sábado, 13 de junho de 2020

Covid-19 já matou 427.495 pessoas e infetou mais de 7,7 milhões no mundo

A pandemia do novo coronavírus já matou 427.495 pessoas e infetou mais de 7,7 milhões em todo o mundo, segundo dados da agência AFP, às 19:00 TMG de hoje, baseada em dados oficiais dos países.


De acordo com os dados diários recolhidos pela agência noticiosa francesa, às 19:00 TMG (20:00 de Lisboa), 7.711.490 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, nos finais de dezembro, na cidade chinesa de Wuhan, dos quais pelo menos 3.458.300 agora são considerados curados.

Contudo, a AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que alguns países estão a testar apenas casos graves com internamento hospitalar, enquanto outros usam o teste como uma prioridade para o rastreamento e muitos Estados pobres têm apenas capacidade limitada de rastreamento.

Desde a contagem feita às 19:00 GMT de sexta-feira, 4.523 novas mortes e 136.525 novos casos foram registados em todo o mundo.

Os países com mais óbitos nas últimas 24 horas são os Estados Unidos da América, com 994 novas mortes, Brasil (909) e México (504).

Os Estados Unidos, que tiveram a sua primeira morte ligada ao novo coronavírus no início de fevereiro, são o país mais afetado em termos de número de óbitos e de casos, com 115.059 mortes em 2.061.315 ocorrências.

Pelo menos 547.386 pessoas foram declaradas curadas até hoje pelas autoridades de saúde norte-americanas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil, com 41.828 mortes e 828.810 casos, o Reino Unido, com 41.662 óbitos (294.375 casos), a Itália, com 34.301 mortes (236.651 casos) e a França com 29.398 óbitos (193.616 casos).

Entre os países mais atingidos, a Bélgica continua a ser o que apresenta maior número de óbitos face à sua população, com 83 mortes por cada 100.000 habitantes, seguida pelo Reino Unido (61), Espanha (58), Itália (57) e Suécia (48).

A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau) contabilizou oficialmente um total de 83.075 casos (11 novos entre sexta-feira e hoje), incluindo 4.634 mortes e 78.36 casos.

A Europa totalizava às 19:00 TMG de hoje 187.405 mortes e 2.382.860 casos, os Estados Unidos e o Canadá 123.216 mortes (2.159.686 casos), a América Latina e Caribe 76.672 mortes (1.579.124 casos), a Ásia 22.449 mortes (808.221 casos), o Médio Oriente 11.485 óbitos (545.472 casos), África 6.137 mortes (227.430 casos) e a Oceânia 131 mortes (8.698 casos).

Esta avaliação foi realizada usando dados coletados pelos escritórios da AFP junto das autoridades nacionais competentes e informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A AFP avisa, porém, que devido a correções pelas autoridades ou publicação tardia de dados, os números de aumento de 24 horas podem não corresponder exatamente aos publicados no dia anterior.

Portugal é o 32.º país do mundo em número de infetados e o 26.º em total de mortes causadas pela pandemia de covid-19, segundo o site Worldometers.

Por LUSA

Guiné-Bissau: Comemora-se o Dia Internacional da Consciencialização do Albinismo sob o lema “Brilhando para o Mundo”

Filha e mãe dão à luz no mesmo dia. "Experiência única"

Depois de descobrirem gravidez com cerca de 10 dias de diferença.

© DR
Kátia da Silva e a filha, Natalie Pereira, deram à luz esta terça-feira, dia 9 de junho, no mesmo hospital, em São Paulo, no Brasil.

Ambos os partos foram cesarianas e correram muito bem. De acordo com o site brasileiro G1, o primeiro a nascer foi Henrique, filho de Kátia, e de seguida a sua neta, Alice.

À mesma publicação, Kátia, de 39 anos, começou por contar que as duas descobriram que estavam grávidas com poucos dias de diferença.

