quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Guiné-Bissau/Eleições: Nuno Nabian aceita negociar apoio a Domingos Simões Pereira

O líder da Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), Nuno Nabian, aceitou hoje negociar o seu apoio ao candidato às presidenciais Domingos Simões Pereira, mas vai manter contactos com a candidatura de Umaro Sissoco Embaló.

“Desde que a proposta, os meios e a abordagem a implementar sejam sérias e credíveis, aceitamos negociar soluções sustentáveis para o país e as condições dessas negociações não implicarem o cancelamento de eventuais contactos que iniciaremos com a outra parte, também interessada no nosso apoio”, refere numa carta Nuno Nabian.

Nuno Nabian também foi candidato às eleições presidenciais, apoiado pela APU-PDGB e pelo Partido de Renovação Social (PRS), terceira força no parlamento, mas falhou a segunda volta, tendo obtido apenas 13,6% dos votos dos guineenses.

Na segunda-feira, Domingos Simões Pereira, candidato apoiado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) pediu apoio à APU-PDGB para a segunda volta das presidenciais, marcadas para 29 de dezembro.

A APU-PDGB assinou em março um acordo de incidência parlamentar com o PAIGC para viabilizar a formação do atual Governo.

Nuno Nabian denunciou aquele entendimento, mas três dos cinco deputados eleitos pelo seu partido mantiveram o acordo e viabilizaram a aprovação do programa do Governo no parlamento.

“Tentamos essa aliança, em março último, entre a APU-PDGB e o PAIGC, e na verdade não deu certo. Pode parecer paradoxal, depois de todos os esforços para a neutralização da APU-PDGB e do seu candidato, temos sobrevivido e continuado interessados na busca dessa tão almejada estabilidade nacional”, afirma Nuno Nabian.

E acrescentou: “Em momentos frustrantes como estes, a nossa terra precisa de líderes políticos capazes de estabelecer pontes e evitar pretensões de tudo ganhar”.

Os candidatos Domingos Simões Pereira e Umaro Sissoco Embaló vão disputar a segunda volta das eleições presidenciais da Guiné-Bissau, marcada para 29 de dezembro.

Domingos Simões Pereira, apoiado pelo PAIGC, foi o candidato que obteve maior percentagem de votos, 40,13%, não conseguindo mais de metade para vencer à primeira volta.




UMARO SISSOCO EMBALÓ E BRAIMA CAMARA: Declaração política em reação aos resultados eleitorais


Caros compatriotas

Quero em meu nome pessoal e em nome do Movimento para Alternância Democrática, MADEM-G15 e de todos os partidos políticos que me acompanham nesta caminhada da mudança rumo ao desenvolvimento da Guiné-Bissau, saudar e felicitar ao povo guineense pela sua inequívoca manifestação de confiança política demonstrada na nossa candidatura, que nos permitiram chegar a segunda volta das eleições presidenciais, cuja data será marcada brevemente pelas autoridades competentes. 

Com os resultados oficiais ora publicados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), o povo guineense quis transmitir três mensagens importantes a saber:

1. Rejeição absoluta da atual estratégia de alienação da soberania nacional conduzida pelo PAIGC e seu candidato presidencial o Eng.º Domingos Simões Pereira, consubstanciada na acomodação dos interesses económicos e geoestratégicos de alguns países, cuja expressão máxima foi as recentes medidas inaceitáveis de humilhar o nosso presidente da república e as nossas gloriosas forças armadas com a encomenda da vinda de forças estrangeiras no país sob alto patrocínio político do PAIGC e seu candidato.

2. A Segunda mensagem clara do povo guineense, é a vontade inequívoca de mudança, ao decidir rejeitar o veemente apelo do PAIGC e do seu candidato em ganhar as eleições presidenciais logo na primeira volta, através de métodos antidemocráticos de compra de consciência dos eleitores com sacos de arroz, falsas obras de reabilitação de estradas, entregas de grupos de geradores em todas as regiões do país, distribuição de avultadas somas de dinheiro no dia da reflexão, entre outras práticas ilícitas. 

3. A terceira e ultima mensagem transmitida pelo povo guineense através destes resultados eleitorais, é o seu forte compromisso com o nosso projeto político, alicerçado nos valores da unidade nacional, a reconciliação genuína entre os guineenses baseada nos critérios da justiça, o resgate da soberania, da dignidade e autoestima dos guineenses, a luta sem tréguas contra a corrupção e trafico de drogas, a promoção e o respeito pelos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos, a igualdade de oportunidades entre os homens e as mulheres, enfim, um projeto político assente na promoção da paz e estabilidade governativa na Guiné-Bissau.

