domingo, 18 de agosto de 2024

Paetongtarn Shinawatra: EUA felicitam nova primeira-ministra da Tailândia esperando reforçar aliança

© LILLIAN SUWANRUMPHA/AFP via Getty Images
Por Lusa  18/08/24 
Os Estados Unidos da América (EUA) felicitaram hoje a recém-empossada primeira-ministra da Tailândia, Paetongtarn Shinawatra, esperando trabalhar em conjunto para "fortalecer ainda mais" a "aliança e parceria duradouras" entre os dois países.

"Trata-se de aumentar a prosperidade mútua, colaborar em matéria de paz e segurança, enfrentar os desafios globais em matéria de saúde pública e segurança humana e de estabelecer fortes laços interpessoais", declarou o Departamento de Estado norte-americano num comunicado.

A tutela acrescentou que, "com mais de 190 anos de história partilhada, a parceria EUA - Tailândia" é uma das suas relações mais antigas.

"Esperamos continuar a trabalhar em estreita colaboração para promover os nossos valores partilhados e interesses comuns numa região do Indo-Pacífico livre e aberta, conectada, próspera, segura e resistente", acrescentou o Departamento de Estado.

Shinawatra tomou hoje posse numa cerimónia oficial como primeira-ministra da Tailândia, dois dias depois de o parlamento a ter eleito na sequência da destituição, esta semana, do seu antecessor, Srettha Thavisin, por ordem do Tribunal Constitucional, no âmbito de um processo de corrupção.

Filha do controverso bilionário e antigo primeiro-ministro tailandês Thaksin Shinawatra, Paetongtarn, 38 anos, torna-se na primeira-ministra mais jovem da história do reino.

É a terceira Shinawatra a ocupar o cargo de primeiro-ministro, depois do pai (2001-2006) e da tia Yingluck (2011-2014), ambos derrubados por golpes de Estado.

Thaksin Shinawatra, um bilionário de 75 anos que foi forçado ao exílio em 2008 devido a acusações de corrupção, recebeu um perdão real no sábado e estava sentado na primeira fila da cerimónia.

Paetongtarn dirige um Governo de coligação liderado pelo seu partido, Pheu Thai, a última encarnação do movimento político fundado pelo pai no início dos anos 2000, mas que inclui também forças pró-militares que há muito se opõem a Thaksin.

Há mais de 20 anos que o reino está dividido entre uma velha guarda pró-monárquica protegida pelo exército e eleitores ávidos de mudança, mas cuja vontade expressa nas urnas não está a ser respeitada, de acordo com o campo pró-democracia.

Leia Também: Paetongtarn Shinawatra empossada como primeiro-ministro da Tailândia


ÚLTIMA HORA DECRETO PRESIDENCIAL № 31/2024 - SENHOR CIPRIANO MENDES PEREIRA, EXONERADO DO CARGO DE SECRETÁRIO DE ESTADO DAS COMUNIDADES...

 


Habemus uma mulher a frente dum partido

Por  Carlos Sambu
A
política Guineense pós congresso de Cacheu mudou radicalmente! Partidos passaram a ser santuário para cultos de personalidade, democracia interna partidária foi banida e opiniões contrárias são sacrilégio, mas em compensação única figura que pode ser motivo de constatação é um Presidente da República! 

Quem já não ouviu isso, desde segundo ano do consulado de JOMAV até a data presente: Opinião e agenda divergentes dentro do partido (i porque um alguin bai toma dinheiro di Pesidente di república) ou numa perspectiva mais radical, aí de quem se atraver a pensar candidatar-se à frente dos partidos, é tachado logo de traidor! Ou seja partido passa a ser propriedades, não pessoa colectiva! 

Democracia e a verdade política só existe quando se constesta (ataca) um Presidente da República, não, o pode para Presidente de um partido! Por isso, Iremos lutar pela nossa própria dignidade, opinião, agenda, conveniência, e sobretudo pelo que achamos melhor para o País! E todavia Hebemus Adja

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, foi recebido com honras pelo seu homólogo da República do Congo, Denis Sassou Nguesso.

 Presidência da República da Guiné-Bissau   18 de agosto de 2024.

