terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Comunicado de Imprensa Conjunto-PAM: O Governo da Guiné-Bissau e o PAM renovam a parceria para alcançar a fome zero e apoiar o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Charlotte ALVES World Food Programme 31 de janeiro de 2023

BISSAU – O Governo da Guiné-Bissau e o Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas lançaram um novo Plano Estratégico Nacional de cinco anos (2023-2027) para alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição.

O novo Plano Estratégico do PAM centra-se em ajudar as comunidades rurais a construir resiliência face às alterações climáticas e a reforçar os meios de subsistência, ao mesmo tempo que apoia o esforço do governo para estabelecer as bases de um sistema de proteção social que seja inclusivo, sensível à nutrição, e que responda aos choques climáticos.

De acordo com o Índice de Países da Iniciativa Global de Adaptação de Notre Dame de 2022, a Guiné-Bissau é o terceiro país do mundo mais vulnerável às alterações climáticas. Os choques climáticos têm um impacto negativo nas redes que produzem, transformam e entregam alimentos aos consumidores.

"O Governo da Guiné-Bissau fez progressos louváveis para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", disse João Manja, Representante do PAM na Guiné-Bissau. "O PAM está empenhado em continuar a apoiar os esforços do Governo e a formar parcerias para ajudar os Guineenses vulneráveis a terem acesso a alimentos nutritivos, a tornarem-se mais resilientes aos choques climáticos, e a combater a pobreza e a fome".

Em colaboração com o Governo da Guiné-Bissau, o PAM irá implementar um conjunto de atividades integradas para ajudar a reduzir a desnutrição, aumentar o acesso à educação, e a alimentos seguros e nutritivos. O PAM trabalhará também com organizações não governamentais nacionais e comunidades locais para apoiar e comprar feijões e tubérculos a pequenos agricultores para alimentar crianças em idade escolar, estimulando a produção agrícola local.

“Cabe-nos, enquanto Secretaria de Estado da Cooperação Internacional, uma estrutura que está dentro do Ministério dos Negócios Estrangeiros, trabalhar no seguimento deste importante programa que foi assinado para que os resultados almejados sejam sentidos pela população”, disse Udé Fati, Secretária de Estado da Cooperação Internacional.

De acordo com a mais recente análise de segurança alimentar do Quadro Harmonizado, estima-se que 108.000 pessoas não conseguiram satisfazer as suas necessidades alimentares e nutricionais básicas no quarto trimestre de 2022, representando um aumento de 1,7 porcento em relação ao mesmo período em 2021. Prevê-se que este número aumente para 117.000 pessoas que sofrem de fome entre junho e agosto de 2023, a menos que sejam tomadas medidas urgentes para enfrentar os principais motores da segurança alimentar.

"Acreditamos que este programa é o impulso para que juntos, a Guiné-Bissau, o PAM e os seus parceiros, possamos criar as condições para que a população sinta menos os efeitos das problemáticas que têm ameaçado a nossa população e também o mundo", acrescentou Udé Fati.

O novo plano estratégico está alinhado com o Plano Nacional de Desenvolvimento (2020-2023) e a Estratégia Nacional para o Desenvolvimento, Emprego e Promoção Industrial 2020-2024 também conhecida como "Hora Tchiga". O plano do PAM é também coerente com o Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para a Guiné-Bissau 2023-2027.

O Plano Estratégico Nacional para a Guiné-Bissau foi aprovado em novembro de 2022 pelo Conselho Executivo do PAM em Roma, Itália, e entrou em vigor em janeiro de 2023. Foi desenvolvido em consulta com o governo e outros parceiros.

EUA acusam Rússia de não respeitar acordo de desarmamento nuclear

© SAUL LOEB/AFP via Getty Images

POR LUSA   31/01/23 

Os Estados Unidos afirmaram hoje que a Rússia não respeita o designado tratado New Start, o último acordo de desarmamento nuclear que une os dois países.

A diplomacia norte-americana censurou Moscovo por ter suspendido as inspeções e anulado as conversações previstas no âmbito deste acordo, sem no entanto acusar o país rival de ter ampliado o seu arsenal nuclear para além dos limites estipulados.

Os Republicanos, com maioria na Câmara de Representantes, pediram ao chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, para indicar até terça-feira uma eventual violação deste tratado pela Rússia.

