quarta-feira, 7 de junho de 2023

Barragem? Zelensky "chocado" com falta de ajuda da ONU e Cruz Vermelha

© Kay Nietfeld/picture alliance via Getty Images

Notícias ao Minuto   07/06/23 

Na ótica de Zelensky, a ONU e a Cruz Vermelha deveriam ser "os primeiros a estar lá para salvar vidas". No entanto, "não estão lá".

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou ter ficado "chocado" com a falta de resposta das organizações internacionais após a destruição da barragem de Kakhovka, no sul do país, acusando a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Cruz Vermelha de não estarem presentes no local.

"Não estão aqui. Embora a catástrofe tenha ocorrido há várias horas. Eles não estão lá", afirmou o presidente ucraniano em entrevista ao jornal alemão Bild, divulgada um dia após a explosão. 

Na ótica de Zelensky, a ONU e a Cruz Vermelha deveriam ser "os primeiros a estar lá para salvar vidas". "Não recebemos uma resposta. Estou chocado", lamentou.

O presidente descreveu a destruição como uma "tragédia, um desastre ambiental e humano" e reconheceu que a situação "não ajuda na contraofensiva" planeada contra as tropas russas. 

"É difícil dizer que impacto isso vai ter. Não posso entrar em detalhes sobre nossa contraofensiva", afirmou.

Zelensky voltou a acusar Moscovo pelo incidente, afirmando que as tropas russas "têm medo da contraofensiva e querem dificultar a libertação dos territórios". "Entendem muito bem que vão perder esta batalha", afirmou.

"Já não nos surpreendemos com o que a Rússia faz. Torturas, violações, tudo aconteceu. Esta é a maneira deles de travar a guerra", acrescentou.

A destruição da barragem desencadeou uma queda abrupta de torrentes de água no caudal do rio Dniepre, obrigando vários milhares de pessoas a abandonar as zonas inundadas e fazendo temer uma catástrofe ecológica.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que quase nove mil civis morreram e cerca de 15 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.


Belmiro Pimentel: Sobre os resultados eleitorais - Legislativas de 04/06/2023.

Publicada por CONOSABA DO PORTO

Medvedev acusa Ucrânia de querer "eliminar Rússia da face da Terra"

© Getty Images

Notícias ao Minuto  07/06/23 

O ex-presidente russo alertou para a necessidade de avançar com uma ofensiva, que terá como objetivo "derrubar o regime nazi de Kyiv".

O ex-presidente e atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, acusou, esta quarta-feira, a Ucrânia - "o inimigo" - "o mundo ocidental" de estarem "prontos para fazer qualquer coisa para eliminar a Rússia da face da terra".

Numa publicação, na plataforma Telegram, considerou que a contraofensiva da Ucrânia começou porque Kyiv "não tinha escolha" face às ordens do Ocidente, que fornecem o dinheiro e armas necessárias. Neste sentido, a Rússia terá de "atacar".

"Não devemos subestimar o inimigo", alertou. "O inimigo e o mundo ocidental que o apoia estão prontos para fazer qualquer coisa para eliminar o nosso país da face da terra".

"Agora o principal é concentrarmo-nos o máximo possível e dar uma resposta decente", acrescentou.

Na ótica de Medvedev, as forças russas "têm uma vantagem significativa na aviação, forças blindadas e armas de alta precisão", além de "moral elevada".

"Precisamos de parar o inimigo e depois lançar uma ofensiva", acrescentou, explicando que, atualmente, o objetivo "não é só libertar" o território russo e "proteger" povo, mas também "derrubar o regime nazi de Kyiv".  

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que quase nove mil civis morreram e cerca de 15 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.


Rússia garante alimentos a África e envia fertilizantes à Nigéria

© Getty

POR LUSA   07/06/23 

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, assegurou hoje que a Rússia continua a cumprir os seus compromissos de exportar alimentos, fertilizantes e outros produtos para África, apesar dos obstáculos impostos pelo Ocidente.

"A Rússia cumpre conscienciosamente todos os compromissos com base em contratos internacionais de exportação de bens do complexo agrícola, fertilizantes, combustíveis e outros produtos de que África necessita", disse Lavrov durante uma receção no ministério dedicada ao Dia de África.

"Juntamente com os nossos amigos africanos, estamos a intensificar os esforços para garantir a segurança alimentar", isto "apesar dos obstáculos que o Ocidente ergue no caminho para expandir a cooperação legítima da Rússia e dos países do continente" africano, acrescentou.

O chefe da diplomacia russa sublinhou que a próxima cimeira Rússia-África, agendada para de 26 a 29 de julho em São Petersburgo, marcará "o vetor do desenvolvimento das relações para os próximos anos".

Lavrov agradeceu aos países africanos por "não permitirem que os envolvam na campanha antirrussa" e por tomarem "uma posição equilibrada em relação à crise de segurança europeia", referindo-se à guerra na Ucrânia.

Num exemplo do compromisso com África, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, María Zajárova, anunciou hoje o próximo envio de 34.000 toneladas de fertilizantes para a Nigéria, o terceiro país africano a receber fertilizantes gratuitos da Rússia.

Na semana passada, Moscovo anunciou o transporte de 34.000 toneladas para o Quénia, a que se devem somar as 20.000 enviadas em março para o Malaui.

