sexta-feira, 24 de novembro de 2017

As autoridades nacionais impediram, pela sexta vez, o Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados de realizarem a marcha pacífica prevista para manhã.

Os cidadãos conscientes e inconformados dizem que todos os trâmites legais para manifestações foram cumpridos junto das autoridades nacionais.

Em conferência de imprensa, Sumaila Djalo, porta-voz do movimento dos inconformados, diz que o movimento não irá marchar para evitar confrontos sendo que a maioria dos manifestantes seriam alunos.

O movimento continua ainda a acusar o presidente da república e actual governo de atentado a constituição da república.

Embora o passividade com a proibição da manifestação de amanhã, Sumaila Djalo ameaça que nos próximos dias as ruas de Bissau serão tomadas por manifestações.

O movimento dos inconformados chama ainda mais atenção da comunidade internacional e do poder judicial guineense.

Sumaila pede que sejam dadas mais atenções em relação ao cumprimento do roteiro internacional e contra as proibições das marchas.

Sumaila Djalo alerta ainda que a possível visita do primeiro-ministro de Portugal ao país seria uma afronta a soberania nacional e o movimento irá promover manifestações durante o momento da visita.

O Movimento pretende convocar para breve o projecto do povo denominado “mão na caneta” para exigir o início das aulas nas escolas públicas.

Entretanto, a Confederação Nacional das Associações Estudantis da GB (CONAEGUIB) convoca para próxima quinta-feira (30 de Novembro) uma marcha para exigir o início das aulas nas escolas públicas.

Rádio Sol Mansi
HOLDING ONTO ANGER IS LIKE DRINKING POISON AND EXPECTING THE OTHER PERSON TO DIE. 
- BUDDHA-

FALTA DE CAPACIDADE DOS MEDIAS CONDICIONA A LIBERDADE DA IMPRENSA NA GUINÉ-BISSAU

O presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), afirmou esta sexta-feira (24 de Novembro de 2017) que a fraca capacidade de organização institucional dos órgãos de comunicação social, contribuem para o exercício deficiente da liberdade de imprensa na Guiné-Bissau.

Para Augusto Mário da Silva a liberdade da imprensa só pode ser efetivamente assegurada com uma certa sensibilidade dos atores públicos e sociais em criar condições materiais e humanas para o cabal e pleno funcionamento.

“Temos que reconhecer que passos importantes foram dados no sentido de assegurar a liberdade de imprensa e, consequentemente, a livre expressão de ideias e a réplica política. Contudo, esta conquista é aparente e relativa, por enquanto é esvaziada no seu conteúdo pelas precárias e deficientes condições materiais e humanas com que se depara a maioria dos órgãos de comunicação social e os respectivos profissionais que neles laboram”, afirmou Mário da Silva.

O activista e dirigente da LGDH, discursava na cerimónia de abertura do seminário de formação em jornalismo, cidadania e cultura da paz organizada por esta entidade que defende os direitos humanos na Guiné-Bissau, onde participam três dezenas de jornalistas e técnicos da comunicação social e das rádios comunitárias, incluindo chefes de redacções, apresentadores de programas matinais e repórteres.

Para Augusto Mário da Silva, o cumprimento deficitário da legislação que regula o sector é também factor de estrangulamento, devido a falta de condições para o funcionamento efetivo do Conselho Nacional de Comunicação Social, órgão publico e independente encarregue de assegurar o exercício do direito de informação e liberdade de imprensa.

“Não obstante a consagração constitucional da liberdade de imprensa no nosso país, esta ainda continua a ser uma miragem. Com efeito, para assegurar a sua efectividade, o pluralismo deve estar na mente de cada um de nós, deve fazer parte da nossa cultura e deve ser observado no nosso quotidiano, caso contrario, ficará irremediavelmente comprometida”, sublinhou o activista e dirigente da LGDH,

Neste sentido, Augusto Mário da Silva, defende que é necessário maior empenho de todos para melhoria da performance dos órgãos de comunicação social no seu todo, porque só assim podem alcançar o progresso económico, social e cultural baseado na participação colectiva dos cidadãos.

