18 de março de 2022

POR DESACATO DA ORDEM JUDICIAL, NESTE MOMENTO A SEDE NACIONAL DO PAIGC ESTÁ OCORRER AÇÃO POLICIAL PARA FAZER ACATAR A ORDEM



@Imani Umoja was live.

 Carlos Santiago / Amadu Ula Embaló

Leia Também:👇


O Tribunal Regional de Bissau pede a intervenção da  polícia para efetivação da ordem  judicial, que suspende o décimo congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde.

Na missiva a posse da Rádio Bantaba,  hoje (18.03), enviada ao Ministro do Estado,  Interior e da Ordem Pública,  o Tribunal Regional de Bissau determinou.

“Vimos pela presente solicitar os bons ofícios da V.exa no sentido de instruir serviços competentes da instituição que dirige para destacar agentes da Polícia da Ordem Pública, para assegurarem e efetivação da decisão judicial”.

A carta assinada pelo Juiz Lassana Camara Camara, o Tribunal disse que o pedido  se enquadra “no âmbito da ação às margem referenciada, que correm nos termos legais nesta instância judicial, instaurada pelo Bolom Conte contra o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde “.

O décimo congresso do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde deve começar neste sábado  em Bissau, e que conta com cinco pretendentes a liderança dos libertadores.

RTB/ 18.03.2022/ 19h:08/ Bissau 

Por LUSA  18/03/22

A Polícia de Intervenção Rápida (PIR) invadiu a sede do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) em Bissau, disseram fontes do partido que se encontrava reunido no seu Comité Central.

"A Polícia chegou aqui e tentou impedir a entrada na sede de alguns delegados ao décimo congresso", indicou uma fonte, a partir do salão onde decorre a reunião do partido.

Militantes do partido responderam à ação da polícia com empurrões de parte a parte.

"A polícia tentava impedir o acesso de delegados ao salão do congresso, os nossos militantes empurraram a polícia para que não entrassem", precisou a mesma fonte.

Fonte do Ministério do Interior informou à Lusa que a polícia está na sede do PAIGC "para fazer cumprir a lei" na sequência de uma solicitação do juiz Lassana Camará, que produziu um despacho no qual, basicamente, manda suspender a realização do congresso do partido.

Um militante do PAIGC está na justiça com o partido alegando ter sido impedido de tomar parte no congresso.

O partido considera o caso como estratégia dos adversários políticos para impedir a realização do congresso que foi marcado e adiado por duas vezes.

Turquia inaugura a maior ponte suspensa do mundo entre a Ásia e a Europa

© Recep Tayyip Erdoğan

Por LUSA  18/03/22 

A Turquia inaugurou hoje uma ponte suspensa no estreito de Dardanelos (noroeste), na fronteira natural entre a Europa e a Ásia, sendo apresentada por Ancara como a mais longa estrutura com estas características.

Com um comprimento total de 4.068 metros e um vão entre pilares de 2.023 metros, a estrutura, batizada como "Ponte Çanakkale 1915", liga Lapseki, do lado asiático dos Dardanelos, com Gallipoli, do lado europeu.

A nova ponte intercontinental vai reduzir o tempo de travessia atual de 30 minutos de 'ferry' para apenas seis minutos.

O nome da ponte e a data escolhida para a inauguração recordam a vitória das tropas otomanas na batalha naval de Çanakkale, em 18 de março de 1915, como parte da campanha de Gallipoli na I Guerra Mundial.

A conotação histórica é uma característica que marcou a conceção desta estrutura, como mostra a sua altura de 318 metros, que comemora a data da vitória (18 de março) sobre a França, Reino Unido e Rússia.

O vão de 2.023 metros também tem uma base histórica, relacionada com o centenário da fundação da República da Turquia, assinalado no próximo ano.

Já as torres pintadas de vermelho e branco representam as cores da bandeira turca.

"Falamos sempre da ligação entre a história e o futuro. Hoje estamos a fazê-lo", declarou o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, durante a cerimónia de inauguração.

O evento contou também com a presença do primeiro-ministro da Coreia do Sul, Kim Boo-kyum, sendo que a infraestrutura foi construída por um consórcio de empresas turcas e sul-coreanas.