O Presidente russo, Vladimir Putin, tinha prometido cereais e fertilizantes gratuitos aos países africanos, caso o acordo do mar Negro, patrocinado pela Turquia e pela Organização das Nações Unidas (ONU), fosse interrompido.

A Rússia e a ONU concordaram em realizar consultas, em Genebra, em 09 de junho, para salvar o acordo assinado por um ano que, desde o verão passado, permite a exportação de cereais ucranianos pelo mar Negro, tendo Moscovo como contrapartida poder exportar alimentos e fertilizantes russos.


Leia Também: China manifesta "grande preocupação" com destruição de barragem

Baciro Djá Presidente da FREPASNA está em Conferência de Imprensa para falar sobre das eleições legislativas do dia 04 de junho.

© Radio Voz Do Povo 

Ucrânia: Cidades inundadas após ataque a barragem

Cidades da região de Kherson, no sul da Ucrânia, ficaram inundadas depois de um ataque à barragem de Kakhovka. Há milhares de deslocados e um milhão de pessoas pode ficar sem acesso a água potável.

©  DW Português para África 

O Presidente da República, recebeu em audiência o Embaixador de Cuba na Guiné-Bissau, Raúl de la Peña Silva.


 Presidência da República da Guiné-Bissau

COMUNICADO Á IMPRENSA: CNE anuncia divulgação de resultados na quinta-feira, 08/06/2023.


Capital guineense menos movimentada a aguardar resultados das eleições

Por SAPO 24  7 jun 2023 

Os guineenses aguardam hoje os resultados provisórios das eleições legislativas de domingo na Guiné-Bissau, mas muitos comerciantes de Bissau optaram por encerrar os seus estabelecimentos comerciais e há muito menos trânsito a circular na capital.

Capital guineense menos movimentada a aguardar resultados das eleições

Depois de várias escolas privadas informarem que estavam hoje encerradas para evitar os constrangimentos de trânsito provocados pelos anúncios dos resultados provisórios, também muito comércio encerrou as portas.

No mercado do Bandim, principal centro comercial de Bissau, muitas lojas estavam de portas fechadas e a presença de vendedores ambulantes é muito menor do que o habitual.

É também visível uma menor circulação de viaturas e não há filas de trânsito, ao contrário do que é normal durante os dias de semana, principalmente durante o período da manhã.

A circulação automóvel na Praça dos Heróis Nacionais, no centro da cidade, e onde está situada a Presidência da República e a sede do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), mantém-se encerrada à circulação automóvel há vários dias.

Quase 900.000 eleitores guineenses foram chamados às urnas para escolher entre candidatos de 20 partidos políticos e duas coligações os próximos102 deputados da Assembleia Nacional Popular, dissolvida em maio de 2022 pelo Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló.

A coligação PAI -- Terra Ranka, liderada por Domingos Simões Pereira, também presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), afirmou na terça-feira ter conseguido a maior absoluta nas legislativas.

As eleições foram consideradas pacíficas e bastante participadas pelas várias missões de observação eleitoral internacionais, que acompanharam o escrutínio.

MSE // VM

Lusa/Fim

Os resultados provisórios das Eleições legislativas de domingo são conhecidos entre hoje e amanhã.

O anúncio foi feito pela Comissão Nacional das Eleições, após encontro com o Chefe da Missão da Observação Eleitoral da CEDEAO. Jorge Carlos Fonseca elogia a CNE e, pede celeridade dos trabalhos em respeito à lei.


© Radio Voz Do Povo

PRS ATUALIDADES: EXONERAÇÃO E NOMEAÇÃO

Nomeado Dr. Domingos Malú em substituição de Dr. João Alberto Djata, para exercer a função de Secretário Nacional para a Organização, Implementação e Modernização das Estruturas de Base do Partido da Renovação Social.

Bissau, 07 de junho de 2023
SECRETARIADO NACIONAL PARA COMUNICAÇÃO

Kim Jong-Un emite ordem para proibir suicídios na Coreia do Norte

© Reuters

Notícias ao Minuto   07/06/23 

País regista um aumento do número de pessoas que decide por termo à vida.

O líder da Coreia do Norte terá emitido uma ordem secreta para que o suicídio seja proibido no país.

O ditador Kim Jong-Un considera o ato como uma "traição ao socialismo" e ordenou aos governos locais que tomassem medidas preventivas contra esta ação, indicam relatórios citados pelo The Mirror.

Na Coreia do Norte, o número de cidadãos que se suicidam tem vindo a aumentar. Dados de uma agência de espionagem indicam que o número de suicídios aumentou em 40% este ano, comparado com o ano passado.

"Há muitos fatores de agitação interna na Coreia do Norte devido às dificuldades das pessoas", afirmou um porta-voz do Serviço Nacional de Informações da Coreia do Sul, indicando que "a pobreza e fome extremas" estão entre os principais motivos que levam os norte coreanos a quererem pôr termo à vida.

A ordem confidencial de suicídio foi dada numa série de reuniões de emergência em todo o país, informou a Radio Free Asia.