Na ocasião, o bastonário da Ordem dos jornalistas, António Nhaga, referiu que é urgente refletir como implementar um novo modelo de negócio para o jornalismo guineense, porque só assim poderá haver um jornalismo de qualidade.

“É urgente reflectir sobre um modelo de jornalismo para podermos encontrar uma forma adequada nacional para sector. Neste sentido que apelo a todos os participantes para reflectir sobre estas questões candentes de encontrar um novo modelo para o jornalismo guineense, porque na verdade se não houver um novo paradigma não haverá democracia e um jornalismo de qualidade”, argumentou Nhaga.

A cerimónia da abertura dos trabalhos, foi presidida pelo coordenador da SWISSAID, Alfredo Handem, que no sua breve declaração realçou o papel da comunicação social na promoção da cidadania e na construção do estado de direito, apesar da vulnerabilidade do sector.

Segunda a nota da Liga Guineense dos Direitos Humanos LGDH na posse da Rádio Jovem, a iniciativa visa reforçar a dinâmica e a qualidade de produção de jornalistas no domínio dos direitos humanos, em estreita observância com quadro legal  das regras deontológicas.

A ação de formação insere-se no âmbito de um acordo de cooperação entre a Liga e a SWISSAID-GB, entidade financiadora do evento, nos domínios da consolidação da paz, democracia e boa governação no país, lê-se ainda na mesma nota.

Durante dois dias os jornalistas irão debater temas como: “Jornalismo e os desafios de promoção e proteção dos direitos humanos, investigação criminal” que terá como orador, o antigo Procurador-Geral da Republica, Hermenegildo Pereira; “ética e deontologia profissional, os limites da liberdade de imprensa ou crimes de imprensa”.

// Alison Cabral (AC)

PNUD E ANP DISCUTEM APOIOS PARA PRÓXIMO ANO

O Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) e o representante residente adjunto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Guiné-Bissau estiveram reunidos, esta sexta-feira (24), em Bissau, para definir planos para 2018


Após o encontro Gabriel Dalva, representante adjunto do PNUD, afirmou que as duas instituições discutiram a cooperação existente nas actividades proprietárias que a Assembleia tem para próximo ano e o possível apoio do PNUD para próximo ano de 2018.

“Com base nessa prioridade vamos elaborar o plano e que ainda vão discutir com detalhes e fazer a sua aprovação. E Cipriano Cassama (líder do parlamento) está preocupado com os trabalhos da comissão especializadas da ANP e que o PNUD apoia mas para que as comissões especializadas possam sair para o terreno ao encontro dos seus eleitorados e ouvir as preocupações e trazê-las para Assembleia”, explica.

O representante residente adjunto do PNUD garante que a sua organização, dentro das suas prioridades, vai dar o apoio necessário para a realização da actividade prevista.

O plano a ser elaborado ainda merecerá discussões e antes da sua possível aprovação. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira
Radiosolmansi

GRANDE MAQUINISTA


Herickson Fada

TRIBUNAL SUSPENDE ARRANQUE DO CAMPEONATO NACIONAL DE FUTEBOL

A bola não rola ainda nos campos de futebol da Guiné-Bissau. Isto na sequência de alegada “corrupção financeira” que paira na Federação de Futebol do país.

Afinal, o Campeonato Nacional da Primeira Divisão não vai iniciar sábado 25 de novembro, nos diferentes campos do país.

Em causa, o Tribunal do Sector Autónomo de Bissau cancelou o arranque das provas, na sequência de uma providência cautelar intentada pelo Coletivo dos Clubes Comprometidos Pela Verdade Desportiva a Federação de Futebol.

A decisão consta num despacho de um dos juízes desta instituição judicial, datada hoje, 24 de Novembro de 2017,a que Notabanca teve acesso.

Recorde-se que a Federação de Futebol marcou para sábado e domingo, os jogos da primeira jornada do campeonato nacional da Primeira Divisão.

