segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

PAUL BIYA: Presidente dos Camarões fez 90 anos (e é o mais antigo do mundo)

© LUDOVIC MARIN/AFP via Getty Images

POR LUSA  13/02/23 

O presidente dos Camarões, Paul Biya, fez hoje 90 anos, tornando-se no chefe de Estado mais antigo do mundo, um marco que alcançou em setembro passado após a morte da rainha Isabel II, aos 96 anos de idade.

Biya deve celebrar o aniversário com os seus entes queridos e em privacidade, em Mvomeka'a, a cidade do sul onde nasceu a 13 de fevereiro de 1933 e para onde viajou no domingo passado, de acordo com os meios de comunicação locais.

Na capital do país, Yaoundé, foi hoje realizada uma cerimónia pública no palácio desportivo da cidade para celebrar o aniversário, com a presença de membros do Governo.

Houve também manifestações de júbilo noutras partes do país, como em Bafoussam, capital da região oeste, onde centenas de motociclistas saíram à rua para celebrar o aniversário, a convite das autoridades.

Após sete anos como primeiro-ministro, o líder camaronês tornou-se chefe de Estado em 1982, substituindo o primeiro presidente do país, Ahmadou Ahidjo, que se demitiu.

O "Homem Leão", como Biya é carinhosamente referido pelos seus admiradores, aceitou com relutância o estabelecimento de uma democracia multipartidária, no início dos anos 90.

Desde então, ganhou eleições - mais recentemente em 2018, o que lhe proporcionaram o seu sétimo mandato de sete anos - embora a oposição tenha considerado esses votos fraudulentos.

Presidente de Camarões Paul Biya é reeleito pela sétima vez  @AFP Português

Os mandatos da Biya foram também marcados por acusações de corrupção e repressão, por parte da oposição e organizações de direitos humanos.

Os Camarões tiveram apenas dois chefes de Estado desde a independência da França e do Reino Unido, em 1960, e Biya é o único presidente que a maioria dos camaroneses conheceu até à data.

Embora o governante se tenha tornado o chefe de Estado mais antigo em setembro passado, após a morte da rainha Isabel II, ainda não é o presidente mais antigo em funções no mundo.

Este feito vai para outro líder africano veterano, o Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, de 80 anos, que governa com punho de ferro desde 1979, quando derrubou o seu tio Francisco Macias num golpe de Estado

Biya completou quatro décadas como presidente em novembro passado, quando o país se debate com conflitos separatistas nas regiões anglófonas do noroeste e sudoeste, onde grupos rebeldes e o exército se confrontam.

Segundo o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU (OCHA), mais de 600.000 pessoas foram deslocadas nestas regiões ou abandonaram-nas devido ao conflito, que provocou mais de 6.000 mortes, segundo a organização Human Rights Watch.

Esta violência foi agravada pelos ataques do grupo terrorista nigeriano Boko Haram que, especialmente desde 2020, tem levado a cabo ataques na região do extremo norte dos Camarões.



Leiloadas propriedades e iate confiscados a 'vice' da Guiné Equatorial

© Lusa

POR LUSA  13/02/23 

Um iate e duas propriedades de luxo pertencentes ao vice-presidente da Guiné Equatorial foram confiscados pela justiça sul-africana no quadro de um processo judicial relacionado com detenção ilegal e tortura de um empresário sul-africano e vão ser leiloados.

"Foram apreendidas duas casas na Cidade do Cabo há quinze dias e um iate de luxo na terça-feira", afirmou Errol Eldson, advogado do empresário sul-africano Daniel Janse van Rensburg, em declarações hoje à AFP.

As duas propriedades de luxo e a embarcação com 67 metros, atracada naquela cidade costeira sul-africana, vão ser leiloadas. O super-iate de Teodoro Nguema Obiang Mangue, vice-presidente e filho do Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, estava listado para venda por um preço indicativo de 127 milhões de dólares (119 milhões de euros), de acordo com a revista da especialidade "Luxury Launches", num artigo divulgado no início de janeiro, em que descreve o navio como "perfeito para um bilionário", com "interiores cobertos de mármore e ouro, um heliporto e uma suite de proprietário ultra-luxuosa".

