terça-feira, 19 de setembro de 2017

MAQUINA DA DIPLOMACIA UMARO EL MOCKTAR SISSOKO EMBALÓ, DISCURSA NA ONU NO PRÓXIMO DIA 21 SETEMBRO.



 GENERAL ESTÁ EM NOVA YORQUE A REPRESENTAR A GUINÉ-BISSAU NA QUALIDADE DE GOVERNO NA ASSEMBLEIA-GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS. 

SOARES SAMBU, MINISTRO ESTADO E DA PRESIDÊNCIA DA CONSELHO DE MINISTRO E ARISTIDES OCANTE DA SILVA, MINISTRO DE ESTADO DOS ANTIGOS COMBATENTES, INTEGRAM A DELEGAÇÃO GUINEENSE.



NO TERRA SABI 

PRESIDENTE JOSÉ MÁRIO VAZ VISITA BOLANHAS E INCENTIVA O CULTIVO DE ARROZ


O Chefe de Estado da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, convidou nesta terça-feira, dia 19, os jovens guineenses a abraçarem o projeto Mon Na Lama para impulsionar agricultura, que considera caminho certo para o desenvolvimento do país.

Para o Presidente da Republica o povo guineense deve ter a coragem de meter a mão na lama para garantir a autossuficiência alimentar no país.

“O futuro do nosso país passa essencialmente para aposta na agricultura, por isso, vou fazer o possível enquanto o primeiro magistrado da nação para reduzir a fome na Guiné-Bissau”, declarou Mário Vaz.

José Mário Vaz falava à imprensa no final da visita a algumas bolanhas da região do Biombo, norte do país que sofrem pequenas inundações, em Brene-Kupul e da secção de Bidjimita.

Ladeado pelos ministros da Agricultura e do Interior, José Mário Vaz, instou o executivo no sentido de criar condições para recuperação das bolanhas que estão atingidas na região do Biombo.



“Apesar das dificuldades que as populações estão a enfrentar, reparei que o povo quer mesmo pôr a mão na lama, pelo que o governo deve apoiar e incentivar o cultivo de arroz”, vincou o Chefe de Estado.

Na ocasião, o ministro da Agricultura, Floresta e Pecuária, Nicolau dos Santos, realçou a contribuição do chefe de Estado no sector da Agricultura e prometeu o apoio do executivo na recuperação das bolanhas degradadas na região.

“Enquanto titular da pasta da Agricultura só tenho que agradecer esforço do Presidente recuperação das bolanhas da região, mas na verdade é da responsabilidade do Ministério da Agricultura de apoiar as populações desta difícil tarefa”, afirmou dos Santos.

Para além das bolanhas de Brene-Kupul com 117 hectares e da Ga Balanta em Bissauzinho com 80 hectares, o Presidente da Republica visitou as bolanhas de Kissene com 135 hectares e cupédó-dorse com 104 hectares.

Nas duas últimas bolanhas nota-se pelo cultivo do arroz, base da dieta alimentar dos guineenses. Nesta visita a região de Biombo, José Mário Vaz fez-se acompanhar pelos ministros da Agricultura e do Interior, respetivamente Nicolau dos Santos e Botche Candé.


//Alison Cabral
//Foto: Marcelo N´canha Naritche
Radiojovem.info

"Não teremos outra escolha que não destruir totalmente a Coreia do Norte"

Donald Trump falou pela primeira vez na Assembleia Geral da ONU, e deixou fortes ameaças à Coreia do Norte, realçando que se o regime de Kim Jong-un não parar com as provocações, Washington não terá outra opção que não seja "destruir totalmente" o país. Para além disso, o Irão e o terrorismo estiveram fortemente presentes no discurso.


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursou na 72.ª Assembleia Geral da ONU, que decorre em Nova Iorque, e a Coreia do Norte, o Irão e o terrorismo jihadista foram os principais alvos.

Trump afirma que “o mundo inteiro” está em perigo perante a ameaça nuclear da Coreia do Norte. Por isso, diz, “não teremos outra escolha que não destruir totalmente a Coreia do Norte”.

No entanto, pouco depois, o presidente norte-americano realçou que espera que não seja necessário chegar a tal ponto, sublinhando que a “desnuclearização é o único caminho aceitável”.

Agradecendo à China e à Rússia por terem alinhado ao lado de Washington nas sanções ao regime norte-coreano, Trump considera que Kim Jong-un está “numa missão suicida”, e apelou à união para isolar o regime norte-coreano. 

Mas as ameaças não se ficaram pela Coreia do Norte. Como já era expectável, o Irão, que, segundo Trump, deseja a “destruição dos Estados Unidos de Israel”, foi o alvo seguinte.

“O governo iraniano mascara uma ditadura corrupta, mascarada de democracia. Transformou um país rico culturalmente num estado pária, que exporta violência, o derramamento de sangue e o caos”, precisou o presidente norte-americano, que acusou o regime dos Ayatollahs de financiar grupos terroristas, como o Hezbollah, bem como o regime sírio de Bashar al-Assad.

