segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

PR exalta jornalismo enquanto profissão nobre e não de violência.

Radiobantaba.com 14/02/2022  

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló exaltou o jornalismo enquanto profissão nobre e não de violência, que não deve ser exercida por pessoas sem emprego e que refugiam nela para insultar os outros.

A exaltação do chefe de estado foi feita na sexta-feira numa audiência concedida aos elementos da Confederação Nacional das organizações de Imprensa, da Associação Nacional de Músicos e dos moradores do bairro de Pluba, que foram manifestar-lhe solidariedade devidos à tentativa de golpe de Estado de 01 de Fevereiro.

“O jornalismo é uma carreira honesta, porque mesmo nas universidade por onde passamos, onde saem os médicos, pilotos e outras formações académicas é ali igualmente que saem os jornalisas”, sublinhou.

Para o chefe de Estado, na Guiné-Bissau basta alguém não tiver o que fazer, arranja de imediato uma pequena estação de rádio para vangloriar de repórter e analista político.

“Isso acontece somente na Guiné-Bissau. Uma pessoa que não pode fazer análise da sua própria pessoa auto proclama-se de ser analista político. É muita pena”, lamentou Umaro Sissoco Embaló.

Acrescentou que nos últimos tempos, certas pessoas queriam fazer com que a carreira jornalística perdesse a sua dignidade.

O Presidente da República disse que vai retribuir a solidaredade que lhe foi manifestada, e reafirmou que, o que passou, de facto, no dia 01 de Fevereiro, foram cenas muito violêntas.

“Ainda antes de as vitimas forem enterradadas, apareçam pessoas a dizer que é uma camuflagem”, criticou.

Umaro Sissoso Embaló pediu a cessação de actos característicos de uma “campanha eleitoral” que ocorrem no país,, uma vez que o Presidente da República já está eleito.

“O poder do Presidente da República é dado por Deus, alguém pode procurá-lo de todas as formas, mas se Deus não o dá, nunca vai o conseguir”, afirmou.

À classe de músicos, o Presidente da República agradeceu a solidariedade que lhe endereçou, tendo sublinhado que os artistas são homens de cultura e de paz e não de violência, aliás como afirmou o vosso porta voz Luìs Mendes (Ichy).

“Se alguém me disser que, na manhã do dia 01 de Fevereiro, iríamos se deparar com a situação ocorrida, não acreditaria. Eu, sempre digo que Nino Vieira seria o último Presidente assassinado no país”, referiu.

Umaro Sissoco Embaló salientou que se empenhou durante os dois anos de seu mandato na restauração da imagem e dignidade da Guiné-Bissau no exterior, mas que tinha uma noção clara de que as suas diligências iriam lhe custar .

“Só porque o Povo não nos escolheu nas urnas, seria o motivo para incentivar as pessoas inocentes para dar um golpe de Estado”, questionou.

Um grupo de homens armados atacou, no passado dia 01 de Fevereiro o Palácio do Governo, com armas pesadas e matralhadoras, numa altura em que decorria uma reunião do Conselho de Ministros, com a presença do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, e do primeiro-ministro, Nuno Nabiam.

O ataque que durou cinco horas antes de as autoridades de segurança assumirem o controle da situação causou a morte à 11 pessoas entre civís, militares e para-mlitares.

Uma comissão interministerial chefiada pelo ministro do Interior e da ordem Pública, Botche Candé está a investigar os autores morais e materiais dessa tentativa de golpe de Estado.

ANG/ÂC//SG //RTB

PAIGC adia o congresso.

Radiobantaba.com 14/02/2022

Leia Também:

Comissão Permanente do PAIGC propõe adiamento do X Congresso do partido para Março próximo

Bissau, 14 Fev 22 (ANG) – A Comissão Permanente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC), propõe ao Comité Central do partido, entidade competente para o efeito, a convocação do seu X Congresso para os dias 10, 11, 12 e 13 de Março do ano em curso.

De acordo com o comunicado da Comissão Permanente do PAIGC, enviado hoje à ANG, a decisão foi tomada na reunião deste órgão dos libertadores, realizada no passado dia 12 do corrente mês, sob a presidência do líder do partido, Domingos Simões Pereira.

Na comunicado, a Comissão Permanente do PAIGC, declarou que  acata as medidfas restritivas impostas pelo estado de Alerta contra a pandemia da Covid-19 e adia a data de realização do X Congresso do partido.

Este órgão restrito do PAIGC condenou o que considera ser uma intromissão indevida da Presdência da República e do Governo nos assuntos internos do PAIGC através de “manobras encapotadas” para dificultar a realização de X Congresso.

Condenou a acção “irresponsável” do cidadão Bolom Conté que, sem pertencer as estruturas do partido e sem ter participado nas Assembleias de Base, interpós uma providênca cautelar que perturbou o normal desenrolar das Conferências preparatórias do X  Congresso.

O Comissão Pemanente do PAIGC encoraja a Comissão Nacional  Preparatória a reforçar o seu  dinamismo na organização do X Congresso, alertando-a para a necessidade de serem criadas as condições que garantam o distanciamento regulamentar, a higienização e o uso das máscaras individuais, assim como a vacinação de todos os delegados ao Congresso.

O Comité Central do PAIGC havia marcado a realização do X Congresso para os dias 17 à 20 do corrente mês, mas um decreto presidencial instaurou, no quadro de combate a pandemia da Covid-19, o “estado de Alerta” no país, que proíbe, entre outras, actividades partidárias que implicam a aglomeração de muita gente em recintos fechados.

Lassama Cassamá: “Portugal não pode alhear-se da posição que tomou”, ao reconhecer Embaló como Presidente da Guiné-Bissau

O director da Rádio Capital, cuja redacção voltou a ser atacada por militares esta semana, diz que Portugal ajudou à normalização internacional de “alguém que quer instalar um regime totalitário” naquele país africano.

Contava regressar à Guiné-Bissau na próxima terça-feira, dia 15, mas o ataque da passada segunda-feira contra as instalações da Rádio Capital, na capital guineense, por homens encapuzados com fardas militares, o segundo em ano e meio, levou Lassama Cassamá “a ponderar se é prudente voltar neste momento”. Não sabe se em termos de segurança estão reunidas as condições para regressar ao seu país. “Apesar de os meus colegas lá estarem a correr os mesmos riscos”, diz ao PÚBLICO, “se calhar quem eles...Ler mais 

MADEM-G15 EM BAFATA

 Madem-G15 Movimento para Alternância Democrática 

Sob a coordenação regional e da direcção do partido MADEM-G15, liderado por Sr. Serifo Sane Secretário regional do partido foi concedida aos populares do Bairro  ponte nova uma conferência de imprensa de solidariedade com o Sr. Presidente da República USE e o governo liderado por engenheiro Nuno Gomes Nabiam pelo ataque vergonhoso perpetrado por um grupo mal intencionados a quando a sua existência Sr. Presidente da República presidia conselho de ministro no qual os mesmos (populares de ponte nova) repudia com a veemência o ataque terrorista que vitimou 11 pessoas inocentes no palácio do governo que culminou com a intervenção rápida e eficaz da nossas forças armadas republicana acabando assim com a intenção maldosa que consideramos a decapitação do estado da Guiné-Bissau.

Presidente de Associação de Retalhistas Aliu Seide Solidariza com Retalhistas do mercado principal.