quinta-feira, 2 de agosto de 2018

O ministério que tutela GTAPE continua a ocultar informações aos Partidos principalmente ao PRS.


Por: Lassana Fati Vice Predidente do PRS

Mas o PRS enquanto partido não vamos cruzar os braços, teremos olhos abertos, acompanhar todo processo.

Estamos a falar com conhecimento de causa.

No recenseamento de 2014 o GTAPE tinha apenas 50 KITS para iniciar o processo, agora com 141 KITS não se pode iniciar o processo, é preciso apresentar cenários ilegais o que para nos é uma manobra tentar fraude eleitoral.

DISCURSO DO SR. LASSANA FATI, VICE-PRESIDENTE DO PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL NA CONFERÊNCIA PROVINCIAL (QUINARA E TOMBALI) DA JUVENTUDE DA RENOVAÇÃO SOCIAL

Exmo Sr. Dr. Fernando Dias, Presidente da JRS;
Exma Senhora Hortência F. Cá, Presidente da comissão organizadora;
Exmo Senhor Dr. Domingos Quadé, Conselheiro Jurídico do Presidente o partido;
Exma Senhora Dra. Mónica Buaró da Costa em representação das mulheres do PRS;
Delegação do PSD Portugal;
Ilustres conferencista.

Antes permitam-me manifestar a minha satisfação de estar nesta conferência em representação do Presidente do Partido, Senhor ALBERTO NAMBEIA, para presidir a cerimónia de encerramento da Conferência Regional sob o Lema: "AMI I PRS."

Também apresentar os meus cumprimentos e agradecimentos a todos aqui presentes.

Sabemos que estamos na época chuvosa em que todos aqui têm os campos de lavoura em que precisam de estar diariamente, mas deixaram isso para o bem do PRS.

Igualmente, agradeço aos oradores e moderadores que também deixaram os seus afazeres para o bem do partido.

Apresento-vos cumprimentos do Presidente do Partido.

Caros conferencistas!

Como vocês sabem que desde a criação de nosso grande partido, pelo nosso Saudoso Líder Dr. Kumba Yala e os seus companheiro, elegeu-se como prioridade a promoção da juventude: por essa razão, consta na nossa sigla a palavra renovação, que simboliza a mudança…

Com isso quero encorajar a actual direcção da juventude a continuar com o dinamismo.

De igual modo saudar a presença da delegação do PSD, cujos membros decidiram alienar as suas férias de verão para vir partilhar as suas experiências com jovens do PRS.

Também se aproveita o ensejo para reafirmar a amizade entre o PRS e o PSD – VIVA AMIZAZADE.

Ser jovem é ser voluntário, apesar de o voluntariado tender a desaparecer gradualmente tendo em conta a própria conjuntura.
Mesmo assim, ser jovem é ser ambicioso, desafiante, determinado etc… no sentido positivo.

Ser jovem partidário exige uma dose de sacrifício, acima de tudo compreensão e a tolerância, pois só assim podemos trilhar triunfalmente as nossas caminhadas.

Minhas senhoras e os meus senhores

Estamos debatidos nesses dois dias, reflectir o quotidiano do País. Acredito que os oradores moderadores souberam transmitir seus conhecimento aos participantes.

De frisar ainda que primeiro tema apresentado tem grande importância, não só para jovens, mas também para todos os militante e simpatizante do PRS.

Para conhecer a ideologia do seu partido é muito bom, permite uma maior militância.

Por isso é dever de todos, principalmente os jovens, sendo elas a força motriz da organização.

Não queria com isso dizer que os últimos temas não tem importância.

Caros jovens sabem da responsabilidade que tem sobre os nossos ombros?

Continuam a trabalhar para consolidação da nossa jovem Democracia, que é um imperativo categórico, porque serão vocês os mais beneficiários.

Caros conferencistas

Estamos prestes a dar inicio de um processo eleitoral, tido como um do tema aqui debatido, quero vos alertar que tem um papel fundamental nesse processo. Uma vez que serão a maioria de vocês acompanhar todo esse processo desde recenseamento até assembleia de voto em termos de fiscalização.