Notabanca; 24.11.2017

Novo Embaixador da República da Guiné-Bissau em Cabo Verde

Novo Embaixador da República da Guiné-Bissau em Cabo Verde. Foi nomeado hoje através do um decreto Presidencial para exercer funções do novo embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Guiné Bissau em República Irmã de Cabo Verde. Pela primeira vez abertura da embaixada em Cabo Verde desde a independência da Guiné-Bissau em 1973. Salienta-se de que Dr. Embala Fernandes, recém nomeado novo embaixador Extraordinário e Plenipotenciário é um diplomata de Carreira, Quadro do Ministério dos Negócios estrangeiros da Guiné-Bissau foi encarregado dos Negócios, Responsável consultar da embaixada da Guiné-Bissau em Portugal e Representante do país na CPLP. Parabéns desejo de muitas felicidades.

Por: DS 24/11/2017

O teu grupo sanguíneo é O+? Então tens mesmo que saber estas coisas!

É possível dividir as pessoas em grupos sanguíneos. Eles são quatro: A, B, AB e O, e são caracterizados pela presença ou não de duas proteínas (A e B). Já a presença ou ausência de outra proteína indica se o seu RH é positivo ou negativo, se ela está presente seu RH é positivo, se não está presente será negativo.

As características RH


As pessoas do grupo O+ são aquelas que podem doar sangue para todos os outros tipos. Além disso, são as pessoas que tem o sistema imunológico mais frágil: são predispostas a úlceras, problemas na tiróide, cardiovasculares e obesidade.

Para prevenir esses problemas, deve fazer exercício físico e também uma dieta saudável.


Quem é O+ deve moderar no carboidrato, principalmente com batatas e milho. Essas pessoas podem também ter uma hipersensibilidade à cafeína. É melhor comer peixe e frutos do mar. É o grupo a qual a carne não faz muito bem.

Mas existem também aspectos positivos para quem é O+…


1. Uma saúde quase perfeita.

As pessoas que têm sangue tipo O são mais propensos a contrair doenças como úlceras gástricas e distúrbios da glândula tiróide. No entanto, podem escapar a doenças mais graves, como o cancro, doenças cardiovasculares e distúrbios de memória. No que se refere ao cancro, afigura-se que o sistema é mais capaz de detectar e destruir as células cancerosas do que outros grupos.

2. Uma personagem guerreira

As pessoas que fazem parte do grupo sanguíneo O nascem líderes. Quando têm um objetivo em mente, eles fazem de tudo para alcançá-lo. Além de ser resistente, essas pessoas também são muito bem organizada e responsável. Em suma, se você quiser começar um projeto sério, que você associe-se a uma pessoa do mesmo tipo de sangue. Não se vai arrepender.

3. Preste atenção à hiperactividade e impulsividade

Quando estas pessoas estão sob pressão, eles podem facilmente perder o bom senso e se a pessoa tem um estilo de vida saudável, os resultados podem ser catastróficos. Pense duas vezes antes de modo a exercer pressão sobre essas pessoas. Este não é possivelmente a coisa certa a fazer.

4. Sem álcool ou cafeína

As pessoas do grupo sanguíneo O devem ficar longe do álcool e da cafeína. No caso da cafeína, porque o nível de adrenalina já é muito elevado de natureza, e não convém aumentá-la ainda mais. Além disso, devem evitar sementes e produtos lácteos, uma vez que têm dificuldades em digeri-los, e devem consumir uma grande quantidade de proteína.

Altamente.org

Presidente egípcio promete resposta brutal ao ataque que matou 235 no Sinai

O Presidente egípcio, Abdel Fatah Al Sissi, condenou hoje o ataque "criminoso e cobarde" contra uma mesquita no Sinai, que matou pelo menos 235 pessoas, e prometeu responder com "uma força brutal".



Numa declaração ao país transmitida pela televisão, al-Sissi enviou condolências às famílias das vítimas e assegurou que o ataque "não ficará por castigar".

O sofrimento das vítimas não será em vão, assegurou. O exército e a polícia "vão vingar os vossos filhos" e "responder a este ato com uma força brutal", disse.

O atentado, o mais sangrento da história recente do Egito, teve como alvo a mesquita de Al-Rawdah, na localidade de Bir al-Abd, a 40 quilómetros de Al-Arish, capital da província do Sinai do Norte.

