19 de junho de 2020

Covid-19: Comunicação semanal sobre resposta das NU - No quadro da parceria com a Unicef, passamos a partilhar a comunicação semanal das Agências das Nações Unidas no país sobre a resposta no âmbito de Covid-19 no país.

100 dias do II Governo da X legislatura in TGB

O Governo da Guiné-Bissau, sob testa de Engº Nuno Gomes Nabiam, completou 100 dias de exercício e, nessa reportagem são evidenciadas as grandes realizações e conquistas durante pouco mais de três meses degovernação. Confira....



TGB Televisão da Guiné-Bissau

PA SPALHA BARDADE...Sobre STJ Guineense

O MINISTRO DO INTERIOR SR. BOTCHE CANDE FOI ENTREVISTADO PELA EQUIPA DA TGB, SOBRE O BALANÇO GERAL DE 100 DIAS DA GOVERNAÇÃO DO ENG. NUNO GOMES NABIAN.


O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ BISSAU GENERAL U.S EMBALO DESLOCOU-SE A ANCARA TURQUIA PARA UMA VIAGEM DE TRABALHO A CONVITE DO SEU HOMÓLOGO SUA EXCELÊNCIA, SR. RACCEP TAYYPE ERDOGAN. PRESIDENTE DA TURQUIA.

E APÓS A DESLOCAÇÃO DO PRESIDENTE EMBALO NO AEROPORTO INTERNACIONAL OSVALDO VIEIRA. O MINISTRO DO INTERIOR SR. BOTCHE CANDE FOI ENTREVISTADO PELA EQUIPA DA TGB, SOBRE O BALANÇO GERAL DE 100 DIAS DA GOVERNAÇÃO DO ENG. NUNO GOMES NABIAN.


VIVA GUINÉ BISSAU 🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼, E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS , 📹📹📹

Junior Gagigo 

MINISTRO DA DEFESA NACIONAL PRESIDIU HOJE O CONSELHO SUPERIOR MILITAR EM PREPARAÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR DA DEFESA NACIONAL.


Segundo Sandji Fati, a reunião antecedida por Conselho das Chefias dos Estados-Maiores, serviu para analisar a revisão do conceito da defesa nacional, projetar a lei de programação militar, e algumas promoções.


Mustafa Cassamá/Aliu Cande

SUA EXCELÊNCIA PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ BISSAU GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ DESLOCA-SE HOJE A ANCARA, TURQUIA 🇹🇷 PARA UMA VIAGEM DE TRABALHO A CONVITE DO SEU HOMÓLOGO SUA EXCELÊNCIA SENHOR RECEP TAYYIP ERDOGAN PRESIDENTE

COVID-19: GUINÉ-BISSAU REGISTA MAIS 49 NOVOS CASOS ELEVANDO PARA 1541 CASOS POSITIVOS


A Guiné-Bissau acumulou esta sexta-feira 1.541 casos positivos de coronavírus com 49 novos casos anunciados pelas autoridades sanitárias.

Segundo coordenador de centro de operação de emergência em saúde, Dionísio Cumba, o laboratório de Jean Piaget testou 175 novas amostras das quais 49 deram positivo e 126 negativos. “ Isso significa que a partir deste momento, temos 49 novos casos adicionados ao 1.492, o país passa a registar 1.541casos positivos de coronavírus desde o início da pandemia no país”.

O responsável anunciou que o número de óbito aumentou para 17 e os dos recuperados mantem-se em 153. “ Temos dois novos óbitos que aconteceram esta semana de forma que o número subiu de 15 para 17 óbitos no país apesar de existir outros óbitos que aguardam a confirmação do laboratório. Os números dos recuperados infelizmente mantém em 153 e espero que para semana, vamos teremos um dado mais actualizados dos recuperados”.

Por outro lado, afirmou que nos três centros hospitalares que abrigam doentes de covid-19, os de hospital de Bôr são os que mais precisam do oxigénio.

“ Temos neste momento 31 internados no hospital de Cumura com previsão de alta para próxima segunda-feira, hospital nacional Simão Mandes com 6 doentes internados e o de Bôr tem 7 doentes que necessitam de oxigénio”, revelou.

Relativamente as regiões, explicou que a região de Biombo é a mais infectada seguida de Cacheu, Bafatá, Gabú e Oio.

De referir que quanto aos países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o que tem mais infecções e mortes, com 1.541 casos, registando 17 vítimas mortais.