NATO realiza maior exercício aéreo de sempre para mostrar unidade e força

© Lusa

POR LUSA    07/06/23 

A Alemanha vai acolher o maior exercício aéreo de sempre da NATO a partir de segunda-feira, numa demonstração de força destinada a impressionar aliados e potenciais adversários como a Rússia, afirmaram hoje responsáveis alemães e norte-americanos.

O exercício Air Defender 23 (AD23), que decorrerá de 12 a 23 de junho, contará com 10.000 participantes e 250 aviões de 25 países para responder a um ataque simulado a um membro da NATO.

"Trata-se de um exercício que será absolutamente impressionante para qualquer pessoa que esteja a assistir", disse a embaixadora dos Estados Unidos em Berlim, Amy Gutmann numa conferência de imprensa na capital alemã.

Os Estados Unidos vão enviar 2.000 elementos da Guarda Nacional Aérea e cerca de 100 aviões para participar nas manobras de treino, coordenadas pela Força Aérea Alemã (Luftwaffe).

Entre os participantes estão a Suécia e o Japão, dois países que não integram a NATO (sigla em inglês da Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Participam também Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Estados Unidos, Estónia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Polónia, República Checa, Reino Unido, Roménia e Turquia.

"Ficaria muito surpreendida se algum líder mundial não tomasse nota do que isto demonstra em termos do espírito desta aliança, o que significa a força desta aliança", disse Gutmann, citada pela agência norte-americana AP.

"E isso inclui o senhor [Vladimir] Putin", acrescentou, referindo-se ao Presidente russo, que ordenou a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, para, entre outras razões, travar o alargamento da NATO no leste da Europa.

Embora o exercício estivesse planeado há vários anos, a invasão da Ucrânia fez com que a NATO se preparasse para a possibilidade de um ataque ao seu território.

O exercício simula a invasão da Alemanha por forças de uma aliança militar de leste, o que leva ao acionamento do princípio da defesa coletiva do território da NATO, previsto no artigo quinto do tratado da Aliança Atlântica.

O tratado foi assinado em 04 de abril de 1949, em Washington, pelos 12 países fundadores da NATO, incluindo Portugal, que não participa no exercício AD23.

"Estamos a mostrar que o território da NATO é a nossa linha vermelha, que estamos preparados para defender cada centímetro deste território", disse o comandante da Luftwaffe, tenente-general Ingo Gerhartz.

O diretor da Guarda Nacional Aérea dos Estados Unidos, tenente-general Michael A. Loh, disse que o exercício vai para além da dissuasão.

"Trata-se da prontidão da nossa força. Trata-se de coordenação, não apenas no seio da NATO, mas com os nossos outros aliados e parceiros fora da NATO", afirmou.

As autoridades alemãs admitiram que o exercício poderá causar algumas perturbações na aviação civil na Europa e muito ruído, devido aos cerca de dois mil voos previstos.

"Não há segurança a custo zero", justificou o comandante da Luftwaffe, citado pela agência espanhola EFE.


Leia Também: NATO: Países do flanco leste pedem adesão da Ucrânia à organização

LICEU JOÃO XXIII - Informação


 LICEU JOÃO XXIII

Homens novos 👌🏾🙏🏾: Em breve entraremos a construir 10 exemplares de vassouras mecânicas para remoção de areias nas estradas de Bissau.


Por O homem novo

O ativista nigeriano Jonathan Olanlokun está numa missão para limpar o ambiente. Veste um fato de Homem-Aranha para chamar a atenção para a questão do lixo nas ruas do seu país.

  #the77percent

© DW Português para África

BRASIL: Mulher que casou com boneco diz que 'marido' a traiu... pela 2.ª vez

© Instagram/Meirivone Rocha Moraes

Notícias ao Minuto   07/06/23 

Meirivone Rocha Moraes ficou tão chateada que retirou o pénis ao boneco.

Uma mulher brasileira, que casou com um boneco de tamanho real, feito pela sua mãe, alega que o marido a traiu. Esta é já a segunda vez que o boneco 'age' de forma... errónea.

Meirivone Rocha Moraes tornou-se famosa nos últimos anos após partilhar a sua estranha relação com um boneco. 

Agora, a relação torna-se ainda mais estranha dado que Marcelo - assim se chama - terá traído Meirivone... e  não será a primeira vez.

Segundo a mulher, esta nova traição foi descoberta graças a uma amiga, que a alertou para o efeito. 

Como castigo, Meirivone decidiu obrigar Marcelo a dormir no sofá e decidiu retirar-lhe o pénis.

"O Marcelo é atrevido. Ele anda atrás de outras mulheres e depois diz-me que nada aconteceu", afirma a mulher, revelando que este possui mais de 500 contatos de outras mulheres no WhatsApp.

Meirivone já é conhecida do público pela sua estranha história de amor. Note-se que a mulher e Marcelo têm, inclusive, um filho em comum.


Oceanos registaram o mês de maio mais quente de sempre

© Lusa

POR LUSA   07/06/23 

A superfície dos oceanos acaba de registar o seu mês de maio mais quente de sempre, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus.

"As temperaturas à superfície dos oceanos atingem já níveis recorde e os nossos dados indicam que a temperatura média para todos os mares livres de gelo em maio de 2023 foi superior a qualquer outro mês de maio", disse em comunicado a diretora-adjunta do serviço europeu Copernicus sobre alterações climáticas (C3S, na sigla em inglês), Samantha Burgess.

