sábado, 7 de novembro de 2020

Congratulations to US President-Elect Joe Biden on his election at a time of uncertainty and fear in world affairs

Por  Muhammadu Buhari 

Congratulations to US President-Elect Joe Biden on his election at a time of uncertainty and fear in world affairs. His election is a reminder that democracy is the best form of government because it offers the people the opportunity to change their government by peaceful means. 

In a democracy, the most powerful group are not the politicians, but voters who can decide the fate of the politicians at the polling booth. The main fascination of democracy is the freedom of choice and the supremacy of the will of the people.

Respect for the will of the people is the very reason why democracy remains the best form of government, despite its limitations from one polity to another, and from one society to another.

President-Elect Biden’s remarkable track record gives us hope that he will add value to the presidency and world affairs. We look forward to greater cooperation between Nigeria and the United States, especially at economic, diplomatic,  political and security levels.

I urge Mr. Biden to deploy his vast experience in tackling the negative consequences of nationalist politics on world affairs—which have created divisions and uncertainties—and to introduce greater engagement with Africa on the basis of reciprocal respect and shared interests.

Joe Biden é o 46.º presidente na história dos Estados Unidos

© Kevin LaMarque/Reuters

Por FÁBIO NUNES  Notícias ao Minuto  07/11/20  

O candidato democrata vai suceder a Donald Trump na Casa Branca.

Joe Biden vai ser o próximo presidente dos Estados Unidos, o 46.º na história da nação. O candidato democrata venceu Donald Trump na corrida à Casa Branca, assegurando o mínimo necessário de 270 votos do colégio eleitoral para ganhar a presidência, com a vitória no estado da Pensilvânia - que lhe rendeu 20 votos dos grandes eleitores. 

Mas Biden também superou Trump no voto popular. Aliás, tornou-se mesmo no candidato presidencial mais votado de sempre, o que também assinala a forte participação nas eleições deste ano. 

Para levar a melhor sobre Trump, foi decisivo para Biden conquistar alguns dos estados que caíram para o Partido Republicano em 2016. Na altura, os triunfos de Trump na Pensilvânia, Michigan e Wisconsin impulsionaram-no para vencer a corrida contra Hillary Clinton. 

Quatro anos depois, Biden transformou esses três estados que tinham sido 'vermelhos' em 'azuis', o que o ajudou sobremaneira a traçar o caminho rumo à Casa Branca, à qual vai chegar acompanhado da senadora Kalama Harris, a sua escolha para a vice-presidência. 

Recorde-se que Joe Biden foi o vice-presidente durante os dois mandatos da presidência de Barack Obama e é uma das figuras de topo do aparelho democrata. 

América, "estou honrado", reage Biden 

Após as projeções da CNN que lhe davam a vitórias nas eleições, Joe Biden reagiu no Twitter. "América, estou honrado que me tenhas escolhido para liderar o nosso grande país", escreveu Joe Biden no Twitter.

O ex-vice presidente de Obama tem consciência que terá pela frente um caminho "árduo", mas isso não o impede de garantir que será "um presidente para todos os americanos", quer para os que votaram nele, quer para os que não o fizeram.



Trump acusa Biden de precipitação e promete luta judicial

O Presidente dos EUA em funções, Donald Trump, acusou o candidato democrata Joe Biden de "precipitação" ao anunciar que é o vencedor das eleições e promete apresentar contestações legais às projeções da imprensa norte-americana que concedem a vitória a Biden.

Kamala Harris é a primeira mulher negra na vice-presidência

Kamala Harris torna-se hoje a primeira mulher afro-americana a ser eleita vice-presidente dos Estados Unidos, rompendo barreiras que mantiveram os homens, quanse sempre brancos, nos lugares mais altos da política norte-americana durante séculos.

A até agora senadora da Califórnia, de 56 anos, é também a primeira pessoa de ascendência sul-asiática a assumir a vice-presidência, representando o multiculturalismo que define a América mas está em grande medida ausente dos centros do poder de Washington.

Kamala Harris é também vista como uma ponte para o futuro do Partido Democrata na era pós-Trump e pós-Biden.

Guiné-Conacri: Cellou Dalein nega decisão do Tribunal Constitucional e fala em “assassinato” da democracia

Por Africaguinee  Novembro 7, 2020

A Sua reação era esperada. Cellou Dalein Diallo rejeita categoricamente os resultados da eleição presidencial de 18 de outubro proclamados neste sábado pelo Tribunal Constitucional, dando a Alpha Condé o vencedor com 59,50%.

Convencido de que “ganhou” essas eleições, o ex-primeiro-ministro pede aos cidadãos que defendam seus votos por todos os meios legais.

“Como todos esperávamos, o Tribunal Constitucional falhou miseravelmente a nomeação que teve com um momento decisivo na história do nosso país: A proclamação dos resultados reais da eleição presidencial de 18 de outubro de 2020”, começou por dizer em conferência de imprensa.

“Ao declarar Alpha Condé o vencedor desta eleição, os membros deste tribunal superior do nosso país preferiram servir um homem e suas ambições, a respeitar o seu juramento e defender a lei e a verdade das urnas”, afirmou.