Apenas de início de processo estar complicado, carece de transparência para a direcção do PRS.

O ministério que tutela GTAPE continua a ocultar informações aos Partidos principalmente ao PRS.

Mas o PRS enquanto partido não vamos cruzar os braços, teremos olhos abertos, acompanhar todo processo.

Estamos a falar com conhecimento de causa. 

No recenseamento de 2014 o GTAPE tinha apenas 50 KITS para iniciar o processo, agora com 141 KITS não se pode iniciar o processo, é preciso apresentar cenários ilegais o que para nos é uma manobra tentar fraude eleitoral.

O processo eleitoral tem uma lei, a necessidade de trazer outros cenários que não consta na lei justifica o que?

O PRS exorta titular da pasta a maior transparecia possível. Se o titular tiver a dificuldade de organizar eleição que ponha o seu cargo a disposição, porque o seu partido tem quadros a altura de fazer.

O PRS continua a exigir porque é a parte deste governo.
Tudo que foi feito pelo governo engaja o PRS, por isso não vamos tolerar nada que não é legal.

Todos nos sabemos que o governo é que organiza eleição, como PRS é parte do governo continua exigir á transparência e a honestidade no processo de recenseamento.

Por isso jovens a vossa responsabilidade nesse caso torna-se mas crescida tendo em conta actual momento político que se vive no país.

Portanto devemos continuar á trabalhar arduamente como guardião do partido e de uma forma reflexa do estado da guine.

Trabalhar par tornar o partido, mais forte, para futuro embate que se avizinho.

Pois acredito e tenho fé que serão capazes de cumprir a missão que foram confiado enquanto jovens, pela direcção do PRS.

Não posso terminar sem agradecer mais uma vez a direcção da juventude da renovação social e a comissão organizadora do evento.

Estão de parabéns todos os jovens.

VIVA PRS 
VIVA GUINÉ BISSAU
VIVA ALBERTO NAMBEIA
VIVA DEMOCRACIA
Bem-haja A TODOS
MEU MUITO OBRIGADO

Fonte: Prs Bissau 

O S.T.J. Acaba de entregar ao Braima camara, Coordenodor do MADEM G15, o certidao da sua legalizacao como um instrumento politico.







Movimento Para Alternância Democrática (MADEM G-15) STJ admite sua legalização como partido político.





 Antonio Iaia SEidi

Estamos a Trabalhar

Sindicatos e Governo guineense acordam aumentar salário mínimo para 75 euros

O secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), Júlio Mendonça, saudou hoje o entendimento alcançado entre a central sindical e o Governo, que vai possibilitar o aumento de salário mínimo no país para 75 euros.


O salário mínimo na Guiné-Bissau estava fixado até agora em 31.000 francos CFA (cerca de 46 euros) e com o entendimento vai subir para 50.000.

Nos últimos dois meses, a UNTG tem promovido ondas de greves na Função Pública para, entre outros, exigir o cumprimento de uma lei de 2016 que previa o aumento do salário mínimo e ainda o reajuste salarial.

"Foi possível este acordo porque, finalmente, o Governo começou a tratar esse assunto com mais seriedade, fruto da pressão do parlamento", declarou Júlio Mendonça, referindo-se à mediação feita pelo órgão legislativo perante o diferendo que opunha os sindicatos ao executivo.

O secretário-geral da UNTG confirmou hoje a suspensão da onda de greves na Função Pública, mas deu ao Governo 30 dias para cumprir com o acordado, caso contrário, prometeu retomar as paralisações laborais em setembro.

O Governo comprometeu-se a aumentar o salário mínimo e pagar todos os impostos e contribuições que os funcionários públicos devem ao Estado, "para que possa receber os 50.000 francos CFA líquidos", observou Mendonça, que considera a medida como de justiça salarial para a Guiné-Bissau.

Além do aumento do salário mínimo, ficou acordado um reajuste dos salários entre funcionários do Estado que façam trabalho igual, sublinhou o sindicalista, dando como exemplo situações "em que pessoas que prestam o mesmo serviço, ganhem salários diferentes".