As conclusões baseiam-se na análise, por computador, de milhares de milhões de dados recolhidos por satélites, navios, aviões e estações meteorológicas em todo o mundo.

Alguns dos dados usados pelo Copernicus remontam a 1950.

No que respeita às temperaturas do planeta como um todo, o mês de maio foi o segundo mais quente jamais registado.

"Maio de 2023 foi o segundo mais quente a nível mundial, quando vemos sinais do El Niño a surgir no Pacífico equatorial", disse Samantha Burgess, citada pela agência France-Presse.

O El Niño é um fenómeno climático natural geralmente associado a um aumento das temperaturas, a uma seca acrescida em certas partes do mundo e a chuvas fortes em outras.

O fenómeno ocorreu pela última vez em 2018-2019 e deu lugar a um episódio de quase três anos do La Niña, que provoca efeitos contrários, nomeadamente uma redução das temperaturas.

Apesar desse efeito moderador, os últimos oito anos foram os mais quentes alguma vez registados.

No início de maio, a Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência especializada da ONU alertou para a probabilidade de o El Niño se formar este ano, elevando as temperaturas a novos recordes.

A organização estimou então em 60% a probabilidade de o El Niño se formar até ao final de julho e em 80% até o final de setembro.


𝗡𝗢𝗧Í𝗖𝗜𝗔 𝗗𝗘 Ú𝗟𝗧𝗜𝗠𝗔 𝗛𝗢𝗥𝗔‼️: "O anúncio dos resultados eleitorais não vai ter lugar hoje", disse uma fonte junto da Comissão Nacional das Eleições à Rádio Jovem.

De acordo com a fonte, os trabalhos de recolha e processamento de dados estão ainda em curso. De modo que, se aguarda a comunicação oficial da outra data para divulgação dos resultados.

Com  Rádio Jovem Bissau

EM ATUALIZAÇÃO...


QUÉNIA: Número de vítimas mortais de seita religiosa no Quénia sobe para 251

© YASUYOSHI CHIBA/AFP via Getty Images

POR LUSA  07/06/23 

O número de mortos que alegadamente pertenciam a uma seita religiosa no sul do Quénia, que forçava o jejum como forma de encontrar Jesus Cristo, subiu de 242 para 251, anunciaram as autoridades locais.

O comissário regional de polícia, Rhoda Onyancha, indicou que na terça-feira, quando foi retomada a terceira fase das escavações em valas comuns encontradas na floresta, as equipas de resgate encontraram nove corpos, elevando o total para 251 desde o início das operações em abril passado, em Shakahola.

O número de supostos seguidores da seita resgatados com vida chega a 95, dos quais 19 foram identificados por familiares. Foram recolhidas 93 amostras de ADN, disse Onyancha na terça-feira aos jornalistas.

Até ao momento, 45 suspeitos foram detidos por alegadamente estarem relacionados com o chamado "massacre de Shakahola". Um total de 613 pessoas foram dadas como desaparecidas.

O ministro do Interior queniano, Kithure Kindiki, prometeu na terça-feira que as equipas de resgate não deixariam ninguém na floresta.

Kindiki acrescentou que o Governo pretende transformar a floresta num memorial às vítimas para que "gerações de quenianos se lembrem do que aconteceu" naquele local.

Quase todas as vítimas mortais do chamado "massacre de Shakahola", designação da floresta onde ocorreu a tragédia, foram exumadas das sepulturas e valas comuns encontradas, com exceção de alguns que morreram no hospital devido ao estado de desnutrição em que se encontravam.

As autópsias efetuadas a mais de uma centena de corpos revelaram que, embora todos apresentassem sinais de fome, os cadáveres de pelo menos três menores e um adulto apresentavam também vestígios de estrangulamento e asfixia.

As primeiras investigações da polícia sugerem também que os fiéis foram obrigados a continuar o jejum, mesmo que quisessem abandoná-lo.


Leia Também: A floresta de Shakahola, no Quénia, onde foram encontrados os corpos de mais de 250 membros de uma seita cristã que jejuaram até à morte por ordem do seu líder, será local de homenagem às vítimas, anunciou o Governo.


Leia Também: Quénia. Crianças ordenadas a jejuar ao sol para "morrerem mais depressa"

Eleições legislativas: OBSERVADORES INTERNACIONAIS EXORTAM PARTIDOS E A SOCIEDADE A RESPEITAREM A LEI ELEITORAL

Por O DEMOCRATA  07/06/2023 

As missões de observadores internacionais exortaram os partidos políticos, as coligações e a sociedade em geral para respeitarem a lei eleitoral, particularmente no que concerne à publicação dos resultados eleitorais, lembrando as partes que a publicação dos resultados é apenas da competência da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

A exortação foi feita esta, 06 de junho de 2023, durante uma conferência de imprensa realizada numa das unidades hoteleiras de Bissau, na qual afirmaram que o escrutínio de domingo correu bem, apesar de alguns incidentes que não impediram o bom desenrolar do processo.

Estas eleições legislativas foram monitorizadas por representantes de cinco organizações internacionais, com destaque para a União Africana (UA), a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), ROSAI E G7+.