"A Rússia não respeita a obrigação que lhe impõe o tratado New Start de facilitar as inspeções no seu território", considerou um porta-voz do Departamento de Estado.

Assegurou ainda que o país "dispõe de um caminho traçado para regressar a uma total conformidade".

Moscovo anunciou em 2022 o adiamento de uma reunião prevista para finais de novembro entre russos e norte-americanos sobre as inspeções no âmbito do tratado, acusando Washington de "hostilidade" e "toxicidade".

As relações entre as duas potências nucleares estão no seu nível mais baixo desse o início da guerra da Ucrânia em fevereiro de 2022.

A última reunião desta comissão consultiva remonta a outubro de 2021.

Através de uma carta publicada na semana passada, os chefes de diversas comissões do Congresso norte-americano afirmaram que as ações e declarações da Rússia "colocam no mínimo sérias inquietações quanto à sua conformidade com o New Start".

Este tratado é o último acordo bilateral nesta área que juntou as duas potências.

Logo após a sua eleição em janeiro de 2021, o Presidente norte-americano Joe Biden prolongou-o por cinco anos, até 2026.

Assinado em 2010, limita os arsenais dos dois países a um máximo de 1.550 ogivas na posse de cada uma das partes, uma redução de cerca de 30% em relação ao precedente limite fixado em 2002. Fixa ainda até 800 o número máximo de rampas de lançamento e bombardeiros pesados.

Em paralelo, o vice-ministro da diplomacia russa, Serguei Ribkov assinalou recentemente que na atual situação não existem condições para uma reunião da comissão bilateral sobre o tratado de desarmamento New Start, que expira em 2026.

O responsável russo atribuiu a situação à retórica e ações dos Estados Unidos, o maior fornecedor de armamento à Ucrânia, que também acusou de provocar incessantemente Moscovo.

Washington suspendeu o diálogo sobre o controlo de armamento com Moscovo após o início da "operação militar especial" russa na Ucrânia em fevereiro de 2022.

Em dezembro, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, advertiu que o congelamento pelos Estados Unidos do diálogo sobre estabilidade estratégica multiplica os riscos.

Em simultâneo, recordou que o último resultado palpável dos esforços conjuntos da Rússia e Estados Unidos foi o acordo destinado a prolongar, por cinco anos, o tratado de redução de armas estratégicas START até 05 de fevereiro de 2026.

O chefe da diplomacia de Moscovo também frisou que a política dos EUA e da NATO aponta na prática para um conflito armado com a Rússia, representando "uma grave ameaça" com "consequências catastróficas".


PAM alerta para aumento de insegurança alimentar na Guiné-Bissau em 2023

© Lusa

POR LUSA    31/01/23 

O representante do Programa Alimentar Mundial (PAM) na Guiné-Bissau, João Manja alertou hoje para a possibilidade de aumentar o número de guineenses em situação de insegurança alimentar em 2023.

O alerta foi feito no ato de assinatura, em Bissau, do acordo do reforço do plano estratégico entre o PAM e o Governo da Guiné-Bissau para vigorar até 2027.

O acordo foi rubricado, pela parte guineense, por Ude Fati, secretária de Estado da Cooperação Internacional.

Citando as palavras do diretor-executivo do PAM, João Manja afirmou que este alertava sobre a possibilidade de o ano de 2023 ser escasso em termos de comida em todo o mundo.

A situação seria potenciada por "impactos convergentes", nomeadamente os conflitos, as consequências da pandemia de covid-19, as alterações climáticas e a inflação.

"Em 2023, o número de guineenses em situação de insegurança alimentar deverá aumentar com mais de 117 mil pessoas a sofrer de fome", adiantou o moçambicano João Manja.

O responsável cita estes dados a partir do quadro harmonizado de 2022.

João Manja afirmou que o PAM conta com o Governo e demais parceiros da Guiné-Bissau para enfrentar a situação e alertou sobre o facto de nenhuma instituição ser capaz de fazer face ao problema de forma isolada.

"Nunca será possível na Guiné-Bissau qualquer agência (das Nações Unidas), qualquer organização vencer esta luta se não for através de ter um plano estratégico enraizado nos objetivos primordiais da visão do Governo", observou Manja.