Quero aproveitar esta oportunidade para reafirmar aos guineenses, mulheres, homens, jovens e raparigas, que a nossa candidatura, ao contrario dos nossos adversários, não visa procurar enriquecimento pessoal através de apropriação abusiva e ilegal dos recursos financeiros do país, mas sim, visa devolver esperança ao martirizado povo guineense, que viu ser negado o direito ao progresso e bem-estar social, durante mais de 40 anos de governação desastrosa do PAIGC. 

Caros cidadãos guineenses,

O nosso país, os nossos recursos naturais e a nossa soberania estão em perigos nestas eleições presidenciais.

A nossa democracia e a existência da oposição democrática estão em perigos, perante as intenções clarividentes do PAIGC e do seu candidato presidencial em amordaçar as liberdades essenciais dos cidadãos, com o objetivo único de instalar um regime absolutista, revanchista e ditatorial na Guiné-Bissau.

Os valores da unidade nacional, da tolerância e da solidariedade que caracterizam os guineenses, estão em perigos, perante uma candidatura alicerçado pelo ódio monumental e sentimentos de vingança contra os seus opositores democráticos e certas franjas da sociedade.

A nossas forças de defesa e segurança enquanto instituições republicanas e espelhos da nossa república, estão em perigo com aquelas cujas ações, revelam uma manifesta falta de confiança nas nossas gloriosas forças de defesa e segurança.

Perante estes e outros factos preocupantes que constituem a verdadeira agenda oculta do meu adversário nestas eleições, quero aproveitar esta tribuna para dirigir-me ao povo guineense e a todas as forças democráticas, no sentido de ultrapassarmos as nossas diferenças políticas e ideológicas, mobilizando em torno do nosso projeto político, para impedir a concretização das intenções maléficas, capazes de comprometer o nosso futuro coletivo.

A única coisa que move a nossa candidatura, é proporcionar um futuro melhor aos guineenses, às nossas crianças, aos nossos jovens, as nossas mulheres, aos deficientes, aos idosos, aos nossos combatentes da liberdade da pátria, enfim, aos guineenses em geral.

Para terminar, quero convidar todas as forças vivas da nação, a criação de uma ampla coligação de salvação da Guiné-Bissau do descalabro, unindo esforços à volta da nossa candidatura, assente num projeto de sociedade que tem como epicentro, a dignidade dos guineenses.

Por fim, não podia terminar esta declaração política, sem agradecer profundamente ao meu partido o MADEM-G15 e seus militantes e simpatizantes, pela confiança depositada na minha pessoa.

Igualmente, quero agradecer imensamente a RGB Movimento Ba-fata e partido da Justiça e Reconciliação e Trabalho, Centro Democrático (CD), Partido da Renovação e Progresso (PRP), União Patriótica Guineense (UPG), cinco partidos sem assento parlamentar, pela vossa inestimável iniciativa de apoiar a minha candidatura.

I possível Npudi construi uma nova Guiné-Bissau pa tudo guineenses.

VIVA A GUINE-BISSAU

VIVA A UNIDADE NACIONAL

VIVA MADEM-G15

UNIDOS VENCERMOS SEMPRE

R Kelly Queba Sané / Umaro El Mokthar Sissoco Embalo

Domingos Simões Pereira, candidato suportado pelo Paigc fala sobre os resultados divulgados pela CNE que lhe coloca na segunda volta das presidenciais, com Umaro Cissoko Embalo, candidato suportado pelo Madem-G15.



Aliu Cande 

CNE divulga resultados provisórios das presidenciais. 12 candidatos concorrem a presidência da Guiné-Bissau.















Depois de apresentar os resultados da eleição de 24 de novembro, o presidente da Comissao Nacional de Eleições da Guiné-Bissau convidou Domingos Simões Pereira e Umaro Sissoko Embaló a concorrer à segunda volta das eleições presidenciais agendada para 29 de dezembro de 2019.





ONU na Guiné-Bissau

RESULTADO PROVISÓRIO DA CNE.




Amílcar Cabral assassinado por Nino Vieira – diz Tomaz Medeiros, antigo general do MPLA


PRESIDENCIAIS 2019: CNE divulga resultados provisórios, hoje, às 10:30H numa unidade hoteleira

Alexandre Vieira's Video Message


ALERTA VERMELHO PARA A CANDIDATURA DE UMARO SISSOCO EMBALÓ:

Por Abel Djassi 

Antes de mais, queira que aceite os meus cumprimentos de elevada estima e consideração!