Por: Nautaran Marcos Có

radiosolmansi.net

Já deu início mediação dos régulos de Galomaro cosse. Onde esta Ministro de Administração Territorial e Poder Local Fernando Dias.

Participação de secretário de ordem pública Mario Fambe,e Ministra da Mulher Família e Solidariedade social, Maria da Conceição Évora.




Gabinete GovernoBafata

MISSÃO DE SERVIÇO: O PRESIDENTE EMBALO DESLOCOU-SE HOJE A ANCARA TURQUIA PARA UMA VIAGEM DE TRABALHO A CONVITE DO SEU HOMÓLOGO SUA EXCELÊNCIA SENHOR PRESIDENTE TAYYIP ERDOĞAN.



Junior Gagigo

GUINÉ-BISSAU - DEPUTADO DO PAIGC DE CIRCULO 25, LUÍS JESUS LEOPOLDO (NENÊ CÁ); QUE FOI ONTEM ALVO DA INVASÃO A SUA RESIDÊNCIA POR PARTE DOS CERTOS MILITANTES E DIRIGENTES DO PAIGC.

Vamos ter uma conversa com Rainha Balde victima da Burla

COVID-19 - Número de mortos em África sobe para 7.395 em mais de 275 mil casos

O número de mortos por covid-19 em África subiu para 7.395, mais 198 nas últimas 24 horas, em cerca de 275 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.


De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de infetados passou de 267.519 para 275.327, mais 7.808.

Já o número de recuperados é de 125.316, mais 2.655.

A África Austral é a que regista um maior número de casos, (87.897) - e 1.777 mortos -, a grande maioria concentrada na África do Sul, o país com mais casos em todo o continente (83.890) e onde há 1.737 vítimas mortais.

O Norte de África continua a liderar no total de mortes, passando hoje as três mil (3.115), contabilizando 74.567 infeções.

A África Ocidental regista 1.049 mortos em 57.324 infetados, a África Oriental tem 883 vítimas mortais e 29.336 casos, enquanto na África Central há 571 mortos em 26.203 infeções.

O Egito é o país com mais mortos (1.938) e passou hoje as 50 mil infeções (50.437), seguindo-se a África do Sul e depois a Argélia, com 811 vítimas mortais e 11.385 infetados.

Entre os cinco países mais afetados, está também a Nigéria, com 475 mortos e 18.480 infetados, e o Gana, com 66 mortes em 12.929 infeções.

Quanto aos países africanos lusófonos, a Guiné-Bissau é o que tem mais infeções e mortes, com 1.492 casos, registando 15 vítimas mortais.

Cabo Verde tem 782 infeções e sete mortos e São Tomé e Príncipe contabiliza 683 casos e 12 mortos.

Moçambique conta 662 doentes infetados e quatro mortos e Angola tem 166 casos confirmados de covid-19 e oito mortos.

A Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), regista 1.664 casos e 32 mortos, de acordo com o último relatório do Governo daquele país.

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito em 14 de fevereiro, e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 450 mil mortos e infetou mais de 8,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

In LUSA

Rainha Balde victima da Burla..



ÚLTIMA HORA: AS RECORRENTES IRREGULARIDADES NA FACTURAÇÃO DA EAGB

Na verdade não é somente os funcionários da EAGB, que não pagam as contas da LUZ e ÁGUA.

Afinal das contas a maioria dos altos membros dos sucessivos governos, alguns altos oficiais, algumas figuras políticas, alguns dirigentes das organizações não governamentais, alguns comerciantes, alguns Juízes, etc, não costumam pagar as contas da LUZ e ÁGUA, por causa das ligações que têm com um certo grupo político.

Por isso, é indispensável a colocação dos contadores pré-pago em substituição dos analógicos, como o ministro tem frisado num dos encontros com a midia.

Somente através dessa forma é que a EAGB poderá ter uma gestão mais credível.

Nesse contexto é que vamos aproveitar agradecer ao Exmo. Sr. Eng. JORGE MALU, Ministro da Energia e Recursos Naturais, pelo grande serviço que tem estado a prestar e pelo rigor e atenção implementado na gestão das coisas públicas.

By: Bardadi Sabi Conta

Joaquim Batista Correia 

últimos acontecimentos: (Contrato CMB e empresa do filho do DSP, vídeo do DSP a reconhecer a CNE como única entidade competente para a divulgação dos resultados eleitorais)

ENTREVISTA COM PRIMEIRO MINISTRO NUNO GOMES NABIAM NO PROGRAMA, TARDE NOITE AFRICA Rádio África fm News