"Os vossos antepassados tiveram aqui uma vitória em 1915, mas esta ponte vai unir o Ocidente e o Oriente e trará paz e prosperidade", afirmou Boo-kyum.

A obra, que começou em março de 2018 e terminou um ano e meio antes do previsto, é maior do que a ponte Akashi Kaikyo do Japão, a mais longa do mundo até agora.

A construção desta quarta ponte do país que liga a Europa com a Ásia está orçamentada em mais de 3,1 mil milhões de euros.

GUINÉ-BISSAU: PAIGC prepara abertura do 10.º congresso no meio de polémica judicial

© Lusa

Por LUSA  18/03/22 

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) prepara a abertura do 10.º congresso no sábado, em Bissau, no meio de uma polémica judicial com um militante, disse fonte da comissão preparatória da reunião magna.

O militante Bolom Conté interpôs um recurso de agravo junto da Vara Cível do Tribunal Regional de Bissau, a pedir que ordene a suspensão do processo que deve culminar com a realização do congresso, depois de aquela instância ter dado por finda a polémica judicial, alegando que o partido cumpriu com as exigências do militante.

Conté disse ao tribunal que foi impedido de ter possibilidade de ser escolhido como delegado ao congresso, a partir da aplicação de um guião elaborado para o efeito, mas na semana passada o Comité Central (órgão máximo entre congressos do PAIGC) decidiu revogar aquele documento, mandando repetir as conferências de escolha de delegados com base nos estatutos do partido.

Com esta diligência, o juiz Lassana Camará considerou, através de um despacho de 15 de março, que "deixou de existir objeto de causa".

"Pelo exposto e atento ao disposto no artigo 287.º alínea e) do Código do Processo Penal declara-se extinta a presente instância declarativa, por inutilidade superveniente da lide", lê-se no despacho do juiz Camará.

Fonte do PAIGC considerou que com aquele pronunciamento do juiz o caso "ficou definitivamente arquivado".

Na quinta-feira, o juiz Lassana Camará produziu um novo despacho dando conta de que admitiu um recurso de agravo de Bolom Conté, que não se conformou com a primeira decisão sobre o caso e deu ao recorrente oito dias para apresentar as suas alegações.

"Admite-se o recurso ora interposto, por ser legal, tempestivo e o recorrente tem legitimidade para tal, o qual é de agravo, com subida imediata nos próprios autos com efeito suspensivo", argumenta o juiz Camará.

Uma fonte da equipa de advogados do PAIGC disse à Lusa que o tribunal "não deveria aceitar o recurso de Bolom Conté por ser a parte vencedora" e ainda considerou que aquele está "numa clara litigância de má-fé" pelo que a justiça deveria condená-lo a multa ou indemnização ao partido.

Os advogados do PAIGC interpuseram hoje na Vara Cível do Tribunal Regional de Bissau um requerimento no sentido de revogação do despacho do juiz Camará, que admitiu o recurso de Bolom Conté.

O Comité Central do PAIGC deve reunir-se ainda hoje para aprovar os documentos finais que vão ser analisados no congresso.

Dionísio Pereira, secretário-geral da juventude do partido e membro da comissão organizadora do 10.º congresso afirmou hoje que "só Deus ou o Comité Central" poderão adiar a reunião magna.

Se se iniciar no sábado, será só à terceira tentativa que o PAIGC consegue realizar o seu décimo congresso, sucessivamente adiado por já por duas vezes.

Inicialmente, a reunião magna do PAIGC esteve marcada para de 17 a 20 de fevereiro e foi adiada devido às restrições sanitárias impostas pelo Governo para combater a pandemia de covid-19.

Na altura, o partido considerou que se tratava de "ato de perseguição e de intimidação" por parte de elementos do atual poder, a quem acusa de "pretender impedir a realização do congresso".

O congresso foi agendado para entre 10 a 13 de março, mas, novamente, não se realizou devido à uma providência cautelar interposta no tribunal por Bolom Conté.