A secretária de Estado da Cooperação Internacional da Guiné-Bissau compreendeu o alerta do PAM, mas disse que o Governo conta com as sinergias e com os parceiros internacionais para enfrentar o problema.

No caso do PAM, Udé Fati espera que o programa rubricado possa trazer alívio à população guineense, confrontada com os efeitos dos problemas nefastos que afetam todo o mundo.


Leia Também: Milhares de pessoas na África Ocidental podem enfrentar situação de fome

Rapaz de 13 anos esfaqueia mãe da namorada por ter tirado o telemóvel à filha

Polícia espanhola (Getty)

 cnnportugal.iol.pt   31/01/2023 

Na origem do ataque estará um castigo que a mulher aplicou à filha, de 12 anos

Um rapaz de 13 anos foi identificado pelas autoridades espanholas, por ter esfaqueado a mãe da namorada no rosto, no bairro Carabanchel, em Madrid, Espanha, na passada quinta-feira, confirmaram fontes policiais aos meios de comunicação locais.

O rapaz terá atacado a mulher, de 40 anos, porque esta tirou o telemóvel à filha, de 12. Atingida na face, mãos, pescoço e orelha, a vítima teve de receber assistência hospitalar.

Segundo os dados recolhidos, o ataque terá sido instigado pela filha da vítima, que tinha ficado sem telemóvel como castigo, pelo seu mau comportamento. A jovem terá contado ao namorado, que atacou a mulher e fugiu.

O suposto agressor foi identificado no dia a seguir ao ataque.

Apesar da gravidade do crime, o menor não foi detido. Por ter menos de 14 anos, é considerado inimputável. Assim, as autoridades apenas o identificaram e informaram o Tribunal de Menores.

Acidente rodoviário

Radio Voz Do Povo 

 2.49pm

Na ocasião da celebração do dia da Mulher Guineense 30 de Janeiro, Movimento Mindjer Ika tambur vai proporcionou debate a partir das reflexões do Documentário Bota Banu! Produzido no âmbito do Projeto Suta Mindjer kaba Dja.

Radio Voz Do Povo

Ministério das pescas apresenta resultados da implementação do período de repouso Biológico

 Radio Voz Do Povo

Moscovo revela pedido dos EUA para a retirada das forças russas

© YURI KADOBNOV/AFP via Getty Images

POR LUSA  31/01/23 

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, revelou hoje que o homólogo norte-americano, Antony Blinken, enviou uma mensagem em que apela a Moscovo para retirar as tropas que se encontram na Ucrânia.

A mensagem de Blinken foi enviada através do chefe da diplomacia egípcia, Sameh Shukri, com quem Lavrov se reuniu hoje em Moscovo.

Blinken esteve com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Egito durante uma deslocação ao Cairo na segunda-feira. 

"Confirmo (...) Ouvimos mais uma vez que a Rússia deve acabar ..., que a Rússia deve sair..., e que depois tudo pode vir a ficar bem", disse Lavrov numa conferência de imprensa, após uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Egito. 

Lavrov frisou que a "Rússia está disposta a escutar qualquer proposta séria no sentido de solucionar a situação atual, num contexto mais amplo". 


Shukri recordou que Blinken visitou o Egito na segunda-feira, onde se reuniu com o presidente egípcio, Abdelfatah al Sisi, tendo debatido "as relações bilaterais e também a crise entre a Ucrânia e a Rússia" e "em particular", os aspetos militares. 

"Transmiti ao meu colega Lavrov, os pontos de vista que escutei dos colegas norte-americanos", disse referindo que o Egito defende uma solução política e negociada, assim como defende o fim dos confrontos armados. 

"Enquanto o 'Ocidente' continua a mandar armas mais potentes para a Ucrânia, a Rússia toma medidas para impedir as tentativas para se transformar a Ucrânia numa ameaça ainda maior para a nossa segurança", afirmou Lavrov.

O ministro dos Negócios Estrangeiros voltou a afirmar que que "há muito tempo" que a NATO está envolvida numa guerra contra a Rússia, criticando o abastecimento de material bélico às forças de Kyiv.   

Por isso, concluiu, as Forças Armadas da Rússia e as chefias militares russas "tomam todas as medidas necessárias para que os planos do 'Ocidente' não se concretizem".


