para o laboratório da Saúde Pública de Lisboa, indicou Salomão Crima.

" O Ministério da Saúde está a tentar arranjar, através de um parceiro, os reagentes para que passemos a fazer as análises no país", observou ainda Crima, adiantando que uma circular foi emitida pela ministra da Saúde, Magda Robalo, a informar as direções regionais sobre a necessidade de serem adotadas as mesmas medidas de controlo nos postos fronteiriços terrestres.

As regiões de Bafatá, leste, Cacheu, norte, e Tombali, no sul, são as zonas mais vulneráveis, tendo em conta a sua proximidade às fronteiras terrestres, segundo o diretor geral da Epidemiologia e Segurança Sanitária da Guiné-Bissau.

A China elevou para 259 mortos e quase 12 mil infetados o balanço do surto de pneumonia provocado por um novo coronavírus (2019-nCoV) detetado no final do ano em Wuhan, capital da província de Hubei (centro).

Todas as novas 46 mortes ocorreram em Hubei, a província central da China que é o foco do surto que começou em dezembro.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há mais casos de infeção confirmados em 24 outros países, com as novas notificações na Rússia, Suécia e Espanha.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quinta-feira uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional.

NAOM

Bandeira do Reino Unido já foi retirada dos edifícios do Parlamento e Conselho Europeu


Esta sexta-feira, pelas 23 horas, o Reino Unido põe fim a 47 anos de pertença ao bloco europeu. No entanto, ainda antes da hora oficial da saída do Reino Unido daUnião Europeia,  a bandeira britânica foi retirada dos edifícios do Parlamento e Conselho Europeu, em Bruxelas.

Enquanto os chamados remainers (ou opositores do Brexit) estão de luto – foram marcadas vigílias por todo o país – muitos brexiteers (ou apoiantes da saída da União Europeia) estão em modo de festa. 

No entanto, agora vem a parte mais difícil: Londres terá de negociar a sua relação com Bruxelas – ou arriscar uma saída não negociada.


Veja os vídeos do momento.




DIRECTO | Retiran la bandera de Reino Unido del interior del Consejo Europeo de Bruselas https://bit.ly/3aZVsna 


Early flag removal in Brussels



sol.sapo.pt/

Dr Isna K Fala pa mostral Ke k Puto português escrevi como Intelectual k Fala I sedu


SO Sabi

RÁDIO ÁFRICA FM BISSAU - CARTA DO ARISTIDES GOMES À COMISSÃO DA UNIÃO AFRICANA SOBRE PRESIDENTE UMARO EL MOKTHAR SISSOCO EMBALO



Última Hora: PRIMEIRO MINISTRO ARISTIDES GOMES ENVIA CARTA À UNIÃO AFRICANA

Primeiro Ministro da Guiné-Bissau Aristides Gomes enviou carta à União Africana, criticando sua posição em convidar General Umaro Sissoco Embaló para participar na 33° cimeira em Adis Abeba ( Etiópia.

Aristides Gomes e seu governo não queria que Candidato eleito presidente da república da Guiné-Bissau General UMARO Sissoco Embaló nem atual presidente José Mário Vaz fazia parte de representar a Guine-Bissau nessa cimeira, consta no documento enviado à União Africana.

Por Vozdipovo Guigui

Última Hora - Carta do Aristides Gomes à comissão da união Africana sobre Presidente Umaro El Mokthar Sissoco Embalo

O primeiro ministro enviou esta carta a propósito de impedir q o novo presidente eleito tomasse parte no próximo encontro dos chefes de estado de UA



Junior Gagigo

Coronavírus: Número de mortos aumenta para 259

Nas últimas 24 horas morreram mais 45 pessoas na província de Hubei, aumentando o número de vítimas mortais para 259, de acordo com as autoridades de Saúde chinesas.


O número de vítimas mortais do coronavírus aumentou para 259, de acordo com os novos dados divulgados esta sexta-feira pelas autoridades de Saúde da província de Hubei, cuja capital é Wuhan, epicento do surto viral. Segundo a Associated Press, o número de pessoas infetadas subiu para 11.791

Segundo a comissão de Saúde regional, só nas últimas 24 horas foram registados 1.347 novos casos confirmados e 45 mortes. Só naquela província, até à meia-noite (hora local) de sexta-feira, havia registo de 7.153 casos confirmados.

Dados adicionais dão conta de 6,738 pacientes hospitalizados, dos quais 956 estão em estado grave e 338 em estado critico, também na província de Hubei.

Estes dados poderão sofrer alterações nas próximas horas, mediante a atualização da comissão nacional de Saúde, que fará um levantamento dos números em todo o território continental chinês.

Sublinhe-se que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quinta-feira uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional (PHEIC, na sigla inglesa) por causa do surto do novo coronavírus.

NAOM

Leia Também: 

Coronavírus: Austrália proíbe entrada a não-residentes oriundos da China

A Austrália decidiu proibir a partir de hoje a entrada no seu território a todos os não residentes oriundos da China para tentar conter o surto de novo coronavírus, anunciou o primeiro-ministro...




La Guinée-Bissau mobilise 11 milliards FCFA sur le marché monétaire de l’UMOA

Guiné-Bissau mobiliza 11 bilhões de FCFA no mercado monetário de l’UMOA

Enquanto o país está mergulhado em uma crise pós-eleitoral desde o final do segundo turno das eleições presidenciais de 29 de dezembro, a Guiné-Bissau conseguiu mobilizar este FCFA de 29 de janeiro, 10,96 bilhões de dólares, através de uma transmissão simultânea de '' Obrigações do Tesouro no mercado de valores mobiliários da l’UMOA.

O mínimo que podemos dizer é que a operação, que é a primeira no país desde o início do ano, teve grande sucesso com a empolgação dos investidores que a subscreveram na ordem de 27 , 41 bilhões de FCFA, enquanto o montante colocado em leilão foi de apenas 10 bilhões de FCFA, representando uma taxa de cobertura de 274,13%.

Em detalhes, o tesouro público do Estado da Guiné-Bissau reteve, respectivamente, 4,12 bilhões de FCFA no vencimento em 3 anos, com um rendimento médio ponderado de 6,20% e 6,84 bilhões de FCFA no vencimento de 5 anos a uma taxa média ponderada de 6,79%. O resultado é, portanto, uma taxa de absorção geral de 39,99%.

La Guinée-Bissau mobilise 11 milliards FCFA sur le marché monétaire de l’UMOA

Dr Ange Ponou  www.sikafinance.com

Publié le 30/01/20 10:02

Alors que le pays est plongé dans une crise-post-électorale depuis la fin du second tour des élections présidentielles tenues le 29 décembre dernier, la Guinée-Bissau a réussi à mobiliser ce 29 janvier, 10,96 milliards FCFA via une émission simultanée d'obligations du Trésor sur le marché des titres publics de l'UMOA.

Le moins que l'on puisse dire c'est que l'opération, qui est la toute première du pays depuis le début de l'année, a rencontré un franc succès avec l'emballement des investisseurs qui y ont souscrit à hauteur de 27,41 milliards FCFA alors que le montant mis en adjudication n'était que de 10 milliards FCFA, soit un taux de couverture de 274,13%.

Dans les détails, le trésor public de l'Etat bissau-guinéen a retenu respectivement 4,12 milliards FCFA sur l'échéance de 3 ans à un rendement moyen pondéré de 6,20% et 6,84 milliards FCFA sur la maturité de 5 ans à un taux moyen pondéré de 6,79%. Il en ressort donc un taux d'absorption global de 39,99%.

IMPRENSA SEMANAL- Sissoco Embaló e os poderosos de África

Entrevista de Umaro Sissoco Embaló à revista Jeune Afrique RFI
Por: Lígia ANJOS

Esta semana a revista Jeune Afrique publica uma grande entrevista com Umaro Sissoco Embaló. "Kadhafi, Macky, Alpha, Blaise, Sassou e eu" titula a revista. Vencedor das eleições presidenciais na Guiné Bissau segundo a comissão eleitoral, o antigo primeiro-ministro expõe, sem rodeios, as ligações que tem com os poderosos do continente africano.

De passagem na capital francesa, Umaro Sissoco Embaló recebeu empresários, comunicadores e familiares, ainda que de forma não oficial... o homem que em Bissau é conhecido pelos apoiantes como "general do povo", em referência às duas estrelas de brigadeiro general, ainda não é chefe de Estado, mesmo se a confirmação do Supremo Tribunal dos resultados presidenciais de 29 de Dezembro é, a seu ver, "uma simples formalidade".

O antigo primeiro-ministro, de 47 anos, descreve ao longo das seis páginas, o percurso académico e político. Licenciou-se em Lisboa, mestre e doutorando em Espanha, fez estudos estratégicos internacionais em Israel. Regressa a Bissau para prosseguir uma carreira militar e torna-se ministro de Estado dos assuntos da Presidência de Malam Bacai Sanhá.

Umaro Sissoco foi consultor no sector privado, primeiro junto de Blaise Compaoré depois com Kadhafi.

Em 2003-2004 cria uma ligação que descreve de "fraterna" com Macky Sall por quem foi acolhido em Dacar durante três anos. Mais à frente na entrevista "Buhari é o meu pai... Conheci o Muhammadu Buhari pela mão de Blaise Compaoré", afirma. O mesmo não acontece com Alpha Condé... com quem mantém uma história complicada.

"Os meus interlocutores são os meus homólogos", afirma Umaro Sissoco que diz já não ter interesse em avistar-se e com simples conselheiros em África. Garante não haver trafico de droga na Guiné-Bissau e declara o fim da república das bananas. Caso a vitória se confirme, "a tomada de posse acontece dias 19 ou 20 e Alpha Condé será convidado. Se ele virá? Só ele sabe", brincou Umaro Sissoco Embaló.

O Courrier Internaciotional publica um artigo sobre Angola e os caprichos de princesa. Em Luanda, centenas de famílias foram desalojadas para construir um projecto lucrativo. Até 2003, em Areia Branca, o bairro que deve o nome à extensa praia, viviam 3000 famílias de pescadores.

Depois dos Luanda Leaks, uma investigação realizada a partir da fuga de ficheiros financeiros da filha do antigo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, no poder entre 1979 e 2017, Isabel dos Santos beneficiou destes terrenos. A empresária angolana contesta e afirma que os grandes projectos não precisaram destas expulsões. Os negócios que desenvolve com o Estado, dirigido pelo pai são regidos por "transparência", insiste Isabel dos Santos, jurando não ter sido "financiada por nenhum fundo público".

Em La lettre de l'Ocean Indien, os Luanda Leaks provocam suores a Moçambique, nomeadamente, aos empresários da empresa Electricidade de Moçambique que rubricaram um contrato com a Efacec de Isabel dos Santos que já prometeu saída imediata da Efacec.

RFI