“A UFDG e a ANAD lideraram uma campanha exemplar e trabalharam para reunir as provas irrefutáveis ​​da nossa vitória nesta eleição. Como republicanos, apelamos ao Tribunal Constitucional na esperança de que um salto patriótico tivesse permitido a seus membros governar com total independência e falar a lei. Infelizmente, não foi esse o caso. O Tribunal Constitucional confirmou os resultados falsos proclamados pela CENI (Comissão Eleitoral Nacional Independente), em 24 de outubro de 2020. A UFDG e a ANAD, assim como outros nove candidatos presidenciais dos 12 em disputa, já rejeitaram categoricamente esses resultados”, refere.

E Cellou Dalein Diallo fala em assassinato da democracia:

“Aceitar esta decisão equivale a ser cúmplice do assassinato da democracia e do Estado de Direito no nosso país. Aceitar esta decisão é admitir que o poder só pode ser obtido em nosso país pela astúcia e pela força e não nas urnas”, afirma para depois prosseguir:

“Aceitar essa decisão é renunciar à nossa convicção de que um processo transparente, justo e eqüitativo é a melhor forma de conquistar o poder. É por isso que a UFDG e a ANAD, profundamente apegadas ao respeito pelas regras e princípios da democracia e do Estado de Direito, rejeitam categoricamente os falsos resultados da eleição presidencial de 18 de outubro proclamados pela CENI e validado pelo Tribunal Constitucional”, nega.

O candidato derrotado reafirma a sua “vitória”:

“Ganhei esta eleição graças à sua confiança e convido você a defender seus votos por todos os meios legais. Este apelo dirige-se também a todos os guineenses apaixonados pela justiça e pela democracia, em particular aos que se opõem ao terceiro mandato”, disse Cellou Dalein Diallo.

Os benefícios (para pouca gente) provenientes da exploração de madeira não justificam os tremendos custos para a sociedade guineense na sua íntegra...Umaro Djau

Fonte:  Umaro Djau    Foto: blogue Ditadura e Consenso

Há certas iniciativas, medidas ou políticas que, antes de serem aprovadas ou executadas, requerem a condução de um estudo que se denomina de análise custo-benefício (ACB) [Cost-Benefit Analysis, CBA, em inglês].

Estes tipos de análises não são apenas comuns, mas extremamente importantes, sobretudo, nas áreas tão sensíveis como a exploração de escassos recursos naturais, nomeadamente as florestas.

A Agência norte-americana de Protecção Ambiental (EPA) tem centenas de estudos feitos sobre diversas áreas: florestas, rios, solos, descarga de águas, esgotos, lixos, etc., etc. Para cada problema ou preocupação, existe um estudo científico específico sobre as implicações que um determinado uso ou exploração poderia acarretar para uma determinada comunidade, ou seja, os custos. De igual modo, pode-se detalhar todos os benefícios que uma determinada exploração ou uso poderia produzir.

Em suma, sempre que os custos à sociedade sejam mais elevados que os benefícios, uma iniciativa de exploração não teria pernas para andar. Aliás, assim exige a lógica económica, social e ambiental.

Agora, pergunto: será que as autoridades nacionais da Guiné-Bissau alguma vez conduziram análises deste tipo para saberem se justifica ou não o corte desenfreado das nossas florestas para os efeitos de exportação?

Já chegaram de pensar sobre os custos dessas acções ambulantes e até irresponsáveis dos chamados agentes empresariais guineenses e estrangeiros sobre todo o ecossistema nacional da Guiné-Bissau?

Já pensaram no impacto ambiental?

Já pensaram no impacto sobre as alterações climáticas?

Já pensaram sobre os impactos imediatos e futuros dessas actividades sobre os solos, as caudas de água, a vegetação e a biosfera em geral?

Antes que alguém me responda, sei que tudo isso ocorre com o aval dos governos em funções, através de emissão de licenças de exploração -- uma atitude governamental triste e incompreensível, se tomarmos em conta os enormes custos ambientais para esta e outras futuras gerações de guineenses.

Meus compatriotas,

Os benefícios (para pouca gente) provenientes da exploração de madeira não justificam os tremendos custos para a sociedade guineense na sua íntegra.

Sejam responsáveis e deixem em paz as nossas florestas que, aliás, constituem o último corredor verde de Sahel.

--Umaro Djau

7 de Novembro de 2020

POLÍCIA JUDICIÁRIA GUINEENSE APREENDE PARTE DE 800 TOROS DE MADEIRA NA SERRAÇÃO DE UM MEMBRO DE GOVERNO

Fonte: Radiosolmansi.net   06/11/20

A Polícia Judiciaria apreendeu hoje parte dos 800 toros de madeiras, equivalente a 100 milhões de francos CFA, na Stenaks, zona industrial de Brá, uma empresa que pertence alegadamente a dois membros do governo e um líder de uma formação política do país.

Segundo a nossa fonte, os referidos toros de madeiras foram retiradas duma serração em Gã-Mamudu, leste do país, pelas forças de guarda-nacional e depositados na Stenaks. Ainda, a mesma informante diz que a PJ desconheceu a legalidade de tal empresa e os motivos de se servir de depósito das madeiras que tinham sido estancadas no interior do país.