Um tribunal sul-africano condenou "Teodorin", como é conhecido, em 2021 a pagar cerca de 2,1 milhões de euros (40 milhões de rands) em indemnizações a Daniel Janse van Rensburg, que se havia queixado de ter sido ilegalmente detido e torturado durante 491 dias numa das prisões com pior reputação em todo o mundo, conhecida como "Black Beach", em Malabo.

O empresário tinha obtido um contrato na Guiné Equatorial "para a criação de uma companhia aérea", segundo o seu advogado. Quando "os aviões estavam prontos para voar", o político equatoriano que o tinha contratado, Gabriel Mba Bela Angabi, ex-presidente da câmara de Malabo, cancelou o projeto e exigiu um reembolso de Daniel Janse van Rensburg, de acordo com o seu advogado.

Confrontado com a perspetiva de não obter do empresário sul-africano o dinheiro exigido, Angabi "pegou no telefone e telefonou ao vice-Presidente Obiang. Em dez minutos, as forças de intervenção rápida estavam lá", disse o advogado. "Levaram Daniel e atiraram-no para a prisão de Black Beach" em Malabo.

"O que era suposto ser uma curta viagem de negócios à Guiné Equatorial transformou-se numa descida ao inferno", escreveu Daniel Janse van Rensburg, num livro publicado em setembro de 2022 sobre o caso ocorrido em 2013.

Contactado pela agência France-Presse, o advogado do vice-Presidente equato-guineense recusou-se a comentar.

A Guiné Equatorial - país que conquistou a independência da Espanha em 1968 - é considerado por organizações de direitos humanos como um dos países mais corruptos e repressivos do mundo.

Teodoro Obiang, de 80 anos, governa o país com mão de ferro desde 1979, quando derrubou o tio, Francisco Macias, num golpe, e é o Presidente há mais tempo no poder no mundo.

O filho mais velho do Presidente foi condenado em 2021 em França a uma pena de prisão suspensa e a uma multa de 30 milhões de euros, bem como ao confisco de bens de luxo estimados em mais de 10 milhões de euros no contexto de um julgamento por branqueamento em França de cerca de 150 milhões de euros obtidos com o desvio de fundos públicos da Guiné Equatorial e outras práticas de corrupção

Também neste caso, os bens confiscados a Teodoro Obiang Mangue foram leiloados em janeiro.

O país de língua hispânica integra desde 2014 a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), um processo polémico devido a questões relacionadas com os direitos humanos.

Ucrânia tem mais de 1.700 drones e 3.500 militares treinados para usá-los

© Lusa

 POR LUSA  13/02/23 

O vice-primeiro-ministro da Ucrânia e responsável pela pasta da Transformação Digital, Mikhailo Fedorov, avançou hoje que as Forças Armadas ucranianas já contrataram 1.765 aeronaves não tripuladas no âmbito do chamado 'Exército Drone'.

"Esta é uma guerra tecnológica, é necessário usar veículos aéreos não tripulados de forma mais eficaz e salvar a vida dos nossos soldados. Foi por isso que o projeto 'Exército de Drones' foi criado", disse Fedorov, citado pela agência de notícias ucraniana Ukrinform.

Segundo o vice-primeiro-ministro, o 'Exército de Drones' já recebeu mais de 85,5 milhões de euros e cerca de 3.500 militares foram treinados para lidar com aeronaves não tripuladas.

Apesar destes números, o representante ucraniano destacou que as Forças Armadas ainda precisam de mais aparelhos deste tipo, referindo-se concretamente a 'drones' com alcance de visão de até 50 quilómetros para observar os movimentos russos a uma distância maior.

O 'Exército de Drones' é uma iniciativa promovida pelo Estado-Maior das Forças Armadas Ucranianas em colaboração com o Ministério da Transformação Digital, que visa a aquisição de dezenas de aeronaves não tripuladas, um tipo de arma que se tornou chave na guerra contra a Rússia.


Leia Também: Guerrilheiros "podem ter levado a cabo ataque com bombas na Crimeia"

Declaração Conjunta de Presidente da República Umaro Sissoco Embaló e Vice-presidente da República do Sudão Mohammed Hamdan Dagio.


