quinta-feira, 29 de março de 2018

Três funcionários judiciais são-tomenses roubam 58 cápsulas de cocaína dos cofres dos tribunais


A droga foi entregue à justiça depois de terem sido encontrados no estômago de um cidadão guineense detido a 17 de Março

A Polícia de Investigação Criminal (PIC) de São Tomé e Príncipe acusou três funcionários judiciais de roubo de 58 cápsulas de cocaína que se encontravam nos cofres dos tribunais.

O roubo aconteceu no domingo, 25, revelou nesta quinta-feira, 29, o inspector da PIC, Avelino Quaresma.

As cápsulas de cocaína tinham sido encontradas no estômago de um cidadão guineense detido no aeroporto de São Tomé pela PIC proveniente de Fortaleza, no Brasil, no passado dia 17.

Na sequência, o tribunal decidiu pela prisão preventiva do cidadão guineense, enquanto a droga ficou a cargo dos tribunais.

Segundo Quaresma, falta recuperar um cápsula ainda.

"Os três funcionários judiciais roubaram a droga e levaram-na a um civil para negociar", disse Avelino Quaresma, adiantando “não dispor ainda de elementos” sobre qualquer ligação dos funcionários ao cidadão guineense.

O inspector não revelou os nomes e categorias dos funcionários nem se encontram detidos.

VOA

Projeto Etikapun n’ha vai reabilitar escolas em Urok, na Guiné-Bissau


O projeto Etikapun n’ha – Urok, Laboratório de Resiliência da Cultura Bijagó pretende contribuir para o desenvolvimento sustentável das ilhas Urok – Formosa, Nago e Chediã – no arquipélago de Bolama-Bijagós, na Guiné-Bissau. Um dos eixos de intervenção é a melhoria do acesso a serviços sociais básicos, nomeadamente ao nível da educação.

Está já em curso a reabilitação das escolas comunitárias, construídas no âmbito de um projeto anterior – Educação Primária para Todos nas Ilhas Urok (2006-2009). A reabilitação das escolas inclui intervenção ao nível das infraestruturas, pequenos equipamentos, energia solar, latrinas e poços de água.

Com cerca de 3500 habitantes, cerca de 400 alunos frequentam as 7 escolas comunitárias.

As escolas das ilhas Nago e Chediã oferecem aulas da 1.ª à 4.ª classes. Na ilha Formosa há ainda turmas da 5.ª e da 6.ª classes e, este ano pela primeira vez, também da 7.ª classe.

O projeto Etikapun n’ha é implementado pelo IMVF e pela ONG guineense Tiniguena e é cofinanciado pela União Europeia e pelo Camões, I.P.




Fonte: imvf.org

SILVESTRE GOMES - NA WAR BAKATCHE


Fonte: conosaba

AUDITORIA TRIBUNAL DE CONTAS

A VERDADE OCULTA DESTA AUDITORIA FEITA NA ARN.

Depois da nossa equipa ter entrado em contacto com os principais elementos que realizaram este trabalho, foi constatado o seguinte:     De que tudo o que esta sendo exposto em termos números milhonarios, correspondentes a viagens, estadias, atribuições de senhas e coisas de género, abrange a Gestao das 3 diferentes personalidades que ali passaram na ARN.     Gibril Mané…, Marcos Galina e Abdu Djaquité. 

Uma auditoria que cobriu um período de 18 meses de Gestao destas 3 personalidades.    Estamos na posse de informações fidedignas de que o desastre de toda a Gestao, pertenceu a Gibril Mané.  

O tribunal de contas ao realizar este trabalho cometeram erros péssimos e gravíssimos em não fazer a discriminação exacta de onde estaria ou estariam as falhas cometidas em cada gestão.
Pronunciaram- se no sentido geral da ARN pondo em causa assim a gestão actual liderada por ABDU Djaquité, quando todo o erro foi conduzido e realizado por Gibril Mané.   

No entanto devido a grande capacidade de desinformação dos blogs terroristas e a mando dos seus patrões, a todo o custo procuram enganar e mentir a opinião publica.

