sábado, 6 de março de 2021

PAIGC, TUDO PELO PODER...Jorge Herbert

Por Jorge Herbert

PAIGC, TUDO PELO PODER.

Não me canso de repetir que o PAIGC não consegue estar longe do poder por muito tempo.

 Grande parte dos seus dirigentes e militantes não se afirmaram profissionalmente no mercado do trabalho e fizeram do erário público a eterna forma de se sustentarem e a luta para estar sempre na posição de acesso fácil ao erário público, uma forma de vida.

Esses preceitos acima referidos leva os militantes e dirigentes do PAIGC a serem capazes de tudo para reconquistar o poder em pouco tempo, quando o perdem... Nessa base, já assistimos a várias manobras, como a tentativa de manipulação da classe castrense, quer por tentativa de manipulação direta de alguns dos seus elementos, quer por difusão de falsas notícias, até a tentativa de reavivar a crónica questão de Casamance que sempre vai deixando fissuras entre os militares, como também a tentativa de descredibilização pública e internacional dos atuais dirigentes políticos... Mas, o que é deveras preocupante, é a pressão que exercem sobre os jovens, para que reajam contra o poder político, provocando a instabilidade e desordem no país, para que dessa forma consigam voltar ao poder... 

Assistimos a instrumentalização dos jovens para a rejeição da realidade factual da chegada de COVID ao país, com alegações de que era apenas manobras do governo para aquisição de financiamento externo. Mais recentemente assistimos ao mais que evidente aproveitamento político da morte de um jovem ativista, com tentativas de mobilização da juventude contra o poder instalado. Hoje, pese embora estarem do lado oposto em termos de ideologia política com o opositor senegalês detido e que provocou a onda de manifestações no país vizinho, o PAIGC sonha com a “Primavera Africana” mas apenas contra as classes políticas desses dois países de África (Guiné-Bissau e Senegal), que lhes têm dificultado o acesso ao poder na Guiné-Bissau...

O PAIGC, conforme já provou, para aceder ao poder é capaz de tudo, até de incendiar todo o território da Guiné-Bissau! 

Hoje, quase ninguém já se lembra das condições de atendimento dos doentes e em que trabalham os profissionais do HNSM! As juras e promessas de que Bernardo Catchura não morreu em vão, já estao a esfumar-se aos poucos! 

Hoje, para o PAIGC interessa olhar para os jovens da vizinhança e dizer aos nossos jovens que COVID não funcionou, Casamance não funcionou, desacreditação internacional dos governantes não funcionou, Bernardo Catchura não funcionou, mas vocês são uns cobardes comparados com os jovens senegaleses. Porque não sair à rua, partir e incendiar tudo, para o mundo ver que só aqueles que levaram quase meio século a destruir o país, são capazes de o reconstruir? Sabemos que haverá muitos feridos e detidos, mas ao reconquistarmos o poder, sempre haverá um cargo político para os mentores da revolta e algumas migalhas do muito que mamamos, para eles e seus amigos...

Como gostava de ver os jovens guineenses a olharem para os verdadeiros problemas do país de forma independente e não se deixarem manipular por interesses políticos ou cargos de nomeação partidária! Temos uma juventude com potencial de influenciar importantes mudanças no país, mas sem condicionalismo partidário ou do sonho de um cargo público...

O PAIGC esse vai continuar, com a devida ajuda do lobbie estrangeiro que o apoia e manipula, a tentar servir-se da Guiné-Bissau, mesmo destruindo-a.

Jorge Herbert

Em Meca para fazer Umrah.

Morocco is preparing to open Africa's largest theatre, the Grand Theatre of Rabat.

It includes an 1,800-seat theatre, an open-air amphitheatre with a capacity of 7,000 people, experimental rehearsal spaces and a marvelous restaurant with a capacity of 350 people.

Cost: $143m.