A madeira confiscada será entregue à Direcção Geral das Florestas, na qualidade de fiel depositário, diz, acrescentando que tinham depositado as referidas madeiras na Stenaks mas, os responsáveis avançam com o processamento destas, razão pela qual decidiram depositá-las na direcção-geral das florestas.

A acção desencadeada hoje pela Polícia Judiciária teve o aval do Ministério Público.

Por: Nautaran Marcos Có


O Povo Guineense é cúmplice da sua própria desgraça, porque continua a desconhecer o valor da sua Dignidade!... Fernando Casimiro

Por Fernando Casimiro

Na Guiné-Bissau a História tende a repetir-se, porque o Guineense fez sempre questão de apagar os registos da História Contemporânea da Guiné-Bissau!

Com medo das verdades da História recente, de apenas décadas, o Guineense, por conveniência, prefere apagar todos os registos nacionais comprometedores das acções dos políticos e governantes que representam negativa e prejudicialmente o Estado, mas também, ignorar todos os envolvimentos negativos dos partidos políticos que estiveram sempre na representação política e governativa do Estado. 

Historiadores Guineenses para registar a nossa História Contemporânea de apenas 47 anos...onde estão?!

É por essas e por outras, que continuarei a escrever e a publicar livros, com base nos meus registos sobre a  Guiné-Bissau!

Na Guiné-Bissau, os culpados que dirigiram o Povo para um poço sem fundo, cujos reflexos negativos continuaremos a sofrer por largas décadas, face à  manipulação/instrumentalização política e social, crónica, que se tornou cultural, são, infelizmente, as eternas referências dos melhores filhos da Guiné-Bissau...

Tenho vergonha dos políticos e dos governantes do meu País, mas também, já começo a ter vergonha do aglomerado populacional que é o Povo do meu País...!

O Povo Guineense é cúmplice da sua própria desgraça, porque continua a desconhecer o valor da sua Dignidade!

A Guiné-Bissau continuará a merecer, na justa visão entre a evolução e a inversão do seu Povo, os políticos e os governantes que vai tendo...!

Como escrevi recentemente, escusam de lançar indirectas sobre o meu alegado silêncio relativamente ao que supostamente tem estado a acontecer na Guiné-Bissau. 

Se todos podem opinar, que cada um faça a sua parte e deixe de se preocupar com o alegado silêncio dos outros...

No meu caso, mesmo não tendo que dar satisfação a quem quer que seja, continuo a acompanhar a Guiné-Bissau!

Continuo a dialogar e a debater assuntos da Guiné-Bissau com políticos e governantes guineenses;

Continuo a pensar/reflectir; a ler, a estudar/pesquisar e a escrever sobre a Guiné-Bissau, enquanto preparo os meus próximos livros!

Positiva e construtivamente. 

Didinho 07.11.2020

Guiné-Conacri: Tribunal Constitucional confirma vitória de Alpha Condé

Por Africaguinee  Novembro 7, 2020

O Tribunal Constitucional acaba de proferir sentença, confirmando a vitória de Alpha Condé na eleição presidencial de 18 de outubro, na Guiné-Conacri.

A instituição encarregue de julgar a disputa eleitoral deu o seu veredicto, neste sábado (07.11), com a sentença definitiva, sem outro recurso.

O Tribunal Constitucional validou a eleição de Alpha Condé como primeiro presidente da 4ª República, para um terceiro mandato de seis anos.

O Tribunal teve a escolha entre cancelar a votação e ordenar o seu reinício ou confirmar os resultados provisórios apresentados pela CENI (Comissão Eleitoral Nacional Independente). Ele optou pela segunda, confirmando assim a vitória de Alpha Condé com 59,50%. Ele fará um juramento perante o Tribunal Constitucional.

Onze candidatos estavam concorrendo às eleições presidenciais em 18 de outubro.Quatro deles entraram com recursos perante o Tribunal Constitucional.

Entre eles estão Cellou Dalein Diallo, Ousmane Kaba, Makalé Traoré e Abé Sylla.O Tribunal declarou admissíveis os recursos dos requerentes, mas negou provimento a todos, um a um, por considerá-los infundados.


ELEIÇÕES EUA - Novo Presidente pode apenas ser conhecido em 20 de janeiro

© REUTERS/Kevin Lamarque/Carlos Barria

Por LUSA  07/11/20

Desconhece-se quando serão validados os resultados das presidenciais da passada terça-feira nos EUA, e aproxima-se um combate judicial, arrastando, em caso extremo, uma decisão até 20 de janeiro, quando um novo Presidente tem de tomar posse, nem que seja interinamente.

No meio de uma pandemia, com o Presidente cessante, Donald Trump, a contestar os resultados, anunciando que vai até ao Supremo Tribunal Federal, nenhum analista arrisca dizer quando se saberá quem vai ser o próximo Presidente dos Estados Unidos.

Por outro lado, nos Estados Unidos não há uma lei eleitoral nacional: cada Estado tem regras próprias e define os seus próprios cronogramas, seja para aceitar votos por correspondência e/ou antecipados, seja para definir os momentos da sua contagem ou para estabelecer formas de resolver casos de contestação.