Doka Internacional e sua equipa de imediato entraram no terrendo a fim de desvendar as coisas e assim apresentar aos seus leitores e seguidores.

Prestem atenção no que se segue:

01 de janeiro 2016 a 30 de Junho de 2017, sendo assim 8 meses da gestão de Gibril Mané, 4 meses gestão de Marcos Galina, e 6 meses de gestão de Abdu Djaquité.    São estes os aspectos que estão causa.

Mas respondendo os diferentes pontos acusados pelos terroristas.

PONTO 1-   A lei de administração publica, permite ou não a compra de ferias???  Claro que Sim, Aonde esta o problema??? Existe algum crime nisto?

PONTO 2- Horas extras que 2º a auditoria abrange as 3 gestões, sendo a 1ª Gibril Mané- Frank- Seabra…, a 2ª gestão, Marcos Galina- Frank- Seabra…, e a 3ª  Abdu Djaquité- Conco- Seabra.

Muita atenção porque Doka Internacional e sua equipa estão falando com o conhecimento dos factos e vamos apresentar as provas logo de seguida.

PONTO 3- Os terroristas falam de uma subconta, pois bem esta actual administração nunca tiveram uma única sub conta, desafiamos aos bancos que apresentem extractos bancários e que o ministério publico faça o seu papel o mais rápido possível.

PONTO 4- Quanto a subsídios de segurança e senha de combustível…, caramba, mas desde a nascença da ARN que todos têm o direito a isso, alias, todas as instituições publicas e privadas têm esse direito.  Aonde esta o crime nisso?

PONTO 5- Os terroristas perdem a noção quando falam dos números…, 710 mil euros só em viagem  …, precisamos saber fazer a divisão de quanto pertenceria a Gibril, depois a Marcos e logo depois ao Abdu Djaquite.

A nossa equipa pede aos guineenses calma e serenidade porque iremos provar as falhas aonde elas existem e como foram efectuadas.

Também se falou de 21 efetivaçoes de funcionários sem o seguimento  da lei. MENTIRA.

Foi realizado um concurso e os 11 que foram selecionados por terem merecido o dito mérito, é que foram efectivados.

Apenas falamos e mostramos a verdade ao mundo

Fonte: dokainternacionaldenunciante.blogspot.sn

AEROPORTO TERÁ NOVA PISTA DE ATERRAGEM

O ministro dos transportes do governo demitido confirma, esta quinta-feira, foi recomendada aceleração do estudo para a construção duma nova pista de aterragem


Fidélis Forbs que falava na abertura da reunião do comité gestão da actividade Aeronáutica Nacional da Guiné-Bissau, diz, no entanto, que os trabalhos foram recomendados porque a pista de aterragem do aeroporto internacional “Osvaldo Vieira”, está em “estado crítico”.

“O governo competiria realizar alguns trabalhos, nomeadamente, a melhoria da pista de aterragem, em estado critico. Conseguimos realizar a reabilitação de 1.2 quilómetros de pista de aterragem”, justifica.

O ministro propõe ainda um acréscimo de três porcento sobre o orçamento do ano 2017 da ASECNA repartidos em vários produtos como o Aeronáutico e as Amortizações, para transformar o aeroporto internacional “Osvaldo Vieira” num aeroporto credível, competitivo, facilitador.

“Para isso, são necessários o esforço da capacidade dos atores (trabalhadores) dotá-los de conheci mentos e preparação para arte de bem receber e servir com segurança”, adverte.

O Delegado do director Geral da ASECNA, Amadu Bamba Kote, lembra que a pouco mais de três meses o aeroporto do país estava em eminência de fechar devido a problemas de infra-estrutura.

“Planificamos, este ano, maior concentração na procura de pista para a reabilitação do aeroporto. Se o governo não fizesse a intervenção de há três meses o aeroporto estaria fechado ou em grande risco de se fechar”, explica.

A Guiné-Bissau tornou-se, em 2006, o membro 18º da Agência para a Segurança da Navegação Aérea em África e em Madagáscar (ASECNA) que tem por missão garantir a segurança de voos no espaço aéreo que lhe compete. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos
radiosolmansi.net

O cérebro humano só está preparado para receber e absorver informações após as 10 da manhã. Cientistas alegaram que as escolas começam muito cedo.


