sábado, 11 de dezembro de 2021

Presidente da Guiné-Bissau diz que não assinou acordo de partilha do petróleo com Senegal

África 21 Digital com Lusa

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse hoje (11) que não assinou qualquer acordo de partilha de petróleo com o Senegal como foi acusado pelo primeiro-ministro, Nuno Nabiam, que falava, na sexta-feira, para deputados do parlamento.

“Para já não existe acordo de petróleo entre a Guiné-Bissau e o Senegal. É preciso que as pessoas saibam estudar para que saibam interpretar. As palavras têm significados diferentes em francês e em português. Há a prospeção e a exploração do petróleo”, disse Embaló.

O chefe de Estado guineense falava aos jornalistas no aeroporto de Bissau, momentos antes de seguir para a Nigéria onde vai participar numa cimeira de líderes de países da África Ocidental.

Ao responder a uma interpelação de deputados, o primeiro-ministro guineense disse que existe um acordo rubricado entre Umaro Sissoco Embaló e o seu homólogo senegalês, Macky Sal, e que o documento lhe foi entregue no dia 26 de outubro de 2020 pela chefe da diplomacia do país, Suzi Barbosa, num envelope com caráter confidencial.

“O acordo foi assinado pelo Presidente da República [Umaro Sissoco Embaló]. O Governo não foi envolvido”, disse Nabiam reforçando que, na sua opinião, os procedimentos de um acordo do género não estão corretos.

“Penso que as coisas não foram tratadas conforme deviam ser. Quem devia assinar é o Governo, o parlamento ratificar e o Presidente promulgar, mas as coisas foram tratadas de forma contrária”, afirmou o primeiro-ministro guineense.

Sem se referir ao nome de Nuno Nabiam e à figura do primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló afirmou que o que existe com o Senegal é um acordo no âmbito da Agência de Gestão e Cooperação (AGC) que gere a Zona Económica Comum (ZEC) que os dois países partilham no mar.

“O acordo assinado com o meu irmão Macky Sal que dá 30% para a Guiné-Bissau não é sobre o petróleo”, disse Umaro Sissoco Embaló.

“É como ele mesmo disse, fomos a todos os tribunais e perdemos”, observou Embalo, referindo-se às declarações de Nuno Nabiam quando se alude ao facto de a Guiné-Bissau, inicialmente, ter perdido nos tribunais internacionais as disputas sobre a partilha de eventuais recursos petrolíferos que possam existir na ZEC.

Embaló disse já ter comunicado ao presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, a possibilidade de o secretário executivo da AGC, o guineense Inussa Baldé, responder aos deputados “para lhes dizer que não existe qualquer acordo de partilha do petróleo” com o Senegal.

“A Guiné-Bissau não tem petróleo até aqui, mas gostava que tivesse, porque ia transformar este país num Dubai”, defendeu o presidente guineense, salientando ser um “homem sério” e que nunca esteve em nenhum tribunal para responder a ilicitudes.

Prometeu combater “pequeno e grande bandido” na Guiné-Bissau, mesmo que isso lhe custe a vida, disse ter renovado confiança nas chefias das forças de Defesa e Segurança do país, particularmente nos ministros da Defesa, Sandji Fati, e o do Interior, Botche Candé, que o acompanharam ao aeroporto.

Actuellement au Nigeria pour prendre part au 60e sommet ordinaire des Chefs d’Etat de la CEDEAO, le Président Macky est tombé sur une belle surprise: ses homologues Chefs d’Etat ont improvisé une petite fête à l’occasion de ses 60 bougies ce 11 décembre 2021.

Avecmackysall

Mulher mata marido à facada na ilha do Sal

Por Terra Longe Online 11/12/2021 
 

Um homem de nacionalidade guineense foi assassinado hoje à facada pela própria mulher em Santa Maria, na ilha do Sal.

Conforme as informações avançadas pela Curral Grande Web Radio, tudo terá acontecido no início da noite de sexta-feira, 10.  

A vítima, um guineense de 40 anos, foi transportada para o hospital já sem vida.

A suposta agressora é uma cabo-verdiana, que já foi detida, devendo ser apresentada às autoridades judiciárias competentes nas próximas horas.