Força Aérea ucraniana atinge outra ponte na região russa de Kursk

© REUTERS
Por Lusa  18/08/24 
As forças ucranianas atacaram outra ponte na região russa de Kursk, que faz fronteira com a Ucrânia, numa tentativa de interromper as operações de combate de Moscovo nesta zona, anunciou hoje a Força Aérea ucraniana.

"Uma nova ponte a menos. A Força Aérea continua a privar o inimigo das suas capacidades logísticas por meio de ataques aéreos de precisão", disse o comandante da Força Aérea da Ucrânia, Mykola Oleshchuk, num vídeo sobre o ataque divulgado na rede social Telegram, segundo a agência France-Presse (AFP).
De acordo com a Força Aérea, citada pela agência de notícias Efe, as defesas ucranianas evitaram na noite de sábado e nas primeiras horas deste domingo que se registassem vítimas num ataque aéreo russo com 'drones' modelo 'Shahed', de fabricação iraniana, mísseis balísticos e bombas guiadas.

Mykola Oleshchuk indicou que um total de 13 dos 16 sistemas utilizados pela Rússia no seu ataque foram destruídos, incluindo dois mísseis balísticos, três mísseis de cruzeiro e oito 'drones'.

Os tiroteios ocorreram nas regiões de Kyiv e Poltava (centro) e Sumi (norte), segundo Oleschuk, que indicou que o lançamento do ataque teve origem nas regiões russas de Kursk e Voronezh.

Devido a este ataque russo, a Ucrânia declarou um alerta por ataque aéreo em grande escala.

Segundo a agência de notícias Europa Press, as autoridades russas denunciaram que a Ucrânia atacou cerca de 30 povoações na região de Belgorod durante as últimas 24 horas como parte da ofensiva empreendida em 06 de agosto pelas forças de Kyiv contra o território russo e caracterizada principalmente por uma incursão em grande escala na região vizinha russa Kursk.

O governador de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, confirmou que os ataques ucranianos, realizados principalmente com aeronaves não tripuladas, resultaram em pelo menos quatro civis com ferimentos ligeiros e em múltiplos danos a casas, edifícios e instalações energéticas na região.

Os ataques nas regiões fronteiriças continuaram durante a noite passada, conforme anunciado pelo Ministério da Defesa russo num comunicado confirmando o derrube de cinco destes dispositivos sobre Belgorod, Kursk e Rosotov.

As autoridades ucranianas, por seu lado, relataram um ataque noturno contra vários pontos da região de Kyiv. Embora a defesa aérea regional tenha conseguido intercetar todos os projéteis, os seus restos atingiram cerca de 20 casas, duas das quais foram destruídas, embora sem vítimas a registar, informou Ruslan Kravchenko, chefe da Administração Militar Regional de Kyiv.

Leia Também: Rússia reivindica captura de nova aldeia perto do centro logístico de Pokrovsk 


Mufunesa largadja Guiné.


@ Abel Djassi

Resolução de congresso extraordinário de MADEM-G15 Felicita efusivamente presidente da República General Umaro Sissoco Embaló

Por Abel Djassi

General de Exército Umaro Sissoco Embalo é o novo presidente da honra do movimento para alternância Democrática (MADEM-G15)

 

Estamos a Trabalhar

Adja Satu Camara Pinto eleito Coordenadora do MADEM-G15...

1. Vice-Coordenador Camarada Marciano Silva Barbeiro

2. Vice-Coordenador Camarada Júlio Balde

3. vice-Coordenador Camarada Soares Sambu

4. vice-Coordenador Camarada Aristides Ocante da Silva

5. Vice-Coordenador Camarada Domenico Sanca

6. Vice-Coodenador Camarada Sandji Fati

7. Vice-Coordenador Camarada Tomás Gomes Barbosa

8. Vice-Coordenadora Maria da Conceição Évora 

Divulgação de resultado de votação do primeiro congresso extraordinário do MADEM-G15...  👆

Com  Leopold Sedar Domingos 

 

 Veja Também:  ABERTURA OFICIAL DO PRIMEIRO CONGRESSO EXTRAORDINÁRIO DO MADEM-G15, SOB O LEMA "JUNTOS PARA A RENOVAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO PARTIDO".


#Felix #Nandunguê presidente do PRS marcou presença no primeiro congresso extraordinário do MADEM-G15.

 

Com Leopold Sedar Domingos
  ·