Segundo o sindicalista, ficou ainda decidido que o Estado irá pagar a cada trabalhador, do Presidente da República ao último colaborador, um subsídio mensal correspondente a 20% do ordenado.

dn.pt/lusa

Parlamento guineense aprova lei que fixa 36% de mulheres nas listas para cargos públicos


O parlamento guineense aprovou hoje uma lei que fixa uma quota mínima de 36% de mulheres nas listas de candidaturas para cargos eletivos, mas dirigentes associativas consideram a medida de pouca, perante a sua pretensão de pelo menos 40%.

Em declarações à Lusa, Nelvina Barreto, ativista social e líder da Miguilan (associação Mulheres da Guiné-Bissau Bô Lanta, mulheres levantai-vos) e Aissatu Indjai, vice-presidente da Plataforma Política das Mulheres (PPM), consideram a medida "um começo de uma longa caminhada, mas pouca".

A PPM, subscritora do anteprojeto de lei entregue ao parlamento guineense, na semana passada, queria uma quota de, pelo menos 40%, mas após cinco dias de debates, os deputados decidiram conceder 36% de lugares às mulheres nas listas de candidatos à cargos eletivos públicos.

"Não é motivo de grande satisfação, porque nós queremos mesmo 40%, mas os deputados, depois de tantas viravoltas, de tantas negociações, chegaram a um consenso de que vão dar 36%. Não era o que queiramos, mas dá para iniciar. É um bom começo", observou Aissatu Indjai.

A dirigente da PPM aponta para a situação do atual parlamento, no qual "é quase nula a presença feminina", mas reconhece "alguma vitória", na medida em que a partir de agora "passa a ser obrigatório incluir as mulheres nas listas de candidatos a deputados" e a levá-las em conta na formação do Governo.

"Em relação ao Governo, não está plasmado na lei que devem ser 36%, mas ficou recomendado que se deve ter em conta esse número", notou Indjai.

A líder da Miguilan, Nelvina Barreto, considera também "de um começo de caminhada", a fixação da quota em 36%, mas rejeitou "todo o argumentário dos machos do atual parlamento", quando alegam que "será preciso conceder tempo para que amadureça a ideia" de dar espaço às mulheres na vida política do país.

Barreto entende que "é chegada hora de se acabar com a visão patriarcal" da sociedade e entender que "existem mulheres tão ou melhores habilitadas" que homens para exercer a atividade política, frisou.

A dirigente da Miguilan vê "um certo paralelismo" na justificação dos deputados para não conceder os 40% exigidos pelas mulheres, com a "celebre ideia de Marcelo Caetano e Salazar" quando aqueles alegavam que "era melhor ir gradualmente", conceder uma autonomia, ao invés da independência como queriam os nacionalistas das então colónias.

"A ideia de Caetano e Salazar era de que as antigas colónias não estavam suficientemente preparadas para se governarem. Os nossos deputados machos, também nós estão a dizer que as mulheres ainda não estão preparadas para exercer cargos políticos", ironizou Nelvina Barreto.




LUSA

Braima Darame

ESCÂNDALO - Universidade no Japão manipulou exames para admitir menos mulheres

Uma universidade privada de medicina em Tóquio manipulou, supostamente durante vários anos, os resultados dos exames de acesso à instituição com o objetivo de admitir menos mulheres, noticiaram hoje os jornais japoneses.


O caso está a ser investigado por um escritório jurídico contratado pela própria universidade, que aguarda nas próximas semanas por conclusões que esclareçam melhor a situação, disse um porta-voz daquele estabelecimento do ensino superior à agência de notícias Efe.

O caso foi tornado público no momento em que o Ministério Público de Tóquio investiga a mesma universidade pela suposta pressão exercida por um alto funcionário do Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia para que esta admitisse o seu filho, sob a ameaça de retirar a ajuda pública.