By New Africa

The Beauty Of UAE




Nigeria - Soldier Tortures Boy To Death For Plucking Mangoes In Barracks

By Maryam Ahmadu-Suka, Kaduna  dailytrust.com  Fri Mar 05 2021

A 10-year-old boy has been tortured to death by a soldier at Hayin Banki, Kaduna North Local Government, Daily Trust has learnt.

The boy, our correspondent gathered, went into the Kotoko Barracks which shares a boundary with the community to pluck mangos from a tree.

The soldier was said to have followed the boy back to the community and detained him in the barracks where he tortured him to death.

According to a traditional leader in the community, the Sardauna of Hayin Banki, Malam Ibrahim Hassan Wuyo, “The boy who bears the name Muslim went into the Kotoko Barracks which shares a boundary with the Hayin Banki community to pluck mangos from a tree.

“The soldier queried why the boy came into the barracks and the boy was able to run away. The soldier then traced the boy back to the community; he took him back to the barracks and detained him. I was told that while he was torturing the boy, other colleagues warned him to release the boy but he refused.”

The Sardauna said due to the torture, the boy died and the soldier allegedly threw his body at Unguwan Kanawa community.

He, however, said, “The military have handed over the suspect to the police.”

The Police Public Relations Officer, ASP Mohammed Jalige, who confirmed the arrest of the suspect, said an investigation had commenced into the matter.

Daily Trust reports that the corpse of the boy is still with the police.

Guiné-Bissau: Boletim Diário N.40 - 9 novos casos de COVID-19

Boletim Diário N.40

_ 9 novos casos de COVID-19

_ 1 pessoa recuperada da doença

_ 16 pessoas internadas

_ 589 casos ativos de COVID-19

Cumpra as medidas de prevenção contra à COVID-19.

#somos2milhões

#somos2milhõesdecomportamentos

Alto Comissariado para o Covid-19

Nigeria - Gunmen Break Into FAAN Quarters In Kaduna, Abduct Family Members

By Lami Sadiq dailytrust.com Sat Mar 06 2021

Sources from the quarters told Daily Trust that they heard gunshots through out the morning as security agents engaged the gunmen who later made...

Gunmen in the early hours of Saturday invaded the Federal Airport Authority of Nigeria (FAAN) quarters in Kaduna and abducted 11 persons from two families.

Sources said the gunmen breached the security of the quarters through the perimeter fence.

Sources from the quarters told Daily Trust that they heard gunshots throughout the morning as security agents engaged the gunmen, who later made away with their victims.

A pilot in the quarters told our correspondent that communities around the quarters have faced increasing security challenges, with abductions taking place frequently.

The pilot said this is the first time gunmen breached the FAAN property.

He said a member of staff of FAAN with his wife and four children were abducted, while five others were kidnapped from another family within the quarters.

“I can’t say whether they came on motorcycles or not, but we know that they came through the air perimeter fence.

“Right now there are security agents all over the area and we are trying to get all the details,” he said.

Kaduna State Police Public Relations Officer, ASP Mohammed Jalige, did not respond to calls and a text message sent to him on the incident.

Chegada à Arábia Saudita - Jeddah, para encontro de trabalho com as autoridades Sauditas.

Em Jeddah irei à Meca para fazer Umrah.

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Presidente da República da Guiné-Bissau: Último dia de visita de trabalho e de amizade a República Árabe do Egipto, agradecemos o caloroso acolhimento que nos foi reservado.

O fim da visita marcado com assinatura do livro de Honra.
























 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Motivos pelos quais decidi ser militante do MADEM G15.....By Tita Pipoka


Motivos pelos quais decidi ser militante do MADEM-G15
1. Primeiramente a juventude precisa de uma voz activa na política.
2. MADEM-G15 é um partido que zela pelo desenvolvimento e inovação. Um partido com inclusão social e racial. E finalmente um partido que não tem medo de trabalhar com jovens capacitados.
3. Poder desenvolver projectos de acordo com a necessidade dos jovens guineenses.
4. Dar aos jovens oportunidade de exercer suas funções.
5. Criar plataformas de formação profissional para os mais desfavorecidos.