Natalie, de 21 anos, foi a primeira a contar à família que estava grávida do segundo filho. "Passaram-se uns 10 dias e eu descobri que também estava grávida! A partir daí fizemos tudo juntas, do pré-natal ao parto", revelou Kátia, emocionada por ter passado por esta "tão especial experiência" com a filha.

"É uma experiência única. Não há palavras para descrever a sensação de ver dois filhos e uma neta, todos ao mesmo tempo", afirmou.

Ambas as mulheres e os bebés tiveram alta do hospital na passada quinta-feira, dia 11 de junho.

noticiasaominuto.com

Dia Internacional da Consciência sobre Albinismo

ONU na Guiné-Bissau

13 de junho
Tema 2020 - "Feito para brilhar"

"Made To Shine" é o tema do Dia Internacional da Consciência sobre Albinismo deste ano. O tema foi escolhido para celebrar as realizações e sucessos de pessoas com albinismo em todo o mundo. É também um apelo à solidariedade com as pessoas com albinismo através de seus desafios. Neste período sem precedentes, as pessoas com albinismo continuam a sofrer todos os tipos de violações dos direitos humanos.

Recentemente, em alguns países, eles foram marcados como "Corona" ou "COVID-19" na tentativa de bode expiatório para a pandemia. Assassinatos, ataques, intimidação, estigma desumanizante e discriminação continuam contra pessoas com albinismo. No entanto, neste dia, somos lembrados que, apesar dessas práticas horríveis, as pessoas com albinismo continuam a desafiar as probabilidades, superar obstáculos e enfrentar as injustiças com resiliência. Hoje, estamos juntos com pessoas com albinismo em todo o mundo em sua luta para viver uma vida livre de estigma, discriminação, medo e violência. Um mundo onde eles são feitos para brilhar.

Participe da celebração on-line Agora. Em solidariedade às pessoas com albinismo em todo o mundo, use as hashtags #MadeToShine # standup4humanrights

NOTA DE IMPRENSA - Secretaria de Estado do Turismo e Artesanato


A Secretária de Estado do Turismo e Artesanato Dra. #NHIMA SISSÉ assinou no dia 5 de junho de 2020, em Castelo Branco, #PORTUGAL, um protocolo de acordo para a MOBILIDADE ESTUDANTIL, com a EPRIN (Escola Profissional de RAIA).

O presente protocolo tem por objetivo:
Estabelecimento de uma parceria de colaboração entre as partes visando à formação profissional dos JOVENS Guineenses, essencialmente em áreas de turismo.







Secretaria de Estado do Turismo e Artesanato

Leia Também: 

A Secretária de Estado do Turismo e Artesanato, Dra #NHIMA_SISSÉ, realizou hoje em Lisboa, Portugal, um encontro de trabalho com o presidente da APAVT (Associação Portuguesa de Agencia de Viagem e Turismo)

Sexta-feira, junho 12, 2020

🌏O encontro visou:
👉debater a possibilidade de celebrar acordo de parceria relativamente a promoção do destino turístico guineense, concretamente, o Arquipélago de Bijagós,  durante e Pós COVID-19.
👉Estabelecer condições em que os funcionários da Secretaria de Estado do Turismo e Artesanato, possam beneficiar, anualmente, dos seminários técnicos promovidos pela APAVT.  

Importa salientar que, a APAVT- é a única associação desta classe em Portugal  e a mais antiga e representativa do turismo, reunindo:
👉ASSOCIADOS EFETIVOS: Agencias de viagens Portuguesas;

👉 ASSOCIADOS ALIADOS : outras empresas relacionadas com o sector do turismo tais como Agências de Viagens estrangeiras, companhias de aviação, hotéis, restaurantes, rent-a-car, organismos oficiais, parques de campismo e transportes rodoviários, entre outros.


Covid-19: Sete milhões de gravidezes indesejadas em seis meses

Organização Mundial da Saúde organizou esta sexta-feira uma conferência de imprensa sobre os impactos da pandemia nas mulheres, crianças e adolescentes.

