quinta-feira, 20 de julho de 2017

Nomeado novo representante permanente da Guiné-Bissau junto da ONU

A Guiné-Bissau nomeou, o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros e analista político Fernando Delfim da Silva seu novo representante permanente junto das Nações Unidas, sucedendo João Soares da Gama, segundo fonte oficial contactada pela Rádio Jovem.

Braima Darame

AGENTE DE BRIGADA COSTEIRA DA GN SEQUESTRADO PELOS PESCADORES SENEGALESES VOLTA AO PAÍS SAM E SALVO


Coordenador do Sistema de Fiscalização Marítima da Guiné-Bissau (FISCAP) lamenta o facto de estarem a actuar na fiscalização sem meios para fazer face as ameaças encontradas no mar. Na ocasião foi anunciado que o agente que tinha sido sequestrado pelos pescadores Senegaleses está voltou ao país Sam e salvo

O comandante Fragata igualmente coordenador do FISCAP, Mário Fambé, falava esta quinta-feira (20/07), em conferência de imprensa, para esclarecer as circunstâncias do sequestro do agente da Brigada Costeira da Guarda Nacional (GN), pelos pescadores senegaleses.

Fambé defende por outro lado que é preciso ter autonomia para garantir a melhor fiscalização marítima.

“O sistema de fiscalização marítimo não tem condição de fazer o trabalho como se exige, porque a embarcação não é credível, se tivemos embarcação credível com a capacidade autonomia para levar mais agentes, em cada piroga poderíamos abordar dois homens, mas como é pequeno não pode transportar muitas agentes”, lamenta.

Segundo ele, o Estado da Guiné-Bissau tem que procurar meios para disponibilizar os de direitos (Marinha Nacional e Guarda Nacional) para fiscalizar as nossas águas e garantir a segurança marítima, pescas ilegal e pirataria, a embarcação que dispõem não pode chegar às linhas de base.

“Onde está a soberania”, questiona.

Para desencorajar as práticas nefastas nas águas nacionais, Mário Fambé pede a revolução do sistema marítimo nacional e é preciso aumentar o sistema e criar meios adequados, com helicópteros, montagem de radares para poder localizar e balizar todas as canoas que tomaram a licença na Guiné-Bissau para melhor fiscalizar, “como fazem em Mauritânia nenhuma piroga consegue pescar de forma ilegal”.

O responsável da fiscalização marítima nacional, insta por outro lado as autoridades Senegalesas uma actuação adequada contra os responsáveis pelo sequestro do agente guineense.

“Queremos que as autoridades senegalesas como amigos e irmãos nos mostram que o comportamento dos seus pescadores é inaceitável, porque nem eles não vão ficar satisfeitos com o comportamento dos nossos pescadores quando sequestraram um militar. Militar quando está fardada é o símbolo nacional e foi com um dos nossos que fizeram isso é inaceitável”, pede o responsável que pede a reacção do estado senegalês”.

O sequestro aconteceu depois da Brigada Costeira da Guarda Nacional prender mais de dez pirogas dos pescadores senegaleses que se encontravam a pescar ilegalmente nas águas territoriais.

Segundo Mário Fambé entre as onze pirogas apreendidas quatro delas desapareceram.

O agente sequestrado pelos pescadores senegaleses já se encontra no país Sam e salvo. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Siga 
Imagem: Braima Siga
Radiosolmansi

O Primeiro Ministro Umaro Sissoco Embalo, presidiu hoje ao habitual Conselho de Ministros.

Regressado ontem de uma visita privada à Portugal, o Chefe do Governo reuniu-se com o seu executivo para a análise das ações ja executadas e traçar novas politicas que possam conduzir o país ao desenvolvimento.




Sarathou Nabian
Umaro El Mocktar Sissoko Embaló

Muçulmanos exigem respeito pela sua tradição de se casar com meninas menores de idade



Vergonhoso que alguém pode ser capaz de se casar com uma menina. Os muçulmanos têm defendido a possibilidade de se casar com menores, afirmando que as meninas “são bem cuidadas e mantidas com uma  boa educação e estão a aprender a ser boas mulheres.”

“Se você olhar para o que acontece nos campos de refugiados, envolto violência cada vez mais frequentes e forma incerteza, que é melhor para uma garota para encontrar um homem para formar uma família e ter uma maior estabilidade e segurança” foram as palavras de  Oussama El-Saadi, imã radical na Dinamarca.