Fatos Desconhecidos

Qual é mais estúpido aqui?











Imie Maylon 

Descoberto o interstício, um novo órgão do corpo humano

Já tinha sido definido como o “terceiro espaço”, mas nunca o tinham considerado um órgão. Cientistas dos EUA propõem agora que o interstício, formado por um espaço com fluido em circulação, se torne um órgão do corpo humano.

JILL GREGORY
O corpo humano continua a surpreender-nos. Em pleno século XXI, uma equipa de cientistas dos Estados Unidos revela-nos que temos um órgão que nunca tinha sido considerado como tal. Chama-se interstício, é formado por um espaço com fluido e está nos tecidos conjuntivos por baixo da superfície da pele, reveste o tubo digestivo, os pulmões e o sistema urinário e rodeia as artérias, as veias ou a membrana entre os músculos – tudo numa única estrutura. Num artigo científico publicado esta terça-feira na revista Scientific Reports, pela primeira vez, os cientistas descrevem este órgão e consideram-no um dos maiores do corpo humano.

A “descoberta” aconteceu graças a um novo endoscópio. Em 2015, os médicos e autores do trabalho Petros Benias e David Carr-Locke mostraram ao patologista e coordenador do trabalho Neil Theise fotografias das paredes dos canais biliares (que existem normalmente no fígado e por onde são excretados os produtos segregados pelas células) que tinham sido obtidas através do tal endoscópio. Estes instrumentos são usados para examinar órgãos internos, tirar amostras dos tecidos e fazer diagnósticos.

“Este endoscópio tem uma nova função: depois de injectar um pouco de corante fluorescente na veia da pessoa durante a endoscopia, pode-se examinar o tecido vivo a um nível microscópico semelhante ao que se tem nas biopsias”, conta ao PÚBLICO Neil Theise, da Escola de Medicina Icahn do Hospital do Monte Sinai (em Nova Iorque), tal como Petros Benias e David Carr-Locke. “Em muitos casos, usou-se o endoscópio para examinar o esófago, o estômago, o intestino delgado ou o intestino grosso, mas nada de extraordinário se revelou.” O cenário mudou quando se observaram “espaços” nos canais biliares que não correspondiam ao que se conhecia até então.

Neil Theise confessa que tentou saber o que seriam esses “espaços” só através da análise dessas fotografias, mas não conseguiu. Por isso, a equipa analisou canais biliares (ainda saudáveis) retirados de doentes com cancro durante as operações. “Então, vimos algo inesperado. Uma camada intermédia do canal biliar, que se pensava que fosse um tecido conjuntivo densamente compactado e com uma parede de colagénio densa, era na verdade um espaço aberto, preenchido por fluido e sustentado por uma rede de fibras de colagénio.”

Novo órgão, o interstício JILL GREGORY
A pouco e pouco, os cientistas analisaram outras camadas de tecidos conjuntivos, como as dos revestimentos dos órgãos viscerais, da derme (uma camada da pele), a fáscia ou o tecido conjuntivo à volta dos vasos sanguíneos. Em todos encontraram o interstício.

Nesse espaço, está o fluido extracelular, aquele que não está dentro das células. “Alguns espaços como estes são óbvios: o sistema cardiovascular tem o fluido do sangue, os próprios vasos linfáticos, e o espaço dentro do cérebro e da medula contém fluido cérebroespinal”, descreve Neil Theise, dizendo que se estima que todos esses espaços só tenham um quarto de fluido extracelular. “Aproximadamente 20% do volume do fluido do corpo, que inclui cerca de dez litros, está dentro do interstício.”

Novo tipo de células

Para que serve? “O fluido intersticial foi criado para ser a ‘pré-linfa’, que chega ao fluido no sistema linfático. Por isso, este espaço é a continuação directa do sistema linfático e dos gânglios linfáticos”, explica o patologista. E frisa-se no artigo: “O espaço intersticial é a fonte primária da linfa e é o maior compartimento de fluido no corpo.” Contudo, Neil Theise destaca que ainda se sabe muito pouco sobre este órgão.