A Universidade de Medicina de Tóquio começou a manipular os resultados obtidos pelos candidatos para estudar medicina em 2011, depois de ter registado um aumento no número de alunas no ano anterior.

Naquele ano, 40% dos novos alunos da universidade privada eram mulheres, o dobro do registado em 2009.

Desde então, o conselho de administração da universidade aplicou critérios mais restritivos na avaliação de mulheres nos exames de admissão de forma a manter a percentagem de estudantes do sexo feminino em cerca de 30% do total de novos alunos, segundo o jornal Yomiuri, que cita fontes ligadas ao processo, mas sem as identificar.

Na base da manipulação estaria a ideia de que os homens são mais adequados à profissão médica, porque as mulheres japonesas frequentemente param de trabalhar depois de se casarem e de terem filhos, segundo o jornal japonês.

No Japão, aproximadamente metade das mulheres deixa definitivamente os seus empregos depois de se tornarem mães, devido a fatores socioculturais e dificuldades em conciliar vida a familiar e profissional neste país asiático.

O Governo lançou a estratégia "Womenomics" para promover uma maior participação feminina no trabalho, mas o país continua a registar uma diferença salarial entre homens e mulheres, bem como uma diminuta presença do género feminino nas grandes empresas e na classe política.

Por LUSA

Anúncio: RECRUTAMENTO Manager de Gestão de Risco

Termos de Referência

A posição de Manager de Gestão de Risco está afectada ao Departamento de Gestão de Riscos da MTN Guiné-Bissau.

Habilitações Literárias e Experiências

        – Licenciatura em Auditoria ou Ciências da Contabilidade

        – 3-5 anos de experiência profissional no mesmo campo, de preferência no sector de consultoria e auditoria

       – Requisitos Mínimos (certificados) – Certificação na Auditoria Interna

Descrição de Tarefas:

       – Conduzir auditorias internas em diversas áreas de acordo com o plano anual de auditoria.

       – Desenhar Programas de Auditoria e desempenhar trabalhos no terreno 

       – Fornecer ao Director de Riscos relatórios precisos e oportunos sobre o estado das políticas e sobre o desempenho dos sistemas.

Conhecimentos

          – Conhecimentos de diferentes métodos de controle de riscos e auditoria;

          – Conhecimento da língua Inglesa é fundamental.

As candidaturas devem ser acompanhadas por um Curriculum Vitae, uma carta de motivacao; 

uma cópia de diploma e uma cópia do BI ou Passaporte. Os interessados têm até Sexta-feira, dia 10 de Agosto de 2018 para submeterem as suas candidaturas e todas as candidaturas devem ser dirigidas ao Departamento de Recursos Humanos ou ao endereço electrónico

hr@mtnbissau.com 

Fonte: odemocratagb

OPINIÃO : Os médias da Guiné-Bissau muitos deles submetem ao engano, e a politização, muitas das vezes não é só por negligência, mas pela sobrevivência.

F.I

O Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau aprovou o processo de legalização do nosso partido político, Movimento de Alternância Democrática MADEM-G15.

Umaro El Mokthar Sissoco Embalo

O Movimento de Alternância Democrática MADEM-G15, é um movimento político nacional e patriótico, aberto e inclusivo, que conta no seu seio, cidadãos Guineenses sem distinção da origem social e étnica, sexo, crença religiosa, abraçando a integração e participação ativa de varias franjas sócio-profissionais da sociedade Guineense.

Este movimento nasce em consequência de uma forte necessidade de mudar a Guiné-Bissau rumo ao desenvolvimento e bem-estar social.

Temos como missão implementar e garantir a Unidade, Justiça e o Progresso na Guiné-Bissau.

Em breve o nosso programa estará disponível para todos.

Viva a Guiné-Bissau; Viva a Democracia, Viva as nossas Mulheres, Viva a Juventude e Viva a Mudança Positiva!


Funcionários públicos da Guiné-Bissau com nova tabela salarial a partir de Setembro


O governo da Guiné-Bissau vai aplicar uma nova tabela salarial aos funcionários públicos a partir de Setembro, anunciou quarta-feira em Bissau o ministro do Trabalho e da Função Pública, Fernando Gomes.