 Radio Voz Do Povo 

NATO reconhece urgência no apoio militar a Kyiv antes de novas ofensivas

© Reuters

POR LUSA  13/02/23 

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, considerou hoje que a Aliança enfrenta uma "corrida contra o tempo" no envio de apoio militar suplementar à Ucrânia para permitir às forças ucranianas fazerem face às novas ofensivas da Rússia.

Numa conferência de imprensa para projetar a reunião de ministros da Defesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte, que decorrerá entre terça e quarta-feira em Bruxelas, Stoltenberg avisou que, "quase um ano após a invasão, o Presidente [Vladimir] Putin não está a preparar-se para a paz, mas sim para lançar novas
ofensivas", razão pela qual os Aliados devem "continuar a fornecer à Ucrânia o que precisa para vencer e para alcançar uma paz justa e sustentável".

Apontando que o ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, participará na reunião do grupo de contacto para a Ucrânia, organizada pelos Estados Unidos e que antecede o encontro de ministros da Defesa, o secretário-geral da NATO disse que, em conjunto, irão ser abordadas "as necessidades urgentes da Ucrânia", antecipando desde já algumas delas.

"É evidente que estamos numa corrida contra o tempo em termos de capacidades logísticas essenciais, como munições, combustível e peças sobressalentes, que têm de chegar à Ucrânia antes que a Rússia possa tomar a iniciativa no campo de batalha. A velocidade salvará vidas. Cada dia conta", assumiu.

Relativamente a munições, notou que "a guerra na Ucrânia está a consumir uma enorme quantidade de munições e a esgotar os 'stocks' dos Aliados", sendo que "a taxa atual das despesas com munições na Ucrânia é muitas vezes superior à taxa de produção atual" da NATO, o que coloca as indústrias de defesa dos Aliados "sob pressão", pelo que há que aumentar a produção, outra matéria que será discutida pelos ministros da Defesa.

Questionado sobre quando poderá o Kremlin ordenar uma nova grande ofensiva, Stoltenberg afirmou-se convicto de que os preparativos já estão em curso, pois continuam a ser mobilizadas "milhares e milhares de tropas adicionais", com a Rússia a "aceitar muitas baixas, mas pondo pressão sobre os ucranianos".

"O que lhes falta em qualidade tentam compensar em quantidade", opinou.

Reiterando que é necessário evitar uma vitória da Rússia, "pois a mensagem que tal transmitiria para Putin e para outros regimes autoritários é que o uso da força é recompensado, tornando o mundo mais perigoso", o secretário-geral da Aliança Atlântica congratulou-se, por isso, "com os recentes anúncios dos Aliados sobre o fornecimento de novos tanques, armamento pesado e treino para a Ucrânia".

Questionado sobre o eventual envio de caças, há muito reclamado por Kyiv mas que a NATO excluiu liminarmente quando o conflito teve início, para evitar uma confrontação direta com a Rússia, Jens Stoltenberg limitou-se a recordar que o apoio tem evoluído em função dos desenvolvimentos no terreno mas apontou que a hipotética disponibilização de meios aéreos é um processo que leva tempo e agora a prioridade passa pelo "apoio urgente".

"A nossa mensagem é clara: a NATO continua ao lado da Ucrânia o tempo que for preciso", garantiu.

PR recebe Vice-Presidente da Republica Islâmica de Sudão

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 

SISMO NA TURQUIA: Novo balanço da OMS aponta para quase 41.000 mortes

© Lusa

POR LUSA  13/02/23 

Os sismos que devastaram há uma semana o sul da Turquia e o noroeste da Síria causaram pelo menos 40.943 mortes, segundo o mais recente balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS) hoje divulgado.

Os dados avançados pelo diretor do Departamento Regional de Emergências da OMS, Rick Brennan, indicam que os terramotos de magnitude, primeiro, de 7,8, e, depois, de 7,5, na escala aberta de Richter, provocaram 31.643 mortos na Turquia e cerca de 9.300 na Síria.