Bem, os muçulmanos, que receberam muitas críticas por seus comentários, defenderam El Saadi, dizendo que é uma “tradição muçulmana” e, portanto, deve ser “respeitada”.

Oussama El-Saadi é seguido pelos muçulmanos em muitos países europeus, incluindo a Espanha, onde há alguns que praticar uma boa favoravelmente.

“Ele é não é louco. Uma menina recebe o amor de um homem para levantar uma família. Ele é mantido, ele é bem tratado e aprender a ser uma boa esposa para seu marido “ , dizem vários grupos muçulmanos na Europa Central.

“Entendemos que os ocidentais não estão acostumados a essa tradição, mas eles devem nos respeitar”, acrescentam. “Não faz mal a ninguém que uma menina se casa com um homem”, eles insistem.

Crítica de muitos grupos

Compreensivelmente, estas palavras têm sido fortemente criticado. “É totalmente inaceitável que as meninas que vivem com seus maridos em abrigos de refugiados” denunciou Klauss Müller.

“A Europa não pode tolerar esse tipo de coisa. É aprovado que nós ajudar os refugiados, mas não podemos pensar que vamos aceitar tudo o que eles querem. “

 Jornal Expresso Diário

Also...


Muçulmanos estão mutilando genitálias de milhares de meninas na Europa


Depois de receber mais refugiados do que qualquer outro país europeu durante os últimos três anos, a Alemanha tem mais um problema com a chegada dos refugiados muçulmanos.

Muitos ativistas e médicos estão alertando para o perigo de algumas tradições que são implantados fortemente em terras alemãs, um deles a mutilação genital feminina.

A organização ‘Terres des Femmes’ informou que cerca de 13.000 mulheres que vivem na Alemanha estão em risco de serem obrigados a ser mutilações genitais.

O número aumentou em 4.000 em relação ao ano passado. É a principal razão para isso é o fluxo de refugiados de países como Síria, Iraque, Somália, Eritréia e Etiópia, onde a mutilação genital é comum em meninas e mulheres.

A maioria das mutilações que afeta meninas que vivem na Alemanha são realizadas em países africanos quando visitam parentes, mas também têm conhecidos casos de mutilação genital em Paris e em muitas cidades britânicas.

“Tradições muçulmanas não respeitam meninas ou mulheres. Devemos estar muito conscientes das meninas que vivem na Alemanha e em toda a Europa e são parte de famílias de refugiados.

Muitas dessas famílias querem parar com todas as suas tradições e não podemos permitir isso “, eles dizem da ‘Terres des Femmes’.

Enquanto isso, os refugiados insistem que seus costumes sejam respeitados: ” Nós não fazemos mal a ninguém. É uma tradição de nossos países e religiões. Nós não queremos que ninguém nos diga como devemos viver aqui.

Expressodiario

Cientistas já sabem porque é que os cães sentem amor incondicional

Estudo revela que esta característica está nos genes do animal.


Quem tem um cão, sabe bem como é. Ele fica a explodir de alegria quando chega a casa, quando o leva à rua ou quando lhe dá mimos. E até quando não é assim tão simpático para o seu cão, ele mostra um amor incondicional por si, não é verdade?

Agora os cientistas podem ter uma explicação para este fenómeno: a genética.

Como reporta o Science Alert, um estudo realizado por investigadores da Universidade do estado de Oregon revela que há variações em vários genes que podem tornar os cães mais afáveis do que os lobos e até alguns cães mais amáveis do que os outros.

Os cientistas descobriram que ‘o melhor amigo do homem’ partilha uma sobreposição cromossómica com um distúrbio humano chamado síndrome de Williams-Beuren - e esta similaridade pode ajudar a explicar a sociabilidade inabalável dos cães.

“Pensava-se que, durante a domesticação, os cães evoluíram uma forma avançada de cognição social que os lobos careciam", explica a cientista animal Monique Udell da Oregon State University.

"Esta nova descoberta sugere que os cães, em vez disso, têm uma condição genética que pode levar a uma motivação exagerada para procurar o contacto social, em comparação com os lobos".

A síndrome de Williams-Beuren é um transtorno do desenvolvimento que afeta as características faciais das pessoas e causa uma série de problemas de saúde, incluindo defeitos cardíacos e anormalidades no cérebro e no sistema nervoso. Mas um dos principais sintomas psicológicos da síndrome é a hipersociabilidade, caracterizada pela falta de inibição social e demonstrações de comportamento amigável e extrovertido, mesmo para estranhos, combinada com alta empatia.

POR VÂNIA MARINHO
Notícias ao Minuto