Não foi, portanto, de estranhar que no discurso de Trump se seguisse o acordo nuclear estabelecido com Teerão, em 2015, uma conquista do mandato de Barack Obama. Para o atual presidente norte-americano, o acordo nuclear com o Irão foi “uma vergonha para os Estados Unidos”.

Voltando a apelar à unidade para isolar regimes hostis aos interesses norte-americanos, Trump foi perentório na exigência a Teerão para que pare de financiar grupos terroristas.

Nesse sentido, o exemplo dado por Donald Trump de países na região que têm combatido o terrorismo jihadista foi... a Arábia Saudita, país que Trump visitou em maio deste ano. No entanto, é importante realçar que Riade é acusada de financiar vários grupos terroristas na região, entre eles o autodesignado Estado Islâmico, também conhecido pela abreviatura ISIS.

Não obstante, Trump garante que os Estados Unidos e os seus aliados na região estão a combater os “refúgios terroristas”, e realçou os ganhos da coligação internacional na Síria e no Iraque, que têm levado a derrotas significativas do Daesh nestes países, onde o grupo terrorista chegou a controlar um território superior ao do Reino Unido. “Conseguimos mais contra o ISIS nos últimos oito meses do que em muitos anos juntos”, sublinhou.

[Atualizado às 16h07]

NAOM

"Desprezo canino". Santos Silva reage a acusações de embaixador guineense

ANTÓNIO COTRIM/LUSA
Em causa a alegada ausência de respostas a novas propostas para negociar os protocolos de transmissão da RTP e RDP na Guiné-Bissau

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considerou esta terça-feira as declarações do embaixador da Guiné-Bissau sobre a revisão do acordo de transmissão da RTP e RDP "inaceitáveis".

"Foram atribuídas ao senhor embaixador da Guiné-Bissau declarações que são inaceitáveis. O senhor embaixador já foi chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e teve oportunidade de esclarecer que não foi isso que disse, ou que quis dizer, e, portanto, o incidente está resolvido", disse o ministro em Nova Iorque.

O embaixador da Guiné-Bissau em Lisboa acusou ontem as autoridades de Portugal de "um desprezo quase canino" face à ausência de respostas a propostas para negociar o protocolo de transmissão da RTP e RDP naquele país.

"Houve um desprezo quase canino, permitam-me a expressão. Nós somos um Estado, não somos outra coisa qualquer", disse o embaixador Hélder Vaz, acrescentando que "quando se pretende espezinhar o Estado da Guiné-Bissau e colocar o país na situação de ter de ceder por ser país mais pobre, estamos a afrontar o povo da Guiné-Bissau".

No seguimento destas declarações, o Ministério dos Negócios Estrangeiros chamou hoje o embaixador ao Palácio das Necessidades para prestar esclarecimentos.

"O que o senhor embaixador nos disse foi que, na opinião dele, tinha havido uma deturpação das palavras e que as palavras que lhe tinham sido atribuídas não tinham sido as palavras que tinha proferido, ou pelo menos não era essa a intenção. Portanto, a explicação está dada", disse Augusto Santos Silva.

Para o ministro, "o importante" é que Portugal tem "vários programas de cooperação" com o país e quer "continuar e aprofundar esses programas."

"Um deles diz respeito a área da comunicação social: A Guiné-Bissau fez-nos chegar a sua vontade de rever o protocolo e o Ministério da Cultura, que tem a tutela da comunicação social, já manifestou disponibilidade para analisar esse processo. Evidentemente que há condições para que essa revisão seja efetiva e a condição básica é que as emissões da RTP África e da RDP África sejam repostas", explicou Augusto Santos Silva, que está em Nova Iorque para participar na Assembleia Geral da ONU.

Dn.pt

SOLA KILIM NA BITCHITA DIZ QUE PRS É RESPONSÁVEL PELO BLOQUEIO NO PAÍS

O candidato a liderança do Partido da Renovação Social (PRS), Sola Kilim Na Bitchita, diz que o PRS é também responsável pelo bloqueio que o país vive há mais de dois anos

Sola que falava, esta terça-feira (19), fez a afirmação numa entrevista exclusiva á Rádio Sol Mansi (RSM) sobre os ideais que norteiam a sua candidatura a liderança dos renovadores, avança, no entanto, que embora a maior responsabilidade do PAIGC mas o PRS também não pode fugir das suas responsabilidades.

“Naturalmente enquanto uma força política enquanto cidadãos e enquanto instituição partidária tem uma responsabilidade porque não pode ser inibido desta responsabilidade e o PRS está a ser representado com 41 mandato no parlamento. Por isso mesmo que se tenha uma clareza e abertura franca e chamarmos a responsabilidade de cada um dos actores políticos não chegaríamos onde nós estamos”, sustenta.