O processo pode passar pelo Supremo Tribunal e acabar no Congresso onde, segundo a Constituição, deverá ser escolhido um Presidente, que tem de tomar posse em 20 de janeiro, nem que seja interinamente, que, em situação extrema, pode ser o/a líder da maioria da Câmara de Representantes ou, seguinte na linha de sucessão, o/a presidente 'pro tempore' do Senado.

Há vários meses que o Presidente Donald Trump lança suspeições sobre a legitimidade do resultado final das eleições, alegando não ter confiança nos votos por correspondência, que este ano bateram máximos, com mais de 100 milhões de eleitores a escolherem esta opção, por causa, entre outras razões, da pandemia de covid-19.

O Presidente e candidato republicano tem mesmo usado a expressão "fraude eleitoral", pedindo aos seus apoiantes para estarem "muito atentos" ao processamento das votações e das contagens de votos.

Perante este cenário, ambas as candidaturas, a republicana e a do democrata Joe Biden, criaram painéis de juristas para analisar e contrariar queixas que possam surgir no momento de avaliação final das eleições, antecipando um cenário de litígio nos tribunais.

Nas últimas semanas, várias dezenas de milhões de pessoas votaram por correio e começou aqui a primeira dificuldade para adivinhar a data em que serão conhecidos os resultados das eleições presidenciais.

A contagem de cada voto por correspondência implica mecanismos complexos, alguns deles desenvolvidos manualmente, e diversos Estados apenas iniciaram a contagem a partir da terça-feira eleitoral (como é o caso de Pensilvânia, Michigan e Wisconsin).

O processo começa com a verificação do envelope que contém o voto, que tem uma barra de código que procura garantir que o mesmo eleitor não vota mais do que uma vez, a que se segue, em alguns Estados, o momento de verificação de que a assinatura corresponde aos registos.

Os boletins de voto são então enviados para 'scanners' que leem o conteúdo da decisão do eleitor, mas qualquer leitura deficiente devolve o documento para análise humana, antes de a contagem ser declarada oficial.

Em Estados cruciais para esta eleição presidencial de 2020, como a Pensilvânia, as autoridades avisaram que este processo pode demorar vários dias, sem quererem comprometer-se com uma data.

Além disso, este processo pode ser contaminado pela contestação das regras de prazos de recebimento dos votos por correspondência, como está a acontecer na Pensilvânia e na Carolina do Norte, onde o Supremo Tribunal permitiu que as comissões eleitorais aceitem votos por correio que, embora com carimbo dos correios até ao dia das eleições, apenas cheguem nos dias seguintes.

Os republicanos tinham contestado este apelo dos democratas, alegando que os atrasos eram da responsabilidade dos eleitores, pelo que as comissões eleitorais não deveriam ter de aguardar pela chegada de boletins após terça-feira dia 03 de novembro.

A disputa judicial lembra o que se passou nas eleições de 2000, entre o republicano George W. Bush e o democrata Al Gore, atrasando o anúncio do vencedor, ou como em 2018, nas eleições intercalares, em que a contagem se prolongou por vários dias.

Em 2000, o processo arrastou-se até ao Supremo Tribunal, que demorou 36 dias até se pronunciar sobre a recontagem de votos, negando-a e dando, assim, a vitória a Bush.

Os especialistas antecipavam antes das eleições de 03 de novembro que este ano a probabilidade de contestação era muito maior, sobretudo por causa dos votos por correspondência, podendo prolongar o processo, em último caso, por vários meses.

As alegações de fraude feitas por Trump acentuam o impasse.

O prazo limite é a data da tomada de posse, marcada pela 20.ª emenda da Constituição para o dia 20 de janeiro: neste dia, um Presidente tem de ser empossado.

Acresce ao impasse o original sistema eleitoral norte-americano, que leva a que as eleições presidenciais nos EUA sejam decididas pelos votos no Colégio Eleitoral, constituído por 538 Grandes Eleitores dos 50 estados norte-americanos -- distribuídos em função do peso demográfico -, e que são obrigados a dar o voto no candidato mais escolhido pelos cidadãos locais no ato eleitoral.

A exceção vai para os estados de Nebrasca e Maine, que distribuem os quatro Grandes Eleitores que cada um tem direito pelos dois candidatos.

As projeções dos principais 'media' norte-americanos atribuem até hoje 264 Grandes Eleitores a Joe Biden, enquanto Donald Trump tem atribuídos 214.

É declarado vencedor o que reunir pelo menos 270 Grandes eleitores, mas estes números apenas serão oficializados depois da comissão eleitoral de cada Estado certificar os resultados eleitorais.

Havendo contestação de resultados em alguns Estados, serão os elementos da Câmara de Representantes quem pode tomar decisões, caso a caso, sobre a composição do Colégio Eleitoral que determinará a maioria que elege o Presidente.

Se nos dias seguintes, e até 20 de janeiro, não houver uma clarificação política no Congresso, e enquanto decorrem novas votações no Congresso, o/a líder da bancada da maioria (que neste momento é a democrata Nancy Pelosi) poderá ser empossado/a como Presidente interino/a, por ser a terceira na linha de sucessão (depois do lugar de vice-Presidente, cuja escolha também estará condicionada).