Os atacantes colocaram explosivos artesanais em volta da mesquita e fizeram-nos detonar quando os fiéis saíam da oração de sexta-feira, o dia sagrado dos muçulmanos, disparando em seguida sobre os fiéis que fugiam.

Segundo o mais recente balanço, 235 pessoas e 130 ficaram feridas.




MDR (PAL) // EL
Lusa/Fim

RÚSSIA - Homem alcoolizado demora três horas a descobrir como se abre a porta

Incidente aconteceu na Rússia.


Um homem alcoolizado passou (ou perdeu) três horas da sua vida a tentar abrir uma porta, recorrendo à força, quando a solução para o seu dilema estava mesmo à frente dos seus olhos.

As imagens de videovigilância do local mostram o homem a pontapear e a empurrar a porta, na tentativa de a abrir.

O incidente aconteceu num bloco de apartamentos sito em Balashikha, Mosvoco, conta o Metro UK.

Depois de muito esforço, o homem acaba por perceber que um simples botão era a solução para poder sair calmamente do local, sem todo o aparato que protagonizou.
                                                       As imagens de videovigilância

NAOM

Cabo Verde com risco elevado de lavagem de capitais associado ao tráfico de droga

Cabo Verde é um país de risco elevado em matéria de lavagem de capitais, sendo o tráfico de droga o crime que mais concorre para esse risco, concluiu uma avaliação feita no país sobre esta matéria.


"De acordo com as variáveis do Banco Mundial, chegou-se à conclusão de que temos um risco elevado em matéria de lavagem de capitais, sendo que o crime antecedente com maior peso, neste momento, é o tráfico de droga", revelou aos jornalistas a diretora da Unidade de Informação Financeira (UIF) de Cabo Verde, Eldefrides Barbosa.

A responsável da UIF resumiu desta forma, aos jornalistas, os resultados da Avaliação Nacional de Riscos de Lavagem de Capitais e de Financiamento do Terrorismo de Cabo Verde, que hoje foram apresentados, na cidade da Praia, numa sessão sem a presença da comunicação social.

Eldefrides Barbosa justificou com a sensibilidade da informação envolvida a não divulgação pública integral das conclusões e adiantou que será preparado um resumo para posterior divulgação.

Segundo a responsável, foram identificadas "várias vulnerabilidades" em setores como empresas de contabilidade, notários, Organizações Não Governamentais ou empresas imobiliárias.

Por isso, segundo Eldefrides Barbosa, a avaliação recomenda medidas como o reforço da supervisão nestes setores.

No setor imobiliário, exemplificou, a recomendação é para que se estabeleça um quadro regulador e se dê formação às pessoas para saberem como agir em caso de suspeita de que uma transação possa estar a ser usada para este fim.

A avaliação foi feita com a assistência técnico-financeira do Grupo Intergovernamental de Ação contra o Branqueamento de capitais em África (GIABA) e do Banco Mundial e começou em agosto de 2016, envolvendo 36 instituições públicas, coordenadas pela UIF.

Ministério Público, Polícia Judiciária, Polícia Nacional, Ministério das Finanças, Instituto Nacional de Estatística, Banco de Cabo Verde, bancos comerciais, universidades, empresas de construção e imobiliário, municípios e organizações governamentais foram algumas das organizações envolvidas na avaliação.

O processo decorreu em três fases, estando em fase de conclusão, para que o relatório final de avaliação seja remetido aos ministérios e entidades responsáveis pela prevenção e combate à lavagem de capitais e financiamento do terrorismo.

A avaliação usou a metodologia do Banco Mundial aplicada aos dados sobre processos judiciais em Cabo Verde, tendo uma das dificuldades identificada sido a insuficiência de dados sistematizados.

"Precisamos de ter dados sistematizados. Por exemplo, saber que, se foram feitas 3.000 investigações, quantas foram as acusações e as condenações para podermos avaliar melhor a eficácia do país nesta matéria", disse.