A CEDEAO contou com o maior número de observadores 114, seguida União Africana que cujo contingente era de 41 pessoas e a CPLP com 27 elementos.

A missão da CEDEAO foi dirigida pelo antigo Chefe de Estado de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que no seu relatório realçou o civismo verificado durante o processo, que contribuiu para a condução pacífica da votação devido a disciplina e participação notável.

Para a CEDEAO, a assinatura do código de conduta pelos partidos políticos concorrentes demonstra a vontade dos mesmos no processo, tendo aproveitado a ocasião para convidar os partidos à esforçarem-se na promoção da candidatura feminina. Apelou, neste particular, aos partidos que recorram exclusivamente aos canais legais em caso de litígio.

Por sua vez, o chefe da missão da CPLP, Alberto Carlos, ex-ministro timorense dos negócios estrangeiros, disse que a campanha eleitoral e o escrutínio decorreram num ambiente pacífico, tendo realçado a “boa colaboração” entre os intervenientes no processo, o que contribuiu para o reforço da democracia e do Estado de direito no país.

“Tomando nota da discrepância nos cadernos eleitorais em alguns casos, podendo impedir alguns leitores regularmente inscritos de votar, a MOE incentiva o aperfeiçoamento contínuo dos procedimentos eleitorais e o reforço das capacidades dos membros das mesas da assembleia de voto”, lê-se no relatório.

Interpelado pelos jornalistas, o chefe da missão dos observadores da União Africana, o antigo Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano realçou a participação dos cidadãos no ato de votação e disse que não houve violência por isso considerou o processo de positivo.

“Constatamos que houve fraternidade entre os atores políticos e vi que partilhavam refeições uns com os outros”, concluiu.

Por: Epifânia Mendonça

Papa Francisco vai ser operado hoje e deve ficar internado alguns dias

Papa Francisco (Andrew Medichini/AP)

Por Cnnportugal.iol.pt   07/06/23

O Sumo Pontífice já se encontra internado. Recorde-se que em 2021 já tinha sido submetido a uma cirurgia aos intestinos e esteve 10 dias internado

O Papa Francisco vai ser sujeito a uma cirurgia na parede abdominal, avança a agência Reuters. A informação também já foi confirmada pelo Vaticano. A cirurgia será realizada no Hospital Gemelli, em Roma, esta quarta-feira.

Devido a esta intervenção, o Sumo Pontífice, com 86 anos de idade, será sujeito a uma anestesia geral e ficará internado alguns dias.

O Papa Francisco já se encontra internado na unidade hospitalar a e a cirurgia está marcada para esta quarta-feira à tarde, escreve a agência Reuters.

Segundo o comunicado divulgado pelo Vaticano, a decisão de realizar esta intervenção, foi tomada pela equipa responsável pela saúde do Papa Francisco nos últimos dias.

Recorde-se que ontem, terça-feira, Francisco, deu entrada às 10:30 horas no Policlinico Centro Gemelli, em Roma, para realizar exames médicos. E é nesta unidade que se irá realizar a intervenção cirurgica.

Foi também no Policlinico Centro Gemelli que este esteve internado em março devido a uma infeção respiratória.

Em criança, o Papa teve de ser submetido a uma cirurgia para lhe ser retirada parte de um pulmão e já em julho de 2021, devido a uma cirurgia ao intestino, esteve internado durante 10 dias.


NO COMMENT!

Por Malafi Camara

AMI KU SISSOCO KU NÔ GARANDES, NOH STA DJA NA CELEBRA VITÓRIA DE BÁ NA NÔ SEDE 😂😂😂😂

 

Human Rights Watch (HRW): Lula da Silva tem posições que "não são consistentes com direitos humanos"

© Lusa

POR LUSA   07/06/23 

A responsável pelo Brasil da organização Human Rights Watch (HRW) considerou hoje que, no âmbito da política externa, o Presidente brasileiro, Lula da Silva, deu sinais que "não são consistentes com os valores dos direitos humanos".

Numa entrevista à Lusa em Lisboa, Maria Laura Canineu deu como exemplos as declarações de Luiz Inácio Lula da Silva sobre a Venezuela e a sua posição no conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Em relação ao conflito Rússia-Ucrânia, o Presidente brasileiro "deu sinalizações e manifestações muito complicadas", afirmou Maria Laura, acrescentando que aquelas posições não são baseadas "na realidade", quando equipara as responsabilidades entre o Presidente russo, Vladimir Putin, e o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

"Depois voltou atrás numa viagem à Europa" e "modelou um pouco mais a declaração, acho que inclusive aqui Portugal", explicou.

Segundo Laura Canineu, a posição da HRW neste caso é "muito parecida com outros casos do mundo e é a de que não é possível haver paz sem justiça".

A responsável afirmou que o Presidente do Brasil fala que "gosta de trabalhar em mecanismos multilaterais" e salientou que há "uma série de iniciativas multilaterais para apurar responsabilidades do conflito na ONU e há uma comissão de inquérito" a decorrer.

Pelo que, se o Presidente brasileiro "quer construir a paz, negociar a paz, ele precisa primeiro começar a apoiar essas iniciativas da ONU de apurar responsabilidades sobre o que está acontecendo no conflito", concluiu.

