terça-feira, 21 de julho de 2020

EMBAIXADOR DA CHINA ANUNCIA RETOMA DO PROJETO DA ESTRADA DE SAFIM DEPOIS DA COVID-19


21/07/2020 / Jornal Odemocrata 

O embaixador da República Popular da China na Guiné-Bissau, Jin Hong Jun, disse esta terça-feira, 21 de julho de 2020, que espera que depois da pandemia provocada pelo novo Coronavírus o seu país possa retomar o projeto de construção da autoestrada que ligará a rotunda do Aeroporto Internacional “Osvaldo Vieira” à Vila de Safim, no setor de Safim, a 16 quilómetros de Bissau. 

O diplomata chinês falava à saída da audiência com o chefe de Estado, Úmaro Sissoco Embaló, no âmbito do fim da sua missão diplomática na Guiné-Bissau. 

Aos jornalistas, Jin Hong Jun frisou que, neste momento, a China está concentrada no combate à Covid-19, a pandemia que assola o mundo. 

Disse esperar, por isso, que depois da Covid-19, o seu país possa retomar o projeto de construção da autoestrada que ligará a rotunda do Aeroporto Internacional “Osvaldo Vieira” ao setor de Safim.

Apesar de alguns desafios enfrentados durante três anos e três meses como embaixador, Jin Hong Jundisse ter contribuído para o reforço dos laços de cooperação entre Pequim e Bissau e que contribuiu no desenvolvimento social e económico dos dois países. 

“Sempre seria um prazer enorme voltar à Guiné-Bissau…Passei três anos aqui e guardo ótimas recordações, porque fiz muitos amigos”, recordou.

Por: Epifania Mendonça

Foto: presidentesissoco

Hospital Raoul Follreau - COMUNICADO À IMPRENSA


AID, HEALTH AND DEVELOPMENT – AHEAD, foi surpreendido com a informação de que os NOVOS INGRESSOS e alguns funcionários efectivos, em “protesto pela melhoria de condições de trabalho”, encerraram o Hospital durante todo o dia de ontem e impediram o público e os colegas de aceder às instalações do hospital. E apesar de assumirem na reunião com a Secretária de Estado da Gestão Hospitalar que cessavam as reivindicações, voltaram ao local e estão a mandar os pacientes embora.

AHEAD lamenta atitude desses profissionais que considera ser bastante grave e ilegal, quer porque nunca dirigiram uma única carta a reclamar ou protestar qualquer das situações que justificou a triste atitude, quer por que, ao abrigo de lei da greve (Lei nº 9/91, de 3 de Outubro), existem procedimentos a seguir para decretar a greve e, tratando-se dum hospital com aquelas características, a greve não afectaria o seu normal funcionamento (artigo 21º de Lei da Greve).

A AHEAD reage assim às falsas informações e calúnias veiculadas nos meios de comunicação social pelos NOVOS INGRESSOS e alguns funcionários efectivos integrados no Hospital, dando conta sob pretexto da revendição da melhoria das condições de trabalho que “faltam máscaras, luvas e que havia infiltrações de água no telhado e torneiras avariadas”.

Raoul Follereau é o único Hospital do País em que os técnicos são obrigados ao uso permanentemente de mascaras e luvas durante o trabalho para prevenir do possível contágio.Portanto, é falso que faltam máscaras e luvas no hospital, até por que o Ministério de Saúde fornece esses materiais através do Programa Nacional de Luta Contra a Tuberculose e AHEAD os adquire (compra) no mercado sempre que necessário.

Queremos esclarecer que com a PANDEMIA COVID-19 a gestão do Hospital começou a registar constante desaparecimento de máscaras no curto espaço de tempo e tudo leva a crer que está relacionado com a necessidade sentida pelos trabalhadores de fornecer máscaras e materiais de higiene aos familiares para se prevenirem do contágio, facto que levou a administração do Hospital a redobrar controlo, passando a fornecer as máscaras e luvas estritamente necessárias.

Quanto às “infiltrações de água no telhado e torneira avariadas”, a AHEAD informa que o hospital dispõe duma equipa que se ocupa desses problemas a tempo integral, nada que justifique alarmismos.