Se eventualmente o líder da câmara de representantes não estiver disposto a aceitar o cargo passa-se para o quarto na linha de sucessão, o presidente 'pro tempore' do Senado, que neste momento é o republicano Chuck Grassley, escolhido para esse posto pelos seus pares, mas que pode vir a ser uma outra figura, se os democratas obtiverem uma maioria neste órgão do Congresso.

Leia Também:

EUA: Certificação de resultados tem prazos e regras em cada estado

© REUTERS/Eduardo Munoz

Notícias ao Minuto 07/11/20 

A certificação dos resultados das eleições presidenciais nos EUA tem prazos e regras específicas em cada estado, mas todos devem terminar o processo até 14 de dezembro, dia em que o Colégio Eleitoral vota para eleger o Presidente.

A contabilidade dos votos passa por vários processos de verificação e confirmação, sendo enviada pelos oficiais de cada condado até ser certificada pelo secretário de estado de cada estado ou pela figura independente do chefe/administrador de eleições. O processo pode demorar semanas até ser completado.

No Arizona, por exemplo, a secretária de estado Katie Hobbs tem até 30 de novembro para fazer a apuração de votos e proceder à certificação, na presença do governador e do procurador-geral do estado.

Já na Califórnia, 11 de dezembro é o último dia em que o secretário de estado Alex Padilla pode preparar, certificar e entrar com uma declaração de voto a partir da compilação dos votos, tendo nesse dia de publicar os resultados finais na página eletrónica da Secretaria de Estado.

Isto significa, como explica um diagrama processual do New York Times, que os resultados reportados pelos estados na noite da eleição e horas seguintes não são oficiais. Os resultados têm de ser confirmados e certificados até se chegar a um número final.

Quando as margens são muito curtas, vários estados têm uma recontagem automática dos votos.

Foi isso que aconteceu em 2000 na Florida, quando uma margem de apenas 1.784 votos entre George W. Bush e Al Gore desencadeou a recontagem automática.

A vantagem de Bush diminuiu para apenas 327 após a recontagem feita pelas máquinas e a campanha de Al Gore requereu então uma contagem manual em quatro condados de maioria democrata.

No entanto, o processo foi tão moroso que ultrapassou os prazos de certificação e, após uma sucessão de disputas legais, o Tribunal Supremo ordenou a suspensão da recontagem manual a 12 de dezembro. No dia seguinte, Al Gore desistiu da batalha legal e George W. Bush foi eleito.

Estudos subsequentes não conseguiram determinar, de forma definitiva, quem recebeu mais votos na Florida e o que originou irregularidades na votação.

Os candidatos podem também solicitar recontagens se disputarem a exatidão dos números fornecidos, mesmo que a margem de diferença seja maior. Esta é uma situação que torna menos provável uma alteração, quando a diferença é de dezenas de milhares de votos, embora não seja impossível.

A contestação legal de resultados acontece, por norma, antes de a certificação estar completa, o que no caso da eleição presidencial de 2020 pode atrasar todo o processo, dada a diversidade de casos legais que já estão em curso.

No entanto, segundo explicou à Lusa a cientista política Daniela Melo, que leciona na Universidade de Boston, "pode haver uma certificação, mas depois o Supremo Tribunal de Justiça tomar uma decisão que vai considerar essa certificação ilegal", o que significa que "a certificação não é o momento definitivo".

O que acontece a seguir depende de estado para estado, sendo que a legislatura estadual pode intervir na escolha dos eleitores do Colégio Eleitoral que vão eleger o presidente a 14 de dezembro. No entanto, a lei na maioria dos estados (33) determina que os eleitores têm de seguir o voto popular.

"O mais perigoso para a democracia é entre agora e o dia 14. Quando os eleitores [do Colégio Eleitoral] votarem, a partir daí será um fait accompli [facto consumado]", disse Daniela Melo.

Esses votos são depois confirmados pelo Congresso, que abre a nova sessão legislativa em janeiro.

O mandato do novo Presidente tem de se iniciar a 20 de janeiro, neste caso de 2021.

Se as disputas legais se arrastarem e não houver Presidente eleito até ao prazo final, será a líder da Câmara dos Representantes (onde os democratas detêm a maioria), Nancy Pelosi, a ser empossada como Presidente.

A campanha de Donald Trump iniciou vários processos legais para disputar as contagens no Michigan, Geórgia, Nevada e Pensilvânia, juntou-se a um processo no Arizona e pediu uma recontagem no Wisconsin.

Na Pensilvânia, onde Joe Biden ultrapassou Donald Trump na madrugada de sexta-feira à medida que os votos foram sendo contados, a disputa é sobre a receção de votos postais.

Os republicanos contestam a contabilização de votos carimbados pelos correios até ao dia da eleição, mas que só chegaram às autoridades eleitorais nos dias seguintes.

Os eleitores democratas tenderam a votar por correspondência em maior número, o que levou a que a contagem destes boletins beneficiasse Joe Biden nos estados decisivos, como Pensilvânia e Geórgia.

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé recebeu esta sexta-feira 06 de Novembro em audiência no seu gabinete de trabalho o Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau.