Eu, Abel Djassi, vim por meio deste post para chamar atenção a todos os responsáveis à volta da candidatura de Umaro Sissoco Embaló, para levarem em conta todos os detalhes sobre os resultados que irão ser divulgados hoje pela CNE. É de suma importância perceberem de que, não basta só Umaro Sissoco Embaló passar para a segunda volta, não, não e não. Tudo tem que ser como deve ser, desde o último votado até ao primeiro mais votado. É importante vigiar todos os votos validamente expressos nas urnas, e questionar tudo que diz respeito ao processo de votação.

Está em curso uma manobra perigosa, que o seu enfrentamento não deve ser adiado em hipótese nenhuma. Manobra essa que, se não for enfrentada antes do início da segunda volta, poderá gerar muitas possibilidades para a fraude na segunda volta. Ou seja, querem a todo custo atribuir ao candidato Domingos Simões uma percentagem alta logo na primeira volta, já que está fora de questão a tão mentirosa Vitória logo na primeira volta.

O que é que querem com essa atribuição de percentagem alta?

É nada mais nada menos que tentar colocar o candidato frustrado em boas condições antes de participar na segunda volta. Isto é, com uma percentagem elevada, será um bom justificativo de que ele não irá precisar de muitos esforços para se eleger na segunda volta, com a justificativa de que, já que obteve a percentagem favorável na segunda volta, precisará apenas ir buscar o resto de percentagem para ser eleito logo o Presidente República. Eles já perceberam de que não irão conseguir grandes alianças para a segunda volta, por isso querem efetivar esse plano B para ter como justificativa perante uma inevitável fraude.

Repito,

Controlar os votos de todos os candidatos na mesma velocidade e interesse que os do Umaro Sissoco Embaló. Eles não vão mexer com os votos atribuídos a Umaro Sissoco Embaló, mas sim, dos atribuídos a outros candidatos. Por que vão optar por votos de outros candidatos e não de Sissoco? Porque o derrotado sempre demonstra pouco interesse em levar a acabo uma reclamação, partindo de um entendimento de que, já que não está com a mínima chance para passar, não vale a pena perder tempo com reclamações sobre uma fraude. E, quem vai ganhar com isso é, com certeza, o mais votado.

Observação: depois da divulgação dos resultados, que vai ter lugar ainda hoje, todos têm que estar preparados para uma armadilha que está sendo montada contra Umaro Sissoco Embaló. Daí que eu aproveito desde já para lançar uma chamada de atenção à diretoria de campanha e ao próprio candidato Umaro Sissoco Embaló: OPTEM PELA QUALIDADE NESTA SEGUNDA VOLTA, principalmente nas redes sociais. O que está sendo preparado contra Umaro Sissoco Embaló não é para um aprendiz. Publicar, fazer claque, fazer direto, todo mundo pode. Agora, DESCONSTRUIR uma orquestração intelectual, nem todos nasceram para isso!

Aceitem os meus sinceros abraços fraternais!

27.11.2019
Fonte: Abel Djassi

Traficantes escondem cocaína em mata e porcos selvagens consomem toda a droga

Um caso inusitado foi registrado no Vale de Valdichiana, no norte da Itália. Porcos selvagens consumiram cerca de 92 mil reais em cocaína.


Segundo informações, traficantes teriam escondido a droga na mata onde os porcos vivem. Quando retornaram descobriram que os animais haviam consumido toda a droga.

A polícia fez a descoberta por meio de escutas telefônicas onde os marginais conversaram entre si sobre o prejuízo causado pelos porcos selvagens.

Até o momento não se sabe o estado dos animais que consumiram a cocaína.
Os quatro traficantes envolvidos no caso foram presos.

plantao190.com.br

Ontem vi nas notícias que a Agência Timorense para a Cooperação ofereceu ao governo guineense 272 mil euros! Pensei, como se financia a campanha eleitoral do PAIGC!

Curiosamente mais à frente tropeço noutra notícia de que há poucos meses, Portugal e Timor assinaram um acordo de cooperação que beneficiaria Timor-Leste com qualquer coisa como 48 milhões de euros! Pensei, como o clube de amigos se ajudam, de forma direta e indireta!

Baobab Orchestra

Por Jorge Herbert

SAÚDE - Sete em cada dez portugueses sofrem ou vão sofrer com dores nas costas

Se uma dor de costas persiste há mais de três meses é aconselhável uma consulta com um especialista.


Estima-se que cerca de 70% da população portuguesa vai sofrer de dor de costas em algum momento da sua vida. Se uma dor de costas persiste há mais de três meses é aconselhável uma consulta com um especialista pois há cada vez mais opções seguras e confortáveis para o seu tratamento. Esta é a indicação dada por Miguel Cordeiro, especialista em neurorradiologia do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (HCV) e membro da comissão organizadora da primeira reunião do HCV com foco nas principais técnicas minimamente invasivas para o tratamento da coluna, a realizar no próximo dia 7 de dezembro, pelas 9h, no Auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.   