Leia Também: Unicef entrega 30 motorizadas ao Ministério da Saúde da Guiné-Bissau

Após agravo de Bolom Conté o Juiz Lassana Camara insta ministério de interior a tomar medidas discricionário em caso da violação do despacho

Juiz ordena ministério de interior de disponibilizar homens para proibir realização de Congresso.👇

 Estamos a Trabalhar

Nuno Gomes Nabiam: “HÁ 48 ANOS NUNCA HOUVE DINÂMICA NA GOVERNAÇÃO DO PAÍS COMO AGORA”

O DEMOCRATA   18/03/2022 

O primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, afirmou esta sexta-feira, 18 de março de 2022, que depois de 48 anos de independência nunca a Guiné-Bissau registou mudanças na governação como agora.

Nabiam falava à imprensa após ter visitado diferentes serviços do Hospital Nacional Simão Mendes em Bissau, acompanhado dos ministros do Interior e da Ordem Pública, das Obras Públicas e Urbanismo, da Saúde Pública e pelo Secretário de Estado do Tesouro.

Gomes Nabiam disse que a intenção do governo é fazer os possíveis para que o Hospital Nacional tenha o mesmo nível de qualidade que os outros hospitais da sub-região.

“O país enfrenta vários problemas em todos níveis e se dissermos que dentro de uma semana, um mês ou um ano vamos solucioná-los, não estaremos a dizer a verdade. Aceitaremos críticas construtivas da oposição. O que condenamos é o discurso de que não reconhecem o chefe de Estado e o governo, porque neste aspeto haverá uma enorme contradição”, sublinhou. 

Nuno Nabian informou que o governo que lidera tem como prioridades a saúde, a educação, a energia, a água e as  infraestruturas.

“Não é possível resolver todos esses problemas em dois anos, mas acredito que o povo guineense está a constatar paulatinamente o trabalho que as atuais autoridades estão a fazer”.

Enfatizou que a nível internacional, o Presidente da República projetou o país em “raios enormes ao ponto de estar a ser chamado no concerto das nações”, portanto “os guineenses devem estar felizes em ter um Presidente como Sissoco Embaló”.

“Há 48 anos o Hospital Nacional Simão Mendes nunca foi reabilitado, nem teve o tratamento que tem hoje com este governo, desde a pintura, a reabilitação das vias nas instalações do hospital, a construção de novos blocos e os jardins estão a ser embelezados e a dar-lhe uma imagem positiva. Os pacientes têm direito a três refeições diárias, os medicamentos e as cirurgias são gratuitas e foi construído um novo bloco operatório para facilitar os partos de mulheres que no passado enfrentavam enormes dificuldades. Está a ser montada uma fábrica de oxigénio que terá a capacidade de produzir 102 garrafas por dia, portanto o trabalho feito pelo atual governo é um progresso”, disse.

Nuno Gomes Nabiam visitou o HNSM numa altura em que alguns pacientes partilham camas na maternidade que está superlotada. 

Nabiam assegurou que o executivo trabalhará com toda a urgência para superar essa situação, criando mais espaço para poder acolher mais parturientes.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

A 40° Sessão da Conferência Ministerial da Francofonia decorreu em Paris no passado dia 16 de Março e contou com a participação de 54 países.


A Guiné-Bissau esteve representada pela Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Barbosa e pela Secretária de Estado das Comunidades, Salomé Santos Allouche.

Os Ministros e Representantes dos Estados e Governos membros adoptaram o Regulamento Único das Instâncias da Francofonia, que moderniza o seu funcionamento, harmoniza as regras aplicáveis no quadro do projeto global da transformação da OIF e aprovaram uma Resolução sobre a situação da Ucrânia,  solicitando o imediato cessar fogo. 

Para concluir,  a delegação tunisina  apresentou o pleno dos preparativos da XVIII° Cimeira que terá lugar nos dias 19 e 20 de Novembro em Djerba (Tunisia) sob a lema “Conectividade na diversidade: a tecnologia digital, vetor do desenvolvimento e da solidariedade no mundo francófono”.

MADEM-G15 I ESPERANÇA DI POVO!