Leia Também:

Tita Pipoka - É oficial MADEM-G15
Acredito que a juventude guineense precisa ter uma voz mais activa na política e nas decisões de desenvolvimento do país. Por uma política menos separatista, por uma política de união onde o bem estar da Guiné-Bissau e dos Guineenses vem em primeiro lugar. É oficial MADEM-G15

SENEGAL - Quatro mortos em manifestações pela libertação de líder da oposição

© Lusa

Notícias ao Minuto 05/03/21 

Pelo menos quatro pessoas morreram na sequência de confrontos entre a polícia e manifestantes no Senegal, durante um protesto pela libertação de um opositor do Governo, anunciou o executivo, que garantiu "restaurar a ordem" por todos "os meios necessários".

"O Governo lamenta a perda de quatro vidas humanas", durante uma ocorrência que o executivo considerou estar "relacionada com o crime organizado e a insurreição", disse o ministro do Interior, Antoine Félix Abdoulaye Diome, durante uma declaração transmitida pela televisão, citada pela France-Presse (AFP).

O governante acrescentou que o Governo vai mobilizar "todos os meios necessários para restaurar a ordem".

Os manifestantes reivindicavam a libertação de Ousmane Sonko, que o ministro do Interior acusou de "lançar apelos à violência" e à "insurreição".

A capital senegalesa, Dacar, foi hoje palco de conflitos entre as forças de segurança e centenas de jovens, dois dias depois da detenção do principal opositor do Governo, Ousmane Sonko, cuja custódia foi hoje prolongada.

No distrito de Médina, no coração de Dacar, grupos de jovens atiravam pedras contra brigadas antimotim das forças policiais enquanto o som de granadas sonoras ecoava pelas ruas, segundo jornalistas da agência France-Presse (AFP).

A detenção de Sonko, terceiro nas eleições presidenciais de 2019 e visto como um dos principais concorrentes das eleições presidenciais de 2024, desencadeou também o saque e pilhagem de lojas. De acordo com o presidente da empresa de retalho francesa Auchan, Edgard Bonte, 14 supermercados da empresa foram "atacados" na quinta-feira em Dacar.

Além de ter provocado a ira dos seus apoiantes, os senegaleses assinalam que a detenção de Sonko foi o clímax da revolta no país, cuja população enfrenta dificuldades há mais de um ano, agravadas pela pandemia de covid-19.

Na avenida Blaise Diagne, uma das principais artérias de Dacar, dezenas de jovens que pediam a libertação de Sonko conseguiram, ainda que temporariamente, afastar a polícia, apesar da forte presença de gás lacrimogéneo.

Já em Mbao, nos subúrbios da capital, a existência de pilhagens foi também observada por um jornalista da AFP.

A custódia policial de Sonko, que começou na passada quarta-feira, foi prolongada hoje e deverá terminar no domingo, segundo os seus advogados.

Sonko foi formalmente detido sob a acusação de perturbação da ordem pública, quando se dirigia ao tribunal onde foi intimado a responder a acusações de violação.

Sonko, 46 anos, é alvo de uma queixa por violação e ameaças de morte, apresentadas no início de fevereiro por uma funcionária de um salão de beleza, onde o político recebia massagens para, segundo o próprio, aliviar dores de costas.

Personalidade com um perfil antissistema e discurso impetuoso, o deputado refuta as acusações e diz-se vítima de uma conspiração patrocinada pelo Presidente, Macky Sall, com o objetivo de o manter fora das próximas eleições presidenciais em 2024.

Sall negou estas insinuações no final de fevereiro, mas desde então tem mantido silêncio sobre o caso.

MINISTÉRIO PÚBLICO APLICA MEDIDA DE COAÇÃO A SABINO SANTOS

A menos de 24 horas de a Rádio Capital FM completar 6 anos da sua existência, o jornalista da CFM, Sabino Santos, foi aplicado o "Termo de Identidade e Residência" (TIR) pelo Ministério Público da Guiné-Bissau.