“As causas estruturais de dores da coluna mais comuns são: discopatia, onde encontramos a hérnia discal; síndrome facetário, associado a artroses; disfunção sacro-ilíaca e fraturas. Estas patologias podem ser controladas com técnicas muito seguras e eficazes atualmente” continua a alertar o especialista.

Portugal está posicionado no 12º lugar dos melhores cuidados de saúde no mundo. “Na área da coluna o panorama é igualmente motivador. O tratamento das dores da coluna é, normalmente, realizado com fármacos ou com fisioterapia mas caso este falhe, é aconselhado o recurso a técnicas minimamente invasivas, como por exemplo: nucleoplastia com laser para a hérnia discal; rizotomias com radiofrequência para a nevralgia do trigémio, artroses da coluna e sacroilíacas; e cimentoplastia para as fraturas vertebrais. Técnicas inovadoras que permitem uma melhor qualidade de vida. E é sobre estas técnicas mais inovadoras que nos vamos focar na reunião do HCV,” termina Miguel Cordeiro. 

Luigi Manfrè (Itália), Kieran Murphy (Toronto), Majid Khan (EUA), e David Noriega (Espanha), são alguns dos oradores presentes. A reunião gratuita é destinada a todos os profissionais das áreas de anestesiologia, neurorradiologia, neurocirurgia, cirurgia ortopédica, fisiatria e clínica geral. 

NAOM

MONJARDINO - China olha para Portugal como trampolim para a Europa e África

Carlos Monjardino, que foi também membro do governo de Macau na década de 1980, defendeu em entrevista à Lusa, a propósito dos 20 anos da transferência da administração portuguesa do território para a China, que os investimentos chineses em Portugal estão ligados à "hegemonia" que Pequim quer ter nesta parte do mundo.


"Agora percebe-se que uma das coisas que os chineses querem são os portos", num caminho "eminentemente político e económico", afirmou Carlos Monjardino.

"Isto não tem nada a ver com cultura, tem que ver com uma hegemonia, ou com uma influência, que os chineses pretendem ter nesta parte do mundo", reforçou o antigo secretário-adjunto em Macau com responsabilidades na área da Economia.

Para o presidente da Fundação Oriente, a China olha para Portugal como "um país fácil em termos de investimento, em termos de bem-estar".

Sobre o investimento chinês, Monjardino destaca que Portugal tem falta de capital estrangeiro, mas é preciso que Lisboa estabeleça limites.

"O que é estratégico não deve ser de chineses, japoneses, franceses, nem de ninguém. Deve ser público", disse, considerando que "a qualidade do investimento é mais importante que a quantidade".

No entender do líder da Fundação Oriente, a posição de Portugal face à China tem-se mostrado "um bocadinho subserviente", um comportamento que não é bem visto por Pequim.

"Os chineses têm muito respeito pela verticalidade das pessoas, e quando as pessoas são muito subservientes (..,) eles não apreciam. Se calhar gostam porque lhes dá jeito na altura. Mas preferem alguém que seja firme", defendeu.

Além de investirem em Portugal para assegurar uma posição na Europa, Pequim também precisa de Lisboa para ter acesso a África.

O reforço do ensino do português mostra hoje a importância de Portugal como instrumento para a influência chinesa em partes do mundo.

Segundo Monjardino, em Macau não se fala mais português do que quando a administração era portuguesa.

No entanto, "se me disser que se fala mais inglês do que quando lá estávamos eu digo-lhe que sim", concluiu o presidente da Fundação Oriente, entidade que tem participação no IPOR - Instituto de Português do Oriente, que ministra cursos de português para estrangeiros.

NAOM

UNESCO - Matemática também já tem Dia Internacional e em 2020 começa a celebrá-lo

A matemática vai passar a ter um Dia Internacional, que se celebrará em 14 de março a partir de 2020, foi hoje aprovado em sede da UNESCO, anunciou a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).


A proclamação de 14 de março como Dia Internacional da Matemática foi hoje oficializada na 40.ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO), que termina na quarta-feira em Paris, França.

A efeméride já tinha sido aprovada em outubro pelo Conselho Executivo da UNESCO, mas tinha de ser ratificada na Conferência Geral.

Até agora, 14 de março é conhecido mundialmente como o Dia do Pi. A data é escrita como 3/14 em alguns países e a constante matemática Pi é aproximadamente 3,14.