No passado, o interstício era definido como o “terceiro espaço” – depois do sistema cardiovascular e do linfático. “Era geralmente descrito como um mero ‘espaço entre as células’, embora ocasionalmente o conceito de que havia um grande espaço intersticial já tenha sido referido. Mas as suas características anatómicas e histológicas nunca tinham sido descritas”, conta Neil Theise.

Sobre os “indícios” da existência do interstício, o patologista brinca: “Agora podemos olhar para trás e dizer: ‘Ah, era o interstício que se estava a observar!’ Mas até publicarmos estes resultados, esta estrutura comum no corpo tinha de facto sido esquecida.”

Definir agora o interstício como um órgão ainda é algo “impreciso”, pois deve ser estudado ainda por outros cientistas para que exista um consenso sobre ele, disse o patologista ao site de notícias Live Science. Mas ao PÚBLICO salientou: “Normalmente, [considerar um órgão] implica que haja uma unidade e unicidade de uma estrutura e/ou de uma função. Este espaço tem ambas: propriedades únicas, assim como estruturas e funções que não são observadas noutro sítio.”

Além disso, esta descoberta pode levar a avanços na medicina, como diz o patologista: “Tem potencial para impulsionar grandes progressos na medicina, incluindo a possibilidade de uma amostra directa de fluido intersticial se tornar uma poderosa ferramenta de diagnóstico.” No artigo, os cientistas destacam que esta descoberta pode ser importante para o estudo das metástases de cancro, bem como do edema, da fibrose e dos mecanismos de funcionamento de tecidos e órgãos.

Vejamos alguns exemplos do que já se sabe. Como o interstício é uma “estrada” com fluido em circulação, isso poderá explicar por que é que as células cancerosas, quando a invadem, se tornam tão propensas a espalharem-se. “Sabemos há décadas que a invasão do cancro nessas camadas é o momento em que há mais risco de ele se espalhar para fora do órgão, particularmente para os gânglios linfáticos”, diz Neil Theise, realçando que antes se pensava que este espaço tivesse uma parede densa de colagénio. “O espaço é preenchido por uma ‘estrada’ de fluido, muitas vezes sob pressão, que circula directamente no sistema linfático e, desta forma, para os gânglios linfáticos. As metástases tumorais estão dependentes deste espaço e das suas características.”

Nesse espaço, também há uma circulação de macrófagos, um tipo de células do sistema imunitário. “Quando fazemos uma tatuagem, esta é a camada em que o pigmento é depositado e é absorvido por essas células. Quando algumas células imunitárias se movem para aqui, elas chegam sempre aos gânglios linfáticos, como as células tumorais.” Mas, ao contrário das células cancerosas, aquelas desempenham uma função imunitária normal. “Provavelmente, células imunitárias de todos os tipos viajam através deste espaço durante uma lesão ou doença. Como estão em ligação directa com o sistema linfático, podem desempenhar um papel importante na inflamação.”

Neil Theise acrescenta também que há um novo tipo de células neste órgão: células que juntam características dos fibroblastos (células do tecido conjuntivo), que fabricam colagénio, e das células endoteliais, que revestem o interior dos vasos sanguíneos.

O interstício junta-se assim a outros órgãos recentemente “descobertos”, como o mesentério, uma dupla prega da membrana que cobre a parede abdominal, que foi reconhecido pelos cientistas como órgão no final de 2016. No ano passado, também ficámos a saber mais sobre as funções imunitárias do omento, uma cobertura adiposa que está na zona do abdómen, mesmo à frente dos órgãos viscerais, e que se assemelha a um avental. Ficamos agora à espera da próxima “descoberta”.

Fonte: publico.pt

Falta de sexo pode provocar morte súbita nas mulheres


Muita atenção, senhoras. Um novo estudo veio concluir que a falta de sexo pode mesmo provocar a morte súbita no sexo feminino!

O estudo em questão foi realizado na Universidade de Tufts, em Massachusetts, e veio afirmar que as mulheres que só fazem sexo ocasionalmente são mais propensas a morrer subitamente. Fazer sexo de uma forma regular está na categoria dos exercícios cardiovasculares, que minimizam o risco de ter um ataque cardíaco fatal.