Eldefrides Barbosa considerou que Cabo Verde tem um quadro legal "muito bom" em matéria de lavagem de capitais e financiamento do terrorismo, mas sublinhou que é preciso avaliar a eficácia na aplicação dessas leis.

"Saber o número de casos julgados, de bens perdidos a favor do Estado e do valor desses bens", exemplificou.

A diretora da UIF adiantou ainda que, em matéria de financiamento do terrorismo, não existe em Cabo Verde nenhum caso julgado, mas lembrou que, nesta matéria, o "alerta é máximo" em todos os países.

A avaliação pretende identificar os setores que apresentam riscos potenciais mais elevados e mais baixos, bem como analisar as vulnerabilidades, as ameaças e os pontos fortes na prevenção e repressão da lavagem de capitais e financiamento do terrorismo.

Em 2007, o país foi submetido a Avaliação Mútua, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), para verificar o nível de conformidade do sistema Anti Lavagem de Capitais e Combate ao Financiamento do Terrorismo.

A partir de 2009, começou a ser submetido ao processo de seguimento e acompanhamento de aplicação das recomendações do Grupo de Ação Financeira (GAFI), do G7.

Em fevereiro de 2012, o GAFI introduziu como nova recomendação a obrigatoriedade de os países efetuarem uma Avaliação Nacional de Riscos nesta matéria, que Cabo Verde iniciou em agosto de 2016.

CFF // FPA
Lusa/Fim

ASSALTO A JAAC

Não irei debruçar sobre gênese dessa organização juvenil, que para mim devia ser liberado para funcionar como instituto juvenil da Guiné-Bissau, onde será sem duvida mais abrangente e, uma forma muito mais sensata de nacionalizar figura do Cabral , mas o PAIGC ficou com ele e, lhe mantém retrógrado a dinâmica, que o outrora sub égide ideológica do seu patrono AMÍLCAR CABRAL mostrou façanhas ao idealizar ora jovens, agora figuras da nossa praça.

Nós Cabralistas, não simpatizantes de atual/atuais PAIGC - para quem sabe diferenciar - ser cabralista do ser PAIGCista, vimo-nos obrigados a falar quando assunto é Cabral, tanto dentro como fora, ainda que neste pernicioso congresso do JUVENTUDE AFRICANA AMILCAR CABRAL, está a ser realizada numa charco perigosa ou como um conclave - de grande importância, tipo escolha de novo Papa (não saberemos os nomes do candidatos, só teremos presidente, a pois fumo-branca ), fruto de fuga para frente da atual direção do partido, que através de salto no escuro, querem impor a revelia da vontade democrática um imberbe a frente do JAAC, sob tática da lista única! Para evitar disputa de asserção política.

Esta na hora dos Guineenses exigirem o PAIGC para entregar o país o que é de Cabral e, ate o próprio partido porque é patrimônio nacional, ponto. Entretanto, estamos assistir um novo assalto efetuado por pólo aglutinador da ditadura, todavia, o esboço apresentado ou não apresentado para realização desta congresso, denuncia a nú que, atual direção esta a usar manobra de "bari caminhu " para congresso do partido, por isso saiu de Convenção,mal sucedida, para este novo circo.

CARLOS SAMBU

II Congresso da JAAC - Delegados debatem hoje relatório da direção cessante e anteprojeto dos Estatutos

Bissau, 24 Nov 17 (ANG) – Os delegados vindos de diferentes estruturas de base da Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC) analisam hoje, no segundo dia do II Congresso Ordinário, o relatório da direção cessante, o ante projeto de estatuto e as Estratégias para os próximos quatro anos desta organização juvenil do PAIGC.

A informação foi avançada hoje à ANG pelo Presidente da Comissão Organizadora do II Congresso Ordinário da Juventude Africana Amílcar Cabral, que decorre em Bissau sob o lema: Congresso para Reestruturação e Dinamização da JAAC, Reserva Segura e Combativa do PAIGC.

De acordo com o programa, os delegados vão eleger novo Conselho Central que por sua vez, elegerá o Secretário Nacional desta organização e o Conselho Nacional de Jurisdição.