Questionado caso for eleito presidente do PRS o que fazer para desbloquear o país da situação em que se encontra desde o ano de 2015, Sola aponta a capacidade do diálogo honesto, a concernência em resolver os problemas, a inteligente.

“Não temos de negociar com a clareza porque todos nós somos guineenses quem tem a culpa deve ser apontado a sua culpa e ser responsabilizado da sua culpa e isso deve ser uma situação clara”, diz.

Já sobre a sua candidatura, Sola Kilim na Bitchita explica que a linha central assenta no reforço do partido “o que quer dizer reforçar a estrutura de base do partido criando as condições da base do partido correspondente a base do estatuto do partido o que significa fortalecer o partido de base ao topo, porque nenhuma casa se constrói sem alicerce”.

“Entendemos que a estrutura do partido deve ser mais forte, mais bem estruturado mais bem dinâmico, coerente e capaz de trabalhar a nível de estrutura de base para garantir o funcionamento do partido de base ao topo. E outro aspecto mais importante é tornar o partido mais dialogante e ser influente na Politica Nacional, para permitir a partir de Diálogo Nacional viabilizar o país porque todos nós sabemos em que Estado estamos no momento”, sustenta.

Sola afirma ainda que a falta de diálogo é o impulsionador da actual situação em que o país se encontra.

“Eu acho que estou em condições de tirar o país da actual situação e falar com quem que seja com honestidade, com clareza, com coragem”, admite.

O congresso do PRS deve ter lugar de 26 a 29 de Setembro corrente. Para o cargo do presidente do partido também concorre Alberto Nambeia, presidente cessante.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Luciano Carlos Jalo
Radiosolmansi

SUSPENSA GREVE GERAL NOS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU


A greve geral nos órgãos da comunicação social pública guineense, que devia ter início esta terça-feira, foi suspensa devido a assinatura do termo de compromisso com o governo que compromete, num prazo de 30 dias, cumprir com as reivindicações dos funcionários

Numa entrevista exclusiva á Rádio Sol Mansi (RSM), Francisco Indeque, porta-voz da comissão negocial dos órgãos públicos de comunicação social, diz o benefício de dúvida foi dado mas caso o compromisso não for cumprido os funcionários irão às greves para fazer valer os seus direitos.

Questionado se foi discutida a situação da censura na Televisão da Guiné-Bissau, facto que várias vezes foi criticado pelos funcionários, Francisco Indeque avança que foi acordado a criação de uma linha editorial como forma de deixar os funcionários trabalharem livremente.

“Até os telespectadores provam que agora há uma melhoria. Mas o nosso problema é o governo deixar os funcionários da televisão trabalharem livremente”, diz.

Nas negociações o governo compromete-se em fornecer viatura para transportes do pessoal e dos computadores e Internet aos órgãos de comunicação social públicos guineenses, nomeadamente, a Radiodifusão nacional, a televisão da Guiné-Bissau, o jornal Nô Pintcha e a Agência Noticiosa da Guiné.

Os sindicatos reclamam, entre outros, melhores condições de trabalho e o fim da Censura na televisão da Guine Bissau. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos
Radiosolmansi

PAIGC comemora 61 anos - Alguns cidadãos responsabilizam o partido pela actual situação de crise política do país

Bissau,19 Set 17 (ANG) – Alguns cidadãos nacionais responsabilizam  o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) pela actual crise política do país, mas há quem considere que mesmo assim o partido pode mudar essa situação e criar condições para um novo arranque.

Ouvidos pela ANG no quadro da comemoração do 61º aniversário da criação desta formação política, o Administrador da Escola Comunitária de Plack 1 Cadjencal Alfredo Bitiba, o Farmacêutico, Samora Candé, a Contabilista Yocatânia da Silva e a estudante Aicha Sanhá afirmaram que o PAIGC é responsável por tudo o que está a acontecer neste momento, devido a sua incapacidade de resolver o seu problema interno.

O Administrador da Escola Comunitário de Plack 1, Cadjencal Alfredo Bitiba assegura que o PAIGC para além da independência política que deu ao povo guineense nada mais fez para desenvolvimento socioeconómico, em comparação com outros países, como Cabo-Verde, por exemplo.

As suas palavras foram reforçadas pelo Farmacêutico Samora Candé que disse que a actual situação é da inteira responsabilidade desta formação, porque não conseguiu encontrar solução, por aquilo que chamou de divergência de ideias, dos problemas transferidas para a Assembleia Nacional Popular (ANP) e que consequentemente determinara o derrube do governo.

Perante esta situação, na sua opinião, o Presidente do PAIGC deve pautar pelo interesse da maioria, neste caso do povo que nesta altura está a sofrer com a crise, apesar de ser o vencedor das eleições de 2014.

Por sua vez, a Contabilista Yocatânia da Silva disse que o PAIGC foi vencedor de várias eleições durante os 23 anos da democracia, mas nunca lhes deram a oportunidade de governar o país. 