Mas “ocasional” é bastante vago, correto? Pois bem, os investigadores responsáveis pelo estudo concluíram que quando dizem “ocasionalmente”, se referem a uma frequência de sexo inferior a uma vez a cada mês e que, com tão pouca regularidade, as mulheres ficam muito mais propícias a terem um AVC e a falecerem de morte súbita.

Acontece que a atividade física episódica é responsável pelo aumento de 3,5 vezes de probabilidades de um enfarte no miocárdio e aumenta 5 vezes a probabilidade de morte súbita.

Muita atenção…

Fonte: SARCASTICAMENTE FALANDO

Campanha/Cajú - BOAD admite possibilidade de apoiar desenvolvimento da fileira de cajú no país

Bissau, 29 Mar 18 (ANG) - O novo representante do Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD) admitiu hoje a possibilidade de o país beneficiar de apoio financeiro desta instituição para desenvolver a fileira de cajú.

Aimé Bicaba que falava à imprensa a saída de uma audiência com Presidente da República José Mário Vaz disse que o encontro visa apresentar a sua pessoa como novo representante do (BOAD) na Guiné-Bissau.

Disse que prometera ao chefe de estado reflectir sobre as possibilidades de o banco apoiar o desenvolvimento da fileira de cajú. 

 Bicaba recordou que o BOAD já financiou cerca de 36 projectos, com destaque para os sectores de agricultura, infraestruturas rodoviárias e energia.

Por isso, de acordo com Aimé, os referidos sectores vão continuar a ter o apoio do BOAD.
Entretanto, o Presidente da República recebeu igualmente a Comissão Técnica dos Assuntos Políticos das Nações Unidas, que só vai prestar declarações no final dos encontros com as autoridades nacionais.

 ANG/LPG/ÂC/SG

Acredite, beber cerca de 3 xícaras de café por dia pode fazer os seios das mulheres diminuírem.


Fatos Desconhecidos

O que os historiadores dizem sobre a real aparência de Jesus

CÍCERO MORAES/BBC BRASIL
Concepção artística do designer gráfico especialista em reconstituição facial forense Cícero Moraes mosta que judeus que viviam no Oriente Médio no século 1 tinham a pele, o cabelo e os olhos escuros
Foram séculos e séculos de eurocentrismo - tanto na arte quanto na religião - para que se sedimentasse a imagem mais conhecida de Jesus Cristo: um homem branco, barbudo, de longos cabelos castanhos claros e olhos azuis. Apesar de ser um retrato já conhecido pela maior parte dos cerca de 2 bilhões de cristãos no mundo, trata-se de uma construção que pouco deve ter tido a ver com a realidade.

O Jesus histórico, apontam especialistas, muito provavelmente era moreno, baixinho e mantinha os cabelos aparados, como os outros judeus de sua época.

A dificuldade para se saber como era a aparência de Jesus vem da própria base do cristianismo: a Bíblia, conjunto de livros sagrados cujo Novo Testamento narra a vida de Jesus - e os primeiros desdobramentos de sua doutrina - não faz qualquer menção que indique como era sua aparência.

"Nos evangelhos ele não é descrito fisicamente. Nem se era alto ou baixo, bem-apessoado ou forte. A única coisa que se diz é sua idade aproximada, cerca de 30 anos", comenta a historiadora neozelandesa Joan E. Taylor, autora do recém-lançado livro What Did Jesus Look Like? e professora do Departamento de Teologia e Estudos Religiosos do King's College de Londres.



"Essa ausência de dados é muito significativa. Parece indicar que os primeiros seguidores de Jesus não se preocupavam com tal informação. Que para eles era mais importante registrar as ideias e os papos desse cara do que dizer como ele era fisicamente", afirma o historiador André Leonardo Chevitarese, professor do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autor do livro Jesus Histórico - Uma Brevíssima Introdução.