O assessor principal do diretor executivo da cfm  foi ouvido esta sexta-feira pelo magistrado do Ministério Público junto da Vara Crime do Tribunal Regional de Bissau, no âmbito de uma queixa-crime interposta pela Empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB) contra a Rádio Capital FM.

A mesma medida havia sido aplicada ao jornalista e diretor executivo interino da instituição, Sumba Nansil, no mês passado, sobre o mesmo caso.

Em declarações à imprensa no final da audição, o advogado da defesa, Luís Vaz Martins, para além de desvalorizar o processo, revela que a emissora privada vai mover uma queixa crime contra a EAGB.

A EAGB alega que a Rádio pôs em causa o seu “bom nome” na sequência das declarações dos responsáveis da estação emissora, aquando do assalto e destruição da Capital FM.

Alison Cabral 

NAVIO PORTUGUÊS “SETÚBAL” VISITA A GUINÉ-BISSAU DE OITO A DOZE DE MARÇO

05/03/2021 / Jornal Odemocrata

O navio patrulheiro oceânico “Setúbal” da República Portuguesa visita a Guiné-Bissau de 08 a 12 de março de 2021, anunciou esta sexta-feira, 05 de março, o Gabinete do Adido de Defesa da embaixada de Portugal, em Bissau. A visita está inserida no domínio da cooperação  bilateral entre os dois países.

O navio, segundo a nota do Gabinete do Adido de Defesa em Bissau a que O Democrata teve acesso, é a mais recente embarcação da Armada portuguesa, construída nos Estaleiros Navais de Viana de Castelo e em serviço há pouco mais de dois anos.

A embarcação saiu de Lisboa no passado dia 01 de março e vai participar em exercícios internacionais, ações de cooperação e de presença naval em Angola, Cabo Verde, e na Guiné-Bissau,  na Nigéria e em São Tomé e Príncipe.

Trata-se, da primeira presença marítima coordenada da União Europeia (EU), um “projeto piloto” da presidência portuguesa da União Europeia.

Depois da sua chegada ao porto de Bissau, manter-se-á em águas nacionais guineenses até 12 de março de 2021.

O “Setúbal” está a ser comandado pelo capitão-de-fragata Artur Jorge Martins Dias Marques natural de Lisboa, com uma guarnição de 58 militares, incluindo uma equipa de abordagem, outra de mergulhadores, um médico naval e um aspirante a oficial da Escola Naval em estágio.

“Trata-se de uma unidade não combatente com vocação para exercer funções de autoridade do Estado e a realizar tarefas deinteresse público nas áreas de jurisdição ou da responsabilidade nacional”- lê-se no documento.

Segundo o programa da visita, no primeiro dia o comandante do navio capitão-de fragata Dias Marques apresentará cumprimentos protocolares ao embaixador de Portugal, em Bissau. O segundo dia, dia 09 de março, será reservado a trabalhos de rotina e de manutenção de bordo.

No terceiro dia, haverá uma conferência/debate- no centro cultural português com temas ligados à apresentação sumária do Navio da República Portuguesa (NRP), o “Setúbal”, ao objetivo da iniciativa mar aberto, à segurança marítima no Golfo da Guiné e ao Atlantic Centre. 

No penúltimo dia, 11 de março, entidades militares e civis farão uma visita restrita ao navio e depois realizar-se-á uma conferência de imprensa a bordo do navio. 

No dia 12 de março, último dia da visita do “Setúbal” à Guiné-Bissau, será o dia da largada do NRP Setúbal com destino a Cabo Verde.

De acordo com dados disponíveis, o Setúbal tem um comprimento de 83,1 metros, calado de 3,82 metros, peso 1850 toneladas e uma velocidade máxima de 21 nós. 

Em relação à guarnição, o navio tem a bordo 12 oficiais, 12 sargentos e 34 praças, bem como duas metralhadoras Browningde 12.7 mm.

Por: Filomeno Sambú