Leia Também: Putin quer criar centros de treino miltar conjuntos com Bielorrússia

Ministro do Interior, Sandji Fati, inaugura “Esquadra_modelo” no Bairro de Sintcham Tombom em Gabú.

Radio Voz Do Povo

Líder do PND, Abás Djaló visita Centro de Saúde de Dandum, setor Boé e, constata que o único funcionário em serviço suspenso assistiu uma grávida que acabou por dar luz a gémeos_ um menino e uma menina.

Radio Voz Do Povo

Vídeo mostra uma (estranha) espiral voadora nos céus do Havai... O fenómeno pode não ter uma origem natural.

© YouTube / _SubaruTel_StarCamAdmin

Notícias ao Minuto  31/01/23 

Uma estranha espiral voadora foi observada perto do Observatório Mauna Kea, no Havai, no dia 18 de janeiro. Mas não se deixe enganar, uma vez que o fenómeno poderá não ser de origem natural.

Como nota o Observatório Astronómico Nacional do Japão no Twitter, este fenómeno “parece estar relacionado com o lançamento de um novo satélite pela empresa SpaceX”. Coincidentemente, conta o site LiveScience que esta espiral foi observada no mesmo dia em que a SpaceX lançou um foguetão Falcon 9 de forma a colocar em órbita um novo satélite.

Ainda assim, o vídeo que pode ver acima - captado com a Subaru-Asahi Star Camera - é quase hipnótico e vale bem a pena ser admirado.


CONSELHO NACIONAL DAS MULHERES GUINEENSE EM PARCERIA COM A WANEP-GB ESTÃO A LEVAR AO CABO, A JORNADA DA CELEBRAÇÃO DO DIA DA MULHER GUINEENSE, DE 30 E 31 JANEIRO 2023, BISSAU.

SOB LEMA: ALCANÇAR UM FUTURO IGUALITÁRIO NO MUNDO DIGITAL DE NOVAS TECNOLOGIAS.

Radio TV Bantaba

Burkina Faso. Violência de grupos extremistas fez 32 mortos desde sábado

© iStock

 POR LUSA  31/01/23 

O número de mortos nos múltiplos ataques atribuídos a extremistas islâmicos no Burkina Faso, desde o fim de semana passado e até hoje, aumentou para 32 indica a Associated Press, que cita fontes governamentais.

Inicialmente, o Exército referiu, em comunicado, que um ataque jiadista fez hoje 13 mortos, entre os quais 10 polícias e dois elementos da milícia Voluntários Pela Pátria que integra as forças militares regulares. 

Entretanto, a Agência de Informação do Estado esclarece que além do ataque de hoje que matou as 13 pessoas em Falangountou, outras 20 pessoas morreram na sequência de várias ações armadas atribuídas a extremistas islâmicos durante o fim de semana passado. 

O maior ataque - que fez 13 mortos - ocorreu em Falangountoun no norte do país, onde se registam com frequência confrontos entre os militares e grupos extremistas islâmicos.

No sábado, quatro pessoas morreram quando homens armados intercetaram o veículo onde seguiam as vítimas, próximo das povoações de Tenkodogo e Ouragaey. 

No domingo, de acordo com o coronel Jean Charles, governador da região de Cascades, um homem armado sequestrou os ocupantes de um autocarro.

Segundo o governador, oito pessoas foram libertadas mas os restantes (16) foram mais tarde "encontrados mortos", tendo sido executados com uma bala na cabeça.

A violência dos extremistas islâmicos ligados à Al Qaeda e ao grupo Estado Islâmico tem atingido vários países da África Ocidental e da zona do Sahel que atravessa a Gâmbia, Senegal, Mauritânia, Mali, Burkina Faso, Argélia, Níger, Nigéria, Camarões, Chade, Sudão, Sudão do Sul e Eritreia. 

Ao longo dos últimos anos, milhares de pessoas morreram na sequência de atividades de extremistas armados registando-se mais de dois milhões de refugiados, muitos dos quais tentam alcançar a Europa cruzando o Mediterrâneo.

Desde 2015, mais de cinco mil civis foram mortos, de acordo com o organismo Armed Conflict Location and Event Data Project (ACLED).