O Dia Internacional da Matemática foi uma iniciativa da União Internacional de Matemática, organização dedicada à cooperação internacional no domínio da matemática, e teve o apoio de várias sociedades científicas, incluindo a SPM, cujo vice-presidente, Fabio Chalub, integra a comissão internacional de gestão das atividades propostas para assinalar a data.

NAOM

Americo Bissau Gomes fez uma transmissão ao vivo

VÃO MAIS É ARANJAR TRABALHO E DEIXAR POLÍTICOS EM PAZ



Americo Bissau Gomes

A DENÚNCIA

Fonte: Bissau Última-Hora

A campanha difamatória que os pedjacistas estão fazendo contra Umaro Sissocó Embalo, eu não concordo. É inaceitável em um país dito democrático.

Em primeiro lugar, comparar Umaro Sissocó com grupo islâmico é negar a sua identidade como guineense que é, logo, indiretamente, a sua condenação está sendo direcionada aos demais grupos os quais pertence.

Em segundo lugar, eu não vejo Umaro Sissocó como um muçulmano. Mas, sim, como um guineense que tem ambição de chegar a presidência da república e marcar a diferença.

Guineenses, por favor, vocês sabem muito bem quem é o paigc. Quando esse grupo visa ao poder, veste-se de santo, porém, o coração permanece diabólico.

Em terceiro lugar, eu ouvi que está correndo secretamente nas ruas da Guiné-Bissau e nas redes sociais de que Umaro Sissocó Embaló e Braima Camará é um perigo para o país. Para piorar, de que querem vender o país. Mas será que é verdade isso? Não, não não. Nos olhos de um esclarecido, isso não passa de frustração, para manutenção no poder. A pessoa atenta e esclarecida sabem muito bem que é uma propagada política. Medo ao potencial de USE.

Na realidade, entre nho Dominguinho e Umaro quem vendeu o país? Isso mesmo, é nho Dominguinho. A prova disso está visivelmente nessa campanha bilionária. Ao ponto de importar os "jovens" desocupados na Europa para fazer campanha eleitoral. 

Dinheiro tirado do cofre do Estado, que serviria para pagar os salários e na manutenção das escolas públicas. MAS MESMO ASSIM, ESTÃO ACUSANDO UMARO DE ISLAMISTA QUE QUER VENDER O PAÍS, E VOCÊ ACREDITA PIAMENTE NISSO.

Três aviões cargueiros foram alugados de longe, bem longe, bem longe pelo nho Dominguinho, pousando num país SEM ESTRADA, MISÉRIA POR TODO CANTO. MESMO ASSIM, CONSEGUIRAM CONVENCER VOCÊ DE QUE UMARO É ESTRANGEIRO QUE QUER VENDER O PAÍS.

Guineenses, por favor, olhem para Umaro Sissocó Embalo como guineense que ele é. Ele se sente guineense como qualquer um. Por isso, quando foi negociar o nosso mar, em seu governo, pediu aos europeus cinquenta milhões de Euro. Isso mesmo. Todavia, depois da sua exoneração, o paigc do nho Dominguinho chegou ao poder, renegociou o nosso mar por nove milhões de Euro. MESMO ASSIM, CONVENCERAM VOCÊ DE QUE UMARO E BRAIMA CAMARÁ É UM PROBLEMA PARA A GUINÉ-BISSAU.

No governo de Umaro Sissocó Embaló, os salários dos funcionários públicos estavam em dia, acima de tudo, conseguiu fazer pequenos acertos nos quartéis, coisa que o paigc não fez durante 46 anos, MAS MESMO ASSIM, CONSEGUIRAM CONVENCER VOCÊ DE QUE UMARO SERÁ O PROBLEMA PARA A REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU.

Salvo erro, lá vai nove meses que o paigc venceram as eleições MAS NÃO FIZERAM NADA, ABSOLUTAMENTE NADA. MESMO ASSIM, CONVENCERAM VOCÊ DE QUE UMARO SISSOCÓ EMBALÓ É UM PERIGO PARA O PAÍS.
Por que será?

Nunca vi, nunca vi!!!!! Desde década de noventa, a quando iniciou a democracia, nunca vi um candidato é tão atacado pelo paigc como Umaro Sissocó Embaló.

Pergunta que não quer calar UMARO SISSOCÓ EMBALÓ E BRAIMA CAMARÁ SÃO PERIGOS PARA O PAIGC OU PERIGO PARA A GUINÉ-BISSAU?

Por favor, compartilhe esta denuncia a mais longe que possível.

Escritor Marcelo Aratum

Justino Delgado fez uma transmissão ao vivo.



Justino Delgado