India e Nigéria representam um terço das mortes maternas no mundo REUTERS/ADNAN ABIDI
Andrea Cunha Freitas 12 de Junho de 2020

Duas horas para falar do impacto da covid-19 nas mulheres, crianças e adolescentes de todo o mundo é muito pouco. De uma forma directa ou indirecta, ninguém está a salvo e é impossível dizer quem foi mais afectado pela pandemia. Esta sexta-feira, durante a conferência de imprensa sobre a saúde materno-infantil e dos adolescentes em tempo da covid-19, foram feitos muitos alertas e pedidos. Um dos avisos mais repetidos recai sobre os países com menos rendimentos onde, por exemplo, em seis meses de confinamento a falta de acesso a contraceptivos poderá ter causado sete milhões de gravidezes indesejadas. Sobre as crianças referiu-se que a pandemia terá colocado entre 42 e 66 milhões em risco de pobreza e sobre os adolescentes valorizou-se o impacto da covid-19 na saúde mental. 

Muitos dos dados lembrados esta sexta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS) não são novos e constam do relatório sobre saúde reprodutiva do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA). Uma das ideias-chave do documento refere que, em seis meses de confinamento, 47 milhões de mulheres em 114 países de baixos e médios rendimentos podem ter perdido o acesso à contracepção por causa da pandemia, levando a sete milhões de gestações indesejadas. Esta impressionante estimativa foi citada várias vezes na conferência de imprensa da OMS, mas a primeira pessoa a lembrar este número foi precisamente Natalia Kanem, directora-executiva do UNFPA e que foi a primeira participante convidada a falar.

O porto de abrigo na escola

A seguir, Gabriela Cuevas Barron, presidente da União Interparlamentar, trazia mais uma má notícia mencionando o facto de termos actualmente no mundo entre 42 a 66 milhões de crianças em risco de pobreza por causa deste problema de saúde pública mundial. E os impactos indirectos da pandemia vão muito além da economia, alertou. Com as escolas fechadas, muitas crianças perderam apoios importantes que vão além da educação, lembraram vários dos participantes convidados e membros da equipa da OMS. A escola é também um importante lugar de apoio para muitas crianças e adolescentes no plano alimentar e psicológico.

NELSON GARRIDO

Assim, aos vários impactos negativos do fecho das escolas surgiu a questão sobre o real efeito positivo que essa medida terá tido no controlo da pandemia e na disseminação do vírus. Os responsáveis das OMS presentes nesta sessão especial referiram, no entanto, que ainda não há uma resposta definitiva para esta questão que está a ser cuidadosamente analisada. E, confrontado com a possibilidade de uma eventual recomendação da OMS sobre o fecho ou abertura das escolas, o director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreysesus, admitiu a dificuldade de dar um conselho global sobre este assunto específico perante contextos tão diferentes em tantos países.

Sobre o risco do aumento de problemas associados à depressão e ansiedade entre os mais novos, não houve qualquer dúvida e reclama-se, por isso, uma acção urgente para reparar os danos. Uma medida ainda mais importante quando sabemos que o suicídio é uma das principais causas de morte entre os adolescentes. Além da falta de apoio e os problemas de acesso a serviços de saúde mental, foi ainda referido que a pandemia da covid-19 pode também exacerbar outro tipo de dificuldades como os consumos de álcool e drogas ou o assédio online entre os mais jovens.

Num fenómeno que atinge de forma igualmente grave mulheres, crianças e adolescentes, foi ainda abordado o provável aumento de casos de violência doméstica. Sobre a violência de género, Natalia Kanem afirmou que “é uma pandemia dentro da pandemia” e reclamou: “Não podemos deixar ninguém para trás.”

Mais tarde, Jayathma Wickramanayake, porta-voz da juventude nas Nações Unidas, destacava ainda a pressão e violência denunciada por muitos jovens LGBT e pedia também que a juventude não fosse vista como aqueles que só causam problemas, mas antes como parceiros e aliados.