Acrescentou que os libertadores são responsáveis pela  actual crise porque os mentores e as partes desavindas são membros e militantes do partido e não querem o bem desta nação.

No mesmo diapasão a estudante Aicha Sanhá disse que os libertadores é um grande partido, mas é o culpado pela actual crise. 

Disse que  espera que esta seja a última de todas as crises, e que o partido nunca teve a oportunidade de concluir o seu mandato.

 Afirma que apesar de a crise ser provocada pelo PAIGC, acredita que o partido vai ganhar as próximas eleições e criar condições para o arranque do país.   

O PAIGC celebra hoje em Gabú, no leste do país o seu 61º aniversário com actividades de caracter política, desportiva e cultural.

Foi a 19 de Setembro de 1956 que Amilcar Lopes Cabral e mais cinco camaradas fundaram, em Bissau, o PAIGC, que volvido sete anos organizou a luta armada que culminou com a indedència du jugo colonial portugues.  

ANG/JD /LPG/ÂC/SG

(DES) ACORDO DE CONACRI

Este documento, até este preciso momento é o único instrumento vindo de Conacri em mãos dos guineenses. Mas o Mc Domingos Simões Pereira ainda insiste em fazer-nos crer que há outro acordo que só existe na sua imaginação (e os seus carneiros engolem a pora sem demora). 

Pelo facto de os "guineenses" terem mente estagnada isso não dá o direito de DSP passar toda a sua vida gozando na cara de todo mundo, isso é inaceitável! 

O homem quer abusar da ignorância dos "guineenses", facto que nós consideramos de crime contra os inocentes! 

Para sermos justos, qual ponto neste acordo combina com as mentiras sem vergonha de DSP? 

E, qual um desses pontos está sendo cumprido por 'bocaleiro' Domingos Simões Pereira?

Só os "guineenses" aceitam a tamanha camuflagem desse homem irresponsável! 

O gajo só serve para comercial propagandista. Nisso ele será um excelente profissional, sem sombra de dúvidas! De política, só 'pantomineirice', mais nada!

Amílcar Cabral

ESTUDO - Esqueça o dinheiro, o sono e o sexo é que são as chaves para a felicidade

O dinheiro pode comprar muita coisa, mas no que toca à felicidade há fatores mais importantes do que a riqueza.


Costuma-se dizer que o dinheiro traz felicidade, mas um novo estudo parece ter descoberto que duas coisas valem muito mais em termos de felicidade que podem oferecer. Os investigadores descobriram que o sexo e o sono são as duas coisas que têm uma associação mais forte com o bem-estar de uma pessoa.

De acordo com o índice desenvolvido por investigadores da Oxford Economics quadruplicar o salário de alguém tem muito pouco impacto positivo na sua felicidade, enquanto que passar mais tempo no quarto tem um impacto muito mais significativo.

Como reporta o Telegraph, o estudo realizado pelo Centro Nacional de Pesquisas Sociais descobriu que as pessoas que dormem mais – entre as sete e as oito horas recomendada – tinham um índice de felicidade 15 pontos mais alto do que as pessoas para as quais o sono é um problema.

Já no que toca ao sexo, as pessoas que admitiam estar muito insatisfeitas com a sua vida sexual tinham um índice de felicidade sete pontos mais baixo do que o das pessoas que se sentiam muito satisfeitas com a sua vida sexual.

Em relação ao dinheiro, passar o salário anual de 12.500 libras para 50 mil libras (quatro vezes mais) só aumentava em dois pontos o índice de felicidade das pessoas.

O estudo que contou com a participação de 8250 adultos, e que será repetido a cada seis meses, também descobriu que fatores como viver numa comunidade forte, segurança no trabalho e saúde dos familiares próximos eram também mais importante do que o dinheiro no que toca ao índice de felicidade.

NAOM

PRS/V Congresso - Artur Sanhá promete partido mais evoluído, caso fôr eleito Presidente

Bissau, 19 Set 17 (ANG) – O antigo Primeiro-ministro, Artur Sanhá, afirmou segunda-feira em Bissau que apresentou a sua candidatura ao cargo do Presidente do Partido da Renovação Social como “contribuição valiosa para a evolução do partido”.

Artur Sanha
Sanhá que fez estas declarações durante a apresentação pública da candidatura, em conferência de imprensa,   afirmou que, com a vitória do projecto “ Aliança de Ressurgimento para Unidade Nacional”, esta formação política “terá novo rumo e a sua capacidade participativa nacional e internacional irá aumentar significativamente”.

Para isso, este antigo Secretário-geral do PRS elege a “organização”,  considerando-a de “pedra angular” para o partido atingir “todas” as metas propostas na sua acção política.

“ Credibilizar uma estrutura partidária é um trabalho que tem tanto de exigência  como de necessidade. A forma como a sociedade olha estas organizações, ainda que errada, tende a desvalorizar o seu trabalho e a acentuar os defeitos que vê nos partidos políticos”, acrescenta o político.

Face à isto, Artur Sanha fala da “recuperação da imagem pública” das estruturas partidárias através de, nomeadamente,  acções que cimentam a relação de confiança entre os militantes. 

No Congresso do Partido da Renovação Social (PRS), que decorre entre os dias 26 e 29 deste mês com mil e um militantes, concorrem oito candidatos ao cargo do Presidente, incluindo o cessante, Alberto Nambeia.

Para as funções do Secretário-geral disputam-se, Florentino Mendes Pereira que luta pela renovação do mandato e o militante Duarte Quadé.  

FIM/ANG/QC/SG

Lavagem de carro na via pública - Jovens condenam proibição da Câmara Municipal de Bissau

Bissau,19 Set 17 (ANG) – Um grupo de jovens lavadores de carro protestou  a decisão  da Câmara Municipal de Bissau que proíbe lavagem de carros em vias pública de Bissau.

Ouvidos hoje pela ANG, Midana Cá, Domingos Amona e Isnaba Bissunha foram unânimes em condenar a posição assumida pelo presidente da Câmara “em proibir alguns jovens e deixar outros a fazerem a referida actividade”.

Domingos Amona informou que a direcção da edilidade proibiu-lhes de lavar carros ao lado do restaurante “samaritana” no Coqueiro, concretamente na vista da Avenida Pansau Na Isna, contudo deixou outros na mesma Avenida a fazer  o mesmo trabalho.

“Nós estamos na mesma Avenida com aqueles jovens que lavam carros na antiga fábrica de espuma e não compreendemos, porque que é que a Câmara não proibiu-lhes”. A Câmara Municipal de Bissau está a ter uma posição parcial na tomada da sua decisão sobre o assunto”, criticou.

 Isnaba Bissunha lamenta a decisão da edilidade e pede que o seu Presidente lhes  indique um espaço onde possam continuar o trabalho para que consigam sustentar os seus estudos e as suas necessidades básicas.

Para Midana Cá, a direcção da Câmara deve apoiar os jovens que se auto- empregaram através desta actividade e não impedi-los de ganhar a vida. 

Os jovens mostraram se desposto a contribuírem em termos de imposto de acordo com espaço ocupado para que a Câmara os deixe  fazer este trabalho.

Enquanto isso, Matcha Isnaba, que opera na antiga fábrica de espuma, alega  que continuam a lavar carros na vista da Avenida de Pansau Na Isna porque cumpriram  as exigências da CMB, vedando o local e adequirindo uma autorização para o efeito. 

ANG/LPG/ÂC/SG

DEMOCRACIA TEM KU SALVA!

II-DIA DE CONFERÊNCIAS NACIONAL DE REFLEXÃO PARA SALVAÇÃO DO PARTIDO PAIGC DE CABRAL.


A voz do comandante Manel S. Costa.

No sinta li pa buri partido valor, Cabral sinano kuma nem si muri, tuga no na tiral

Domingos Simões Pereira tem ku sai porki e misti falsifica conversas de Cabral. Um apelo aos combatentes ku na djungo ainda tras de ki bandido kum nta fala ba Matcho.

Hora tchiga . Cada um di nós dibidi sedo porta voz de cabral. Domingos Simões Pereira na faci fama kuma e mara guine, kila e fama? Domingos Simões Pereira e ladrao e ta da si sugundos mindjeres 200 Milão 

Televisão ku Radio governo tem ku toma si responsabilidade, porke e ka admisivel pa terecos bata coba coba PR e disado.

Iva Cabral ka kunsi kin djintis ku lebal bafata, si kunsi ba eles e kana ndianta ba nim ku un som de eles .

Fonte: Walter Felix da Costa

Manuel Saturnino da Costa - Atual direção do partido dirigida por Domingos Simões Pereira, não sabe de onde veio Amílcar Lopes Cabral, por isso é que estão a brincar com partido, até ao ponto de expulsar os combatentes da liberdade da pátria.


O Coordenador Nacional Adjunto do Grupo dos 15 deputados expulsos do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Luís Oliveira Sanca, afirmou esta segunda-feira, 18 de Setembro 2017, que a família dos libertadores está dividida de Norte ao Sul, Leste ao Centro com desastrosa consequência no controlo das suas bases.

O político que falava na cerimónia de abertura da Conferência Nacional de Reflexão para a Salvação do PAIGC de Cabral, sob o lema “Um PAIGC Reunificado e Coeso para Enfrentar Futuros Desafios”, realizada num dos hotéis da capital, Bissau. A Conferência contou com a participação de vários dirigentes do partido libertador que apoia o Grupo de 15 deputados dissidentes.

Luís Oliveira Sanca disse que a página negra que está acontecer neste momento na história dos libertadores exige uma séria reflexão com vista a encontrar solução para a reconciliação no seio da família do PAIGC, assumindo assim cada vez mais a sua responsabilidade histórica de servir locomotivo de promoção para o desenvolvimento do país.

“Os dirigentes e responsáveis do partido devem assumir as suas responsabilidades face à situação com vista a reconciliação da família dos libertadores, tal como está no acordo de Bissau e de Conacri. Devemos estar todos em condições de ultrapassar os nossos orgulhos pessoais, reconhecendo assim as nossas responsabilidades para que possamos reconciliar com os nossos irmãos” aconselhou Oliveira Sanca.

Presidente de Honra da Conferência Nacional de Reflexão para a Salvação do PAIGC de Cabral, Manuel Saturnino da Costa, exortou todos os antigos combatentes da liberdade da pátria para sair atrás do atual líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira.

O veterano de guerra e ex-dirigente político, informou que atual direção do partido dirigida por Domingos Simões Pereira, não sabe de onde veio Amílcar Lopes Cabral, por isso é que estão a brincar com partido, até ao ponto de expulsar os combatentes da liberdade da pátria.

Para o presidente da Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Reflexão para a Salvação do PAIGC de Cabral, Abel da Silva, os militantes do partido criado por Cabral estão assistir uma liderança falhada que acabou por criar divisão no seio da família do PAIGC, violando assim o lema do partido que é unidade e luta.

Antigo Secretário Nacional do PAIGC, explicou que a conferência vai servir para que os militantes possam fazer um debate crítico sobre a vida do partido, apresentando assim as soluções e também fazendo auto crítica. Acrescentou ainda que o grupo dos 15 deputados, deve marcar diferença nas suas ações e práticas, evitando assim comportar a semelhança dos  que que estão a destruir o partido.

De recordar que a Conferência  Nacional de Reflexão para a Salvação do PAIGC de Cabral, sob lema “Um PAIGC Reunificado e Coeso para Enfrentar Futuros Desafios” decorre de 17 e 19 do mês em curso,  onde serão debatidos temas como a relação do grupo parlamentar, Democracia Interna Partidária e a Governação, Disciplina partidária, Estatutos do PAIGC e leis da República. 

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: Marcelo Na Ritche
OdemocrataGB

Saúde pública - Vazadouro de lixo do Bairro de “Djogró” em Bissau transforma em local de vasculho de crianças

Bissau,18 Set 17(ANG) – O único vazadouro de lixo de Bissau, situado no bairro de Djogró transformou-se num sítio privilegiado de vasculho de objectos, produtos alimentícios em estado de deterioração por parte das crianças daquele bairro periférico da capital guineense.

Imagens das crianças a vasculharem nos lixos

Segundo o que constatou hoje o repórter da ANG junto ao referido local, dezenas de crianças frequentam diariamente ao vazadouro de Djogró a procura de ferros e alumínios usados para depois venderam a preço de 100 francos por quilo.

O repórter da ANG encontrou no local um jovem de aparentemente 20 anos, sentado com uma balança de pesagem de ferros e alumínios junto ao vazadouro, que aguardava o momento de  comprar o que as crianças conseguiram retirar do lixo.

Abordado sobre o que estava lá a fazer com a balança, e  ao notar que se tratava de um  jornalista remeteu-se ao silêncio tendo de seguida cobrido o rosto para evitar ser capturado pela câmara fotográfica.

As restantes crianças que estavam a vascular os objectos no lixo resolveram igualmente sumir-se para dentro das montanhas de lixos que estão há escassos cinco metros da nova estrada de volta à Bissau.

Referindo-se ao  perigo que o vazadouro de Djogró representa para a saúde dos citadinos local, Midana da Silva, um dos moradores, começou por destacar  que não é benéfico para qualquer ser humano conviver muito próximo ao lixo.

“ O vazadouro é uma ameaça séria para os populares da área”, rematou.

Segundo Midana da Silva, a Câmara Municipal de Bissau já está ciente de que não existem condições para continuarem a deitar lixos naquela localidade.

“Um vazadouro de lixo não pode estar dentro de uma cidade porque é uma fonte de contaminação das pessoas. A Câmara Municipal de Bissau remove lixos noutros bairros para vir contaminar os citadinos de Djogró, isso é inadmissível’, criticou, apelando aos moradores local para impedirem as  suas crianças de se aproximarem  dos lixos.

Nhima Nanque, uma senhora que mora perto do vazadouro disse que não conseguem dormir devido ao mau cheiro que os lixos produzem.

 “As vezes deitam lixo até nas bermas das estradas e isso provoca mau cheiro e moscas que invadem as nossas casas e os alimentos”, revelou, acrescentando que sentem-se envergonhadas quando recebem visitas.

Vista da balança de pesagem de objectos retirados do lixo

Nhima disse que são obrigadas a utilizar, todos os dias, os desinfetantes para a limpeza do lar. Apela a Câmara Municipal de Bissau para arranjar outro lugar para vazadouro de lixo.
A outra moradora de nome Cadi Djaló afirmou que outro problema causado pelo vazadouro tem a ver com a poluição que sofrem devido ao incêndio de pneus e outros objetos, por parte dos trabalhadores da Câmara Municipal de Bissau.

“Todos os dias somos intoxicados pelos fumos de lixos queimados. As vezes transfiro as minhas crianças para a casa dos meus familiares para não serem contaminadas com o fumo”, explicou.

Aquela senhora igualmente pede  à Câmara Municipal de Bissau no sentido de acionar mecanismo para sanear a situação, “porque  não podem movimentar as suas casas ali construídas para outros lugares.

Na pessoa de  Brinsan Clodé, os moradores do bairro de Djogró apelam a intervenção das autoridades competentes, em particular  do Presidente da República e  do Primeiro-Ministro , para que uma solução seja encontrada, o mais depressa possível.

“Ninguém consegue almoçar fora sob pena de ver a comida invadida pelas moscas. Mesmo estando a cozinhar as moscas nos invadem”, disse Clodé, acrescentando que têm sido difícil controlar as crianças, para não se aproximarem ao lixo.

Windjabá Nbundé disse que outro grande problema criado pelo vazadouro tem a ver com os mosquitos que invadem as suas casas.

“A estrada de volta Bissau está i asfaltada. Se não fosse o vazadouro podíamos utilizar as bermas da estrada para vendermos os nossos produtos, tal como acontece noutros bairros”, lamentou.

O repórter da ANG tentou ouvir o responsável camarário colocado no local para orientar os camiões que deitam o lixo, mas este recusou falar alegando não ter ordens do Director do Saneamento da Edilidade para o fazer.

ANG/ÂC/SG

PSD confirma participação no congresso do PRS da Guiné-Bissau


O Partido Social-Democrata português confirmou a presença no quinto congresso ordinário do Partido da Renovação Social, a segunda força mais votada nas últimas eleições legislativas na Guiné-Bissau.

O Partido Social-Democrata (PSD) português confirmou a presença no quinto congresso ordinário do Partido da Renovação Social (PRS), a segunda força mais votada nas últimas eleições legislativas na Guiné-Bissau, disse este sábado fonte partidária à Lusa.

Orlando Viegas, atual vice-presidente e líder da comissão organizadora do quinto congresso do PRS, adiantou à Lusa que “já está confirmada a presença de uma forte delegação do PSD” no conclave que terá lugar entre 26 a 29 deste mês.

Também ministro das Pescas, Orlando Viegas falou à Lusa à margem da terceira conferência de quadros do PRS reunida na localidade de Uaque, a cerca de 60 quilómetros de Bissau, com a presença de cerca de duas dezenas de pessoas.

Viegas não soube precisar a que nível o PSD se fará representar no congresso, que vai decorrer na localidade de Gardete, arredores de Bissau, mas confirmou que aquele partido português “é um dos amigos do PRS” no âmbito da IDC (Internacional Democrata Centrista).

O secretário-geral do PRS, Florentino Pereira, disse à Lusa que, além do PSD foram convidados o MpD de Cabo Verde, a UNITA de Angola, a Renamo e o MDM de Moçambique, a ADI de São Tomé e Príncipe e vários partidos de países africanos, nomeadamente do Senegal, Guiné-Conacri, Mali, Costa do Marfim e do Mali.

O presidente da comissão organizadora do quinto congresso do PRS, Orlando Viegas, considerou que a presença de “partidos amigos” no congresso do PRS “é o sinal da projeção internacional do partido” mas também “a manifestação da solidariedade” no âmbito da IDC, disse.

Quanto aos preparativos para o congresso, Orlando Viegas afirmou que “decorrem num bom ritmo” e que os 1001 delegados já foram eleitos nas bases.


Segundo Viegas, a conferência de quadros, que termina hoje, “debate temas importantes” que irão ao congresso, nomeadamente a proposta de revisão dos estatutos, a figura do secretário-geral, com uns a defenderem que deve passar a ser indigitado pelo presidente do partido e com outros a advogarem que deve continuar a ser eleito.

O congresso do PRS ocorre quando a Guiné-Bissau vive uma prolongada crise política e institucional, com a comunidade internacional a pedir o cumprimento do Acordo de Conacri.

O Acordo de Conacri, patrocinado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, prevê a formação de um Governo consensual integrado por todos os partidos representados no parlamento e a nomeação de um primeiro-ministro de consenso e da confiança do chefe de Estado.

O atual Governo, de iniciativa presidencial, é suportado pelo PRS e pelo Grupo dos 15, deputados dissidentes do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), vencedor das legislativas de 2014, que não apoia atual executivo, à semelhança de mais três partidos com representação parlamentar.

Na quarta-feira, o Conselho de Segurança das Nações Unidas voltou a pedir o cumprimento do Acordo de Conacri e a nomeação de um novo primeiro-ministro na Guiné-Bissau.