No Burkina Faso, Ibrahim Traore que assumiu o poder no passado mês de setembro prometeu soluções para combater os grupos extremistas, mas as vagas de violência agravaram-se nos últimos meses. 

Traore mobilizou milhares de civis para o combate aos jiadistas, muitos dos quais estão infiltrados no próprio Exército.

Analistas consultados pela Associated Press referem que as novas milícias integradas nas Forças Armadas são acusadas de matarem civis que acusam, sem provas, de estarem a colaborar com os jiadistas, facto que está a provocar uma série de atos de vingança e de retaliação. 

"As atrocidades que estão a ocorrer eram expectáveis devido ao envolvimento de civis nos combates e ao aumento da 'mobilização' de voluntários. As execuções, sem provas nem julgamentos, têm aumentado nos últimos meses", disse Heni Nsaibia, investigador do ACLED. 

"Com o aumento da violência de Estado não é surpreendente o agravamento dos ataques dos extremistas e atos de retaliação aconteçam", no país, disse Nsaibia.    


Leia Também: Treze mortos em ataque atribuído a extremistas islâmicos no Burkina Faso

FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL, FMI APROVA O DESEMBOLSO DE 38,4 MILHÕES DE DÓLARES EM ASSISTÊNCIA FINANCEIRA À GUINÉ-BISSAU.

Radio Voz Do Povo

- O Fundo Monetário Internacional, (FMI) anunciou esta segunda-feira (30.01) que financiará um programa ampliado para a Guiné-Bissau nos próximos três anos, no valor de 38,4 milhões de dólares para garantir a sustentabilidade da dívida e o crescimento econômico,  no âmbito de Facilidade.de Crédito Alargado, ECF, suspenso há quatro anos.

"Este novo programa financiado pelo FMI terá vários objetivos bem definidos, como garantir a sustentabilidade da dívida ao mesmo tempo que apoia a recuperação económica, melhorar ainda mais a boa governação e reduzir o risco de corrupção e criar espaço fiscal para apoiar o crescimento inclusivo", referiu o Fundo após a deliberação do seu Conselho de Administração.

 A duração deste programa é de 36 meses e o Fundo Monetário Internacional decidiu de imediato desembolsar 3,2 milhões de dólares, ou cerca de 3 milhões de euros.

" O programa de financiamento expandido é necessário para melhorar a confiança dos doadores e do setor privado e catalisar o financiamento concessional muito necessário da comunidade internacional, que relata a aprovação do novo acordo, que segue um programa de nível técnico que estava em vigor em 2021 e 2022.", sublinhou o FMI.

 O Drector-executivo adjunto do FMI, Bo Li, disse que "a Guiné-Bissau tem demonstrado um forte empenho na implementação das reformas, num ambiente difícil, conseguindo levar a cabo satisfatoriamente o programa seguido pela equipa técnica, que durou nove meses", sublinhou.

 No entanto, o Sr. Li também expressou sua preocupação para os próximos meses por causa dos vários desafios que teriam de ser enfrentados, mesmo que a economia se recupere.

 “As perspetivas estão sujeitas a riscos significativos relacionados com a diminuição do poder de compra, a volatilidade das exportações de castanha de caju e sobretudo os impactos da guerra na Ucrânia, que poderão ter influência nos preços dos bens alimentares e da energia”, disse o Diretor Executivo do FMI.

 A Guiné-Bissau também não escapou à crise sanitária ligada ao COVID-19 e aos impactos negativos da guerra na Ucrânia.

In página MF

CORRUPÇÃO: Transparência Internacional vê mundo como lugar mais corrupto e inseguro

© Shutter Stock

POR LUSA  31/01/23 

A associação Transparência Internacional considera que o mundo é um lugar cada vez menos seguro e liga a origem do problema ao aumento da corrupção, na edição 2023 do Índice de Perceção de Corrupção (IPC) hoje divulgado,

Os dados deste índice, em conjugação com os dados do Índice de Paz Global, também organizado pela Transparência Internacional, pretendem demonstrar que a paz mundial está em declínio consistente e que existe uma clara conexão entre violência e corrupção.

Para a organização, os valores do IPC hoje divulgados comprovam que a corrupção está a prejudicar os governos e a impedir a sua capacidade de proteger os cidadãos, ao mesmo tempo que alimenta o descontentamento público e provoca o aumento da violência.