Em 2001, para um documentário produzido pela BBC, o especialista forense em reconstruções faciais britânico Richard Neave utilizou conhecimentos científicos para chegar a uma imagem que pode ser considerada próxima da realidade. A partir de três crânios do século 1, de antigos habitantes da mesma região onde Jesus teria vivido, ele e sua equipe recriaram, utilizando modelagem 3D, como seria um rosto típico que pode muito bem ter sido o de Jesus.


Ilustração feita por especialista Richard Neave para documentário da BBC em 2001
Esqueletos de judeus dessa época mostram que a altura média era de 1,60 m e que a grande maioria deles pesava pouco mais de 50 quilos. A cor da pele é uma estimativa.

Taylor chegou a conclusões semelhantes sobre a fisionomia de Jesus. "Os judeus da época eram biologicamente semelhantes aos judeus iraquianos de hoje em dia. Assim, acredito que ele tinha cabelos de castanho-escuros a pretos, olhos castanhos, pele morena. Um homem típico do Oriente Médio", afirma.

"Certamente ele era moreno, considerando a tez de pessoas daquela região e, principalmente, analisando a fisionomia de homens do deserto, gente que vive sob o sol intenso", comenta o designer gráfico brasileiro Cícero Moraes, especialista em reconstituição facial forense com trabalhos realizados para universidades estrangeiras. Ele já fez reconstituição facial de 11 santos católicos - e criou uma imagem científica de Jesus Cristo a pedido da reportagem.

"O melhor caminho para imaginar a face de Jesus seria olhar para algum beduíno daquelas terras desérticas, andarilho nômade daquelas terras castigadas pelo sol inclemente", diz o teólogo Pedro Lima Vasconcellos, professor da Universidade Federal de Alagoas e autor do livro O Código da Vinci e o Cristianismo dos Primeiros Séculos.

Outra questão interessante é a cabeleira. Na Epístola aos Coríntios, Paulo escreve que "é uma desonra para o homem ter cabelo comprido". O que indica que o próprio Jesus não tivesse tido madeixas longas, como costuma ser retratado.

"Para o mundo romano, a aparência aceitável para um homem eram barbas feitas e cabelos curtos. Um filósofo da antiguidade provavelmente tinha cabelo curto e, talvez, deixasse a barba por fazer", afirma a historiadora Joan E. Taylor.


ICON PRODUCTIONS/DIVULGAÇÃO
O ator Jim Caviezel interpretou Jesus no filme 'A Paixão de Cristo', de 2004, dirigido por Mel Gibson
Chevitarese diz que as primeiras iconografias conhecidas de Jesus, que datam do século 3, traziam-no como um jovem imberbe e de cabelos curtos. "Era muito mais a representação de um jovem filósofo, um professor, do que um deus barbudo", pontua ele.

"No centro da iconografia paleocristã, Cristo aparece sob diversas angulações: com o rosto barbado, como um filósofo ou mestre; ou imberbe, com o rosto apolíneo; com o pálio ou a túnica; com o semblante do deus Sol ou de humilde pastor", contextualiza a pesquisadora Wilma Steagall De Tommaso, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e do Museu de Arte Sacra de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Teologia e Ciências da Religião.

Imagens

Joan acredita que as imagens que se consolidaram ao longo dos séculos sempre procuraram retratar o Cristo, ou seja, a figura divina, de filho de Deus - e não o Jesus humano. "E esse é um assunto que sempre me fascinou. Eu queria ver Jesus claramente", diz.

A representação de Jesus barbudo e cabeludo surgiu na Idade Média, durante o auge do Império Bizantino. Como lembra o professor Chevitarese, eles começaram a retratar a figura de Cristo como um ser invencível, semelhante fisicamente aos reis e imperadores da época.

"Ao longo da história, as representações artísticas de Jesus e de sua face raras vezes se preocuparam em apresentar o ser humano concreto que habitou a Palestina no início da era cristã", diz o sociólogo Francisco Borba Ribeiro Neto, coordenador do Núcleo Fé e Cultura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

"Nas Igrejas Católicas do Oriente, o ícone de Cristo deve seguir uma série de regras para que a imagem transmita essa outra percepção da realidade de Cristo. Por exemplo, a testa é alta, com rugas que normalmente se agrupam entre os olhos, sugerindo a sabedoria e a capacidade de ver além do mundo material, nas cenas com várias pessoas ele é sempre representado maior, indicando sua ascendência sobre o ser humano normal, e na cruz é representado vivo e na glória, indicando, desde aí, a sua ressurreição."


