terça-feira, 9 de abril de 2024

O computador vivo do futuro

Lourenço Medeiros, Pedro Carpinteiro, Vanda Paixão  sicnoticias.pt  09/04/2024

Vou contar já, uma das respostas mas impressionantes que ouvi como jornalista. - Diria que no futuro vamos trabalhar com cérebros artificiais em vez de computadores? Jackson Gritching - Eu diria que vamos trabalhar de facto com cérebros, não necessariamente artificiais…

Jackson Gritching é um dos cientistas da Cortical Labs. A empresa está a tentar desenvolver computadores, se assim lhes podemos chamar, que usam neurónios humanos no lugar dos processadores.

Há muita lógica nisto, o nosso cérebro é muitíssimo mais eficiente em termos de energia e até espaço que os melhores sistemas de Inteligência Artificial. Mas coloca outros problemas, uma máquina assim não usa a linguagem binária dos computadores, poderá tornar-se consciente?

Encontrámos os cientistas da Cortical Labs, da Austrália, no Mobile World Congress, e vemos a primeira máquina que já pensam comercializar.

PR Sissoco: “É ESSENCIAL UMA BOA CAMPANHA DE CAJÚ PARA OS GUINEENSES. NÃO PODE FALHAR A ARRECADAÇÃO DE RECEITAS DO ESTADO”

  O DEMOCRATA  09/04/2024  

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, advertiu esta terça-feira, 09 de abril de 2024, que uma boa campanha de comercialização da castanha de cajú é essencial para todas as famílias guineenses e para os comerciantes e exportadores, como também é muito importante para a arrecadação de receitas do Estado, alertando que isso não pode falhar.

O chefe de Estado guineense falava na cerimónia de tomada de posse dos corpos sociais da Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços (CCIAS), realizada numa das unidades hoteleiras de Bissau, na qual disse que é preciso reconhecer que CCIAS é uma parceria que tem contribuído muito para melhorar a eficiência da economia de mercado, revelando, assim, a sua importante utilidade social.

Assegurou que a conjuntura económica e financeira internacional continua muito desfavorável aos países mais vulneráveis, por causa das consequências económicas e financeiras da guerra na Ucrânia e da Guerra na Faixa de Gaza que não têm ajudado.

Embaló informou que os países como a Guiné-Bissau continuam a ter de importar a inflação por via dos preços elevados da energia, dos alimentos e dos transportes, situação que agrava o custo de vida dos guineenses e dificulta mais ainda a luta que está ser travada contra a pobreza. Acrescentou que a Câmara é uma instituição parceira do governo da Guiné-Bissau e aquela parceria responsável, só se faz na base da concertação social com o executivo.

Por seu lado, o ministro do Comercio e Industria, Orlando Mendes Veigas, assegurou que a presente campanha de comercialização de cajú com o lema “tolerância zero a contrabando” exige a participação de todos para melhorar e lograr um resultado satisfatório, sendo assim conta como sector privado como parceiro privilegiado do Ministério do Comercio e Industria, quer para mobilização de fundos, obtenção de contratos e consequente exportação da castanha.  

O governante lançou um desafio ao setor privado para apostar na transformação ou processamento local da castanha de cajú, o que criaria mais benefícios económicos e fiscais para o país. Orlando Mendes Veigas disse que a CCIAS tem um papel importantíssimo na cadeia de produção, comercialização, transformação e distribuição do mesmo produto, criando emprego e fazendo do cajú o produto do maior valor acrescentado na potencialidade da Guiné-Bissau.

Para o presidente da Câmara do Comercio, Industria, Agricultura e Serviços (CCIAS), Mama Samba Embaló, há uma necessidade imperativa de cada empresa ativa estar filhada na Câmara do Comercio, Industria, Agricultura e Serviços para gradualmente satisfazer os propósitos dos associados e empresários de uma forma geral.

“As preocupações são muitas no setor privado, mas de momento a ordem de prioridade recai sobre o relançamento da economia, após a crise pandémica de Covid-19, uma parceria pública e privada com o governo, a sobrevivência das empresas e a manutenção dos postos de trabalho, promoção e transformação dos produtos locais, em particular a castanha de cajú, uma integração regional e continental efetiva face aos desafios do momento”, disse.

Salienta-se que a Assembleia Geral da CCIAS foi realizada no passado 27 de mês de janeiro do ano em curso no qual concorreram três candidatos nomeadamente, Mama Samba Embaló que arrecadou 267 votos, correspondente 57 por cento, Ibraima Djaló com 104 votos, correspondente 22 por cento e terceiro candidato António Barbosa com 8 correspondente 1,71 por cento votos no universo de 467 delegados.

Por: Aguinaldo Ampa

Um hospital público da capital do Quénia, Nairobi, despediu 100 médicos que participam numa greve nacional que dura há quase um mês, informou hoje a sua direção.

© SIMON MAINA/AFP via Getty Images

POR LUSA    09/04/24 

 Hospital público no Quénia despede 100 médicos em greve há quase um mês

Um hospital público da capital do Quénia, Nairobi, despediu 100 médicos que participam numa greve nacional que dura há quase um mês, informou hoje a sua direção.

O Kenyatta University Referral Hospital disse que foram contratados novos médicos para substituir os que estavam em greve.

Os médicos do Quénia entraram em greve a nível nacional em meados de março, exigindo melhores salários e condições de trabalho.

No domingo, o Presidente queniano, William Ruto, quebrou o silêncio sobre a greve, afirmando que não havia dinheiro para pagar aos médicos grevistas.

"Temos de ser honestos connosco próprios e a verdade é que temos de viver dentro das nossas possibilidades, não podemos pedir dinheiro emprestado para pagar os salários", afirmou Ruto.

O sindicato dos médicos manteve-se inflexível e hoje centenas de médicos participaram em protestos e apresentaram uma petição ao parlamento, instando os legisladores a intervir no seu conflito laboral.

