segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Recenseamento eleitoral: BOTCHE CANDÉ DENUNCIA EXISTÊNCIA DE CARTÕES ELEITORAIS FALSOS

O deputado Botche Candé, que coordena um movimento político com o seu nome, denunciou no comício desta manhã, 21 de outubro 2018, a existência de cartões eleitorais falsos, emitidos pelos agentes recenseadores aos eleitores, que segundo a sua explicação, estão plastificados com plásticos vendidos no mercado de Bandim. O político falava num comício popular realizado a frente do Palácio do Governo, depois da marcha que mobilizou milhares de participantes para contestar o processo do registo eleitoral.

A iniciativa da marcha envolve 22 formações políticas legalmente constituidas mais o movimento político de deputado Botche Candé, nomeadamente: Grupo de 18 Partidos Políticos, PRS, MADEM-G 15, APU-PDGB e  UPG. A marcha iniciou-se junto a Sede nacional dos renovadores (PRS) e percorreu a avenida principal até a sede do Palácio do Governo (Zona Industrial de Brá).

“Quero apresentar-vos dois cartões eleitorais, um é verdadeiro, mas o outro foi fabricado. Como podemos confiar neste processo? Qualquer um de vocês que se recensear, ao receber o seu cartão, que retire apenas o plástico e o cartão vai desfolhar-se. É um cartão coberto com plástico vendido no mercado de Bandim. Ninguém terá a coragem e vontade de aceitar este processo, com este tipo de cartões que estão a ser emitidos pelos agentes recenseadores”, disse o político.

Candé assegurou que o seu movimento exige o  recenseamento de 950 mil eleitores guineenses estimados pelas autoridades. Se isso se concretizar, estarão  disponíveis a concorrer às eleições legislativas. Esclareceu ainda que a manifestação não visa   derrubar o actual executivo losers do por Aristides Gomes, mas defender  o recenseamento de todos os guineenses maiores de idade, incluindo os da diáspora.

“Pedir socorro junto da Comunidade Internacional, em particular da CEDEAO, pedindo-lhes que não nos obriguem a pisar a nossa lei. Nunca vamos permitir isso!”, advertiu o deputado que, entretanto, afirmou que nenhum cidadão guineense maior de idade pode ficar sem recensear-se e se isso deve lhes custar as suas vidas, então que os matem todos. 

Por: Assana Sambú

Foto: Marcelo Na Ritche

OdemocrataGB

Umaro Sissoco pede Ministério Público para investigar dois milhões de dólares americanos no Tesouro Público

Bissau, 22 Out 18 (ANG) – O ex-Primeiro-ministro pediu recentemente ao Ministério Público para investigar o paradeiro de cerca de dois milhões de dólares americano, no Tesouro publico, deixado por ele para organizar as eleições legislativas de 18 de Novembro de 2018. 

Umaro Sissoco Embaló  que falava aos jornalistas depois de se ter recenseado, em Gabu,Leste do país disse que com aquele valor de um milhão e oitocentos mil dólares americanos o país podia comprar Kits suficientes para o processo de recenseamento eleitoral em curso.

Questionado sobre o prolongamento do recenseamento eleitoral respondeu que desde o momento que os deputados da nação decidiram alongar seus mandatos o país vive no incumprimento da lei.

Sissoco Embalo disse que o Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15) não é apenas um movimento contestatário, mas sim um partido político democrático que contribuirá para o bem do país e que irá fazer as suas críticas e pressão, incluindo a organização  de marchas pacíficas para exigir a transparência do registo eleitoral.

Interrogado sobre os projectos da (MADEM-G15) respondeu que o partido pretende construir estradas, escolas, centros de saúde, energia eléctrica na região de Gabú caso for eleito.

MADEM-G15 é coordenado por Braima Camará e foi criado este ano na sequência da expulsão dos 15 deputados das fileiras do PAIGC por “violações dos estatutos do partido”. 

ANG/JD/LPG//SG

O estômago tem a capacidade máxima de 4 litros, isso significa: 3 cachorros-quentes completos + 2 porções grandes de batata frita + 2 refrigerantes de 500 mL + 2 casquinhas de sorvete.



Achei Curioso


LEGISLATIVE ELECTION IN GUINE BISSAU IS JUST 20 DAYS AHEAD WITH ONLY 25% OF VOTER REGISTERED… WHAT A FUNNY WORLD!