Para a responsável da organização não-governamental (ONG) internacional para o Brasil, "o Lula, nesses primeiros meses, deu algumas sinalizações contraditórias e muitas não consistentes com os valores dos direitos humanos".

Apontou a recente visita do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ao Brasil, no âmbito da cimeira da América Latina, como outro acontecimento em que o Presidente brasileiro tomou posições condenáveis.

"O Lula chamou de narrativa construída as acusações de que a Venezuela não vive uma democracia", disse a ativista, frisando que a própria HRW documentou "violações muito graves na Venezuela, há muito tempo, ameaças muito fortes à democracia, um executivo que dominou o judiciário, dominou o legislativo para suprimir o acesso à justiça e acesso aos direitos fundamentais da população venezuelana".

Por isso, a posição de Lula da Silva "é um absurdo".

"É uma sinalização que não foi positiva e que mostra que o Lula talvez não esteja preparado para assumir esse compromisso de ter uma posição sobre direitos humanos consistente e independente do viés ideológico do Governo", concluiu.

Por isso, espera que através de "uma mobilização da comunidade internacional e dos movimentos de vítimas, a HRW possa mudar isso", realçou, garantindo: "a gente vai fazer a nossa parte para isso, sinalizando o que está acontecendo nesses lugares, dando essa narrativa de uma organização internacional que sabe o que está acontecendo na Venezuela, na China", país onde o Presidente brasileiro fez a sua segunda visita oficial.

"Não houve nenhuma manifestação a respeito da necessidade do pilar da democracia, do acesso à justiça das vítimas, de violações muito graves que a própria ONU tem indicado como potenciais crimes contra a humanidade e contra uma minoria étnica", na China, durante a visita do Presidente brasileiro, salientou.

"Para ser uma liderança, ele precisa assumir posições contundentes de [defesa dos] direitos humanos e isso não significa perder posições económicas, relações económicas, parcerias. Ele precisa de ser um líder corajoso" do ponto de vista internacional, acrescentou.

Já no Brasil, as ameaças à democracia ocorreram em simultâneo com o empobrecimento da população brasileira e "isso, por si só, somado à má gestão da pandemia, resultou em mais pobreza, mais crianças fora da escola, mais problemas de saúde".

"Houve uma pioria muito grande das condições básicas de sobrevivência da população brasileira", considerou.

Com o Governo de Lula da Silva, que tomou posse em janeiro último, a responsável da HRW reconhece que "mudou completamente a abertura para o diálogo", com todos os pedidos de reuniões da ONG ao governo a serem atendidos.

Mas, alertou, continua a haver "violações de direitos humanos graves no Brasil".

Por isso, a HRW vai "continuar a insistir que o Governo faça de facto um programa de proteção de defensores de direitos humanos, que seja efetivo".

Já na área de segurança pública, a organizçaão vai continuar a pedir "um plano ou várias políticas que levem à redução da letalidade", porque esse é um dos problemas "mais graves e sensíveis dos direitos humanos no Brasil".

O último dado no Brasil de mortes por intervenção policial é de 2021, ano em que houve "6.000 mortes no país e 84% dessas mortes são de pessoas negras".

"Existe uma necessidade muito grande de falar sobre racismo na aplicação da lei no Brasil", sustentou.

Na sua opinião, esta violência de Estado existe "porque há muita impunidade também".

O discurso político "já mudou completamente", reconheceu, mas mesmo assim fala da necessidade de "coragem" do executivo brasileiro para enfrentar este problema, assim com o da violência contra as mulheres.

Por último, a responsável da ONG de defesa dos direitos humanos adiantou que a sua organização também irá acompanhar atentamente a nomeação "muito importante", em setembro, do procurador-geral da República.

O atual, António Augusto Aras, foi nomeado pelo antecessor de Lula da Silva, Jair Bolsonaro, e estava "fora da lista do próprio Ministério Público" e foi uma pessoa que "silenciou direitos humanos".

A organização espera que possa "realmente haver uma indicação coerente com os princípios, direitos humanos e a imparcialidade que esse cargo merece" no combate aos crimes ambientais e à corrupção.

Maria Laura Canineu está em Lisboa "para conduzir conversas" para ver de que forma a União Europeia e Portugal podem "ajudar o novo Governo [do Brasil] a cumprir as suas promessas nos direitos humanos e no combate à crise climática, que é mais importante que o mundo está a enfrentar".


Leia Também: Lula anuncia série de medidas de proteção ao 'pulmão do mundo'

EUA sanciona empresas chinesas acusadas de apoiar programa de mísseis do Irão

© Facebook

POR LUSA   07/06/23 

Os Estados Unidos anunciaram terça-feira sanções contra várias empresas na China e em Hong Kong, acusadas de apoiar o programa de mísseis balísticos iraniano, enviando materiais que podem ser usados para fins militares.

As empresas são a Beijing Shiny Nights Technology Development, Qingdao Zhongrongtong Trade Development, Hong Kong Ke.Do International Trade Co, Lingoe Process Engineering Limited e Zhejiang Qingji Ind. Co.

As sanções proíbem empresas e indivíduos americanos, bem como empresas internacionais com filiais nos Estados Unidos, de fazer negócios com os nomes da lista negra.

