8 de maio de 2017

PAIGC DISPOSTO A NEGOCIAR E PÕEM COMO CONDIÇÃO A EXONERAÇÃO DE UMARO SISSOCO

PRINCIPAIS PONTOS DO COMUNICADO:

PAIGC TOMA INICIATIVA PARA VIABILIZAR O ACORDO DE CONACRY

PAIGC ANUNCIA REINTEGRAÇÃO DO GRUPO DOS 15 DEPUTADOS EXPULSOS DO PARTIDO

PAIGC MANIFESTA A SUA ABERTURA EM NEGOCIAR COM O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, A APLICAÇÃO DO ACORDO DE CONACRI, PASSANDO PELA DEMISSÃO DO ATUAL PRIMEIRO-MINISTRO E CONSEQUENTE NOMEAÇÃO DE AUGUSTO OLIVAIS AO CARGO, PARA A SAÍDA DA CRISE.



Guineendade

Bissau recebe novo serviço de transportes urbanos no final de maio


O Governo da Guiné-Bissau um novo serviço de transportes urbanos em Bissau no final de maio, revelou o diretor-geral de Viação e Transportes Terrestres Bamba Banjai, sublinha o Diário de Notícias.

Este novo serviço ficará a cargo da empresa Transáfrica, que dará início a este novo serviço de transportes urbanos a 28 de maio.

Em Bissau vivem mais de 500 mil pessoas e os transportes públicos mistos já não conseguem dar resposta às necessidades crescentes de segurança e mobilidade.

Bamba Banjai acrescentou que as autoridades guineenses procuram agora mais parceiros para garantir transportes urbanos em outras cidades do país, incluindo Gabu e Bafatá, revela o mesmo órgão de comunicação.

© e-Global Notícias em Português

Le Pen não ganhou, mas dançou. E está a fazer furor nas redes sociais

Dança da candidata da extrema-direita tornou-se viral nas redes sociais. Apesar da derrota nas presidenciais, Frente Nacional registou resultado histórico.


Le Pen não concretizou o grande objetivo de vencer as eleições e assumir a presidência de França, mas a Frente Nacional conseguiu um resultado histórico. Como tal, não é de estranhar que Marine Le Pen tenha decidido comemorar com uns passos de dança.

O momento foi filmado por um jornalista e partilhado no Twitter. Agora está a fazer furor nas redes sociais.

Le Pen dançou juntamente com um grupo de jovens apoiantes na pista de dança do Challet du Lac, em Paris.

Onze milhões de franceses votaram em Le Pen, um registo insuficiente para ganhar as eleições presidenciais, mas que a própria considerou ser um resultado “histórico” e que abre perspetivas bastante otimistas para uma vitória da Frente Nacional nas próximas legislativas, que têm lugar já no próximo mês.

NAOM

PAIGC acusa Primeiro-ministro de deturpar sentido do comunicado da CEDEAO

Bissau, 08 Mai 17 (ANG) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) considera a iniciativa de reuniões com as forcas vivas do primeiro-ministro  uma tentativa de deturpar o verdadeiro sentido do Comunicado final emitido pela missão de alto nível da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que esteve recentemente no país.

A consideração  foi tornada pública em comunicado de imprensa à que Agência de Notícias da Guiné (ANG) teve hoje acesso, assinado pelo secretário nacional desta formação política no país, Aly Hijazi.

No comunicado o PAIGC sustenta que a tarefa de auscultar e negociar a formação de um governo é da exclusiva competência do Presidente da República e nunca de um primeiro-ministro em “regime de inconstitucionalidade e sem expressão jurídica”.

A nota refere que o actual executivo ultrapassa largamente o período de 60 dias para sua legitimação na Assembleia Nacional Popular.

Contudo, o PAIGC disse estar pronto a negociar com o Presidente da República a aplicação, sem reserva, do Acordo de Conacri, cujo primeiro ponto será “a imediata demissão do actual primeiro-ministro e a nomeação de Augusto Olivais como primeiro-ministro” consensualmente aceite na República da Guiné-Conacri por todos os subscritores do acordo e confirmado pela CEDEAO e outras Organizações Internacionais.

Na nota, o partido de Cabral afirma que jamais aceitará que o Acordo de Conacri continue a ser alvo de “grosseiras e inadmissíveis deturpações”, cujos os objectivos só servem os interesses actualmente instalados com o fito de travar a democracia e servir fins obscuros e pessoais ou de grupos” e que nada têm a ver com os superiores interesses do povo guineense.

Uma missão da CEDEAO esteve recentemente no pais, tendo na partida deixado uma advertência para num prazo de 30 as autoridades nacionais cumprirem o Acordo de Conacri, caso contrario, solicitaria a aplicação de  sanções individuais e colectivas bem como contra instituições que desobedecessem. 

ANG/LPG/ÂC/JAM/SG

LIGAÇÕES PERIGOSAS!!!

Fonte: Doka Internacional(Ogiva Nuclear)

Conspiração ao mais alto nível contra Jomav e alguns elementos dos 15…, entre os quais Braima Camará.