O ministro, que prestava declarações depois da assinatura de um acordo com os dirigentes da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau (UNTG), adiantou faltarem apenas alguns pormenores que serão alvo de correcção nos próximos dias pelo Ministério da Economia e Finanças.

Fernando Gomes disse que os trabalhadores que recebiam 29 mil francos CFA (47 euros) de salário mínimo mensal passam a receber 50 mil francos CFA (76 euros), um aumento de 72,4% tornado possível “devido a cortes efectuados nos subsídios dos representantes dos órgãos da soberania.”

O governo e a união sindical chegaram a acordo após muitas rondas negociais, depois de sucessivas greves decretadas pela UNTG nos últimos três meses e que paralisaram parcialmente a administração pública guineense.

O secretário-geral da UNTG, Júlio Mendonça, disse esperar do governo o cumprimento do documento firmado e anunciou a suspensão da greve em curso na função pública que devia terminar na próxima semana.

A Guiné-Bissau conta com mais de 30 mil funcionários públicos, segundo o recenseamento de 2014, tendo a anterior revisão salarial tido lugar no ano de 1994. 

LGDH LAMENTA A CLASSIFICAÇÃO DA GUINÉ-BISSAU ENTRE 5 PAISES MAIS CORRUPTOS DO MUNDO


Num artigo publicado hoje, (1 de Agosto), na sua pagina oficial, a Liga Guineense dos Direitos Humanos reconhece e lamenta a permanência da Guiné-Bissau na lista dos 5 paises mais corruptos do Mundo, de acordo com a classificaçao da Organização "Transparency International"

Artigo da LGDH:

Desde 2015, a Transparência Internacional, uma organização que monitoriza os índices de corrupção ao nivel mundial, tem classificada a Guiné-Bissau na lista de 5 países mais corruptos do mundo.

Este rótulo que mancha a credibilidade do estado guineense, levanta o véu sobre a verdadeira dimensão da prática de corrupção na Guiné-Bissau.

A corrupção, a espoliação de recursos públicos e a colocação ilícita de riqueza no estrangeiro constituem, no seu conjunto, um problema cuja magnitude não deve ser menorizada em comparação com as formas mais visíveis e directas – mais brutais de violência política e militar que assolou o país desde a sua independência.

A situação é gritante e tanto quanto insustentável, na justa medida medida em que, as instituições que por lei, estão incumbidas da responsabilidade de perseguir e punir os infractores, renunciaram simplesmente esta missão.

O sistema judiciário no seu todo, foi tomada de assalto por redes criminosas de corrupção. Hoje, a incerteza, a insegurança jurídica, a desordem, e a injustice, tomaram conta da sociedade guineense, por inércia da justice.

Roubam ostensivamente o erário público sem que ninguém os incomodasse. Quando se tenta questionar as origens dos bens ilicitamente adquiridos, tocam falsos alarmes de perseguição política. A Guiné-Bissau sim, é um paraíso da impunidade.

Que país é este, onde os medicamentos doados pelos parceiros internacionais são desviados para fins privados? E, por conseguinte, a pior desgraça que pode acontecer com um guineense, é adoecer neste país.

Que país é este onde a esmagadora maioria dos alunos que concluem o 12º ano de escolaridade, não sabem se quer, formular corretamente uma frase?

Que país é este cuja esmagadora maioria da população vive no limiar de pobreza, mas cujos dirigentes se auto atribuem salários e subsídios vergonhosos, e ostentam riqueza de forma escandalosa?

Enfim, a lista de interrogações são extensas, tendo em consideração inúmeros e injustificados problemas que o país enfrenta.

Enquanto a corrupção e impunidade prevalecer, dificilmente os guineenses concretizarão os sonhos de desenvolvimento e viver em paz sustentável.

Esta triste realidade tem de mudar, mas a mudança não cairá ao de cima.

Chegou a hora de dizer aos governantes e políticos que a #corrupçao e #impunidade têm de parar!


//LGDH

Bissau On-line