Segundo o Tesouro dos EUA, estas empresas chinesas enviaram centrífugas, metais não ferrosos que podem ser usados para fins militares e equipamentos eletrónicos para agências governamentais e empresas privadas no Irão envolvidas no fabrico de mísseis e já sob sanções.

Os Estados Unidos mostraram-se preocupados que Teerão esteja a planear desenvolver armas nucleares que possam ser colocadas em mísseis balísticos e ameaçar Israel e outros países, segundo a AFP.

Essas medidas "reforçam o nosso compromisso de responder a atividades que minam a estabilidade regional e ameaçam a segurança dos nossos principais parceiros e aliados", disse o subsecretário do Tesouro norte-americano, Brian Nelson.

"Os Estados Unidos vão continuar a visar redes de abastecimento transnacionais ilícitas que apoiam secretamente a produção de mísseis balísticos do Irão e outros programas militares", acrescentou em comunicado.


ONU: Uma em cada 10 pessoas adoece por consumir alimentos em mau estado

© Lusa

POR LUSA   07/06/23 

Uma em cada dez pessoas do mundo adoece todos os anos por consumir alimentos contaminados, que são responsáveis por mais de 200 doenças, indicam dados da ONU.

Por ocasião do Dia Mundial da Segurança Alimentar, que hoje se assinala, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) lançou um guia sobre segurança alimentar, promovendo boas práticas e alertando que a comida insegura mata.

Promovida, além da FAO, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a efeméride, tem este ano o tema "Normas alimentares salvam vidas" e destina-se a inspirar ações que permitam prevenir, detetar e gerir riscos de origem alimentar, contribuindo para a segurança alimentar, a saúde, o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável.

No último dia de maio morreram 15 pessoas de uma mesma família na Namíbia, depois de comerem uma papa de cereais, alimento básico para os pobres do país, havendo suspeita de intoxicação alimentar.

A propósito do dia que hoje se assinala a Lusa falou com duas organizações que contribuem para a segurança alimentar e lutam contra o desperdício, numa altura em que, segundo as Nações Unidas, 870 milhões de pessoas passam fome no mundo, onde um terço dos alimentos que se produzem é desperdiçado. Na Europa desperdiçam-se em cada ano 88 milhões de toneladas de alimentos.

Para salvar alimentos do desperdício a empresa "Too Good To Go" (criada na Dinamarca em 2016 depois de um grupo de amigos ver ser deitada fora toda a comida que não tinha sido consumida num restaurante), faz, através de uma aplicação, a ligação entre consumidores e restaurantes, supermercados, mercearias e hotéis, permitindo aos utilizadores comprar a preços mais baixos produtos que não iam ser usados.

Mariana Banazol, diretora de marketing da empresa para a Península Ibérica, disse à lusa que a empresa está em Portugal desde outubro de 2019, tendo já a adesão de 1,5 milhões de utilizadores e de mais de 3.700 estabelecimentos. A "Too Good To Go" está hoje em 17 países, com mais de 80 milhões de utilizadores e 134.000 parceiros.

Em todos a ideia é a mesma: o estabelecimento ganha porque evita o desperdício alimentar e reduz perdas económicas, o consumidor ganha porque compra mais barato, e o planeta ganha porque se evitam impactos ambientais. Porque, lembra, "o desperdício alimentar é responsável por 10% das emissões de gases com efeito de estufa".

Até hoje, a empresa já evitou, a nível global, que 200 milhões de caixas de produtos fossem parar ao lixo, o equivalente a 500.000 toneladas de dióxido de carbono (CO2). "Tem um impacto ambiental equivalente a 100.000 bilhetes de avião à volta do mundo ou a um duche quente e contínuo durante mais de 2.400 anos", diz a responsável.

Em Portugal, a "Too Good to Go" já recuperou mais de 2,9 milhões de caixas, evitando o desperdício de mais de 2.900 toneladas de alimentos.

Frisando que o objetivo da empresa é "conseguir um planeta sem desperdício alimentar", Maria Banazol diz querer mais lojas e utilizadores a juntar-se à causa. E lembra o projeto da empresa chamado "Observar, Cheirar, Provar", de sensibilização e informação sobre datas de validade, já que a confusão sobre elas é responsável, diz, por 10% do desperdício alimentar na Europa.

Outra aplicação com o mesmo objetivo, esta nascida em França há uma década, é a Phenix. Em Portugal há sete anos, baseia-se também numa aplicação que faz a ligação entre as empresas e os consumidores. Supermercados ou restaurantes, frutarias, padarias ou talhos, floristas ou peixarias, vendem cabazes de produtos em fim de vida a preços mais baixos.

"Dão uma última oportunidade aos produtos mas também estão a divulgar o seu negócio", disse à Lusa Carlos Hipólito, o responsável em Portugal da empresa, explicando que o cliente ao ir buscar o cabaz que comprou acaba por conhecer a loja em questão.

Além de apoiar as grandes empresas de retalho por exemplo com ferramentas para controlar validade dos produtos a Phenix trabalha com essas empresas e com instituições. São atualmente mais de 1.300, segundo o responsável, que recebem produtos gratuitamente, tendo as empresas, com isso, benefícios fiscais.

São instituições de todo o país que usufruem de produtos que depois, por exemplo, distribuem por famílias carenciadas. E quando esses produtos já não podem ser doados para humanos a Phenix também tornou possível, consoante os casos, o aproveitamento para animais.