DIVULGAÇÃO
Joaquin Phoenix interpretou Jesus no filme 'Maria Madalena', de 2018
Como a Igreja ocidental não criou tais normas, os artistas que representaram Cristo ao longo dos séculos criaram-no a seu modo. "Pode ser uma figura doce ou até fofa em muitas imagens barrocas ou um Cristo sofrido e martirizado como nas obras de Caravaggio ou Goya", pontua Ribeiro Neto.

"O problema da representação fiel ao personagem histórico é uma questão do nosso tempo, quando a reflexão crítica mostrou as formas de dominação cultural associadas às representações artísticas", prossegue o sociólogo. "Nesse sentido, o problema não é termos um Cristo loiro de olhos azuis. É termos fiéis negros ou mulatos, com feições caboclas, imaginando que a divindade deve se apresentar com feições europeias porque essas representam aqueles que estão 'por cima' na escala social."

Essa distância entre o Jesus "europeu" e os novos fiéis de países distantes foi reduzida na busca por uma representação bem mais aproximada, um "Jesus étnico", segundo o historiador Chevitarese. "Retratos de Jesus em Macau, antiga colônia portuguesa na China, mostram-no de olhos puxados, com a forma de se vestir própria de um chinês. Na Etiópia, há registros de um Jesus com feições negras."

No Brasil, o Jesus "europeu" convive hoje com imagens de um Cristo mais próximo dos fiéis, como nas obras de Cláudio Pastro (1948-2016), considerado o artista sacro mais importante do país desde Aleijadinho. Responsável por painéis, vitrais e pinturas do interior do Santuário Nacional de Aparecida, Pastro sempre pintou Cristo com rostos populares brasileiros.

Para quem acredita nas mensagens de Jesus, entretanto, suas feições reais pouco importam. "Nunca me ocupei diretamente da aparência física de Jesus. Na verdade, a fisionomia física de Jesus não tem tanta importância quanto o ar que transfigurava de seu olhar e gestos, irradiando a misericórdia de Deus, face humana do Espírito que o habitava em plenitude. Fisionomia bem conhecida do coração dos que nele creem", diz o teólogo Francisco Catão, autor do livro Catecismo e Catequese, entre outros.

Edison Veiga
De Milão, para a BBC Brasil

A União Europeia lança convite a manifestar interesse para o PRO-GB - Programa para a Resiliência e as Oportunidades Socioeconómicas para a Guiné-Bissau


A Delegação da União Europeia junto da República da Guiné-Bissau lança convite a manifestações de interesse para a seleção de operadores para implementar as quatro seguintes componentes do Programa para a Resiliência e as Oportunidades Socioeconómicas para a Guiné Bissau (ProGB):

•             ProGB Sociedade Civil (montante total: 8 milhões EUR)

•             ProGB Serviços de Água e Energia (montante total: 9 milhões EUR)

•             ProGB Agricultura de Mangal (montante total: 11 milhões EUR)

•             ProGB Fileira Avícola (montante total: 1,5 milhões EUR)

As organizações interessadas deverão consultar o documento de orientação do convite e manifestar o seu interesse através do preenchimento de um formulário que permitirá avaliar a sua capacidade de realizar as tarefas de implementação relacionadas com o ProGB.

O prazo para envio das manifestações de interesse é segunda-feira, 14 de Maio de 2018, às 24h00 TMG.

Uma sessão pública de informação sobre o convite terá lugar no dia 11 de Abril de 2018, às 9h30, na sala de conferências do Instituto Nacional de Cinema e do Audiovisual (INCA), em Bissau.

Toda a informação sobre o convite (incluindo documento de orientação e formulário) pode ser consultada na página web da Delegação (ver documentos abaixo).