O hospital tem funcionado plenamente e garante óptimas condições aos seus pacientes e dispõe de óptimas instalações. Dispõe ainda de aparelhos modernos e eficientes, assegura higiene regular do espaço, fornece medicação e todo tratamento necessário aos pacientes a custo zero, atribui ainda subsídio aos trabalhadores efectivo, bem como assegura o fornecimento regular e contínua de cinco (5) refeições diárias aos pacientes, acompanhantes de pacientes e funcionários, sem nunca ter faltado uma única refeição ao longo dos 8 (oito) anos, condições que poucas ou nenhuma outra instituição garante.

De ponto de vista do resultado, o Hospital conta com uma taxa de sucessos a rondar os 95%. Não é de bom grado, sendo de todo condenável que algumas pessoas motivadas por interesses alheios a instituição procurem denigrir a imagem do Hospital com base em calúnias e difamações.

Sabe-se que existem interesses por detrás dessas reivindicações, mas HAED não permitirá que os mesmos condicionem ou interfiram na qualidade e no normal funcionamento do Hospital.

O Hospital Raoul Follereau está de portas abertas a interessados em confirmar "in loco" as condições em que tem funcionado e qual a real situação dos pacientes, tudo para evitar que pessoas se aproveitam para criar cenários e divulgar factos completamente falsos em relação ao Hospital.

O Hospital Raoul Follereau é gerido com base no Protocolo de Acordo celebrado entre o Governo da Guiné-Bissau e AHEAD, ao abrigo do qual compete ao Governo, através do MINSAP, indicar pessoal a integrar a equipa técnica do Hospital e assegurar o pagamento de salário dos mesmos (art. 3º, nº 2, al. e), não existe qualquer ligação entre esses trabalhadores e AHEAD, o que os impede de exigir o que quer que seja à AHEAD, quanto muito poderão apresentar as suar reclamações ao Governo que, por sua vez, na qualidade de parceiro contacta AHEAD.

A organização pretende continuar a apoiar a Guiné-Bissau, garantindo o pleno funcionamento do Hospital, como resulta das responsabilidades assumidas no protocolo de acordo celebrado com o Governo da Guiné-Bissau.

Bissau, 21 de Julho de 2020

Fonte: Alison Cabral

Leopold Sedar Domingos fez uma transmissão ao vivo - 21 de julho de 2020

As mentiras do Nhu #doka_internacional Kuma #Braima_Camara, só musulmanos ki manda numeia na sector de #Transporte.

Apontei: os #Muçulmanos com caneta vermelho e #Cristãos com caneta preta.

Num Universo de 25 membros ou alias nomeados so os 8 que são muçulmanos contra os 17 cristãos.

Fonte: Bissau Última hora

GUINÉ-BISSAU E SENEGAL RETOMARÃO NEGOCIAÇÕES SOBRE ZONA DE EXPLORAÇÃO CONJUNTA


O secretário-geral da Agência de Gestão e Cooperação entre a Guiné-Bissau e o Senegal revela que o país poderá começar, em Setembro do ano corrente, uma nova ronda de negociação sobre a exploração dos recursos naturais na zona fronteiriça com o Senegal.

Inussa Baldé falava, hoje (21), depois da audiência com o presidente Umaro Sissoco Embalo. A exploração tem sido uma das fontes de polémica no país e criticada pela diferente franja a sociedade guineense.

O secretário-geral da Agência explica que o processo ainda está em negociações que deverão ser retomadas dentro de dois meses.

“Devo deslocar à Dacar brevemente e se chegar la irei inteirar da situação, e em princípio se tudo correr bem no mês de Setembro haverá uma nova ronda de negociação”, sustenta.

Desde 2014 Guiné-Bissau e senegal têm vindo a negociar para obtenção de um novo acordo da exploração da zona conjunta. Por isso, Inussa Balde o fundamental é reforçar a cooperação entre a Guiné-Bissau e o Senegal.

“Não há outro caminho porque temos recursos comuns e somos vizinhos, é o interesse dos países reforçar esta cooperação e garantir uma boa vizinhança para que possamos, na verdade, beneficiar desta zona económica comum”, explica

A agência coordena a aplicação do Acordo de Gestão e Cooperação entre os dois países, assinado em Outubro de 1993 e que incluiu a criação de uma Zona de Exploração Conjunta, que comporta cerca de 25 quilómetros quadrados da plataforma continental.