De realçar que este é o segundo caso de assassinato na ilha do Sal em apenas 24 horas.

Outro caso é da adolescente Eliane, que foi encontrada sem vida supostamente após sofrer agressões sexuais.

Veja Também:


É com profunda consternação que a Embaixada da República da Guiné-Bissau em Cabo Verde tomou conhecimento do desaparecimento físico do cidadão guineense Uié Seidi, residente na Ilha do Sal- Cidade de Santa Maria, na noite de ontem, sexta-feira, dia 10, vítima de um golpe de faca, na região do pescoço, por parte da sua companheira, de nacionalidade caboverdiana, após desentendimento entre os dois.

Após tomar conhecimento, esta Missão Diplomática  logo entrou em contacto com a Comunidade residente na Ilha do Sal, para inteirar-se do sucedido.

 Ainda se comunica que a Embaixada está e continua a acompanhar o desenrolar dos factos através das Autoridades Locais.

Nesta hora de muita dor, a Embaixada endereça sentimentos à família enlutada, aos amigos e conhecidos.

Embaixada da Guiné- Bissau em Cabo Verde

PRESIDENT MUHAMMADU BUHARI DINNER WITH ECOWAS HEADS OF STATE AND GOV. DEC 11TH 2021

By: Buhari Sallau

Nigéria! - Cimeira Ordenaria dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, 11 de Dezembro de 2021


 Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

Abuja - Nigéria 🇳🇬! - Chegada do Presidente Guineense em Nigéria 🇳🇬, General Umaro Sissoco Embaló para participar na Cimeira Ordenaria da CEDEAO

11 de Dezembro de 2021

 Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

PR guineense desmente qualquer peritagem ao avião retido em Bissau

Com Notícias ao Minuto 11/12/21 

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou hoje que as autoridades do país não pediram qualquer peritagem a um avião retido no aeroporto de Bissau por ordens do Governo por suspeita de transporte de carga ilícita.

De partida para uma reunião de líderes da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), na Nigéria, Sissoco Embaló comentou as informações dadas pelo primeiro-ministro, Nuno Nabiam, ao parlamento, na sexta-feira, entre as quais o caso do avião Airbus A340.

Nuno Nabiam disse aos deputados que os peritos norte-americanos que inspecionaram o aparelho não encontraram lá dentro nem drogas e nem armamento, mas sim fardamento militar, no que considera ter sido um alívio para si e para o país.

Um perito acabou detido pela polícia guineense, durante algumas horas, e ouvido no Ministério Público, referiu ainda o primeiro-ministro, que informou também os deputados que este só foi posto em liberdade quando um Juiz de Instrução Criminal considerou não ter havido motivos para a sua detenção.

"O Estado da Guiné-Bissau não sabe da vinda de nenhum especialista", referiu hoje o presidente guineense, explicando que apenas cabe ao Ministério Público solicitar qualquer peritagem no país.

Umaro Sissoco Embaló disse que as Nações Unidas, a União Africana e Portugal, que alegadamente teriam sido solicitados pelo primeiro-ministro a enviarem especialistas de peritagem de aviões, responderam negativamente.

"Nenhum país mandou cá peritos e nós não pedimos qualquer peritagem. Estão aqui os ministros do Interior e da Defesa e quem é o responsável pela segurança nacional é o Presidente da República", sublinhou Embaló.

O Presidente guineense acrescentou ainda que mesmo que fosse o Ministério Público a solicitar uma peritagem internacional os especialistas teriam que apresentar-se com uma credencial junto da Polícia Judiciária, o que, disse, não foi o caso.

"Mas, a própria pessoa que pediu peritagem já vos disse que não há nada de anormal no avião. É um avião que entrou de forma legal na Guiné-Bissau cumprindo com todos os procedimentos", observou Umaro Sissoco Embaló, sem se referir diretamente o primeiro-ministro ou o nome Nuno Nabiam.

O Presidente guineense voltou a exortar sobre a necessidade de "cada um compreender as suas funções" e que é um "homem de Estado para tratar assuntos do Estado no foro próprio".

Presidente da República desloca-se a Abuja para à cimeira da CEDEAO

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló / Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional