terça-feira, 12 de maio de 2020

INICIATIVA CONSTITUCIONAL


A iniciativa sobre a Constituição da República da Guiné-Bissau cabe a qualquer cidadão guineense sugeri-la. NADA TEM DE ERRADO NISSO. Agora, quem a discute e vota são os deputados, com a participação popular em sua elaboração. Ou seja, de todos os guineenses.

A isso, El Moktar General Umaro Sissoco Embaló GARANDE tem a ciência a respeito e vai continuar sem intimidação, a sugestão.

KUMA PEDJACÊ GOSTA DI FESTA DI DISTURCE FATOS, MÁ NÔ ISTA DI UDJO RIBA DI BÓS - BANDIDOS

Escritor Marcelo Aratum.

O Presidente da República promulga o diploma governamental que regulamenta o Estado de Emergência. O recolher obrigatório das 20h as 06h não se aplica aos agentes da Defesa e Segurança, da Saúde e agentes humanitários.









Leia Também: 

Guiné-Bissau: Governo e nova ronda de estado de emergência

Após o anúncio do novo decreto presidencial o governo adopta as seguintes medidas: uso obrigatório de máscaras e recolher obrigatório a partir das 20h às 06 de manhã; instruiu-se ao ministro do interior a retirada de todos as licenças de livre trânsito concedidas



Covid-19: África quer acelerar lançamento de agência reguladora de medicamentos


Redação, 12 mai 2020 (Lusa) - A comissária para os Assuntos Sociais da União Africana disse hoje que África quer acelerar a operacionalização da sua agência reguladora de medicamentos para aumentar a segurança do setor e encorajar a produção no continente.

"Estamos a estabelecer a nossa própria agência de medicamentos. Estamos ainda muito no início. Os chefes de Estado [da União Africana] aprovaram o tratado de criação da AMA (African Medicine Agency), 16 países membros assinaram, mas apenas dois ratificaram. Precisamos de 15 ratificações para a agência poder começar a funcionar e estamos a mobilizar os esforços junto dos Estados-membros para avançar", disse Amira El Fadil.

A responsável da União Africana falava hoje, a partir de Adis Abeba, numa conferência 'online' sobre o apoio a África na luta contra a covid-19, em que participaram também o diretor do Fundo Global contra Sida, Tuberculose e Malária, Peter Sands, e o responsável pela Aliança para as Vacinas (GAVI), Seth Berkley.

"Em África, temos sido acusados de ser um depósito para medicamentos falsos e pouco seguros. A produção interna no continente é limitada, temos problemas com as regulamentações e com as políticas de medicamentos", adiantou.

Por isso, sustentou: "Precisamos desta agência para proteger África, para regulamentar as políticas [de saúde] no continente e para encorajar mais produção local de medicamentos".

"As pessoas estão a falar de tratamento para a covid-19, temos vários ensaios clínicos a decorrer em África, temos o remédio orgânico em Madagáscar e, por isso, precisamos de ser parte da segurança futura da saúde do continente e de preencher as falhas nesta área", acrescentou.

A pandemia de covid-19 está a colocar desafios adicionais ao fornecimento de medicamentos, incluindo vacinas, a vários países africanos, evidenciando a necessidade de o continente apostar na produção local para responder às necessidades.

Amira El Fadil abordou ainda a resposta à pandemia de covid-19 em África, que regista mais de 66 mil infeções e 2.336 mortes, considerando que o continente agiu cedo e surgiu mais preparado para uma reação conjunta.

"África decidiu desde o início agir como um continente em unidade e solidariedade e esta é parte da força da resposta que estamos a ter", disse, adiantando que as lideranças africanas aprenderam com as lições da epidemia de Ébola na África Ocidental (2014-2016).

"Nessa altura, não tínhamos um corpo técnico para liderar a luta contra qualquer epidemia no continente. Depois disso, acelerámos o processo de instalação do Centro para a Prevenção e Controlo de Doenças [África CDC], que teve um teste na crise de Ébola na República Democrática do Congo, em 2018, mas que tem nesta pandemia o seu grande teste", disse.

"Estamos conscientes que em muitos países temos serviços de saúde frágeis e que esta não é uma guerra fácil de ganhar", disse, reconhecendo a dificuldade de aplicar medidas preventivas da doença como o distanciamento social ou o isolamento.

"Sabemos o tipo de vida que temos, vivemos juntos, temos famílias muito grandes a viverem juntas. Estas medidas não são suficientes para África e, por isso, estamos a pôr mais ênfase no diagnóstico", adiantou

"Estamos a planear fazer testes, testes e mais testes. É uma das nossas prioridades", acrescentou, reafirmando a meta de alcançar 10 milhões de testes até final do ano.

Por seu lado, Seth Berkley, responsável pela Aliança para as Vacinas, explicou que a organização realocou 10% do orçamento destinado à vacinação para os países poderem comprar equipamentos de proteção e testes para a covid-19, admitindo que a pandemia terá um impacto nos níveis de imunização das populações.

"Estamos a tentar manter a rotina, mas temos problemas nas cadeias de distribuição, as campanhas foram reduzidas e estamos a ver a imunidade das populações a diminuir porque os médicos e enfermeiros estão a ser desviados para a resposta à covid-19", disse.

Por outro lado, as medidas de confinamento decretadas pelos países estão a impedir as famílias de acederem aos programas de vacinação.

"Temos de estar preparados para agir imediatamente a seguir ao fim dos confinamentos e fazer campanhas de recuperação de vacinação", disse.

Quanto a uma possível vacina para o novo coronavírus, Seth Berkley mostrou-se otimista com a rapidez com que os cientistas estão a trabalhar.

"Há mais de 100 vacinas em desenvolvimento, oito em ensaios clínicos e um par delas na segunda fase dois de ensaio. O desafio para nós é assegurar que haverá um compromisso de acesso global à vacina e financiamento disponível para ajudar os países pobres a pagarem pelo acesso às vacinas", disse.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 286 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

CFF // JH

Lusa/Fim

Cidadãos guineenses apresentam queixa contra CEDEAO por “ilegalidades e violação de direitos”

Três cidadãos guineenses apresentaram uma queixa contra a Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) por "ilegalidades e violação dos direitos humanos" ao reconhecer Umaro Sissoco Embaló como Presidente da Guiné-Bissau


Três cidadãos guineenses apresentaram uma queixa contra a Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) por “ilegalidades e violação dos direitos humanos” ao reconhecer Umaro Sissoco Embaló como Presidente da Guiné-Bissau, disse à Lusa o advogado Sana Canté.

A queixa, formalizada junto do tribunal da CEDEAO, tem como subscritores Noronha Embaló, Demba Dabó e Isidoro Sá e fundamenta-se nas atuações da CEDEAO na sua mediação da crise política que se seguiu à segunda volta das eleições presidenciais na Guiné-Bissau, realizadas a 29 de dezembro passado.

O advogado Sana Canté, presidente do Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados (MCCI) e que representa os queixosos, fez seguir a petição para o tribunal de justiça da CEDEAO, sediado na Nigéria.

Canté espera que a organização seja condenada por alegada “violação do art.º 2.º/7 da Carta das Nações Unidades e de todas outras disposições internacionais” e a pagar aos seus constituintes uma indemnização não inferior a 500 mil milhões de francos CFA (cerca de 760 milhões de euros).

Os queixosos acusam a CEDEAO de ter extravasado a sua missão no cumprimento do mandato de mediação que lhe foi atribuído pela decisão de 13 de junho de 2012 do Conselho de Segurança e Paz das Nações Unidas, “ao declarar um candidato vencedor de eleições presidenciais, quando ainda decorria um contencioso judicial” sobre as eleições.

Numa altura em que o Supremo Tribunal de Justiça estava ainda a apreciar um contencioso interposto por Domingos Simões Pereira, candidato declarado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), como derrotado nas eleições, Umaro Sissoco Embaló, autoproclamou-se Presidente guineense.