A presidente da Transparência Internacional, Delia Ferreira Rubio, defende que a solução para este problema passa por os governos trabalharem em conjunção de esforços para erradicar a corrupção em todos os níveis da sociedade, bem como por evitar discriminações.

"Os governos falharam coletivamente ao não conseguirem fazer progressos contra esta situação, alimentando o aumento da violência e do conflito e colocando pessoas em perigo em todos os lugares", argumenta Rubio no comentário à edição de 2023 do IPC.

O Índice, lançado em 1995, tornou-se a principal referência global da corrupção no setor público, avaliando 180 países e territórios com base nos seus níveis de corrupção, usando dados de 13 fontes diferentes, como o Banco Mundial, o Fórum Económico Mundial, empresas privadas de avaliação de risco, 'think tanks' e outros.

O IPC classifica os países com base nos níveis percebidos de corrupção no setor público, numa escala de zero (altamente corrupto) a 100 (muito limpo).

A edição deste ano do relatório revela que a pontuação média global permaneceu inalterada em 43 países e territórios pelo décimo primeiro ano consecutivo, e mais de dois terços dos países têm sérios problemas com corrupção, com pontuação abaixo de 50.

A Dinamarca lidera a lista dos países menos corruptos com 90 pontos, seguida pela Finlândia e Nova Zelândia, ambos com 87 pontos.

Estes países apresentam-se com fortes instituições democráticas e com elevado respeito pelos direitos humanos, o que os torna também os países mais pacíficos do mundo, de acordo com o Índice de Paz Global.

Por contraste, e a encabeçar a lista dos países mais corruptos do mundo, aparecem o Sudão do Sul (13 pontos), a Síria (12 pontos) e a Somália (12 pontos), todos envolvidos em conflitos armados prolongados.

Oito países melhoraram as suas pontuações no mesmo período, incluindo Irlanda, Coreia do Sul e Maldivas, com dados que sugerem que a luta contra a corrupção é eficaz com a aplicação de medidas corretas e equilibradas, segundo a Transparência Internacional.

Este ano, 26 países, incluindo o Qatar, Guatemala e Reino Unido atingiram os valores mais baixos de sempre no Índice.

O Reino Unido (73 pontos) caiu cinco pontos para sua pontuação mais baixa de sempre, depois de ter estado envolvido em vários escândalos políticos, incluindo revelações sobre má conduta ministerial.

Sobre Portugal (62 pontos), a Transparência Internacional considera que os factos de a "nova estratégia anticorrupção" ter sido lançada sem grandes orientações e o programa de Vistos Gold se manter aumentou os riscos de corrupção.

Para a Transparência Internacional, o relatório prova ainda que os países da União Europeia que negligenciaram ou reverteram medidas anticorrupção continuaram a cair no IPC, como foram os casos da Hungria e da Polónia.

A Transparência Internacional acredita que a relação entre violência e corrupção é um ciclo vicioso, alegando que os governos corruptos não têm capacidade de proteger os cidadãos e que o descontentamento público tem maior probabilidade de se transformar em violência.

Para a Transparência Internacional, a invasão russa da Ucrânia serve como um lembrete dos perigos representados pela corrupção e pela falta de responsabilidade dos governos, recordando que os cleptocratas russos acumularam grandes fortunas ao serviço do Presidente Vladimir Putin, o que resultou em contratos lucrativos com o Estado, na proteção dos seus interesses económicos.

Um outro exemplo é o do Sudão do Sul, onde décadas de conflito e corrupção conduziram a uma profunda crise humanitária, com mais da metade da população a enfrentar insegurança alimentar, sabendo-se que um relatório recente revelou um esquema de fraude por parte de uma rede de políticos corruptos que desviaram ajuda destinada a alimentos, combustível e remédios.

Também a combinação de corrupção, autoritarismo e crise económica no Brasil provou ser uma mistura volátil, levando o mandato do ex-Presidente Jair Bolsonaro a ficar marcado pelo desmantelamento de estruturas anticorrupção e ao uso de esquemas corruptos para favorecer aliados políticos, concluiu a Transparência Internacional.


Leia Também: Índice de Corrupção: Só a Guiné-Bissau desceu entre os PALOP