A Guiné-Bissau dispensou 46% do seu território marítimo para constituir a Zona de Exploração Conjunta e o Senegal 54%.

Por: Turé da Silva
radiosolmansi.net

Leia Também: 

À Proteção dos Nossos Recursos Marítimos!

(...) cuidar dos nossos recursos marítimos é uma das prioridades das prioridades, os recursos de todos os sectores, são para os filhos da Guiné-Bissau e das gerações vindoras; por isso, todo cuidado é pouco, nunca devemos fechar os nossos olhos, quando se trata da requeza do país para o benefício de todos os Guineenses;

Para que todo corra bem, é necessário que todos estejam atentos na nossa sub-região face ao desafio contemporâneo, a nossa riqueza deve ser bem protegida e bem tratada, bem gerida cuidadosamente para todos;

No mês passado, foi nomeado através do Decreto Presidencial, o Engenheiro Inussa Baldé, como Secretário-geral da agência de gestão e cooperação entre Guiné-Bissau e República Senegalesa;

Hoje, dia 21 de Julho de 2020, antes da sua deslocação a sede da agência no Senegal 🇸🇳, foi recebido em audiência pelo o Primeiro Magistrado de Nação, General Umaro Sissoco Embaló, no palácio da República, na presença do Membro da sua equipa avançada, Senhor Soares Sambú;

Fonte: Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

Today I received a comprehensive report from the ECOWAS Special Envoy to Mali, former President Goodluck Jonathan, on the political situation in the country. Regarding the way forward, we will ask the President of Niger, who is the Chairman of ECOWAS, to brief us as a group. We are determined to find a lasting solution to the crisis - Muhammadu Buhari




Muhammadu Buhari


KIL KI DI NÓS TEN BALUR NA GUINE-BISSAU É RICO EM BIODIVERSIDADE MARINHA - Ministério das Pescas


Kil ki di nós ten balur. Na GUINE-BISSAU


Garupa preta - Origem da Guiné-Bissau.

Garoupa amarela - Origem da Guiné-Bissau

Tainha e navalha - Origem da Guiné-Bissau

Sargo Origem da Guiné-Bissau



PR de Madagáscar diz que chá cura Covid-19, mas casos continuam a subir

Os principais hospitais da capital do Madagáscar, Antananarivo, estão sobrecarregados com o afluxo de doentes infetados com covid-19, alertaram hoje os diretores destas unidades, num país onde as infeções continuam a aumentar.

© Lusa
De acordo com a reportagem da agência de notícias francesa, France-Presse (AFP), os diretores das principais unidades hospitalares da capital, Antananaviro, alertaram que a disponibilidade para acolher e tratar os doentes infetados está a diminuir, havendo alguns que já só aceitam doentes graves, num país em que o Presidente, Andry Rajoelina, distribuiu e recomendou um chá que alegadamente curaria as infeções.

O chá, amplamente noticiado na comunicação social e cujos efeitos estão por provar, foi também utilizado em alguns países lusófonos, como a Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, mas sem que seja conhecido qualquer caso de cura devido a este chá.

"O número de casos está a aumentar, por isso para uma boa gestão dos pacientes, só aceitamos casos graves", resumiu o diretor do hospital Andohotapenaka, na capital malgaxe, Nasolotsiry Raveloson, à AFP.

Este hospital, especializado no tratamento de doentes com a covid-19, tem "apenas quatro camas" disponíveis, de um total de 50, acrescentou o gestor hospitalar.

Noutro hospital, o Josephe Raseta Befelatanana, o panorama é idêntico: "Ainda estamos sobrelotados, é impossível libertar camas, por enquanto, disse o diretor, Mamy Randria, usando quase as mesmas palavras que o seu colega do Centro Hospitalar Universitário de Anosiala, que também admitiu a "sobrelotação".

Madagáscar registou oficialmente 7.548 casos de covid-19, incluindo 65 mortes, mas nos últimos dias o país assistiu a um aumento significativo do número de casos.

"Há dois fatores que contribuíram para a propagação desta doença" nesta grande ilha pobre do Oceano Índico, explicou o diretor-geral da Saúde malgaxe, Zely Arivelo Andriamanantany.

"Primeiro, tivemos o CVO [o chá Covid Organics, apresentado como receita para o novo coronavírus], as pessoas levaram o CVO e depois não respeitaram o isolamento social e, em segundo lugar, o CVO protege durante duas a três semanas", disse o responsável, repetindo a argumentação do Presidente, mas que nenhum estudo oficial confirmou ainda.

O número de mortos em África devido à covid-19 subiu hoje para 15.418, mais 336 nas últimas 24 horas, em cerca de 736 mil infetados, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de casos positivos subiu para 736.288, mais 15.666 nas últimas 24 horas, havendo 391.898 382.857 pessoas recuperadas, mais 9.041.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 606 mil mortos e infetou mais de 14,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA

Mustafa Cassamá fez uma transmissão ao vivo - Sobre suspensão da sessão da ANP hoje terça-feira, 21 de julho de 2020

Mustafa Cassamá 

PRESIDENTE EMBALO RECEBEU EM AUDIÊNCIA A REPRESENTANTE ESPECIAL DO SECRETÁRIO GERAL DA ONU NO PAÍS

A Guiné-Bissau vai receber 23 toneladas de materiais importantes para fazer face a situação candente do país.


O anúncio foi feito hoje pelo Embaixador de Portugal no país. Em diferentes voos, António de Carvalho anuncia que o primeiro voo chega à Bissau já no dia 23. O Embaixador António de Carvalho começa por destacar as diligências para concessão de vistos a vários estudantes guineenses que petendem posseguir com estudos em Portugal.


Aliu Cande
Leopold Sedar Domingos

A LGDH promove ações de reforço de capacidades das forças de segurança!


No quadro da sua missão de promoção e defesa dos direitos humanos, a LGDH em parceria com o Ministério do Interior e o Alto Comissariado para Covid-19, inicia amanhã, 22 de Julho de 2020, a primeira sessão de formação em direitos humanos no contexto de estado de emergência, destinadas aos oficiais superiores e subalternos das forças de segurança.

A iniciativa apoiada pelo PNUD e UNIOGBIS, insere-se na nova visão de segurança publica como um instrumento para a consolidação de estado de direito através de integração das dimensões de direitos humanos na planificação e operações policiais. Igualmente, a formação visa contribuir para a melhoria de ambiente de segurança nas comunidades mais vulneráveis por via de policiamento de proximidade ou comunitário.

Ao todo, serão capacitados 160 oficiais superiores e subalternos da Policia da Ordem Publica e da Guarda Nacional durante em 8 sessões de formações a decorrer em Bissau e nas regiões.

A cerimónia de abertura do evento, será presidida pelo Secretário do Estado da Ordem Pública o Sr. Mário Fambé.

Fonte: Liga Guineense dos direitos Humanos.

Guiné-Bissau: Disputa de regulado em Galomaro Cossé

A disputa de poder tradicional entre dois protogonistas de regulado em Galomaro Cossé, região de Bafafá, leste da Guiné-Bissau suscitou a intervenção do Ministro de Administração Territorial e Poder Local.

Alfa Como Baldé e Mussa Baldé todos de família real foram convocados esta terça-feira em Bissau pelo Fernando Dias, titular de pasta de poder local, para uma negociação sobre a disputa de regulado entre os dois.

A fonte contactada pela Rádio Bantaba disse que mais de noventa e dois lideres locais de diferentes localidades de Cossé teriam dado posse ao Alfa Como Baldé. Por sua vez, Mussa Baldé que também achou ser sucessor legítimo reivindicou a posse de Como Baldé. Desde então, se instalou o desentendimento no regulado de Galomaro Cossé.

Perante isso, os dois protagonistas foram notificados pelo governador de Bafafá para responderem a convocação do Ministério da Administração Territorial e Poder Local, com finalidade, segundo a nossa fonte, para negociar e conceliar as partes em litígio.

De referir que a sucessão do poder em Galomaro Cossé faz-se por via democrática desde 1953, através da eleição que envolve todos os líderes tradicionais e anciões de todas as localidades daquele regulado.