Instado a falar sobre o número de candidatos ao cargo de Secretário-geral da JAAC, Imane Na Modja informou que apesar da existência de intenções de candidatura até ao momento havia apenas uma única lista, intitulada “lista solidária de consenso”, a concorrer para o cargo.

Entretanto, Na Modja revelou que durante o dia de hoje vão receber a mensagem de solidariedade da juventude de partidos revolucionários progressistas.

Estes trabalhos, conforme Imane Na Modja, foram antecedidos de  eleição dos órgãos do congresso, nomeadamente a mesa , as comissões de mandato e de eleições.

Antes do início dos trabalhos do II Congresso que decorre de 23 à 26 do corrente mês,  realizou-se uma Conferência Ideológica, na qual debateram o Programa do partido, aplicabilidade dos seus princípios e cultura.

 Neste segundo Congresso Ordinário da JACC participam 220 delegados, dos quais cinco foram eleitos nas estruturas da organização em Portugal e os restantes nas estruturas da organização na Guiné-Bissau. 

ANG/LPG/ÂC/SG

Cacheu - VI Festival cultural arranca esta tarde

Bissau, 24 Nov 17 (ANG) – O VI festival cultural de Cacheu arranca hoje  nesta cidade nortenha com a participação de varios artistas nacionais, entre os quais Zé manel, Binhâ Quimor, Os Mecanicos, Dulce Neves, Tino Trimo, Firquidja de Bula, grupo de Caió, Bale Nacional e Netos de Bandim, e outros artistas internacioais.

Segundo um comunicado  da União Europeia em Bissau, financiadora do projecto, durante dois dias de festival haverá conferências sobre a escrvatura e Tráfico negreiro, sua influência no surgimento, evolução da língua crioula e espansão da panaria africana.

Paralelamente à essas actividades estará aberta a exposição e venda de produtos locais e livros.

O festival de cacheu vai contribuir para a melhoria do acesso à cultura, tornando-a mais próxima às comunidades locais e da população do país, e ainda promover a apropriação dos processos de produção e promoção cultural, por parte dos seus protagonistas, aprticularmente agentes e promotores culturais.

O IV festival Cultural é organizado pelo Governo regional e o Ministério da Cultura e Desportos em parceria com ONGs nacionais.

ANG/SG

Saúde pública - Governo realiza campanha nacional de vacinação para desparasitação de 300 mil crianças

Bissau, 24 Nov 17(ANG) – O governo, através do Ministério de Saúde Pública, em colaboração com os seus parceiros promove entre os dias 24 e 27 do corrente uma Campanha Nacional Integrada de Vacinação contra Poliomielite a qual inclui suplementação em Vitamina A e desparasitação com mebendazol de  300 mil crianças menores de 5 anos em todo o país.


Segundo uma nota de imprensa da Direcção dos Serviços de Alimentação, Nutrição e Sobrevivência da Criança, do Ministério de Saúde Pública, enviada à ANG,  a suplementação e desparasitação estão inseridas nas prioridades das autoridades da Guiné-Bissau, visando a redução da mortalidade nas crianças menores de cinco anos.

“Adicionalmente, a campanha que decorrerá nos próximos dias tem em consideração os engajamentos do governo tendo em conta a erradicação da poliomielite”, lê-se na nota.

Segundo o comunicado, o ministro da Saúde Pública pede a todos para colaborarem para que as suas crianças possam beneficiar dessa campanha.

O documento informa que o último relatório relativo à aplicação da Convenção sobre os Direitos das Crianças na Guiné-Bissau, tornado público em 2013, aponta a suplementação com Vitamina A, integrada com vacinação , como uma das ações mais bem sucedidas e menos dispendiosas na redução de mortalidade nas crianças.

A suplementação com Vitamina A e desparasitação com mebendazol à crianças de 6 a 59 meses de idade permite combater os efeitos nefastos que a carência em vitamina A provoca na criança, como a diminuição da imunidade, o aumento do risco de doenças infecciosas e aumento da taxa de mortalidade ligada à diarreia, ao sarampo, malária e pneumonia. 