Documentos



COMUNICADO DE IMPRESNSA

Foi com alguma incredulidade que registámos, num ato de autêntico desespero, no dia 23 de Março nos Órgãos de Comunicação Social, algumas inverdades e insinuações proferidas por um tal senhor que responde por André Deuna, dito secretário dos assuntos estratégicos de APU-PDGB, na aldeia de UK, secção de Cumura.

Com efeito, o PRS reage às referidas difamações infundadas e falaciosas propaladas pelo senhor Andre Deuna em que afirma que sua Excelência o Sr. Alberto Nambeia Presidente do PRS terá recebido mais de trezentos milhões de francos cfa, em 2014 para apoiar a candidatura de Nuno Gomes Nabian mas não o fez.

Para além de caluniosas e mentirosas, estas declarações vêem demostrar claramente até onde pode levar o estado de desespero a que são capazes de chegar os nossos pequenos adversários, se é que são dignos desse nome na pessoa do Sr. Andre Deuna e o seu chefe Boca de Aluguer e Candonga Politico, Nuno Na Bianda

Ao que parece, o André Deuna e os seus APUANOS perderam o tino por causa da tamanha afronta a que estão sujeitos com o aproximar do embate eleitoral, por isso embrenha-se em elucubrações manhosas sem pés nem cabeça. 
Mas vejamos em detalhe quem é este senhor que responde pelo nome de André Deuna?

1. André Deuna, o homem que pelo pouco tempo que passou na VIAÇÃO, acumulou muita fortuna indevidamente o que levou ao Lider imortal Dr. KOUMBA YALA a instruir que seja exonerado e banido, das estruturas intermédias da governação. Na verdade, o tal senhor considerava a Direção Geral de Viação propriedade sua, tendo incorrido na suspeita de vários crimes de peculato, desfalque e outro de corrupção activa e passiva.

2. Sem discernimento e com cara de lata foi considerado pelo Líder KUMBA YALA como mentiroso e desmiolado, bajulador nato que sempre intrigou amigos e próximos com o seu teatral feitio de bari padja.

3. O Andre Deuna, é tristemente recordado no PRS como insinuador de intrigas de tudo e todos na certeza porém esquecendo-se, liminarmente, nos dias que correm, de que uma boa parte dos 5 milhões de Dólar doados ao seu candidato Boca de Aluguer e Candonga Político aliado a corrupção desenfreada na Empresa Nacional de Aeroportos e comercio ilícito de madeira foram empregues na Construção da Mansão do seu chefe cita no Bairro de Penha facto que contraria e insulta a memoria do nosso Líder imortal Dr. KUMBA YALA

4. A dignidade, o bom nome e a reputação Nacional e Internacional da sua Excelência o Presidente dos Renovadores Sr. Alberto Nambeia alcunhado por Dr. KUMBA YALA de Maquina do PRS que percorre todo o território Nacional sem óleo, nem gasolina, ultrapassa de longe espectros de insinuações caluniosas, medíocres de um homem sem carácter e postura como este senhor, que responde por André Deuna, o arauto da desgraça, de malandragem e de candongagem.

5. Por isso, o PRS sente-se no dever e direito de mover, de vez por todas, uma queixa-crime contra este senhor que no passado teve sérios problemas no C.E Nº 10 e que por tanta inactividade e críticas de falta de carácter foi alvo de rejeição e censura por parte dos militantes do PRS. Seria esta uma das razões de perda do prestigio político no referido Circulo dos sustentáculos dos seu candidato, Boca de Aluguer e Candonga politico causa essa que viria a ser fatal à vida do nosso líder imortal após o fatídico jantar que viria a provocar-lhes vómitos e consequente morte instantânea num cenário em que os restos mortais do saudoso Kumba Yalá estavam totalmente enegrecidos levando os próximos do candidato a não permitirem uma autopsia ao corpo do malogrado.

Ainda restam, muitas, mas muitas histórias para contar onde o dito cujo André Deuna terá que ser chamado à colação. Estamos atentos, vigilantes e prometemos vir com mais detalhes

Pela Liberdade Transparência e Justiça

Bissau, 27 de Março de 2017

Gabinete de Comunicação


 


Prs Bissau