Bissau, 21 de julho de 2020
Em atualização

Fonte: RadioBantaba

GUINÉ-BISSAU: FUNCIONÁRIOS RELATAM FALTA DE LUVAS E MÁSCARAS NO HOSPITAL RAOUL FOLLEREAU


Os profissionais de saúde do Hospital Raoul Follereau, principal centro de tratamento da tuberculose na Guiné-Bissau, relatam escassez de materiais como luvas, máscaras e álcool para o atendimento dos pacientes suspeitos da tuberculose e exigiram esta segunda-feira ao executivo a melhoria de condições de trabalho.



Além da falta de luvas e máscaras, os funcionários denunciam que a sala do consultório e dos pacientes não têm a ventilação, luz elétrica e o telhado do edifício está degradado, que permite a penetração da agua de chuva nas instalações.

Ouvido pela Rádio Jovem Bissau, o porta-voz dos funcionários do Hospital Raoul Follereau, Delfim Vicente Mendes, revela que o serviço de radiologia do centro hospitalar não funciona há mais de um ano.

Segundo Vicente Mendes, o laboratório da unidade hospitalar não dispõe dos reagentes e neste momento só está realizar bassilocospia aos pacientes.

Fonte: Alison Cabral

Leia Também: 

Reivindicação: FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL RAOUL FOLLEREAU REVELAM QUE ONZE DE SEUS COLEGAS MORRERAM DE INFEÇÃO POR TUBERCULOSE E OUTRAS DOENÇAS.

21/07/2020 / Jornal Odemocrata 

O porta-voz de Grupo de funcionários (médicos, enfermeiros e pessoal menor) do Hospital Raoul Follearau, Delfim Vicente Mendes, revelou que de 2012 a 2019 já morreram 11 funcionários por infeção portuberculose e outras doenças e 25 estão com problemas de saúde e a lutar pela vida, porque “carecemos de condições para nos prevenirmos  de infeções”. O jovem médico fez estas revelações esta segunda-feira, 20 de julho de 2020, durante a reivindicação que fizeram frente ao portão do hospital, em que bloquearam a entrada a pacientes, para exigir melhores condições de trabalho.

O hospital Raoul Follereau é especializado em tratamento de doentes de tuberculose, mas está sob gestão da Organização Não Governamental – Associação Internacional de Saúde e Desenvolvimento (AHEAD) através de um protocolo de acordo assinado em 2012.

Em entrevista ao semanário O Democrata, Delfim Vicente Mendes insurgiu-se contra a passividade da direção do hospital e da organização AHEAD na resolução dos seus problemas, por isso exigiu a criação de melhores condições de trabalho, tendo em conta a especificidade do hospital e o tratamento dos pacientes com problemas respiratórios, de forma a não permitir o contágio dos funcionários.

Delfim Vicente Mendes revelou que os profissionais daquela instituição têm trabalhado sem máscaras protetoras, nem luvas nem desinfetantes, “elementos básicos para garantir a proteção dos funcionários”.

O porta-voz disse que os serviços de raio-X  e de análises não funcionam há um ano. Sustentou que, na sequência da paragem desses sérvios, atualmente os doentes não conseguem fazer algumas análises, nomeadamente: o hemograma (análise de sangue) completo, bioquímica e gota espessa. Apenas está em funcionamento a expetoração (análise de cataro) naquele laboratório. Segundo Delfim Vicente Mendes, todos esses constrangimentos estão relacionados com afalta de reagentes. 

Denunciou igualmente que os doentes são obrigados a comprar mosquiteiros, porque o hospital não os tem.

“Há falta de ventilação, apropriada para a infraestrutura e esta está  degradada. Quando chove há infiltrações na maior parte das salas. Para evitar que a água inunde  as salas colocamos baldes e outros recipientes”, sublinhou  

Frisou que a situação é do conhecimento, tanto da direção daquele centro hospitalar bem como do ministério da Saúde Pública. Eles sabem “as péssimas condições que o hospital de referência para diagnóstico e tratamento de tuberculose tem”.

“Já recebemos muitas promessas, mas nada mudou… Atéum receituário não temos. A direção coloca à disposição de cada técnico cinco máscaras mensalmente. Estamos a exigir apenas que nos criem condições de trabalho, sem asquais não podemos trabalhar”, disse.

O nosso jornal tentou contatar a organização encarregue da gestão do centro hospitalar, mas o responsável disse que estava numa reunião no ministério de Saúde Pública. Contudo, prometeu pronunciar-se sobre a reivindicação dos funcionários através de uma comunicação a imprensa.

Por: Assana Sambú

Foto: A.S

O Presidente da República Umaro Sissoco Embalo está reunido com a representante especial do Secretário-geral da ONU no país, Rosine Sori-Coulibaly, Chefe da Missão do Gabinete das Nações Unidas para a Consolidação da Paz no país.



Aliu Cande

Primeiro de quatro voos com ajuda para a Guiné-Bissau parte na 5.ª feira

O primeiro de quatro voos com material médico-hospitalar para o combate à covid-19 na Guiné-Bissau parte quinta-feira, no âmbito de uma operação organizada por Portugal e a União Europeia (UE), anunciou hoje o Governo português.


A iniciativa, que seguirá no quadro do recentemente criado mecanismo de Ponte Área Humanitária da UE para responder a situações de emergência, visa "contribuir para a redução da situação de vulnerabilidade" em que a Guiné-Bissau se encontra, "em resultado da atual crise pandémica", segundo uma nota do gabinete da secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro.

A ajuda vai ainda apoiar "o reforço das capacidades locais para a mitigação dos efeitos da covid-19".

Os equipamentos para a Guiné-Bissau foram fornecidos por diversos organismos multilaterais, nomeadamente das Nações Unidas e organizações não governamentais nacionais e europeias, e incluem material de proteção individual - máscaras, luvas, óculos, viseiras, mangas, sapatos e fatos - medicamentos, gel, álcool e todo o material necessário para colheita e análise dos testes à covid-19.

Estão previstos quatro voos, que seguirão através desta ponte aérea entre Portugal e a Guiné-Bissau, partindo o primeiro na quinta-feira, e que ao todo transportarão 45 toneladas de material.

Trata-se da terceira operação organizada por Portugal, juntamente com a UE, no quadro do mecanismo de Ponte Área Humanitária da União Europeia, seguindo-se ao voo para São Tomé e Príncipe, em maio, e do apoio logístico a um voo com destino ao Haiti, em junho.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 606 mil mortos e infetou mais de 14,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Na Guiné-Bissau, há 1.949 casos da covid-19 e 26 mortos.

Em África, há 15.082 mortos confirmados em mais de 720 mil infetados com covid-19 em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

In LUSA

NOTA INFORMATIVA


Fonte: Gabinete de Imprensa de Secretaria de Estado do Turismo

Bissau 20 de Julho de 2020 - Uma equipa da Direcção-geral de Promoção e Investimento Turísticos e Hoteleiro – DGPITH, da Secretaria Estado do Turismo e Artesanato foi recebida esta Segunda-Feira (20), na sede das Nações Unidas em Bissau, por técnicos ligados ao departamento de estudos e desenvolvimento, no âmbito de um encontro de trabalho para a troca de impressões e intercâmbio de ideias.

O encontro visava identificar e encontrar mecanismos para a mobilização de fundos de investimentos necessários para os projetos que se pretendem implementar no âmbito do Plano Estratégico para o horizonte temporal de 3 anos.

O referido plano, de acordo com o Diretor Geral de Promoção e Investimento Turístico e Hoteleiro, UMARO BALDÉ, vai permitir a Secretaria de Estado do Turismo e Artesanato ter uma guia de orientação para impulsionar o sector turístico durante os próximos tempos.

O documento responde três grandes questões ligadas ao setor turístico, nomeadamente:
1. Onde estamos;
2. Onde pretendemos chegar daqui a 3 anos; e
3. Como lá chegar.

O referido documento em elaboração pelos técnicos da SETA e com a contribuição técnica multisetorial, será brevemente apresentado e validado tecnicamente no Fórum Nacional de Turismo no proximo mês de setembro.

O Assessor de Imprensa// BDS.