Fonte: Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé recebeu esta sexta-feira 06 de Novembro em audiência no seu gabinete de trabalho o Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau.

José Rui Caroço foi reafirmar ao titular da pasta da Educação, Jibrilo Baldé, o empenho de Portugal no reforço da cooperação na área da Educação sobretudo no ensino Básico, Secundário, Superior e formação profissional.

Neste encontro de trabalho que durou cerca de uma hora o Ministro da Educação solicitou ao embaixador de Portugal o envio de professores de língua portuguesa para Guine-Bissau com o propósito de reforçar as capacidades dos professores nacionais e se possível lecionarem a disciplina da língua portuguesa nos diferentes centros de formações de professores e nos liceus públicos do país.

O Ministro recordou que no passado o envio de professores de língua portuguesa na Guine-Bissau deu o país mais consistência na aprendizagem da língua de camões pelo que apela um investimento forte de Portugal nesta área. 

Para o Ministro a Língua Portuguesa, como língua oficial e de ensino na Guiné-Bissau merece uma atenção especial tendo em contra que ela é a expressão máxima da Identidade externa dos guineenses, tal como o francês é para os senegaleses e o inglês para os Gambianos.

O Ministro Baldé solicitou ainda esclarecimentos sobre a questão dos guineenses inscritos em diferentes universidades e estabelecimentos de ensino e de formação portugueses que ainda continuam sem visto para prosseguir os seus estudos em Portugal, apelando ao embaixador de Portugal para trabalhar no sentido de agilizar a questão dos estudantes guineenses que já garantiram vagas na escolas portuguesas e que até já adiantaram o pagamento de propinas e de outros custos. 

Em resposta a estas observações do Ministro, o Embaixador de Portugal na Guine-Bissau não escondeu a sua satisfação e regozijo pela preocupação do titular da pasta da Educação sobre as fragilidades no ensino da Língua Portuguesa no país e prometeu transmitir a preocupação as entidades competes de Portugal.

Relativamente ao processo dos estudantes com vagas nas Universidades portuguesas, ainda sem vistos, o diplomata português disse que o assunto está a ser negociado pelos dois chefes da diplomacia de Portugal e da Guiné-Bissau, e chamou atenção a candidatos a estas vagas para sempre seguirem os caminhos corretos para evitar as situações que neste momento acontecem.

Por fim o embaixador assegurou total disponibilidade de cooperar e colaborar com o Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior em projectos de desenvolvimento da educação na Guiné Bissau.

Bissau 07 de Novembro 2020

Assessor de Imprensa e Porta-voz 

Amadu Uri Djaló

Discordo totalmente com essa informação que tenta contra o dever funcional do Ministro do Interior, sua excelência Senhor Botche Cande,....O Democrata Osvaldo Osvaldo

Por  O Democrata Osvaldo Osvaldo

Povo da Guiné-Bissau

Discordo totalmente com essa informação que tenta contra o dever funcional do Ministro do Interior, sua excelência Senhor Botche Cande, é bom lembrar de que, o Ministro tem as suas honras respeitabilíssimas que devem ser considerado, como a sua integridade, e gostaria de argumentar em relação ao assunto, em conexão com a minha resposta anterior, quando o fato é verdadeiro, e eu tinha feito críticas construtivas contra o Ministro, agora calúnia grave dessa natureza eu não aceito. O profissional que tem por suporte de seu fazer um ou mais áreas do conhecimento científico deve ter uma formação que se prolonga para muito além dos fatos areais com fundamentais consistentes é credíveis, há ainda, em meio a isto, o escândalo sem verdade.

Sou aquele Cidadão que tem grande importância em falar a verdade, se existe amizade de valor, significa companheirismo, agradeço sempre que seja verdadeiro falar a verdade, é o que me importa e me interessa.

O ato de fingir de não conhecer a verdade, pessoas sem valores na sociedade, são aqueles que absolutamente não têm virtudes, esses na verdade trata-se de sentimentos que essas pessoas não pussuem frequentemente nesta vida, e falam de forma maldosa tentar injuriar o ministro Bocthe Cande, sem fundamentos lógicos.

Sob o ponto de vista imparcial, será então um processo para toda a estrutura de detalhes do Ministério do Interior, pode ser representada pela esquema a seguir de muito tempo atrás.

Essas estruturas institucional por se-gurança, é sempre aconselhável comparar adicional de 100% da exigida a responsabilidade, então para se construir essa estrutura é preciso uma reforma profundamente responsável e inteligente.

Por consciência e coerência, é óbvio desonestidade intelectual na realização deste artigo contra o Ministro do Interior Senhor Botche Cande, de mais a mais, é uma bobagem, querer Jogar a quantidade da culpa para o Ministro do Interior.

O Ministro do Interior Senhor Botche Cande, não pode de jeito nenhum ser efetivamente responsabilizado de tudo isso, é preciso que as pessoas tenham credibilidades para assumirem as suas responsabilidades.

Afirma o Democrata em ação.

Eleições nos EUA: Pausa para recontagem na Geórgia

DW  06.11.2020

Joe Biden vai à frente na contagem dos votos na Pensilvânia e na Geórgia. A vitória nestes estados pode dar ao democrata o passaporte para a Casa Branca. Mas a diferença de votos em relação a Donald Trump é mínima.

No estado da Geórgia, pouco mais de 1500 votos separam o candidato democrata, Joe Biden, do candidato republicano, Donald Trump, num total de cinco milhões de votos registados.

Segundo o secretário de estado da Geórgia, a margem é tão pequena que os votos terão de ser recontados.

"Obviamente, o interesse neste escrutínio vai muito além das fronteiras da Geórgia. O resultado final tem fortes implicações para o país inteiro", afirmou Brad Raffensperger esta sexta-feira (06.11).

Alegações de fraude

"Paciência" é o que pedem as autoridades eleitorais enquanto o Presidente Donald Trump continua a falar de "fraude", sem apresentar provas.

Esta sexta-feira, Trump voltou a escrever na rede social Twitter que "conquista facilmente a Presidência dos Estados Unidos com os votos legais". O Twitter escondeu a mensagem do republicano por o conteúdo ser possivelmente enganador.

O Presidente questiona a legitimidade da votação por correspondência, mas os apoiantes de Joe Biden insistem que todos os votos têm de ser contados.

Pensilvânia: passaporte para a Casa Branca?

Neste momento, os olhos também estão postos na contagem no estado da Pensilvânia. Os votos por correspondência têm pesado para o lado de Joe Biden. O democrata está a liderar na Pensilvânia com uma diferença de 9 mil votos em relação a Donald Trump. No entanto, a contagem continua e, se houver uma diferença de menos de meio ponto percentual entre Biden e Trump, será preciso voltar a contar os votos, de acordo com a lei estadual.

Ainda assim, os democratas estão confiantes numa vitória e parecem já estar a preparar a festa.

"É evidente que Joe Biden e Kamala Harris vão entrar na Casa Branca", disse esta sexta-feira a líder democrata da câmara de representantes, Nancy Pelosi. "A sua eleição é histórica, impulsionada pela maior votação de sempre no nosso país, mais de 73,8 milhões de americanos - o maior número de votos jamais conquistado por um candidato presidencial na história dos Estados Unidos."

Mas a festa terá de aguardar, enquanto não são divulgados mais resultados.

Larry Kudlow, um conselheiro económico de Donald Trump, disse à cadeia de televisão CNBC que está confiante de que haverá uma transição pacífica nos Estados Unidos, mesmo que o Presidente ainda não dê sinais de aceitar uma derrota contra Joe Biden.

EUA: Biden reconhece que ainda não ganhou mas espera vitória clara

© Lusa

Notícias ao Minuto  07/11/20 

O candidato democrata à Casa Branca Joe Biden reconheceu, na sexta-feira, que ainda não ganhou as eleições presidenciais de 3 de novembro, mas os números indicam que terá uma "vitória clara e convincente".

"É tempo de nos unirmos", declarou o ex-vice-Presidente de Barack Obama, numa breve intervenção em Wilmington, no estado do Delaware, no nordeste do país, enquanto continuam sem serem conhecidos os resultados finais do escrutínio de terça-feira.

"Devemos ultrapassar a cólera", acrescentou, e prometeu também trabalhar, a partir do "primeiro dia" na Casa Branca para combater a pandemia da covid-19, que já causou um total de mais de 236 mil mortos e de mais de 9,7 milhões de casos no país.

Biden salientou que "não está à espera para começar a trabalhar", tendo mantido reuniões, juntamente com a senadora Kamala Harris, candidata a vice-Presidente, sobre a situação da covid-19 e a economia no país.

"Não temos mais tempo a perder com guerras partidárias", sublinhou, dirigindo-se a milhões de norte-americanos desempregados e com dificuldados em pagar a renda ou comprar comida.

Até agora, nenhum dos dois candidatos, Biden ou o atual Presidente norte-americano, Donald Trump (republicano), atingiram os 270 votos do Colégio Eleitoral necessários para ser declarado vencedor, de acordo com a contagem da agência de notícias Associated Press (AP).

Trump, que denunciou a existência de fraudes eleitorais, sem apresentar quaisquer provas, apresentou ações judiciais nos estados da Pensilvânia, do Michigan e da Geórgia para invalidar votos em Joe Biden e anunciou também que ia recorrer ao Supremo Tribunal.

Autoestrada Bissau-Safim//Governo já identificou 437 bens móveis e imóveis a serem demolidos

Fonte: Sá Maria Victor  

O Director Geral das Infraestruturas de Transportes do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, Braima Djassi revelou citando o  relatório síntese da equipa técnica do ministério que  foram sinalizados  437 objectos entre móveis e imoveis que serão demolidos ao longo da estrada que liga  Aeroporto à Safim para permitir a construção da autoestrada.

Braima Djassi falava em exclusivo  à Agência de Noticias da Guiné (ANG), em resposta as preocupações levantadas pelos populares do sector de Safim sobre a situação dos seus imóveis que foram sinalizados pelos técnicos do Ministério das Obras Publicas Habitação e Urbanismo.

Djassi disse que dos 437 objectos que foram registados pelo projecto, 230    são construções feitas na parte direita da rua.. Disse haver    43 casas, 44 contentores, dois armazéns, 12 terrenos, quatro postos de combustíveis, 29 barracas, uma Mesquita, 62 muros de vedação  e 33 cacifos.