Mães sem cuidados

Durante a conferência, houve muitos outros avisos sobre saúde pública especialmente dedicados às mulheres, crianças e adolescentes. Foi, por exemplo, mais uma vez recordada a recomendação da OMS para que as mães (mesmo as que estejam infectadas) mantenham a amamentação dos seus filhos. Os benefícios, insistem os especialistas, ultrapassam claramente os (pouco prováveis) riscos. Tanto mais, como recordou Anshu Banerjee, conselheiro da OMS para a área da saúde reprodutiva, que não foi provado até agora que possa existir risco de transmissão entre mãe e filho, dado que em nenhuma análise de leite materno foi detectada a presença do vírus vivo. “As mães com covid-19 não devem ser separadas dos seus filhos”, sublinhou o director-geral da OMS.

Ainda no que se refere à saúde materna falou-se muito sobre os riscos associados à falta de acesso a cuidados de saúde, sobretudo em países mais pobres onde já existiam muitas dificuldades antes da covid-19. Falou-se assim sobre as mortes evitáveis de mães e recém-nascidos nos países onde há mulheres que acabam por dar à luz sem conseguir qualquer tipo de apoio no parto.

Num artigo publicado há um mês na revista The Lancet, uma equipa de cientistas apresentou várias estimativas sobre o impacto da covid-19 na mortalidade materno-infantil concluindo que, no melhor dos cenários, ao longo de seis meses terão sido causadas 253.500 mortes infantis adicionais e 12.200 mortes maternas adicionais em todo o mundo. O pior dos cenários referia mais de um milhão de mortes infantis adicionais (1.157.000 mortes infantis) e 56.700 mortes maternas adicionais.

EPA/ABEDIN TAHERKENAREH

No meio de tantos dados inquietantes e más notícias, houve ainda um espaço para algumas notas de esperança. Assim, ouviu-se uma vez mais que esta pandemia pode ser uma oportunidade para repensar todo o sistema e corrigir muitas desigualdades. “Vamos aproveitar para reconstruir melhor, como disse António Guterres”, pediu Natália Kanem.

Gabriela Cuevas Barron também frisou que devemos aproveitar este violento embate para reconstruir sociedades melhores e mais justas e também “aplicar a lente do género” em todas as medidas ligadas à covid-19, corrigindo as desigualdades que afectam as mulheres. É preciso fortalecer os sistemas de saúde e não nos deixarmos levar pela ilusão de que as crianças estão a salvo desta pandemia, frisaram os vários participantes na conferência da OMS. Ninguém está a salvo.

A conferência terminou com mais um apelo do director-geral da OMS à união e solidariedade do mundo contra a covid-19. “O mundo nunca viu nada assim. É muito difícil lutar contra este perigoso vírus num mundo dividido. Este vírus explora as brechas entre nós, este vírus explora a divisão entre nós. Este deve ser um momento de humildade para qualquer indivíduo, para qualquer nação, rica ou pobre.”

Fonte: publico.pt
Fonte: O Democrata Osvaldo Osvaldo

Guineenses

Segundo diz, o blogueiro derrotado Domingos Simões Pereira, Meus irmãos voltei com aqueles mantenhas de todas as semanas.

Agora vamos começar um pouco pelo óbvio:

Até certa medida, ele, por mais corrupto e corruptível que é, disse verdade nessa locução! Certamente que ele não é santo, mas, está evidente que está muito arrependido! Contudo, é homem e tem o seu orgulho e a vaidade que sempre caminhou à frente e agora o remorso e a vergonha aterrorizaram o seu quotidiano!
O futuro só e só a O.C.D. pertence!

O rito democrático só vai aperfeiçoar, quando os cidadãos patriotas Guineenses e os agentes públicos se reconsiderar as suas posições e se Auto Respeitar as opiniões entre os diferentes, e fazer do diálogo as ferramentas de achar o nosso caminho nacional, nós temos que separar duas coisas, uma é a situação da Guiné-Bissau que não é a culpa do Domingos Simões Pereira, candidato debilitado fracassado dos votos que foi derrotado pelo exército dos votos extensivos do povo Soberano nas urnas democraticamente, mas sim problema da nossa pátria é um problema estrutural muito grave que foi drasticamente agravada pelo descalado dos sucessivos governos do país golpistas neste caso PRS PAIGC.