 Madem-G15 Movimento para Alternância Democrática

Direção superior do MADEM-G15, presidida pelo seu secretário nacional, Sr. Abel da Silva Gomes, acompanhado pelos membros do secretariado, Sr. Mário Martins e Mutaro Candé, e do Deputado  Cipriano Mendes Pereira (Nhina), reuniu-se com a coordenação regional do partido da região de Cacheu 1, em canchungo. 

A reunião serviu para avaliar a situação política da região em causa e preparar a realização das assembleias de base à nível regional.

GUERRA NA UCRÂNIA: Papa afirma direito de Kyiv a defender-se de agressão russa

© Lusa
Notícias ao Minuto  18/03/22 

O papa Francisco condenou hoje "o perverso abuso de poder" patente na agressão russa à Ucrânia e pediu ajuda para os ucranianos, atacados na sua "identidade, história e tradição" e que têm direito a "defender a sua terra".

As declarações do papa, numa mensagem enviada a um encontro de representantes católicos europeus na Eslováquia, são algumas das mais contundentes por ele até agora emitidas sobre o direito da Ucrânia a existir enquanto Estado soberano e a defender-se da invasão da Rússia.

Foram proferidas apenas alguns dias depois de o chefe da Igreja Católica ter dito ao patriarca da Igreja Ortodoxa russa, Kirill, que o conceito de "guerra justa" é obsoleto, porque as guerras nunca são justificáveis, e que os religiosos devem pregar a paz, não a política.

Tais comentários, feitos durante uma videochamada na quarta-feira com Kirill, foram um golpe indireto à aparente defesa da guerra feita pelo patriarca ortodoxo.

Próximo do Presidente russo, Vladimir Putin, o patriarca terá justificado a invasão descrevendo-a como parte de uma luta contra o pecado e a pressão de estrangeiros liberais para realizar "desfiles 'gay'".

Kirill culpou o Ocidente e outro patriarca ortodoxo por fomentar a inimizade entre a Ucrânia e a Rússia e fez eco das palavras de Putin ao insistir que os cidadãos dos dois países são "um só povo".

Nas suas declarações de hoje, o papa Francisco não mencionou a Rússia pelo nome -- prova da tradição do Vaticano de não identificar agressores e das suas tentativas de manter um diálogo aberto com a igreja de Kirill -, mas a sua defesa da Ucrânia foi clara.

"O grito desolador pedindo ajuda dos nossos irmãos ucranianos obriga-nos, enquanto comunidade de crentes, não apenas a uma séria reflexão, mas a chorar com eles e a esforçarmo-nos por eles; a partilhar a angústia de um povo ferido na sua identidade, história e tradição", disse Francisco na mensagem enviada ao encontro católico em Bratislava.

"O sangue e as lágrimas das crianças, o sofrimento das mulheres e homens que estão a defender a sua terra ou a fugir às bombas abalam a nossa consciência. Mais uma vez, a humanidade é ameaçada por um perverso abuso de poder e interesses sectários, que estão a condenar um povo indefeso a sofrer todas as formas de violência brutal", sustentou.


Leia Também:

Numa mensagem divulgada em várias plataformas digitais, o ator e antigo governador da Califórnia acusa o Kremlin de ter começado uma guerra ilegal com várias mentiras e faz um apelo direto a Vladimir Putin.

“Há coisas a acontecer que vos têm sido escondidas”, começa o antigo Mr. Olimpya que culpabiliza os líderes do Kremlin pela guerra na Ucrânia...Ler Mais


A Rússia prometeu hoje uma resposta "correspondente" às expulsões "infundadas" dos seus diplomatas de países europeus que foram anunciadas hoje.

"Todas as expulsões infundadas de diplomatas russos vão ser objeto de uma resposta correspondente", escreveu a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, na rede social Telegram.

Os três Estados bálticos da Letónia, Estónia e Lituânia expulsaram hoje 10 diplomatas, numa ação aparentemente coordenada para expressar solidariedade com a Ucrânia...Ler Mais


O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, recorreu hoje à Bíblia para elogiar o sacrifício dos soldados russos na Ucrânia, ao participar numa manifestação patriótica em Moscovo que assinalou o oitavo aniversário da anexação da Crimeia.