Esta ligação entre grandes empresas e instituições é hoje o grosso do trabalho da Phenix. Carlos Hipólito lamenta que outros países não permitam, como Portugal, benefícios fiscais nestas doações.

Por eles existirem, afirma, a Phenix e os parceiros apoiaram no ano passado mais de 100 mil famílias (através das instituições) e foram doados bens equivalentes a 30 milhões de euros. ""Falamos de nove mil toneladas de alimentos doados, falamos de mais de 18 milhões de refeições, falamos de 63 mil toneladas de CO2 evitadas", diz.

O Dia Mundial da Segurança Alimentar visa chamar a atenção e inspirar ações para ajudar a prevenir, detetar e gerir os riscos alimentares.

A ONU estima que morram anualmente 600 milhões de pessoas por consumirem alimentos não seguros.


Leia Também: Perto de 675 milhões de pessoas em todo o mundo vivem sem eletricidade

SENEGAL: Governo do Senegal confirma restabelecimento do acesso à Internet móvel

© Lusa

POR LUSA   07/06/23 

O Governo do Senegal confirmou que foi restabelecido o acesso à Internet móvel, cortado no domingo para tentar conter a violência, na sequência das manifestações após a condenação judicial do líder da oposição Ousmane Sonko.

O Ministério das Comunicações, Telecomunicações e Economia Digital indicou na terça-feira que "foi requerido aos operadores de telecomunicações que implementem a medida", avançou a agência de notícias estatal senegalesa APS.

O ministério tinha cortado o acesso à Internet móvel no domingo, "devido à disseminação de mensagens de ódio e subversivas num contexto de perturbação da ordem pública em algumas localidades do território nacional".

A suspensão foi confirmada pela operadora de telecomunicações Orange, na rede social Twitter.

O portal Netblocks também noticiou a interrupção do serviço neste país vizinho da Guiné-Bissau, e a agência espanhola Efe pôde verificar, em Dacar, as dificuldades no envio de mensagens através da aplicação de mensagens WhatApp.

As autoridades senegalesas impuseram esta medida depois de já na quinta-feira terem restringido o acesso às redes sociais (como Twitter e Facebook), algo criticado por organizações como a Amnistia Internacional e a Repórteres sem Fronteiras, que considera que o trabalho dos jornalistas no Senegal está gravemente perturbado.

Horas antes do anúncio, a Sinergia das Organizações da Sociedade Civil para a Paz (SOS/Paix), que reúne cerca de 20 associações, tinha pedido às autoridades senegalesas o restabelecimento do acesso à Internet móvel.

A SOS/Paix apelou ainda ao Presidente do Senegal, Macky Sall, e a Ousmane Sonko para manterem "um diálogo direto" que consiga "um fim imediato da crise".

A condenação de Sonko a dois anos de prisão efetiva, em 01 de junho, desencadeou manifestações e confrontos com as forças de segurança senegalesas, nos quais já morreram 16 pessoas.

Também na terça-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Senegal tinha anunciado o encerramento temporário dos consulados-gerais no estrangeiro e denunciado ataques contra instalações diplomáticas do país.

"Esta medida de precaução surge na sequência de uma série de recentes ataques contra as representações diplomáticas e consulares do Senegal no estrangeiro, nomeadamente em Paris, Bordéus, Milão e Nova Iorque", declarou a ministra dos Negócios Estrangeiros senegalesa, Aisatta Tall Sall, num comunicado publicado na rede social Twitter.

Os ataques causaram "graves danos" às instalações diplomáticas e, em particular, ao consulado-geral do Senegal na cidade italiana de Milão, "onde foram destruídas as máquinas utilizadas para produzir passaportes e documentos de identidade nacionais", acrescenta-se na nota.

"O serviço será retomado logo que as condições materiais e de segurança o permitam. No entanto, o ministério lamenta o incómodo que este encerramento temporário possa causar aos utentes", continua o comunicado.


Comando Conjunto do Ministério do Interior Garante Segurança Eleitoral

Com Radio TV Bantaba  Junho 7, 2023

Segurança - O Comando Conjunto do Ministério do Interior expressou hoje preocupação com intervenções, especulações e desinformações que têm sido veiculadas e que podem potencialmente aumentar a tensão social, comprometendo a segurança interna do país.

No comunicado, o Comando Conjunto procurou tranquilizar a população em geral, assegurando que não existe qualquer tipo de acção ou comportamento que possa prejudicar o clima de paz, tranquilidade e civismo que tem sido vivido ao longo de todo o processo eleitoral.

O Comando Conjunto garante que continuará a assegurar a segurança das pessoas e bens durante todo o processo eleitoral, como sempre tem feito desde o início, preservando desta forma a paz social e segurança que o país tem vivido.

O comunicado termina com uma chamada de atenção para todos os actores políticos e para a população em geral, afirmando que não será tolerado qualquer tipo de desordem pública que possa colocar em risco a estabilidade e paz no país. Ainda enfatiza que responderá duramente contra os responsáveis por tais actos.

“Pela Ordem e tranquilidade Pública ao serviço da Pátria Guineense,” conclui o comunicado do Comando Conjunto do Ministério do Interior.