ANG/ÂC/SG

Fomento agrícola - ANAG lamenta falta de financiamento para execução de 25 novos projectos

Bissau, 24 Nov 17 (ANG) - O Presidente de Associação Nacional dos Agricultores da Guiné (ANAG) lamentou hoje a falta de financiamento para  a execução de 25 novos projectos de diversificação da produção que a organização tem em manga.

Jaime Boles Gomes, em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné, salientou que a responsabilidade de diversificação da produção nacional  cabe ao governo em colaboração com os agricultores.

Sublinhou que a ANAG tem,  entre outros, os  projectos de criação de animais e de cultivo de grande quantidade de diferentes tipos de produtos nacionais de modo a permitir o aumento de rendimento para o país.

“Temos a ideia de aumentar a economia nacional através de diversificação da produção de grande quantidade de alguns produtos com o objectivo de não limitar simplesmente em produzir para o nosso sustento, mas também  para a exportação”, disse o Presidente de ANAG. 

Acrescentou que na Guiné-Bissau o produto mais exportado é a castanha de caju e que só isso não basta para promover o desenvolvimento de uma nação.

“A Guiné-Bissau precisa aumentar a produção e ter fábricas para a transformação dos produtos com a finalidade de criar mais emprego no país e diminuir o índice de banditismo”, defendeu aquele responsável.

Jaime Boles Gomes disse que a vontade de trabalhar não lhes falta e que na realidade só carecem de meios para desenvolver os seus projectos.

ANG/AALS/ÂC/SG

COMUNICADO DE IMPRENSA

O Partido da Renovação Social vem publicamente repudiar comportamentos divisionistas que apenas servem interesses que não convergem com os interesses do povo guineense,
como se pode ler no comunicado.



Prs Bissau

Zimbabué : Mnangagwa tomou posse como Presidente

Emmerson Mnangagwa tomou posse como Presidente do Zimbabué, 24 de Novembro de 2017
REUTERS/Mike Hutchings

Emmerson Mnangagwa tomou hoje posse como presidente provisório do Zimbabué, em substituição de Robert Mugabe que apresentou a demissão na sequência do golpe de Estado militar.

"Eu, Emmerson Dambudzo Mnangagwa, juro que enquanto presidente da República do Zimbabué serei leal à República do Zimbabué e vou obedecer, apoiar e defender a Constituição e as leis do Zimbabué", declarou o novo chefe de Estado.

O vice-presidente de Robert Mugabe tomou posse esta sexta-feira no Estádio Nacional lotado, onde assumindo a presidência até às eleições agendadas para 2018. No discurso prometeu “ser fiel ao Zimbabué” e criar empregos para tirar o país da crise económica onde 90% da população está desempregada.

A intervenção dos militares de 14 de Novembro conduziu a um golpe de Estado pacífico, evitou o processo de destituição parlamentar iniciado pelos deputados do partido no poder União Nacional Africana do Zimbabwe – Frente Patriótica (ZANU-PF) que culminou na demissão do mais antigo líder de África.

Depois de se ter refugiado na África do Sul durante as duas últimas semanas, Emmerson Mnangagwa foi recebido na passada quarta-feira em Harare como um autêntico herói.

Contrariamente ao anunciado, Robert Mugabe, 93 anos, não esteve presente na cerimónia de tomada de posse. As autoridades militares garantiram imunidade e protecção ao antigo líder do Zimbabué Robert Mugabe e à sua família como parte do acordo de resignação.

RFI

JORNALISTA NICOLAU GOMES DA RÁDIO BOMBOLOM SERÁ OUVIDO NO MINISTÉRIO PÚBLICO COMO SUSPEITO

O Jornalista da Rádio Bombolom FM, igualmente, produtor e apresentador do programa matinal “Aló Guiné” foi notificado no dia 21 deste mês, pelo “Ministério Público junto da Vara Crime do Tribunal Regional de Bissau” para comparecer nessa instância judicial no dia 28 deste mês, em Bissau.

Conforme a notificação, Nicolau Gomes Dautarim irá prestar declarações no âmbito do “processo nº 611/2017, na qualidade de suspeito”.