Esta não é a primeira vez que os médicos quenianos fazem greve devido a más condições salariais e de trabalho. Em 2017, os médicos participaram numa greve de 100 dias que provocou a morte de pessoas por falta de cuidados. A greve terminou com o sindicato dos médicos a assinar um acordo com o Governo para aumentar os seus salários.

Os médicos dizem agora que parte do que foi acordado em 2017 não foi aplicado.


Leia Também: A ministra da Saúde angolana defendeu hoje a continuidade do financiamento do Banco Mundial para o reforço dos sistemas de saúde dos Estados da África Central, o qual incluiu 60 milhões de dólares (55,3 milhões de euros) para Angola.  


Leia Também: A Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida, Tuberculose e Malária (ANASO) disse hoje que a situação da saúde comunitária em Angola "está difícil e complicada", sendo agravada pela pobreza, falta de acesso a água potável e analfabetismo. 

CPLP quer reforçar segurança de documentos para facilitar mobilidade

© Lusa

POR LUSA   09/04/24 

Os ministros da Justiça da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa querem reforçar a segurança dos documentos para facilitar a mobilidade, os negócios e o combate à criminalidade, foi hoje anunciado em São Tomé, país que detém a presidência da organização.

A meta foi lançada pela ministra são-tomense da Justiça, que assumiu hoje a presidência da Conferência dos Ministros da Justiça dos Países de Língua Oficial Portuguesa durante a 18.ª reunião desta estrutura, que se realizou hoje em São Tomé, sob o lema "o reforço do notariado para a fiabilidade e segurança jurídica dos documentos na CPLP".

Ilza Amado Vaz defendeu uma reflexão sobre "o papel crucial que desempenha o notariado enquanto guardião da autenticidade, segurança jurídica, confiabilidade, integridade dos documentos legais", destacando a sua contribuição para "a integração das pessoas, para a melhoria do ambiente do negócio, relações comerciais e dos investimentos".

"Também teremos que valorizar o papel do notariado no processo de prevenção e combate à falsificação de documentos, boa governação e transparência, prevenção da corrupção, branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo", acrescentou a ministra são-tomense.

São Tomé e Príncipe assumiu a presidência 'pro tempore' da CPLP no ano passado, quando se concretizou a implementação do acordo de mobilidade no espaço lusófono, "resultando no maior fluxo de circulação dos cidadãos" com destaque para a "deslocação de jovens em busca de melhores oportunidades", afirmou.

"Essa nova realidade nos impõe a necessidade de analisarmos aspetos jurídicos e judiciários na área civil e comercial, com objetivo de facilitar o aceso e o respeito aos direitos fundamentais, facilitar os negócios, contratos, atos e factos jurídicos de interesse particular, a circulação de documentos visando uma integração mais rápida e eficiente dos cidadãos nos países de acolhimento e promover atividades económicas empresariais sustentáveis na nossa comunidade", disse Ilza Amado Vaz.

Para a governante são-tomense, estas ações são "essenciais para fortalecer a CPLP e garantir o bem-estar dos cidadãos no espaço lusófono".

O secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa, enalteceu o tema escolhido para esta conferência, considerando ser "tão pertinente e atual, atenta a agenda da organização".

"Ao debruçar-se sobre a fiabilidade dos documentos esta conferência junta o seu contributo ao esforço de construção de condições para a mobilidade dos cidadãos, que muito beneficiou [com] a entrada em vigor do acordo assinado em 2021, mas que enfrenta ainda distintas limitações, entre elas a da segurança dos documentos de viagens", referiu Zacarias da Costa.

Nesta 18.ª Conferência dos Ministros da Justiça da CPLP Angola passou a presidência a São Tomé e Príncipe, após dois anos de liderança com o tema "a cooperação jurídica e judiciária no combate aos crimes que afetam o ambiente, em especial os crimes contra a vida selvagem".

Participaram no evento os ministros da Justiça de Angola, Marcy Cláudio Lopes, e de de Timor-Leste, Sérgio de Jesus Fernandes da Costa Hornai, e as ministras da Justiça de Cabo Verde, Joana Gomes Rosa Amado, da Guiné-Bissau, Maria do Céu Silva Monteiro, e de Moçambique, Helena Mateus Kida, além de Ilza Amado Vaz.

Brasil faz-se representar pela secretária de Estado e Portugal pela Embaixadora acreditada em São Tomé e Príncipe.

A reunião contou ainda com a presença do secretário-geral da Rede de Cooperação Jurídica e Judiciária dos Países de Língua Portuguesa, representante do Projecto LEGISPALOP + Timor Leste, o presidente dos Notariados das Ilhas Canárias.



Leia Também: CPLP e Associação Internacional de Segurança Social assinam acordo

Morreu Peter Higgs, Nobel da Física que descobriu 'Partícula de Deus'... O físico propôs o bosão de Higgs, também chamado de 'Partícula de Deus'.

© Getty Images

Notícias ao Minuto    09/04/24 

O vencedor do Prémio Nobel da Física Peter Higgs morreu, na segunda-feira, aos 94 anos. O físico propôs o bosão de Higgs, também chamado de 'Partícula de Deus'.

"Morreu tranquilamente na sua casa na segunda-feira, 8 de abril, na sequência de doença repentina", explicou, citada pela agência France-Presse, a Universidade de Edimburgo, no Reino Unido.

Na nota, os responsáveis dão ainda conta de que o investigador era "um grande professor e mentor, que inspirou gerações de jovens cientistas".

As teorias que lhe deram este prémio foram desenvolvidas nos anos 60, mas só em 2013 foram reconhecidas. "Ninguém levava a sério o que eu estava a fazer, então ninguém queria trabalhar comigo", contou numa entrevista à BBC, em 2014, acrescentando: "Pensavam que eu era um pouco excêntrico e, talvez, rabugento".

