segunda-feira, 2 de julho de 2018

Laurent tem 8 anos, acabou o secundário e vai para a universidade

Menino belga fez o secundário num ano e meio.


A matemática é a disciplina favorita de Laurent© DR

Para Laurent Simons como para muitos alunos, as aulas são muitas vezes aborrecidas. Mas no caso deste rapaz belga de oito anos o motivo não é aquele em que está a pensar. "Por vezes os outros alunos demoravam muito a responder, por isso eu respondia por eles", explicou ao microfone da rádio VRT.

A verdade é que apesar de ter apenas 8 anos, Laurent acaba de completar o secundário - fez os seis anos em ano e meio - e, passados os dois meses de férias que se prepara para gozar, vai dar entrada na universidade.

Nascido em Ostende, Lauren tem um QI de 145 - o patamar do génio está nos 140 e, para termos um ponto de comparação Einstein e Stephen Hawking tinham ambos um QI de 160. Na Bélgica os números mostram que 2,5% da população tem "alto potencial", ou seja um QI acima dos 130.

Diferentes dos outros
Os pais de Laurent garantem que cedo perceberam que o filho era diferente dos outros meninos. À televisão RTBF o pai explicou: "Para ele era difícil brincar com as outras crianças. Fica a observar o que se passava. Fazia as coisas de forma diferente. Não sabia o que fazer com os brinquedos".
Hoje, a Matemática é a sua disciplina favorita, mas ainda não sabe o que quer ser quando for grande. Cirurgião, astronauta, foram profissões que o interessaram. Agora, está virado para os computadores. "Mas se ele amanhã decidir que quer ser carpinteiro, não temos problemas com isso. Desde que ele seja feliz", garante o pai à RTBF.

O próprio Laurent explica: "A minha disciplina favorita é a Matemática. Porque é muito vasta. Há estatística, álgebra. Há muitos caminhos".

dn.pt/mundo

SAÚDE - Dinamarca será o primeiro país do mundo 100% orgânico até 2020


A Dinamarca caminha a passos largos para se tornar o primeiro país do mundo 100% orgânico.

O país nórdico está trabalhando forte para substituir os alimentos cultivados com os métodos tradicionais por orgânicos e estimulando a demanda por produtos livres de agrotóxicos.

Uma dos objetivos é duplicar a produção de cultivos orgânicos antes de 2020, através de subsídios para os pequenos agricultores. Outra meta do governo é que 60% dos alimentos que são destinados a hospitais, escolas e restaurantes comunitários sejam orgânicos.

Pode parecer um plano audacioso, mas a Dinamarca trabalha há 25 anos para alcançar esses objetivos. Um exemplo disso a nível local é que o país tem criado projetos para que os municípios possam criar hortas em terrenos abandonados.



Com informações do CISEI

razoesparaacreditar.com

ÁFRICA INAUGURA NOVA ERA COM ZONA DE LIVRE TROCA COMERCIAL: considera director da CEA


O director da Comissão Económica das Nações Unidas para África Ocidental considerou que o continente africano inaugurou uma nova era com o lançamento oficial da zona de livre troca continental, (ZLECA).

Dimitri Sanga fez as declarações na abertura da 21ª sessão do comité intergovernamental dos especialistas da África Ocidental que decorreu em Cotonou, Benin nos dias 25 ao 29 de Junho.

“ Quarenta e quatro países já assinaram o acordo da ZLECA e como sabem, a África Ocidental tem no seu seio os primeiros produtores africanos do petróleo, algodão, cacau, bauxite e diamantes. Portanto, com estas listas de oportunidade de se investir precisamos acelerar taxas de transformação e de industrialização para gerar mais valor acrescentado, mais emprego e consequentemente tornar nosso crescimento mais inclusivo e resiliente”, explica Sanga.

Por outro lado, Sanga sublinhou que a presente sessão “ nos oferece a oportunidade de vos dar a conta dos trabalhos e examinar os relatórios sobre o perfil económico e social de África Ocidental em 2017 e as perspectivas de 2018, a implementação dos objectivos de desenvolvimento durável e os progressos em direcção a moeda única na zona CEDEAO”, concluiu.

A 21ª sessão do comité intergovernamental dos experts da África Ocidental tem como objectivo específico, examinar as implicações económicas, nomeadamente em termos de fluxo comercial e de receitas públicas.

A 22ª sessão do comité terá lugar em 2019, em Monróvia, Liberia.

Por: Nautaram Marcos Có, enviada especial à Cotonou, Benin.

radiosolmansi

Alguma coisa está errada aqui

Something is wrong here


Fatunbi Oluwasesan

Estamos na luta para o melhor do povo ...





Umaro El Mokthar Sissoco Embalo 

Governo da Guiné-Bissau disponibilizou dinheiro para apoiar vítimas do mau tempo

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau anunciou que o Governo já disponibilizou 35 milhões de francos (cerca de 53 mil euros) para ajudar as vítimas do mau tempo, registado na quarta-feira.


O primeiro-ministro da Guiné-Bissau anunciou esta segunda-feira que o Governo já disponibilizou 35 milhões de francos (cerca de 53 mil euros) para ajudar as vítimas do mau tempo, registado na quarta-feira, e que o valor vai aumentar.

"Disponibilizámos 35 milhões de francos cfa. Nós vamos trabalhar e dentro de algumas horas vamos tentar fazer alguma coisa suplementar. Estamos a trabalhar com os nossos amigos externos e internos que poderão participar na solução deste problema para os nossos cidadãos”, afirmou o primeiro-ministro, Aristides Gomes, em conferência de imprensa.

O primeiro-ministro explicou que o Governo está a acompanhar a evolução da situação e que aquele valor deverá aumentar.

A Proteção Civil da Guiné-Bissau estimou na sexta-feira em um milhão de dólares (cerca de 850 mil euros) os custos para reabilitar as habitações e outros edifícios danificados pelo temporal, que se registou na quarta-feira. Os dados provisórios divulgados pela Proteção Civil guineense referem que cerca de 2.000 famílias, num total de 11.541 pessoas, foram afetadas pelo mau tempo, que provocou três mortos e a destruição de 420 habitações.

Fonte: observador.pt

NOTA À IMPRENSA - SINDICATO DOS MAGISTRADOS DO MINISTERIO PUBLICO



ULTIMA HORA - MADEM 15 alterou a tenção de 15 dirigentes próximos a DSP, segundo uma fonte junto ao medico do Partido. 7 deles estão num estado grave.


Fonte: Prs Bissau 

1° Congresso de MADEM - Lifanti Garandi, Sambala Canute


Sarathou Nabian

1° Congresso de MADEM - Intervenção do antigo Chefe do Governo guineense, UMARO SISSOCO EMBALO



Fonte: Sarathou Nabian

ÚLTIMA HORA! Tomás Gomes Barbosa eleito Presidente da mesa do Congresso Constituinte do Movimento para Alternância Democrática da Guiné-Bissau. CET

Dauda Sanó 

Guiné-Bissau: 1° Congresso do Movimento para Alternãncia Democrática, MADEM Bissau

2.200 delegados, vindos de todos os cantos da Guiné-Bissau e algumas partes do Mundo, estão reunidos no congresso constituinte do MADEM- G15, Movimento de Alternância Democrática, um movimento criado por dissidentes do PAIGC, essencialmente apoiantes dos 15 deputados expulsos do PAIGC.



Manuel Sérifo Nhamadjo marca presença no congresso de MADEM-15

Algumas figuras de PAIGC inclusive deputados integram no projecto político dos 15, estão cansados de tirania e de suicídio político do líder amador do PAIGC 


Estamos a Trabalhar

Presença confirmado!

Sr Alberto Nambeia Presidente do Partido da Renovação Social (PRS) GUINÉ-BISSAU participou hoje na Cerimónia de abertura solene do Congresso Constituinte do Movimento para Alternância Democrática na Guiné-Bissau, Grupo dos 15 deputados expulsos do PAIGC e vários outros militantes dissidentes do Partido Libertador guineense.


O Congresso que poderá servir de uma nova era e virar de página da nova história política na Guiné-Bissau, para prometendo uma convivência Democrática com base na respeito mútuo entre autores políticos nacionais principalmente as lideranças partidárias, a liberdade de expressão, a liberdade de opinião e a liberdade do pensamento de cada cidadão nacional. 

Parabéns Alberto Nambeia;
Parabéns Braima Camará; 
Parabéns povo guineense 
Bem haja a todos! 
ESTAMOS A TRABALHAR

Prs Diáspora 

Braima Camará: “ESTE SERÁ O CONGRESSO DA VITÓRIA DO BEM SOBRE O MAL E DA JUSTIÇA SOBRE A INJUSTIÇA”


O Coordenador do Movimento para a Alternância Democrática – Grupo 15 (MADEM – G 15), Braima Camará, considerou domingo, 01 de julho 2018, que o Congresso Constituinte será da vitória do bem sobre o mal, da justiça sobre a injustiça, da inclusão sobre a exclusão.

Camará adiantou ainda que o conclave é uma oportunidade para restabelecer a verdade sobre a mentira, a tolerância sobre a intolerância, a honestidade sobre a corrupção e a liberdade sobre a opressão.

Camará falava na abertura do Congresso Constituinte do recém-criado Movimento para a Alternância Democrática – Grupo 15, que decorre de 01 a 02 de julho, no ilhéu de Gardete, sector de Prábis, região de Biombo, norte da Guiné-Bissau. Os 2215 delegados provenientes de diferentes regiões do país e da diáspora reúnem-se sob o lema “Congresso de Alternância Patriótica para uma Mudança Positiva”.


O coordenador do movimento reconheceu que a Guiné-Bissau está a atravessar um dos momentos mais difíceis da sua história, devido a uma crise política profunda que abalou de igual modo as áreas sociais e económicas.

“A Guiné-Bissau está a enfrentar um período de transição política resultante da assinatura do acordo de Conacri. Esta é a realidade que nos interpela a redobrar os esforços no sentido de assegurar a paz e a estabilidade sócio-política imprescindíveis para que o país volte a crescer e alcançar o patamar do desenvolvimento económico e social digno do seu nome”, observou.


O presidente da Comissão Organizadora do Congresso Constituinte, Marciano Silva Barbeiro, disse na sua intervenção que os trabalhos iniciados trariam esperança e inovações. Segundo este responsável, os delegados foram designados nas suas bases obedecendo os critérios definidos pelo Grupo 15 e pela Comissão Nacional Organizadora do Congresso.

Sublinhou ainda que o número dos delegados presentes no congresso é um marco histórico dos excluídos e afastados de forma arbitraria do PAIGC.

Presente na cerimónia, o ex-Primeiro Ministro, Umaro Sissoco Embaló disse na sua intervenção que a atual direção dos libertadores (PAIGC) depara-se com o problema de liderança e não dos liderados, tendo assegurado neste particular que atualmente o PAIGC está a ser dirigido por ex-dirigentes da Frente de Libertação e Independência Nacional da Guiné (FLING), que no seu entender, é uma vergonha.


Em representação do Partido da Renovação Social (PRS), Jorge Malú lembrou que desde as primeiras horas, o seu partido caminhou junto com o grupo dos 15 e promete continuar a caminhada conjunta em defesa da causa comum.

“Juntamo-nos ontem, juntamos hoje e juntaremos amanhã para combater a injustiça. Quando ganharmos as eleições, juntaremos de novo para fazermos a festa. Isso não vai demorar, porque toda a gente sabe onde está a verdade”, notou.



Recorda-se que o Movimento para a Alternância democrática – G 15 foi criado em Bissau a 09 de junho do ano em curso, durante uma reunião do Anél 115 alargado do Grupo 15 dissidentes do partido PAIGC.

Estamos a Trabalhar CET


Sílvio Santos Correia