Doka Internacional esta dando o alerta mais uma vez a todas as forças vivas de segurança nacional.

Mas antes ainda Doka Internacional irá fazer o tudo por tudo para falar com o General António Indjai, seu grande amigo. 

Ninguém pode dizer que irá usar o nome ou a pessoa de António Indjai para qualquer tipo de maldade ou bandidagem. A minha conversa com este General vai ser duro e forte, mas verdadeiro devido a nossa grande e boa relação. 

Doka Internacional vai garantir e garante com toda a certeza de que o General jamais fará parte de nada que vá em contra o bem e da defesa nacional.

Por outro lado, um conselho ao Bubo Na Tchuto.., que não permita ser usado para nada, absolutamente nada.

Bubo que se afaste de tudo e de todos. Recordar dos seus filhos e pensar nele mesmo em tudo o que se passou. Nenhuma arma irá ser levantada apenas por causa dos interesses de uma camada minoritária e bandida.

1- Doka Internacional quer saber quem ou qual é o General que costuma fornecer armas no partido e que sempre esta metido em agitações?

2- Quais as ligações de ou entre DSP, Cipriano Cassamá, General Fodé Cassamá, Djón Monteiro? EXISTE ALGUMA LIGAÇÃO??? É UMA PERGUNTA.

3- E o porquê dos nomes de António Indjai e Bubo Na Tchuto estarem a ser mencionados em algumas situações???

Prestem atenção..., eu Doka sei do que estou falando e estou muito bem informado.

Politicos e empresarios metidos nesta conspiração

ALERTA PERIGOSISSIMO

Mais uma vez Doka Internacional chamando atenção e alertando as forças vivas de segurança:

1- Movimentações por parte de pessoas (Políticos) em torno de militares? Para um suposto golpe de Estado?

2- Empresários envolvidos, mulheres que participam nas reuniões secretas e altas figuras manipulando e provocando derrame de sangue.

3- Ex agentes da secreta guineense fazem parte deste grupinho.

Doka Internacional lança este aviso nomeadamente para a pessoa do CEMGFA, Botché Candé, Avelino Cabral, para que abram os olhos e vejam as movimentações que estão sendo feitas, o que torna isto perigoso.

Ponham os agentes no terreno. Sei do que estou falando

Publicada por Bambaram di Padida 

Nigéria divulga lista das 82 estudantes libertadas pelo Boko Haram

A presidência da Nigéria divulgou hoje os nomes das 82 estudantes de Chibok recentemente libertadas pelo grupo extremista Boko Haram, permitindo aos pais ver se as suas filhas faziam parte da lista, três anos depois do rapto.


A lista foi divulgada hoje cedo e os nigerianos juntaram-se em frente às bancas de jornais olhando para os nomes das raparigas na imprensa local.

Os pais de algumas das estudantes estão na capital, Abuja, onde as raparigas se encontraram no domingo com o Presidente Muhammadu Buhari, mas outros encontram-se nas suas casas no noroeste da Nigéria, sem saber se as suas filhas estão entre as libertadas.

Após a libertação destas 82 estudantes, continuam desaparecidas 113 raparigas do grupo raptado em abril de 2014 de um colégio interno em Chibok.

O Boko Haram pretende criar um estado islâmico no norte da Nigéria, maioritariamente muçulmano, ao contrário do sul, de maioria cristã. A sua revolta já causou pelo menos 20 mil mortos e mais de 2,6 milhões de deslocados desde 2009.

NAOM

Emmanuel Macron é o novo Presidente de França


O candidato liberal pró-europeu Emmanuel Macron, de 39 anos, foi eleito presidente da França neste domingo — o mais jovem da História republicana do país — e substituirá o socialista François Hollande. Com todas as urnas apuradas, Macron venceu a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, com 66,06% dos votos contra 33,94%. A abstenção ficou entre 25,3% e 27%, a maior desde 1969.

De acordo com os comentadores franceses, cerca de metade dos eleitores de Macron votou mais para impedir a vitória da líder nacionalista da Frente Nacional do que por adesão ao programa ou à personalidade do novo chefe de Estado.

Assim, após a sua tomada de posse a 14 maio, Macro terá de nomear um primeiro-ministro e um governo o mais consensuais possíveis visando as legislativas de 11 e 18 de junho e, formar uma maioria no Parlamento que lhe permita dirigir o país.

Um pouco por todo o mundo, as reações à vitória de Macron não se fizeram esperar. E foram praticamente todas de alívio e entusiasmo, pelo facto de França não ter seguido a via do populismo.

No seu discurso de vitória, Macron referiu “Obrigado aos que votaram em mim sem ter as nossas ideias. Sei que não se trata de um cheque em branco”, afirmou, prometendo que que fará tudo que for possível para que os franceses “não tenham mais qualquer motivo para votar nos extremos”. “Não cederemos nada ao medo, não cederemos nada à divisão”, disse.

© e-Global Notícias em Português