Então os obstáculos são essas coisas terríveis os dois Partidos são responsáveis para que a Guiné-Bissau está a onde está agora, a degradação do Sistema Operacional do país, saúde pública em colapso, sociedade é perverso, e consiquentimente a decomposição estrutural de tudo através de matrizes nos laterais ao redor dos interesses subalternos, “A olhos Vistos” tem natureza adverbial e da para olhar as curvas de tudo isso como uma associação de máfia na Guiné-Bissau chamados POLÍTICOS altamente perigosos e despreparados, o país tornou ingovernável a 47 anos, anda e montanhas de ricos ostentando luxo a vista do povo, e nenhum político tem projeto para o país, todos são enganadores Profissionais, e o povo que vive de lunátismo populismo ignorante e na cegueira absoluta.

O povo simplesmente não sabe o que fazer e trocou as mãos pelos pés, e COMER O PÃO QUE O DIABO AMASSOU há muitos anos, não devemos permitir que isso continua acontecer é preciso fazer o nosso povo Soberano saber de tudo, nas leis no respeito aos direitos nos gestos nas nossas ações nobres para a Nação Guineense ser unificada e devolver a esperança ao nosso povo, como eu disse na frase em cima, o Domingos Simões Pereira, não o responsável para que Guiné-Bissau está a onde está, mas sim no mandato de ex-Presidente Dr. Mário Vaz, Domingos Simões Pereira, era o responsável para consertar e ele não tem rumo porquê? Porque ele está rodeado de puxa-sacos ladrões bandidos corruptos disfarçados em políticos empresários, e o vaidoso acabou ser escolhido como chefe dos currumpidos sem projeto, dito isto: a depender da natureza da sua associação criminosa ele passa a ser a maior fraude já visto na história do país, com as suas ações anti-povo anti-nacional anti- Estado nacional de Direito democrático Guineense, nós como jovens não devemos permitir que hoje a quadrilha dele especializado nos assaltos dos cofres públicos e furtos qualificados, volta dar golpe no poder do povo Soberano.

No meu olhar como um DEMOCRATA é um crime doloso qualificado de responsabilidade que o partido POLÍTICO dele tem cometido contra a Nação Soberana junto do PRS, agora o nosso papel como jovens é ficar de olhos abertos na cabeça em todas as suas manobras delatórias, 47 anos foi perdido e ficamos no Zero a Zero, e hoje não vamos deixar que eles repitam a história como tragédia do passado, e viver na depredação igual anos anteriores, então Domingos Simões Pereira, hoje vai ficar na lista comparada do pior Ministro de todas as avaliações do país, porquê? Porque no seu governo criou quartéis chamado Covil de LADRÕES, e DSP nunca mais deve merecer a confiança do povo Soberano para governar o país,

O Democrata em ação, I Feel like I'm doing God's work, afirma O. C.D- Organização Cívica da Democracia.

COVID-19: China vai fornecer milhares de ventiladores África

Ventiladores

Líderes africanos dizem que a China vai garantir o fornecimento de 30 milhões de kits de teste e dez mil ventiladores por mês a África, à medida que a pandemia do novo coronavírus se acelere no continente.

Uma declaração do gabinete do presidente da África do Sul diz que os suprimentos estarão disponíveis para compra através de uma nova plataforma continental que os países africanos estabeleceram para negociar preços mais baixos para equipamentos médicos urgentemente necessários em meio a intensa competição global.

O diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças de África disse que cada nação africana receberá uma cota com base na sua população e número de casos de vírus. A declaração sul-africana diz que Canadá, Holanda, Coreia do Sul e França também foram parceiros no esforço.

Os países africanos têm se manifestado abertamente sobre a necessidade de distribuição equitativa de suprimentos, incluindo tratamentos e vacinas para o vírus, dizendo que a pandemia não terminará até que o mundo inteiro esteja protegido.