Brennan, citado pela cadeia de televisão britânica Sky News, adiantou ainda que, na Síria, país assolado por uma guerra civil desde 2011, cerca de 4.800 pessoas morreram nas áreas controladas pelo regime do Presidente Bashar Al-Assad, enquanto nas áreas controladas pelos rebeldes foram contabilizadas cerca de 4.500 vítimas mortais.

Enquanto isso, Bunyamin Idaci, um homem de 35 anos, foi resgatado depois de passar 177 horas sob os escombros de um dos prédios que desabou devido ao terremoto em Adiyman, na Turquia, uma das cidades mais afetadas, informou a agência de notícias turca Anadolu. 

Sete dias após o terremoto, a imprensa turca também informou que as equipas de resgate encontraram outra sobrevivente, Sibel Kaya, de 40 anos, que estava sob os escombros em Gaziantep, sendo resgatada 170 horas após o desastre. 

Em Hatay, Naide Umar também foi encontrada viva cerca de 175 horas após o terremoto.

Domingo, as Nações Unidas afirmaram que o balanço de vítimas mortais poderá duplicar, dado que milhares de pessoas continuam sob os escombros dos prédios que colapsaram.

Os sismos ocorreram em dois locais diferentes da Turquia, junto à fronteira com a Síria, tendo atingido magnitudes de 7,8 e 7,5 na escala de Richter, com réplicas fortes, uma das quais de 6,0.

Vários países, incluindo Portugal, enviaram equipas especializadas de busca e salvamento para a Turquia, mas a ajuda à Síria tem sido dificultada pela guerra civil iniciada em 2011.

O conflito na Síria já matou quase meio milhão de pessoas e devastou as infraestruturas do país.

A região afetada pela catástrofe de há uma semana, no noroeste da Síria, é uma das que estão sob controlo de forças rebeldes que combatem o regime de al-Assad, que conta com o apoio da Rússia e do Irão.


DSP - Visita férra de Praça

 Hernani Kafft Kosta

DSP - Visita N’batonhã

 Hernani Kafft Kosta

Guiné-Bissau entre os 10 destinos mais bonitos da África Ocidental...

Ministério do Turismo e Artesanato  13/ 02/ 2023

Faça uma viagem à Guiné-Bissau, outro pequeno país e um exemplo fantástico de localização de uma joia escondida. 

O Arquipélago dos Bijagós, um conjunto de 88 pequenas ilhas, é Património Mundial da UNESCO e a verdadeira jóia do país. 

Possui belas praias de areia branca, além de seu cenário selvagem, rico e diversificado. A vida selvagem é abundante nas zonas protegidas do arquipélago; os visitantes podem ver tartarugas marinhas reprodutoras ou hipopótamos de água salgada. 

Com tantos eventos acontecendo durante a temporada de carnaval (fevereiro a março), conhecer pessoas de todo o país é excelente para os viajantes.


Leia Também: These Are The 10 Most Beautiful West Africa Destinations

GUERRA NA UCRÂNIA: Norte-americanos devem deixar a Rússia "imediatamente"

© Reuters

POR LUSA   13/02/23 

Os Estados Unidos voltaram a pedir aos seus cidadãos que deixem a Rússia "imediatamente" devido ao risco de serem detidos, segundo um comunicado hoje publicado no portal oficial da embaixada norte-americana em Moscovo.

"Cidadãos norte-americanos que residem ou que viajaram para a Rússia devem sair imediatamente. Sejam mais cautelosos devido ao risco de detenção indevida", refere o alerta emitido pela missão diplomática dos Estados Unidos na Rússia.

A declaração aconselha os norte-americanos a não viajarem para a Rússia "devido às consequências imprevisíveis da invasão em larga escala não provocada da Ucrânia pelas forças militares russas".

Além disso, a missão diplomática alertou que os cidadãos norte-americanos na Rússia podem ser detidos indevidamente e que as autoridades dos Estados Unidos têm "capacidade limitada" de lhes prestar assistência.

É a segunda vez em quase cinco meses que a embaixada dos Estados Unidos pede aos seus cidadãos para que deixem a Rússia.

Em 28 de setembro, uma semana após a mobilização parcial de tropas ordenada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, a embaixada dos Estados Unidos alertou que a Rússia poderia recusar reconhecer a cidadania norte-americana a pessoas com dupla nacionalidade, negando-lhes acesso à assistência consular e convocá-los para a guerra na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro do ano passado.

Uma semana após o sismo, número de mortos ultrapassa os 35 mil

© REUTERS/Umit Bektas

Notícias ao Minuto  13/02/23 

"Estamos a viver o maior desastre da história", afirmou o ministro do Interior, Suleyman Soylu.

Mais de 35.000 pessoas morreram em consequência do violento sismo que abalou há uma semana a Turquia e a Síria, indicam dados oficiais divulgados esta segunda-feira.

De acordo com autoridades e médicos, o sismo de magnitude 7,8 matou 31.643 pessoas no sul da Turquia, enquanto se contabilizaram outros 3.581 mortos na Síria, elevando o total confirmado para 35.224.

A ONU disse, no domingo, que o balanço de vítimas mortais poderá duplicar, dado que milhares de pessoas continuam sob os escombros dos prédios que colapsaram.

Quase 4.500 operações de busca e resgate estão em curso na Turquia e cerca de 400 estão concluídas, avançou o ministro do Interior, Suleyman Soylu, em conferência de imprensa.

"Estamos a viver o maior desastre da história", acrescentou.

O Aeroporto de Hatay, cuja pista ficou danificada pelo terramoto, reabriu esta segunda-feira, depois das reparações, adicionando uma importante via para entregas de ajuda e evacuações da região devastada.

Imagens do TRT World da Turquia mostram aviões a descarregar caixas de papelão com colchões e cobertores na noite de domingo.

Os dois países foram atingidas, na madrugada de segunda-feira, por um terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, a que se seguiram várias réplicas, uma das quais de magnitude 7,5.

Vários países, incluindo Portugal, enviaram equipas especializadas de busca e salvamento para a Turquia, mas a ajuda à Síria tem sido dificultada pela guerra civil iniciada em 2011.

O conflito na Síria já matou quase meio milhão de pessoas e devastou as infraestruturas do país.

A região afetada pela catástrofe de há uma semana, no noroeste da Síria, é uma das que estão sob controlo de forças rebeldes que combatem o regime do Presidente Bashar al-Assad, que conta com o apoio da Rússia e do Irão.

BALÃO-ESPIÃO: Pequim acusa EUA de ter sobrevoado a China com "balões" dez vezes em 2022

© Reuters

POR LUSA  13/02/23 

Pequim disse hoje que balões norte-americanos sobrevoaram pelo menos dez vezes a República Popular da China durante o ano passado agravando as tensões após o derrube de um suposto balão espião chinês nos Estados Unidos.

"É comum que balões dos Estados Unidos entrem ilegalmente no espaço aéreo de outros países. No último ano, balões de grande altitude norte-americanos sobrevoaram o espaço aéreo chinês mais de dez vezes, sem a aprovação das autoridades (de Pequim). Os Estados Unidos devem refletir e mudar de atitude antes de iniciarem a confrontação e acusar os outros com calúnias", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China.

Wang Wenbin, porta-voz da diplomacia de Pequim, disse que "não tem conhecimento" sobre os últimos objetos voadores não identificados que foram derrubados nos Estados Unidos e no Canadá tendo acusado Washington de "reagir de forma exagerada".

Entretanto, no domingo um avião de combate norte-americano abateu "um objeto (voador) não identificado", sobre o lago Huron, Michigan, após ordens do chefe de Estado, Joe Biden.

De acordo com as autoridades norte-americanas, trata-se do quarto caso em oito dias.

O Pentágono, segundo a Associated Presse, afirmou que se trata de "uma extraordinária sucessão de acontecimentos sem precedentes, no espaço aéreo dos Estados Unidos".

O general Glen VanHerck, chefe do Northern Comand (NORAD) dos Estados Unidos, disse que, em parte, a deteção dos "objetos" (balões) fica a dever-se ao facto do nível de alerta que foi adotado desde o passado mês de janeiro.  


Leia Também: EUA impõem sanções a seis entidades chinesas ligadas a "balão-espião"