No passado dia 23 de abril, a CEDEAO reconheceu Sissoco Embaló como o vencedor das presidenciais e Presidente legítimo da Guiné-Bissau.

Ao reconhecer Umaro Sissoco Embaló como o vencedor das eleições naquelas circunstâncias, os queixosos entendem que a CEDEAO violou os seus direitos humanos e ainda limitou a liberdade de escolha do povo guineense, assinala Sana Canté.

“A CEDEAO colocou ainda em causa o Estado de Direito democrático, a liberdade de expressão ou de escolha e a segurança e garantia da independência do poder judicial”, na Guiné-Bissau, destacou o advogado.

Como outras medidas punitivas, Sana Canté vai pedir ao tribunal que obrigue a CEDEAO a dar sem efeito os atos assumidos após crise eleitoral de dezembro, ordenar a que sejam repostas as autoridades que existiam antes da assunção do poder por parte de Sissoco Embaló e ainda aplicar sanções contra os autores da subversão da ordem constitucional na Guiné-Bissau.

Sana Canté considera a petição contra a CEDEAO como “uma das formas de tentar resolver o problema que criou na Guiné-Bissau, por via pacífica” e defende que a organização, com a sua atuação, “quer empurrar os guineenses para a violência”.

MB // JH

visao.sapo.pt

FOTO DO DIA: Guiné-Bissau - Mãe e Os Seus 30 Patinhos, Simplesmente Incrível.


Siga Batista

Decreto Presidencial: Membros do Conselhos de Estado da Guiné-Bissau





Braima Darame

Presidente da República nomea 5 membros da Comissão Técnica para a Revisão Constitucional e 4 técnicos superiores para em comissão de serviço coajuvar a Comissão.



Aliu Cande /RadioBantaba

Covid-19: Acordo de livre comércio em África adiado para 2021 - ONU


Adis Abeba, 12 mai 2020 (Lusa) - A Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) anunciou hoje que o acordo de livre comércio, cuja entrada em vigor estava prevista para julho, foi adiado para, pelo menos, 01 de janeiro de 2021.

"Dada a necessidade urgente de os governos se focarem na proteção das vidas face à covid-19, a data de 1 de julho para o início do comércio ao abrigo do novo acordo foi adiada para, pelo menos, 1 de janeiro de 2021", lê-se no comunicado difundido hoje em Adis Abeba.

Para a organização, "aumentar o comércio intra-africano pode servir como um pacote alternativo de estímulo para a criação de empregos, exportações, desenvolvimento industrial e crescimento económico",

Segundo o diretor de integração regional e comércio na UNECA, Stephen Karingi, citado no comunicado, "a covid-19 provou que os países africanos conseguem adaptar-se e responder à procura".

Karingi disse ainda que o adiamento das trocas comerciais ao abrigo das novas regras "oferece uma janela de oportunidade para repensar como o acordo pode ser reconfigurado para refletir as novas realidades e os riscos do século XXI, o que é necessário para posicionar a economia africana em face dos futuros choques adversos que emanam do novo vírus e das alterações climáticas, entre outros".

O acordo pretende liberalizar o comércio no continente e tem como objetivo eliminar as tarifas aduaneiras em 90% dos produtos.

O AfCFTA permitirá criar o maior mercado do mundo com um Produto Interno Bruto (PIB) acumulado a ascender a 2,5 biliões de dólares (cerca de dois biliões de euros), de acordo com estimativas anteriores à pandemia de covid-19.

Dos países lusófonos, só São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial ratificaram o acordo.

O número de mortos da covid-19 em África subiu hoje para os 2.336, com mais de 66 mil infetados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas, o número de mortos subiu de 2.290 para 2.336, enquanto os infetados com covid-19 passaram de 63.325 para 66.373.

O número total de doentes recuperados no continente aumentou de 21.821 para 23.095.

A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 286 mil pessoas e infetou mais de 4,1 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 11:00 de hoje, baseado em dados oficiais.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Por Lusa/Fim

COVID-19 - 'Super imunidade' pode explicar como morcegos não adoecem com a Covid-19

Enquanto vários cientistas tentam descobrir uma vacina para o novo coronavírus, uma equipa acreditar ter descoberto como o vírus foi capaz de sobreviver em morcegos, sem matá-los.


Investigadores canadenses da Universidade de Saskatchewan dizem ter descoberto por que motivo os morcegos podem estar infetados com o novo coronavírus durante meses sem adoecer. As descobertas, publicadas no Scientific Reports, revelam que os morcegos têm uma 'super imunidade' às cepas do vírus.

"Os morcegos não se livram do vírus, mas também não adoecem", disse o microbiologista Vikram Misra, citado pela Study Finds. "Queríamos entender porque é que o vírus MERS não interrompe as respostas imunitárias do morcego, como ocorre nos seres humanos".

Segundo os investigadores, o sistema imunitário de um morcego e os vírus continuam a adaptar-se após o animal ter sido infetado. Misra diz que o coronavírus começa a trabalhar com o morcego, mantendo-o saudável, mesmo se estiver infetado por vários meses.

"Em vez de matar células de morcego, como faz com células humanas, o coronavírus MERS entra num relacionamento a longo prazo com o hospedeiro, mantido pelo sistema imunitário", explicou o investigador. "Pensa-se que o SARS-CoV-2 opera da mesma maneira".

NAOM

COVID-19: sobe para 820 casos confirmados de novo coronavírus na Guiné-Bissau.

O número de casos da covid-19 na Guiné-Bissau aumentou hoje para 820, mantendo-se três mortos, de acordo com os dados divulgados pelo Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES) guineense.


O Laboratório Nacional de Saúde Pública analisou 94 amostras, das quais 59 deram positivo", afirmou Dionísio Cumba, coordenador do COES, na conferência de imprensa diária sobre a evolução da doença no país.

Segundo o médico guineense, com os novos casos positivos elevam para 820 o número de casos registados com infeção pelo novo coronavírus na Guiné-Bissau, incluindo 26 recuperados e três mortos.

Dionísio Cumba disse também que a maior parte dos casos regista-se no Setor Autónomo de Bissau.

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, prolongou segunda-feira o estado de emergência no país até 26 de maio, e decretou o recolher obrigatório e o uso obrigatório de máscaras, medidas que, agora, deverão ser regulamentados pelo Governo.

No âmbito do combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus, as autoridades guineenses encerraram também as fronteiras, serviços não essenciais, incluindo restaures, bares e discotecas e locais de culto religioso, proibiram a circulação de transportes urbanos e interurbanos e limitaram a circulação de pessoas ao período entre as 07:00 e as 14:00 horas.

O número de mortos da covid-19 em África subiu hoje para os 2.336, com mais de 66 mil infetados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 286 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios. 

Mais de 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.

Por Lusa

Cidadão Guineense atento; como vês, o General Umaro Sissoco Embalo Presi...

PAIGC informa ao ex-PGR, Ladislau Embassa, que parcialidade e preferências eleitorais são obstáculos ao seu posicionamento como juiz do STJ para todo e qualquer aspecto do Contencioso Eleitoral.




PAIGC 2020

Guiné-Bissau: Lesmes Monteiro Torres Gemeos - Revisão Constitucional

Guiné-Bissau - Governo aprova o recolher obrigatório a partir das 08h da noite a 06h da manhã.

O Conselho de Ministro propôs ao Presidente da República o recolher obrigatório a partir das 20h até 06h no âmbito da regulamentação do Estado de Emergência em vigor até ao próximo dia 26.

O diploma governamental destaca ainda a obrigatoriedade de uso de máscaras nos locais públicos e em toda as localidades de concentração social fechada.

Estas medidas de restrições das liberdades dos cidadãos reforçam as outras já adotadas para travar a propagação do vírus-corona na Guiné-Bissau.

O Conselho de Ministros de hoje foi convocado em especial para regulamentar a quarta vaga de estado de emergência, cujo o terceiro decreto de prorrogação foi tornado público ontem durante a Mensagem à Nação do Presidente Umaro Cissoko Embalo.

Aliu Cande

Dia Internacional do enfermeiro!

Fonte: O primeiro ministro da Guiné-Bissau - Eng. Nuno G. Nabiam

Dia Internacional do enfermeiro!

Como qualquer super herói vestem as suas capas e máscaras todos os dias para combaterem um inimigo invisível.

Muitos são os desafios destes heróis que já existiam bem antes dos outros.

Neste dia em especial, o Governo, orgulha-se em homenagear todos os enfermeiros da Guiné-Bissau como os VERDADEIROS HERÓIS.

A todos que arriscam a sua vida para salvar a nossa, OBRIGADO.

#ENFERMEIRO #ENFERMEIRA
##DIAINTERNACIONALENFERMEIRO
#FIQUEMCASA

Eng° Nuno Gomes Nabiam, Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

ESPAÇO DE CONCERTAÇÃO POLÍTICA DOS PARTIDOS DEMOCRÁTICOS

Os Partidos políticos membros do espaço dos partidos democráticos, informam a CEDEAO “que o ponto de litígio na Guiné-Bissau diz respeito à segunda volta das eleições presidenciais realizadas a 29 do passado mês de dezembro e, em caso algum, as eleições legislativas de 10 de março de 2019”. Original em francês, leia também a tradução para o português:

ESPAÇO DE CONCERTAÇÃO POLÍTICA DOS PARTIDOS DEMOCRÁTICOS

(PAIGC; APU-PDGB; PND; UM; PCD; PUN)

À Sua Excelência
Sr. Presidente da Comissão da CEDEAO

Excelência,

Nós, Partidos políticos membros do espaço dos partidos democráticos, temos a honra de lhe endereçar, Senhor Presidente, as nossas respeitosas saudações.

Tomamos nota do comunicado da Comissão da CEDEAO publicado a 22 de de abril de 2020. Esperamos que a CEDEAO tudo fará para que as recomendações expressas no vosso comunicado sejam integralmente respeitadas e aplicadas por todos os atores políticos guineenses.

Gostaríamos de lembrar, Excelência, que o ponto de litígio na Guiné-Bissau diz respeito à segunda volta das eleições presidenciais realizadas a 29 do passado mês de dezembro e, em caso algum, as eleições legislativas de 10 de março de 2019, cujos resultados determinaram tanto a composição do atual parlamento e - tal como determina a Constituição- também o Governo, em resultado da relação de forças decidida pelos eleitores.

Lamentamos que o candidato Umaru Sissoko Emablo, sem que os resultados das eleições tenham sido validados pela Corte Suprema da Guiné-Bissau, antes mesmo do seu reconhecimento internacional e agindo na mais completa ilegalidade, tenha decidido derrubar o governo de Aristides Gomes, governo legítimo saido das eleições e que dispunha de todos os instrumentos legais, reconhecidos pela CEDEAO e pela comunidade Internacional.

Ao abrir uma nova crise inútil, o senhor Umaru Sissoko Emablo reproduz os comportamentos desviantes do antigo Presidente José Mário Vaz, comportamentos que prejudicaram grandemente o nosso país e que, durante cinco longos anos, mobilizaram as energias e a boa vontade da nossa organização regional comum.

Reparamos, com satisfação, que as disposições do ponto 7 do vosso comunicado vão no sentido de impedir que o país mergulhe, de novo, num outra crise.

Senhor Presidente,

Gostaríamos de chamar a atenção para um facto de extrema gravidade. Trata-se da nomeação, pelo Senhor Umaru Sissoko Embalo, do Dr. Fernando Gomes para o cargo de Procurador Geral da República,a 29 de abril de 2020. Esta nomeação é um atentado aos direitos humanos e um insulto à memória de inúmeras vítimas dos assassinatos políticos que ensanguentaram o país durante o governo de Carlos Gomes Júnior, entre 2008 e 2012.

Durante este período, o chefe de estado maior general da forças armadas, O General Tagmé na Way foi assassinado nas instalações do Estado Maior. Nas horas que se seguiram, o Presidente da República João Bernardo Vieira viria a ser executado na sua residência. Seguir-se-iam líderes políticos: Hélder Proença, antigo ministro da defesa, Baciro Dabó, antigo ministro do interior e Roberto Ferreira Cacheu, antigo responsável do parlamento guineense. Durante este período foram também assassinados responsáveis pelos serviços de segurança do estado, nomeadamente, Samba Djalo et Yaya Dabo. O assassinato deste último implica diretamente o senhor Frenando Gomes. Com efeito, ele exercia na altura as funções de ministro do Interior. O senhor Yaya Dabó, oficial dos serviços de segurança, foi executado a sangue frio, nas instalações do ministério do Interior. Nenhum inquérito foi aberto sobre este assassinato, nem sobre os outros. A Impunidade que vigorou durante esses anos sombrios conduziu, sem dúvidas, ao golpe de estado de 2012 contra Carlos Gomes Júnior. Até à data, nenhum desses assassinatos foi julgado.

Senhor Presidente,

Esperamos que a nossa organização regional não mais permita que exerçam funções no aparelho do estado, pessoas cuja implicação ou inação possa ter conduzido à prática de crimes de sangue. Seria abrir caminho para novas crises políticas na Guiné-Bissau.Os nosso partidos respetivos e todos os democratas do nosso país levarão a cabo sem tréguas uma batalha determinada até que o senhor Fernando Gomes seja demitido das suas funções de Procurador Geral da República.
Estamos convencidos de que uma saída de crise no nosso país passa pelo respeito pelo Estado de Direito e pela Democracia. O fim da impunidade é condição insdispensável para a estabilização da Guiné-Bissau.

Agradecendo o tempo que dedicou à leitura desta nossa missiva, aceite, Senhor Presidente, a expressão da nossa mais elevada consideração.

Bissau, 10 de maio 2020.

A Coordenação

Eng. Domingos Simões Pereira
(Presidente do PAIGC)



Fonte: Domingos Simões Pereira

Liga guineense dos Direitos Humanos reage em comunicado o decreto presidencial que cria a Comissão Técnica para a Revisão Constitucional.



Aliu Cande

International Nurses Day 2020 - DIA INTERNACIONAL DOS INFRIMEIROS E ENFERMEIROS


Africa CDC celebrates all nurses in the continent and appreciate them for their contributions in the fight against COVID-19



JOURNEE INTERNATIONALE DES INFRIMIERS ET INFIRMIERES



Africa CDC

Ministério da Educação inicia operações de distribuição de cerca de 300 toneladas de géneros alimentícios em stock nos armazéns para familiares dos alunos.

NOTA DE IMPRENSA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NACIONAL E ENSINO SUPERIOR
GABINETE DE RELAÇÕES PUBLICAS COOPERAÇÃO E COMUNICAÇÃO

O Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior activa os parceiros para minimizar o impacto da Covid-19 junto aos pais e encarregados de educação dos alunos.

Neste sentido, com anuência do titular da Pasta da Educação, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, uma delegação deste Ministério dirigida pela Directora Geral dos Assuntos Sociais e Cantina Escolar, Dra. Dúlia Barbosa inicia, a partir desta sexta-feira, 15 de Maio, no arquipélago dos Bijagós, a distribuição de géneros alimentícios aos alunos das escolas do Ensino Básico.

Nesta Accão, está prevista a distribuição a nível nacional de cerca de 297.885 toneladas de diferentes tipos de produtos alimentícios, desde arroz, feijão e tubérculos e outros.

O esforço do Ministro Ariceni A.J.Baldé, em colaboração com os parceiros do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior, visa minimizar as dificuldades dos pais e encarregados de educação neste período de confinamento devido a pandemia da COVID-19 que Assola o Mundo.

De referir que o Ministério de Educação Nacional e Ensino Superior tem um acordo com o Programa Alimentar Mundial, PAM, para implementação do programa de Cantina Escolar na Guiné-Bissau, com o objectivo de contribuir para a Melhoria das taxas de matrícula escolar, essencialmente das raparigas, reduzir o abandono das aulas, tornar as crianças mais atentas ao processo de ensino e aprendizagem e por conseguinte influenciar nos resultados académicos dos alunos.

Para atingir esses objetivos, o programa assiste crianças do Ensino Básico de 874 escolas de todas as regiões do país menos o Sector Autónomo de Bissau, dando oferta diária de uma refeição quente, e, na entrega mensal de géneros alimentícios às famílias das meninas de quinta e sexta classe.

Perante as dificuldades expostas e a necessidade de garantir apoio às crianças das escolas beneficiárias do programa da Cantina Escolar, MENES e PAM decidiram proceder a distribuição de géneros (stock existente nas escolas) aos alunos das mesmas escolas.



MIKE TYSON POSTA TREINO E AVISA: "EU VOLTEI" - A LENDA ESTÁ DE VOLTA? Mike Tyson postou novo vídeo de treinos com treinador brasileiro Rafael Cordeiro. No final, a mensagem: "Eu voltei!". Será que veremos o Tyson em ação novamente?

CORONAVÍRUS - Mais de 2.330 mortes por Covid-19 em África


E mais de 66 mil casos testaram positivo ao novo coronavírus.

O número de mortos da covid-19 em África subiu esta terça-feira para os 2.336, com mais de 66 mil infetados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas, o número de mortos subiu de 2.290 para 2.336, enquanto os infetados com covid-19 passaram de 63.325 para 66.373.

O número total de doentes recuperados aumentou de 21.821 para 23.095.

O norte de África mantém-se como a região mais afetada pela doença, com 1.277 mortos e 23.022 infetados pela covid-19.

Na África Ocidental há 416 mortos e 19.566 infeções, enquanto a África Austral contabiliza 225 mortos e regista 11.376 casos, quase todos concentrados num único país, a África do Sul (10.652).

A pandemia afeta 53 dos 55 países e territórios de África, com seis países -- África do Sul, Argélia, Egito, Marrocos, Nigéria e Gana - a concentrarem cerca de metade das infeções pelo novo coronavírus e mais de dois terços das mortes associadas à doença.

O Egito é o país com mais mortos (533), em 9.746 casos, seguindo-se a Argélia, que tem 507 mortos e 5.891 infetados.

A África do Sul tornou-se o terceiro com mais mortos (206), continuando a ser o país do continente com mais casos da covid-19 (10.652).

Marrocos totaliza 188 vítimas mortais e 6.281 casos, a Nigéria tem 150 mortos e 4.641 casos, enquanto o Gana tem 22 mortos e 4.700 infetados.

Apenas o Lesoto e a República Saarauí continuam sem notificar casos da covid-19.

Entre os países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o que tem mais infeções, com 761 casos, e regista três mortos.

Cabo Verde tem 260 infeções e dois mortos e São Tomé e Príncipe regista 220 casos, tendo anunciado na segunda-feira a sexta vítima mortal.

Moçambique conta com 103 doentes infetados e Angola tem 45 casos confirmados de covid-19 e dois mortos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mantém há vários dias 439 casos positivos de infeção e quatro mortos, segundo o África CDC.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 283 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Quase 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.

Por LUSA

Covid-19: Continente americano quebra recordes no número de mortos e infetados


A covid-19 quebrou várias barreiras na América na segunda-feira: nos EUA, os mortos ultrapassaram os 80 mil e no Brasil os 11.500, enquanto a América Latina está perto de registar 372 mil casos.

Contudo, ao longo do continente americano, enquanto alguns governos endurecem as restrições, outros iniciam reaberturas parciais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou outro recorde: os casos no mundo ultrapassaram os quatro milhões, um aumento de um milhão nos últimos 11 dias.

Os EUA surgem no topo dos países mais afetados. Na segunda-feira registou mais de 80 mil mortos e mais de 1,3 milhões de infetados desde o início da pandemia.

O Brasil, o segundo país mais afetado na América, já soma 11.519 mortes e 168.331 pessoas infetadas.

As cidades de Niterói e São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, juntaram-se a outras 18 cidades brasileiras nesta segunda-feira a adotarem o bloqueio total para impedir a propagação da doença.

Depois de São Paulo, o Rio de Janeiro é o segundo estado do Brasil mais afetado pelo novo coronavírus, com mais de 17 mil casos e 1.714 mortos.

Nos EUA, muitas são as áreas do país que instam as pessoas a retomarem as suas atividades comerciais. É o caso de três regiões do norte do estado de Nova Iorque, que a partir de sexta-feira iniciam a primeira fase da reabertura.

Isto apesar dos números verificados só na cidade de Nova Iorque, aquela onde se perderam mais vidas no país, mais de 26 mil desde o início da pandemia.

Na Florida, com 40.982 casos e 1.173 mortes, após uma semana de reabertura em fases, alguns locais tiveram que fechar novamente por não se cumprir o distanciamento social.

A Colômbia iniciou a reabertura gradual de vários setores económicos, como a ativação gradual de atividades industriais e vendas de automóveis, além de lojas de móveis, artigos de papelaria, lavandarias e livrarias que cumprem os protocolos sanitários estabelecidos no país, onde já existem 11.613 infeções e 479 mortes.

O Haiti, o país mais pobre da América, determinou o uso obrigatório de máscaras esta segunda-feira, mas muitos não têm ou não sabem como usá-las. Contudo, o mais preocupante é que, nos mercados populares, onde são vendidas, é possível as pessoas experimentarem as máscaras, uma situação que pode aumentar ainda mais o risco de contágio num país cujos registos oficiais apontam somente para 182 infetados.

No México, há a registar 111 mortes entre o pessoal médico. Na linha da frente da saúde, o vírus já infetou entre 8.500 e 15 mil funcionários. Isto num país que regista 36.327 casos, dos quais resultaram 3.573 mortes.

El Salvador, onde o número de mortos subiu para 18 e os casos para 958, está em quarentena “absoluta” e “rígida”, com a proibição do movimento de transporte público e a limitação da compra de alimentos através do número de identificação até o final deste mês, mas o Governo já avisou que o prazo pode ser prorrogado.

Já a Costa Rica anunciou um plano para diminuir as restrições às atividades económicas, que incluem quatro etapas até o mês de agosto, com a possibilidade de reverter se houver um grande aumento de infeções. A Costa Rica registou 801 casos, dos quais sete morreram.

O Conselho Superior da Empresa Privada (Cosep), principal empregador da Nicarágua, exigiu que o Governo “respondesse” à pandemia “sem cálculos políticos”, defendendo que “a vida dos nicaraguenses vem em primeiro lugar”.

O Governo de Daniel Ortega, que recebeu críticas de setores nacionais e internacionais, não estabeleceu restrições diante da pandemia e reconheceu apenas 16 casos de contágio, todos importados, e cinco mortes, enquanto o Observatório Cidadão Covid-19 registou 781 casos e 88 mortes.

No Uruguai, como em várias partes do mundo, o drama de centenas de cidadãos retidos continua. Nesta segunda-feira, 20 membros de um grupo de cerca de 200 espanhóis e uruguaios residentes em Espanha reuniram-se em frente ao consulado do país em Montevideu para exigir um voo humanitário que os permitisse regressar a casa.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 283 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Quase 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.

interlusofona.info

REFLECTIR ÁFRICA! 22 de Maio...


Quintino Na N'duk

URGENT: Le président de Madagascar repond à l'OMS et aux occidentaux