Em todo o continente foram realizados três milhões de testes para o vírus, muito aquém do seu objetivo de cerca de 13 milhões.

Os Estados Unidos continuam no entanto a ser o país com o maior número de casos de Covid-19, com mais de dois milhões de infetados em todo o país e mais de 115 mil mortos devido à doença.

VOA

Guiné-Bissau em primeiro lugar - O Democrata Osvaldo Osvaldo esclareceu como funciona tratados internacionais num país.

Covid-19: África ultrapassa barreira dos seis mil mortos

África superou hoje a barreira dos seis mil mortos por covid-19, registando 6.040, mais 284 que na sexta-feira, e conta mais de 225 mil infeções, segundo dados oficiais divulgados pela União Africana.


De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados passou de 216.446 para 225.105, isto é, mais 8.659 pessoas doentes.

O número de recuperados subiu nas últimas 24 horas para 102.846, mais 5.778 que na sexta-feira.

A África Austral tornou-se hoje a região com mais casos no continente, superando o Norte de África, ao registar 65.278 casos de infeção pelo novo coronavírus e 1.383 mortos.

A maioria dos casos desta região concentra-se na África do Sul, o país com os números mais elevados em todo o continente africano: 61.927 infetados e 1.354 mortos.

O Norte de África continua a liderar quanto ao número de mortes (2.514), contabilizando 63.552 infeções.

A África Ocidental regista 914 mortos e 48.504 infeções, a África Oriental tem 763 vítimas mortais e 25.144 casos, enquanto na África Central há 466 mortos em 22.627 infeções.

O Egito é o país com mais mortos (1.422) em 41.303 infeções, seguindo-se a África do Sul e depois a Argélia, com 751 vítimas mortais e 10.698 infetados.

Entre os países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o que tem mais infeções e mortes, com 1.460 casos, registando 15 vítimas mortais.

Cabo Verde tem 697 infeções e seis mortos e São Tomé e Príncipe contabiliza 650 casos e 12 mortos, segundo as autoridades locais.

Moçambique conta 509 doentes infetados e dois mortos e Angola tem 130 casos confirmados de covid-19 e cinco mortos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mantém há mais de uma semana 1.306 casos e 12 mortos, segundo o África CDC.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro, e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 423 mil mortos e infetou mais de 7,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.


A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Por LUSA

NOTA DE IMPRENSA:


Os atuais dirigentes do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior preocupados com a situação do Ensino Superior no país visitaram hoje as instalações da Universidade Amilcar Cabral

A Delegação foi chefiada pelo Titular da Pasta da Educação Aricene Abdulai Jibrilo Balde, Acompanhado do Secretario do Estado do Ensino Garcia Biifa Bedeta, e membros do seu Gabinete.


Antes de uma visita Guiada aos departamentos que compõem a quela Instituição do Ensino superior Jibrilo Balde e a sua equipa, Reuniu-se com Administração de UAC para ouvir e conhecer problemas e dificuldades do dia a dia.

Apos a reunião e vistitas o secretário do Estado do Ensino Superior E Investigação científica Garcia Biifa Bedeta afirmou que a deslocação a quela única universidade publica do país visa mostrar a preocupação da nova equipa do Ministério para com o ensino superior Guineense…

O governante aproveitou para falar de dois itens do Plano de Contingência para o sector educativo, nomeadamente a questao de higienização das salas de aulas e a possibilidade de reduzir as turmas em dois Grupos o que segundo o governante vai acarctar custos enormes para o Estado ,tambem sublinhou o Plano esta pronto agora só aguarda Luz verde do Conselho de Ministros para sua Implementação e fazer funcionar a Educação com ou sem a pandemia do Covida 19 …

O secretário do Estado Garcia Bedeta, assegurou que a equipa Liderado pelo Ministro Aricene Abdulai Jibrilo Balde, já tem estratégias para fazer funcionar a Educação, apenas aguarda que essa estratégia seja aprovada e adoptad pelo Plenário Governamental.

Bissau 12 de Junho 2020

Assessor de Imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djaló

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação