domingo, 25 de abril de 2021

Chade. Militares pedem ajuda ao Níger para capturar líder dos rebeldes

© Getty Images

Notícias ao Minuto  25/04/21 

Ndjamena, 25 abr 2021 (Lusa) - Os militares no poder no Chade pediram ao Níger para ajudar a capturar o chefe dos rebeldes e rejeitaram a sugestão de cessar-fogo, uma semana depois da morte do Presidente do país em combate.

"Não é a altura para mediações ou negociações com foras da lei", anunciou o porta-voz do Conselho Militar de Transição, Bermandoa Agouna, numa declaração transmitida pela televisão nacional.

"O Chade apela à cooperação e solidariedade do Níger (...) para facilitar a captura e prestação de justiça a estes criminosos de guerra", afirmou Agouna, citado pela agência France-Presse, que acusou o líder do grupo rebelde de ter fugido para o Níger, mas que este nega.

O pedido de cooperação feito ao Níger e a recusa de um cessar-fogo surgem no dia seguinte ao líder dos rebeldes da FACT ('Front for Change and Concord in Chad') ter anunciado que estava disposto a celebrar uma trégua.

No sábado, Mahmat Mahadi Ali tinha manifestado disponibilidade para cumprir um cessar-fogo, duas semanas depois de ter lançado uma ofensiva contra o regime no país: "Manifestámos a nossa abertura para uma trégua, um cessar-fogo (...), mas fomos novamente bombardeados, não podemos respeitar um trégua unilateralmente, deve ser feita de ambos os lados", afirmou Mahadi Ali, citado pela agência francesa.

O país africano vive num clima de instabilidade, agravada pela morte do Presidente, Idriss Déby Itno, ocorrida na terça-feira, enquanto comandava o Exército chadiano na luta contra os rebeldes no norte do país.

Há 30 anos no poder, Déby tinha sido reeleito para um mandato de seis anos, em eleições presidenciais realizadas em 11 de abril, dia em que o grupo rebelde FACT lançou uma ofensiva a partir das suas bases de retaguarda na Líbia.

O Exército chadiano anunciou que tinha provocado mais de 300 baixas entre os rebeldes, mas o Presidente acabou também ferido e morreu em batalha.

Após o anúncio da morte do Presidente, os militares, que têm agora o poder no Chade, revelaram a intenção de realizar eleições "livres e democráticas" após um "período de transição" de 18 meses, em que o país será liderado por um conselho militar.

O conselho militar é presidido pelo tenente-general Idriss Déby Itno, filho do falecido Presidente.

Sobre o processo de transição, o líder dos rebeldes, Mahmat Mahadi Ali, falou num esforço de "diálogo inclusivo".

"Estamos em sintonia com a oposição e a sociedade civil, que exigem um diálogo inclusivo", disse em declarações à AFP.


Três benefícios poderosos (e surpreendentes) da salsa para a saúde....Use e abuse!

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  25/04/21 

Tendemos a ver a salsa como uma mera guarnição e como tal, acabamos por não lhe dar grande atenção. Todavia, esta erva faz muito mais do que dar sabor aos alimentos e enfeitar o prato.

Eis, de acordo com o site The Healthy, três super benefícios da salsa para a saúde:

Reduz o risco de cancro da mama

A salsa tem na sua composição elementos protetores específicos contra o cancro da mama. De acordo com um estudo de 2017, publicado na revista Geroscience, a apigenina, uma substância natural presente no condimento revelou ser promissora como tratamento não tóxico de tumores mamários.

Previne o aparecimento de linhas de expressão e de rugas

Comer salsa melhora a aparência da tez. A erva é rica em vitamina C, que por sua vez produz colágenio, propriedade que dá à pele a sua estrutura e força.

O colágenio ajuda a eliminar as linhas finas e rugas, sendo o segredo para a manutenção de uma pele saudável e jovem.

Ajuda a prevenir infeções urinárias

Os homeopatas usam a salsa para tratar infeções do trato urinário, da bexiga e pedras nos rins. A planta contém produtos químicos que causam a contração muscular do intestino, bexiga e útero. Como tal, há milénios que é usada não só para tratar essas infeções, como para aliviar problemas gastrointestinais e cólicas menstruais. 

SESSÃO PLENÁRIA NOVA MAIORIA - OS DEPUTADOS DE MADEM E DO APU ABANDONARAM A SESSÃO PLENÁRIA, ALEGANDO A VIOLAÇÃO SISTEMÁTICA DO REGIMENTO DA ANP

Por Jean Luck Mendes

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - Causa e efeito RTP Africa - atualidade política Guineese com Dr. Helder Vaz, Dr. Geraldo Martins e Dr. Jamel Handem ...25 de abril de 2020

Fonte: RadioBantaba

Coordenador do MADEM G15 de visita à Mansabá e Morés...


Delegação do MADEM G15 à Morés e Mansabá sob a presidência do seu Coordenador Braima Camará solidariza-se com a comunidade local, doando para efeito produtos e géneros alimentícios...

Governo aposta na mecanização da Agricultura para fazer face à autosuficiencia alimentar...



Ministro da Agricultura visita 15 bolanhas da zona leste do país...

Nigéria - 🌍🇳🇬Polícia mata comandante da milícia IPOB e seis outros em Imo

Operadores da Força Policial da Nigéria e seus homólogos do Exército Nigeriano e DSS em uma operação conjunta, mataram um Comandante Ikonta e seis outros membros da milícia no Estado de Imo. Os homens, que foram identificados como membros do proscrito Povo Indígena de Biafra, foram mortos durante uma invasão matinal em seu esconderijo na aldeia Awomama, Oru Leste LGA do Estado de Imo, no sábado, 24 de abril de 201. 

Os insurgentes são supostamente responsáveis ​​pelo ataque à Sede da Polícia do Estado de Imo e à sede do Serviço Correcional da Nigéria em 5 de abril de 2021. Eles também realizaram uma série de ataques violentos e calculados contra o pessoal de segurança e formações no sudeste e sul de o país. 

À medida que as forças de segurança se aproximavam da base dos insurgentes, elas sofriam disparos rápidos do grupo, mas as Forças acabaram neutralizando o comandante geral dos insurgentes no Sudeste conhecido popularmente como Comandante Ikonso e outros seis combatentes armados do grupo insurgente. O comandante Ikonso é conhecido como o vice-presidente designado e também como coordenador de todas as operações de milícia do grupo. 

Ele foi o mentor e coordenador do ataque à Sede da Polícia de Imo e de vários outros ataques contra pessoal e instalações de segurança e militares. Após o feroz tiroteio, a equipe de segurança recuperou os restos mortais do Comandante Ikonso e os seis de seus lutadores. 

Várias armas sofisticadas, incluindo seis rifles AK47, centenas de munições de diferentes calibres e muitos amuletos, incluindo amuletos à prova de bala, foram recuperados dos insurgentes. Três policiais e um oficial do Exército, que sofreram graves ferimentos a bala durante troca de tiros com os insurgentes, foram hospitalizados.



Por Tribo Banto Áfrika

Últimas: Remodelação Governamental que mantém a figura do vice-Primeiro-ministro e, entrada de 9 novos membros no total 31 ministros e secretários.

Presidente da Guiné-Bissau aceita remodelação do Governo de Nuno Nabiam

Umaro Sissoco Embaló, aceitou remodelação do Governo proposta pelo primeiro-ministro, Nuno Nabiam, que tirou do executivo seis ministros e três secretários de Estado

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, aceitou hoje uma remodelação do Governo proposta pelo primeiro-ministro, Nuno Nabiam, que tirou do executivo seis ministros e três secretários de Estado.

Através de decretos presidenciais anunciados pelo gabinete de comunicação, a presidência guineense anunciou as saídas do Governo de Jorge Malu, ministro dos Recursos Naturais e Energia; Jorge Mandinga, Transportes e Comunicações; Abel da Silva, Agricultura e Desenvolvimento Rural; Artur Sanha, do Comércio e Indústria; António Deuna, da Saúde Pública,; e de Jibril Baldé, da Educação e Ensino Superior.

Também deixaram o Governo, Dara da Fonseca Ramos, secretária de Estado das Comunidades; Nhima Sissé, secretária de Estado do Turismo e Artesanato; e Conco Turé, secretário de Estado da Comunicação Social.

Entram para o Governo, Orlando Viegas, para a pasta de ministro dos Recursos Naturais e Energia; Marciano Barbeiro para Agricultura e Desenvolvimento Rural,; Iaia Djalo, para Justiça e dos Direitos Humanos,; Fernando Vaz, Turismo e porta-voz do executivo; Tcherno Djalo, Comércio e Indústria,; Cirilo Djalo para Educação e Ensino Superior; e Dionísio Cumba, Saúde Pública.

O executivo passa a contar com quatro ministros de Estado: Suzi Barbosa, que se mantém como ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades,; Orlando Viegas (do Partido da Renovação Social, PRS); Marciano Barbeiro (do Movimento para a Alternância Democrática, Madem G-15); e Botche Candé (figura próxima do Presidente guineense).

A deputada e advogada luso-guineense do Madem G-15, Salumé Santos Allouche, entra para o executivo como secretária de Estado das Comunidades, uma pasta que era ocupada por Dara da Fonseca Ramos.

Na nova configuração do Governo, é notório o reforço do “peso” do PRS, terceira força política no parlamento, em detrimento da Assembleia do Povo Unido — Partido Social-Democrata (APU-PDGB) do primeiro-ministro, Nuno Nabiam, quarta força política no parlamento guineense.

Alguns elementos transitaram do anterior executivo, mas ocupando outras funções: são os casos de Fernando Mendonça, que saiu da Justiça e Direitos Humanos para a Comunicação Social, e de Augusto Gomes, que deixa a secretaria de Estado da Cooperação Internacional para chefiar o ministério dos Transportes e Comunicações.

Tcherno Djalo, do PRS, antigo reitor da universidade Lusófona de Bissau, volta ao Governo, depois de ter sido conselheiro presidencial, para liderar a pasta do Comércio e Indústria; Tumane Baldé (PRS), ligado ao comissariado nacional luta contra a covid-19, regressa ao ministério da Administração Pública; e Iaia Djalo (líder do Partido da Nova Democracia, de que é o único deputado no parlamento), volta a assumir a pasta do ministro da Justiça e dos Direitos Humanos.

Dionísio Cumba (PRS), também médico ligado ao combate à covid-19, entra para o Governo pela primeira vez como ministro da Saúde Pública.

Fernando Vaz, até aqui um dos conselheiros do primeiro-ministro, retorna ao cargo de ministro do Turismo, que já ocupou em governos anteriores, mas agora para acumular com as funções de porta-voz do executivo.

O novo ministro da Educação e Ensino Superior, Cirilo Mamasaliu Djalo, é dirigente do Madem G-15 e era um dos diretores gerais do ministério que agora vai chefiar.

No decreto do presidente, Umaro Sissoco Embalo, no qual anunciou as mudanças, refere-se que as mesmas ocorreram sob proposta do primeiro-ministro, Nuno Nabiam para “melhorar a atividade governativa”.

MB // JMC

visao.sapo.pt  25.04.2021.. Atulizado às 09h12

Confira as notasos decretos:👇👇👇