Observador.pt

MNE da Guiné-Bissau acusa Portugal de "desprezo quase canino" sobre situação da RTP

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau acusou hoje as autoridades de Portugal de "um desprezo quase canino" face à ausência de respostas a propostas para negociar o protocolo de transmissão da RTP e RDP naquele país.


"O que há é apenas a suspensão das emissões no quadro da ausência de resposta a várias e várias iniciativas para o diálogo e para a revisão do acordo" que regula a transmissão da RTP e RDP usando os meios das estações públicas da Guiné-Bissau, disse o ministro Hélder Vaz Lopes, à margem de uma cerimónia, em Lisboa, para assinalar os 44 anos da independência.

"Houve um desprezo quase canino, permitam-me a expressão. Nós somos um Estado, não somos outra coisa qualquer", acrescentou, dizendo também que "quando se pretende espezinhar o Estado da Guiné-Bissau e colocar o país na situação de ter de ceder por ser país mais pobre, estamos a afrontar o povo da Guiné-Bissau".

Em causa está a suspensão das emissões da rádio e televisão públicas portuguesas usando as antenas da rádio e televisão públicas da Guiné-Bissau, uma situação regulamentada por um protocolo entre os dois governos, que a Guiné-Bissau quer rever.

"As emissões [da RTP e RDP] não estão cortadas, estão acessíveis às pessoas, como outros canais, estamos a falar das emissões emitidas pelas antenas nacionais", disse o MNE guineense, salientando que em Portugal a estação pública de rádio e televisão também não passa as emissões das suas congéneres guineenses e que "as emissões em território nacional são uma questão de soberania".

Questionado sobre onde está o impasse que tem arrastado esta situação, Hélder Vaz Lopes resumiu: "nós enviámos cartas, estamos a aguardar resposta, não sabemos onde está o impasse, terão de ser os senhores [jornalistas] a avaliar. Na primeira carta propusemos uma data e um local, na segunda disponibilizámo-nos para ser em qualquer lado, portanto digam-me os senhores onde está o impasse".

Sobre os profissionais da RTP e RDP no país, o MNE garantiu que "não estão impedidos de trabalhar", uma vez que isso teria de ser feito através de um ato legal do qual não tem conhecimento.

Para Hélder Vaz Lopes, a questão resume-se à vontade do país progredir.

"Desejamos migrar para Televisão Digital Terrestre, temos uma estratégia, queremos dar passos em frente, queremos implementar uma estratégia sem sermos cerceados em nome da liberdade de imprensa, de maldades... não há maldades nenhumas, queremos é progredir enquanto país, como todos os outros", concluiu o diplomata.

A 30 de junho, o ministro da Comunicação Social guineense anunciou a suspensão das atividades da RTP na Guiné-Bissau, alegando a caducidade do acordo de cooperação no setor da comunicação social assinado entre Lisboa e Bissau.

O ministro justificou a decisão da suspensão das atividades da rádio e televisão portuguesas no país com questões técnicas.

Na semana passada, o primeiro-ministro guineense mostrou-se convicto de que a situação estaria ultrapassada até ao fim do ano.

Dn.pt

OS “15” ACUSAM DIREÇÃO DO PAIGC DE LIDERANÇA FALHADA NEPOTISTA E SECTARISMA NO PARTIDO

Manuel Saturninu Costa                                                  Adja Satú Camará

“Os “15” e os seus apoiantes numa só voz em conferência para salvação do partido de Amílcar Cabral”.

Durante o ato oficial da conferência, um dos veteranos da luta armada de libertação nacional congratula com o Governo a censura das notícias nos órgãos de informação pública da Guiné-Bissau.
Manuel Saturnino Costa exprimia hoje em Bissau, na “Conferência Nacional de Reflexão para Salvação do Partido de Cabral”, organizado pelo “quinze” deputados expulsos do PAIGC.

O político do PAIGC exorta ao Presidente da República que não há medo a censura.


"Quando governa, a rádio é sua a televisão é sua. Falam mal do Presidente da República como fosse colegas de comes e bebes de cozido de Djafal", diz Saturnino. 

Por outro lado, Manuel Saturnino chama atenção aos alguns combatentes da liberdade da pátria para afastarem dos dirigentes da direção liderada por, Domingos Simões Pereira por estarem conforme disse, num tom de brincadeira e algazarra. 

Por sua vez, Abel da Silva Gomes, presidente da comissão organizadora afirmou que o PAIGC está a ser dirigido pela liderança falhada que obrigar o Grupo Parlamentar votar contra as leis vigentes do país.

Da Silva imputa ainda a direção do DSP de liderança nepotista que viola Estatutos do partido destruindo os libertadores promovendo divisão e sectarismo, contrariando ideais de Amílcar Cabral que diz promover Unidade e Luta, no partido”. 

A Conferencia dos “15” termina na terça-feira, 19 de Setembro, dia da fundação do PAIGC, com uma resolução denominada “Declaração de Bissau”.


Notabanca; 18.09.2017