Conforme a solicitação da comparência do jornalista assinada pelo magistrado do Ministério Público, Domingos Gomes Jacal, o jornalista Nicolau Gomes é constituído suspeito num caso que não foi mencionado na intimação.

Por agora, só resta esperar para ver que acontecerá com o Jornalista Nicolau Gomes, visto pelo atual regime como uma pedrinha no calçado do Presidente Mário Vaz.

A ver vamos!


Notabanca; 24.11.2017

Oscar Pistorius vê sentença aumentar de 6 para 13 anos de prisão

O ex-atleta paralímpico, condenado pelo assassínio da sua noiva, Reeva Steenkamp, viu hoje a sua sentença aumentar de 6 para 13 anos e 5 meses, na sequência de um pedido de revisão de pena por parte do Ministério Público sul-africano.


O Ministério Público sul-africano pediu no início de novembro o aumento da pena de prisão do atleta Oscar Pistorius dos seis anos a que foi condenado pelo assassínio da sua noiva, Reeva Steenkamp, para os 15 anos. Hoje, o tribunal decidiu pelo aumento da sentença, mas para 13 anos e 5 meses.

A acusação classificou de “escandalosamente leve” a pena de Pistorius, de seis anos de prisão, considerando não existirem atenuantes que justifiquem uma sentença menor do que a mínima contemplada na lei sul-africana para a acusação de assassínio.

Johnson recordou que Pistorius disparou quatro vezes, que era uma pessoa treinada, não vulnerável e falou de brutalidade no momento de cometer o assassínio, além de questionar que sinta verdadeiro arrependimento.

O tribunal também ouviu a defesa, liderada pelo advogado Barry Roux, que voltou a argumentar que o atleta disparou por medo e que não tinha na altura as próteses que substituem as suas pernas, amputadas quando era criança.

O atleta foi condenado a cinco anos de prisão em outubro de 2014 e, depois de um primeiro recurso da acusação, a pena foi aumentada para seis anos em 2016.

Na madrugada de 14 de fevereiro de 2013, Pistorius matou a sua noiva na sua casa em Pretoria, ao disparar quatro vezes através da porta fechada da casa de banho, alegando pensar que no local se encontrava um assaltante.

24.sapo.pt

Liga dos Direitos Humanos organiza vigília em Bissau contra escravatura na Líbia

A Liga Guineense dos Direitos Humanos realizou hoje uma vigília junto à embaixada da Líbia em Bissau, capital da Guiné-Bissau, contra a prática de escravatura naquele país.


“Estes atos vergonhosos e violadores dos direitos humanos são agravados pela inércia e pela indiferença da comunidade internacional, traduzindo-se num ultraje à consciência da humanidade que não pode ser tolerado em nenhuma circunstância”, afirmou o presidente daquela organização não-governamental, Augusto da Silva.

O responsável referia-se à reportagem da CNN que revela que emigrantes provenientes de países da África Subsaariana estão a ser vendidos como escravos.

Numa declaração lida em frente à embaixada da Líbia, Augusto da Silva disse que a Liga Guineense dos Direitos Humanos dispõe de informações de que há dezenas de jovens guineenses entre as vítimas daquelas práticas.

“Há também vários outros casos de detenções arbitrárias em que os familiares guineenses foram obrigados a pagar resgates em valores que oscilam entre os 500 e os 700 mil francos cfa (entre cerca de 760 e 1067 euros)”, denunciou Augusto da Silva, perante cerca de duas dezenas de pessoas que participaram na vigília.

A Liga Guineense dos Direitos Humanos exigiu a abertura de um inquérito internacional para identificar e trazer os autores à justiça e apelou às autoridades líbias para proteger os cidadãos das “atrocidades dos contrabandistas de escravos”.

A organização instou a comunidade internacional, nomeadamente União Africana, Nações Unidas, Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, para se articularem e criarem uma “força internacional com o mandato claro para combater o tráfico de seres humanos” naquele país.

Augusto Silva exigiu também às autoridades guineenses para “acionar os mecanismos disponíveis para assegurar o repatriamento dos cidadãos nacionais que se encontram na Líbia”.

Foto: Walter Felix da Costa
24.sapo.pt