Numa rara aparição pública e num discurso perante dezenas de milhares de pessoas que enchiam o estádio Luzhniki de Moscovo e agitavam bandeiras da Rússia, Putin destacou a ação dos soldados russos na Ucrânia.

"As palavras da Bíblia Sagrada vêm-me à cabeça: não há maior amor do que dar a vida pelos amigos", disse Putin, citado pela agência russa TASS, ao justificar a invasão para proteger a população russófona no leste da Ucrânia.

"Ombro a ombro, eles ajudam-se e apoiam-se mutuamente", afirmou, saudado pela multidão...Ler Mais

PM Nuno Gomes Nabiam Visita a Hospital Nacional Simão Mendes.




 Radio TV Bantaba / Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

BOLSA DO TURISMO LISBOA 2022.

 Ministério do Turismo e Artesanato

Bissau: 18 de Marco de 2022.

BOLSA DO TURISMO LISBOA 2022.

Segue-se esta sexta-feira o terceiro dia da BTL considerada a maior plataforma de contactos, em Portugal, relacionados com o Turismo onde a Guiné-Bissau é representada pelo Ministros do Turismo, Artesanato e Ambiente e peritos da área…

A Bolsa do Turismo de Lisboa oferece ao público a oportunidade de escolher novas soluções e destinos para as suas férias a preços altamente competitivos.

Esta quinta-feira, perante os investidores, operadores turísticos, grandes grupos hoteleiros da Europa e a imprensa internacional, a equipa da Guiné-Bissau efetuou uma importante conferência com o intuito de captar investimentos na qual foi registada várias intervenções com panelitas diferentes e uma discussão exaustiva sobre a possibilidade de investir no sector tudo num ambiente espetacular de cor e alegria. 

Recorde-se que na abertura da bolsa, 16, o Presidente Português, Professor MARCELO DE SOUSA, foi recebido no STANDE da Guiné-Bissau.

Naquela ocasião Vaz e Sousa discutiram, in Lato senso, os temas ligados ao setor turístico e a necessidade de fortificar ainda mais os acordos existentes nesta área entre Bissau e Lisboa.

Antes, Fernando Vaz abordou as possibilidades de uma parceria no domínio do turismo com o Presidente da Camara de Almeida durante uma reunião particular.

Ainda no mesmo dia, o Ministro Fernando Vaz, de agendas cheias manteve reuniões separadas com varias entidades individuais e colectivas.

No encontro com Associação das Industrias Criativas de Madeira, debruçou-se a necessidade de desenvolver áreas de atracão de investimento estrangeiro assim como garantir resposta rápida dos parceiros e potenciais investidores.

Já com as instituições portuguesas do ensino, nomeadamente, CEARTE e BEIRAGUIEIRA, o Ministro assinou um importante acordo no domínio de formação e capacitação técnica.

//BDS.

Veja Também:👇

Ministério do Turismo e Artesanato

Bissau: 17 de 03 de 2022.

BTL 2022 - DIA 02.

Ontem, o Presidente Português, Professor MARCELO DE SOUSA, foi recebido no STANDARD da Guiné-Bissau.

Vaz e Sousa discutiram, in Lato senso, os temas ligados ao setor turístico e a necessidade de fortificar ainda mais os acordos existentes nesta área entre Bissau e Lisboa.

Antes, Fernando Vaz abordou as possibilidades de uma parceria no domínio do turismo com o Presidente da Camara de Almeida durante uma reunião particular.

Ainda ontem, o Ministro Fernando Vaz, de agendas cheias manteve reuniões separadas com varias entidades individuais e colectivas.

No encontro com Associação das Industrias Criativas de Madeira, debruçou-se a necessidade de desenvolver áreas de atracão de investimento estrangeiro assim como garantir resposta rápida dos parceiros e potenciais investidores.

Já com as instituições portuguesas do ensino, nomeadamente, CEARTE e BEIRAGUIEIRA, o Ministro assinou um importante acordo no domínio de formação e capacitação técnica.

//BDS.