Questionado, na altura, sobre pedirem autógrafos na rua, considerou que a fama era "um pouco incómoda". "É um pouco incómodo, francamente", confessou.

O bosão de Higgs - ou a 'Partícula de Deus'

Peter Higgs previu a existência de uma nova partícula - o chamado bosão de Higgs - em 1964, mas levaria quase 50 anos até que pudesse ser confirmada, em 2012, no Grande Colisor de Hadrões, que funciona no laboratório europeu de física de partículas (CERN).

A teoria de Higgs relacionava-se com a forma como as partículas subatómicas obtêm a sua massa, e é uma parte central do chamado Modelo Padrão, que descreve a física de como o universo é feito.

No site do CERN, os cientistas dedicam um espaço a explicar vários aspetos sobre esta descoberta, tais como este bosão foi descoberto, o que se aprendeu desde a sua descoberta ou como é que este impacta o dia a dia.


NOTA À IMPRENSA


Isso é Real?. ...No Japão?

 
Fonte: Calenga Silva Silva

O Exército dos EUA anunciou hoje que transferiu armas ligeiras e munições para a Ucrânia, em 4 de abril, inicialmente enviadas pelo Irão aos rebeldes Huthis do Iémen e apreendidas por Washington.

© Genya Savilov / Getty Images

POR LUSA   09/04/24 

 EUA transferem para Kyiv armas e munições apreendidas ao Irão

O Exército dos EUA anunciou hoje que transferiu armas ligeiras e munições para a Ucrânia, em 4 de abril, inicialmente enviadas pelo Irão aos rebeldes Huthis do Iémen e apreendidas por Washington.

Este carregamento enviado para kyiv para resistir à invasão russa inclui mais de 5 mil espingardas de assalto AK-47, submetralhadoras, espingardas de precisão, lançadores de granadas e mais de 500 mil cartuchos de espingarda, enumerou o Comando Militar norte-americano para o Médio Oriente (Centcom) num comunicado.

De acordo com o Exército norte-americano, estes carregamentos de armas foram apreendidos depois de terem sido transferidos do Corpo da Guarda Revolucionária para os Houthis do Iémen, em violação de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU.

As apreensões foram feitas em quatro barcos entre maio de 2021 e fevereiro de 2023, especifica o Exército norte-americano, que promete "fazer tudo para expor e colocar um fim às atividades desestabilizadoras do Irão".

Em outubro, uma transferência de armas semelhante foi realizada pelos Estados Unidos para a Ucrânia, envolvendo 1,1 milhões de cartuchos apreendidos ao Irão, quando os enviou para os Huthis.

Teerão apoia estes rebeldes iemenitas, que desde o outono passado têm como alvo o tráfego marítimo no Golfo de Aden e no Mar Vermelho, em solidariedade com os palestinianos na Faixa de Gaza, desestabilizando o comércio mundial.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou no domingo que o seu país perderia a guerra se a esperada ajuda dos EUA permanecesse bloqueada no Congresso, à medida que a Rússia aumentava a sua pressão no leste do país.

O programa norte-americano de assistência militar e económica a Kyiv, no valor de 60 mil milhões de dólares (cerca de 50 mil milhões de euros), está bloqueado no Congresso desde o ano passado devido à oposição de congressistas republicanos, com as eleições presidenciais marcadas para novembro próximo.


Leia Também: Rússia reitera acusações contra Kyiv sobre ataques contra Zaporíjia  

OMS: África representa 63% das novas infeções de hepatite B no mundo

© BSIP/Universal Images Group via Getty Images)

POR LUSA   09/04/24 

África representa 63% das novas infeções mundiais de hepatite B, e, em 2022, cerca de 65 milhões de africanos viviam com hepatite B e de oito milhões com hepatite C, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A OMS divulgou hoje o Relatório Global sobre as Hepatites 2024 na Cimeira Mundial sobre a Hepatite, em Lisboa, e salientou que, apesar da existência de melhores instrumentos de diagnóstico e tratamento e da diminuição dos preços dos produtos, as taxas de cobertura dos testes e do tratamento estagnaram.

"Menos de 5% das pessoas com hepatite B em África foram diagnosticadas e apenas 5% destas receberam tratamento. Estima-se que 13% das pessoas com hepatite C tenham sido diagnosticadas [em África] e apenas 3% tenham recebido tratamento", anunciou a OMS no relatório.

O número de novas infeções por hepatite B, por ano, em África, em 2022, era de 771.000 e o número de mortos era 272.000 e o número de novas infeções por hepatite C era de 172.000, com um número de mortos de 35.100 pessoas, segundo o relatório.

Segundo os dados da OMS, apenas 18% dos recém-nascidos em África foram vacinados à nascença contra a hepatite B.

A Etiópia, Nigéria, Bangladesh, China, Índia, Indonésia, Paquistão, Filipinas, a Federação Russa e o Vietname representam, coletivamente, quase dois terços do número global de casos de hepatite B e C.

Os vírus da hepatite ainda causam 3.500 mortes por dia, um número que está a aumentar, indica-se no relatório da OMS, que pede "medidas rápidas" para inverter a tendência.

O estudo com novos dados de 187 países, mostra que o número estimado de mortes por hepatite viral aumentou de 1,1 milhões em 2019 para 1,3 milhões em 2022.

Trata-se de uma "tendência alarmante", considerou a diretora do Departamento sobre VIH (vírus da imunodeficiência humana), Hepatite e Infeções Sexualmente Transmitidas (IST) da OMS, Meg Doherty, em conferência de imprensa.

Segundo a agência da ONU dedicada à saúde, a hepatite viral (A, B, C, D o E), que causa a inflamação do fígado e nalguns casos a sua deterioração, continua a ser a segunda doença infecciosa com maior mortalidade, ao mesmo nível da tuberculose e apenas atrás da covid-19.