Informou que 18 objectos entre móveis e imóveis têm documentos completos, 53  incompletos e 159 sem nenhum documento.

Ao passo que, prosseguiu o DG das Infraestruturas de transportes,  do lado esquerdo da rua foram  registados 207 infraestruturas, entre as quais 43 casas, 34 contentores, cinco armazéns, seis tabernas, nove terrenos, um posto de combustível, 14 barracas, 20 anexos, uma igreja evangélica, uma mesquita e 73 muros de vedação.

Destas infraestruturas, conforme Braima Djassi, 57  possuem  documentos legais completos, 80 com documentos incompletos e 69 sem nenhuma documentação que comprove o direito de posse do imóvel ou móvel.

Explicou que após os trabalhos de localização dos móveis e imóveis atingidos pelo projecto da construção da autoestrada, criou-se um gabinete de atendimento instalado no Ministério das Obras Públicas, Construções e Urbanismo para acudir as reclamações dos proprietários do objectos afectados.

O Director geral das Infraestruturas de Transportes disse que ao longo desse processo a equipa técnica conseguiu registar 390 proprietários dos imoveis afectados.

Acrescentou que 242 proprietários compareceram ao gabinete de atendimento e  140 não.

Aquele responsável disse que durante o processo de atendimento a equipa foi confrontada com nove processos de dualidade de posse de terreno, por ser adquirido por duas ou mais pessoas cujas situações ainda estão por clarificar.

Relativamente ao processo de  indemnização, Braima Djassi explicou que vai ser feita mediante avaliação dos  bens visados  pelos técnicos do Ministério das Obras Públicas, assim como a apresentação dos documentos legais que comprovam  que autoridades competentes autorizaram a construções dos móveis e imóveis atingidos.

Quanto aos ocupantes tradicionais que na maioria dos casos não tem documentos, disse que esta questão vai ser analisada pelo governo caso a caso, sustentando que o Estado é uma pessoa de bem, por isso nunca vai trabalhar para prejudicar os  cidadãos.

Em relação a questão de apresentação de documentos de legalização dos imóveis como requisito para ter acesso a indemnização,  disse que  os trabalhos de recolha dos documentos dos móveis e imoveis afectados pelo projecto da construção da autoestrada Aeroporto-Safim estão em curso.

“Pedimos  compreensão aos populares do sector de Safim, porque o que está a ser feita vai melhorar as condições da vida dos mesmos, em temos de acessibilidade de outros serviços, sobretudo corrente eléctrica, água potável entre outros”, explicou.

Braima Djassi revelou que o Governo guineense já disponibilizou 3 mil milhões de francos CFA para indemnizar 390 proprietários dos móveis e imóveis atingidos pelo projecto de construção da autoestrada que liga Aeroporto à Safim. ANG

Trump deixa aviso a Biden: "O processo está apenas a começar"

MIKE BLAKE

Por SIC Notícias  06.11.2020

"Joe Biden não deve reivindicar ilegitimamente a presidência"

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse esta sexta-feira que o candidato democrata Joe Biden não deve reivindicar a vitória de forma "ilegítima", numa altura em que o seu oponente parece muito próximo de assegurar a vitória.

"Joe Biden não deve reivindicar ilegitimamente a presidência", escreveu o republicano numa mensagem publicada na rede social Twitter. "Eu também não a poderia reclamar. O processo está apenas a começar."


Joe Biden should not wrongfully claim the office of the President. I could make that claim also. Legal proceedings are just now beginning!

Até ao momento, ainda nenhum órgão de comunicação social norte-americano designou o vencedor das eleições presidenciais.

MENTIRAS DE TRUMP ESTÃO A SER SILENCIADAS NAS TELEVISÕES E NO TWITTER

O tempo de antena do Presidente norte-americano costuma ser solene e respeitado. Mas, na noite de quinta-feira, a maioria das televisões cortou a transmissão de Donald Trump por este insistir que está a ser vítima de fraude eleitoral e que lhe estão a roubar a vitória, sem apresentar qualquer tipo de provas.

“Aqui estamos novamente na posição invulgar de não só interromper o Presidente dos EUA, mas corrigir o Presidente”, disse Brian Williams, jornalista do canal MSNBC. “Não há votos ilegais de que tenhamos conhecimento. Não houve uma vitória de Trump de que tenhamos conhecimento”, acrescentou.

A NBC, ABC e CBS cortaram o discurso, a CNN transmitiu tudo mas arrasou a argumentação do Presidente. Até a conservadora e republicana Fox News disse não haver provas da fraude eleitoral que Trump alega.

Também o Twitter – a plataforma que Trump usou muitas vezes para transmitir as suas mensagens – está a abafar as publicações do Presidente. Pelo menos uma em cada três publicações são assinaladas como tendo conteúdo que pode ser falso ou enganador.

Várias contas da plataforma foram bloqueadas por violação de todos os termos de correta utilização da rede, incluindo o antigo conselheiro de Trump, Steve Bannon, que fez um discurso de ódio contra o diretor do FBI e o epidemiologista que fez frente a Trump na gestão da pandemia.