No total, morrem diariamente no mundo 3.500 pessoas devido a uma infeção pelo vírus, sendo o mais letal o do tipo B (responsável por 83% das mortes), seguido do C (17% dos óbitos).

Segundo as estimativas atualizadas da OMS, em 2022, 254 milhões de pessoas viviam com hepatite B e 50 milhões com a C. 


Leia Também: Vírus da hepatite ainda causam 3.500 mortes por dia no mundo  

Israel vai pedir a países aliados e a empresas norte-americanas que deixem de investir na Turquia, depois de Ancara ter imposto hoje restrições ao comércio com o país até que vigore um cessar-fogo em Gaza.

© Eyal Warshavsky/Getty Images

POR LUSA   09/04/24 

 Israel. Telavive responde a restrições comerciais impostas pela Turquia

Israel vai pedir a países aliados e a empresas norte-americanas que deixem de investir na Turquia, depois de Ancara ter imposto hoje restrições ao comércio com o país até que vigore um cessar-fogo em Gaza.

"A Turquia está a violar unilateralmente os acordos comerciais com Israel e Israel vai tomar todas as medidas necessárias em resposta" à decisão, avisou o Ministério dos Negócios Estrangeiro israelita num comunicado.

O ministério afirmou que tenciona designar uma série de produtos que a Turquia não será autorizada a exportar para Israel e apelou para um boicote aos investimentos no país.

Israel também vai pedir ao Congresso dos Estados Unidos que imponha sanções à Turquia, disse o chefe da diplomacia israelita, Israel Katz, citado pela agência espanhola EFE.

A decisão turca de restringir o comércio com Israel em 54 grupos de produtos, incluindo aço, mármore e cerâmica, surgiu depois de Telavive ter impedido Ancara de enviar ajuda humanitária para Gaza por via aérea.

"Não há desculpa para que Israel bloqueie a nossa tentativa de enviar ajuda humanitária aos famintos de Gaza", declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Hakan Fidan.

"Decidimos tomar uma série de novas medidas contra Israel", acrescentou, citado pela agência francesa AFP.

O Governo turco disse que as restrições entram hoje em vigor e serão mantidas "até que Israel declare um cessar-fogo imediato em Gaza e permita um fluxo suficiente e ininterrupto de ajuda" aos palestinianos.

Em resposta, Israel Katz disse que o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, estava "mais uma vez a sacrificar os interesses económicos do povo turco pelo apoio aos assassinos do Hamas".

Israel e a Turquia cortaram relações diplomáticas em outubro de 2023, retirando os respetivos embaixadores, mas o comércio manteve-se ininterrupto e até aumentou, segundo a Associação de Exportadores Turcos (TIM).

No primeiro trimestre deste ano, a Turquia exportou 1.100 milhões de dólares (mais de mil milhões de euros ao câmbio atual) em mercadorias para Israel.

Passou de 317 milhões de dólares (291 milhões de euros) em janeiro para 423 milhões de dólares (389 milhões de euros) em abril.

Israel foi o décimo maior país cliente da Turquia em 2022, importando bens turcos no valor de quase 7.000 milhões de dólares (mais de 6.400 milhões de euros), principalmente nos setores dos metais, aço, cimento, automóvel e eletrónica.

Erdogan, um dos maiores críticos da guerra contra o Hamas na Faixa de Gaza, tem repetidamente descrito Israel como um "Estado terrorista".

A guerra entre Israel e o Hamas foi desencadeada por um ataque sem precedentes do grupo extremista palestiniano em solo israelita, em 07 de outubro, que causou cerca de 1.200 mortos e duas centenas de reféns.

Desde então, Israel lançou uma ofensiva militar na Faixa de Gaza que provocou mais de 33.200 mortos e a destruição de grande parte das infraestruturas do pequeno enclave palestiniano.

O Hamas, que controla Gaza desde 2007, é considerado como uma organização terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia.


INGLATERRA: Inundação "assustadora e sem precedentes" em Inglaterra. Eis as imagens... A inundação ocorreu depois de o rio Arun ter transbordado, na sequência da tempestade Kathleen.

© Twitter/@brightonsnapper

Notícias ao Minuto   09/04/24 

Uma operação de resgate está em curso esta terça-feira depois de uma inundação "assustadora e sem precedentes" atingir West Sussex, em Inglaterra, na sequência da tempestade Kathleen. A inundação ocorreu depois de o rio Arun ter transbordado.

Um morador garantiu que ficou acordado durante a madrugada para colocar proteções ao redor da sua propriedade para a proteger da água. “A quantidade de água é assustadora e sem precedentes", afirmou Gareth Theobald,  de 36 anos. De acordo com a Sky News, o homem viu ainda carros a ficarem presos enquanto "a água ficava cada vez mais alta".

A corporação de Bombeiros e Resgate de West Sussex escreveu numa publicação na rede social X (antigo Twitter) que assistiu a "inundações graves". “Prevemos que os níveis da água aumentem esta tarde. Se for diretamente afetado, por favor, vá para um local mais alto, se possível”, acrescentaram ainda.

Pelo menos 180 pessoas foram retiradas do parque turístico de Medmerry, tendo uma apresentado sinais de hipotermia. Várias pessoas foram transportadas ao hospital, enquanto outras foram assistidas por equipas de ambulâncias.

As previsões meteorológicos indicam que fortes chuvas e ventos vão atingir, nos próximos dias, o sul de Inglaterra, o oeste do País de Gales e Irlanda, bem como o norte da Escócia. Estão em vigor, até quarta-feira, seis avisos amarelos devido ao mau tempo. 



Leia Também: Governo russo declara emergência federal após cheias  



Mais de 200 pacientes acusam médico de abuso sexual nos EUA

© ShutterStock

Notícias ao Minuto    09/04/24 

Uma das mulheres abusadas revela que consultou o médico há 10 anos, devido a dores na coluna. Quando foi observada, a mulher acabou por ser abusada sexualmente.

Mais de 200 pacientes acusaram um médico de Massachusetts, nos EUA, de abuso sexual por realizar exames pélvicos, retais, testiculares e aos seios desnecessários.

A ação movida no Tribunal Superior de Suffolk contra Derrick Todd, cuja especialidade envolve o tratamento de doenças inflamatórias dos músculos, articulações e ossos, indica que os abusos aos pacientes terão começado em 2010.

Uma das mulheres abusadas revela que consultou o médico há 10 anos, devido a dores na coluna. Quando foi observada, a mulher acabou por ser apalpada agressivamente nos seios. Kristin Fritz revelou em declarações à Associated Press que só deu conta de que tinha sido vítima de um abuso quando foi contactada pelo hospital para a questionarem sobre o comportamento do médico.

“Sinto muita vergonha de mim própria por não saber o que fazer naquele momento e dizer que aquilo parecia errado. Eu deveria ter contado a alguém", lamenta a mulher.

O médico foi denunciado por duas pessoas, que fizeram queixas anónimas que davam conta do seu comportamento inapropriado. O hospital acabou por abrir uma investigação interna e descobrir centenas de casos.

O clínico foi depois despedido e acabou depois por chegar a um acordo com o Conselho de Medicina para interromper as funções enquanto médico.

Entre as vítimas estavam homens e mulheres, desde adolescentes a idosos na faixa dos 60 anos. 


Líder do Partido Nossa Pátria, exige do Presidente da República a demissão do Governo da iniciativa porque não têm competências de defender os interesses do Povo guineense

  Radio TV Bantaba

Liga Guineense dos Direitos Humanos, manifesta sua preocupação, face ao crescimento das ondas de violências no país

 Radio TV Bantaba

Cerimónia de posse da nova direcção da Câmara do Comércio

Por Presidência da República da Guiné-Bissau

LONGEVIDADE: Especialistas revelam nove hábitos que contribuem para vida mais longa... Envelhecer sem doenças é possível.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   09/04/24 

Há cinco regiões no mundo que se destacam pela vida longa e saudável dos se3us habitantes, muitos deles centenários. Foi assim que surgiu o conceito de Zonas Azuis (Okinawa, no Japão; Icária, na Grécia; Província de Ogliastra, na Sardenha (Itália); Loma Linda, nos Estados Unidos; e Península de Nicoya, na Costa Rica).

Ao longo dos anos, vários especialistas conseguiram detetar nove aspetos comuns entre estas zonas e que parecem contribuir para a longevidade destas populações. O The Mirror compilou-os: 

1-  Mover-se;

2- Beber vinho de forma moderada com os amigos;

3- Adotar rotinas que reduzam os níveis de stress e reservar algum tempo para descansar;

4- Consumir mais legumes e leguminosas;

5- Ter amigos;

6- Parar de comer ao final da tarde/início da noite;

7- Colocar os entes queridos em primeiro lugar;

8- Ter fé ou um lugar onde se sinta aceite;

9- Refletem sobre o seu propósito de vida.


Leia Também: Homem mais velho do mundo é inglês e tem 111 anos. Segredo? "Pura sorte"  


Leia Também: Sensação de fadiga constante é sinal de carência de nutriente essencial  

NASA mostra-lhe um eclipse solar total como nunca viu... O empresário Elon Musk também partilhou um vídeo gravado por um dos seus satélites Starlink.

© X / @NASA

Notícias ao Minuto    09/04/24 

O eclipse solar total desta segunda-feira, dia 8, serviu para que fossem partilhadas milhares de imagens sobre o fenómeno onde é possível ver o fenómeno ao detalhe e em toda a sua glória.

No entanto, alguma vez pensou como é ver um eclipse a partir do Espaço? Pois bem, a NASA partilhou um vídeo na sua página oficial na rede social X (ex-Twitter) onde é possível ver o efeito do fenómeno na superfície terrestre conforme captado pela Estação Espacial Internacional.

O vídeo (que pode ver acima) tem pouco mais de 30 segundos e permite ver bem a dimensão da sombra que a Lua projeta na Terra como resultado da obstrução do Sol.

O empresário Elon Musk não ficou de fora e, na respetiva página na mesma rede social, partilhou um vídeo gravado por um dos seus satélites Starlink (abaixo) onde também é possível ver o efeito deste eclipse.


Leia Também: Milhares de pessoas em Nova Iorque para "experiência única" de eclipse 

Veja Também:  uma altura em que os Estados Unidos 'pararam' para assistir ao eclipse solar, uma mulher decidiu alertar a todos para os danos que podem ser causados se não forem tomadas as devidas precauções quando se olha diretamente para o sol. 

Apreensão de 3 toneladas de cocaína: grande reviravolta no caso

© Saisie de 3 tonnes de cocaïne : gros rebondissement dans l'affaire

Fonte: Gervasio Silva Lopes  /  Seneweb News

A Divisão Operacional do Gabinete Central de Repressão ao Enriquecimento Ilícito (OCRTIS) está a atingir duramente.  O caso da apreensão de 3 toneladas de drogas vive uma grande reviravolta.  L’Observateur anuncia a prisão do mentor e proprietário do navio desonesto “N’ten Faye”, abordado pela marinha senegalesa em março de 2024.

 Segundo o noticiário diário, trata-se de um poderoso empresário radicado em Bissau, Alexandre Antonio Tcham vulgo Alex.

 A fonte recorda que após a apreensão de drogas com um valor de mercado de 240 mil milhões de francos CFA, que levou à detenção de membros da tripulação do barco, os investigadores senegaleses lançaram a caça às ramificações, cercando os cartéis da América Latina, África Ocidental e Europa .  Alex foi detido graças à colaboração da Interpol e da Polícia Judiciária da Guiné-Bissau.

 Conclui-se dos primeiros elementos da investigação que o armador, à frente de uma empresa de pesca “A. Tcham Filohos SARL” localizada no porto de Bissau, é “o ponto de ancoragem do tráfico internacional de droga”.  Ele foi o responsável pela transferência da carga.

 Colocado sob custódia policial, Alex deverá ser encaminhado esta terça-feira à Procuradoria do Tribunal de Dakar.  Segundo L'Obs, ele já confessou, revelando “que pretendia regressar a Dakar para mais um encontro importante com um rico empresário do Dubai.

 “Como ele viaja em jato particular, ele queria saber quanto custa o estacionamento no aeroporto e também o custo do combustível durante a sua estadia.  Eu então tive que encontrá-lo para esta reunião, no dia 15 de abril.  Infelizmente, fui preso”, disse ele, segundo o jornal.

NO COMMENTS!

 

Rússia tornou-se "galinha sem cabeça que continua a correr" ...WLADIMIR KAMINER

© Frank May/ Getty Images

POR LUSA   09/04/24 

O escritor e cronista de origem russa Wladimir Kaminer lamenta que a Rússia nunca tenha experimentado uma democracia consolidada, preferindo reprimir opositores e agentes criativos, e ficado como "uma galinha sem cabeça" que, apesar disso, continua a correr.

Wladimir Kaminer nasceu há 56 anos em Moscovo e foi lá que cresceu, mas radicou-se em Berlim há mais de três décadas, onde se ligou a projetos de teatro e celebrizou no Cafe Burger as noites de 'Russendisko', que deu o título a um dos seus 'best-sellers' (editado em Portugal), tornando-se também cronista em publicações de referência na Alemanha, nas quais se assumiu como um fervoroso crítico do país natal.

Em entrevista à Lusa, o autor, que participa no debate hoje em Lisboa "O charme discreto da ditadura: o que leva as pessoas a glorificar ditadores?", promovido pelo Instituto Goethe, lamenta que a Rússia nunca tenha tido a oportunidade de ter ciclos de alternância pacífica no poder, o que a ciência política considera ser uma das bases para uma democracia consolidada.

"Os russos conseguiram um bem-estar económico como nunca devido aos preços altos do petróleo", começa por dizer, e condescendem com a mão de ferro do líder do Kremlin, Vladimir Putin, "porque as pessoas não vivem na política, vivem na economia e querem salários decentes, escolas boas para os seus filhos e um sistema de saúde funcional".

Kaminer chama a atenção para o grande apoio de que Putin desfruta entre mulheres acima dos 50 anos, que simpatizam com "uma imagem de austeridade, humildade de contenção e autocontrolo" de um homem que "não grita, não faz grandes dramas e que parece ser eterno".

Apesar do seu regime autocrático, considera que Putin não é comparável ao ditador soviético Joseph Estaline - que em 2008 perdeu para o herói medieval Alexander Nevsky, por apenas cinco mil votos, entre uma participação de cerca de cinco milhões, a vitória no concurso "Os melhores de nós" da televisão Rossiya, indicando uma grande popularidade, à semelhança do que acontecera um ano antes num programa similar com Oliveira Salazar em Portugal.

Estaline, segundo o escritor, ainda é recordado pelo seu papel na libertação da União Soviética da invasão nazi na II Guerra Mundial, e, mesmo que tenha massacrado milhões entre o seu próprio povo, "com o tempo as pessoas tendem a esquecer as coisas más e a manter na memória as boas", e o mesmo se passará com Salazar e as décadas do Estado de Novo, embora deixando entre o seu legado um dos países mais atrasados da Europa.

Já Putin, tem conquistado território nas regiões vizinhas desde que ascendeu à presidência em 2000 e, há dois anos, invadiu a Ucrânia, provocando uma crise sem precedentes na Europa nas últimas décadas com a sua doutrina expansionista e fervor nacionalista, "mas ainda não ganhou nenhuma guerra de forma inequívoca".

O escritor refere que existe um grande interesse na Rússia pela história recente de Portugal, com várias obras editadas sobre o período da ditadura e transição para a democracia, o que poderá ser explicado pela identificação com "uma certa ideia de exclusividade do tempo do Estado Novo", de um país que "não pertence exatamente à Europa, mas uma nação especial, quase uma espécie de Atlântida, que tem o seu caminho próprio", tal como Putin propaga.

Hoje Portugal, afirma, enquadra-se porém no quadro de uma democracia enraizada e resiliente, que lhe permite acomodar no parlamento uma "deriva para a extrema-direita", como aconteceu nas últimas legislativas com a votação expressiva no Chega. E tem esperança de que o mesmo se passe noutros países europeus e, em concreto, na Alemanha, onde se assiste a uma grande subida do partido ultrarradical Alternativa para a Alemanha (AfD).

Quanto à Rússia, Putin tem conseguido criar uma perceção de proteção da população e do país e "não vive num vácuo", tratando-se de um regime alimentado por uma "elite, uns milhares de famílias que são os 'donos disto tudo' e que gerem todos os negócios numa economia assente na exportação".

Nesse sentido, defende que a guerra na Ucrânia "está a ser financiada pelo Ocidente", não se tratando sequer de um assunto existencial para a maioria dos russos, "porque não têm bombas a cair sobre as suas cabeças", e este cenário só mudará se começarem a sentir que o regime não corresponde às suas perspetivas de bem-estar".

O próprio isolamento a que a Rússia estará sujeita devido às sanções em resposta à invasão da Ucrânia e ao encerramento de serviços e presença de marcas ocidentais na Rússia não passa, de acordo com Kaminer, de uma invenção, na medida em que, por exemplo, a Coca-Cola que se bebe no país é proveniente do Irão, o acesso à Internet não foi atingido e os russos veem filmes de Hollywood antes mesmo da sua estreia.

Outra coisa é a produção artística, que diz se ter esvaziado quando a cultura russa abandonou o país e os escritores, autores de 'best sellers' e poetas de altíssimo gabarito, músicos e filósofos emigraram, estão todos no ocidente", e no seu lugar ficou apenas "gente sem qualidade nem talento a repetir chavões" do Kremlin.

"É um corpo sem cabeça e pensava que um corpo sem cabeça não consegue viver", comenta, prosseguindo a metáfora: "Como uma galinha com a cabeça cortada e que continua a correr e a cacarejar e a produzir sons".

O autor, que atualmente se vê mais como alemão, é igualmente 'persona non grata' na Rússia desde que escreveu uma crónica no semanário alemão Der Spiegel sobre a anexação russa da Crimeia em 2014, e não visita o país desde então porque não quer acabar na Sibéria.

Mas acha que "é uma ilusão pensar-se, num mundo com tanta informação disponível e tão transparente como o de hoje, que impedir alguém de por os pés num país vai impedir de se saber o que se passa lá dentro". E a distância, alerta, "por vezes, até permite ver melhor".

Em resultado desta fuga de talentos, Kaminer observa uma cultura na diáspora russa de uma qualidade, intensidade e vivacidade nunca antes vistas", num movimento intelectual que "deveria orgulhar o senhor Lavrov", ironizando com uma declaração em janeiro do chefe da diplomacia russa, ao assinalar "uma certa purificação da sociedade", na qual algumas pessoas "que não sentiam afinidade com a Rússia, com a história ou cultura russa" abandonaram o país ou "reconsideraram a sua posição".

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo "teria inveja" de tantos convites que o autor diz receber para eventos culturais em vários países europeus, apontando ainda o caso do romancista russo de origem georgiana Boris Akunin, um dos autores contemporâneos mais lidos na Rússia, e exilado em Londres desde que se opôs à anexação da Crimeia, acabando na lista de "agente estrangeiro" e de "terroristas e extremistas" de Moscovo após criticar a invasão da Ucrânia e chamar ditador a Putin: "No lugar de Lavrov, teria cuidado com os livros que tem na sua coleção", recomenda Kaminer.



Leia Também: China quer "reforçar cooperação" com Moscovo e vinca apoio a Putin   

China preocupada com cooperação entre Japão e aliança de segurança AUKUS

Anthony Albanese, Joe Biden e Rishi Sunak assinam o acordo Aukus (AP) 

Por  Agência Lusa,   09/04/2024

Japão saudou a sua possível inclusão em alguns projetos militares no âmbito da aliança AUKUS e afirmou que esta é fundamental para a estabilidade no Indo-Pacífico

Pequim manifestou esta terça-feira preocupação com o anúncio da cooperação entre o Japão e a aliança de segurança AUKUS, constituída pelos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália visando contrariar a influência da China no Indo-Pacífico.

"Ignorando as preocupações gerais dos países da região e da comunidade internacional sobre o risco de proliferação nuclear, os EUA, o Reino Unido e a Austrália continuam a enviar sinais para a expansão da chamada 'parceria de segurança trilateral', encorajando alguns países a aderir à aliança, intensificando a corrida ao armamento e minando a paz e a estabilidade regionais", disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês Mao Ning.

Pequim opõe-se à formação de "pequenos círculos" exclusivos por parte dos países em causa, com o objetivo de criar confrontos entre as partes", acrescentou Mao, em conferência de imprensa.

"Em particular, o Japão deve aprender com as lições históricas e ser cauteloso nas suas palavras e ações no domínio da segurança militar", vincou.

O Japão saudou a sua possível inclusão em alguns projetos militares no âmbito da aliança AUKUS e afirmou que esta é fundamental para a estabilidade no Indo-Pacífico.

"Estamos conscientes da importância do AUKUS, pelo que tomaremos as medidas necessárias para reforçar as capacidades de defesa", declarou o Ministro da Defesa japonês, Minoru Kihara, em conferência de imprensa.

Kihara sublinhou a importância da aliança "para a paz e a estabilidade na região".

A reação do Japão surge horas depois de a aliança ter afirmado que está a considerar incluir o Japão em alguns projetos militares, o que reforçaria o grupo, de acordo com o Departamento de Defesa dos EUA.

"O Japão foi considerado devido aos seus pontos fortes e às parcerias de defesa estreitas com os três países", disse a porta-voz do Pentágono Sabrina Singh.

O anúncio coincide com uma visita de Estado aos EUA, esta semana, do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, que se centrará na cooperação em matéria de Defesa e no reforço desta aliança estratégica face ao avanço da China na sua esfera de influência asiática.

Na quarta-feira, o Presidente dos EUA, Joe Biden, tem uma reunião com Kishida e, na quinta-feira, com o Presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos. Posteriormente, os três líderes participam uma reunião trilateral centrada na luta contra o poder militar da China nas águas vizinhas que fazem fronteira com as zonas económicas dos dois países.

Desde o final da Segunda Guerra Mundial, o Japão limitou o desenvolvimento de armamento às capacidades defensivas do seu território, mas mantém uma indústria de Defesa avançada e uma estreita cooperação com os Estados Unidos.

A China está a reforçar a sua projeção de forças no Mar do Sul da China e em torno de Taiwan, o que aumentou as tensões com os países vizinhos.

Na sequência da recente reviravolta em matéria de Defesa, o Japão também concordou, no mês passado, em flexibilizar os intercâmbios militares entre países aliados, a fim de poder exportar os caças de nova geração que está a desenvolver em conjunto com Reino Unido e Itália.

Gravidez em jovens adultas aumenta o envelhecimento biológico

Por cnnportugal.iol.pt,  09/04/2024

As descobertas sugerem que a gravidez acelera o envelhecimento biológico e que estes efeitos são evidentes em mulheres jovens e altamente férteis

A gravidez no início da idade adulta está associada a um maior envelhecimento biológico, de acordo com um estudo que estima que a cada gravidez a idade biológica aumenta entre 2,4 e 2,8 meses.

Esta é a principal conclusão de uma investigação liderada pela Escola de Saúde Pública Mailman da Universidade de Columbia (Estados Unidos) e realizada com 1.735 jovens saudáveis nas Filipinas.

“A gravidez pode ter um custo”, apontam os autores.

De acordo com esta análise, as mulheres com pelo menos uma gravidez eram biologicamente mais velhas do que aquelas que nunca engravidaram, e quanto maior o número de gestações, maior o envelhecimento biológico.

Este estudo, que mostra que cada gravidez está correlacionada com um envelhecimento biológico adicional de dois a três meses, baseia-se em descobertas epidemiológicas, segundo as quais a fertilidade elevada pode ter efeitos secundários negativos na saúde e na longevidade das mulheres, referiu a universidade, em comunicado.

O que não se sabia, contudo, era os custos da reprodução mais cedo na vida, antes de as doenças e o declínio relacionado com a idade começarem a tornar-se evidentes.

Para chegar a estas conclusões, os investigadores utilizaram um conjunto de novas ferramentas que utilizam a metilação do ADN para estudar diferentes facetas do envelhecimento celular, do risco de saúde e de mortalidade.

A metilação é um processo que direciona quando e como os genes que controlam o desenvolvimento normal do organismo e que podem ser afetados por causas ambientais são ativados e desativados.

As ferramentas utilizadas, denominadas “relógios epigenéticos”, permitem analisar o envelhecimento em fases iniciais da vida, preenchendo assim uma lacuna fundamental no estudo do envelhecimento biológico.

“Os relógios epigenéticos revolucionaram a forma como estudamos o envelhecimento biológico ao longo da vida e abrem novas oportunidades para estudar como e quando os custos de saúde a longo prazo da reprodução e de outros eventos da vida ocorrem”, frisou um dos autores, Calen Ryan.

As descobertas, publicadas na revista PNAS, sugerem que a gravidez acelera o envelhecimento biológico e que estes efeitos são evidentes em mulheres jovens e altamente férteis, resumiu a investigadora.

A relação entre histórico de gravidez e idade biológica persistiu mesmo após a contabilização de outros fatores relacionados ao envelhecimento biológico, como nível socioeconómico, tabagismo e variação genética, mas não foi observada entre os homens da mesma amostra.

Isto implica que é algo especificamente relacionado com a gravidez ou amamentação que acelera o envelhecimento biológico, segundo o estudo.

A investigadora reconheceu, no entanto, que ainda há trabalho a fazer, para aprender sobre o papel da gravidez e de outros aspetos da reprodução no processo de envelhecimento.

Arábia Saudita anuncia celebração que marca fim do Ramadão para 4ª-feira

© ABDEL GHANI BASHIR/AFP via Getty Images

POR LUSA   08/04/24 

A Arábia Saudita, terra dos locais mais sagrados do Islão, anunciou hoje que o Eid el-Fitr, a celebração que marca o fim do mês de jejum do Ramadão, vai começar na quarta-feira.

"O Supremo Tribunal declara amanhã o último dia do Ramadão e quarta-feira o primeiro dia do Eid el-Fitr", adiantou a agência de notícias oficial saudita SPA através da rede social X.

A data do Eid al-Fitr é determinada pelo avistamento da lua crescente, de acordo com o calendário lunar muçulmano.

Os meios de comunicação social sauditas tinham referido que a lua crescente não era visível na segunda-feira.

O feriado é geralmente celebrado em família. Os sauditas celebram uma celebração de quatro dias para o Eid al-Fitr.

Dois outros países do Golfo Árabe, os Emirados Árabes Unidos e o Qatar, também anunciaram hoje que o Eid al-Fitr começa na quarta-feira.

Este ano, o Ramadão foi ofuscado pela guerra na Faixa de Gaza entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas.


𝐌𝐀𝐈𝐒 𝐔𝐌𝐀 𝐃𝐄𝐓𝐄𝐍ÇÃ𝐎 𝐀𝐑𝐁𝐈𝐓𝐑Á𝐑𝐈𝐀!

Por LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

O empresário e dirigente político Djulde Bá, residente no sector de Pitche, foi arbitrariamente detido hoje dia 08 de Abril de 2024, pelos Agentes da Esquadra de Polícia de Gabú à mando do Ministério do Interior liderados pelo Sr. Botche Candé e José Carlos Macedo Monteiro.

Esta detenção abusiva e ilegal, enquadra-se na estratégia de perseguição política e de intimidação das vozes discordantes, que o Ministério do Interior tem implementado no âmbito da consolidação do autoritarismo na Guiné-Bissau.

A LGDH exige a libertação imediata e incondicional de Sr. Djulde Bá e responsabiliza o Ministério do Interior pela sua integridade física.

O Presidente da República do Gana , Nana Akufo-Addo, ofereceu um Jantar Oficial em honra do chefe de Estado, General Umaro Sissoco Embaló, por ocasião da Visita de Estado que realizou em Acra, Gana. 🇬🇼🇬🇭

Por Presidência da República da Guiné-Bissau

Presidente da Républica Presta Homenagem a Kwame Nkrumah

No âmbito da Visita de Estado a Gana, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, visitou o Museu de Kwame Nkrumah em Acra, em homenagem ao pai da nação ganense. Num gesto simbólico de reverência, o chefe de Estado depositou uma coroa de flores no mausoléu do ilustre líder, honrando a sua memória e papel fundamental na luta pela independência e unidade africana. 🇬🇼🇬🇭

Por Presidência da República da Guiné-Bissau